RCAAP Repository

Avaliação da imunogenicidade de epitopos de células T das proteínas Sm14 e paramiosina do schistosoma mansoni em modelo murino.

A Sm14 e paramiosina são antígenos vacinais do S. mansoni capazes de induzir proteção em modelo murino e são reconhecidos por indivíduos resistentes à infecção pelo S. mansoni. Recentemente nosso grupo identificou epitopos da Sm14 e paramiosina preferencialmente reconhecidos por PBMCs de indivíduos resistentes a infecção e reinfecção por S. mansoni [Sm14 (32-48), Sm14 (53-69), Para (6-22), Para (210-226), Para (355-371)]. A fim de investigar o potencial protetor destes epitopos sintéticos, formulações vacinas baseadas em peptídeos foram preparadas usando uma mistura de peptídeos da Sm14 e paramiosina ou Sm14 ou paramiosina separadamente. Imunização de camundongos com mistura total de peptídeos ou peptídeos da Sm14 foi capaz de induzir uma resposta imune do tipo Th1 que foi associada respectivamente a uma redução na carga de vermes de {(29%, 28%) e (26%, 36.7%)}; redução do número de ovos viáveis/fêmea de 46% e 67%; redução no número de granulomas de 52% e 61% e na área dos granulomas de 43% e 54%. Por outro lado, imunização com peptídeos da paramiosina não induziu imunidade protetora ou redução da patologia e foi associada a uma resposta imune do tipo Th2. Uma vez que os ovos nos tecidos são a principal causa da patologia e os vermes adultos não se replicam dentro do hospedeiro mamífero, uma vacina anti-fecundidade poderia reduzir a patologia humana e transmissão da doença. Aqui nós observamos que imunização com epitopos de células T da Sm14 previamente reconhecidos por indivíduos resistentes parece ser capaz de induzir redução na fecundidade e redução da patologia e, portanto são candidatos em potencial a compor uma vacina de subunidades contra esquistossomose.

Year

2019

Creators

Teresa Cristina Melo Garcia

Um arcabouço para planejamento e controle descentralizado de robôs heterogêneos

Esta tese aborda o problema de navegação e controle descentralizado de times de robôs cooperativos em ambientes com obstáculos. Propõem-se aqui uma metodologia para a coordenação de agentes heterogêneos sujeitos a perturbações e incertezas, compartilhando ambientes complexos. O método apresentado baseia-se em uma abordagem de planejamento de caminhos e trajetórias com exploração aleatória de espaços, cujas vantagens de eficiência e generalização possibilitam a aplicação em tempo real a problemas multirrobôs. Nesse caso, exploraram-se duas particularidades da solução: i) o compartilhamento de uma semente pseudoaleatória entre agentes do time e ii) o uso de abstrações (funções paramétricas) para o planejamento coordenado. No primeiro aspecto, os robôs utilizam funções determinísticas que simulam características de aleatoriedade para gerar planos idênticos aos dos outros robôs, com base em metodologias de planejamento em tempo real. Isso permite manter as vantagens dessas técnicas em um problema com solução determinística. No segundo aspecto, os robôs utilizam funções paramétricas que permitem o planejamento do grupo de forma descentralizada, sem a necessidade de que cada agente esteja ciente da existência de outros. Isso favorece a escalabilidade do método,tornando-o inteiramente descentralizado. A metodologia proposta é aplicada a dois tipos de problemas complexos: i) o controle de formação de um grupo de robôs aéreos e ii) a cooperação entre veículos aéreos e terrestres. Utilizaram-se como base de predição, modelos que incorporam tanto o comportamento cinemático quanto dinâmico dos robôs, além das principais restrições no espaço de estados. Os controladores empregados nesta abordagem são bastante simples, porém a metodologia não se restringe a eles, abrangendo lógicas de controle bem mais sofisticadas

