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Os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar
O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC propõe uma reflexão sobre os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar e o processo de avaliação de uma forma geral nas escolas públicas estaduais, seus parâmetros, instrumentos, seus indicadores e como os resultados vão impactar na escola e comunidade escolar. É fundamental que as tomadas de decisões sobre o processo ensino aprendizagem sejam coerentes com Projeto Político Pedagógico PPP da escola e que os resultados sejam fidedignos e proporcionem melhoria na educação de qualidade para todos. Para este estudo utilizamos como referência, entre outros, Darling e Ascher (1991), que em suas pesquisas verificam a necessidade da abordagem de todos os aspectos sociais e cognitivos nos instrumentos de avaliação que apresentem características como validade e credibilidade, e que, o processo de avaliação interna e externa da escola seja coerente e democrático, contemplando todos que fazem parte da escola.
2019-08-14T08:23:10Z
Beatriz Campolina da Silva
Sistemas biodegradáveis de administração periocular de acetato de prednisolona para tratamento de orbitopatias
A oftalmopatia de Graves (OG) é a manifestação extra tireoidiana mais comum da doença de Graves (DG). Ela é caracterizada por inflamação nos tecidos da órbita e músculos extras oculares, levando a proptose do olho, o que causa desconforto, baixa qualidade de vida, e em alguns casos, cegueira. A OG não possui um tratamento específico e atualmente o mais comum é a injeção local (periocular) ou sistêmica de corticosteróides. Entretanto, esse tratamento não é bem tolerado devido ao desconforto causado pelas freqüentes injeções e efeitos colaterais causados pelas altas doses de corticosteróides. Uma alternativa para esta conduta é a cirurgia de descompressão, mas esta é muito agressiva e não elimina a doença. O alvo deste trabalho foi desenvolver, caracterizar e avaliar um sistema biodegradável de liberação prolongada de fármacos, destinados à administração periocular de acetato de prednisolona (AP) para o tratamento de OG e outras orbitopatias auto-imunes. É pretendida uma redução da incidência dos efeitos colaterais causados por este fármaco além de tornar o tratamento mais fácil e específico, reduzindo o número de injeções e a dose do fármaco quando comparado ao tratamento sistêmico. O sistema desenvolvido consistiu em microesferas de poli--caprolactona (PCL) e o acetato de prednisolona, obtidas pelo método de evaporação de solvente. A caracterização do sistema por DSC não mostrou interação entre o fármaco e o polímero. A análise morfológica por MEV mostrou o sucesso da obtenção das microesferas e a degradação da matriz polimérica em diferentes tempos durante a liberação do fármaco. A avaliação do perfil de liberação in vitro mostrou a capacidade do sistema de liberar o fármaco em pequenas doses e por um período de tempo prolongado. O estudo in vivo preliminar mostrou a viabilidade do sistema pela ausência de toxicidade local e a confirmação do perfil de liberação prolongada. Concluiu-se que, o sistema de liberação avaliado apresenta potencial para ser empregado no tratamento OG e outras doenças oftálmicas auto-imunes.
2019-08-12T19:44:58Z
Ricardo Martins Duarte Byrro
Estudo da apoptose como mecanismo de supressão induzido por células T reguladoras CD4+CD25 high FOXP3+ de pacientes nas diferentes formas clínicas da doença de Chagas
As células T CD4+CD25highFOXP3+ (Treg) foram descritas como sendo células com capacidade de controlar a resposta imune através da supressão de células apresentadoras de antígeno e células T efetoras. Vários mecanismos supressores induzidos por estas células têm sido propostos na infecção causada pelo protozoário T. cruzi como, apoptose e secreção de citocinas. Contudo, o papel das células Treg na doença de Chagas humana ainda não foi estabelecido. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a expressão de marcadores de apoptose em células T reguladoras CD4+CD25highFOXP3+ de pacientes com as formas clínicas IND e CARD (CCV). Para isso, foram coletadas amostras de sangue periférico de pacientes com as formas clínicas indeterminada (IND) e cardíaca (CARD) e em seguida avaliada a frequência de células T CD4+CD25highFOXP3+, bem como a expressão das seguintes moléculas de superfície e intracitoplasmáticas por estas células: CD39, CD95, CD95L, PD1, PD-1L e IL-17. O sangue de indivíduos não infectados (NI) foi utilizado como controle. Os resultados confirmaram a maior frequência de células T CD4+CD25highFOXP3+ em pacientes do grupo IND do que em pacientes dos grupos CARD e NI. A avaliação da expressão de CD39 e CD95L pelas células Treg, indicou maior expressão destas moléculas em pacientes do grupo IND se comparado com pacientes do grupo CARD ou NI. Já as células Treg de pacientes do grupo CARD apresentaram maior intensidade média de fluorescência para o receptor CD95 do que as células Treg de pacientes dos grupos IND ou NI. Observamos também correlação positiva na expressão das moléculas PD1 e PD1-L na superfície das células Treg de pacientes do grupo CARD. Com relação à expressão IL-17, os resultados mostraram maior frequência de células T CD4+CD25highFOXP3+IL-17+ em pacientes do grupo IND. Por fim, identificamos que os monócitos são as células que mais sofrem apoptose em todos os grupos estudados. Diante disso, os dados permitiram concluir que a citocina IL-17 possui provavelmente papel importante no desenvolvimento da fase crônica da doença de Chagas. Além disso, a expressão diferencial de cada molécula indutora de apoptose e seus receptores sugere que mecanismos supressores distintos possam estar atuando em cada forma clínica da doença de chagas.
2019-08-09T13:36:44Z
Marcos Paulo de Souza Damasio
Diversidade, distribuição e conservação de anfíbios anuros em serras do Sudeste do Brasil, com ênfase na Mantiqueira
Um conjunto crescente de evidências indica que a Terra passa por mais um período de extinções em massa, estas decorrentes da intensificação da ação humana nos últimos séculos (Collins e Crump 2009; Barnosky et al. 2011). As taxas de extinção excedem aquelas observadas no registro fóssil para diversos grupos taxonômicos (Barnosky et al. 2011), em especial para os anfíbios, que contam com cerca de 38% das espécies sob ameaça de extinção ou quase ameaçadas (IUCN 2018). Esse número é certamente otimista, visto que 25% das espécies de anfíbios possuem status de conservação indeterminado (IUCN 2018), podendo estar de fato ameaçadas (Morais et al. 2013). Atualmente são conhecidas 7.860 espécies de anfíbios viventes, divididas nas ordens Anura (rãs, pererecas e sapos), Caudata (salamandras e tritões) e Gymnophiona (cobras-cegas) (Frost 2018). A pele altamente permeável, os ovos desprovidos de casca rígida protetora e a necessidade de ambientes aquáticos e terrestres úmidos para seu desenvolvimento (Duellman e Trueb 1994), tornam os anfíbios organismos muito sensíveis a alterações ambientais (Collins e Crump 2009). A partir do final dos anos 1980 constatou-se o declínio populacional de várias espécies de anfíbios ao redor do mundo, mesmo em áreas consideradas protegidas (Alford e Richards 1999; Stuart et al. 2004; Lips et al. 2005; Collins e Crump 2009). Algumas das principais causas sugeridas são a perda e a fragmentação de habitat, as mudanças climáticas globais e a emergência de patógenos, entre eles o fungo Batrachochytrium dendrobatidis (causador da quitridiomicose) (Lips et al. 2006; Pounds et al. 2006; Wake 2007; Sodhi et al. 2008). Tais fatores podem atuar em sinergia (Sodhi et al. 2008), o que demanda estratégias rápidas para maximizar os esforços de conservação para os anfíbios (Diniz-Filho et al. 2004).
2019-08-11T16:42:16Z
Emanuel Teixeira da Silva
Suporte a reconfiguração dinâmica em aplicações de processamento distribuído de fluxos de dados
Os avanços científicos e tecnológicos observados nas últimas décadas têm como um de seus resultados a geração de coleções de dados cada vez maiores. Em alguns cenários, essas coleções são representadas na forma de fluxos, que podem ser definidos como sequências de dados com ordenação temporal. Exemplos incluem estatísticas de tráfego de rede, medições de monitoração de ambientes por sensores, dados coletados por satélites e, em ascendência acelerada, dados disponibilizados em redes sociais online e serviços da Web. Uma vez que a análise de dados figura como etapa fundamental para a compreensão e solução de diversos problemas, ferramentas apropriadas e eficientes para o processamento de tais coleções fazem-se necessárias. Nesse contexto, a utilização de sistemas distribuídos tem se popularizado, constituindo uma solução robusta e eficiente para a construção de aplicações de processamento de fluxos de dados. Essas aplicações geralmente executam por longos períodos em ambientes compartilhados ou dinâmicos, estando sujeitas a uma série de mudanças que podem ocorrer ao longo do tempo, tais como falhas, aumento/diminuição de recursos computacionais e variação na carga de trabalho. A natureza dinâmica dessas aplicações demanda a existência de mecanismos que permitam adaptações em tempo de execução, como forma de acomodar as mudanças ocorridas no ambiente. Neste trabalho, é proposto um mecanismo de suporte a reconfigurações dinâmicas para aplicações de processamento distribuído de fluxos de dados. O mecanismo foi implementado como uma funcionalidade de Watershed, que é um sistema de processamento distribuído para aplicações construídas no modelo de programação filtro-fluxo. Os resultados obtidos na avaliação experimental mostram que o mecanismo dá suporte, de forma eficiente e consistente, às operações de reconfiguração propostas.
2019-08-12T00:44:34Z
Rodrigo Silva Oliveira
O conceito de interesse na psicologia funcional de Edouard Claparède: a chave biológica à interpretação interacionista da vida mental
O estudo das relações entre emoção e cognição é apresentado pelas ciências cognitivas, na atualidade, como novidade surgida a partir de uma revolução cognitiva, desconsiderando-se fatos e personagens importantes da história da psicologia e da história da psicologia da educação. No intuito de demonstrar que a preocupação em se estudar essas relações não é recente, recorremos a um importante teórico do início do século XX, Édouard Claparède (1873-1940), médico e psicólogo suíço, conhecido por sua contribuição ao estabelecimento da abordagem genético-funcional em Psicologia e pela influência de sua obra sobre o trabalho de Jean Piaget. O conceito de interesse em Claparède foi então analisado, partindo da hipótese de que esse seria um conceito chave para se compreender as relações entre emoção / afetividade e cognição na sua obra. Traçamos a genealogia do conceito de interesse em Claparède, apontando as fontes teóricas que ele utilizou para construí-lo, o que nos possibilitou identificar outros teóricos que também se preocuparam com o tema ao longo da história da psicologia e da história da psicologia da educação. A abordagem metodológica da pesquisa foi a historiografia internalista ou história conceitual. Utilizamos como fontes primárias os escritos de Claparède relativos ao tema, examinando-os através do recurso metodológico da análise de conteúdo. A relevância desse trabalho reside no fato de que, ao conhecermos mais profundamente as relações existentes entre cognição e emoção a partir de um ponto de vista histórico, podemos avançar no entendimento das dificuldades de aprendizagem apresentadas tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Os processos de psicoterapia, principalmente as correntes da Psicoterapia Cognitiva, poderão também se beneficiar desse estudo, na medida em que nossos interesses e sentimentos (emoção) parecem constituir a chave para a nossa representação do mundo (cognição). Podemos, ainda, proporcionar à psicologia uma nova dimensão sobre sua própria história como disciplina científica, uma vez que trazemos à tona um personagem que, ao que tudo indica, ofereceu bases teóricas para uma importante vertente de pensamento que é o construtivismo. Concluímos que a preocupação em se estudar as relações entre afetividade e cognição é antiga, e que a síntese elaborada por Claparède retrata uma forma diferente de se entender a questão. No sistema por ele desenvolvido, o interesse aparece como a manifestação mais relevante da relação entre afetividade e cognição, constituindo uma ponte dinâmica entre o sujeito e o ambiente, ativada pela necessidade de adaptação do organismo. Essa adaptação, contudo, não é passiva, mas constitui- se em uma busca ativa de soluções para os problemas colocados pela vida em um ambiente em transformação O estudo das relações entre emoção e cognição é apresentado pelas ciências cognitivas, na atualidade, como novidade surgida a partir de uma revolução cognitiva, desconsiderando-se fatos e personagens importantes da história da psicologia e da história da psicologia da educação. No intuito de demonstrar que a preocupação em se estudar essas relações não é recente, recorremos a um importante teórico do início do século XX, Édouard Claparède (1873-1940), médico e psicólogo suíço, conhecido por sua contribuição ao estabelecimento da abordagem genético-funcional em Psicologia e pela influência de sua obra sobre o trabalho de Jean Piaget. O conceito de interesse em Claparède foi então analisado, partindo da hipótese de que esse seria um conceito chave para se compreender as relações entre emoção / afetividade e cognição na sua obra. Traçamos a genealogia do conceito de interesse em Claparède, apontando as fontes teóricas que ele utilizou para construí-lo, o que nos possibilitou identificar outros teóricos que também se preocuparam com o tema ao longo da história da psicologia e da história da psicologia da educação. A abordagem metodológica da pesquisa foi a historiografia internalista ou história conceitual. Utilizamos como fontes primárias os escritos de Claparède relativos ao tema, examinando-os através do recurso metodológico da análise de conteúdo. A relevância desse trabalho reside no fato de que, ao conhecermos mais profundamente as relações existentes entre cognição e emoção a partir de um ponto de vista histórico, podemos avançar no entendimento das dificuldades de aprendizagem apresentadas tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Os processos de psicoterapia, principalmente as correntes da Psicoterapia Cognitiva, poderão também se beneficiar desse estudo, na medida em que nossos interesses e sentimentos (emoção) parecem constituir a chave para a nossa representação do mundo (cognição). Podemos, ainda, proporcionar à psicologia uma nova dimensão sobre sua própria história como disciplina científica, uma vez que trazemos à tona um personagem que, ao que tudo indica, ofereceu bases teóricas para uma importante vertente de pensamento que é o construtivismo. Concluímos que a preocupação em se estudar as relações entre afetividade e cognição é antiga, e que a síntese elaborada por Claparède retrata uma forma diferente de se entender a questão. No sistema por ele desenvolvido, o interesse aparece como a manifestação mais relevante da relação entre afetividade e cognição, constituindo uma ponte dinâmica entre o sujeito e o ambiente, ativada pela necessidade de adaptação do organismo. Essa adaptação, contudo, não é passiva, mas constitui- se em uma busca ativa de soluções para os problemas colocados pela vida em um ambiente em transformação .
2019-08-14T05:08:51Z
Lilian Erichsen Nassif
Monitoração dinâmica de asserções para depuração em silício
A crescente demanda de mercado combinada ao aumento da complexidade e performance dos designs atuais resultam em uma grande pressão sobre a depuração de silício, que é a última fase de desenvolvimento de um circuito integrado. Ao contrário das técnicas de validação pré-silício, a depuração em silício possui duas grandes limitações: a falta de controlabilidade e a baixa visibilidade. Com isso, esta requere um esforço muito maior para a identificação da causa de um erro. Portanto, a depuração em silício tem se tornado um gargalo na produção e custo de novos circuitos integrados e, por isso, tem sido considerada um tópico de interesse emergente para pesquisadores, bem como para a indústria de eletrônica. O presente trabalho propõe uma nova técnica para melhorar a visibilidade interna dos circuitos durante a depuração em silício, na qual os sinais a serem observados são escolhidos dinamicamente de acordo com alguma falha identificada. Para isso, desenvolveu-se uma arquitetura embutida de depuração para controlar a seleção de sinais, assim como um software para integrar essa arquitetura com o circuito alvo. A arquitetura embutida é composta por um módulo de depuração, que controla uma cadeia de asserções para identificação de falhas, bem como uma memória interna para captura dos sinais. De acordo com a falha identificada, um grupo específico de sinais deve ser capturado. A determinação dos sinais que compõem cada grupo deve ser feita antes da produção do circuito. Para isso, desenvolveu-se um software capaz de selecionar sinais relevantes a uma asserção, sendo a escolha baseada em seu cone de influência (cone of influence ou COI). Este software também é capaz de agrupar as asserções de acordo com a semelhança entre seus COIs. Com isso, o programa gera um novo código para o circuito alvo, incluindo o módulo de depuração bem como as conexões necessárias para o seu funcionamento. A fim de se testar a arquitetura proposta, foi realizado um estudo de caso com um processador baseado na arquitetura MIPS32 com 40 asserções embutidas. O estudo de caso permitiu avaliar a eficiência do sistema proposto, bem como reproduzir o fluxo completo de depuração. Um segundo teste englobando outros dois designs foi realizado com o intuito de analisar o algoritmo de seleção de sinais baseado em cones de influência. A adição da arquitetura de depuração desenvolvida não impactou a performance do circuito, além disso, a área necessária para sua inclusão foi pequena. Isso atesta a viabilidade do uso do sistema embutido para depuração, já que não houve um impacto significativo. Além disso, o módulo de depuração foi capaz de capturar os dados necessários para a reprodução do erro por uma ferramenta de verificação formal. Entretanto, o método proposto para seleção de sinais baseado no cone de influência das asserções se mostrou ineficiente, não havendo grande diferença entre o conjunto de sinais que compõe o cone de influência das propriedades. Isso se deve ao fato dos circuitos atuais, em sua grande maioria, possuírem uma complexidade muito grande, sendo que seus componentes se encontram muito interligados entre si. Visto a dificuldade encontrada, um segundo método para seleção de sinais foi proposto e implementado. Este se baseia não somente no conjunto de sinais que compõe o cone de influência, mas também na hierarquia existente no COI. Por sua vez, essa segunda alternativa se mostrou muito mais promissora e capaz de empregar um foco maior em certas áreas do design que, provavelmente, são mais relevantes para a análise de cada propriedade. Apesar disso, uma melhor investigação deve ser feita a fim de se refinar o resultado dessa técnica, fazendo com que a mesma seja menos dependente do conhecimento do engenheiro quanto à estrutura do circuito, bem como seu processo de desenvolvimento e teste.
Gestão democrática: o projeto político pedagógico e a inclusão do aluno surdo na EJA
Este trabalho visa analisar a elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Altina Olívia Gonçalves, no que se refere ao atendimento aos alunos surdos da EJA Educação de Jovens e Adultos à luz da Gestão Democrática e mediante a diversidade do contexto inclusivo, poder aperfeiçoar as devidas implementações de metas e ações norteadoras do caminhar educacional, tencionando garantir a inclusão e a acessibilidade dos sujeitos de identidades surdas. Para isto foi realizado um levantamento bibliográfico com obras que referendam a gestão democrática, a prática pedagógica e a educação inclusiva sob a perspectiva da Lei 10.436 e do Decreto 5626, que oficializam ao Povo Surdo o direito de serem respeitados no uso e no ensino-aprendizagem em sua língua materna: a Língua Brasileira de Sinais.
2019-08-11T09:13:26Z
Nilda de Oliveira Campos
Uberização do trabalho: a materialização do valor entre plataformas digitais, gestão algorítmica e trabalhadores nas redes do capital
As plataformas digitais têm se apresentado como onipresentes no cenário capitalista contemporâneo. Estabelecendo-se como espaços virtuais de interação social, divulgação de notícias, compra e venda de produtos, compartilhamento de vídeos e músicas, arquivamento de documentos e intermediação de serviços, as plataformas têm exercido impactos significativos à sociedade hodierna. Em um contexto peculiar de expressão das relações de trabalho, as plataformas digitais de intermediação do trabalho têm se apresentado ainda como um terreno fértil para a expansão do capital sobre as possibilidades de produção, circulação e apropriação de valor. Transformando os chamados microempreendedores em atores subordinados às plataformas, os profissionais da Ciência da Computação em produtores de algoritmos implacáveis no controle do comportamento social e os consumidores em atores necessários à gestão da qualidade produtiva e ao fornecimento de dados, forma-se um emaranhado de mediações que obscurecem as novas conformações da classe trabalhadora. Nesse cenário, o movimento de Uberização do trabalho, entendido como representativo da expansão dos modos de organização do trabalho que seguem os moldes da empresa Uber, carece de análises científicas que almejem a apreensão do real, abarcando as contradições que a virtualização das relações de trabalho engendra. Vista por muitos como parte de Economia do Compartilhamento e, por outros, como uma deturpação desta, a Uberização não deixa aparente todos os elementos necessários à sua apreensão. A emersão desse fenômeno se dá em consonância ao seu engendramento às metamorfoses do sistema capitalista, com suas tecnologias computacionais de organização do trabalho e recentes maneiras de apropriação das forças produtivas advindas da interação social on-line. Partindo das categorias marxianas da Crítica da Economia Política, esta pesquisa objetiva a apreensão dos papéis assumidos pelos atores constituintes do fenômeno em tela e dos seus determinantes históricos, contribuindo com as bases teóricas para a defesa da seguinte tese: a Uberização do trabalho constitui-se como síntese da subsunção do trabalhador cientificizado, do trabalhador uberizado e do consumidor ativo ao processo de produção e apropriação privada de valor, sendo parte de um movimento de rearticulação do capital que é produto e produtor de novas sociabilidades em rede. Partindo de uma ciência pautada no materialismo histórico dialético, a presente investigação articula aparência e essência, particularidades e totalidade, aspectos objetivos e subjetivos.
Agonistas -adrenérgicos modulam canais iônicos nociceptivos em neurônios dos gânglios da raiz dorsal
A noradrenalina e a adrenalina circulante, através da ativação dos receptores - e -adrenérgicos, estão envolvidas no controle intrínseco da dor. No sistema nervoso periférico, a estimulação simpática pode excitar os neurônios sensoriais em animais com tecidos inflamados ou após a lesão do nervo periférico. Além disso, modelos de dor neuropática geralmente estão associados a um aumento do tônus simpático das fibras que inervam os Gânglios da Raiz Dorsal (DRG), o que sugere a existência de interações entre a atividade do Sistema Nervoso Simpático (SNS) e neurônios aferentes primários sob condição dolorosa. Alterações na sensibilidade a estímulos nociceptivos podem ser causadas por mudanças nas propriedades dos canais iônicos dos neurônios sensitivos aferentes primários. Por exemplo, a noradrenalina aumenta a frequência de disparos em neurônios nociceptores via ativação de adrenoceptores -1 (Zhang et al., 2011). No entanto, sabe-se pouco dos efeitos da ativação de receptores -adrenérgicos sobre as moléculas que iniciam a transdução do estímulo em nociceptores primários. Para verificar isso, testamos se a ativação de receptores adrenérgicos modula os canais iônicos ativados por ligantes expressos em neurônios sensitivos. Além disso, procuramos alterações em parâmetros dos Potencias de Ação (PA) que podem determinar a sensibilidade dos neurônios a estímulos nocivos. Desse modo, o objetivo deste estudo é identificar a existência de interações entre agonistas -adrenérgicos e canais iônicos capazes de transformar estímulos nocivos em sinais elétricos propagáveis nos neurônios DRG, como os receptores TRPV1 (Receptor Vanilóide de Potencial Transitório tipo 1), os P2X (Canais Purinérgicos Ativados por ATP) e os ASICs (Canais Iônicos Sensíveis a Ácido). Neste trabalho, utilizamos neurônios dissociados dos DRG de ratos Wistar machos com peso de 220-280g. As células dissociadas foram tratadas com agonistas adrenérgicos, fenilefrina (1; 1M) ou clonidina (2; 10M), e os respectivos grupos controles receberam o veículo de diluição dos agonistas. Os registros eletrofisiológicos foram realizados entre 24-96 horas após a cultura. 3 Os registros eletrofisiológicos foram realizados utilizando a técnica de patch clamp na modalidade whole-cell: voltage clamp para registro de correntes iônicas e current clamp para o registro de potenciais de ação e dos limiares de excitabilidade dos neurônios. Para provocar as diferentes correntes iônicas, foram feitas aplicações rápidas (2 segundos) de capsaicina (3M), ATP (50M), pH=7 ou pH=6. Essas soluções ativam correntes iônicas via receptores TRPV1, P2X e ASICs, respectivamente. A fenilefrina aumentou a densidade de corrente P2Xnão3 de -21 ± 6 pA/pF, (média ± EPM, n=22) no controle para -51 ± 11 pA/pF, n=24 (p<0,05). Além disso, a fenilefrina aumentou em 95% (p < 0,05) o limiar de excitabilidade dos neurônios com correntes ASIC acionadas por solução de pH6. A clonidina reduziu a corrente disparada por capsaicina de -218 ± 24 pA/pF (n=53) para -146 ± 26 pA/pF, n=44 (p < 0,05). Nenhum efeito significativo da fenilefrina ou da clonidina foi observado em correntes ativadas por ácido (pH=7.0 ou pH=6.0), nem na proporção de células responsivas aos diferentes estímulos (ATP, capsaicina e baixo pH) e nem na proporção de células com características tônicas versus fásicas. Nossos resultados sugerem que a ativação dos -adrenoceptores modula duas importantes moléculas transdutoras nociceptivas. Esse efeito é evidenciado pelo aumento da densidade de corrente P2Xnão3, na presença de fenilefrina (agonista adrenérgico -1) e pela redução da densidade de corrente mediada pelos receptores TRPV1, na presença de clonidina (agonista -2 adrenérgico).
2019-08-11T04:13:53Z
Naiara Araujo Silveira
Foucault e o liberalismo
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Os gauleses em César, Tito Lívio e Plínio, o Velho: sobre a retórica de representação do outro e a construção de si
Sabemos que os gauleses não deixaram nenhum material escrito, e sua cultura e história nos são conhecidas apenas por relatos de terceiros ou por estudos arqueológicos. Por isso, o tema das representações dos gauleses em César, Tito Lívio e Plínio, que compreende o período entre o século I a.C. a I d.C., é o foco principal desta pesquisa, já que corresponde ao momento em que a Gália é definivamente conquistada pelos romanos e transformada em província. Propomos, no começo deste trabalho, uma reflexão sobre o próprio étimo bárb ro, lém de bord mos o conceito de b rbárie e de civilidade entre gregos e romanos. Em seguida, falaremos sobre a expansão do domínio de Roma e como foi o contato entre romanos e gauleses. Após essa investigação, nos propomos a estudar a fundo algumas passagens latinas sobre os gauleses, cujas fontes são: o De bello Gallico (Sobre a guerra da Gália), de César; o Ab urbe condita (Da fundação da Cidade), de Tito Lívio; e a Historia naturalis (História natural), de Plínio, o Velho. Nessa análise dos trechos latinos veremos como se estrutura a retórica de representação dos gauleses e de como se operava essa construção da imagem de bárbaro, por eles exemplificada, e faremos considerações sobre o que era considerado ser bárbaro (ou civilizado) pelos romanos do século I a.C. a I d.C. Igualmente, realizaremos um estudo dos elementos retóricos empregados por César, Lívio e Plínio para caracterizar os gauleses, bem como analisaremos o tipo de vocabulário utilizado e as recorrentes figuras representativas empregadas para essas descrições. Por fim, encerraremos este trabalho com algumas considerações sobre o que se sabe hoje dos gauleses através de pesquisas historiográficas e arqueológicas.
2019-08-09T13:48:58Z
Priscilla Adriane Ferreira Almeida
Lentivirus de pequenos ruminantes: caracterização genética e antigênica de isolados de caprinos e ovinos do Brasil
Com o objetivo de isolar e caracterizar por análise filogenética e antigênica os lentivirus de pequenos ruminantes (LVPR), espécimes de 44 caprinos (Plexo coróide, MSC, PBMC e LBA) e soros de caprinos (n=1882) e de ovinos (n=67) oriundos das regiões NE, SE e SU do Brasil foram coletados entre 2009 a 2011. DNA proviral de 26 isolados de LVPR (dentre os 42 isolamentos), de sangue (caprinos=6 e ovinos=2) e de sete isolados de LVPR obtidos em 1995 foram amplificados por nested PCR em dois fragmentos do gene env compreendendo a região V1V2 (394p) e V4V5 (608pb) e uma região da matriz e capsídio do gene gag (990pb), seguido de sequenciamento de nucleotídeos. A caracterização antigênica dos soros foi avaliada por Elisa recombinante constituído por domínios imunodominantes das proteínas estruturais (MA, CA e SU baseado nos subtipos B1 e A13). A caracterização genética e antigênica LVPR evidenciou, principalmente, a presença do subtipo B1 nos rebanhos caprinos, apesar de também ter sido encontrado em rebanhos de ovinos. Adicionalmente, encontrou-se o genótipo A em isolados de caprinos. A classificação de LVPR de ovinos no genótipo B e de caprinos no grupo A evidenciou a transmissão de MVV e CAEV interespécie entre caprinos e ovinos no Brasil. Análise de aminoácidos (V4/V5) identificou recombinação ou co-infecção ocorrendo em caprinos, dentre os quais, dois vírus apresentaram características de ambos MVV e CAEV, enquanto um outro vírus apresentou uma inserção de novo motivo na região imunogênica da proteína de superfície (V4). Estes resultados demonstram a diversidade genética e antigênica de estirpes de LVPR circulantes no Brasil e confirma a necessidade de considerar todos os genótipos virais em antígenos utilizados em testes sorológicos, a fim de evitar diagnósticos incorretos e aumentar a acurácia dos mesmos nos programas de controles de LVPR.
Enquadramentos literários: literatura e quadrinhos
Numa época de produção maciça, inclusive com incentivo governamental, de adaptações de obras literárias para a linguagem das histórias em quadrinhos, este trabalho pretende analisar duas adaptações da Divina Comédia de Dante, com o objetivo de entender de que forma se dá o processo de transposição, a partir da leitura de passagens do poema e do exame de suas representações visuais. Tal análise segue direções indicadas pelos próprios autores, o italiano Piero Bagnariol e o norte-americano Seymour Chwast, em entrevistas e/ou textos publicados a respeito das respectivas obras, e apoia-se também em teóricos da adaptação, dos quadrinhos, da literatura e das artes plásticas.
