RCAAP Repository
A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)
Este artigo apresenta uma breve exposição da pesquisa de doutorado da autora, constituída por uma ampla investigaçãoem arquivos brasileiros e franceses e realizada com o principal propósito de identificar e analisar as prescrições de relaçõespúblicas em diálogo com o discurso da racionalização do trabalho, difundido entre os anos 1930-1960. Sobretudo, a pesquisatrata dos ditames que nortearam a gestão da comunicação nas relações de trabalho em organizações na primeira metadedo século XX. Naquele período, as formas de gerir o trabalho nas sociedades capitalistas foram orientadas pelos princípiosdo ideário taylorista/fordista e da Escola das Relações Humanas. Neste contexto de racionalização do trabalho, os ditamesde gestão da comunicação em organizações foram influenciados por esses mesmos princípios, produzindo prescrições queprocuravam mediar as relações de trabalho.
2015
Rebechi, Claudia Nociolini
Elementos comunicacionais da estratégia das organizações
Em uma reflexão teórica, este artigo discute um conjunto de elementos comunicacionais que podem ser aplicados paraa compreensão da estratégia das organizações. Esses elementos são categorizados da seguinte forma: a decisão, aidentificação, a institucionalização, a mediação, a cultura organizacional e a comunicação organizacional. A articulaçãodesses elementos indica que as estratégias são constituídas, negociadas e representadas, por meio da processualidade dacomunicação organizacional, em um conjunto de decisões voltadas para a diferenciação das organizações.
2015
Gomes, Victor Márcio Laus Reis
Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo balanced scorecard e o choque de gestão no estado de Minas Gerais
Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de comunicação interna adotadas pelos órgãos do governobrasileiro têm se transformado diante das mudanças na administração pública contemporânea. Para isto, toma como objetoo processo de implantação do balanced scorecard (BSC) no estado de Minas Gerais, integrando os esforços de uma gestãobaseada em resultados denominada choque de gestão. Os resultados da pesquisa realizada em tese de doutorado apontampara a indissociabilidade entre comunicação e estratégia, sugerindo um modelo analítico de comunicação organizacionalque privilegia não os resultados do alinhamento dos sujeitos organizacionais em relação à estratégia (eficácia dos processos),mas, antes, os quadros sígnicos acionados e como eles participam da ação dos sujeitos que, recursivamente, reforçam ounegociam os significados propostos pela organização.
2015
Lima, Fábia Pereira
A interlocução entre poder público e cidadãos na proposta de gestão compartilhada da prefeitura de Belo Horizonte
O presente artigo, síntese de nossa dissertação de mestrado, compreende, a partir do caso da Vila Jardim do Vale, de BeloHorizonte, como as interações comunicativas de uma comunidade proveniente de ocupação a tornam um público capaz departicipar, aumentar sua potência cívica e, assim, influenciar a tomada de decisão do poder público, considerando um contextodito de gestão compartilhada. Para isso, foram utilizadas observações sistemáticas, entrevistas em profundidade, pesquisabibliográfica e análise documental.
2015
Pimenta, Laura Nayara
School without frontiers: university education for the digital society
Este artigo apresenta o desafio enfrentado pelas instituições de ensino superior na elaboração de ofertas educacionais específicas para o campo das mídias sociais digitais, entendidas como vetor de desenvolvimento da economia criativa. Oestudo considera o conceito de economia criativa propagado por Howkins (2012) e Florida (2011), bem como as noções desociedade em rede de Castells (2003) e Recuero (2009). Como resultado, aponta o entrelaçamento entre comunicação e economia criativa no setor educacional, contextualizando as mídias sociais digitais como área que exige formação multidisciplinar, direcionada à classe criativa.
2015
Garcia, Maria Carolina
Economia criativa, um paradigma de política pública contemporâneo? Uma discussão conceitual
Esse trabalho é fruto de uma discussão teórica metodológica que Karina desenvolve em sua tese de doutorado. Parte dabibliografia citada foi trazida de visitas técnicas à Inglaterra para vivências em universidades a fim de entender como o conceitode economia criativa está incorporado aos programas, projetos e ações de políticas públicas de diferentes países influenciadospelos discursos de agencias multilaterais, tais como a Unesco e a Unctad, e por pesquisas acadêmicas internacionais.
2015
Cunha, Karina Poli Lima da Yanaze, Mitsuru Higuchi
Economia laranja e comunicação: uma nova partilha do valor da informação na era da criatividade
Diante da crise das formas tradicionais de comunicação e o boom das redes sociais e mídias alternativas pautadas pelaconvergência digital, discute o processo de (re)arranjo no cenário da comunicação e os atuais desafios da mídia pensandoem uma nova forma de partilha da informação pelo viés da economia laranja, isto é, pela economia da cultura e criatividade.Espera-se contribuir para a análise do impacto da economia laranja no cenário da comunicação, os avanços e impasses.
2015
Zaganelli, Bárbara Martins Gantos, Marcelo Carlos
A ocupação do espaço público para a resolução de conflitos: construindo cidades criativas
A proposta deste artigo é provocar um novo percurso que conduza as organizações para a superação do estado de crise, levandoasao entendimento do conflito como inerente a todos os ambientes sociais, culturais e econômicos. O primeiro passo está noconhecimento da ação organizacional frente à ocupação do espaço público como lugar empreendedor de indústrias criativas econsequentemente formador de cidades criativas. A sinergia das organizações na ocupação do lugar público permitirá que osconflitos sejam conduzidos ao status de produção de afetos, gerando bem-estar social, cultural e econômico para os cidadãos.