Year

2019

Creators

Armando Alves Neto

Tecnologia WEB aplicadas ao ensino de engenharia de estruturas

A proposta deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento e exploração de tecnologias e metodologias para o ensino e aprendizagem de Engenharia de Estruturas através da Educação a Distância (EAD) via web. Foi realizada inicialmente, uma revisão bibliográfica da EAD, compreendendo definições, legislação, histórico e terminando com um levantamento sobre o estado da arte da modalidade predominante de EAD nos dias de hoje, que é a educação a distância via web. Uma pesquisa sobre os sistemas educacionais informatizados existentes e as possibilidades tecnológicas disponíveis utilizadas para o desenvolvimento da EAD via web também foi realizada, objetivando embasar teoricamente a proposta de uma plataforma para EAD e o desenvolvimento de um curso de Introdução ao Método dosElementos Finitos. Alguns recursos tecnológicos utilizados para desenvolvimento de ambientes web foram apresentados por terem sido aplicados na execução dessa dissertação. A justificativa da escolha de utilização desses recursos foi exposta, apresentando uma comparação sucinta das outras tecnologias existentes. A grande possibilidade de desenvolvimento de aplicações web a partir dos recursos pesquisados motivou a proposição de uma plataforma para EAD via web e o desenvolvimento de um aplicativo para o Método dos Elementos Finitos para ser executado em ambiente web. O conteúdo digital do curso de Introdução ao Método dos Elementos Finitos foi desenvolvido em formato para internet, aplicando conceitos de hipertexto, hipermídia e explorando recursos multimídias como animações. O site do curso foi implementado objetivando aproximar as relações interpessoais entre alunos e professores, e oferecendo facilidades adicionais que estimulem esta forma de ensino e o aprendizado. Durante o desenvolvimento do trabalho foi confirmada a necessidade de equipes multidisciplinares em desenvolvimentos de projetos desse tipo, para que a EAD via web continue sendo uma forte alternativa para democratização do conhecimento no país.

Year

2019

Creators

Renata Spyer Las Casas

Relato de experiência integração ESF e NASF: parceria para promoção à saúde

Este estudo apresenta o relato de experiência da integração da equipe de Estratégia de Saúde da Família juntamente com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família e um órgão parceiro da comunidade. O tema versa sobre o oferecimento de grupos de educação em saúde abordando diversas doenças, sobretudo as mais comuns, bem como determinadas situações cotidianas tais como Depressão, Bullying, combate à dengue, dentre outros. Dentre os recursos empregados, podemos citar: apresentação de imagens e vídeos, dinâmicas de grupo, roda de conversa e as palestras com profissionais de saúde. Conjuntamente com os grupos operativos foram oferecidos grupos de ginástica à comunidade. O estudo em questão voltou-se para o fornecimento de informações acerca da estratégia de trabalho realizada por uma equipe multiprofissional e como se pode trabalhar a prevenção e a promoção da saúde. Podemos afirmar que o espaço criado favorece um maior entrosamento entre os participantes do grupo e os profissionais de saúde, estabelecendo-se assim uma relação de confiança e companheirismo, proporcionando uma maior adesão e comprometimento dos participantes.

Year

2019

Creators

Geiza Machado Pereira

Mundialização no cinema da retomada: hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade.

As constantes e rápidas transformações no mundo contemporâneo geram movimentos relacionados com a globalização econômica que atuam no mundo de maneira relacional com os movimentos da cultura, tangenciando o conceito de mundialização. O hibridismo, alimentado pela maior interpenetração das culturas, é visualizado em níveis globais redimensionando as narrativas do nacional. O ciclo do Cinema da Retomada no Brasil, durante os anos 1990, apresenta características da mundialização cultural que se atualizam na narrativa. O fim da Embrafilme e o surgimento de um dispositivo legal (Lei do Audiovisual) apontam para uma nova fase dentro da cinematografia produzida no Brasil. Na análise dos filmes Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (1995), direção de Carla Camurati; Terra estrangeira (1995), direção de Walter Salles e Daniela Thomas; Como nascem os anjos (1996), direção de Murilo Salles; Baile Perfumado (1997), direção de Paulo Caldas e Lírio Ferreira; Hans Staden (1999), direção de Luis Alberto Pereira, e Cronicamente Inviável (1999), direção de Sérgio Bianchi, aparecem aspectos da interpenetração do devir mundo no devir Brasil e vice-versa. A observância das distintas fases do cinema realizado no Brasil e da antropofagia, ambas convertidas em patrimônio cultural da nação, entram em negociação com o Cinema proposto pelo Ciclo da Retomada.

