RCAAP Repository
Espaços urbanos e relações de poder no Egito romano
Os estudos sobre o Egito romano, durante muito tempo, não se dedicaram a explorar a influência romana na configuração das cidades, ao que parece não muito evidente no interior do território egípcio. No entanto, esta é uma temática que tem sido abordada cada vez com mais frequência por historiadores e arqueólogos. O Egito romano normalmente é considerado como sendo constituído por póleis de fundação grega, por metrópoles (capitais dos nomos) e por aldeias. A partir desta configuração, propomos abordar a questão das relações de poder e da formação do espaço urbano na chora egípcia, ou seja, o Egito, com exceção da cidade de Alexandria
The faces of death in Roman Mediterranean: an analysis of the narrative ‘Metamorphoseon’ by Apuleius (century II a.D.)
Nesse artigo discutiremos as representações da morte no Mediterrâneo romano a partir da Metamorphoseon de Lúcio Apuleio. Para tanto, traçaremos algumas reflexões críticas acerca dos rituais mortuários, pois, tal como entendemos, os funerais transformavam-se em espetáculos de poder em todo o Império Romano. Torna-se, então, relevante compreender a procissão funerária e seu desenrolar no espaço urbano, um vez que, juntamente com seus integrantes, os símbolos e as insígnias incorporavam um cerimonial teatralizado na sociedade, que colocava em cena o morto na estrutura de poder e em sua posição nas gerações da família.
2014
Omena, Luciane Munhoz de Gomes, Erick Messias Costa Otto
Estratégias e conflitos familiares na Tripolitânia romana
O emprego da expressão elite provincial reproduz uma generalização que encobre a heterogeneidade relacionada ao denominado ordo decurionum. A caracterização de uma elite política e culturalmente homogênea no interior das inúmeras cidades romanas – ou romanizadas – no norte da África reforça um modelo que é muitas vezes negado pelas fontes. A realidade das aristocracias locais demonstra a existência de diferentes grupos, com interesses distintos e divergentes, associados entre si por intermédio de relações políticas recíprocas de aliança. Tendo esses pressupostos em mente, analisaremos o conflito que opôs Apuleio de Madaura, autor norte-africano de meados do II século, à parte da aristocracia da cidade de Oea, destacando as diferentes estratégias empreendidas pelos membros do ordo decurionum local no intuito de se inserirem na sociedade romana imperial.
O sábio Apolônio de Tiana na cidade de Alexandria: a visão do sofista grego Filóstrato sobre a capital da província romana do Egito (século III d.C.)
This paper aims to interpret specific passages of the book V of the biographical work The Life of Apollonius of Tyana, written by the Greek sophist Flavius Philostratus in the mid-third century A.D. We intend to demonstrate how a Greek sophist, inserted in the structures of power in the Roman Empire at the time of the Severan dynasty, perceived the city of Alexandria through the analyses of the relations established by his personage, the sage traveler Apollonius, who used to stay at this space. Furthermore, we intend to discuss if the trip to Alexandria was real or a creation by the writer, reflecting about the perspective and aspirations of Philostratus.
Entre o ideal de conversão e a conversão “superficial”: fronteiras fluidas entre cristãos, judeus e pagãos na obra de Cipriano de Cartago (século III d.C.)
Nosso objetivo nesse artigo é analisar o conceito de conversão de Cipriano de Cartago. Pretendemos demonstrar que as conversões de alguns cristãos se efetuaram de modo apenas aparente, sobretudo no período das perseguições de meados do século III, época de instabilidade no Império. Diante da obrigação de cultuarem os deuses pagãos e de negarem a sua própria fé perante os tribunais, alguns cristãos ficaram conhecidos como lapsi – apóstatas. A partir dessa categoria, pretendemos averiguar as representações que Cipriano efetua sobre ela e demonstrar, por meio de suas considerações, que as fronteiras religiosas entre os adeptos do cristianismo, do paganismo e do judaísmo ainda se encontravam muito tênues, caracterizando o que se pode denominar de uma conversão “superficial”.
