RCAAP Repository
Storytelling e audiovisualização da comunicação corporativa: as chaves da campanha “Gracias por elegirnos” (Balay)
El storytelling se ha convertido en una poderosa herramienta para las organizaciones en un contexto de saturación de mensajes publicitarios e informativos. A través del storytelling corporativo, las organizaciones cuentan historias por medio de las que se dan a conocer, cultivando así la relación con sus stakeholders. El presente artículo estudia la campaña puesta en marcha por la empresa Balay bajo el título “Gracias por elegirnos”. En un contexto de crisis económica, la campaña apela al compromiso de la empresa con sus públicos internos y externos por medio de diferentes historias.
2014
Costa-Sánchez, Carmen
Memory and organizational communication in Brasil: interfaces
Este artigo procura investigar as interfaces entre a cultura da memória e as ações de comunicação das organizações no cenário brasileiro. Apoiado nos resultados de recente pesquisa do estado da arte da temática no Brasil, o artigo se vale de duas iniciativas empresariais – o site Memória das Comunidades Natura e o Centro de Memória Bunge – para refletir sobre os usos que a comunicação organizacional faz da Memória das organizações para produzir discursos de construção de identidade e estabelecer relacionamentos com os públicos de interesse de empresas e instituições. O referencial teórico dos estudos de memória vem dos campos da história e da museologia.
2014
Cruz, Lucia Santa
Conflitos e barreiras culturais à comunicação: uma pesquisa empírica em ecossistemas multiculturais
En este artículo se describe la investigación empírica sobre las barreras culturales a la comunicación realizada en cuatro cadenas hoteleras de diferentes orígenes con sede en Brasil (americana, francesa, mexicana y brasileña). Su objetivo fundamental es comprobar cómo los valores culturales y organizacionales específicos de cada país, tienen una influencia decisiva en el perfil de las barreras culturales a la comunicación. En el trabajo se definen las barreras culturales a la comunicación. Este estudio se enmarca en los esfuerzos para desarrollar investigación comparada de Relaciones Públicas Internacionales. Se utilizó el método de estudio de caso. Los resultados apuntan la influencia de los valores nacionales y organizacionales influencia el perfil de las barreras culturales a la comunicación y la forma de resolver los conflictos.
2014
Ortiz, Felipe Chibás
Inovações na produção da narrativa fantástica na teledramaturgia: da versão original ao remake de Saramandaia
Este artigo aborda a relação entre o estilo de narrar do realismo fantástico e as técnicas utilizadas na produção dos efeitos especiais do remake da novela Saramandaia , exibida em 2013. Muito presente na teledramaturgia brasileira, o gênero que evoca um apelo temático ao sobrenatural ganhou destaque com Dias Gomes, na primeira versão da trama. Com o objetivo de descrever as recentes incorporações na produção do gênero, o artigo elucidará os recursos utilizados na construção do enredo e dos personagens da nova versão de Saramandaia.
2014
Fernandes, Carla Montuori
Comunicação e cultura: faces e interfaces dos relacionamentos nas organizações
Resenha dos Livros: Vol.1. Comunicação em interface com a cultura” e “Vol.4.História e memória” da Coleção “Faces da cultura e da comunicação organizacionalAutora: Marlene Marchiori (Org.)
2014
Araujo, Vivian Soares de
Novos enfoques metodológicos para a comunicação organizacional e as relações públicas
2014
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Conexões na velocidade do pensamento
Resenha do Livro: Relações públicas, mercado e redes sociaisAutor: Rafael Vergili
2014
Penafieri, Vânia
A contribuição do meio digital para o desenvolvimento humano
Resenha do Livro: A esfera semântica. Tomo 1: computação, cognição e economia da informaçãoAutor: Pierre Lévy
2014
Machado, Tariana Brocardo
Significados, possibilidades e impasses da comunicação intercultural
.