Year

2019

Creators

Eduardo Dias Fonseca

To be or not to be ensinante/aprendiz de inglês: (Im) possibilidades na sala de aula de adolescentes trabalhadores em vulnerabilidade social

Esta dissertação de mestrado apresenta a pesquisa sobre minha prática educacional como professora do nível básico da língua inglesa (LI) em uma turma de adolescentes e jovens trabalhadores entre 16 e 20 anos em vulnerabilidade social. O delineamento do estudo foimotivado pela curiosidade de compreender o movimento dos alunos em resposta à aprendizagem da LI e verificar a existência de deslocamentos identitários resultantes dessa experiência. A investigação, realizada durante um semestre letivo composto por 36 horasaula, teve como lócus de enunciação a sala de aula da Instituição onde trabalho como professora voluntária de inglês há cinco anos. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a observação participativa da minha prática de ensino como método de investigação. Proceder à observação da própria prática me aproximou da minha subjetividade e da subjetividade dos estudantes mais do que o inicialmente planejado. Tornei-me também sujeito da investigação, o que levou este trabalho a adquirir o formato autoetnográfico, levando-me a fazer a leitura do caminhar dos participantes em paralelo ao meu caminhar. A geração dos dados foi realizada por intermédio de questionários respondidos pelos alunos no início e no final do curso, por entrevistas individuais feitas com os alunos no início do semestre e registros escritos em diários de aprendizagem dos alunos e da professora pesquisadora durante o período. O corpus foi também constituído por conteúdos extraídos de trabalhos produzidos pelos estudantes no semestre. Realizei também entrevistas individuais com quatro membros da Instituição que sediou minha pesquisa, a título de obter informações adicionais sobre os participantes do estudo. Procedi à análise dos impactos de uma abordagem de ensino voltada para o fomento da colaboração e da responsabilização e dos possíveis movimentos subjetivos de inclusão/mobilidade social dos aprendizes. A dinâmica da sala de aula contou com o apoio adicional de um suporte didático criado especialmente para que os objetivos da pesquisa fossem alcançados. Como resultado, compreendi que o ato de ensinar/aprender não ocorre de forma linear, mas em espiral, e a sala de aula constitui um espaço social propício à expressão de múltiplos saberes e trocas entre seus interlocutores. O processo de aquisição da língua se faz também muito mais promissor quando circula, num ir e vir entre os sujeitos, possibilitando movimentos de inclusão e descolamentos que acenam para a constituição de novas identidades e construção de novos saberes.

Year

2019

Creators

Maria José D Alessandro Nogueira

Modelagem computacional de sistemas de liberação controlada de complexos de platina(II) com atividade antitumoral formados por nanocompostos de carbono

Neste trabalho, uma investigação baseada em química quântica foi realizada para estudar complexos de inclusão formados entre as estruturas de nanohorn (NH) e nanotubo de carbono (NTC) com as moléculas de cisplatina (cDDP) e seu derivado dinuclear de platina(II) ou bisplatina (bisPt), usando a teoria do funcional de densidade. A inclusão da droga em moléculas hospedeiras tais como NH e NTC, reduz a toxicidade e aumenta a eficácia da cisplatina. Realizou-se uma busca para as estruturas de mínimo de energia através da curva de energia potencial (CEP) para as interações cDDP-NH e cDDP-NTC, e destas, calculou-se a energia de estabilização e os espectros de RMN que mostram ser uma boa ferramenta para identificação experimental dos compostos de inclusão. Nossos resultados indicaram que o NH e o NTC com a cDDP podem formar complexos de inclusão estáveis, com os deslocamentos químicos de RMN de 1H e 15N calculados para os átomos da cDDP revelando mudanças significativas devido a formação do complexo (~20 ppm) que podem ser facilmente observados, sendo úteis na atribuição de espectros e elucidação estrutural dos compostos de inclusão. Para a formação dos complexos de inclusão bisPt@NH, inicialmente, a influência do arranjo conformacional da cadeia espaçadora de 1,4-diaminobutano foi realizada antes de idealizar as moléculas de bisplatina. Nossos resultados mostraram que todos os sete complexos bisPt@NH formados são estáveis e, bem como para os complexos cDDP@NH, a energia de estabilização corrigida pelo BSSE leva a uma estabilização mais realística dos complexos. As análises de cargas ChelpG indicaram que interações eletrostáticas são provavelmente dominantes para estabilizar os complexos de inclusão. Finalmente, os primeiros resultados das moléculas de NH e NTC oxidados (NHox e NTCox, respectivamente) foram mostrados. As topologias oxidadas foram construídas e a influência dos grupos orgânicos presentes nas regiões da tampa e tubular do NHox e NTCox foi avaliada na relação estrutura-estabilidade destas nanoestruturas.  

