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O trauma cultural: ressonâncias literárias irlandesas

A obra decorre de uma notável trajetória acadêmica, na Universidade de São Paulo, iniciada há mais de três décadas com o Mestrado, seguido pelo Doutorado e pela Livre-Docência, alcançando o Concurso para a Titularidade no início de 2018. O título do estudo sinaliza para um dos mais relevantes campos de pesquisa de Laura Izarra no caminho percorrido – a diáspora literária irlandesa. Em sua abordagem de representação do trauma cultural na literatura, Izarra propõe diversos conceitos sobre o assunto, a partir de 1990, quando os estudos do trauma se fazem mais presentes; sua minuciosa exposição de como os críticos literários e sociólogos o definiram contém possibilidades de pesquisas posteriores. Uma das questões mais instigantes do texto relaciona-se com os elos estabelecidos entre a opressão colonial e a experiência de traumas coletivos, suas manifestações e consequências como "rupturas do tecido social e as transformações da identidade" (citação no Prefácio de Munira Mutran).

Year

2021

Creators

Izarra, Laura P. Z.; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Narrativas periféricas: entre pontes, conexões e saberes plurais

Este livro apresenta textos e depoimentos de alguns dos participantes do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (DASP), desenvolvido no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) a partir de 2018, com o objetivo geral de promover diálogos e pesquisas que contribuam para aproximar a universidade e as periferias. Os textos aqui reunidos são algumas das narrativas construídas em torno do DASP, elaboradas por aqueles que atuaram pelo menos seis meses no projeto e se sentiram motivados a participar deste livro. Escritos entre abril e setembro de 2020, os ensaios, depoimentos, relatos de experiência e até mesmo textos literários buscam retratar aspectos do cotidiano de pesquisa, relações pessoais, aprendizados e reflexões acumuladas pelos participantes sobre o levantamento de dados, o trabalho em contextos periféricos, e a relação com a universidade ou com os territórios estudados. O conteúdo foi produzido por articuladores, consultores, pesquisadores e coordenadores das diferentes ações, e são resultado das reflexões sobre a participação no projeto a partir do que foi vivido, construído, ressignificado e sentido.

Year

2021

Creators

Peçanha, Érica; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados

Diálogo e transição educadora para sociedades sustentáveis

Nesta obra deseja-se contribuir com o aprofundamento das teorias e métodos do diálogo na interface entre educação e ambiente, possibilitando àquelas(es) que trabalham com a educação e com a educação ambiental maior clareza conceitual e metodológica sobre o assunto para facilitar a incorporação dos princípios dialógicos nas práticas educadoras cotidianas, bem como ter meios para avaliá-las constantemente e readequar os rumos quando necessário. O livro está dividido em três partes. A Parte I, intitulada Teoria e Métodos, é composta por uma série de seis artigos que apresentam de forma sucinta as principais ideias sobre o diálogo de alguns importantes pensadores. A Parte II, intitulada O diálogo na interface Educação e Ambiente, é composta por artigos que apresentam concepções teóricas e metodológicas de Educação Ambiental que trazem explicitamente o diálogo como princípio base. Por fim, a Parte III, Pesquisas e Experiências, é composta por pesquisas que tiveram o diálogo como objeto de análise ou como princípio teórico-metodológico e por relatos de experiências dialógicas no campo da educação ambiental.

Year

2021

Creators

Monteiro, Rafael de Araujo Arosa; Universidade de São Paulo. - Instituto de Energia e Ambiente Sorrentino, Marcos; Universidade de São Paulo. - Instituto de Energia e Ambiente Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. - Instituto de Energia e Ambiente

Amazônia: alternativas à devastação

Dois anos seguidos, 2019 e 2020, registraram os maiores índices de desmatamento na Amazônia brasileira, tendência que se mantém em 2021. Este período começou em janeiro de 2019, ano em que o presidente da República escolheu para ministro do Meio Ambiente um advogado, que se demitiu em junho de 2021, após fracassar no controle da perda da floresta. Perder a biodiversidade afeta diretamente a população que vive junto das áreas preservadas, mas também os serviços ecossistêmicos e ambientais que a Amazônia brasileira presta ao país e ao mundo, como indicam vários capítulos reunidos neste livro. Por isso esse tema é tão importante e merece uma reflexão crítica em busca de alternativas a essa situação. Em setembro de 2020, o Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sociedade, do IEA-USP, discutiu sobre formas de combater o desmatamento, mas também de demonstrar experiências em curso que permitam conciliar atividade econômica com a conservação da biodiversidade e das comunidades que vivem na Amazônia. Dessa vez, procurou-se combinar pesquisadores amazônicos com pesquisadores que têm sua origem e instituição de pesquisa em outras partes do país.