O governo imperial e os estudos sobre a infância na Antiguidade Tardia: os modelos de imperadores infantes no Império Romano tardo-antigo ocidental
Resenha de: McEVOY, M. A. Child emperor rule in the late roman west (a.D. 367‑455). Oxford: Oxford University, 2013. 384 p.
A construção da ortodoxia cristã no Império Romano da Antiguidade Tardia
Resenha de: PAPA, Helena Amália. A contenda entre Basílio de Cesareia e Eunômio de Cízico (séc. IV d.C): uma análise político-religiosa. São Paulo: Annablume, 2013. 218 p.
Valerio Máximo y una memoria a la medida de Tiberio
En este artículo analizaremos la construcción hecha por Valerio Máximo de dos instituciones, la disciplina militaris y la censura, que identifica como guardianas de la paz y la estabilidad. Intentaremos demostrar que esa construcción se inscribe en las transformaciones provocadas por la instalación del régimen autocrático, que afecta el papel de la dirigencia y que, tras la sucesión instrumentada por Augusto, parece ser una situación irreversible.
A descoberta dos corpos de Gervásio e de Protásio como comparação das assertivas de Ambrósio, bispo de Milão (séc. IV)
In this paper we explore a troubled period in the life of Ambrose, bishop of Milan. Between 385 and 386, this milanese religious leader defied the imperial power of Valentinian II – when denied an imperial petition – and he was questioned and attacked by defenders of the aryan group living in Milan and supported by Justina, mother of the emperor. In a scenario of internal uncertainties and external threats, especially undertaken by Magnus Maximus, Ambrose achieved important successes to his community and reinforced his role as leader. Among the triumphs of this moment, we emphasize the discovery of the bodies of the martyrs Gervasius and Protasius and the consecration of the Basilicam Ambrosianam through these relics.
Fama e infâmia na sexualidade romana
Several sexual acts are associated to moral and symbolic values able to assign to who practice them a good or bad fame. In the Roman world of the first century the sexuality tied to, among other things, issue of citizenship and manhood. The iconography, epigraphy and a few poems appear as a beautiful illustration of how a particular sexual morality was founded. It is also true that these elements allow us the understanding of sexual morality associated to values whose attribution belongs to social groups, in other words, that there wouldn’t be a single sexual morality whose validity was independent of the particular values of each sector of society. So, a certain behavior that characterizes fame of the point of view of a group, could mean infamy to another. In this sense, it is necessary to analyze iconographic, epigraphic and poetic elements with the purpose of demonstrating in what extent were related to fame and infamy concerning to sexuality.
A morte na narrativa de Eusébio de Cesareia: interpretações do sofrimento em 'História Eclesiástica'
As in On the death of the Persecutors, written by Christian rhetorician Lactantius (240-320), the tragic end of the Emperors enemies of faith received special attention in the narrative of Eusebius of Caesarea (265-339), bishop who became known as the "church history father" for his work Ecclesiastical History. The similarity allows us to conclude that his record went beyond of the mere description, but had a cautionary character. We intend to demonstrate that, for the maintenance of the internal logic of his speech, Eusebius interpreted the torment, for the Christian and non-Christian, in a double bias.
2014
Medeiros, Edalaura Berny Cerqueira, Fábio Vergara
A arte de Homero e o historiador: observações introdutórias
This article tends to summarize some specific literary features of the Homeric poems – Iliad and Odyssey – in which a historical approach has to be in accordance with the type of discursive narrative which works in the cultural context that influences the production of Homeric epic. The obscure and highly disputed evidence on early stages about the production and transmission of the poems and also the specific stylistic dispositive from oral derived text distinct to our modern literature concept are challenges that the historian must be aware in order to formulate their hypotheses work more consistently. Thereby, this article offers an overview of these issues while suggests further reading for a more accurate deepening.
Apresentação
Apresentação.
Entrevista com Roger Rees: Retórica, política e o estudo dos panegíricos latinos
Entrevista com Roger Rees.
'Lumina solis': Lucrécio e a prece a Vênus ('De rerum natura I', 1-43)
Dal Secondo Secolo a. C., gli autori romani cominciarono a scrivere una serie di opere che avevano la religio romana, le sue origini e i suoi rituali come tema centrale. Già nel Primo Secolo a.C. questo processo di creazione, di strutturazione di discorsi religiosi può essere inteso con chiarezza. I discorsi limitavano e ponevano nuovi significati concettuali agli spazi, alle pratiche e alle istituzioni religiose romane. Il nostro interesse è rivolto verso il poema De rerum natura, dell´epicureo Lucrezio (94/93-51/50 a.C.), inteso come uno dei principali sforzi di astrazione e sistematizzazione delle azioni e istituzioni religiose romane in un momento di grandi cambiamenti sociali e politici. Abbiamo analizzato il controverso proemio di L. I del poema lucreziano, chiedendoci quale è il luogo, quale la funzione della preghiera a Venere in questa opera che realizza una serrata critica filosofica alle forme tradizionali della religio romana.
2014
Rosa, Claudia Beltrão da Eichler, Maria
Retórica e identidad: el episodio del centurión de Cafarnaún en la Literatura Evangélica
Los Evangelios contienen episodios interesantes para analizar a fin de observar los conflictos organizativos de las primeras comunidades cristianas en Oriente. En el periodo posterior a la guerra judía, las identidades cristianas buscaron definirse en medio de tensiones y debates con el judaísmo rabínico. En este trabajo proponemos ver algunos aspectos de este proceso a partir del análisis del relato del centurión de Cafarnaún y su esclavo enfermo. Los evangelistas enfrentan a Jesús con un gentil que realiza una interesante defensa del concepto de obediencia vinculándolo con la fe. Las variantes redaccionales nos permitirán analizar los intereses retóricos de estas comunidades, sus proyectos organizativos y sus perspectivas sobre el imperio.
Retrieving Mark Anthony and Cleopatra by means of the coins
Objetivamos, nesse artigo, discutir o potencial discursivo das moedas para o resgate de versões menos conhecidas de personagens famosas, como Cleópatra e Marco Antônio. Selecionamos uma série de moedas, cunhadas durante toda a vida dos consortes, para evidenciar como a moeda atendia a uma demanda retórica em meio a um período conflituoso, como foi principalmente o da década de 40 e 30 a.C. Dessa forma, apesar das dificuldades em encontrar o discurso de Antônio e Cleópatra por terem eles perdido a Batalha de Ácio (31 a.C.) e terem sido representados negativamente pela literatura, demonstraremos como as moedas auxiliaram a propagar as representações que o casal buscou para si (individual e conjuntamente), de acordo com o debate político da época.
O 'Moretum', a escravidão e o Principado
Este artigo centra-se no poema Moretum, da Appendix Vergiliana. Os estudos sobre essa obra em geral priorizam aspectos de ordem literária, buscando qualificar seu estilo e relações com o gênero épico. Meu propósito é analisar o poema como um componente nas discussões sobre a escravidão no Alto Império Romano, que, por sua vez, se situam no contexto das tensões entre imperador e aristocratas quando da instalação do Principado.
Οὐκ τέχνη ἐστὶν ῥητορική: Sexto Empírico e a crise da retórica no Império Romano
The refutation of Rhetorics under the late Pyrrhonic Ceticism has been extensively explained in literature. In this article, however, we present a different point of view regarding this subject: we aim at presenting within Rhetorics itself, taken as an educational and cultural practice in the Roman Empire, some aspects which pointed out the very crisis of which Sextus Empiricus is a remarkable representative. We evaluate positions within Seneca’s, Quintilian’s and Tacitus’s works, confronting them with Sextus Empiricus’s Against the rhetoricians.
Uma análise sobre o transcrito público do imperador Marco Aurélio Carino (282-285 d.C.)
In this article, we aim to analyze the representation of the Roman Emperor Marcus Aurelius Carinus (282-285) from the theoretical framework of the public transcript, as proposed by James C. Scott in his book Domination and the arts of resistance: hidden transcripts. The analysis of the public transcript of Carinus allows us to discuss the factors that characterized the Roman imperial power during the Third Century AD, as for instance the importance given to family relationships and the deities' support as factors of legitimacy of the political power.