2014
Ferrari, Maria Aparecida
Impresso versus digital: uma reflexão sobre a transição do meio impresso
A presente pesquisa pretende abordar algumas contribuições teóricas e práticas para verificar como, no presente momento, tem se dado a transição do meio impresso para o digital entre jovens universitários e líderes de opinião da área editorial e da Comunicação. Para tanto, os autores fazem inicialmente uma reconstituição da trajetória do texto impresso até chegar ao meio digital. O objetivo é entender como as pessoas estão se relacionando (ou não) e como percebem essa transição para a plataforma digital. Dados sobre uma amostra com seis líderes de opinião e, aproximadamente 100 jovens universitários, foram coletados para cumprir com o objetivo do estudo que era conhecer a opinião da amostra, identificar as tendências em relação à transição impresso/digital e captar suas percepções com relação à tecnologia e às tendências que se avizinham no contexto brasileiro. Os resultados sugerem que o livro impresso coexistirá com o digital de forma harmoniosa pelo menos nas próximas décadas, uma vez que ainda estamos longe do tempo em que o digital prevalecerá sobre o impresso e será a única opção de plataforma de leitura e disponibilização de conteúdo.
2014
Ferrari, Maria Aparecida Barreto, Carmen Valéria de Andrade
En torno al objeto de estudio y las implicancias sociales de las relaciones públicas
O artigo se preocupa com dois elementos ligados a construcao de identidade das relacoes publicas: o objeto de estudo disciplinar e as aplicacoes sociais que supoem seu exercicio professional. A abordagem sobre o primeiro oferece uma diversidade que deixa clara a falta de consenso. As aplicacoes sociais, por sua vez, tem sido historicamente obviadas na literatura predominante, sendo possivel rastrear alguns antecedentes unicamente entre autores alemaes. Contudo, a atencao das associacoes globais por este elemento parece estar em ascensao e pode impactar numa maior legitimidade publica da disciplina.
Confiança interpessoal e competência intercultural nas equipes de trabalho virtuais
Ante la presencia de equipos de trabajo virtuales multiculturales en multitud de organizaciones, se propone el análisis de la confianza interpersonal desde el punto de vista de la competencia intercultural. Se identifican factores cognitivos y factores afectivos. Se concluye que difiere de una cultura a otra la manera de ganar y perder la confianza en las relaciones interculturales virtuales, considerando entre otros aspectos elementos: la influencia de los estereotipos y prejuicios culturales sobre las expectativas respecto al otro, la sensibilidad intercultural, la tolerancia a la incertidumbre, la gestión del tiempo, el sentido de la honradez, el valor del contexto, el universalismo y el particularismo en el trabajo virtual, la justicia en los principios de equidad e igualdad, la reciprocidad en las relaciones interpersonales, la disciplina moral, la distancia de poder, los estadios en las relaciones interculturales y la gestión de la ansiedad.
2014
Alvarez, Assumpta Aneas Baños, Ruth Vilà
As expectativas dos imigrantes bolivianos na cidade de São Paulo: reflexões sobre a comunicação intercultural
Nos últimos anos houve um incremento no número de imigrantes bolivianos na cidade de São Paulo. O presente texto trata de analisar as expectativas econômicas, sociais e legais desses imigrantes, verificar como se dá a comunicação intercultural nos relacionamentos que eles estabelecem e identificar as dificuldades e facilidades de adaptação na cidade. Utilizando técnicas quantitativa e qualitativa, as conclusões reforçam que as estratégias de comunicação intercultural podem influenciar nas expectativas dos bolivianos sobre a cidade, além de contribuir para a integração dos referidos imigrantes.
2014
Soliz, Mónica Ayala Serrato, Fábio Radigonda
Interculturalidade e comunicação nas organizações: Reflexões antropológicas e notas para uma agenda de pesquisas
Proponho neste artigo uma reflexão sobre o debate antropológico contemporâneo em torno do conceito de cultura, assim como da ideia de diversidade. O propósito dessa reflexão é extrair, da mirada da antropologia para essas questões, contribuições que possam fertilizar a pesquisa sobre interculturalidade e comunicação nas organizações.
2014
Coelho Júnior, Pedro Jaime de
Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: um estudo exploratório no Banco Itaú
O objetivo geral deste artigo é analisar o processo de construção e gestão de marcas de empresas brasileiras multinacionais no âmbito da estratégia de internacionalização. O investimento na gestão de marcas é uma forma eficaz de diferenciar as ofertas brasileiras no exterior, gerando valor agregado. O estudo justifica-se, podendo servir como conscientização e benchmarking para empresários brasileiros nesse processo. Realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa. O Banco Itaú foi escolhido como objeto de estudo pela importância do setor financeiro, pelo alto investimento realizado na marca e pelo fato de já ter sido considerada a marca mais valiosa do país.
2014
Khauaja, Daniela Motta Romeiro
Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras
O objetivo do artigo é identificar os traços da cultura nacional e da cultura de inovação nos códigos de ética de empresas brasileiras consideradas como as mais inovadoras pelo ranking Forbes 2013. Foi uma pesquisa exploratória a partir de um estudo bibliográfico e de análise documental dos códigos de éticas de três empresas brasileiras. Como comunicadores organizacionais, verificamos que os códigos de ética podem contribuir para a formação da cultura de inovação. Identificamos que as empresas que mais incentivam os aspectos da cultura de inovação são também àquelas com melhor colocação no ranking Forbes. Consideramos que o estudo contribuiu para a sistematização de um quadro comparativo dos traços da cultura nacional e da cultura de inovação estabelecendo categorias que podem ser utilizadas em novas pesquisas e com uma amostra mais representativa do universo de organizações brasileiras.
2014
Gasparindo, Leila Grohs, Ana Cristina da Costa Piletti
Possibilidades de análise da diversidade cultural pelas instâncias mítica, social-histórica, institucional, organizacional, grupal, individual e pulsional
A questão central deste artigo é uma reflexão sobre as organizações concebidas como um sistema cultural, simbólico e imaginário, lugar onde se entrecruzam desejos individuais e coletivos, projetos conscientes e inconscientes. Este estudo mostra as duas principais dimensões do imaginário – enganador e motor - e as possibilidades de análise da cultura organizacional levando em consideração as instâncias mítica, social-histórica, institucional, organizacional, grupal, individual e pulsional, que são trabalhadas pelo pensador francês Eugène Enriquez.
2014
Fossá, Maria Ivete Trevison
Large companies and interculturalism: importance of the public relations professional in the digital environment
A Internet alterou as formas de relacionamento entre grandes empresas e públicos de interesse. Com o aumento do acesso mundial à rede, quebra-se a barreira do tempo e do espaço, gerando integrações e apontamentos de diversas culturas nas diretrizes comunicacionais das organizações brasileiras, fatos que estão ligados à interculturalidade. Profissionais de Relações Públicas – teoricamente formados para promover diálogo e realinhamento de estratégias – têm baixa inserção nas atividades relativas ao ambiente digital, como apontam duas pesquisas (quantitativa e qualitativa) apresentadas no artigo.
2014
Vetritti, Fabiana Grieco Cabral de Mello Vergili, Rafael
Processo de internacionalização de uma empresa do Vale do São Francisco: influência dos agentes externos e das escolhas gerenciais
Este trabalho tem como objetivo analisar as principais características do processo de formação de estratégias internacionais de uma empresa no segmento de fruticultura do Vale do São Francisco, considerando a influência dos agentes externos e das escolhas gerencias. Na fundamentação teórica são apresentados os conceitos de estratégias e em seguida define-se internacionalização, à luz de teorias como: a “teoria de Uppsala”, o “modelo diamante”, o “resource-based view (RBV)”, o “ciclo de vida do produto”, o “paradigma eclético” e a “escolha adaptativa”. O segmento empírico da pesquisa é desenvolvido por meio de um estudo exploratório, mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados deu-se mediante o uso do software Atlas.ti 6.0. Evidenciam-se as associações entre os modelos de internacionalização e o modo pelo qual as dimensões de análise são reforçados mutuamente.
2014
Freitas, Elis Magalhães Santos de Rupolo, Merlise Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de
A interculturalidade como orientação metodológica e de análises na comunicação organizacional
A complexidade do ambiente organizacional aumenta devido às transformações econômicas, sociais e culturais. Isso é impulsionado pelos avanços da globalização e da internacionalização, além da evolução tecnológica. Nesse cenário, a interculturalidade evidencia a necessidade de aprimorar os métodos da comunicação organizacional, visando imprimir efetividade em suas estratégias e práticas. Neste artigo, é apresentada uma proposta metodológica, embasada no estudo da interface Comunicação e Tecnologias da Informação, pautada na observação, pesquisas e análises, visando a “comunicação excelente” por meio das “expectativas compartilhadas”.
2014
Velloso, Viviane Fushimi Yanaze, Mitsuru Higuchi