RCAAP Repository
Gravidez na adolescência um desafio social
Esse trabalho trata dos fatores de risco relativos a gravidez na adolescência, que vêm crescendo muito, e que pode ser considerada como uma problemática de grandes proporções em nossa sociedade. Tem como justificativa a necessidade de informação para os profissionais de saúde, no sentido de levá-los a compreender melhor estes fatores para saberem como melhor lidar com os fatores de risco para a gravidez na adolescência. Para o presente estudo utilizou-se a revisão de literatura narrativa, sendo o levantamento bibliográfico sobre a adolescência e os fatores de risco para a gravidez nesta fase de vida. Conclui-se com este trabalho que os fatores de risco para a gravidez na adolescência estão associados ao convívio familiar, negligência em relação ao uso de preservativos e métodos anticoncepcionais pelos adolescentes, e que a educação sexual constitui um fator determinante na prevenção da gravidez na adolescência, contribuindo para o desenvolvimento de competências e adaptações de comportamentos bio-psicosocialmente saudáveis, responsáveis e gratificantes.
Análise das capacidades argumentativas de professores de química recém formados na Universidade Federal de Minas Gerais
A importância de que atividades argumentativas façam parte do cotidiano das salas de aula destacada por diversos pesquisadores da Educação e em documentos oficiais de vários países, incluindo o Brasil. Portanto, necessário que professores dominem capacidades relacionadas ao ato de argumentar para que se sintam dispostos e preparados a endereçar tais atividades em sala de aula. Estanecessidade nos estimulou a analisar o domínio de capacidades argumentativas por parte de professores de Química recém formados. Por meio da revisão da literatura decidimos que cinco capacidades deveriam ser analisadas: (a) a capacidade de elaborar argumentos; (b) a capacidade de contra-argumentar; (c) a capacidade de elaborar teorias alternativas; (d) a capacidade de refutar; (e) a capacidade de identificar, interpretar e utilizar evidências. Para alcançar este objetivo, elaboramos entrevistas semiestruturadas relacionadas a um tema cotidiano e a um tema científico onde cada uma dessas capacidades era sondada por mais de uma vez. Durante o estudo, foram entrevistados 14 professores que se formaram no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Minas Gerais nos anos de 2007, 2008 e 2009. Todas as entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo, transcritas e analisadas qualitativamente por meio de triangulação entre o autor dessa dissertação e sua orientadora. A anáise dos dados revelou que os professores foram capazes de elaborar argumentos, teorias alternativas e refutações quando discutindo temas cotidianos ou científicos. Entretanto, enquanto a maioria dos professores conseguiu elaborar contra-argumentosquando discutindo um tema cotidiano, apenas uma minoria deles conseguiu fazer o mesmo quando discutindo um tema científico. Além disso, os professores demonstraram ter grande dificuldade de interpretar e utilizar evidências qualquer que fosse o tema em discussão (cotidiano ou científico). Tal dificuldade se manifestava principalmente quando eles tinham que interpretar evidências que eram contrárias àsuas crenças. Os professores também demonstraram ter grande dificuldade em interligar conhecimentos que acreditavam ser verdadeiros simultaneamente a evidências e justificativas, cometendo diversos enganos enquanto tentavam fazer isso. As conclusões deste trabalho apontam para recomendações que julgamos serem degrande importância para aqueles que trabalham com a formação de professores.
Aquisição da linguagem oral em crianças pequenas
Este trabalho é resultado da aplicação de um Plano de Ação e de intervenção na prática pedagógica, cujo tema é a aquisição da linguagem oral. O objetivo foi analisar o desenvolvimento das crianças e sua relação com a linguagem oral. Além disso, buscou-se construir estratégias que proporcionassem a interação verbal das crianças no cotidiano escolar, na turma de dois e três anos de idade de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para isso, recorreu-se a alguns teóricos que discutem o desenvolvimento, a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem oral, tais como: Piaget (1967), Vygotsky (1998), Palangana (2001), Aimard (1998), Oliveira (1993), dentre outros. No primeiro capítulo, é feita a apresentação do trabalho. O segundo capítulo apresenta as discussões teóricas, a justificativa, objetivos, metodologia e desenvolvimento do Plano de ação. Por fim, nas considerações finais, fez-se a análise dos momentos significativos e dos resultados obtidos a partir dos dados coletados por meio de observação participante em sala de aula e fotografias.
Confiabilidade e validade do teste do esfigmonômetro modificado para mensuração clínica da força muscular de membros inferiores e tronco de indivíduos na fase subaguda pós acidente vascular encefálico
O teste do esfigmomanômetro modificado (TEM) demonstrou ser um método adequado para avaliar força muscular de indivíduos na fase crônica do acidente vascular encefálico (AVE). Dada a sua grande aplicabilidade clínica, pode também ser um método promissor para a avaliação da força muscular de indivíduos na fase subaguda pós-AVE. Esses indivíduos apresentam características específicas e distintas das apresentadas na fase crônica do AVE. Dessa forma, para que o TEMseja utilizado em indivíduos na fase subaguda pós-AVE, é necessária a investigação das suas propriedades de medidas nessa população, dentre elas a confiabilidade e a validade. Portanto, os objetivos deste estudo foram investigar a confiabilidade e a validade do TEM para avaliar a força muscular dos membros inferiores (MMII) e tronco de indivíduo na fase subaguda pós-AVE (entre três e seis meses de acometimento) e identificar a sua melhor forma de operacionalização. Foi conduzidoum estudo metodológico, aprovado pelo COEP/UFMG (ETIC 0492.0.203.000.10), com 54 indivíduos na fase subaguda do AVE, (62±14 anos; 4±1 meses pós-AVE). A força muscular bilateral dos músculos dos MMII e tronco (flexores/extensores de quadril, joelho, tornozelo, tronco, abdutores de quadril, flexores laterais e rotadoresdo tronco) foi avaliada pelo examinador-1 com o dinamômetro portátil (padrão ouro) e com o TEM. Examinad 1-2 semanas do primeiro dia de avaliação) utilizando o TEM. Um terceiro examinador fez a leitura e registro de todas as medidas. O coeficiente de correlação intraclasse (CCI) foi utilizado para avaliar as confiabilidades teste-reteste einterexaminadores do TEM (=0,05) e o teste de correlação de Pearson utilizado para avaliar a correlação entre as medidas de força obtidas com o dinamômetro portátil (kg) e com o TEM (mmHg). One-way ANOVA foi utilizada para comparar os valores de força obtidos com o TEM entre as diferentes formas de operacionalização (1a repetição, média de duas e de três repetições). Análise de regressão simples foi utilizada para identificar o melhor modelo para explicar a relação entre as medidasobtidas com os força em kg a partir dos valores em mmHg. Valores significativos e classificados a partir de moderados foram encontrados para as confiabilidades teste-reteste (0,57CCI0,97; p0,001) e interexaminadores (0,50CCI0,94; p0,001) e validade(0,70r0,88; p0,001) para todos os grupos musculares, considerando as diferentes formas de operacionalização, exceto para confiabilidade teste-reteste da primeira repetição dos dorsiflexores do tornozelo do lado não-parético, classificada como baixa (CCI=0,47; p0,001), e para confiabilidade interexaminadores considerando astrês formas de operacionalização dos flexores plantares do tornozelo do lado nãoparético, classificada entre muito baixa e baixa (0,20CCI0,43; p0,001). Além disso, ANOVA evidenciou valores similares entre as formas de operacionalização (0,01F0,09; 0,92p1,00). Análise de regressão simples demonstrou que os valores em mmHg foram bons preditores dos valores em kg (0,54r20,77; p0,001). O TEM apresentou propriedades de medida adequadas para avaliar a força muscular de MMII e tronco de indivíduos na fase subaguda pós-AVE e, portanto, pode ser utilizado na prática clínica para se obter medidas objetivas da força muscular desta população. De uma forma geral, apenas uma medida, após familiarização, pode ser utilizada sem comprometer os valores obtidos e suas propriedades de medida.
Efeitos imunomodulatório e neuroprotetor da aplicação de células tronco mesenquimais alogênicas criopreservadas em ratos com trauma experimental de medula espinhal
Objetivou-se avaliar os efeitos imunomodulatório e neuroprotetor da aplicação de células tronco mesenquimais (CTM) alógenas e criopreservadas no trauma experimental de medula espinhal. Foram utilizados Rattus norvegicus, Lewis, eGFP para isolamento das CTM, e Wistar para estudo do trauma de medula espinhal. Avaliou-se três grupos experimentais: controle negativo (CN), controle positivo (CP) e CTM, em cinco tempos de avaliação: 24, 48, 72 horas e oito e 21 dias após a cirurgia. Avaliou-se a função motora dos animais pelo teste BBB. Realizou-se histopatologia e imunoistoquímica para quantificar infiltrado inflamatório (CD68), integridade neuronal (NeuN) e ativação de astrócitos (GFAP). Quantificou-se os transcritos gênicos para IL-10, TNF-, IL-1, TGF-, BDNF, GDNF e VEGF por RT-PCR em tempo real. Quando comparado ao grupo CP, o grupo CTM apresentou maiores escores nas avaliações de função motora 72 horas, 8 e 21 dias após trauma, e menor expressão de CD68 aos 8 dias e de GFAP aos 21 dias. Observou-se menor degeneração da substância branca e maior expressão de NeuN no grupo CTM aos 21 dias. A expressão de IL-10 foi maior no grupo CTM às 24 horas, de GDNF 48 horas e 8 dias e de VEGF aos 21 dias. No grupo CTM houve menor expressão de TNF- aos 8 e 21 dias e de TGF- 24 horas e aos 21 dias. Não houveram diferenças na expressão de IL-1 e BDNF. A administração de CTM reduziu o infiltrado inflamatório, aumentou a quantidade de neurônios íntegros, diminuiu a degeneração da substância branca e a ativação de astrócitos após trauma de medula espinhal. Adicionalmente, as CTM aumentaram expressão de IL-10, de GDNF e de VEGF, e reduziram as de TNF e TGF-.
Movimentos sociais e militância como estratégia de enfrentamento performática
A comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer e outras identidades é o foco deste artigo por conta das formas que tem construído para lidar com violações de direitos ligados aos gêneros e as orientações sexuais em espaços sanitários, educacionais e políticos. Buscou-se compreender as estratégias de enfrentamento em relação a essas violências por uma lente pós-estruturalista, entendendo-as como performatividades. Dessa forma, o objetivo desse artigo é identificar e analisar as estratégias de enfrentamento contra violências motivadas por preconceitos em face de gêneros e/ou orientações sexuais, com foco no agir militante e nos movimentos sociais. Pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas com roteiro semiestruturado com nove pessoas não cis-heterossexuais.O grupo foi formado através da técnica Bola de Neve, tendo os movimentos sociais como informantes-chave na cadeia de contatos. As narrativas foram analisadas por meio de Análise do Discurso Crítica, ligada à Teoria Social do Discurso, juntamente com o auxílio do software KitConc versão 4.0. De acordo com as participantes dessa pesquisa, a militância é construída quase como de forma deôntica, pois auxilia na busca por uma vida boa em meio a vida ruim. Seja pela conversa com um amigo ou com o pai dele, o diálogo firma-se como o cerne militante de pessoas LGBTQ+. Aparece ainda a automilitância como a resistência de si, da incapacidade de despossuir-se, da ilusória autossuficiência do ser humano.
2022
Mateus Aparecido de Faria Maria Carmen Aires Gomes Celina Maria Modena
Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular
Esta pesquisa tem como tema os processos de aprendizagem em percepção musical de 13 alunos que ingressaram no Bacharelado em Música Popular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, no ano de 2010. O objetivo é compreender como tais alunos construíram anteriormente seus conhecimentos e habilidades relacionados à percepção musical e quais os significados e valores que lhes atribuem, além de investigar conflitos vivenciados ao longo do processo, impactos sobre suas práticas musicais e expectativas acerca das aulas de percepção na universidade. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou a abordagem estudo de caso instrumental e empregou questionários e grupos focais. Foram detectados impactos das aulas de percepção sobre a escuta, criatividade e preferências musicais dos alunos; por sua vez, os significados que eles atribuem às aulas divergem, legitimando ou contestando representações sociais vigentes. A pesquisa sugere, ao final, que a avaliação de conhecimentos e habilidades relacionados às aulas de percepção musical pode ser interpretada como um mecanismo de exclusão e barreira de acesso à educação superior.
Ecoblock - aproveitamento de materiais plásticos reciclados: aproveitamento de materiais plasticos reciclados
Dentro do conceito sustentável de reduzir, reutilizar, reciclar buscou-se conhecer alternativas que possam contribuir para um menor impacto ambiental dos resíduos oriundos dos processos de fabricação e do consumismo da sociedade. Estes resíduos normalmente são descartados em lixões ou aterros sanitários. Foi feito uma abordagem do desenvolvimento sustentável, com vistas no ciclo de vida dos produtos e dos resíduos gerados por seus processos. Identificou-se que existe uma necessidade de inovações no processo produtivo com a criação de produtos ecoeficientes. Neste trabalho, utilizou-se um estudo de caso em uma empresa, a Ecoblock, onde a fabricação de um produto (madeira Biosintética) a partir do aproveitamento de resíduos industriais e doméstico poderá substituir a madeira tropical.
Entrepreneurship and intra-cultural dimension: a study of workers of an enterprise in Ceará
This is a study on practices of intrapreneurship in a group of employees of a large company in Ceará, with national and international performance, located in the metropolitan region of Fortaleza. The research objectives were to identify and describe intra-entrepreneurial practices, and relate them to the behavior of senior management; to relate the commitment of employees with these practices and identify the dominant style of leadership in the company. Each assumption was evaluated in the light of data found in the research field aiming to answer the initial questions. The methodology was qualitative and descriptive case study. It was adopted as an instrument of data collection, i.e., structured interviews with nine employees based on the conceptual basis of intrapreneurship. For data processing we used the method of content analysis, establishing an information processing and frequency of messages, sorting into categories. We observed in the studied company practices of intrapreneurship encouraged by top management. There is a relationship between the commitment of its employees and the practice of intrapreneurship, to the extent that people have a clear vision of their goals and have attitudes that enable the implementation of these objectives, reflected in the commitment to facilitate the company’s vision . The assumption of a relationship between autonomy and practice of intrapreneurship was not confirmed, however, the theoretical statement about the influence of entrepreneurial practice in intra-organizational support for innovation and addressing the challenges of the market were reinforced empirically.
2012
Estevam, Artilene Barros Rabelo
A study about competence at work and new organizational paradigms based on the IMBA-Model
This research arises from reflections on theoretical and practical skills for work, specifically, appropriate skills and ideal for employees to achieve organizational objectives and their relationship with the definitions and uses of the concept under the model IMBA on working skills (Integration of persons with disabilities in the labor market), that brings definitions of competence and its mode of administration in the pursuit of appropriate people to their jobs that were the starting point of this study. Some questions were mapped based on current theory and the project itself nominated for this research, summarized as follows: questions about the changes in the workplace, the concept of competence and its insertion into the new paradigms and organizational form of identification and operationalization of skills at the individual level. After a theoretical approach through contributions of various kinds and especially from the IMBA project, we applied a questionnaire and an interview with the matters referred, whose treatment had qualitative data collected for subsequent analysis. It was possible to identify specific skills relevant to each group of employees surveyed in the organization and their perceptions of these employees on how to select these skills. As the project took an IMBA mapping skills in a real work situation addressed. The concept, as described and IMBA worked on the project can be translated into reality and helped the local organizational skills mapping and analysis by participating employees. It can be argued that the study achieved the goal of relating the issue of skills, from the analysis of a real organization with the tools of the IMBA model.
2012
Saboya, Francisca Talitta Muniz Oliveira, Elisangela de Castro Freitas
Cultural transmission: a convergent and a divergent point of view between Skinner and Tomasello
Tomasello and Skinner are two authors who describe theories on cultural practices in their works. The purpose of this essay is presenting a point of convergence and divergence observed in the definitions of cultural transmission described by them. Skinner and Tomasello agree that the establishment of the culture was possible only through the joint action of human beings in a specific social context. However, the two authors disagree in the way they describe the processes through cultural transmission happens in human contexts.
2012
Ferreira, Heloísa Gonçalves Santini, Paolla Magioni Lance, Tatiana
Unattended individuals: dryness and liquidity in the contemporary
The article establishes a relationship between the man worked in the production Barren Lives, by Graciliano Ramos and the man of Liquid Life, by Zygmunt Bauman, in regard to the hostility of the system experienced by both. Then, it emphasizes the importance of the word in the constitution of “human-subject” who, by having his speech respected, can be the ‘owner’ of his own voice. It is emphasized, thus, the relevance and validity of psychoanalysis in contemporary as this is based on the speech of the subject as his truthful capital.
2012
Damasceno, Bianca S.
Freud’s perspective about religious fenomenon
It is defined totemism, predecessor system to the religious system. It goes back to the myth of the primal father and the Oedipus complex, to try to understand the religious ideas. It sets out the theoretical foundations laid by Freud dealing with the subject in social relations, where are the religious practices in order to monitor how religion presents an attempt to respond to the subject of its origin. Concludes by indicating that, for Freud, religion is a reprint of the feeling of infantile helplessness and would be explained by the unconscious need of protection and buoyage of the procedures and actions personal against the unknown fate.
2012
Torres, Caroline Gonzaga
Guilt, reincarnation and the new paradigms of science
This article examines the question of guilt and its understanding in the field of religion regarding the design of reincarnation, considering relevant to objectify the division between the objectivity of positivist sciences and the object of study of so-called humanities. Addressing the theme of reincarnation, it intends to make way for an anti-hegemonic and emerging thinking about the separation between religion and science and the nature of the Eastern and Western science of psychology, Eastern. It starts with the assumption that the emergence of new paradigms for the sciences generally affect the psychology of expanding her existing views allowing their growth and enrichment through different parameters for the study of man/nature/society.
2012
Bianeck, Desirée Varella
When that, that does not stop to be written stops of not being written
At this conference, the author gives his testimony of how he introduced himself to one of its important contributions to contemporary psychoanalysis, the concept of significant “siderante” and how was his interlecution with Jacques Lacan about the original dimension of the symbolic and its consequence to think how the subject would react to the trauma he are subjected in their encounter with what “does not cease to write,” the real. From the unfolding of his testimony, the author argues that this traumatic experience is structural. That is, this experience shows us that “what never ceases to not write” beyond any culture, is of the order of universal experience. He questions, however, what would be required to leave the subject of trauma, such a fundamental question to the outcome of any psychoanalytic treatment. He concludes that for this it is necessary the occurrence of de-sideration, which consists in finding the significant S1 whereby “That does not cease to write.”
2013
Didier-Weill, Alain
Justice and law
In this essay, the author intends to contribute to clarify the misunderstanding that normally occurs with the meaning of Justice and Law. Starting with the analysis of certain facts which are part of our both national and international social conjuncture and contemporary politics, the aim of the essay is explored and enriched even more with the help of philosophers - especially from Platon, Kant and Hegel – and psychoanalysts - S. Freud e J. Lacan - whom provided significant contribution to understand the difference between Justice and Law. Therefore the author advocates that not everything that is legal is fair. The author also establishes the relation between justice and ethics and confirms Freud`s idea which states that only the psychic reactions related to ethics can salve humanity. The conclusion is optimistic and alludes the Hölderlin`s Anthem to Peace because it highlights the importance of taking into consideration the diversity in order to promote ethicality.
When the voice commands the law
Our objective is to show, in the structuring of the subject in psychosis, the voice appears command in a command in relation to the Law. That decides the subjects actions and direction, not only by the lack of condition to the dialectically address the relations, but also by the dominance of hallucinations while voices that speak about and to the subject.
2013
Dias, Mauro Mendes
Psychoanalysis and health: the movement of the word in occupational health
The experience of the word among health workers and patients is a symptom of the biological context, sociological and psychological. The analysis of the word must be made in form and content. This work was carried out as a very relevant investigative problems among health workers and patients in a center of public health. This article discusses occupational health in the contradictions between organizational management, personal commitment and industrial capitalism. The occupational health proves to be a symptom of the biological context, social and psychological. The pursuit of excellence in performance invaded industrial society and occupational health in pursuit of continuous improvement of performance. Emphasized here that the behavioral strategies of domination in organizations aimed to, from the rise of capitalism, individuals adapt to hegemonic ideology.
2013
de Oliveira, Sidney
About a necessary interference of the voice in the law : the exemple of the ancient tragedy
At this conference the author deals with the structure of ancient tragedy based upon the Claudel’s comprehantion of it, in what its essentially vocal dimension is highlighted. Based on the definition given by the named poet, the tragedy as a “cri devant une tombe long fermée evil”, the author tries to draw all the consequences of it in order to think the issues of voice and the law in what concerns the psychoanalytic clinic. He takes also into consideration the contributions of Nietzsche about the birth of tragedy, and of Loraux, that also draws attention to the vocal dimension of the tragedy and puts in evidence its political dimension. The treatment of these issues lead the author to formulate the hypothesis that the establishment and respect for the law, which is one of the key issues presented by this tragedy, could not be designed in its relationship to the voice?
2013
Vivès, Jean-Michel