Year

2021

Creators

Ribeiro, Wagner Costa; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Jacobi, Pedro Roberto; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados

Cadernos de Pesquisa N.1: A institucionalidade da cultura e as mudanças socioculturais

Neste primeiro volume da série "Cadernos de Pesquisa" da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência são apresentadas as diretrizes da pesquisa A Institucionalidade da Cultura e Mudanças Socioculturais, desenvolvida pelo antropólogo cultural argento-mexicano Néstor García Canclini, com o apoio dos pós-doutorandos Juan Ignacio Brizuela e Sharine Machado de Cabral Melo. O quadro conceitual do projeto de pesquisa está presente, na íntegra, no discurso de posse de Canclini, em 2020, como titular da cátedra. Duas outras transcrições de partes da cerimônia acompanham o tema em questão: a recepção ao antropólogo, por Teixeira Coelho, e a conversa entre Canclini, Coelho e Carla Cobos sobre o tema Instituições e Plataforma: Projeto e Acontecimentos. Completando o Caderno, tem-se o texto "Instituições em emergência cultural: da cultura viva comunitária à Lei Aldir Blanc", no qual Brizuela e Sharine Machado apresentam seus projetos individuais de pesquisa na cátedra: "Fora de jogo? A dimensão territorial dos processos de institucionalização, desinstitucionalização e reinstitucionalização cultural na América Latina", de Brizuela, e "Poetas em tempo de penúria", de Sharine Machado. A apresentação do Caderno é de Martin Grossmann, coordenador acadêmico, e Liliana Sousa e Silva, coordenadora executiva da cátedra.

Year

2021

Creators

Canclini, Néstor García; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Melo, Sharine Machado C.; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Brizuela, Juan Ignacio; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Silva, Liliana Sousa e; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados

Cuadernos de Investigación N.1: La institucionalidad de la cultura y los cambios socioculturales(julio/2021)

En este primer volumen de la serie “Cuadernos de Investigación” de la Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura y Ciencia se presentan las directrices de la pesquisa La Institucionalidad de la Cultura y los Cambios Socioculturales, desarrollada por el académico argento-mexicano Néstor García Canclini, con el apoyo de los investigadores de posdoctorado Sharine Machado de Cabral Melo y Juan Ignacio Brizuela. El cuadro conceptual del proyecto de pesquisa está presente integralmente en el texto de García Canclini en su toma de posesión del 6 de octubre de 2020 como titular de la Cátedra. Dos otras transcripciones de partes de la ceremonia acompañan el tema: la recepción al catedrático realizado por Teixeira Coelho y el “triálogo” entre García Canclini, Teixeira Coelho y Pinochet Cobos sobre Instituciones y Plataformas: Proyectos y Acontecimientos. Completa el cuaderno el texto Instituciones en emergencia cultural: de la cultura viva comunitaria a la Ley Aldir Blanc, en el cual Brizuela y Melo presentan sus proyectos individuales de investigación en la Cátedra. “Fuera de juego? La dimensión territorial de los procesos de institucionalización, desinstitucionalización y reinstitucionalización cultural en América Latina”, de Brizuela y “Poetas en tiempos de penuria”, en Melo. La presentación del Cuaderno fue de Martin Grossman y Liliana Sousa e Silva, respectivamente, coordinador académico y coordinadora ejecutiva de la Cátedra.

Year

2021

Creators

Canclini, Néstor García; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Melo, Sharine Machado C.; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Brizuela, Juan Ignacio; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Silva, Liliana Sousa e; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados

Cadernos de Pesquisa N.2: Emergências culturais latino-americanas das histórias aos acontecimentos no Brasil

Os textos do Caderno 2 dão continuidade às reflexões dos autores da pesquisa geral sobre a institucionalidade da cultura e as mudanças socioculturais (projeto de Néstor García Canclini na cátedra), cujo quadro conceitual e diretrizes foram apresentados no Caderno 1, lançado em 15 de julho. Na apresentação, Martin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, e Liliana Sousa e Silva, coordenadora executiva, informam que o volume já anuncia alguns “achados” das pesquisas empreendidas por Néstor García Canclini, Sharine e Brizuela, “como a existência de conexões entre o processo de elaboração e sanção da Lei Aldir Blanc (14.017/2020) no Brasil e a construção de redes impulsionada pelos Pontos de Cultura, com seus desdobramentos em vários países da América Latina”. Na introdução aos textos, os três pesquisadores afirmam que suas pesquisas têm-se realizado mediante a análise de dados quantitativos, entrevistas e observações de campo e que o Caderno apresenta resultados parciais dessa etapa da investigação.

Year

2021

Creators

Canclini, Néstor García; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Melo, Sharine Machado C.; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados Brizuela, Juan Ignacio; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados

Teatralidades diaspóricas

Há registros mostrando que a trança surgiu no continente africano. Tranças formando paisagens, desenhos nas cabeças que sinalizavam a origem da pessoa. Durante o período de colonização do Brasil, tranças serviram como rotas e mapas desenhados nas cabeças de homens e mulheres que foram escravizados, para planejamento das fugas. Estratégias e jogos de corpos, invenções de narrativas como armas libertárias. Invocando ações que lançam olhares em diversos processos, a obra Teatralidades diaspóricas revela um entrançado potente, por intermédio de capítulos que compõem uma escritura-paisagem, na qual podemos contemplar articulações que sinalizam o chão de seu propósito: o corpo insurgente, forjado como arco e lira simultaneamente, arma e arte, em uma perspectiva (tensão) expandida necessárias à criação de outros mundos.

Year

2021

Creators

Leal, Dodi; Universidade Federal do Sul da Bahia Rodrigues, Éder; Universidade Federal do Sul da Bahia Costa, Felisberto da; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Obras póstumas de J. R. R. Tolkien: uma homenagem a Christopher

O livro foi criado a partir de um curso sobre J. R. R. Tolkien na Universidade de São Paulo, pouco tempo depois do falecimento do filho e herdeiro do escritor, Christopher Tolkien. Decidiu-se que o tema do curso seria as obras póstumas editadas pelo herdeiro. Os organizadores consideram terem cumprido o propósito de contribuir para a consolidação da obra de Tolkien, autor de O senhor dos anéis e O hobbit, dentre outras obras consagradas. Espera-se que o leitor consiga perceber os artigos não apenas como uma valiosa contribuição acadêmica, mas também como um testemunho da amplitude intelectual de Tolkien, cuja obra congrega diversas disciplinas, mas, no entanto, revela novas e sinuosas trilhas que exigem dos estudiosos disposição e paciência inabaláveis. Nessa coletânea circunscrevem-se mitos e fortes signos da narrativa bíblica, apesar da assumida ficcionalidade, que evidenciam um caráter incomum da produção de Tolkien, dinamizada por singular poder imaginativo, trazendo-nos, segundo os organizadores, “travessos Elfos, com poderes mágicos e grande ligação com a potência da luz e das estrelas que reverenciam, estão a traçar caminhos que dimensionam, para a sua época, o destino de Tolkien, sua filosofia, sua estética e seu poder criador”.

Year

2021

Creators

Casagrande, Cristina; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Klautau, Diego; Colégio Catamarã e do Centro Universitário - FEI Boheme, Eduardo; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Cunha, Maria Zilda da; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Termos da agricultura familiar em Libras

Os autores mostram que as palavras nascem, modificam-se e são recriadas a partir de um novo contexto. Na Língua Brasileira de Sinais não é diferente, sobretudo no momento em que novos termos se fazem necessários, e, como a Libras é considerada nossa segunda Língua, evidentemente que a comunidade surda, assim como todas as Pessoas Surdas precisam da oferta de sinais ainda não constituídos . Enfatiza-se as palavras Pessoas Surdas com iniciais maiúsculas, para diferenciar surdas/surdos que fazem uso da língua de sinais e constroem sua identidade baseada em um corpo diferente e não deficiente, além de usar a simbolização do mundo a partir da língua de sinais construída nas estruturas dos estudos surdos. O livro oferece a oportunidade de acessar-se termos, que, de acordo com pesquisas realizadas, ainda não foram catalogados oficialmente e disponibilizados. A obra também apresenta alguns sinais diferentes que facilitarão o processo formativo da Pessoa Surda e ampliarão suas redes de contato e de comunicação. Ressalta-se que o reconhecimento da Libras no Brasil como segundo idioma oficial só se estabeleceu em 2002 e o fato de este livro ter sido elaborado a partir da realidade local na qual se insere o Campus Castanhal do IFPA, com cursos que valorizam o Desenvolvimento Rural Sustentável, a Agropecuária, Aquicultura, Meio Ambiente, Agroindústria, Floresta, Agronomia, Engenharia de Pesca, dentre outros.

Year

2021

Creators

Magalhães, Claudia do Socorro Azevedo; Instituto Federal do Pará Neves, Miranilde Oliveira; Instituto Federal do Pará Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Tópicos de marketing no século XXI: volume 1

Tópicos de Marketing no século XXI: Volume 1 é publicação do curso de Marketing da Escola de Ciências, Artes e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH-USP, voltada para a difusão de trabalhos da área de marketing em toda a sua amplitude, incluindo suas interfaces com comunicação, administração, publicidade, propaganda, gestão, psicologia, sociologia, entre outros campos do conhecimento. Tópicos de Marketing no século XXI: Volume 1 é uma publicação eletrônica disponibilizada em acesso aberto. Os textos são publicados com direitos não exclusivos.

Year

2021

Creators

Reimão, Sandra; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Miyazaki, Silvio Y. M.; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

40 anos do PPGAC ECA USP: edição comemorativa

A obra celebra os 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA USP e do lançamento nas novas linhas de pesquisa do PPGAC ECA USP por intermédio de textos de professores, alunos e egressos.

Year

2021

Creators

Viana, Fausto; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Costa, Felisberto Sabino da; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Violência e psicanálise: atualizações intersaberes

Este livro escrito a muitas mãos, nasce das pesquisas desenvolvidas na Rede Internacional Coletivo Amarrações: Políticas com Juventudes. Os textos reúnem um conjunto de ideias norteadas pela psicanálise, pelas políticas e pelas discussões acerca do colonialismo. Dessa forma, a obra retoma uma reflexão bastante presente na psicanálise sobre o sintoma social, tendo como ponto de partida o retorno inevitável da formação e do legado coloniais. De fato, o pensamento psicanalítico nos oferece profícuas contribuições sobre efeitos da colonização sobre a sociedade contemporânea. Afinal, a psicanálise tem algo a dizer sobre a colonização. Freud (1921) sempre enfatizou a impossibilidade de uma psicologia individual que se faça descolada de uma leitura social. A obra que o leitor tem em mãos se propõe a discutir a violência em perspectivas diversas, buscando relacionar o evento sociológico contido na ideia de violência (s) ao fato analítico, daquilo que é singular, que diz respeito, portanto, ao sujeito frente à cultura.

Year

2021

Creators

Moreira , Jacqueline de Oliveira; Pontifícia Universidade Católica - PUC MINAS Rosa , Miriam Debieux; Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

Série PROLAM USP Debate: volume 4: América Latina: Movimentos Sociais

A Série PROLAM USP Debate é composta por volumes que tratam das seguintes temáticas: Pensamento Social e Político; Movimentos Sociais; Política Externa e Integração Regional; Comunicação e Política; e Desafios Contemporâneos. Este quarto volume da Série é composto por oito capítulos, que propositalmente passeiam por diversos países da região, abordando manifestações sociais, protestos de rua e processos eleitorais recentes.

Year

2022

Creators

Menon, Gustavo; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Iglecias, Wagner; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Série PROLAM USP Debate: volume 5: América Latina: Comunicação e Política

A Série PROLAM USP DEBATE é composta por volumes que tratam das seguintes temáticas: Pensamento Social e Político; Movimentos Sociais; Política Externa e Integração Regional; Comunicação e Política; e Desafios Contemporâneos. Este quinto volume é composto por sete capítulos que apresentam o resultado de pesquisas realizadas por especialistas latino-americanos sobre distintos aspectos da realidade econômica, política, social e cultural de seus respectivos países, da América Latina em geral e das relações da região com o mundo.

Year

2022

Creators

Iglecias, Wagner; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Paixão, Patrícia; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Silva, Vanessa Martina; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

O papel da zootecnia no cenário mundial

Um novo tema foi desenvolvido por alunos da turma 2020-2021 do Curso de Graduação em Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, com revisões de literatura com temas atuais sobre a atuação do Zootecnista no cenário mundial. Nesta coletânea temos revisões das principais espécies de interesse zootécnico, com foco em produção e produtividade, nutrição, bem-estar, tecnologia e biotecnologia.

Year

2022

Creators

Titto, Cristiane Gonçalves; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Brandi , Roberta Ariboni; Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Liberdade acadêmica: aspectos jurídicos em perspectiva comparada

A liberdade acadêmica está em pauta no Brasil; seus fundamentos encontram-se sob tensão em razão de conflitos de ordem ideológica, financeira e institucional intensificados nos últimos anos. Os estudos reunidos nesta obra oferecem elementos para ampliação e atualização do debate contemporâneo em torno da complexa relação entre liberdade acadêmica, espaço público, educação e democracia. Os textos discutem o âmbito e os limites da liberdade acadêmica no campo do Direito, sua natureza e regime jurídicos. As garantias asseguradas a educadores e educandos, cientistas e pesquisadores também são aspectos abordados na presente obra coletiva, em suas múltiplas dimensões e em diferentes países. Os textos resultam das discussões realizadas no âmbito da disciplina de pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, “Temas Contemporâneos de Direito à Educação”, ministrada no ano 2019, como parte das atividades da Cátedra Unesco de Direito à Educação da Universidade de São Paulo, sediada na Faculdade de Direito.

Year

2022

Creators

Ranieri , Nina; Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito Alves, Angela Limongi; Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

O Basquetebol Olímpico, Paralímpico e 3x3: números e curiosidades

O Basquetebol é uma das maiores atrações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da atualidade. Há um desfile de grandes estrelas e suas atuações maravilhosas que, transformadas em números, tornam o esporte ainda mais atrativo. O Basquetebol Olímpico (FIBA), o Basquetebol Paralímpico (basquetebol em cadeiras de rodas) e o Basquete 3x3 (incluído o programa olímpico de Tóquio 2020, disputado em 2021 em virtude da pandemia da COVID 19) trazem relatos e emoções indescritíveis. Disputadas, tanto no masculino quanto no feminino, essas três modalidades do basquetebol remetem a lembranças de equipes e atletas que fizeram história nos Jogos Olímpicos. Nas três modalidades do Basquetebol em Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram realizados milhares de jogos no masculino e no feminino. Assim sendo, este livro foi elaborado para quem gosta de estatísticas e números, e é um resgate de dados que muitas vezes se perdem na memória daqueles que "vivem o basquetebol" em seu dia a dia, apresentados sob a visão de cada um dos autores.

Year

2022

Creators

Rose Junior, Dante de; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Brasil, Douglas Vinicius Carvalho; Universidade Estadual de Campinas Santos, Sileno; Comitê Paralímpico do Brasil

Aplicação dos instrumentos urbanísticos em São Paulo: limites e possibilidades do planejamento urbano

Este livro procurou evidenciar os limites e as possibilidades da aplicação dos instrumentos urbanísticos definidos pelos Planos Diretores Estratégicos (PDEs) de 2002 e 2014 em face de suas premissas principais: o cumprimento da função social da cidade e da propriedade urbana; a equidade e a inclusão socioterritorial; a gestão democrática; e o direito à cidade, entendido como o direito de acesso à infraestrutura urbana, à habitação, ao patrimônio ambiental e cultural. Conclui-se da análise geral da aplicação dos instrumentos aqui estudados, que esses objetivos, infelizmente, parecem estar muito longe de serem alcançados, conforme será analisado a seguir com relação a cada instrumento e à articulação entre eles e a política de desenvolvimento urbano e demais políticas setoriais. Os organizadores esperam ter contribuído para a avaliação da aplicação dos instrumentos urbanísticos no município de São Paulo e definido pontos importantes para sua reformulação.

Year

2021

Creators

Nobre, Eduardo Alberto Cusce; Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Seo, He Nem Kim; Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Diálogos impertinentes: arte e censura no modernismo brasileiro

A primeira ideia que esse livro traz é que é a arte que se configura como o principal traço de nossa humanidade, de uma evolução que nos diferenciou dos demais primatas e transformou-nos em seres que, como disse Michel Foucault, são feitos de linguagem e expressão. Em segundo lugar, discute-se a ideia expressa por Sigmund Freud quando afirma que, na história da humanidade, estabeleceu-se a luta entre a força reprodutora da natureza e a expressão transgressora da arte, um embate sem tréguas cuja finalidade consistiu sempre em saber o que prevalece – a repetição ou a inovação, a liberdade ou a ordem, Eros ou Tanatos. Em terceiro lugar, este livro trata do Brasil, como um país que passou por séculos de colonialismo – essa condição que, assim como a censura, é repressora da liberdade, da criatividade, do desenvolvimento e da emancipação. Os autores esperam que, com essas ideias, esta obra possa reafirmar a importância da arte para a formação cultural de um povo, assim como mostrar que a censura é uma força contra a emancipação, a renovação e a transformação.

Year

2022

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Sousa Junior, Walter de; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes