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Atividades docentes de uma professora de matemática: artefatos mediadores na EAD
A Educação a Distância (EaD) vem assumindo papel importante no cenário de formação de professores no Brasil. As universidades públicas federais, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), têm participado ativamente desse cenário educacional. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo compreender as relações entre a atividade docente de uma professora de Matemática de um curso a distância, que faz parte do sistema UAB, e os artefatos mediadores utilizados e apropriados por ela. Durante esse processo, procurou-se identificar possíveis mudanças tanto em sua atividade quanto nos artefatos. As questões que nos nortearam foram: (a) De que maneira uma professora de conteúdo matemático, de um curso de Matemática a distância, se utiliza e se apropria de artefatos mediadores da EaD?; (b) Como esse processo de apropriação pode mudar sua prática docente e os próprios artefatos?. A pesquisa, que teve caráter qualitativo, adotou a perspectiva da Teoria da Atividade na organização e na análise dos dados. Seu foco foi a disciplina Álgebra vetorial ministrada em um curso de licenciatura em Matemática a distância, de uma Universidade Federal vinculada ao sistema UAB. Os dados foram construídos a partir de duas ofertas da disciplina, que ocorreram em 2013/2 e 2015/1, sendo que, na segunda, o pesquisador atuou, também, como professor-colaborador. A professora em questão se dedicou, até 2009, exclusivamente ao ensino presencial da escola básica e, repentinamente, tornou-se docente na modalidade a distância no ensino superior. De acordo com as minhas observações, ela é uma professora de Matemática que trabalha os conteúdos em uma dimensão mais algébrica, utilizando a própria Matemática como contexto de explicação e aplicação e dando ênfase a conceitos e demonstrações. Em sua prática docente no ensino presencial, não adotou tecnologias digitais e nem era simpatizante do uso delas no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, não passou por um processo de formação institucional para atuar na EaD e nem contou com uma equipe multidisciplinar preparada para trabalhar com conteúdo de Matemática à distância. Mesmo assim, em sua unidade acadêmica, essa professora é reconhecida como a que utiliza a maior variedade de artefatos em suas disciplinas e o faz de maneira autônoma. A análise dos dados nos indicou que o seu processo de apropriação dos artefatos pode ter acontecido por adaptações gradativas dos recursos didáticos que ela utilizava no ensino presencial, motivadas por tensões internas ou externas à sua atividade. Para a oferta 2015/1, a identificação dessas tensões a motivou, também, a buscar novos artefatos e novas formas de se relacionar com os elementos que compõem sua atividade, aproximando a forma como a disciplina foi ministrada daquela que se espera para a modalidade a distância.
A argumentação no discurso jurídico e a construção das imagens da paternidade em peça processual de reconhecimento de paternidade
O objetivo geral deste trabalho é realizar uma leitura baseada nas pesquisas desenvolvidas no campo da argumentação, que permita identificar como é construída discursivamente a paternidade pelos atores envolvidos no discurso de uma peça processual de reconhecimento de paternidade. Buscamos desenvolver este estudo, sob o ponto de vista preponderante de que os imaginários sociais sustentam determinada imagem de pai e, ainda, eles permeiam o processo de constituição da paternidade representada discursivamente no discurso jurídico. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos de Plantin (2008, 2010), Amossy (2005, 2006, 2007), Ducrot (1987, 2009), Perelman & Olbrechts-Tyteca (1996), dentre outros. Procuramosentender, a partir destas contribuições teóricas, como se dá a estruturação do processo argumentativo e como o uso das estratégias linguístico-discursivas interfere na produção discursiva dos produtores textuais jurídicos. Postulamos que a representação masculina foi delineada, culturalmente, por diversas formas de socialização, sobretudo das práticas discursivas apreendidas no contexto das mudanças das representações sociais masculinas e no modo como estas se articulavam às práticas sociais tanto nas sociedades tradicionais quanto nas sociedades contemporâneas do Ocidente.
2022-12-06T15:45:59Z
Estael Aparecida Pereira
A Inquisição nas Minas: os Cadernos do Promotor no Episcopado de Dom Frei Manuel da Cruz (1745-1764)
A presente dissertação estuda os Cadernos do Promotor e algumas de suas denúncias perturbar o ministério do Santo Ofício, blasfêmias, desacato e feitiçarias com o objetivo de compreender a atuação da Inquisição na Minas colonial durante o Episcopado de Dom Frei Manoel da Cruz (1745-1764). Essa incursão no mundo da Inquisição visita trabalhos historiográficos sobre a temática, o Regimento do Santo Ofício de 1640, as cartas de Dom Frei Manoel da Cruz e as denúncias dos Cadernos documentos que estampam um cenário marcado pelos mais variados atores e grupos, acompanhados de seus interesses e tensões. O Bispado de Mariana pela ótica de D. Frei Manoel da Cruz e as formas de ação do Tribunal serão os fios condutores, instrumentalizando a percepção sobre como a população colonial interagia com os agentes e procedimentos do Santo Ofício. Por fim, o trabalho utiliza a metodologia da micro-história para adentrar na História do Direito, buscando captar ligações e indícios que transcendam os objetivos motivadores das denúncias dos Cadernos do Promotor. A pesquisa conclui que o estudo de fontes inquisitoriais se revela importante e necessário para que se compreenda a consolidação de institutos jurídicos ainda presentes na legislação, bem como formalidades e ritualísticas do poder judiciário.
2022-12-06T15:45:59Z
Isabela de Andrade Pena Miranda Corby
Recita, em nome do teu senhor: as raízes judaico-cristãs do movimento proto-islâmico e os profetismos na Península Arábica (séc. VII E.C.)
O objetivo principal deste texto é contribuir para a compreensão da emergência do movimento profético de Muhammad na Península Arábica do século VII E.C., por meio da investigação da sua relação com as comunidades e culturas judaico-cristãs presentes na península. Partindo de um panorama sociológico e antropológico dos seus habitantes, bem como de suas estruturas políticas, o texto prossegue por uma investigação dos indícios da presença de comunidades judaicas e cristãs na região, e o delineamento de algumas de suas características, tanto políticas quanto culturais. Para tanto, utiliza-se de um corpus documental variado, envolvendo fontes narrativas, epigráficas, arqueológicas, de origens e períodos diferentes. A partir deste levantamento etnográfico, prosseguimos com a análise dos muitos movimentos políticos proféticos árabes, contemporâneos ao de Muhammad, e seus personagens principais aos quais a tradição islâmica atribui o status de falsos-profetas. É de nosso entendimento que a análise cruzada desses fenômenos, relativamente pouco estudados, contribui para o esclarecimento do meio político-cultural em que o profeta do Islam pregaria sua mensagem, e, em última instância, para uma melhor compreensão dos fundamentos e limites do Proto-islam.
2022-12-06T15:45:59Z
Paulo Renato Silva de Andrade
Estudo da interação grafeno-moleculas de água: dopagem, defeitos, rehibridizações e novos materiais
Neste trabalho investigamos a interação de grafeno (mono e bicamada) com moléculas da água que normalmente são encontradas formando uma camada sobre o material.Em primeiro trabalho,estudamos a interação através de simulações de dinâmica molecular baseadas na Teoria do Funcional da Densidade (DFT).Mostramos que a camada de água é capaz de dopar o grafeno,e que este efeito depende sensivelmente da pressão externa.Em seguida,investigamos possíveis estados intermediários da formação do chamado diamondol,isto é,a estrutura originada quando uma bicamada de grafeno sofre rehubridização na presença de grupos hidroxila,gerando um material com ligações carbono=carbono do tipo sp3.Investigamos qual deve ser a porcentagem de cobertura de grupos hidroxila e sua influencia na estabilidade e respectivas mudanças nas propriedades eletrônicas.Mostramos que linhas de defeito podem se formar no grafeno se a cobertura de hidroxilas for menos que a ideal para a formação do diamondol.Essas linhas são capazes de justificar resultados experimentais baseados na aplicação de pressão em grafeno bicamada através de sondas de microscopia de forca atômica (AFM).Finalmente,estudamos as propriedades eletrônicas de nanotubos formados a partir de diamondol.Mostramos que elas podem ser moduladas pela aplicação de campos alétricos transversais.Todo o estudo foi realizado através de formalismo da Teoria do Funcional da Densidade da forma com implementado no programa SIESTA.
2022-12-06T15:45:59Z
Daniel Vasconcelos Pazzini Massote
Estudo e aplicação do grafeno como biossensor
O grafeno tem emergido como uma importante ferramenta para o estudo e aplicação em biossensores. Com apenas um átomo de espessura, sua relação área/volume é muito grande, com propriedades eletrônicas únicas, o grafeno é extremamente sensível a modificações em sua superfície, que o torna um importante instrumento para o estudo de sistemas biológicos. Nesta dissertação, nos empenhamos em aprimorar o entendimento do grafeno como um material sensor realizando um estudo dos mecanismos de detecção. Executamos, como prova de conceito, a confecção de dispositivos em uma arquitetura de transistor de efeito de campo (FET) utilizando o grafeno como o canal condutor e aplicamos a tensão de gate através de uma solução eletroquímica. Exploramos três tipos de dispositivos: biossensor de pH, biossensor de acetilcolina e biossensor de anti-HSA. Nos sensores de acetilcolina e nos sensores de anti-HSA o grafeno estava funcionalizado respectivamente com PBSE + acetilcolinesterase e PBSE + HSA. Para os sensores de pH o grafeno não estava funcionalizado. Nossos experimentos consistiram em verificar a evolução das propriedades elétricas do grafeno funcionalizado, quando este entra em contato com anti-HSA em diferentes concentrações (sensor de anti-HSA), com a acetilcolina (sensor de acetilcolina) e a evolução das propriedades elétricas do grafeno quando em contado com PBS (phosphate buffered saline) com diferentes pH (sensor de pH). Os resultados mostram que o grafeno, sem funcionalização, é sensível a mudança de pH da solução em uma variação de 25 mV/pH. Este resultado é importante para a interpretação e entendimento do mecanismo sensoriamento do biossensor de acetilcolina, sendo capaz de detectar acetilcolina em uma concentração de 3,33 mmol/L. O dispositivo com grafeno funcionalizado com PBSE+HSA foi capaz de detectar a anti-HSA em uma concentração de 3,33 mmol/L. Também foram realizadas medidas para caracterizar a influência da funcionalização sobre o grafeno. Para cada resultado obtido é realizamos uma discussão sobre o processo de sensoriamento do referente dispositivo.
Formação de cidadãos e a educação em ciências com enfoque CTS: uma releitura à luz da teoria atorrede
No cenário das pesquisas em Educação em Ciências, os reconhecidos slogans Letramento Científico-tecnológico e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que abriram caminho para os debates sobre a formação de cidadãos, têm convergido para o que se entende por uma abordagem CTS numa versão ampliada. Entretanto, há várias décadas o jargão de uma educação para cidadania tem permeado documentos oficiais no mundo inteiro sem alcançar satisfatoriamente o êxito almejado. Diante disso, nossa proposta consiste na realização de uma releitura da educação com enfoque CTS (EdCTS) à luz da Teoria Ator-Rede (ANT), tencionando configurar novas orientações para a mesma. Essa releitura é realizada em duas etapas: na primeira, procedemos ao que chamamos de descongelamento dos quadros contemporâneos de sociedade, C&T e política, culminando nas respectivas noções alternativas que emergem da ANT; na segunda, revisamos a relação formação de cidadãos e EdCTS numa versão ampliada, mediante as reflexões suscitadas pela etapa anterior sobre o próprio conceito de cidadão. No desenvolvimento da primeira etapa: (i) entendendo o social como o movimento de associações, a versão atual de sociedade foi dissolvida, dando lugar à ideia de (re)agrupamentos híbridos (humanos e não-humanos) cujo projeto maior é o de reunir o coletivo; (ii) fazendo o exercício de explicitar a ciência e a tecnologia em ação, detalhamos o processo de fabricação dos fatos e artefatos, evidenciando o encadeamento de conexões entre sujeitos e objetos; (iii) cumpridas essas duas tarefas, as assimetrias sociedade e natureza, sujeito e objeto, herdadas do projeto da Modernidade, são substituídas pelo reconhecimento da agência de humanos e não humanos e de um fluxo dinâmico de conexões entre estes; e (iv) visando contemplar essa realidade híbrida e de configurações provisórias, a política é problematizada em termos da questão da representação, passando a ser concebida como a tarefa de tornar as novas associações em um conjunto viável, isto é, de levar à composição de coletivos e, mais a frente, delinear um mundo comum. Na segunda etapa, redefinimos a noção de cidadão, passando a compreender por cidadão real aquele que se realiza na prática, ou seja, um ator que, ao desempenhar sua performance, se aproxima da projeção do corpo político sob a mesma denominação (cidadão ideal). Em decorrência disso, a formação de cidadãos também assume um outro sentido, sendo agora entendida como a prática de influenciar intencionalmente as conexões estabelecidas pelos atores, de modo a favorecer performances que se aproximem da projeção idealizada. Assim, o próprio acrônimo CTS se torna questionável, pois não existe a sociedade preconcebida, nem esferas distintas que se inter-relacionam. Nesse sentido, propomos substituir o slogan educação com enfoque CTS, por educação para tomada de consciência (ETC). Finalmente, estabelecendo um diálogo entre os resultados das discussões e reflexões anteriores e a literatura revisada, delineamos algumas orientações para a Educação em Ciências.
2022-12-06T15:45:59Z
Kristianne Lina Figueiredo
Implantação de educação em saúde: abordando a temática sexualidade nas escolas
A sexualidade na adolescência é uma temática cercada de preconceitos estabelecidos, mistificada e rodeada de tabus. Por ocasião do diagnóstico situacional, observou-se que a ausência de educação em saúde sobre sexualidade com adolescentes das escolas é o problema prioritário a ser abordado. O objetivo deste trabalho foi elaborar um plano de ação com o intuito de implantar educação em saúde, abordando a temática sexualidade, na comunidade escolar do Município de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir das bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library (Scielo) e documentos oficiais do Ministério da Saúde. O desenvolvimento do plano de ação pautou-se no Método do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Os resultados apontam um aumento de busca dos adolescentes por métodos contraceptivos e orientações sobre sexualidade nas ESF, demonstrando maior interesse dos mesmos pela questão. Verificou-se também uma maior interação entre o setor saúde e educação, favorecendo as ações de prevenção e promoção da saúde.
2022-12-06T15:45:59Z
Samma Christinne Rabelo Martins
Avaliação de condições de manutenção e criopreservação do cultivo in vitro de células IDE 8.
