RCAAP Repository
Avaliação da eficácia do Romiapex e Endex na localização do forame apical realizada por dois operadores distintos, comparada com radiografia digital
No tratamento endodôntico, a determinação do comprimento de trabalho é de fundamental importância para que seja alcançada a instrumentação e obturação adequadas do sistema de canais radiculares. O propósito deste estudo foi avaliar, in vitro, a eficácia dos localizadores eletrônicos de forame apical (LEFAs) Romiapex e Endex, bem como a influência do operador, e ainda, fazer uma análise das imagens radiográficas digitais, orto-radial e angulada, das medidas obtidas. O trabalho foi aprovado pelo COEP/Plataforma Brasil (protocolo 30236614.2.0000.5149). Radiografias digitais de estudo, abertura coronária e comprovação da patência foraminal com microscópiocirúrgico (medida real) foram realizadas em 31 dentes humanos extraídos. As medições com os aparelhos Romiapex e Endex foram feitas por dois operadores distintos e considerou-se acerto quando coincidentes com a medida real (MR). As medidas de acerto encontradas foram: operador I 38,9% Romiapex; 27,8% Endex; operador II - 27,8 % Romiapex, 27,8% Endex. Em mais de 50% dos casos as imagens radiográficas foram capazes de mostrar os acertos ou erros das medidas obtidas pelos LEFAs. Concluiu-se que os LEFAs Romiapex e Endex falharam na determinação da MR na maioria doscanais radiculares avaliados, para ambos os operadores, oque poderia ser minimizado com a associação da técnica radiográfica.
Proposta para atualização dos currículos dos cursos Técnicos ofertados pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha - AC
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de atualização dos currículos dos cursos técnicos ofertados pela Escola de Saúde Maria Moreira da Rocha, integrante da Rede Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RETSUS). Espera-se melhorar os processos de ensino-aprendizagem desta Escola Técnica do SUS para formar profissionais do SUS e para o SUS, visando atender o perfil profissional exigido no mundo do trabalho como também novas demandas paraformação no âmbito da educação profissional em saúde.Discute-se de forma teórica um pouco sobre a área da educação profissional de uma maneira geral e suas especificidades no âmbito da educação. Apresenta-se o problema da intervenção e a metodologia para realizar a intervenção na Escola Técnica em Saúde por meio de um plano de ação que será executado pelos responsáveis pelas ações ou recursosnecessários para cada atividade.
O ensino de ciências por investigação na educação superior: um ambiente para o estudo da aprendizagem científica
Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ambiente de aprendizagem proporcionado por uma disciplina oferecida pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia de um curso de ciências biológicas de uma instituição federal de ensino superior. A disciplina tem por objetivo proporcionar aulas investigativas aos alunos. Para tanto, os grupos de alunos conduzem trabalhos abertos caracterizados como projetos de pesquisa que exigem a mobilização de conceitos, procedimentos e habilidades relacionados à investigação científica e/ou à bioquímica. A estratégia utilizada na disciplina se aproxima da abordagem de ensino de ciências por investigação que é considerada como ponto fundamental para a educação científica em nações como EUA e Reino Unido. No Brasil, a adoção dessa abordagem é incipiente o que exige muitas reflexões sobre o seu real potencial. Nesse sentido, esta tese tem por objetivo analisar o ambiente de aprendizagem oportunizado pela disciplina investigada para verificar quais são as suas contribuições na formação de alunos em um curso de formação de cientistas. Os dados que são analisados neste trabalho foram obtidos por meio de produções escritas e filmagens em tempo real da atividade de um grupo que investigou, primeiro na cebolinha e depois no cravo da índia, se existia propriedade repelente sobre uma espécie de formiga: a formigafantasma. O grupo pretendia desenvolver um produto natural para ser utilizado em ambientes domésticos, principalmente em cozinhas. Além disso, foi realizada uma entrevista com um dos professores da disciplina. Para análise dos dados foram utilizados aportes teóricos e metodológicos oriundos dos estudos da sociologia das ciências, dos estudos epistemológicos da educação científica e da teoria da atividade. Esses diferentes referenciais teóricos permitiram: i) descrever e analisar a estrutura da disciplina e da atividade do grupo investigado, possibilitando destacar os diferentes elementos que configuram a situação estudada; ii) delinear o desenvolvimento da atividade do grupo, explicitando os principais eventos que a moldaram durante o semestre; iii) caracterizar os diferentes momentos da atividade, distinguindo as situações de produção das situações de comunicação; iv) analisar processos de enculturação cientifica, evidenciando os processos de transformação de uma ação em operação epistêmicas e v) estudar os processos de tomada de decisão, propiciando uma compreensão acerca das discussões vivenciadas pelo grupo no desenvolvimento do seu projeto de pesquisa. A análise dos dados evidenciou eventos de aprendizagem na e pela prática que acontecem pelo engajamento dos participantes na atividade, principalmente na busca das soluções para os diferentes problemas e contradições. O exame dos processos de tomada de decisão permitiu ressaltar aspectos que norteiam as negociações engendradas no curso da investigação, identificar como são modificadas convicções e como são valorizados determinados tipos de enunciados. Além disso, ele revela fatores que orientam, delimitam e transformam essa atividade investigativa escolar. Portanto, acredita-se que a tese oferece subsídios para o entendimento dos limites e dos potenciais das atividades investigativas como ambientes que podem ou não criar oportunidades para os estudantes participarem, compartilharem e vivenciarem práticas semelhantes as que são encontradas nos laboratório das ciências naturais
Estudo de complexos envolvendo íons lantanídeos trivalentes e ligantes orgânicos, utilizando espectroscopias de aniquilação de pósitrons e óptica
Neste trabalho foi investigada a formação de positrônio (Ps) nos complexos Sm(dpm)3, Eu(dpm)3, Gd(dpm)3, Tb(dpm)3, Ho(dpm)3, Er(dpm)3 e Yb(dpm)3 isolados, onde dpm corresponde ao íon 2,2,6,6-tetrametil-3-5-heptanodionato. Também foram estudadas misturas mecânicas e soluções sólidas binárias de fórmula geral Ln11-xLn2x(dpm)3, onde Ln1 corresponde aos íons Sm3+, Gd3+, Tb3+, Ho3+, Er3+, Yb3+, e Ln2 corresponde aos íons Eu3+, Gd3+ e Yb3+. Por meio de medidas de espectroscopia de vida média de pósitrons (EVMP), espectroscopia de alargamento da raia de aniquilação por efeito Doppler (EARAD), espectroscopia Mössbauer e espectroscopia de luminescência, investigou-se a formação de Ps nesses sistemas. O objetivo foi obter mais informações a respeito do processo de formação de Ps e de que maneira certas propriedades moleculares como por exemplo a energia da banda de transferência de carga ligante-metal (BTCLM) ou a tendência dos íons Ln3+ em capturar elétrons interferem no processo de formação de Ps. Medidas de EVMP mostraram por meio da intensidade relativa de formação de orto-positrônio, I3 (%), que os complexos Sm(dpm)3, Gd(dpm)3, Tb(dpm)3, Ho(dpm)3, Er(dpm)3 e Yb(dpm)3 formam significativas quantidades de Ps (I3 entre 35 e 45 %), enquanto o Eu(dpm)3 praticamente não forma Ps (I3 por volta de 2,5%). Foram realizadas medidas de EVMP, Mössbauer e luminescência no Eu(dpm)3 a 80 e 295 K, com o intuito de verificar hipóteses prévias que explicariam a baixa intensidade de formação de Ps observada na grande maioria dos complexos de Eu3+. Os resultados indicam que o modelo do spur (o mais utilizado para explicar a formação de Ps) e o modelo da deslocalização eletrônica intramolecular não estão de acordo com os dados obtidos experimentalmente. Apesar dos resultados confirmarem a influência da BTCLM de baixa energia no processo de formação de Ps, os dados obtidos a 80 K indicam haver outros mecanismos, ainda desconhecidos, envolvidos na ausência de formação de Ps no Eu(dpm)3. A elevada intensidade de formação de Ps no Yb(dpm)3 (I3 por volta de 45 %) foi bastante supreendente, uma vez que se esperava que complexos de Yb3+ apresentassem, assim como os complexos de Eu3+, baixo I3 (%). A análise dos potenciais de redução (E0) dos íons Ln3+, das energias das BTCLM dos complexos Ln(dpm)3 e das configurações eletrônicas dos íons Yb3+ e Eu3+ não foi suficiente para oferecer uma explicação consistente. Os motivos que levam o Yb(dpm)3 a apresentar alta intensidade de formação de Ps, semelhante à dos demais Ln(dpm)3, é algo ainda não muito bem compreendido e será objeto de estudos futuros. A análise de soluções sólidas e misturas mecânicas de fórmula geral Ln11-xEux(dpm)3 por EVMP e EARAD indicou que o I3 (%) decresce com o aumento da concentração de Eu3+, tanto nas misturas mecânicas quanto nas soluções sólidas, evidenciando que o íon Eu3+ se comporta como um inibidor da formação de Ps. Os sistemas Sm1-xEux(dpm)3, Gd1-xEux(dpm)3 e Tb1-xEux(dpm)3, formados a partir de complexos com a mesma estrutura cristalina (dímeros monoclínicos), formaram soluções sólidas, sendo evidente a inibição total de formação de positrônio. Por outro lado, os resultados de EVMP e EARAD indicaram apenas a formação de misturas mecânicas nos sistemas Ho1-xEux(dpm)3, Er1-xEux(dpm)3 e Yb1-xEux(dpm)3, uma vez que esses sistemas são formados por complexos com estruturas cristalinas distintas (dímeros monoclínicos e monômeros ortorrômbicos). Medidas de EVMP a 80 K foram realizadas nos complexos Gd(dpm)3, Eu(dpm)3, Tb(dpm)3, e também nas soluções sólidas de fórmula geral Gd1-xEux(dpm)3 e Tb1-xEux(dpm)3. Ambas as soluções sólidas, assim como os complexos isolados, apresentaram I3 (%) obtidos a 80 K consideravelmente inferiores em relação aos I3 (%) obtidos a 295 K. Apesar desse resultado não estar de acordo com o modelo do spur, não há, no momento, dados suficientes para se propor uma explicação. Medidas de luminescência realizadas nas soluções sólidas Tb1-xEux(dpm)3 evidenciaram uma correlação linear entre a supressão da luminescência do Tb3+, obtida a partir de medidas do tempo de vida do nível excitado 5D4 do Tb3+, e a inibição de formação de Ps: ambas crescem com o aumento da concentração no sistema de Eu3+, xEu. A correlação entre a inibição da formação de Ps e a redução do tempo de vida do nível excitado 5D4 do Tb3+ não pode ser explicada pelo modelo do spur. Dessa forma, foi proposto um mecanismo cinético envolvendo a participação de estados excitados do ligante na formação de Ps. Segundo esse mecanismo, processos de transferência de energia Tb3+ -> Eu3+ e de carga dpm -> BTCLM Eu(dpm)3 seriam responsáveis pela redução da vida média do ligante excitado, L*Tb, e do tempo de vida do Tb3+ excitado, LTb*, provocando a inibição de formação de Ps e a supressão da luminescência. Foi então deduzida uma equação correlacionando o I3 (%) com a vida média do nível 5D4 do Tb3+, que proporcionou um ajuste satisfatório dos resultados experimentais (I3 em função de xEu). Aplicando o mecanismo cinético ao sistema Gd1-xEux(dpm)3, onde não há transferência de energia do dpm para o Gd3+, ou do Gd3+ para o Eu3+, foi possível deduzir uma equação bastante semelhante à Stern-Volmer correlacionando I3 (%) e xEu. A obtenção de evidências experimentais que sugerem a participação de estados excitados na formação de Ps é um resultado inédito que abre novas perspectivas de pesquisa na área de aniquilação de pósitrons. Tendo em vista os resultados obtidos, mostra-se interessante a elaboração de novos experimentos capazes de apresentar evidências adicionais que corroborarem o mecanismo cinético proposto.
Marcas do discurso da matemática escolar: uma investigação sobre as interações discursivas nas aulas do ensino médio
O objetivo principal desta pesquisa é identificar marcas discursivas que caracterizam os discursos da sala de aula de Matemática. Tivemos como eixo principal, de nosso trabalho a perspectiva enunciativa de discurso iniciada por Bakhtim, particularmente os conceitos de gênero do discurso e esfera discursiva. Para fazermos a análise do contexto social mais amplo, tomamos como referência os conceitos de habitus, capital cultural e campo de Bourdieu. Munidos desses conceitos, iniciamos uma observação de cunho etnográfico, que ocorreu em uma escola técnica federal. Foram acompanhadas duas turmas de ensino médio, sendo uma de primeiro e uma de terceiro ano. Na busca de explicitar as ideologias presentes na sala de aula de Matemática, vimos a necessidade de fazer um estudo sobre o campo da matemática acadêmica, principalmente a constituição da perspectiva formalista de matemática, que tem forte influência no ensino da disciplina. Com o intuito de localizar esta pesquisa entre as principais perspectivas de estudo sobre o discurso na sala de aula e na Educação Matemática, fizemos um mapeamento das mesmas. A análise do material coletado em nossas observações nos explicitou que as posições sociais têm um papel importante na definição dos gêneros discursivos; assim, fizemos um estudo sobre a distribuição das posições sociais no campo da sala de aula, verificando uma assimetria de poder na sala de aula. Por fim, identificamos algumas marcas discursivas que consideramos serem determinantes na constituição dos gêneros presentes na sala de aula de Matemática. São elas, a nominalização, o como fazer e a relação oral/escrito
O ensino da tragédia no teatro universitário: Prometeu acorrentado
Esse artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino da tragédia grega na contemporaneidade. O estudo se dá no âmbito do curso técnico em Artes Dramáticas do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ministro a disciplina de História do Teatro e Literatura Dramática. No curso técnico, cujas habilidades do sujeito-ator são desenvolvidas através de ensinamentos mais práticos que teóricos, proponho aos alunos a leitura do texto trágico também na perspectiva da cena. Analiso aqui o caso específico de um trabalho realizado na turma do primeiro ano de 2014 do Teatro Universitário, que resultou na apresentação de uma cena com criação de dramaturgia própria, a partir do estudo do texto Prometeu Acorrentado, de Ésquilo. Não abordo diretamente o texto trágico, falo mais do que se mostrou relevante para os alunos em sua leitura do texto e do mito; relevante a ponto de vir à cena, de passar do texto à ação. Esse trabalho, realizado sistematicamente no âmbito escolar, tem se mostrado bastante profícuo, exatamente por aproximar o aluno do universo trágico, de modo que ele mesmo possa lhe conferir um sentido cênico.
Preparação e caracterização de redes metalorgânicas à base de térbio(III) montadas em superfícies de poli(tereftalato de etileno)-PET
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Associação entre o líquen plano bucal e a hepatite crônica pelo vírus C
Objetivou-se, com o presente trabalho, investigar a possível associação entre o líquen plano bucal e a hepatite crônica pelo vírus C. Com a aprovação do Comitê de Ética da UFMG, e após assinatura do Termo de Consentimento livre e esclarecido, foram avaliados 50 pacientes com LP bucal (GRUPO 1) da Faculdade de Odontologia da UFMG, e 215 pacientes com hepatite crônica pelo vírus C (GRUPO 2) do Ambulatório de Hepatites Virais do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Os pacientes do GRUPO 1 submeteram-se a exames sorológicos anti-HCV para investigação de infecção pelo vírus da hepatite C, e os pacientes do GRUPO 2 foram avaliados intrabucalmente, quanto à presença ou não de lesões de LP. O exame sorológico seguiu protocolo do Laboratório Central do Hospital das Clínicas da UFMG, e os exames clínicos intrabucais seguiram uma seqüência padronizada, observando-se as normas universais de biossegurança. Os dados coletados foram analisados pelo teste exato de Fisher, considerando-se o nível de significância de 5%. Foi diagnosticado um caso de hepatite C crônica no GRUPO 1 (2,00%), não sendo estatisticamente significante (p = 0,464). No GRUPO 2 o LP bucal foi diagnosticado em cinco pacientes (2,33%), com significância estatística (p = 0,002). Nossos resultados sugerem que o LP bucal pode ser considerado uma manifestação extra-hepática da hepatite crônica pelo vírus C, embora a associação entre essas duas entidades deva ser melhor investigada.
Acesso e utilização aos serviços de atenção primária à saúde pela população urbana no município de Jequitinhonha, Minas Gerais
Acredita-se que a avaliação do acesso e utilização dos serviços de Atenção Primária àSaúde possa gerar informações visando o fortalecimento e a eficiência operacional dosserviços de atenção à saúde, e a consolidação das diretrizes de universalização, equidade eintegralidade propostas pelo Sistema Único de Saúde. Este estudo teve como objetivoavaliar os fatores relacionados ao acesso e utilização dos serviços de saúde por 1235indivíduos da área urbana, no município Jequitinhonha, Minas Gerais. A coleta de dados foifeita através de questionários sobre dados demográficos, socioeconômicos e sobre oacesso e a utilização dos serviços de Atenção Primária à Saúde. Foram também realizadasentrevistas com os profissionais de saúde e gestores locais. Nossos resultados mostraramque, frente a problemas de saúde, habitualmente, os indivíduos, em sua maioria, acessamas Unidades Básicas de Saúde. Em outros casos, preferem acessar o hospital, seautomedicar ou utilizar chás caseiros. Nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa, grandeparte dos indivíduos que acessaram os serviços de saúde o fez para consultas com oprofissional de saúde. Dentre os que aguardavam a realização de exames e consultasespecializadas, a espera variou entre 1 a 3 meses ou mais. A presença de sintomas nosúltimos 30 dias que antecederam a pesquisa ocorreu em metade dos participantes e parteteve suas atividades habituais restritas. A utilização dos serviços de saúde neste mesmoperíodo foi realizada por um pouco menos da metade dos entrevistados sendo a maioriamulheres, além de indivíduos com idade maior ou igual a 60 anos, com menor escolaridadee aposentados ou não trabalhadores. Os motivos que determinaram essa utilização foram apresença de sintomas ou doença, além do controle de doenças crônicas. A escolha doserviço foi motivada por cadastro na unidade e proximidade desta do domicílio. Com aprocura, em geral, os indivíduos receberam atendimento e medicação gratuitamente,gastaram cerca de 30 minutos no deslocamento e para serem atendidos. Apenas umapequena parcela dos entrevistados não foi atendida no primeiro momento que buscouatendimento, sendo os motivos a ausência de vagas para o atendimento, a falta doprofissional de saúde e de medicação. Apesar disso, os participantes avaliaram como muitobom e bom o serviço recebido ainda que sugerissem melhorias para os serviços de saúdeda localidade. Para os indivíduos que não utilizaram os serviços de saúde nos últimos 30dias antecedentes ao estudo, os motivos compreendem a não necessidade, a prática deautomedicação e o uso de chás caseiros. Os resultados deste estudo demonstraram que oserviço de Atenção Primária à Saúde no município de Jequitinhonha não se constitui umproblema para a maioria dos entrevistados. Porém é necessário aprofundar o conhecimentosobre alguns aspectos que envolvem o sistema de saúde neste município visto que osachados apontam para a existência de obstáculos organizacionais que podem dificultar oacesso e utilização dos serviços pelas pessoas. Além disso, ficou evidenciada anecessidade de criar mecanismos para modificar o perfil de utilização das unidades dereferência para a Atenção Primária à Saúde, consolidando-as como porta de entrada dosistema. Ademais, a insatisfação do usuário quanto à espera por consultas e examesespecializados, prejudicou a continuidade da atenção à saúde e indicou a necessidade deestudos mais detalhados que integrem e aprofundem questões relacionadas ao acesso eutilização, assim como a resolutividade, satisfação e qualidade dos serviços de média e altacomplexidade.
Cursos de licenciatura em Ciências da Natureza: o conhecimento químico na formação de professores de ciências para o ensino fundamental
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a relação entre o conhecimento químico e a formação acadêmico-profissional do professor de ciências das séries finais do ensino fundamental. Nosso objetivo foi analisar como o conhecimento químico é abordado durante a formação do professor de ciências e caracterizar as visões dos licenciandos sobre o conhecimento químico e o ensino fundamental de ciências. Consideramos que a disciplina escolar de Ciências da Natureza no ensino fundamental lida com conhecimentos das áreas de Química, Física, Biologia, Astronomia e Geologia. Essa disciplina possui como característica principal a interdisciplinaridade e a integração dos saberes (ideias estruturadoras), de cada área para o desenvolvimento do pensamento científico e para a compreensão dos fenômenos da natureza. Para obtermos nossos dados, utilizamos diferentes procedimentos metodológicos, que envolvem aspectos qualitativos e quantitativos. Inicialmente, descrevemos o desenvolvimento das licenciaturas em Ciências da Natureza no Brasil. Analisamos as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas de química daquelas que as disponibilizam nos sites institucionais. Posteriormente, selecionamos uma licenciatura em Ciências da Natureza para investigar como os licenciados consideram: seu processo formativo, suas perspectivas para a docência, suas visões sobre o ensino fundamental de ciências e suas visões sobre o conhecimento químico que é, ou pode ser, difundido no ensino de ciências e em sua graduação. Para o levantamento de dados, aplicamos um questionário aos licenciandos que cursavam as disciplinas de estágio supervisionado ou disciplinas que envolviam práticas escolares. Entrevistamos os licenciandos que estavam se formando, os coordenadores (do período noturno e do período diurno) e alguns professores de química que lecionavam na licenciatura investigada. A análise das matrizes curriculares e ementas nos permitiu concluir que, de modo geral, os cursos de licenciatura em Ciências da Natureza apresentam momentos significativos de discussão sobre o conhecimento químico necessário para atuar no ensino de ciências. Observamos que, em geral, universidades com institutos de química, física e biologia bem estabelecidos não se interessam em oferecer esses cursos, pois isso exige um esforço de integração entre o corpo docente. Isso foi reafirmado pelas respostas dos professores de química, dos coordenadores e dos licenciandos entrevistados. Foi destacado também a importância de se criar espaços institucionais (Núcleo Docente Estruturante, Fórum de curso etc.) e estruturais (sala de café, refeitórios, distribuição dos gabinetes etc.), nos quais os professores formadores de todas as áreas do curso entrem em contato. Para estes, o papel da química no ensino fundamental está relacionado à investigação crítica dos fenômenos e objetos presentes no cotidiano dos estudantes da educação básica e tem como objetivo, despertar o entendimento de como ocorrem os processos ao seu redor e como o avanço científico e tecnológico influencia nas escolhas e no modo de vida dos estudantes. Além disso, os formandos destacaram que ter acesso ao conhecimento químico, aos de outras áreas e a um novo olhar sobre as formas de ensinar, durante a formação, é fundamental para abordar os conteúdos no ensino fundamental de maneira integrada, sem priorizar uma das áreas.
Estudo in silico de potenciais alvos proteicos para moléculas citotóxicas em linhagens de células leucêmicas humanas.
As leucemias são neoplasias malignas caracterizadas pela proliferação de células imaturas do sistema hematopoiético. A Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é uma neoplasia maligna caracterizada pelo acúmulo de mieloblastos na medula óssea e sangue periférico, sendo uma das leucemias mais prevalentes no adulto. A heterogeneidade genômica da doença dificulta o estabelecimento de protocolos de tratamento. Já a Leucemia Mieloide Crônica (LMC) é uma doença mieloproliferativa rara caracterizada pelo acúmulo de células mieloides e presença do cromossomo Philadelfia (Ph). Os inibidores de tirosina quinase são os principais agentes quimioterápicos disponíveis, porém existem pacientes que não respondem adequadamente ao tratamento. Portanto, a busca por novos compostos com atividade antitumoral é justificada. Neste trabalho foi realizado estudo in silico para a busca dos alvos proteicos de nove compostos com atividade antitumoral conhecida frente às linhagens THP-1 e K562. Três desses compostos são triterpenos (1 ao 3) e seis são análogos alcaloides de 3-alquilpiridina (4, 5, 6, 7, 8 e 9). Foi utilizada a metodologia de target fishing para a busca dos alvos, baseado no princípio da similaridade em que moléculas semelhantes podem se ligar aos mesmos alvos. O banco de dados ChEMBL foi utilizado na busca de moléculas com atividade citotóxica frente às linhagens THP-1 e K562, para em seguida serem comparadas aos compostos de interesse por meio do cálculo do coeficiente de Tanimoto (Tc), que avalia a similaridade entre moléculas. O Tc foi calculado usando os fingerprints MACCS e PubChem. Os compostos com valores de Tc maiores ou igual a 0,75 foram considerados para a pesquisa bibliográfica de alvos já descritos na literatura. Outra estratégia foi o uso de servidores para a predição de alvo molecular. As proteínas 6-fosfofruto-2-quinase/frutose-2,6-bifosfatase 3 (PFKFB3) e nicotinamida fosforibosiltransferase (NAMT) foram indicadas como possíveis alvos para o composto 7 e a fosfatase 2 indutora da fase M (CDC25B) para os compostos 1 e 3. As estruturas cristalográficas desses potenciais alvos foram obtidas por meio do Protein Data Bank (PDB). Os compostos 7, 1 e 3 foram submetidos a simulações de acoplamento molecular com o programa GOLD. O estudo in silico foi bem-sucedido na busca de alvos moleculares para o composto 7, visto que interações importantes descritas na literatura com o sítio de ligação das proteínas PFKFB3 e NAMPT foram observadas. Por outro lado, os compostos 1 e 3 não se ligaram no sítio de ligação da proteína CDC25B de forma favorável.
O presente vivido e o futuro pensado: condição juvenil e estudantil de jovens universitários dos/nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha
Esta tese aborda a condição juvenil e estudantil de jovens universitários no contexto da expansão e interiorização da universidade pública brasileira, bem como da relação estabelecida pelos jovens estudantes entre presente e futuro. Trata-se de um estudo de caso realizado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM/Campus do Mucuri, cujo percurso metodológico incluiu a realização de pesquisa bibliográfica para conhecimento do estado da arte sobre o tema e construção dos aportes teórico-conceituais deste estudo; a pesquisa documental, para conhecimento de legislações afetas ao ensino superior, bem como documentos que versam sobre a criação, implementação e funcionamento da UFVJM; a observação participante no cotidiano do campus, em viagens com os estudantes, seminários e outros eventos acadêmicos; a aplicação de questionário, com estudantes ingressos no período compreendido entre 2008 e 2010; e a realização de entrevistas com seis universitários da UFVJM. Este estudo encontra-se entrecruzado por abordagens da sociologia da juventude e da sociologia da educação em função do seu objeto e dos sujeitos a ele correspondentes, os jovens universitários. Deste entrecruzamento resultou a necessidade de conhecer os jovens para além da dimensão estritamente estudantil, buscando apreender elementos da sua condição juvenil. A investigação aponta que em contextos como os dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - regiões de menor desenvolvimento social e econômico do estado de Minas Gerais, de limitadas condições de escolarização e convívio com objetos intelectuais e artísticos da cultura hegemônica a criação de uma universidade pública traz impactos importantes nas experiências e trajetórias de jovens da região, ampliando seu horizonte de possibilidades, assim como a condição estudantil tende a subordinar a experiência e identidade juvenil dos jovens universitários à sua experiência e modos de vida como estudantes.
Estudo da mortalidade infantil neonatal em Itabirito (MG): série histórica de 1996 a 2007
Trata-se de estudo descritivo que teve como objetivo analisar a mortalidade infantil no município de Itabirito/MG no período de 1996-2007, com ênfase na mortalidade neonatal. A fonte de dados foi o Sistema de Informação de Mortalidade disponível no site do DATASUS. Calcularam-se as taxas de mortalidade por componentes da mortalidade infantil e identificaram-se os principais agrupamentos de causas de mortes neonatais de acordo com o capítulo XVI da Classificação Internacional de Doenças 10ª. Versão. O número absoluto de óbitos infantis no período foi de 127, sendo 63 neonatais precoces, 15 de neonatais tardios e 49 pós-neonatais. Houve importante declínio da mortalidade infantil no período, mas a mortalidade neonatal precoce manteve suas taxas praticamente inalteradas e é o principal componente da mortalidade no primeiro ano de vida. Entre os óbitos neonatais precoces as causas perinatais são predominantes.
2019
Maria de Lourdes Lima Menezes de Oliveira
Desvendando características biológicas e moleculares dos vírus gigantes: predição e análise de motivos promotores em Marseillevírus, Faustovírus e Kaumoebavírus e caracterização do efeito citopático do Tupanvírus em Acanthamoeba castellanii.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O contexto do desenvolvimento de nadadores medalhistas olímpicos brasileiros
Expertise é um campo de conhecimento de um grupo de expoentes, que estuda as diferentes competências dos experts em seu campo de proficiências, em determinada área, como no esporte. Diversos modelos avaliam fatores que influenciam no desenvolvimento de indivíduos excepcionais, a partir da perspectiva ambiental. O objetivo deste estudo foi verificar o contexto do desenvolvimento expert de medalhistas olímpicos da natação brasileira, de acordo com a perspectiva desses atletas, por meio de entrevistas retrospectivas de aprofundamento e análise de conteúdo. Além disso, objetivou-se identificar as principais diferenças entre as características do treinamento realizado no Brasil e nos Estados Unidos. Oito nadadores que conquistaram, no mínimo, uma medalha em qualquer edição dos Jogos Olímpicos, foram os entrevistados. Realizou-se a transcrição das entrevistas e, posteriormente, uma análise qualitativa foi feita, voltada para o conteúdo colhido, denominado de mini-unidade (Meaning Units), o qual se submeteu ao exame de três experts neste tipo de análise. As transcrições das entrevistas geraram 473 mini-unidades, as quais obedeceram à seguinte classificação: Início da carreira esportiva e principais influências, Características do treinador, Suporte e reconhecimento, Principais diferenças entre Brasil x EUA, Prática deliberada e Recursos contextuais. O apoio da família, do treinador especialista, a prática deliberada e os recursos fundamentais foram os fatores necessários que compuseram o contexto dos medalhistas olímpicos. As principais diferenças encontradas entre Brasil x Estados Unidos foram a viabilidade do estudo e do treinamento em alto nível, o elevado nível dos companheiros de treinamento, a tecnologia acessível, entre outras. Concluiu-se que o contexto, a partir de realidades múltiplas, indica que existe um sistema, que varia de acordo com as relações contextuais de cada país. As características do treinamento realizado nos Estados Unidos possibilitaram, com maior facilidade, o desenvolvimento dos atletas analisados, devido principalmente pela utilização de recursos tecnológicos. As similaridades dos entre os contextos desses atletas são os principais motivos de início á prática, a presença da família, aos treinadores especializados e em relação às diferenças nas características de treinamento entre Brasil e Estados Unidos.
Etnicidade, memória e poder nas crônicas de Lima Barreto e João do Rio: entre o dilema e o silenciamento
Esta dissertação se constitui de uma análise da etnicidade, da memória e do poder em crônicas de Lima Barreto e de João do Rio. Partindo de uma análise contextual da crônica dos dois autores, procuramos compreender o olhar dos cronistas em relação à modernização do Rio de Janeiro no período compreendido entre 1905 a 1922, e as transformações ocorridas no Rio de Janeiro, no auge da Belle Époque. Temos por objetivo mostrar que, embora as suas produções mantenham pontos de contato, apresentam uma abordagem discursiva diferenciada, ainda que participantes de um mesmo contexto histórico
Caminhos que andam: o rio Tocantins e a navegação fluvial nos sertões do Brasil
O presente estudo tem o intuito de compreender a importância do rio Tocantins no processo de interiorização do Brasil, através da navegação. Voltando aos primórdios da ocupação portuguesa no Brasil, pode-se verificar como os rios foram importantes no conhecimento do interior da colônia e na busca pelo descobrimento de ouro. O estudo ganha importância ao revelar a abundancia e relevância das diversas fontes disponíveis sobre os rios brasileiros, em especial o rio Tocantins, para compreensão das orientações políticas e técnicas, produzidapor técnicos e estudiosos, sobre a utilização e incorporação da natureza ao desenvolvimento do Brasil a partir do segundo reinado. Essa compreensão é fundamental na atualidade, pois parte desses estudos e relatórios servem, ainda, de embasamento as diversas obras usinas hidrelétrica, reclusas e represas que alteram a fisionomia do rio Tocantins. E regiões ribeirinhas. Essa volta ao passado, possibilitou o resgate de parte de uma longa história em que o rio Tocantins era apresentado como um bem de valor, de uso e, por outro lado, estava efetivamente incorporado ao uso social, através de uma navegaçãorudimentar, feita por homens que buscavam, a despeito do governo, aintercomunicação com as demais regiões do país.
