RCAAP Repository

O drama satírico: gênero híbrido e intertextual

A presente pesquisa trata do ensino da argumentação, a partir de uma perspectiva interacional e discursiva, como objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. O objetivo central desta pesquisa é desenvolver um objeto de aprendizagem do tipo jogo digital para o ensino de estratégias argumentativas. Esta proposta motivou-se no fato de grande parte dos alunos concluírem o ensino fundamental sem a consolidação de determinadas habilidades argumentativas. A segunda motivação é que os adolescentes vivem imersos no ciberespaço e são seduzidos pelos diversos recursos e aplicações nele disponíveis, sobretudo pelos jogos digitais. Assim, buscamos pensar um projeto de ensino que possa contribuir para a formação da competência argumentativa dos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. As questões que nortearam a proposta deste trabalho foram: Quais estratégias argumentativas, para a produção escrita, seriam mais adequadas para o ensino no último ano do ensino fundamental? Seria possível e viável elaborar um jogo digital educacional para o ensino de estratégias argumentativas? Para obter respostas a essas perguntas, a pesquisa foi planejada como pesquisa de intervenção, de natureza qualitativa, visto que a prática seguida de reflexão é o caminho investigativo privilegiado em investigações dessa natureza. O produto desta pesquisa é constituído de um jogo digital educacional e de um conjunto de módulos didáticos compostos por oficinas de leitura, compreensão e produção de texto, com foco no gênero discursivo artigo de opinião. O objetivo do projeto de ensino é, através das atividades que constituem o jogo digital e os módulos didáticos, desenvolver e consolidar habilidades básicas que possibilitem aos estudantes argumentar para persuadir, convencer e orientar os modos de pensar, de ver e de sentir do outro (AMOSSY, 2007, 2011). O referencial teórico fundamenta-se, sobretudo, nos estudos sobre argumentação e retórica de Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005); Ruth Amossy (2000, 2006, 2011), cuja proposta é articular Retórica, Nova Retórica e Análise do Discurso; Koch (1984, 1996, 2000), Abreu (2009) e Fiorin (2014/2015). Os resultados esperados na aplicação dos dois produtos resultantes deste trabalho são, dentre outros, o desenvolvimento de determinadas habilidades argumentativas e uma aprendizagem mais significativa e dinâmica .

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2019-08-10T13:17:17Z

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Vanessa Ribeiro Brandao

O racismo na sala de aula: uma intervenção com professoras da RME/BH

A escola é um espaço de formação que pode construir ou desconstruir representações sociais em relação ao gênero, à etnia e à orientação sexual. A interação realizada dentro da escola influencia fortemente na formação das crianças que aprendem nesse espaço a se posicionar diante das questões do mundo, de outras pessoas, a tomar decisões, a viver em comunidade. A questão racial é um tema difícil de ser abordado, principalmente na primeira infância ou educação infantil. Nesse sentido, as inquietações que moveram a realização deste trabalho foram: as professoras da educação infantil reconhecem situações de discriminação racial no cotidiano escolar? E, caso reconheçam, como elas lidam com essa situação? Foi usada a técnica de grupo focal, realizado com a presença de cinco professoras da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME/BH), Minas Gerais, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH). O debate expressou a preocupação das professoras em não saberem lidar com situações de discriminação racial com crianças da educação infantil que ainda existe a ausência de preparo dos docentes para lidarem com situações de discriminação racial em sala de aula. A falta de conhecimento sobre a Lei 10.639/03 entre as participantes do grupo focal demonstra que as iniciativas do poder público em aplicar as diretrizes desta lei ainda são insuficientes.

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2019-08-12T21:42:25Z

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Leticia Coelho de Oliveira

Aquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médio

Este trabalho investiga as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre duas questões ambientais: o aquecimento global e o buraco da camada de ozônio. Por meio da análise de dados obtidos pelas respostas dos estudantes aos questionários, verificou-se a participação da escola e a influência da mídia na formação conceitual do aluno. Percebemos que embora esses temas estejam inseridos no currículo escolar repetidas vezes em séries distintas, o grupo analisado não possuía uma diferenciação clara entre esses dois fenômenos, sendo necessária uma nova intervenção.