2015
Mortari, Elisangela Machado
Economía creativa y comunicación gubernamental: Movimiento 90° y el remodelaje visual de la ciudad de São Paulo
Um dos pontos mais discutidos globalmente é o fomento de soluções criativas e inovadoras que permitam crescimento econômico aliado com equilíbrio social. A economia criativa ganha força no debate de revitalização de grandes cidadese espaços que necessitam de soluções para amenizar problemas de ordem urbana, tendo a comunicação como aliada naconscientização de um novo comportamento. O objetivo do artigo é descrever o projeto da construção de jardins verticais nasempenas cegas presentes em centenas de edifícios na cidade de São Paulo, com base em proposta da ONG Movimento 90º.
2015
Macedo, Roberto Gondo Castilho, Alessandra de
Indie games como paradigma de la industria creativa: perspectivas y posibilidades comunicacionales
Diferentemente dos outros produtos culturais que tiveram que imigrar e se adaptar aos novos paradigmas instaurados pelacultura digital, os games já nasceram digitais em um ambiente metamórfico e muitas vezes incompreensível a partir da perspectiva analógica de um imigrante digital. Os games representam o embrião e o solo primevo da cultura digital e porisso mesmo podem ser entendidos como o paradigma da economia criativa dentro da cultura contemporânea, oferecendo novas e interessantes perspectivas comunicacionais para uma geração de nativos digitais.
2015
Nesteriuk, Sergio
Relações públicas e economia criativa: aproximações entre a atuação profissional e as demandas do mercado cultural
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a economia criativa a partir do mercado da cultura e as oportunidades para orelações-públicas na área cultural. Abordamos conceitos de cultura e sua relação com as áreas sociais, políticas e econômicas, além de problematizar as funções do profissional e as suas possibilidades de trabalho. O protocolo metodológico baseia-se na revisão bibliográfica. Observamos que o profissional que atuar no segmento cultural deve ter um posicionamento empreendedor para lidar com os desafios e as demandas impostas pelas lógicas que regulam o mercado da cultura.
2015
Lisboa Filho, Flavi Ferreira Corrêa, Rogério Saldanha Vieira, Carine de Almeida
Creativity, diversification and learning processes in local economies
Este ensaio defende a ideia de que as profissões criativas apresentam a possibilidade de contribuir para o desenvolvimentode uma localidade, uma vez que, em grande medida, apresentam flexibilidade e agilidade na diversificação econômica eapoiam seu desenvolvimento no aprendizado, o que, na gestão de pessoas e empreendimentos, torna-se fator decisivo.O texto, com breves exemplos de iniciativas variadas, apresenta uma abordagem teórica baseada no desenvolvimento,contando ainda com contribuições da aproximação entre as ciências humanas e as ciências naturais.
2015
Vecchiatti, Karin
Cidade do conhecimento e a iconomia dos jogos com moedas criativas
A visão da iconomia e das políticas de desenvolvimento humano com oportunidades em larga escala associadas à economiacriativa e audiovisual torna-se um elemento crítico para a superação da crise contemporânea num contexto de violênciageopolítica, sobretudo repactuando a participação das populações vulneráveis na sua dimensão cultural de periferias globais.O presente ensaio consolida três dimensões desse processo: a conceitualização da iconomia e sua dimensão de monetizaçãolúdica digital no atual cenário capitalista digital global (com potencial de emergência de games e “moedas criativas” comoinstrumentos de transformação); a revisão histórica da “Cidade do conhecimento”, projeto iniciado no Instituto de EstudosAvançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) em 2001, onde são promovidos processos de incubação de projetos,redes e curadorias culminando, em 2015, no projeto “Iconomia”, spin-off na forma de incubadora cujas linhas-mestras,conceituais, tecnológicas e políticas são apontadas na conclusão que reafirma os potenciais de integração transdisciplinarabertas pela pesquisa em economia criativa digital.
2015
Schwartz, Gilson
A economia criativa e o valor potencial da Escola de Comunicações e Artes
O artigo é composto por oito seções, além da introdução e das considerações finais. A primeira seção apresenta a economiacriativa. A segunda aborda a economia imaterial, já que a economia criativa é, igualmente, intangível e simbólica. Os setoresda economia criativa são qualificados na terceira seção e quantificados na quarta seção. A quinta seção analisa a economiatradicional, que poderia evoluir para ser mais criativa de acordo com a sexta seção. A atual relação da ECA-USP com aeconomia criativa é assunto da sétima seção, ao passo que a oitava seção tem foco no futuro para sugerir caminhos possíveise potencialmente promissores.
2015
Nobre, Guilherme Fráguas
Na base de tudo a criatividade
Entrevistado por: Sidney Ferreira Leite
A experiência de liderar o coletivo Movimento Elefantes, um grupo de big band de São Paulo
No summary/description provided
2015
Silveira, Marco Antonio Pinheiro da Lopes, Denis Rodrigo Garces
A formação de designers no contexto da economia criativa
Resenha do Livro: Communication design: insights from the creative industriesAutores: Derek Yates; Jessie Price
2015
Vedana, Dario de Barros
Ascensão do resto
Resenha do Livro: O mundo pós-americanoAutor: Fareed Zakaria
2015
Godoy, Luciene Patricia Canoa de