2019-08-11T03:16:00Z
Fabio Guedes Rodrigues
Estudos de pós-graduação em linguística do texto e do discurso
No summary/description provided
2022-03-31T22:31:56Z
Stener Carvalho Fernandes Barbosa Égina Glauce Santos Pereira Tatiana Affonso Ferreira Paiva Gabriela Pacheco Amaral Natália Silva Giarola de Resende Janaína Viera Taillade Abud Alessandra Folha Mós Landim Leandro da Silva Moura Juliene Silva Vilela Karina Nogueira Druve Novais Maíra Ferreira Sant?ana Mariana Pinter Chaves Jaqueline Dos Santos Batista Soares Julianna Christina Carvalho Bechir Bárbara Mano de Faria Tatiana Emediato Corrêa Amanda da Conceição Barros Pereira Adriana do Carmo Figueiredo Fábio Ávila Arcanjo Bárbara Amaral da Silva Graciele Martins Lourenço Thiago Fernandes Peixoto
Gerentes e novas estratégias de gestão: um estudo de caso sobre transformações no campo gerencial
Uma idéia subjacente às teorias, escolas, pesquisas no campo de estudos da Administração é a busca por eficiência nas organizações. Esse tema tem sido abordado a partir de diversas perspectivas, como se pode constatar através da evolução da Teoria da Administração. Cada escola de pensamento privilegia um ou outro aspecto, elege variáveis de análise e concebe uma dinâmica de funcionamento da realidade organizacional. Assim, a melhoria da performance organizacional pode advir de fatores como: a adoção de princípios específicos de gestão, de formatos organizacionais, de arranjos singulares dos recursos disponíveis;, a capacidade de adaptação ao meio ambiente, o desenvolvimento de padrões de relacionamento com os diversos grupos de interesse e a adoção de determinados valores pelos membros da organização. Os fatores de sucesso variam de acordo com os pressupostos e as definições de cada escola.
2019-08-11T17:16:38Z
Marcelo Gouvea Teixeira
Desigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BH
Esta pesquisa teve como objetivo central investigar as possíveis influências das desigualdades sobre o desempenho escolar de jovens em processo de escolarização no contexto de expansão do Ensino Médio na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para entender as relações entre desigualdades e desempenho escolar, adotou dois eixos norteadores: o primeiro voltou-se para a caracterização dos jovens estudantes e moradores da RMBH, no intuito de identificar o peso de possíveis desigualdades (socioeconômicas, raciais, gênero, trabalho e escolarização) na condição juvenil. O segundo investigou o desempenho a partir de três variáveis: relação com o saber escolar, avaliação da aprendizagem (institucional e resultado escolar) e acesso e permanência no processo de escolarização (fluxo escolar). Assim, a partir da identificação de desigualdades, entrecruzou esses dados com as informações coletadas sobre o desempenho escolar. Utilizou métodos quantitativos e qualitativos para coleta, descrição e análise dos dados coletados. Os procedimentos quantitativos possibilitaram a elaboração do perfil dos jovens e a caracterização do processo de expansão do Ensino Médio na RMBH. Já os de caráter qualitativo, realizados em uma escola pública estadual de Ensino Médio, buscaram investigar dimensões relacionadas às formas de trabalho escolar (aulas, resultado do processo avaliativo e fluxo escolar) que auxiliassem na compreensão de alguns fatores que poderiam interferir no desempenho dos jovens estudantes. A pesquisa foi orientada pela Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude e Demografia. Como resultado, a investigação possibilitou constatar que as desigualdades sociais (sexo, raciais, renda) são persistentes e perpassam a condição juvenil, bem como o acesso ao sistema educacional e à participação na população economicamente ativa. E mais, que os sintomas dessas desigualdades incidem de forma direta sobre o desempenho escolar, influenciando, sobretudo, a trajetória dos jovens estudantes considerados não herdeiros. Constatou também a existência de novas desigualdades relacionadas ao aprender, gerando, com isso, uma desistência relacional com a aprendizagem. Esse fenômeno manifesta de forma implícita a seletividade escolar, e ocasiona situações de fracasso que incidem, principalmente, sobre os jovens estudantes considerados novo público estudantil do Ensino Médio.
Um modelo de gestão do relacionamento entre os cidadãos e a administração pública
A evolução do movimento da Nova Gestão Pública aumentou a pressão sobre as burocracias estatais no sentido de analisar os cidadãos como clientes. Nos últimos anos, as medidas implementadas pelos governos para tornar a administração mais focada no cidadão contemplaram ações pontuais e não integradas de melhoria na qualidade, na eficiência e na acessibilidade do atendimento aos cidadãos e na prestação dos serviços públicos. Nesse contexto, o objetivo do artigo é propor um modelo de gestão do relacionamento entre os cidadãos e a administração pública no processo de prestação de serviços públicos baseado em fatores do Marketing de Relacionamento, que, na percepção dos gestores públicos e dos próprios cidadãos, são considerados essenciais. O método adotado consistiu em uma pesquisa exploratório-descritiva, com uma abordagem mista. Primeiramente, uma fase qualitativa conduziu entrevistas com 11 gestores públicos responsáveis pelos canais de atendimento ao cidadão do Governo do Estado de Minas Gerais para identificar os fatores essenciais na percepção desse público. Com base na metodologia de Grounded Theory e na análise de conteúdo suportado pelo software Atlas TI identificou-se a percepção dos gestores responsáveis pelos canais de atendimento do governo mineiro os seguintes fatores do modelo: estratégia; gestão da informação; integração multicanal; programas de relacionamento; estrutura; tecnologia da informação e avaliação de desempenho. Posteriormente, durante a fase quantitativa, 354 cidadãos que utilizaram uma unidade de atendimento do governo mineiro preencheram um questionário da pesquisa. Na visão dos cidadãos, a partir de uma Análise Fatorial Exploratória, identificamos os seguintes: acompanhamento da prestação de serviço; consolidação dos canais de atendimento; forma de atendimento; recompensas e diversificação dos canais de atendimento.
