RCAAP Repository
A evolução dos modelos explicativos dos estudantes sobre circuitos elétricos sobre a natureza da luz em um currículo recursivo
Esta dissertação se refere a uma pesquisa sobre o desenvolvimento do pensamento dos estudantes na área de eletricidade (circuitos elétricos simples) e da óptica e física moderna (natureza da luz) em um ambiente de aprendizagem pautado por um currículo organizado em uma espiral de três níveis e na recursividade temática para a disciplina física. O entendimento dos estudantes foi acessado através do uso de dois instrumentos qualitativos que nós desenvolvemos. Nessa pesquisa nos detemos sobre três propósitos: (i) investigar se o terceiro nível do currículo recursivo influenciou no desenvolvimento conceitual dos estudantes; (ii) verificar o patamar de entendimento dos estudantes ao encerrar o terceiro nível do currículo recursivo e (iii) argumentar sobre a possível utilização dos instrumentos que desenvolvemos para acessar o entendimento dos estudantes, como um instrumento de avaliação do professor. Para atender aos dois primeiros propósitos, os nossos instrumentos de pesquisa foram apresentados aos estudantes da terceira série do ensino médio, em dois momentos distintos. Os dados coletados foram analisados qualitativamente através de sistemas hierárquicos de modelos, previamente categorizados e validados. Para avaliar a progressão no entendimento dos estudantes, medido comparando as diferenças entre os modelos mobilizados pelos estudantes nos dois momentos de medidas, os dados também foram analisados e modelados quantitativamente. Constatamos que as experiências que os estudantes vivenciaram no terceiro nível do currículo recursivo com os temas investigados nessa pesquisa, produziram efeitos significativos para o progresso em seus modelos. Porém, esses efeitos não foram igualmente verificados em cada uma das turmas que fizeram parte dessa pesquisa, por isso fomos cautelosos ao falar sobre a influência do ambiente de aprendizagem no desenvolvimento conceitual dos estudantes. Em relação ao patamar de entendimento dos estudantes ao encerrar a terceira série do ensino médio, verificamos que em relação ao funcionamento de circuito elétrico simples os estudantes têm maior representatividade no modelo que reconhece a diferença de potencial estabelecida por uma fonte como agente responsável pela corrente elétrica estabelecida no circuito. No caso da natureza da luz os estudantes apresentam, na mesma proporção, uma representatividade nos modelos que descrevem as acepções científicas das teorias da luz e no modelo que designa possíveis variações dessas teorias científicas.
Carência de professores licenciados em Matemática em Corrente: um estudo a partir das representações sociais
O fenômeno da carência de professores licenciados em matemática em Corrente, cidade localizada no extremo sul do Piauí, é o objeto de investigação desta tese. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que participaram um grupo de onze docentes atuantes em escolas públicas da região, subdivididos entre professores e gestores. Partiu-se, inicialmente, da apresentação de informações de interesse sobre a municipalidade e dados históricos sobre a educação piauiense, da colonização à redemocratização em 1985, com vistas a estabelecer a descrição do cenário de investigação. A carência de professores licenciados em matemática em Corrente foi observada sob a ótica da teoria das representações sociais de Moscovici, considerando sua abordagem processual, e Jodelet (2001), adotada como referência principal, além de outros autores. Foram estabelecidos como pressupostos os estudos sobre a profissão e a condição docente, atratividade profissional, a adequação da formação dos professores, a precarização de suas condições de trabalho, a escassez de professores, bem como análises de outros autores sobre planos que normatizam, em situações particulares, a carreira do magistério em instituições públicas de ensino, em outros contextos. Para a produção de dados, priorizaramse as narrativas produzidas pelos atores em entrevistas não-estruturadas e semiestruturadas, com posterior análise de conteúdo, tal como preconizado por Bardin (2016). Os resultados encontrados mostraram um conjunto de representações sobre a carência, vinculando-a a outras representações, tais como a concepção da docência como trabalho parcial e fonte de renda complementar, a questão da sua baixa atratividade profissional, bem como a formação improvisada de muitos professores que ensinam matemática na região. Têm-se, ainda, o descompasso entre as opções de formação e o mercado de trabalho locais, a desvalorização dos professores e do trabalho que exercem, o uso do emprego público de professor para controle da máquina pública e hegemonia da classe política governante numa situação de clientelismo, personalismo e fisiologismo políticos, dentre outros. Tais representações ancoram-se, ainda, numa visão negativa de matemática e seu ensino, objetivada sob o signo do bicho-de-setecabeças ou bicho-papão, bem como evidenciaram concepções de ensino-aprendizagem atreladas à pedagogia centrada no professor, tal como teorizado por Becker (2012a).
Vitamina A e a homeostase da mucosa intestinal
A vitamina A e seus análogos têm sido foco de estudos devido ao seu potente efeito na regulação da proliferação celular e diferenciação do epitélio, atividade antioxidante (REIFEN et al., 2002) e capacidade de induzir a diferenciação de células T reguladoras em associação à citocina TGF- (do inglês, Transforming Growth Factor ) (MUCIDA et al., 2007). Assim, nosso objetivo nesse estudo foi avaliar os efeitos da deficiência e suplementação da vitamina A em camundongos saudáveis e a ação desse nutriente na homeostase da mucosa intestinal, utilizando modelo murino de doença inflamatória intestinal, no nosso caso, a colite. Camundongos C57BL/6, fêmeas, com 4 semanas de idade foram submetidos a quatro tipos de dieta. Dieta deficiente em vitamina A (0 UI), normal - com 4000 UI, segundo a dieta AIN-93G (Reeves et.al,. 1993) - e duas dietas suplementadas com quantidades diferentes de vitamina A, a primeira contendo 10000 UI e a segunda 50000 UI do nutriente. Depois de sete semanas de dieta, foi induzida colite pela administração oral de dextran sulfato de sódio (DSS) por 6 dias para cada grupo experimental, além dos grupos saudáveis, aos quais não foi administrado o DSS. O perfil celular do baço, linfonodos mesentéricos (LNM), placas de Peyer e lâmina própria do cólon foi avaliado, além de parâmetros metabólicos. Nos animais saudáveis suplementados com vitamina A, houve um aumento de células B1 e de células T reguladoras (Treg) no baço, além de um aumento nas Treg nos LNM. O grupo deficiente em vitamina A mostrou redução das Treg nas placas de Peyer, além de um aumento na produção de IgG e IFN-, quando comparado com os animais controle. Nos grupos com colite, a suplementação com uma ou outra dose de vitamina A levou a um aumento das células T reguladoras no baço, LNM, placas de Peyer e lâmina própria, já a deficiência dessa vitamina causou uma redução de Treg no baço. Os animais com colite, suplementados com vitamina A também apresentaram um aumento de B1 no baço e redução dessa população nos LNM. Foi observado aumento dos níveis de imunoglobulina A (IgA) sérica e IgA secretória no grupo suplementado com maior dose de vitamina, assim como nos animais deficientes. A suplementação com vitamina A não causou nenhum distúrbio metabólico nem nos animais saudáveis nem nos animais com colite. Esse aumento nas células T reguladoras em animais suplementados com vitamina A, assim como o melhor desenvolvimento ponderal e do comportamento durante a indução da colite sugerem uma possível atividade antiinflamatória e moduladora por parte desse composto.
Relações de trabalho na Escola Municipal Água Branca
O tema proposto tem por finalidade a experiência vivenciada sobre as Relações de Trabalho na Escola Municipal Água Branca. Com objetivo de analisar e apresentar os fundamentos da Gestão Democrática, este trabalho mostra o significado do papel do bom dirigente da escola entre a comunidade escolar, professor/aluno, funcionários e pais. A escola democrática possibilita uma educação humanista e proporciona mecanismo para a formação de uma cidadania plena. Além de implementar um respeito mutuo entre a comunidade escolar, institui ainda os fundamentos legais da gestão escolar democrática dentro dos parâmetros administrativos, respeitando as hierarquias, a LDB e as peculiaridades da comunidade local. A metodologia utilizada para realizar esta pesquisa foi através da observação e depoimentos dos profissionais da escola, onde tive oportunidade de verificar o relacionamento no local de trabalho entre todos os seguimentos.
2019
Mariangela Morais Ramos Marielle Morais de Oliveira
Judges and courts destabilizing constitutionalism: the brazilian judiciary branch's political and authoritarian character
Contemporary democracies may confront several instances of exceptions that co-exist with constitutional institutions; they are never free from any risks. This Article relies on recent Brazilian judicial experiences in order to present and highlight how courts and judges, from within the institutional structure, can act as elite actors that endanger the constitutional system, giving it the characteristics of unstable constitutionalism. By presenting the recent political and juridical facts that drove Brazil to constitutional crisis, the work brings not only judicial rulings but also the institutional and corporative structure that served as the main methods of avoiding the judicial reforms that could have led to a true transition from dictatorship to democracy. The conclusion is that the Brazilian courts blocked effective transitional constitutionalism in Brazil, making room for the current unstable constitutionalism.
Recursos humanos e desempenho hospitalar na perspectiva da eficiência - um estudo em hospitais brasileiros de pequeno porte
O objetivo foi verificar se a gestão de recursos humanos contribui para o desempenho de hospitais de pequeno porte brasileiros (HPP) na perspectiva da eficiência. A partir de referencial que tratou da eficiência, desempenho hospitalar e mensuração de recursos humanos, utilizou-se da Análise Envoltória de Dados numa amostra de 702 hospitais extraídade levantamento censitário em 2777 HPPs. A hipóteseda gestão de recursos humanos contribuindo para a eficiência foi confirmada por ser a variável com maior necessidade de incremento para melhoria da eficiência. Outras variáveis também mostraram-se relevantes tais como número de leitos, natureza jurídica e distribuição regional.
2022
Junia Marçal Rodrigues Henrique Oswaldo da Gama Torres Allan Claudius Queiroz Barbosa Thiago Augusto Hernandes Rocha
Dossiê "Litígio estratégico e direitos humanos" - Apresentação
Iniciamos mais um ano, um ano muito especial, no qual apresentamos o décimo volume do projeto editorial da Revista Direito e Práxis. Nosso primeiro número desse ano, (vol. 10, n. 1, 2019, 25ª edição, jan-mar) se inicia com os tradicionais doze artigos inéditos da seção geral da Revista, seguidos por resenhas e traduções, além de um dossiê organizado pela pesquisadora Juliana Cesário Alvim (PPGD-UERJ) sobre “Litígio Estratégico e Direitos Humanos”.
Delaunay refinement for curved complexes
Este trabalho investiga o refinamento Delaunay para complexos curvos. Um complexo de manifold é definido como uma representação única para objetos geométricos requeridos na solução de equações diferenciais parciais. Os algoritmos de Chew e Ruppert, incluindo uma extensão para complexos curvos, são descritos uma nova perspectiva em dimensões arbitrárias. Um teorema para complexos simpliciais fortemente Delaunay é estendido para dimensões superiores, assim como um teorema fundamental do algoritmo de Bowyer-Watson é estendido para dimensões intermediárias no complexo simplicial. Alguns pontos de implementação também são abordados, como uma busca em leque para atualizar de maneira incremental um complexo simplicial de Delaunay, e predicados robustos em dimensões arbitrárias.
Indispensáveis Exemplares: a importância dos impressos na instrução pública (Minas Gerais, 1827 1854)
A presente dissertação de Mestrado se desenvolveu na interlocução os campos de pesquisa da história da educação e a história do livro e da leitura. Buscamos identificar a presença de alguns impressos nas aulas voltadas para a educação elementar, na província de Minas Gerais entre os anos de 1827 e 1854. O período é delimitado pela Lei de 15 de outubro de 1827, primeira lei imperial que tinha a educação como objeto, e Regulamento n. 28 de janeiro de 1854, que reorganizaria a instrução pública em Minas Gerais. Procuramos também, analisar as construções de representações em torno desses materiais por professores, delegados de círculos literários, presidentes de província e outros sujeitos ligados à imprensa e às sociedades políticas, literárias e filantrópicas, que passaram a ser criadas no período. Quais eram os impressos que, pensados/impressos ou não para as escolas, chegavam às mãos de professores e, alguns deles, nas mãos dos alunos? Como esses impressos se relacionavam com os conteúdos que deveriam ser ensinados e com os métodos de ensino previstos na legislação? Quais os sujeitos e os locais constituíam o que podemos chamar de circuito do impresso? Quais as possíveis razões para a escolha de alguns impressos em detrimento de outros? Tentamos responder a essas questões por meio do cruzamento de diversas fontes manuscritas e impressas, como por exemplo, legislação do período, correspondências ligadas à presidência da província de Minas Gerais, portarias da presidência de província aos delegados de círculos literários e artigos dos periódicos O Universal (Ouro Preto, 1825-1842) e Jornal da Sociedade Promotora da Instrucção Publica (Ouro Preto, 1832-1834). Como suporte conceitual, elegemos, fundamentalmente, Roger Chartier e Robert Darnton. Identificamos práticas que indicam a importância que os impressos assumiram no processo de escolarização na província de Minas Gerais, no segundo quartel do século XIX. Eles se tornaram elementos fundamentais que facilitaram, ou não, a apropriação de métodos de ensino; conduziram o ensino de determinados conteúdos; estiveram envolvidos em uma complexa dinâmica envolvendo práticas comerciais. Apesar das lacunas ainda existentes na pesquisa, acreditamos ter contribuído para a ampliação do conhecimento acerca da utilização de impressos no processo de escolarização, na primeira metade do século XIX, na província de Minas Gerais.
Estudo do papel da intervenção de Serviço de Assistência Domiciliar para pacientes co-infectados por vírus da Imunodeficiência Humana e Tuberculose recém desospitalizados de hospital referência em Belo Horizonte MG sobre a interrupção das terapias anti-retroviral e tuberculostática Belo Horizonte 2006
Introdução: Este trabalho se propõe avaliar a efetividade da intervenção do serviço da Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT) do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), sediado no município de Belo Horizonte Minas Gerais, comparado com a assistência exclusivamente ambulatorial entre pacientes co-infectados por Vírus da Imunodeficiência Humana e Tuberculose (VIH/TB) quanto à taxa de sucesso no tratamento de TB e à interrupção da terapia Anti-retroviral (ARV) e/ou tuberculostática por período de um ano após a alta hospitalar. Métodos: Realizou-se estudo de Coorte não concorrente, não randomizado e não pareado. Analisaram-se todos os prontuários de pacientes que obtiveram alta do HEM com diagnóstico de infecção por VIH entre o período de 01 de janeiro de 1998 a 31 de dezembro de 2002. No período estudado, 1363 prontuários foram revisados. Foramencontrados critérios de inclusão em 286 pacientes, destes foram excluídos 65, restando 221 prontuários que formaram 240 unidades amostrais. A comparação entre os grupos para a conclusão do tratamento de TB foi realizada pelo método de regressão linear e a comparação das taxas de interrupção das terapias ARV e/outuberculostática pelo método de regressão logística de Cox. Foram avaliados fatores de risco para interrupção das terapias através de análises uni e multivariadas. Valores de p inferiores a 0,05 foram considerados significativos. Resultados: Das 240 unidades amostrais do estudo, 57 foram submetidas à intervenção da ADT/HEM (grupo 1) e 183 foram assistidas exclusivamente por serviços ambulatoriais (grupo 2). A conclusão do tratamento de TB foi obtida por 73,7% dos pacientes do grupo 1 e por 72,7% dos pacientes do grupo 2 com p igual a0,882 e coeficiente beta () igual a -0,10 e intervalo de confiança (IC) de 95% entre - 0,14 e 0,12. A interrupção das terapias foi desenvolvida por 28,1% dos pacientes do grupo 1 contra 42,1% dos pacientes do grupo 2 com p igual 0,129 e Relative Hazard (RH) de 0,65 com IC 95% entre 0,37 e 1,13. Na análise multivariada, para o grupo 1, o fator de risco mais importante para a interrupção da terapia foi ser mais jovem que 35anos com p igual a 0,030 e RH de 4,19. Para o grupo 2, os fatores de risco mais importantes foram o histórico de uso de drogas ilícitas com p igual a 0,001 e RH de 2,52, pacientes do sexo feminino com p igual a 0,003 e RH de 2,37, culturas negativas para micobactérias com p igual a 0,015 e RH de 2,01, a escolaridade inferior a oito anos com p igual a 0,026 e RH de 3,82, idade inferior a 35 anos com p igual a 0,041 eRH de 1,77 e a não introdução da terapia ARV de alta potência (HAART) antes da alta hospitalar com p igual a 0,045 e RH de 1,73.Conclusões: Ambos os serviços devem melhorar as suas taxas de sucesso para a terapia de TB para atingir as metas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Pacientes mais jovens que 35 anos, sem outros fatores de risco para interrupção da terapia, devem ser, preferencialmente, encaminhados para serviços ambulatoriais. Jápacientes usuários de drogas ilícitas, do sexo feminino, com escolaridade inferior a oito anos, que ainda não iniciaram HAART durante a internação devem, preferencialmente, ser encaminhados para intervenção da equipe da ADT/HEM após a alta hospitalar. O período de um ano de seguimento pode ter sido muito curto para avaliar o desfecho principal.
A TV em Pânico: o enquadramento das celebridades no Pânico na TV
Este trabalho tem o objetivo de analisar o enquadramento construído pelo Pânico na TV ao universo das celebridades, isto é, os significados, valores e o posicionamento que o programa estabelece para o mundo dos famosos. Além disso, pretende perceber a relação deste enquadramento com traços da situação sócio-cultural de um público, inscrito, portanto, em uma perspectiva relacional. A partir desta perspectiva fundante, apresentamos a busca pelas balizas teórico-conceituais e metodológicas mais adequadas aos nossospropósitos. As referências que balizam nosso olhar sobre a televisão são apresentadas por dois eixos complementares: a história da televisão como aparato técnico e como forma de relação que atende, ao mesmo tempo em que ajuda a criar, demandas sociais e culturais.Após situarmos a proposta humorística do programa na configuração histórica de um campo de possibilidade que permite sua existência, apresentamos a nossa compreensão do humor como vinculação social e indicativo cultural, bem como as formas que parece ganhar no programa, quais sejam a paródia, a ironia e a sátira. Partimos assim para a compreensão do conceito de celebridades, tal como se apresenta no cenário contemporâneo da valorização da visibilidade midiática e das tecnologias de auto-produção e autodistribuiçãode produtos simbólicos. Como metodologia, temos um percurso composto de etapas mutuamente imbricadas, que usamos para analisar quatro edições do programa: a análise do panorama de inscrição do fenômeno; a caracterização do objeto enquanto formasignificativa; a análise de conteúdo; e a análise do enquadramento de casos exemplares de interação entre o programa e quatro tipos de celebridades (uma aspirante a celebridade, uma recém-célebre de oportunidade, uma ex-celebridade e uma celebridade reconhecida).Percebemos, com isso, a pluralidade de enquadramentos com que o programa trabalha e como eles se alinham com a proposta e os valores mais gerais do Pânico na TV.
Simulação via método dos elementos finitos da distribuição tridimensinal de temperatura em estruturas em situação de incêndio
Nos últimos anos no Brasil, houve um aumento significativo do interesse por análise e projeto de estruturas em situação de incêndio. Em 1999, a Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou a norma NBR 14323, relacionada às estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto, a qual encontra-se atualmente em processo de revisão. As estruturas de concreto estão sendo estudadas, esperando-se que em breve exista também uma norma brasileira tratando das mesmas. As normas apresentam procedimentos que, em diversas situações, incorporam simplificações na determinaçãoda distribuição das temperaturas atuantes na seção transversal dos elementos estruturais em situação de incêndio. Neste trabalho, a precisão de vários desses procedimentos é avaliada. Para isso, foi desenvolvido um algoritmo computacional para execução de análise térmica transiente e não-linear de modelos bidimensionais e tridimensionais, com base no Método dos Elementos Finitos. Foram modelados diversos exemplos de elementos estruturais de aço, de concreto e mistos, com e sem proteção contra incêndio. Os resultados obtidos foram comparados e avaliados criticamente face a resultados de procedimentos de normas e valores provenientes de literatura especializada.
Modificações fisiológicas e produtivas do capim- marandu proporcionadas por bactérias promotoras do crescimento vegetal
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Quintais agroflorestais: características agrossociais sob a ótica da agricultura familiar
O presente trabalho tem por objetivo investigar aspectos relacionados a características agrossociais sob a ótica dos agricultores familiares residentes em quintais agroflorestais do núcleo rural de Ponte Alta, Gama - Distrito Federal, Brasil. A presente pesquisa se caracteriza metodologicamente como de natureza quantitativa, exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário estruturado, contendo questões que remetiam à percepção e comportamento do produtor entrevistado sobre a temática em análise. O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise estatística descritiva, com o uso do software R². Através da aplicação do questionário foi possível caracterizar os agricultores familiares residentes em quintais agroflorestais na região estudada. A amostra representou 55,62% do universo do estudo. Foram entrevistadas 99 pessoas com idade entre 18 e 83 anos. Quando indagados sobre o número de filhos de cada entrevistado, observou-se que 52% dos entrevistados possui um, dois, três enquanto 10,20% não possui nenhum filho. A partir desses resultados conclui-se que os agricultores familiares da região de Ponte Alta – Gama possuem pouco grau de instrução. A fonte de renda que foi considerada mais importante para os entrevistados foi a ‘Por fora da propriedade’, em que 51,02% dos indivíduos consideram a principal. Ao observar que a renda obtida a partir de investimentos na propriedade é baixa, verifica-se que os recursos provenientes da unidade de produção não são suficientes para suprir as necessidades das famílias, levando-as a envidar esforços na busca de outras rendas fora da propriedade rural.
2022
Rosana de Carvalho Cristomartins Juliana Martins de Mesquita Matos Cledinaldo Aparecido Dias Kever Bruno Paradelo Gomes
Remuneração e competências: onde termina a retórica e começa a realidade? Um estudo de caso numa empresa do setor siderúrgico
Com este trabalho objetivou-se refletir sobre a articulação entre práticas de remuneração e a noção de competências mediante a análise de um modelo organizacional em uma empresa do setor siderúrgico do Estado de Minas Gerais. A crescente utilização da noção de competências como referência para a gestão de pessoas desperta o interesse na forma como se aplica ao processo de remuneração em face das limitações do sistema tradicional de remuneração num contexto de constantes mudanças. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa-descritiva tendo como principal instrumento para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Pelos resultados, verifica-se que a vinculação entre remuneração e competências ocorre por meio do processo de avaliação de desempenho e que se fazem presentes várias contradições entre a concepção do modelo e sua aplicação instigando uma discussão sobre a retórica e a realidade desse tipo de prática. Além disso, percebe-se a complexidade e a diversidade de variáveisenvolvidas na arquitetura de um modelo de remuneração e sua operacionalização.
Território, identidade e multifuncionalidade: a produção familiar do queijo canastra em comunidades rurais do município de São Roque De Minas MG
O modo de fazer queijo artesanal constitui uma herança cultural transmitida entre gerações. Os primeiros fabricantes de queijo vieram de terras portuguesas e das zonas de mineração em declínio que aos poucos povoavam o Oeste das Minas Gerais durante o século XVIII, a territorialização, entretanto, se firmava com a criação do gado e o excedente do leite produzido usado para a elaboração de queijos. Atualmente, esse produto artesanal é um patrimônio imaterial o que contribui para a revalorização do produto. A produção artesanal de queijo é a base da economia doméstica de inúmeras famílias assentadas na zona rural do município de São Roque de Minas MG. A lida diária com o gado e o trabalho manual exigem dedicação e persistência dos membros das famílias. Apesar, das mudanças no espaço rural, nota-se que parte das unidades de produção familiar em comunidades desse município preserva valores de um rural que para alguns ficou esquecido no tempo. Novas ruralidades surgem no território queijeiro, as famílias produtoras que continuaram a produzir queijo almejam melhorar a qualidade a partir da própria experiência, a maioria ainda resiste à certificação do produto tal como aos financiamentos para investir na produção. O objetivo do trabalho é analisar a produção familiar do queijo Canastra a partir do entendimento espacial sobre a organização social estabelecida em comunidades e o modo de vida e identidade dos agricultores familiares. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa qualitativo e técnicas de observação direta, entrevista semiestruturada e história oral e de vida mediante a realização de pesquisa de campo em seis comunidades do município de São Roque de Minas e na área de entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra. Os dados apontam para uma diversidade da agricultura familiar, inserção de atividades não agrícolas ,baixo associativismo e certa autonomia produtiva e administrativa das propriedades rurais investigadas em relação ao mercado.
O novo ensino médio na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais: um estudo da implementação do tempo integral e integrado
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Estudo clínico da aplicação sequencial de salina hipertônica 7,5% sobre a resposta clínica e hemograma de cães em terapia para sepse grave decorrente da síndrome da diarreia hemorrágica aguda
Na clínica de animais de companhia é alta a frequência de cães com síndrome da diarreia hemorrágica aguda associada a quadros de sepse, o que acarreta alta mortalidade. Nesses eventos, encontra-se um desequilíbrio entre a produção e liberação das citocinas pró e anti-inflamatórias. Assim, o emprego de substâncias imunomoduladoras se torna importante nesses pacientes, em destaque a solução salina hipertônica, que além de propiciar interferências no quadro hemodinâmico, vem demonstrando ter um potencial anti-inflamatório. Nesse contexto, objetivou-se, em um ensaio clínico controlado aleatorizado de centro único (Hospital Veterinário da UFMG), estudar os efeitos imunomoduladores da adição da solução salina hipertônica a 7,5% de forma sequencial aos 24 e 48 horas, após início do tratamento padrão sobre variáveis clínicas e hemograma completo em cães com quadro de sepse grave decorrente da síndrome da enterite hemorrágica aguda. Para tal, 12 cães foram aleatoriamente distribuídos em dois grupos, sendo um controle (CON) e outro com solução salina hipertônica 7,5% (SSH). Avaliou-se nos tempos zero (T0), 24 horas (T24), 48 horas (T48) e 72 horas (T72), sendo coletados os dados clínicos e laboratoriais referentes ao experimento. O grupo CON recebeu, além do tratamento padrão, solução Ringer com Lactato em bolus de 5 mL/kg em 4 minutos no T24 e no T48, e o grupo SSH recebeu SSH 7,5% em bolus, também nos T24 e T48 no volume de 5 mL/kg em 4 minutos. Como objetiva-se analisar o efeito tardio da SSH 7,5%, as coletas em cada tempo foram realizadas anteriormente à administração dos bolus nos dois grupos. Avaliaram-se hemograma completo e variáveis clínicas como escala AVDN, grau de desidratação, frequência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS), frequência respiratória (f) e temperatura retal (TR). Os dados paramétricos passaram pela análise de variância em blocos ao acaso e posterior teste de Student Newman Keuls objetivando-se verificar o efeito do tempo em cada grupo. Para verificar o efeito do tratamento em cada tempo realizou-se o teste t de Student. Os dados não paramétricos submetidos ao teste de Friedman para efeito tempo e teste de Mann Whitnay para o tratamento em cada tempo. As variáveis sem distribuição normal realizou-se transformação logarítimica. Todas as análises foram consideradas com nível de significância de P0,05. Como resultado das variáveis clínicas, observou-se diferença significativa no grupo SSH com uma elevação da PAS e redução da FC, fato não observado no grupo CON. Referente à série vermelha do hemograma, o hematócrito caiu igualmente em ambos os grupos no T24, a hemoglobina caiu no grupo CON no T24, porém no grupo SSH apenas no T48. As variáveis da série branca os leucócitos totais do grupo SSH apresentaram uma elevação significativa, estando dentro da faixa de normalidade no T72, fato não observado no grupo CON. Os segmentados não apresentaram diferença significativa, porém o grupo SSH obteve um aumento de 9,5 vezes no T72 comparado com o T24 e no grupo CON houve aumento de apenas 2,5 vezes nos mesmos tempos (P=0,09). Grupo SSH apresentou uma elevação significativa dos monócitos no T72 em comparação ao T24, já o grupo CON não obteve o mesmo desempenho. As plaquetas no grupo CON apresentaram redução no decorrer dos tempos, mas no grupo SSH se manteve estável. Quanto as variáveis proteína total (PT) e albumina em ambos os grupos apresentaram redução significativa em comparação do T24 com o T0, porém na variável globulina no grupo CON observou-se redução significativa em comparação ao T0, e no grupo SSH manteve estável durante todos os tempos. Assim a SSH 7,5% se torna uma alternativa promissora no tratamento de cães com síndrome da enterite hemorrágica aguda. apresentando resultados benéficos hemodinâmicos e imunomoduladores
Domínios discursivos: uma visão cognitiva da estruturação de narrativas orais
Um corpus composto de 13 narrativas orais, cm português do Brasil, foi analisado em ternios de seus valores TAM (Tempo, Aspecto e Modo) e checou-se que o sistema verbal serve à função discursiva de marcar qual material lingüístico pertence à Figura Narrativa, qual pertence ao Fundo e qual ao Discurso Direto. Comprovou-se, dessa forma, que a estrutura de narrativas orais reflete o princípio da percepção cognitiva da distribuição de elementos em figura e fundo (Hopper 1979, baseado na Psicologia Gestalt). Este trabalho visou a aliar as teorias dos Espaços Mentais (Fauconnier 1994, 1997) e da Mesclagem Conceituai (Fauconnier & Turner 1996, 1998, 2002), integrantes da Semântica Cognitiva, aos conceitos da Gestalt, para melhor descrição da realidade cognitiva do narrar oral. Com essa finalidade, propôs-se que Figura, Fundo e Discurso Direto podem ser vistos como domínios discursivos independentes, interconectados. Cada um desses domínios apresenta certas características gerais em termos das noções discursivas (BASE, FOCO, EVENTO, PONTO DE VISTA) e das categorias tempo-aspectuais (presente, passado, futuro, perfectivo, IMPERFECTIVO, PROGRESSIVO, PERFEITO), que estão em Cutrer (1994). Trechos extraídos das narrativas componentes do corpus foram diagramados e ficou demonstrada a adequação de se descrever a estrutura de textos narrativos orais em termos do quadro teórico da Semântica Cognitiva e seu conceito de espaços mentais.
O olhar estrangeiro para as doenças, os remédios e as práticas de cura indígenas: uma análise da obra Natureza, doenças, medicina e remédios dos índios brasileiros (1844) de Karl Friedrich Phillip von Martius
Entre os anos de 1817 e 1820 os naturalistas bávaros Karl Friedrich Phillip von Martius e Johann Batist von Spix realizaram uma expedição em terras brasileiras, percorrendo grande parte do território. Aqui, tiveram contato com diversos povos indígenas e, a partir da visita, produziram diversas obras sobre o Brasil e os seus habitantes. A fonte principal desta pesquisa é uma obra produzida por Martius cujo título é Natureza, doenças, medicina e remédios dos índios brasileiros, publicada na Alemanha, no ano de 1844. Nela, o autor dedica-se ao estudo e descrição da forma como os índios entendiam e lidavam com a doença, como curavam e quais os remédios e práticas curativas eram por eles utilizados. Nosso objetivo aqui é entender como Martius fez ver o indígena e suas práticas de cura, isto é, como olhou para o outro, como construiu alteridades e identidades a partir de seus escritos, como traduziu o visto e vivido em terras brasileiras e como avaliou e justificou as semelhanças e diferenças entre a medicina europeia e as artes de curar dos nativos do Brasil.