O cultivo contínuo da linhagem de células IDE8, derivada de células embrionárias do carrapato Ixodes scapularis, representa uma ferramenta de pesquisa de grande importância no estudo de patógenos transmitidos por carrapatos aos humanos e animais. Apesar do êxito de eu uso em infecções in vitro de algumas espécies de riquétsias por outros grupos de pesquisa, pouco se conhece sobre a sua biologia, as melhores condições de manutenção e criopreservação. Considerando a inexistência dessa linhagem no Brasil, o presente estudo teve como objetivo definir as condições de cultivo, otimizando a manutenção, expansão e preservação da linhagem IDE8 nas condições brasileiras, visando a sua proposição como modelo in vitro para crescimento e multiplicação de amostras brasileiras de riquétsias e outros hemoparasitas. A partir de um frasco contendo células IDE8 em suspensão, foram cultivadas réplicas utilizando-se um sistema aberto (placas de 24 orifícios) e dois sistemas fechados (tubos de 2 ml e frascos de 25 cm2 ) e em um segundo experimento avaliou-se a suplementação de culturas de IDE8 com dois soros fetais bovinos (SFB) de origens distintas (nacional e importado). Em um terceiro experimento avaliou-se a estocagem sob refrigeração a 4°C por períodos de até 60 dias como método de preservação de culturas e finalmente foram avaliadas três técnicas de criopreservação em nitrogênio líquido utilizando-se dois crioprotetores (DMSO e glicerina). Em todos os experimentos os cultivos foram mantidos com trocas semanais do meio e repiques (subcultivos) a cada 15 dias e o desempenho das culturas e de seus respectivos repiques foi avaliado através do percentual de viabilidade e morfologia celular. Os resultados mostraram que células IDE8 se adaptam bem aos dois sistemas de cultivo (aberto e fechado) podendo ser cultivadas nos três tipos de recipientes placas de 24 orifícios, tubos de 2 ml e frascos de 25 cm2 ). Quanto à suplementação de soro fetal bovino, os resultados indicam que o SFB nacional pode ser utilizado em substituição ao importado, já que não foram observadas diferenças significativas (p<0,05) entre as viabilidades dos cultivos. A estocagem sob refrigeração a 4°C mostrou ser um método eficaz de preservação das células IDE8 por pelo menos até 60 dias, resultando em cultivos com elevada viabilidade celular. A técnica de congelamento lento-gradual em nitrogênio líquido, utilizando o DMSO como crioprotetor, foi o único processo eficaz e confiável para a criopreservação de células IDE8. Concluiu-se que o cultivo da linhagem IDE8 é um sistema contínuo in vitro viável, confiável e perfeitamente adaptado às condições brasileiras, disponibilizando um modelo experimental para o estudo das várias hemoparasitoses animais e humanas em nosso país.
2022-12-06T15:45:59Z
Camila de Valgas e Bastos
Vivência do sofrimento moral na estratégia de saúde da família: visão dos profissionais
A implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem como propósito produzir uma atuação voltada para a alteração dos modelos assistencial e gerencial predominantes, sugerindo novos arranjos no processo de trabalho das equipes e da relação com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). No contexto da ESF as equipes de saúde passam a ser organizadoras das demandas locais, planejadoras das ações de saúde e, principalmente agentes de transformação social. Esse cenário de mudanças no paradigma de atenção à saúde pode desencadear nos profissionais a vivência de problemas éticos e Sofrimento Moral (SM), entendido como dor ou angústia que acomete a mente, o corpo ou as relações interpessoais no trabalho, quando a pessoa faz um julgamento moral sobre o que é correto fazer, porém se vê impedida de executá-lo por restrições de variadas ordens. Este estudo objetivou, portanto, compreender a vivência do SM no cotidiano de profissionais da ESF. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, realizado com 28 profissionais das equipes de saúde da família do município de Paraopeba-MG, abrangendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. Após a aprovação da realização da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG (Parecer nº749142) e da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos sujeitos, procedeu-se a coleta de dados por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, observação participante e técnica projetiva. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Da análise emergiram as categorias: Compreendendo a ESF na visão de quem a executa: incongruências entre discursos e prática, em que reflexão crítica acerca do trabalho dos profissionais que atuam na ESF teve destaque; Organização dos Serviços de Saúde e Condições de Trabalho na ESF como Condicionantes ao SM, nessa categoria, as questões relacionadas ás situações estruturais das unidades; escassez de insumos materiais, improvisação, sobrecarga de trabalho, falta de valorização profissional e as fragilidades de atuação das Redes de Atenção a Saúde, configuram-se como desrespeito ao cumprimento dos princípios do SUS e denotam implicações éticas para os profissionais tornando-se fonte preeminente de sentimentos de impotência, frustação e desânimo no trabalho; em Atribuições Profissionais e Relações Interpessoais no Trabalho da ESF como Condicionantes ao SM, foi possível evidenciar um limite tênue entre a definição dos papéis de cada integrante da equipe e a execução das funções podendo gerar nos profissionais conflitos inerentes á prática profissional problemática. Quanto às relações interpessoais, surgiram fatores relacionados à hegemonia médica e gestão pouco participativa, que tornam as relações conflituosas com tendência a problemas éticos e SM; na categoria Vivência do SM na ESF: A Realidade Expressa em Cenas do Cotidiano, narrativas sobre fatos reais do cotidiano de trabalho desvelam o SM na ESF; e por fim, Estratégias para Enfrentamento do SM: Uma Agenda para Preservar os Valores Profissionais, identifica as principais estratégias adotadas pelos profissionais para enfrentarem o SM, a fim de evitar a naturalização desse fenômeno nas práticas de saúde. Esses resultados apontam a presença de problemas éticos e SM na ESF como situações rotineiras no serviço e, que por não configurarem-se na maioria das vezes como questões dilemáticas e dramáticas, tornam-se invisíveis, e menos discutidas nos serviços. Portanto, faz-se necessária a reflexão sobre a vivência do SM no trabalho com enfoque às condições e elementos envolvidos que causam sofrimento a fim de sensibilizar para questões morais e éticas, promovendo o protagonismo e a transformação dos sujeitos.
2022-12-06T15:45:59Z
Cecília Maria Lima Cardoso
Realizações dos sufixos -(z)inho /-(z)im no português brasileiro dialetal: análise variacionista
Este trabalho tem por objeto de estudo o uso de diminutivos no Português Brasileiro e o interesse surgiu do fato de o fenômeno ser referido como típico do dialeto mineiro. Sites na internet e dicionários de mineirês elencam o uso de diminutivos como uma das especificidades deste dialeto; tais referências permitem identificar o uso de diminutivos como um estereótipo. A presente pesquisa inclui-se num projeto maior, intitulado A construção de um dialeto: o mineirês a língua portuguesa em Minas, cujo objetivo geral é analisar cientificamente fenômenos linguísticos reconhecidos pelo senso comum como marcas do dialeto mineiro. Dessa maneira, a proposta deste trabalho é fazer um estudo sociolinguístico de sufixos diminutivos em duas cidades mineiras: Mariana e Piranga, tomando como as variantes as formas:-inho/ -im, -zinho/-zim. Assim, o objetivo geral é explicar as condições de uso e a origem da variável em análise além de fornecer uma análise sociolinguística das formas (z)inho,-(z)im no português, apontando sua distribuição, origem e estratificação social e linguística. E, como objetivos específicos, temos os seguintes: a) verificar a frequência e distribuição das variantes numa amostra representativa das cidades de Mariana e Piranga; b) comparar os dois dialetos das duas cidades no que diz respeito à variável em análise; c) avaliar a força de fatores internos e externos; d) explicar, à luz de informações de natureza sócio-históricas, os resultados obtidos e, finalmente, e) verificar se há um processo de mudança em andamento. A hipótese aventada é que a variação em análise é de natureza diatópica. Como suporte teórico-metodológico, utilizar-se-á os pressupostos da Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 1972 a,b, 1994 2001, 2008, 2010), Hewstone & Giles (1997). O programa utilizado para a quantificação de dados é o Goldvarb X.
2022-12-06T15:45:59Z
Geralda Fátima de Souza Rodrigues
Correlação anatomoclínica: estudo sobre a contribuição da necropsia como método diagnóstico no Hospital das Clínicas da UFMG
Introdução. As taxas de realização de necropsias hospitalares diminuíram em todo o mundo, tendo chegado a níveis criticamente baixos no HC-UFMG, particularmente em relação a procedimentos em adultos e pacientes pediátricos. Entre as causas aventadas para tal declínio, menciona-se com freqüência que o desenvolvimento de novas técnicas diagnósticas ocorrido nas últimas décadas teria diminuído a necessidade de necropsia. A influência de atitudes desfavoráveis dos médicos em relação ao procedimento também é considerada.Objetivos. Avaliar se os avanços tecnológicos empregados atualmente na prática clínica diminuíram a necessidade de necropsia no HC-UFMG. Através de estudo de correlação anatomoclínica, determinar as taxas de discordância entre diagnósticos clínicos e necroscópicos em duas épocas. Avaliar a atitude dos médicos da instituição em relação à necropsia.Materiais e métodos. Procedeu-se a correlação anatomoclínica entre diagnósticos clínicos e necroscópicos em amostras aleatoriamente selecionadas de 80 necropsias realizadas em pacientes do HC-UFMG realizadas na década de 70 e 80 necropsias realizadas na década de 90. O grau de discordância entre os diagnósticos foi qualificado em total, parcial ou ausente e suas taxas de ocorrência comparadas nas duas épocas. Um questionário foi aleatoriamente distribuído entre médicos do HC-UFMG, abordando as atitudes dos profissionais em relação à necropsia.Resultados. Houve predomínio absoluto de necropsias pediátricas e de adultos na amostra referente à década de 70, com apenas três casos de necropsias perinatais. Estas predominaram na década de 90, com taxa de discordância de 56%, com maior freqüência de discordâncias parciais e maior ocorrência de malformações congênitas, parcialmente identificadas em vida. A correlação anatomoclínica revelou concordância completa entre diagnósticos clínicos e necroscópicos na maior parte das necropsias pediátricas da amostra referente à década de 70, o inverso ocorrendo na amostra referente à década de 90. As taxas de discordância diagnóstica não apresentaram alterações significativas de uma época para a outra em relação às necropsias de adultos: 68% na década de 70 e 57% na década de 90. Infecções bacterianas e tromboembolismo pulmonar foram condições não diagnosticadas clinicamente que predominaram na amostra referente à década de 70; na década de 90, os diagnósticos necroscópicos não formulados em vida formaram grupo mais heterogêneo de doenças. A análise das respostas ao questionário revelou predomínio de atitude favorável em relação à necropsia entre os médicos do HC-UFMG, tendo sido manifestadas com freqüência dificuldades em relação à abordagem das famílias de pacientes falecidos para solicitar autorização de necropsia.Conclusões. Não houve modificação ao longo do tempo da utilidade da necropsia no HC-UFMG, a despeito de sua restrita utilização na atualidade. Sua prática necessita de incentivo e revitalização para que se minimizem os efeitos deletérios da ausência de necropsias pediátricas e de adultos sobre o ensino médico, a pesquisa e o controle de qualidade da assistência prestada na instituição.
2022-12-06T15:45:59Z
Daniel Ribeiro Moreira
Transplante de espermatogônias: a tilápia-nilótica (Oreochromis Niloticus) como modelo experimental
O transplante de células germinativas intra ou interespecífico tem se mostrado uma das mais fascinantes técnicas surgidas recentemente para se investigar a espermatogênese e a biologia da célula tronco, além de potencialmente apresentar importantes aplicações na produção de animais transgênicos, nas tecnologias de reprodução assistida, em pesquisas no campo da aqüicultura e pecuária e preservação de espécies em perigo de extinção. Neste estudo, a padronização da técnica do transplante de espermatogônias foi realizada em tilápias-nilóticas (Oreochromis niloticus) machos sexualmente maduros. Estes machos tiveram inicialmente sua espermatogênese endógena suprimida com tratamento com busulfan (18 e 15mg/kg de peso corporal) associado à temperatura de 35ºC. Posteriormente, testículos de tilápias adultas foram digeridos com enzimas específicas (colagenase, tripsina e DNAse). As células obtidas após a digestão foram centrifugadas em gradiente de percoll, de onde se obteve um pool de espermatogônias que tiveram em seguida suas membranas citoplasmáticas marcadas com o corante fluorescente PKH26. Estas células foram injetadas em machos adultos de tilápia, através do ducto espermático comum localizado na papila urogenital, utilizando-se técnica especificamente desenvolvida para tal finalidade. Animais analisados 15 minutos e 14 horas pós-transplante apresentavam células transplantadas marcadas com PKH26 tanto no ducto espermático como no lume dos túbulos seminíferos, sugerindo que cistos espermatogênicos marcados provavelmente seriam observados nos túbulos seminíferos, algumas semanas após o transplante. Estes resultados inéditos obtidos até o presente momento, com a utilização de protocolos inteiramente padronizados no Laboratório de Biologia Celular do ICB/UFMG, mostraram que células germinativas podem ser transplantadas com sucesso em peixes. Desta forma, em futuro próximo, pretendemos utilizar a tilápia-nilótica como modelo experimental para se investigar a biologia das células germinativas, particularmente espermatogônias tronco, e a função testicular em peixes.
2022-12-06T15:45:59Z
Samyra Maria dos Santos Nassif Lacerda
Reflexões sobre a educação do trabalhador a partir do pensamento de Simone Weil
A filósofa francesa Simone Weil (1909-1943) buscou compreender o estatuto do trabalho na vida humana, bem como as formas de opressão operária vigentes em sua época. Ela propôs uma ressignificação do trabalho, visando à liberdade e à dignidade humana. Embora o trabalho seja um tema frequentemente referido nos artigos dedicados a essa pensadora, poucos dentre eles enfatizam a viabilidade de sua proposta na atualidade. Nesse sentido, este artigo visa articular o pensamento weiliano a três teóricos do século XXI. Analisamos as propostas da psicologia do trabalho expressas por Yves Clot e Christophe Dejours. Também analisamos o modelo fenomenológico proposto por Hubert Dreyfus para compreender de que maneira se desenvolvem as habilidades e de que modo elas se expressam no corpo do expert. Estabelecemos, assim, possíveis diálogos com o pensamento weiliano a partir dos conceitos centrais presentes em sua proposta de educação do trabalhador, buscando transpor esses conceitos para nossa realidade.
Sincronização de threads em hardware SIMD
O desempenho é limitado pelo consumo de energia em arquiteturas de computadores e uma forma de reduzir o consumo de energia e aumentando o desempenho é eliminar operações redundantes. Mas isso é difícil, porque envolve a solução de um problema caro: a supersequência mais curta. Trabalhos anteriores propuseram diferentes heurísticas para resolver o problema a nível de arquitetura ou compilador. Nesta dissertação fizemos a mais extensa análise comparativa das diferentes heurísticas já vista na literatura. Combinamos as diferentes heurísticas em várias dimensões, incluindo a quantidade de paralelismo a nível de thread e a nível de dados. Nossos resultados mostram que uma heurística simples como MinPcSp pode superar algoritmos complicados. Implementamos também novas heurísticas, que melhoraram os trabalhos anteriores de maneiras não-triviais. Ao testar estes algoritmos em grandes benchmarks, observamos que alguns são capazes de reduzir o número de instruções processadas por um fator de 3x.
Ligações com tubos galvanizados em madeira laminada colada de eucalipto grandis, solicitadas a momento fletor e força cortante
Esta dissertacao trata de um estudo experimental de ligacoes em madeira laminada colada de Eucalipto Grandis, sob a acao de esforcos combinados de momento fletor e forca cortante, a fim de se determinar o nivel de rigidez destas ligacoes. Os ensaios a flexao foram realizados em corpos de prova em forma de L. Na regiao da ligacao foram utilizados oito tubos alvanizados (parafusos ocos) e instalados dois transdutores de deslocamento, um na posicao horizontal e outro na vertical, com o objetivo da determinacao do giro entre as pecas. Como previsto houve o esmagamento da madeira e não a flexao dos tubos durante a realizacao dos ensaios. A partir dos resultados obtidos foram traçados graficos momento x rotacao. Para definir a rigidez da ligacao foram tambem determinadas as caracteristicas mecanicas das laminas, atraves de ensaios não destrutivos via ultrassom. Foram tambem determinadas as resistencias de embutimento, nas direcoes normal e paralela as fibras. Na regiao da ligacao foram instalados dois transdutores de deslocamento, na posicao vertical, com o objetivo de se medir o deslocamento relativo entre o tubo e a extremidade do corpo de prova. A partir dos resultados obtidos foram tracados diagramas tensao x deformação especifica e determinada a resistencia ao embutimento nas direcoes normal e paralela as fibras, quando e utilizado este tipo de ligacao.
Os valores dos atletas de handebol das categorias infantil e cadete
A presente pesquisa concentrou-se na identificação dos valores dos atletas de handebol das categorias infantil e cadete, feminino e masculino de uma escola particular de Belo Horizonte. Levantou-se os valores desenvolvidos pelos alunos/atletas antes do envolvimento nesta prática bem como apontou se os valores que possam ter sido adquiridos e/ou modificados por esses atletas, através da prática do handebol. A pesquisa é classificada como descritiva conforme os seus fins e bibliográfica, de campo e estudo de caso, de acordo com os meios. a amostra foi composta por (16) dezesseis alunos/atletas, sendo (08) meninos e (08) meninas, com idade cronológica entre quatorze e quinze anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio, a partir de um roteiro flexível. Os resultados obtidos foram de encontro aos pressupostos originais do estudo. Concluindo-se que a modalidade handebol contribuiu para a aquisição e/ou mudança de valores de seus atletas, principalmente nos âmbitos socio-afetivos, propiciando a melhoria de suas relações sociais. Unitermos: valores, handebol, jovens atletas.
2022-12-06T15:45:59Z
Renata de Andrade Ranieri
Sob a "lente do espaço vivido": a apropriação das ruas pelos blocos de carnaval na Belo Horizonte contemporânea
Os blocos de carnaval de rua surgiram em Belo Horizonte ainda nos tempos de sua fundação, no final do século XIX. Contudo, apesar de nunca terem desaparecido totalmente, esse tipo de manifestação carnavalesca foi perdendo em dimensão e importância a partir dos anos de 1930. Entre 1930 e 1980, foram as escolas de samba e os blocos caricatos os responsáveis por manter viva a folia por mais algumas décadas. Todavia, na década de 1990, Belo Horizonte passou a ser conhecida pelo sossego que pairava em suas ruas durante o feriado carnavalesco. A primeira década do século XXI marca a inflexão desse processo com o surgimento de novas associações carnavalescas criadas por grupos de amigos residentes em Belo Horizonte. Entre 2001 e 2008, surgiram alguns blocos de pré-carnaval que a cada ano atraíam mais e mais foliões para as ruas, demonstrando que era possível voltar a brincar o carnaval na capital mineira. Contudo, é o ano de 2009 que marca o início do movimento de retomada dos blocos de carnaval de rua no feriado oficial. Assim, nos últimos seis anos, esses blocos vêm se apropriando de ruas, avenidas, praças, vielas, becos, passarelas, viadutos, vilas e ocupações de sem-casa na cidade de Belo Horizonte. Portanto, desde o início dos anos 2000 até os dias atuais, ocorreu uma completa transformação do carnaval belo-horizontino, passando de uma festa decadente, marginalizada e quase esquecida pela maioria da população a uma festa efervescente e exuberante que levou cerca 1,5 milhão de foliões às ruas em 2015.Assim, vislumbrando na apropriação do espaço pela festa carnavalesca a potencialidade de trazer à tona discussões e pontos de vista originais sobre as categorias espaço, urbano e cidade, foi proposto como objeto desta pesquisa a apropriação da rua blocos de carnaval no contexto atual da cidade de Belo Horizonte. Nesse sentido, a apropriação é definida como uma prática sócio-espacial engendrada pelo indivíduo ou por grupos sociais que, ao longo do tempo, transformam a natureza no sentido amplo, isto é, não somente em seus aspectos geofísicos e de vida biológica, mas também as sociedades, os espaços objetivos e subjetivos. Ademais, a apropriação é entendida como condição essencial para o efetivo exercício do Direito à cidade. Nesse sentido, se a cidade é a obra por excelência da praxis, é por meio da apropriação que ela adquire a qualidade de um espaço socialmente elaborado e exitoso, não somente dominado pela técnica e pelo poder político. Para atingir tal objetivo, foi elaborada uma ferramenta teórica chamada Lente do espaço vivido, baseada no conceito de espaço vivido do filósofo e sociólogo francês Henri Lefebvre (2006). Essa Lente pretende apreender o espaço social focalizando no espaço vivido, aquele dos habitantes e usuários da cidade. É o espaço apropriado no nível do simbólico e do não verbal (imagético), mas que também possui suas práticas sócio-espaciais concretas e objetivas que enfatizam os usos e os valores de uso cotidianos. Entretanto, analisar a apropriação do espaço pela perspectiva do vivido não significa que essa dimensão pode ser isolada das outras duas dimensões de produção do espaço propostas por Lefebvre. Ao contrário, a proposta desta pesquisa é, a partir da dimensão do vivido, analisar dialeticamente essa tríade teórica de produção do espaço: percebido, concebido e vivido.Desse modo, o objetivo desta pesquisa é buscar novas perspectivas de investigação sobre as práticas sócio-espaciais, inclusive aquelas de caráter simbólico e cultural, que possam contribuir para análises eminentemente espaciais, de maneira a ir além da atual abordagem hegemônica nas ciências parcelares dedicadas ao espaço cujos estudos priorizam seus aspectos concretos e suas formas de produção material.
2022-12-06T15:45:59Z
Paola Lisboa Côdo Dias
Comparação das estratégias educativas em diabetes mellitus: educação em grupo e visita domiciliar
Introdução: O diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é um problema de saúde mundial de alta incidência que está relacionado aos maus hábitos alimentares e o sedentarismo. Nesse contexto, estratégias educativas como a educação em grupo e as visitas domiciliares têm incentivado o empoderamento e a adesão às práticas de autocuidado do usuário com essa condição. Objetivo: Comparar os efeitos da educação em grupo e visita domiciliar na adesão e empoderamento para o autocuidado do usuário com diabetes mellitus tipo 2 na melhora do controle glicêmico. Método: Trata-se de um ensaio clínico com cluster randomizado com a participação de 238 usuários com diabetes tipo 2, atendidos na Atenção Primária à Saúde de Divinópolis (MG), inseridos no programa de empoderamento em diabetes. Participaram do estudo 238 usuários, sendo que 93 foram alocados na educação em grupo, 34 na visita domiciliar e 111 no grupo controle, durante o período de 12 meses. Foram realizados 10 encontros na educação em grupo e, concomitantemente, na visita domiciliar foram realizadas sete visitas, os encontros foram divididos em 4 ciclos intervalados por um período de três meses. Para verificar o efeito das estratégias educativas utilizou-se o questionário específico de empoderamento para o diabetes - DES-SF: Escala de empoderamento em diabetes mellitus e o questionário de autocuidado em diabetes (ESM). Além do mais, utilizou-se como indicador clínico o exame de hemoglobina glicada. Os instrumentos e a hemoglobina glicada foram coletados no tempo inicial antes do início do programa de empoderamento e no tempo final. Os dados foram analisados por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS), versão 20.0. A análise descritiva foi feita por meio do cálculo de frequências para as variáveis categóricas e medidas de tendência central (média e mediana) e de dispersão (DP: desvio-padrão) para as variáveis quantitativas. Foram utilizados os testes ANOVA para a comparação de médias e o teste Qui-quadrado de Pearson para a comparação de proporções. Para avaliar a efetividade das estratégias, foram utilizados os testes t Student pareado e Wilcoxon para a comparação da média e mediana, respectivamente. Para todas as análises, foi adotado o nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino, sendo que 158 (66,4%) eram mulheres e 80 (33,6%) eram homens, na média de idade de 57,8 anos. Em relação ao estado civil, 181 (78%) deles tinham companheiro. No que se refere à prática de atividades remuneradas, apenas 110 (46,2%) afirmaram ter vínculo empregatício. Observou-se melhora nos aspectos relacionados ao empoderamento e adesão ao autocuidado tanto da educação em grupo quanto na visita domiciliar. No entanto, apenas na educação em grupo houve melhora estatisticamente significativa em relação à hemoglobina glicada. Conclusão: As estratégias visita domiciliar e educação em grupo apresentaram resultados significativos ao tratamento do usuário com diabetes mellitus tipo 2, no que diz respeito ao empoderamento e adesão ao autocuidado
2022-12-06T15:45:59Z
Jéssica Caroline dos Santos
O trabalho da enfermeira-gerente no contexto hospitalar: um estudo de caso sobre habilidades e funções à luz da teoria gerencial
Com o objetivo de investigar as funções e habilidades desenvolvidas por enfermeiras-gerente no atual modelo de gestão de um hospital privado de pequeno porte de Belo Horizonte e comparar suas práticas com a teoria gerencial, realizou-se um estudo de caso de abordagemqualitativa, cujos dados foram coletados por meio do método Dacum Developing a Curriculum, metodologia de análise de funções, e de entrevistas com sete enfermeirasgerente, ambos submetidos à análise de conteúdo. Foi possível detectar quatro grandes grupos de funções das enfermeiras: gerência, assistência direta ao cliente, educação e apoio à pesquisa na área da Saúde. Quanto às habilidades, em suma, consideraram importante a manifestação do compromisso com a organização, trabalhar em equipe e raciocinar crítica e reflexivamente. As funções das enfermeiras-gerente abrangem um vasto leque daquelaspreconizadas pela teoria gerencial, envolvendo desde as abordagens mais clássicas até as posteriores à década de 80. No tocante ao discurso sobre o conjunto de habilidades necessários às práticas gerenciais, identificou-se uma compatibilidade mais modesta com ateoria. Assim, sugere-se que abrir espaço para a investigação do cotidiano de trabalho dessas profissionais pode ser um passo para ajudar as enfermeiras-gerente a descobrirem qual é, de fato, seu trabalho.