2022-06-21T14:29:12Z
Rodrigo Diniz Lara Marlusa de Sevilha Gosling
A construção da narrativa em reportagens
Subjaz a este trabalho a hipótese de que as noções de gênero do discurso e de tipo de discurso são de tal forma imbricadas que cada gênero possui tipos específicos. De acordo com essa hipótese, os tipos não são universais e atemporais, como defendem abordagens contemporâneas do texto e do discurso, mas são tão sócio- historicamente determinados quanto os gêneros, de cuja composição participam. Com base nessa hipótese, esta pesquisa tem o objetivo geral de investigar como se caracteriza o tipo narrativo específico do gênero reportagem e como esse tipo se atualiza na construção de sequências narrativas extraídas de exemplares dessegênero. Essa investigação se baseia na análise de um corpus constituído por dezesseis reportagens publicadas nas edições de janeiro de 2010 das revistas semanais de informação Carta Capital, Época, Isto É e Veja. Compreender de maneira aprofundada o modo como se narra em reportagens implica a consideração de um conjunto extenso de informações situacionais, textuais e linguísticas. Por isso, foi necessária a adoção de um arcabouço teórico e metodológico que conceba o discurso como uma forma de organização bastante complexa, que, em virtude dessa complexidade, deve ser estudada de maneira progressiva. Em vista dessa exigência, esta pesquisa tomou por base postulados teóricos e metodológicos do Modelo de Análise Modular do Discurso e se fez em três etapas, que correspondem às análises das formas de organização sequencial, composicionale estratégica. Com os resultados de cada uma das etapas, a pesquisa conseguiu alcançar seu objetivo geral, mostrando que, de fato, há um modo típico de narrar no gêneroreportagem. Com a análise da forma de organização sequencial, chegou-se à identificação do tipo narrativo da reportagem e das sequências em que esse tipo se manifesta. Em seguida, com a análise da forma de organização composicional, levantou-se uma série extensa de propriedades textuais e linguísticas típicas das sequências narrativas das reportagens. Por fim, com a análise da forma de organização estratégica, foi possível verificar como as representações que definem o tipo narrativo da reportagem se atualizam em sequências narrativas particulares, tendo em vista a função que exercem em um dado contexto.
A LDB/96 e a qualidade de vida no trabalho: com a palavra os docentes da rede pública de Belo Horizonte
Essa pesquisa investiga a percepção de professores de escolas públicas de nível médio em Belo Horizonte, quanto à sua Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), após a Reforma do Ensino de 1996, tendo em vista as ações governamentais voltadas para a Educação. Procede-se a um diagnóstico da realidade de trabalho dos professores dessas escolas, com base no discurso do Governo divulgado pela mídia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, a qual adotou a estratégia de estudo comparativo de casos, em um enfoque qualitativo-quantitativo. A amostra engloba docentes de uma escola da rede estadual e outra da rede municipal de ensino. A fundamentação teórica está baseada especialmente nos modelos de Walton (1973), Hackman e Oldham (1975), Westley (1979), Werther e Davis (1983), explorando tanto o conteúdo intrínseco quanto o extrínseco do trabalho docente. As variáveis analisadas foram agrupadas em três categorias: dimensões básicas da tarefa, integração indivíduo-organização, fatores organizacionais e fatores ambientais. Foram realizadas vinte entrevistas semi-estruturadas e aplicados 142 questionários, trazendo à tona relações sociais diversas no âmbito de ambas as escolas. Com base nos dados coletados, concluiu-se que os professores estão moderadamente satisfeitos com a QVT geral. Em relação às dimensões básicas da tarefa e à interação indivíduo-organização, percebeu-se satisfação moderada dos professores. Já a categoria referente aos fatores organizacionais e ambientais demonstrou que os professores estão insatisfeitos com as inadequadas condições de trabalho e sua progressiva desvalorização, apesar da importância da profissão para o progresso e o desenvolvimento da nação. Diferenças significativas entre as duas escolas foram observadas sobretudo quanto à categoria interação indivíduo-organização. A remuneração, a atuação do Governo e a atuação do sindicato revelaram-se as maiores fontes de insatisfação dos professores. A satisfação foi evidenciada, principalmente, no inter-relacionamento e na integração social. De modo geral, e com base nos dados da pesquisa, pode-se dizer que a escola municipal é um local melhor para se trabalhar que a estadual. Sugere-se, a título de recomendação, a implantação de um sistema de avaliação da gestão escolar, mediante a utilização do instrumento desenvolvido para esta pesquisa; bem como a promoção de intercâmbio entre escolas e entre outros profissionais, o incentivo à participação dos professores em decisões relevantes da escola e o treinamento dos diretores das escolas em gestão de pessoas.