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2019-08-11T04:18:13Z

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Sirlandia Kelis Pereira Agra Galvão

A análise de assunto na literatura ficcional infantil: categorias para ler o que você tem

Considerando a necessidade de investigação, na biblioteca escolar, da análise de assunto na literatura ficcional infantil, buscou-se identificar os procedimentos de indexação, relativos à leitura técnica, identificação e seleção de conceitos de três títulos literários. Utilizou-se o método deProtocolo verbal, para obtenção de relatos de quatro indexadoresdurante o processo de análise, o que possibilitou obter informaçõesqualitativas. Um exercício adotando a metodologia de Pejtersen paraindexação foi executado pelos indexadores. A análise de assunto dosindexadores foi confrontada com a categorização, efetuada pelopesquisador, da leitura de nove crianças leitoras, que identificaramtermos e frases durante a leitura dos textos. Os resultados demonstramque o indexador, na literatura ficcional infantil, tenta adotar procedimentos de análise, semelhantes à literatura não ficcional. O textoliterário exige do indexador uma análise de assunto mais subjetiva,devido às características estéticas do texto. O que irá demandarestratégias de leitura que incluam a leitura completa do texto; habilidadeem reconhecer estilos e gêneros literários, recursos gráficos e delinguagem etc. O método de Pejtersen, as Dimensões da Ficção,poderia ajudar a identificar a palavra mágica ou atinência. A categoriaIntenção do Autor deveria ser renomeada.

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2019-08-10T16:32:12Z

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Margareth Egidia Moreira

As exigências de performatividade e seus impactos na identidade dos diretores escolares: municipio de Contagem-MG

Esta dissertação tem como objetivo analisar os impactos das avaliações externas à escola sobre a identidade dos diretores escolares, na rede de ensino fundamental em Contagem-MG. A identidade foi analisada à luz das exigências de performatividade assentadas nas avaliações externas à escola e no regime de competição estabelecido pela eleição do(a) diretor(a). O estudo tentou responder à questão: Como se estrutura a identidade dos diretores escolares diante das exigências de performatividade? Ou ainda, como está a subjetividade dos diretores escolares diante das avaliações externas? É um estudo que se localiza no escopo da micropolítica, ou seja, o espaço é a unidade escolar, local onde se concretizam as práticas educativas que constam na legislação e nas políticas específicas do município. Apesar de a expectativa teórica envolver alguns conceitos já trabalhados na sociologia das organizações e nas Teorias da Administração, a abordagem analítica que mais importou foi a dos discursos dos atores diretamente envolvidos. Para tanto, foram realizadas vinte entrevistas a partir de um roteiro previamente estabelecido. A pesquisa foi realizada junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Contagem e considerou os seguintes dados: números de escolas, número de diretores eleitos, número de alunos, quantidade de trabalhadores, regras de eleição e de mandato, tempo de mandato, colégio eleitoral. Em cada uma das 69 escolas, foi, ainda, coletados dados referentes à idade, formação acadêmica do diretor bem como seu tempo de serviço na rede municipal. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um diretor e dois professores de cada regional educacional, com o Secretário de Educação e com um membro do núcleo de uma das regionais. Nas entrevistas foram abordados temas tais como, a participação da comunidade, o funcionamento do Colegiado, a relação do diretor com a Secretaria de Educação e os impactos das avaliações externas

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2019-08-14T03:20:32Z

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Marcos Welington de Lima

Diagnóstico de uso de fontes de informação para gestão de coleções em bibliotecas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

Tendo em vista a importância da existência de acervos nas bibliotecas escolares que atendam às necessidades dos alunos e que contribuam na formação dos discentes como cidadãos leitores e críticos, este trabalho busca identificar e diagnosticar as fontes de informação utilizadas pelos profissionais bibliotecários no processo de gestão de coleções nas bibliotecas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH), que embasam a tomada de decisão.Escolheu-se a rede pública devido à dificuldade maior dos alunos desta rede em adquirirem seus próprios livros. Foi realizada a revisão de literatura sobre os temas: biblioteca escolar e desenvolvimento de acervo. Constitui-se em uma pesquisa documental, analisando o documento de Política de Desenvolvimento de Acervo, da rede de educação em estudo, em confronto com as indicações daliteratura a respeito do desenvolvimento de coleções e biblioteca escolar; e houve aplicação de questionários aos bibliotecários com a finalidade de diagnosticar as fontes de informação utilizadas por estes. Apresenta, portanto, a análise dos dados coletados e conclui trazendo uma simplória conjuntura da condição dos acervos nas bibliotecas escolares da RMEBH supervisionadas pelos profissionais entrevistados.

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2019-08-13T20:03:02Z

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Fabiane Neves Fonseca Andrade

Epidemiologia e perfil microbiológico das infecções odontogênicas de pacientes internados em um hospital público de Belo Horizonte

Infecções odontogênicas originam-se nos dentes ou tecidos adjacentes e podem ser de difícil abordagem. No Brasil, relatos referentes à epidemiologia da doença são escassos. O objetivo do estudo foi levantar dados clínicos e microbiológicos de pacientes internados em decorrência de infecção odontogênica em um Hospital Público de Belo Horizonte. Para avaliar o perfil epidemiológico do processo, prontuários de 119 indivíduos hospitalizados em decorrência de infecções odontogênicas graves foram estudados. Amostras de secreção foram obtidas de 30 pacientes, diluídas e cultivadas em meios seletivos e não seletivos, em atmosferas de aerobiose e anaerobiose. Entre os casos analisados, houve uma maior ocorrência do gênero feminino e a média de idade dos pacientes foi de cerca de 28 anos. Os períodos médios de internação e de evolução da infecção foram de aproximadamente sete dias. Em apenas 25,2% dos casos, a etiologia foi determinada, sendo, a maior parte (21,8%), relacionada à cirurgia prévia. Dentes inferiores foram inicialmente acometidos em 72,3% dos casos, em especial o terceiro molar (31,9%). Alterações sistêmicas foram relatadas para 18,5% dos pacientes, destacando-se hipertensão arterial e diabetes mellitus. Disfagia, dispnéia e dislalia foram responsáveis por quase 97% das internações. O tratamento instituído foi antibioticoterapia associada (44,5%) ou não (53,8%) a drenagem cirúrgica. Os microrganismos mais prevalentes foram Streptococcus spp., anaeróbios obrigatórios, Staphylococcus spp., bastonetes Gram negativos anaeróbios facultativo e Corynebacterium spp., isolados de 70%, 56%, 46%, 33% e 23% dos espécimes clínicos, respectivamente. Também foram recuperados Neisseria spp. e fungos leveduriformes.Entre os anaeróbios obrigatórios os mais prevalentes foram os Peptoestreptococcus spp. seguidos de Fusobacterium spp. e Prevotella spp. Mais de um grupo microbiano foi recuperado da quase totalidade (90%) das amostras. Os dados demonstram que infecções odontogênicas graves no nosso meio apresentam similaridades e divergências em relação a relatos de outros autores.

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2019-08-10T02:45:11Z

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Augusto Cesar Sette Dias

Pinças ópticas e aplicações

Nesta tese apresentamos um estudo do pinçamento óptico de microesferas de poliestireno de 2.8 micra de diâmetro. Para isso, utilizamos a técnica de correlação de intensidades para caracterizar o movimento Browniano da microesfera presa no poço de potencial devido à pinça óptica. Mostramos que há dois modos independentes de caracterizar a pinça óptica usando a correlação de intensidades. Um medindo o tempo característico das flutuações Brownianas e o outro medindo a amplitude dessas flutuações. Encontramos equivalência entre os dois. Além disso, mostramos que ambos são consistentes com um terceiro método, o método da Força de Stokes. Como aplicações, apresentamos a medida do coeficiente de atrito sobre a microesfera em função da distância de seu centro de massa à interface vidro-água de nossas amostras. Medimos também o comprimento de persistência de uma molécula de DNA e a relação entre a constante de força da pinça óptica e a potência que chega à microesfera pinçada, medida com o microcalorímetro que desenvolvemos.

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2019-08-14T18:35:05Z

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Nathan Bessa Viana

Sistema de informação e processo comunicativo na percepção do risco das radiações ionizantes

Este estudo aborda a questão da percepção dos riscos tecnológicos modernos, em especial, aqueles das aplicações das radiações ionizantes, como um fenômeno social que se manifesta, desde a adoção de hábitos de vida, à aceitação ou rejeição de determinadas tecnologias, com conseqüências amplas que se estendem do bem-estar individual para a política, economia, cultura e organização social. O trabalho utiliza contribuições teóricas das Ciências Sociais e da Ciência da Informação para o entendimento da estruturação do conhecimento em sistemas de perícia técnica e da mudança do papel da informação na sociedade moderna, elementos essenciais para a análise do fenômeno da percepção dos riscos tecnológicos. A partir dessas contribuições, evidenciou-se a essencialidade do vínculo entre informação e percepção de risco, decorrente da incapacidade biológica humana em perceber a maioria dos perigos provenientes dessas tecnologias, deslocando a base da percepção da capacidade sensorial direta e autônoma dos indivíduos para a necessidade e habilidade de construir um sentido para a informação sobre o risco. Essas informações, por sua vez, provêm de extensas redes de sistemas de perícia técnica, cujos processos de comunicação com o público são questionados por setores da sociedade interessados em sua redefinição. Buscando-se um exame do papel da informação na percepção de risco, adotou-se uma abordagem quantitativa para a investigação da estrutura da percepção do risco das radiações ionizantes de profissionais da área de saúde e de estudantes, bem como das relações dessa percepção com aspectos do comportamento em relação à informação e ao próprio ato de receber informações. Na análise dos resultados da área de saúde, verificou-se a importância da informação em relação às outras dimensões componentes da percepção do risco das radiações, assim como se observaram relações parciais do comportamento informacional cotidiano com tal percepção. Para o público de estudantes, constatou-se uma relação causal entre informação e percepção do risco das radiações e a importância das representações sociais para a composição dessa percepção. Essas investigações tiveram como objetivo fornecer subsídios para projetos de sistemas de informação, entendidos como meios de comunicação entre públicos e sistemas de perícia técnica.

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2019-08-10T12:23:43Z

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Hudson Rubio Ferreira

Influência da deformação a morno e recozimento na evolução microestrutural, microtextura e comportamento mecânico de um aço inoxidável duplex UNS S32205

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2019-10-08T20:03:35Z

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Tairine Berbert Tavares

Greenpeace, espetáculo e internet: o intercruzamento entre diferentes modos de comunicação para a sustentação de debates na esfera pública

Esse trabalho argumenta que a organização Greenpeace consegue, através de um conjunto de recursos comunicativos, produzir insumos para a esfera pública de modo a configurar aquilo que se denomina de sustentação de debates na esfera pública. Os elementos fundamentais desse conjunto que foram explorados são tanto os recursos espetaculares como os digitais de comunicação que fazem parte da estratégia de comunicação da entidade. Argumenta-se, então, que a organização cívica Greenpeace produz dois elementos fundamentais para a sustentação de debates públicos. Esses elementos se constituem pela visibilidade e pela discutibilidade das contribuições críticas direcionadas aos debates em que ela se engaja. Eles são determinados, com intensidades distintas, respectivamente por dois âmbitos interacionais que se complementariam no processo de sustentação de debates públicos. Nesse sentido, em primeiro lugar, temos os media e, em segundo, a página institucional do Greenpeace na internet. Desse modo, enquanto a visibilidade é produzida, com maior ênfase, pelo âmbito interacional dos media, a discutibilidade é produzida, com maior nível de sofisticação e complexidade, no âmbito da comunicação digital do Greenpeace.

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2019-08-10T02:22:45Z

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Diogenes Lycariao Barreto de Sousa

O desempenho de estudantes de países africanos de língua oficial portuguesa no certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras)

Este estudo, inscrito na área da Linguística Aplicada, analisa o desempenho de examinandos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), na edição de 2018 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nossas discussões e análises basearam-se em reflexões no campo dos estudos de políticas linguísticas (Cf. SPOLSKY, 1998, 2004; SHOHAMY, 2006; DINIZ, 2010; 2012; RIBEIRO DA SILVA, 2011, 2013) e de avaliação (MESSICK, 1996; McNAMARA, 2000; SCHOFFEN, 2009; SCARAMUCCI, 2004, 2009, 2016). Também nos pautamos por problematizações sobre o conceito de lusofonia presentes, principalmente, em Faraco (2012, 2013); Ponso (2019) e Mariani (2004). O Celpe-Bras é um instrumento de política linguística (DINIZ, 2009) com importante papel no processo de difusão e promoção da língua portuguesa como língua adicional, tanto no Brasil, quanto no exterior. A certificação conferida pelo exame é hoje, entre outras abrangências, uma exigência para a participação no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), estabelecido entre o Brasil e países em desenvolvimento. Até 2012, o Exame não era exigido a estudantes de PALOP, que compõem cerca de 60% dos participantes do programa em questão, segundo informações disponíveis na página do Ministério de Relações Exteriores. Porém, a partir da publicação do Decreto Nº 7.948, de 12 de março de 2013 (BRASIL, 2013), a exigência do exame se estendeu a todos os estudantes estrangeiros, sem exceção. Dados cedidos pelo INEP para a composição do corpus desta pesquisa ‒ referentes a 106 participantes oriundos de PALOP – apontaram que 61,3% dos examinandos demonstraram proficiência na Parte Oral do exame. Por outro lado, na Parte Escrita, o desempenho foi significativamente inferior: 28,3% não foram certificados; 26,4% alcançaram nível Intermediário, certificação mínima atribuída pelo exame; 28,3% alcançaram nível Intermediário Superior; 15,1% ficaram no nível Avançado e 1,9%, no Avançado Superior. Com base na análise das produções escritas desses examinandos e considerando o construto que rege o exame, dedicamo-nos, neste estudo, a buscar elementos que nos levassem a compreender esse desempenho. Nas análises de nosso corpus, foram raras as inadequações lexicais, morfológicas ou sintáticas que comprometessem a leitura ou o entendimento dos textos produzidos. Também foram raros os equívocos de compreensão relativos aos textos-base de cada tarefa, que devem ser mobilizados nas produções dos examinandos. Concluímos que as principais razões que prejudicaram o desempenho desses examinandos estão associadas à dificuldade que eles apresentaram em estruturar adequadamente os gêneros discursivos solicitados em algumas tarefas, principalmente no que envolve a construção da interlocução. O resultado dessas análises nos permite, por meio de dados empíricos, questionar a política que exige de estudantes de PALOP a comprovação de proficiência por meio de um exame de português como língua adicional. Tal exigência parece indicar que o Estado brasileiro não legitima a língua portuguesa desses estudantes e desconsidera o fato de eles terem sido escolarizados em língua portuguesa. Essa postura se apresenta incongruente com as ideias de elo linguístico e cooperação subjacentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Uma vez diagnosticado que há, por parte desses estudantes de PALOP, candidatos ao PEC-G, necessidades relacionadas à produção de determinados gêneros discursivos, entendemos que a implementação de cursos que contribuam para a prática e vivência nesses gêneros seria mais relevante e adequada que a exigência de um exame.

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2021-06-21T21:49:26Z

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Natália Moreira Tosatti

Atuação do bibliotecário médico/clínico: estudo de casos múltiplos

Este trabalho visa avaliar e relatar a atuação do bibliotecário da área médica, que se transformou em bibliotecário clínico e bibliotecário médico. Ambos auxiliam na busca de informação da área médica e que dão embasamento para a tomada de decisão e até mesmo em avaliação de tecnologias em saúde. O quadro teórico faz um levantamento histórico da biblioteconomia clinica no mundo e um apanhado geral no Brasil, mostrando as principais bases de dados utilizados, interfaces e aplicabilidade. Também são relatados os documentos que compõem a Medicina Baseada em Evidencia (MBE), que atua como parte integrante da tomada de decisão. No que se refere aos procedimentos metodológicos, baseou-se na aplicação de questionário a profissionais atuantes na área e relacionados também ao seu papel de auxilio na tomada de decisão. Os resultados mostraram que as competências requeridas aos bibliotecários brasileiros que atuam na área da saúde são pouco específicas no que diz respeito às terminologias e outros aspectos da área em que atuam, o que, de certa forma, reflete no seu desempenho. Outro fator importante é a falta de capacitação na área e eventos como congressos voltados especificamente para a biblioteconomia médico/clinica. Porém este profissional caracteriza pela pró-atividade e capacidade de fornecer informações que possam subsidiar tomadas de decisão no cenário clínico. Considera-se que este profissional a cada dia seja parte integrante na tomada de decisão clínica e ganhe ainda mais competência mudando o perfil que o mantinha nos primórdios da biblioteconomia.

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2019-08-14T00:21:17Z

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Mariana Ribeiro Fernandes

Lazer e formação profissional: um estudo sobre licenciatura e bacharelado em Educação Física

A Educação Física é uma das áreas que tem apresentado expressivas contribuições para os campos de estudo e intervenção do lazer e nesse âmbito, o mercado de trabalho tem ofertado inúmeras possibilidades de formação de sujeitos para atuação em clubes, hotéis, acampamentos, empresas, academias, ONGs, escolas, institutos de educação, entre outros. Um dos espaços de formação para atuar nessas diferentes instituições são os cursos de graduação em Educação Física, que tem ofertado disciplinas, projetos de ensino, pesquisa e extensão que podem qualificar a ação desses profissionais. Na área da Educação Física existem duas formações distintas e específicas, uma situada no campo das licenciaturas, com suas possibilidades de inserção na educação formal e outra destinada à atuação fora da escola denominada de bacharelado. Este estudo tem como objetivo analisar o trabalho desenvolvido nas disciplinas relacionadas ao Lazer dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de Belo Horizonte/MG. Além disso, busco compreender as diferenças, as similaridades e as finalidades das disciplinas nos dois cursos analisando os discursos dos docentes sobre a aplicabilidade dos programas de tais disciplinas. Sobre os encaminhamentos metodológicos foram combinadas as pesquisas: bibliográfica e de campo em uma abordagem qualitativa de investigação. A pesquisa bibliográfica foi norteada pelas teorias sobre currículo; Educação Física e estudos da formação e atuação profissional no campo do lazer. O instrumento para a coleta de dados da pesquisa de campo foi a entrevista semi-estruturada realizada com os docentes das disciplinas sobre lazer nas instituições que ofertam os cursos de licenciatura e bacharelado concomitantemente e situados na cidade de Belo Horizonte. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática procurando analisar o trabalho sobre lazer dentro dos currículos da Educação Física na interface entre os discursos dos professores e os referenciais elencados para a análise. Pude constatar que o limite expresso na concepção sobre o lazer dentro da diferenciação entre as modalidades: licenciatura e bacharelado na Educação Física, é anunciada apenas na questão dos campos de atuação profissional. A diferença recai nos espaços de intervenção profissional (se escolar ou não escolar). Desta forma, o entendimento sobre lazer: seus conteúdos, interesses, histórico, concepções e significados é algo comum para ambas as modalidades. Além disso, há maior ênfase dos estudos sobre o lazer nos cursos de bacharelado e por isso, necessitamos ampliar as discussões sobre a problemática encontrada no cotidiano da formalização de programas e propostas das disciplinas nestes cursos, bem como a emergência em revisar os ordenamentos legais, no sentido da ampliação dos conhecimentos sobre o lazer nas licenciaturas. Acredito que a definição de saberes que estejam sustentados em uma formação profissional com ênfase na apreensão de conhecimentos reflexivos e críticos, consiga preparar os sujeitos para o processo de formação continuada, aptos a lidar com as contradições e contratempos sociais

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2019-08-11T04:44:54Z

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Rodrigo de Oliveira Gomes

Otimização do carregamento dos fornos de produção de aço (convertedores LD) minimizando custo

Diante da baixa demanda interna e invasão de aço importado de menor preço, agravado ainda pelos altos custos de produção das usinas nacionais devido principalmente aos elecados custos de energia, impostos e matérias-primas é cada vez maior a pressão para redução dos custos de produção e otimização dos diversos processos produtivos das usinas siderúrgicas nacionais. Neste contexto este trabalho buscou, através de ferramentas de otimização, melhorar a competitividade da empresa pela otimização do carregamento dos fornos da aciaria através da previsão da carga ou conjunto de menor custo, sem que houvesse impactos negativos significantes no processo de fabricação do aço nos convertedores LD. No modelo proposto é possível programar um aço de menor custo, otimizando os diferentes tipos de carga metálica, fundentes e escorificantes a serem carregados nos fornos, respeitando as restrições metalúrgicas e operacionais. Os resultados computacionais indicam que o menor custo está na direção da maximização do carregamento de cargas metálicas sólidas em detrimento de gusa líquido. Além disso, impactos no custo previstos pela modificação da composição química, por exemplo, do silício do gusa líquido, foram verificados.

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2019-08-11T17:54:50Z

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Ronaldo Adriano Alvarenga Borges

Valor nutritivo das silagens de três genótipos de milho em três estádios de maturação

Objetivou-se com este trabalho avaliar a ingestão voluntária, a digestibilidade aparente, a partição da energia, a produção de metano, a cinética de degradação e a degradabilidade ruminal em ovinos alimentados com as silagens de três híbridos de milho (BRS 1035, BRS 1031 e BRS 1001) colhidos em três idades (pastoso, farináceo e farináceo-duro). Os consumos de matéria seca por unidade de tamanho metabólico (CMS/UTM) variaram entre 43,36 a 62,02 g/UTM/dia, sendo que os animais alimentados com a silagem do híbrido BRS 1001 apresentaram maior consumo no estádio farináceo (p<0,05). Os valores de digestibilidade aparente da matéria seca (DAMS) variaram de 55,33 a 64,10. O consumo de proteína bruta por unidade de tamanho metabólico (CPB/UTM) variou de 2,39 a 4,27 g/UTM/dia. O consumo de fibra em detergente neutro por unidade de tamanho metabólico (CFDN/UTM) variou de 24,62 a 35,24 g/UTM/dia. Os valores de digestibilidade da fibra em detergente neutro (DFDN) variaram de 42,20 a 56,07% (P>0,05). Os consumos de energia bruta (CEB) variaram de 182,9 a 262,2 kcal/UTM/dia, de energia digestível (CED) de 103,26 a 152,33 kcal/UTM/dia e de energia metabolizável de 89,09 a 135,64 kcal/UTM/dia, os animais alimentados com as silagens do híbrido BRS 1035 colhido no ponto farináceo-duro apresentaram maior CEB, CED e CEM. Para os animais alimentados com as silagens dos demais híbridos não houve diferença nos CEB, CED e CEM com o avançar da maturidade da planta. Para o consumo de energia líquida (CEL), os animais alimentados com as silagens do híbrido BRS 1035 colhido no estádio farináceo-duro apresentaram valor superior ao da silagem colhida no estádio pastoso, sendo que não houve diferença no CEL da silagem colhida no estádio farináceo em relação as anteriores. Quanto as perdas de energia em relação a energia bruta consumida, a energia perdida nas fezes correspondeu a maior perda (37,01 a 45,36%), seguida pelo incremento calórico (IC) (19,59 a 35,56%), metano (4,88 a 6,88%) e urina (0,91 a 2,04%). Os valores de energia digestível (ED), energia metabolizável (EM) e energia líquida (EL) variaram de 2,42 a 2,86; 2,12 a 2,54; e 0,61 a 1,56 Mcal/kg de matéria seca ingerida. Para a ED e EM apenas as silagens do híbrido BRS 1031 apresentaram valores superiores para o estádio pastoso (p<0,05). Para a EL, as silagens do híbrido BRS 1035 apresentaram valores de EL inferiores para o estádio pastoso (p<0,05). O consumo diário de O2 e a produção de CO2 variaram de 23,0 a 32,06 L/UTM e 21,05 a 27,43 L/UTM, respectivamente. A produção de metano variou de 1,15 a 1,74 L/UTM, não havendo diferença significativa entre os tratamentos. A produção de calor variou de 113,62 a 155,84 kcal/UTM. Já os valores de coeficiente respiratório (CR) oscilaram entre 0,83 e 0,94. Não houve variação entre os tratamentos para os parâmetros de produção de metano em L/dia (20,82 a 32,55 L/dia), g/dia (0,82 a 1,24 g/dia), g/kg de matéria seca ingerida (17,36 a 22,78 g/kg de MS ingerida) e g/kg de matéria seca digestível ingerida (29,75 a 38,68 g/kg de MS digestível ingerida). Pela avaliação utilizando-se a técnica in vitro semi-automática de produção de gases, não houve diferença na produção cumulativa de gases (PCG) entre as silagens dos híbridos colhidas nos diferentes estádios de maturidade (P>0,05). O potencial máximo de produção de gases das silagens de todos os híbridos reduziu com o avançar da maturidade da planta, sendo a variação encontrada de 259,32 a 279,96 ml/g de matéria seca (MS). Os valores das degradabildades efetivas foram superiores para as silagens dos diferentes híbridos colhidas no estádio pastoso. Pela técnica in situ, foi observado para as silagens dos híbridos BRS 1035 e BRS 1001, maiores degradabilidades potenciais (DP) para as silagens colhidas no estádio farináceo-duro. Já para as silagens do híbrido BRS 1031, o maior valor da DP foi para a silagem obtida no ponto farináceo. Para a degradabilidade efetiva calculada à 2%/h a variação foi de 51,69 a 59,66%. Os dados relativos à degradabilidade ruminal da matéria orgânica apresentaram o mesmo comportamento que a degradabilidade da matéria seca. De acordo com os resultados obtidos nos diversos experimentos, para o híbrido BRS 1035, o estádio de maturidade recomendado para produção de silagem é farináceo-duro, já para o BRS 1031 seria o estádio farináceo, enquanto para o BRS 1001 o estádio pastoso.

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2019-08-12T13:36:43Z

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Fernando Pimont Possas

Aldeia, matemática e escola indígena: apropriação de práticas discursivas por estudantes pataxó

O estudo que aqui apresentamos analisa como apropriação de práticas discursivas de e sobre matemática os posicionamentos de licenciandos e de licenciandas da etnia Pataxó de um Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas, configurados em jogos discursivos que contemplam relações entre matemática tradicional (das aldeias) e a matemática escolar, e entre a educação escolar e a educação escolar indígena. Esses posicionamentos são tomados como disposição metacognitiva de natureza não apenas semântica, mas pragmática. O material empírico deste estudo foi produzido no acompanhamento de uma turma de licenciatura em matemática de um Curso Intercultural, em que foram adotados procedimentos etnográficos. Na seleção e no tratamento desse material, recorremos a referências da análise dialógica do discurso. Os posicionamentos assumidos pelos(as) licenciandos(as) indígenas nos obrigam a refletir sobre as possibilidades de uma Educação Escolar Indígena na qual sejam contemplados, para além das habilidades matemáticas individuais, os diferentes modos culturais de significar e construir formas próprias de participar de práticas sociais que envolvem matemática.

Year

2022-04-27T21:39:56Z

Creators

Ruana Priscila da Silva Brito Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca

A produção do espaço de insurgência: as jornadas de junho 2013

Esta pesquisa se apresenta como uma análise da conjuntura dos fenômenos urbanos nos momentos de revolta, especificamente as Jornadas de Junho de 2013 em Belo Horizonte - MG. Em um mundo onde as possibilidades de criar novas alternativas que venham a dar significados às vontades populares parecem estar fechadas, pensar e produzir um espaço-tempo próprio, que estabeleça a ruptura com a normalidade do capitalismo se faz necessário. Diante dessa realidade que expropria a ação do ser, é fundamental ir além das institucionalidades que condicionam o aprisionamento da participação popular nas esferas decisórias das nossas vidas. O Estado, enquanto simulacro que intermedeia as relações sociais, é questionável. No século XXI, as revoltas que eclodem em vários locais do mundo reivindicam a autonomia dos usos dos recursos comuns e clamam pelo espaço público. A radicalidade do público se conserva na rua, sobretudo quando é subvertido o real significado da via, que se apresenta como meio pelo qual o processo da circulação do capital se completa. De maneira dialética, a reflexão necessária para transpor a forma mesma do fazer política para o fazer político perpassa as dimensões categóricas da violência, do poder, da utopia e da ideologia, produzindo, assim, o espaço de insurgência.

Year

2019-09-30T14:35:07Z

Creators

Túlio César Teixeira Ferreira

Hipersegregação das elites metropolitanas brasileiras na década de 2000: interpretações a partir da região metropolitana de belo horizonte

Este artigo apresenta alguns resultados da comparação da estrutura socioespacial das 15 principais regiões metropolitanas brasileiras e de sua evolução no período entre 2000 e 2010. A análise aborda prioritariamente o fenômeno de concentração dos grupos de mais alto status nos espaços superiores dessas metrópoles, configurando a sua hipersegregação. Hipóteses explicativas para esse processo são apresentadas a partir da análise específica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, cuja composição social é muito próxima da composição média das 15 RMs estudadas e para a qual há dados específicos sobre dinâmica imobiliária, índice de qualidade de vida e mobilidade residencial. A histórica atratividade das áreas centrais intensificou-se na década de 2000, mantendo- as como localização preferencial dos investimentos imobiliários de alto padrão.

Year

2022-03-08T14:50:35Z

Creators

Jupira Gomes de Mendonça Luciana Teixeira de Andrade Alexandre Magno Alves Diniz

Resistência de laminados com furo aberto considerando incertezas nas propriedades admissíveis do material

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Year

2020-01-02T12:15:23Z

Creators

Euler Samuel Rodrigues Dias