Year

2019

Creators

Leonardo Aparecido de Souza

O universo feminino à luz de Simone de Beauvoir: vida, ficção e teoria

O objetivo de nossa pesquisa é mostrar como a ficção de Simone de Beauvoir origina uma perspectiva existencialista feminista que será apresentada, posteriormente, na obra teórica da referida autora. Nessa perspectiva, buscamos demonstrar como o romance L'invitée (1943) dialoga com o ensaio filosófico Le deuxime sexe (1949) no que diz respeito à concepção de feminino cunhada pela escritora francesa. Para tanto, nos apoiaremos nos estudos pertencentes a Análise do Discurso Franco-Brasileira, mais especificamente, na Teoria da Ficcionalidade proposta por Mendes (2004); na Teoria Semiolinguística de Charaudeau (1983) e na adaptação dessa teoria por Mendes & Machado (2013) no que concerne ao discurso ficcional; nos estudos de Danblon (2013) e Amossy (2013) sobre a argumentação e nas concepções de dialogismo, polifonia e alteridade de Bakhtin e seu Círculo (1992, 2002). Por meio de nossas análises e reflexões, pudemos constatar que, ao apresentar em seu romance uma concepção de feminino pautada nas ideias de liberdade, independência financeira e emancipação social, Beauvoir já sinaliza para o seu leitor qual a construção feminina que será delineada na sua teoria filosófica. Posto isso, a autora supracitada nos revela, tanto em seu discurso ficcional quanto em seu discurso teórico, a importância dos costumes, das ideologias e da sociedade no que se entende socialmente por ser mulher.

Year

2019

Creators

Maira Guimarães

Structural aspects of germination control in pyrenes of Caryocar brasiliense (Caryocaraceae)

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Year

2022

Creators

Ângela Maria da Silva Sousa Paulo Sérgio Nascimento Lopes Leonardo Monteiro Ribeiro Monielly Soares Andrade Maria Olívia Mercadante-Simões

Como o cérebro faz escolhas e como o uso do sistema deliberativo é importante para as decisões racionais

O cérebro é um órgão fascinante ao mesmo tempo que misterioso. Desde tempos antigos, pelo menos a partir de Aristóteles (384-322 a.C.) senão antes, temos a ideia que nós, seres humanos, somos racionais. Apesar de conseguirmos pensar sobre múltiplas situações, abstrair, planejar, simular, nossa capacidade de raciocínio é limitada. As neurociências vêm desbravando a forma como o cérebro funciona, em suas diferentes características e possibilidades. Tem como proposta apresentar os diferentes tipos de processamentos cognitivos assim como as estruturas neurobiológicas relacionadas ao processo decisório e a sequência de valoração para a ação. Aborda também as principais heurísticas explicando o que são e exemplificando sua atuação em nossas vidas. Além do mais, este trabalho apresenta um dos possíveis caminhos para o melhor uso dos processos racionais, apontando a necessidade do aprendizado de probabilidade e da lógica para uma tomada de decisão mais racional.

Year

2019

Creators

Phillip Geraldo de Carvalho Souza

Verdade ou consequência : a fantasia e a virtualidade na adolescência

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Year

2022

Creators

Marina Del Papa

Evolução crustal, geocronologia e geologia isotópica do Orógeno Araçuaí-Ribeira (AROS) no sul do Espírito Santo

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2022

Creators

Raíssa Santiago Mendes

Influência de duas técnicas de ativação complementar de uma resina composta direta / indireta comparadas a uma resina composta laboratorial na resistência ao dobramento e microdureza Vickers

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de duas técnicas de ativação complementar, sobre a resina composta Filtek P-60®, comparando-a com a resina composta laboratorial Artglass, por meio de ensaios de resistência ao dobramento e microdureza Vickers. Os grupos experimentais do estudo foram os seguintes: Grupo I fotoativação convencional utilizando o aparelho fotoativador Optlight Plus®; Grupo II após a fotoativação convencional, seguiu-se a ativação complementar por calor seco em estufa, a 125±2°C, por 600 segundos; Grupo III - após a fotoativação convencional, seguiu-se a ativação complementar por luz em uma unidade laboratorial UniXS®, por 360 segundos; Grupo IV fotoativação em uma unidade laboratorial UniXS®, por 360 segundos. Os grupos I, II e III foram confeccionados com Filtek P-60®, e o grupo IV com Artglass. Os ensaios de resistência ao dobramento seguiram os critérios da norma ISO 4049: 1988, e os ensaios de microdureza Vickers seguiram os critérios da norma ASTM E-384: 1999. Após os procedimentos de fotoativação e ativação complementar os corpos-de-prova foram mantidos em água deionizada a 37±1°C por 24 horas, armazenados, protegidos de luz ambiente. Após a análise estatística dos resultados pode-se concluir que, em relação à resistência ao dobramento, a ativação complementar da resina composta Filtek P-60, no grupo II e no grupo III, proporcionou um aumento desta propriedade. Os valores de resistência ao dobramento da resina composta Filtek P-60, no grupo I, foram estatisticamente iguais aos valores da resistência ao dobramento do grupo IV. Em relação à microdureza Vickers, a ativação complementar no grupo II e no grupo III, também proporcionou um aumento desta propriedade. Os valores de microdureza Vickers no grupo I foram superiores aos valores de microdureza Vickers do grupo IV. Pelo presente estudo pode-se sugerir a utilização da resina composta Filtek P-60® pela técnica indireta, submetida à ativação complementar por calor seco com propriedades de resistência ao dobramento e microdureza Vickers adequadas. Entretanto é importante salientar a necessidade da realização de outros testes laboratoriais, além de estudos de avaliação clínica, para que esta nova técnica possa ser indicada.

Year

2019

Creators

Luciano de Oliveira Martins Junior

A transferência no processo pedagógico: quando fenômenos subjetivos interferem na relação de ensino-aprendizagem

Esta pesquisa teve como tema a transferência no campo da educação ou, mais precisamente, a possível interferência desse fenômeno descrito no campo da psicanálise, mas que se manifesta também nas relações pedagógicas, podendo gerar dificuldades que inviabilizam o processo de ensino-aprendizagem. Na psicanálise freudiana, a transferência é definida como uma reedição de impulsos e fantasias despertadas e tornadas conscientes durante o desenvolvimento da análise e que trazem como característica a substituição de uma pessoa anterior pela pessoa do médico. Na relação professor-aluno, tal como na análise, a transferência reedita os impulsos e fantasias impressas nos primeiros anos de vida, a partir das relações parentais e fraternais que foram determinantes para o sujeito na sua constituição. É o estabelecimento da transferência, nessa relação, que torna possível a aprendizagem. Neste trabalho, porém, interessou-nos verificar, a partir do relato de alunos e professores, os casos em que a transferência não se estabelece devido à interferência de dois fenômenos antagônicos: o amor demasiado e a recusa. Para isso, adotamos como metodologia a Conversação, proposta pelo psicanalista Jacques-Alain Miller, a qual se revelou um método para a aplicação da psicanálise aos sintomas da modernidade, entre os quais se podem localizar os sintomas escolares. Com as conversações foi possível confirmar que, na transferência escolar, há um engano sobre a pessoa: o professor é tomado pelo aluno como um substituto de alguma figura do seu passado infantil. O inédito neste trabalho, porém, foi constatar que isso tem gerado mal estar no professor, na medida em que, não aceitando esse engano, age como se os afetos despertados pelos alunos fossem dirigidos especificamente à sua pessoa.

Year

2019

Creators

Jacia Maria Soares dos Santos

Perfil do atendimento oncológico e utilização dequimioterápicos em pacientes do Hospital Mário Penna

O Hospital Mário Penna (HMP) é uma instituição filantrópica especializada em oncologia que possuí 60 leitos. Ele é mantido pela Associação dos Amigos do Hospital Mário Penna, entidade de caráter assistencial e sem fins lucrativos. O HMP é classificado pelo Ministério da Saúde como CACON II (Centro de Alta Complexidade em Oncologia II), sendo referência no estado de Minas Gerais por ser o único hospital de Belo Horizonte, capital do estado, a tratar unicamente doentes oncológicos. A grande maioria dos pacientes são pessoas carentes eoriginários de outras unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).O presente trabalho apresenta os resultados de cinco anos (2000 a 2004) de coleta e consolidação de dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC), compara os casos analíticos e não analíticos atendidos nesse período no HMP e também analisa o consumo de medicamentos quimioterápicos, nos tumores mais incidentes no segundo semestre do ano de 2006, comparando-os com os protocolos recomendados por instituições de referência, tais como: National Comprehensive Cancer Network (NCCN), National Cancer Institute (NCI) e Associação MédicaBrasileira/Conselho Federal de Medicina (AMB/CFM). O RHC possui papel relevante como fonte de informações sobre diagnóstico, tratamento e evolução de pacientes. As informações são colhidas a partir dos prontuários médicos e alimentam o software SISRHC, que foi desenvolvido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) especificamente para o processamento eletrônico de dados de basehospitalar. Os resultados mostraram que 7.446 pacientes foram classificados como analíticos, isto é, aqueles que tiveram seu diagnóstico definido e realizaram o tratamento no hospital, sendo 51,6% do gênero masculino. Os tumores de colo do útero, próstata, esôfago e mama corresponderam a 50% do total de casos e observou-se que 93,4% dos pacientes chegaram ao hospital sem tratamento prévio. A ausência de informações sobre estadiamento foi observada em 58,0% dos casos. Os casos não analíticos corresponderam a 4.081 pacientes, sendo 54,5% do gênero feminino. Os tumores mais incidentes também foram os de colo do útero, mama, próstata e esôfago, com aproximadamente 56% do total. O número de pacientes que chegou à Instituição sem tratamento anterior variou de 66% a 79%. A média de casos sem informação sobre estadiamento foi de 67%, superior à média dos casos analíticos. A análise de consumo de medicamentos quimioterápicos foi realizada no período de julho a dezembro de 2006 e mostrou que 491 pacientes iniciaram tratamento quimioterápico no HMP. Ao contrário do perfil geral dos casos, o gênero feminino foi maioria, 327 pacientes, perfazendo 66,6% dos casos. A utilizaçãodesses medicamentos foi analisada nos tumores de mama, estômago, colo do útero, próstata e bexiga e a comparação com as recomendações, verificadas nos compêndios médicos nacionais e internacionais, demonstrou que o tratamento disponibilizado aos pacientes tratados no HMP e pago pelo SUS esteve de acordocom o preconizado pela literatura científica mundial.

Year

2019

Creators

Vanessa Cristina Araujo

Capital e Trabalho no Brasil no Século XXI: o impacto de políticas de transferência e de tributação sobre desigualdade, consumo e estrutura produtiva

O debate sobre desigualdade e distribuição de renda ganhou fôlego na discussão econômica recente, especialmente devido à tendência de aumento da concentração de renda que tem sido verificada nos países desenvolvidos, além da grande repercussão do livro Capital in the twenty first century, de Thomas Piketty. No Brasil, uma série de dados e estudos apontam para a redução da desigualdade na primeira década dos anos 2000. Considerando que os impactos de um processo redistributivo podem ser diversos e estão interconectados, suas implicações merecem uma investigação detalhada. Nesse sentido, o objetivo da Tese foi analisar os impactos econômicos de modificações da distribuição dos rendimentos na economia brasileira. Para isso elaborou-se uma base de dados detalhada, que culminou em um modelo de Matriz de Contabilidade Social (MCS) e um modelo EGC. A MCS é desagregada para 10 famílias representativas definidas por nível de renda, enquanto o modelo EGC com dinâmica recursiva traz a inovação de incorporar a estrutura e os fluxos da MCS construída, detalhando a geração e a apropriação da renda por suas diferentes fontes, além do seu uso na economia brasileira. A metodologia foi aplicada a duas políticas de redistribuição de renda: o Programa Bolsa Família (PBF) e a Tributação sobre lucros e dividendos com respectiva desoneração da renda do trabalho. Os indicadores do modelo de Contabilidade Social e os resultados das simulações em EGC indicaram que a dinâmica de crescimento da economia brasileira é concentradora, de modo que, na ausência de mudanças estruturais ou de políticas redistributivas que atenuem esses efeitos, o padrão concentrador de renda tende a se reproduzir. Os resultados sugeriram que o PBF gera ganhos de renda para as classes que não são diretamente beneficiadas pelas transferências, pelos efeitos indiretos da política na geração de renda do trabalho e do capital. Uma conclusão inédita é que, além de desconcentrar a renda proveniente de transferências do Governo, o programa tem efeitos positivos sobre a desconcentração da renda do trabalho pelos seus efeitos de mudança na composição da produção setorial. Uma modificação da estrutura de tributação da renda das famílias, via tributação de lucros e dividendos concomitantemente a uma redução da tributação sobre a renda do trabalho, teria potencial de acelerar o processo de queda da desigualdade na economia brasileira. O consumo e a produção voltados para o mercado interno seriam incentivados. Contudo, a simples colocação do imposto, sem ganhos revertidos diretamente para as famílias na forma de redução de outros impostos traria um custo econômico. Os resultados permitiram concluir que políticas ou fenômenos redistributivos têm potencial de modificar a estrutura produtiva pelo seu efeito sobre o consumo, estimulando uma recomposição mais diversificada da estrutura produtiva e do investimento, o que pode atuar no sentido de minorar a estrutura concentrada de apropriação da renda no longo prazo. Conclui-se, também, que uma redução na desigualdade não implica custo econômico, embora seu efeito sobre crescimento seja pequeno.