Uma contribuição para a medição das componentes de correntes de descargas atmosféricas através de transdutores resistivos
Neste trabalho é desenvolvido um sistema que utiliza transdutores resistivos para medição direta de correntes de descargas atmosféricas em torres instrumentadas. O sistema permite a medição da componente de corrente contínua e da corrente impulsiva. O projeto do transdutor, bem como as características do sistema eletrônico utilizado para monitorar e gravar os sinais medidos são descritos em detalhes. A utilização de transdutor resistivo na medição de correntes impulsivas das descargas atmosféricas pode conter alguns erros na medição, principalmente na frente de onda e no valor de pico da corrente, devido ao efeito indutivo. Para contornar o possível erro, neste trabalho foram abordados dois aspectos: primeiro, a construção do transdutor resistivo possui um desenho especial (shunt coaxial) para minimizar a indutância e segundo, o desenvolvimento analítico de uma função de correção para compensar a indutância residual do shunt. Experimentos laboratoriais foram realizados a fim de avaliar e calibrar o funcionamento do sistema de medição e do transdutor. Tais experimentos consideram valores típicos de correntes de descargas atmosféricas. Uma vez considerado satisfatório o desempenho do sistema de medição, o mesmo foi incorporado à Estação Morro do Cachimbo. O registro da medição de uma corrente de descarga real, incidente na torre da Estação, é apresentado neste trabalho. Verificado o bom desempenho tanto em condições do laboratório quanto em campo, decidiu-se pela incorporação definitiva do sistema de medição desenvolvido à estação do Morro do Cachimbo.
Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva
Esse plano de ação foi desenvolvido em uma escola pública do município de Belo Horizonte, com estudantes da EJA, durante o ano de 2011 e no primeiro semestre de 2012. Tem como objetivo promover, através da elaboração e desenvolvimento de atividades de oralidade, leitura e escrita, situações de reflexão sobre os valores humanos, além de refletir sobre a importância da interação e da afetividade nas práticas pedagógicas, a partir do papel fundamental que possuem no ato de aprender e de ensinar dentro do contexto escolar. Para realização desse trabalho utilizamos como referencial teórico os estudos de Jaqueline Moll (2005), Paulo Freire (1979, 1982), Magda Soares (2009), Miguel Arroyo (2005), entre outros, que valorizam a necessidade de uma prática pedagógica comprometida com a formação de sujeitos críticos e autônomos. Os resultados confirmam a importância do professor considerar em sua ação pedagógica as histórias dos estudantes e do grupo, além das relações de identidade e poder construídas por esses sujeitos dentro e fora do ambiente escolar, implícitas em todo o processo de aprendizagem.
Ferramenta interativa para suporte ao Scrum e MPS.Br
O motivo para criação da ferramenta se deve ao fato da ausência de ferramentas que abordem o conhecimento de Scrum juntamente com MPS.Br. O Scrum é uma metodologia ágil que promove uma gestão de projetos baseada em estórias de usuários e tarefas relacionadas. O MPS.Br entra no contexto como forma de complementar os conceitos do Scrum na gerência de projetos e inter-relação entre cliente e empresa desenvolvedora. Pensando nisso, o projeto apresentado nos próximos capítulos visa a criação de uma ferramenta que aumente a qualidade do software brasileiro alinhado às tendências do mercado mundial. A ferramenta proposta se chama ScrumMps com o intuito de unir essas duas abordagens: Scrum + MPS.Br, possui recursos para gerenciamento de projetos, com acompanhamento de tarefas, cadastro de usuário e histórias além de abordar conceitos de MPS.Br. Ela foi avaliada por um grupo de estudantes do curso de especialização em Engenharia de Software da UFMG e seus resultados obtidos, corresponderam com as expectativas pelo fato de a ferramenta ter sido desenvolvida em uma linguagem web rica em detalhes e com interface usual e de fácil compreensão.