Year

2019

Creators

Debora Freire Cardoso

Difusão de documentos fotográficos: análise de experiências de três instituições arquivísticas brasileiras no Facebook

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Year

2021

Creators

Suellen Alves de Melo

O direito à propriedade privada urbana como objeto de luta simbólica

A presente dissertação consiste no estudo do direito de propriedade a partir do problema da luta simbólica pela sua regulamentação. Com base na concepção de poder simbólico propõe uma reflexão sobre a invisibilidade das relações que cercam o ainda obscuro instituto da propriedade privada. As reflexões sobre esta invisibilidade revelam como velhos argumentos, por exemplo, o do fundamento da propriedade como direito natural ainda hoje surgem como justificativa de decisões institucionais. Além disso, concepções como a fundamentação da propriedade como direito fundamental ou a função social da propriedade podem também encobrir discursos de exclusão. A propriedade privada imobiliária é apresentada como construção social e histórica em sua relação com o fenômeno urbano, delimitador de novos conflitos a serem enfrentados. Com base nas críticas do direito urbanístico apontam-se os problemas que a atual regulamentação do direito à propriedade enfrenta e não consegue solucionar. A pesquisa desenvolve o estudo da propriedade a partir de concepções internas no campo do direito privado, todavia, dialogando com o direito público, história do direito, filosofia e a sociologia. Por fim, tomando por base a ideia de cooriginalidade entre a esfera pública e a privada a pesquisa discute a necessidade de normatização da propriedade com a participação tanto do direito privado quanto do direito público para o combate das desigualdades sociais.

Year

2019

Creators

Juliano dos Santos Calixto

Construção e reconstrução da identidade profissional do docente universitário em sua trajetória de carreira em instituições públicas

Este trabalho tem por objetivo analisar como docentes universitários de instituições públicas percebem a construção e reconstrução das identidades profissionais em suas trajetórias de carreira. Usando de metodologia quantitativa e qualitativa, a pesquisa de campo teve como um dos instrumentos um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a quatro grupos dos 86 pesquisados: entrantes (mestrandos e doulorandos); professores cotn cinco anos de experiência; professores com vinte anos de carreira; e professores com trinta anos de atividade docente. Um segundo instrumento de coleta de dados constituiu na elaboração de cartazes cotn desenhos de caricaturas do professor universitário, feitas pelos entrantes (da UFMG). As descrições das atividades docentes e dos perfis feitas por esses diferentes grupos revelaram variações significativas quanto aos motivos da escolha da carreira docente, as características do desenvolvimento da carreira e às atividades do professor, aos objetivos em relação à docência, aos significados de sucesso e as perspectivas identificatórias pessoais e profissionais nos últimos trinta anos. Coneluisc que as identidades profissionais e as carreiras dos docentes universitários são construídas e reconstruídas de maneira dinâmica, adequando- se prioritariamente às oportunidades surgidas. Estas oportunidades foeam­se nas recompensas como status; estabilidade; perspectivas de produção intelectual; de estudo permanente; de crescimento profissional sem gastos econômicos pessoais, especialmente em continuidade a participações em programas de iniciação científica; de relacionamentos com alunos e pares, entre outros. Conclni-se também que, na carreira docente, deve ser dada atenção especial aos processos de acesso, de profissionalização, de suporte para o desenvolvimento e de avaliação do trabalho do docente em instituições públicas. Visase cotn isso melhorar a qualidade da formação de novos profissionais, a atuação do doccnte no magistério, na pesquisa e na extensão e a própria universidade como preparadora de cidadãos e de competências para o atual mercado de trabalho, competitivo e mutável.

Year

2019

Creators

Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira