RCAAP Repository

Análise de eletrocardiogramas digitais de pacientes assistidos pela rede de teleassistência de Minas Gerais

Introdução: Considerando que os valores de frequência cardíaca e intervalos e eixos eletrocardiográficos possuem influência de idade e sexo, é essencial estudar quais são os percentis de parâmetros eletrocardiográficos por sexo e faixa etária de pacientes da atenção primária para definir os valores de referência e os critérios de normalidade para a população em estudo. Até o momento, nenhum estudo avaliou quais são os valores de referência específicos para a população da América Latina. Sendo assim, o objetivo desse estudo é estabelecer os valores de referência da população brasileira, com base em uma amostra de Minas Gerais. Metodologia e métodos: Trata-se de estudo retrospectivo observacional que avaliou os eletrocardiogramas digitais de 12 derivações de pacientes da atenção primária com idade maior que um ano, de 750 dos 853 municípios de Minas Gerais, entre janeiro de 2010 e janeiro de 2015. Os critérios de exclusão foram: 1) eletrocardiograma com defeitos técnicos ou anormalidades selecionadas; 2) pacientes com comorbidades autodeclaradas selecionadas ou que fazem uso contínuo de fármacos; 3) exames repetidos. O Programa de Análise de Eletrocadiogramas da Universidade de Glasgow foi usado para interpretar automaticamente os exames do estudo. Para cada variável, foram estabelecidos os percentis 1º, 2º, 50º, 98º e 99º. Os percentis 2º e 98º foram considerados, respectivamente, os limites inferiores e superiores de normalidade. Nossos resultados foram comparados com os resultados de quatro estudos realizados em populações diversas. Resultados: Um total de 1.493.905 eletrocardiogramas foram incluídos no estudo, 1.007.891 foram excluídos e 486.014 foram analisados. Este estudo forneceu valores de referência para frequência cardíaca, eixo frontal das ondas P, QRS e T, duração das ondas P e QRS, intervalos PR, QT e QT corrigido pelos métodos Hodges, Bazett, Fridericia e Framingham. De forma geral, nossos resultados foram similares aos de estudos realizados em diferentes populações, exceto em grupos etários extremos. Conclusões: Foram estabelecidos os valores de referência para pacientes brasileiros maiores de um ano. Os resultados do estudo são comparáveis aos resultados de estudos realizados em diferentes populações.

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2019-08-09T15:02:20Z

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Daniel Moore Freitas Palhares

Os movimentos insurgentes e o patrimônio: o surgimento do Espaço Comum Luiz Estrela em Belo Horizonte, Minas Gerais

Os recentes movimentos de ocupação urbana no Brasil advindos principalmente de um amplo processo de insurgências globais, serviram para acionar discussões potentes ligadas ao direito à cidade. No campo do patrimônio cultural, este aspecto surge influenciado pela negligência do Estado no cuidado com seus bens arquitetônicos, históricos e culturais. A este respeito, elucida-se no referido trabalho o surgimento da ocupação cultural Espaço Comum Luiz Estrela na cidade de Belo Horizonte, iniciativa que, inspirada nos ideais propagados durante as Jornadas de Junho de 2013 reuniu um extenso grupo de indivíduos, os quais, articulados sob princípios anarquistas fundamentais como a autogestão e horizontalidade decidiram ocupar um imóvel tombado e em deplorável estado de conservação. O lugar ocupado, o casarão da Rua Manaus, construído para ser Hospital Militar em 1913, abrigou ainda em sua trajetória diversos outros usos, sendo inclusive um hospital de neuropsiquiatria infantil. Atentos a memória do local, os ativistas se articularam no processo coletivo de restauro da edificação, medida que ancora-se em fundamentos constitucionais os quais recomendam que a preservação de bens culturais deve ser exercida por toda a sociedade. Assim, discute-se a singularidade desta ação ressaltando a importância dos movimentos insurgentes na preservação dos bens históricos e arquitetônicos tombados.

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2019-08-14T15:53:41Z

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Liliane Augusta Moreira

Educação de jovens e adultos em espaços religiosos: escolhas, negociações e conflitos

O presente estudo descreve e analisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em espaços religiosos, vinculados a Rede Municipal da Educação de Belo Horizonea (RME/BH). Indagando sobre os Iimites e as possi bilidades educativa desse atendimento, reconstituímos a trajetória da EJA no municipio de BH, enfatizando os acordos, os conflitos e as alianças estabelecidas entre atores sociais e politicos que atuaram e atuam nessa modalidade educativa. Verificamos que o surgimento das turmas da EJA fora do espaço escolar resulta da confluência de interesses econômicos e políticos que marcam a historia da Educação de Jovens e Adultos na referida cidade. Observamos que os espaços aducativos dos grupos religiosos que cedem salas para RME/BH não são neutros. Seus arranjos arquitetônicos, seus signos suas imagens se articulam com sistemas de significação e de representação da sociedade e da natureza, procurando forjar identidades sociais e religiosas particulares. A aducação de jovens e adultos leva, assim, as marcas do catolicismo, do pentecostalismo, do espiritismo e do candomblé, oonforme o espaço que se estabelece. Colocando em relevo tanto relações estabelecidas entre educadores/as e estudantes quanto as formas pelas quais as memórias culturais são preservadas e indagadas nas turmas da EJA nos espaços religiosos, destacamos o peso da materialidade na condição docente. Tendo como pano de fundo a perspectiva dos Estudos Culturais, tomamos a aducação de jovens e adultos, as religiosidades e a docência como práticas culturais, situadas em uma arena conflituosa de disputa por significados e representações. Partindo do pressuposto de que os dados empíricos não são apenas reflexos da observação-sensorial, mas fruto de aplicação de certos conceitos-teóricos, apresentamos os conceitos da cultura popular, religiosidade e identidadw social como categorias multifacetadas, que instituam sentidos e significados, dando inteligibilidade às ações sociais. Para fundamentar os principais conceitos trabalhados nesta tese, recorremos dentre outros pesquisadores, aos astudos da Stuart Hall, Homi Bhabha, Tomaz Tadeu da Silva, Luiz Alberto Oliveira Gonçalves e Inês Teixeira. Os sujeitos e os espaços pesquisados foram selecionados a partir de um questionário sociocultural aplicado ao conjunto de professores que atuam em turmas da EJA em espaços religiosos. Procuramos por espaços marcados pela alteridade religiosa, ou seja, Iocais onde a religiosidade do profissional docente não coincidia com a religiosidade do espaço no qual exercia sua atividade docente. Por meio de entrevista samiestruturada, coletamos depoimento de um ex-coordenador do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação(SM ED), de cinco Iideres reIigiosos (dois pastores, um padre, um doutrinador espirita e uma militante do movimento negro que coordena uma entidade que Iuta contra os preconceitos etnicorraciais e a intolerância religiosa de religiões de matriz africana), quatro professoras e dois professores. Constatamos que a politica educacional da Rede Municipal não Ieva em consideração as profundas transformações porque passou o campo reIigioso n0 Brasil nas ultimas décadas . Ao deixar de ser uma herança, para se tornar uma escoIha, a religião se converteu em um mercado de bens simbólicos, marcado pela disputa por significação e representação do mundo e da natureza, gerando novas tensões e conflitos sociais. Formadas na Iuta com outros ideais, a identidade religiosa institui, por um Iado, sociabilidade, Iaços de sentimentos comunitários e enraizamento cultural; por outro |ado, tende a demarcar as diferenças, criando, até certo ponto, interditos que interferem no processo educacionaI. Este fato suscita novas indagaões ao processo educativo que pode tratar com desprezo, medo e hostilidade crenças e identidades religiosas que não são hegemônicos, classificando o diferente como inferior ou perigoso, bem como Iegitimar certas práticas religiosas, em detrimento de outras. Em um contexto multicultural, os estudos sobre a relação entre religiosidade e educação podem contribuir para formação de educadores atentos aos aspectos relacionais e performativos da construção identitária, que questionem reIações de poder que aprofunda as distâncias culturais entre "eles" e "nós".

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2019-08-12T01:24:48Z

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Heli Sabino de Oliveira

A infância tecida: construindo a infância entre os teares e as escolas da fábrica de tecidos e fiação Cedro e Cachoeira (1880-1915)

Inserida no recorte temporal cujo período delimita-se entre 1890 e 1915, esta dissertação apresenta os resultado do estudo realizado na Companhia de Tecido e Fiação Cedro e Cachoeira e teve como escopo principal analisar as escolas de primeiras letras criadas para as crianças trabalhadoras da fábrica, situada na cidade de Caetanópolis, Minas Gerais. Ao analisar as escolas em tela, buscou-se compreender o processo de escolarização da criança trabalhadora e as estratégias de viabilização da instrução elementar para esta população. Através deste estudo, almejou-se investigar os espaços e as instâncias de inserção e formação da criança naquele período histórico, destacadamente as tensões entre a escola e o trabalho. Tentando compreender, dessa forma, que tessitura de infância resultava do imbricamento de ações advinda do tempo fabril e escolar. Portanto, buscou-se compreender em que medida a experiência trazida por aquelas crianças, experiência essa forjada a partir dos embates e lutas travadas no interior do processo fabril, influenciara, ou não, a constituição de sujeitos, não mais os sujeitos da fábrica, mas os da escola, fruto da relação dialógica entre fábrica e escola. Contribuíram para o diálogo com as fontes documentais algumas ideias ou conceitos desenvolvidos por autores como E.P. Thompson, Michel Foucault, Margareth Rago, Cristina Gouvêa, Viñao Frago, Faria Filho, entre outros. Utilizou-se também, para a produção deste trabalho, uma vasta fonte documental encontrada no Museu Décio Mascarenhas como os Dossiês, Livros de Registro, Copiadores de Carta, além de Jornais como a Gazeta de Paraopeba e Folha do Cedro. Também os poucos, porém preciosos documentos encontrados no Arquivo Público Mineiro foram de grande valia para este estudo. Documentos tais como Legislações Educacionais, Mapas Escolares, Relatórios dos Inspetores da Instrução Pública e Decretos do Governo Provisório do Estado de Minas Gerais, entre outros.

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2019-08-12T05:59:16Z

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Manoel Julio de Paula

Procedimentos e aplicações de normas e leis em edificações visando a contenção de enchentes e uso de água pluvial

As grandes cidades do Brasil se desenvolveram de forma desordenada e sem qualquer planejamento por parte de seus governantes. A situação é preocupante a cada ano e com o processo de urbanização acelerado é possível perceber graves problemas sociais e a dificuldade de implantar uma gestão que atenda integralmente as necessidades de toda a população.

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2019-08-14T07:19:05Z

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Daniela Moreira de Souza Ferreira

Inovação no setor de tecnologia da informação de Minas Gerais ? uma análise a partir de processos, estrutura, gestão e recursos humanos

O objetivo deste estudo consiste em entender elementos ligados a estrutura, processos, gestão e recursos humanos que proporcionam a inovação no setorde Tecnologia de Informação de Minas Gerais. A discussão teórica abrange a inovação em serviços intensivos em conhecimento e aspectos que vão além dos comumente analisados nas pesquisas fundamentadas no Manual de Oslo. Baseando-se na realização de um survey, conclui-se que as organizações inovam em diversas frentes, possuem equipes qualificadas e dão importância estratégica à inovação, embora não a tenham perfeitamente estruturada e gerenciada. Isso sinaliza possíveis estratégias necessárias ao apoio e fomento à inovação em Minas Gerais.

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2022-06-01T15:43:59Z

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Allan Claudius Queiroz Barbosa Daniel Paulino Teixeira Lopes Élida Patrícia de Souza Glauciene Silva Martins

Modelagem computacional da migração de células aderentes em meios porosos

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2020-06-09T00:04:20Z

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Gabriel Santos Rosalem

Efeitos da desferrioxamina sobre aspectos parasitológicos, bioquímicos e imunológicos durante o curso da infecção aguda pelo Trypanosoma cruzi em camundongos

A desferroxamina (DFA) é um quelante de ferro, que também é conhecida por modular a inflamação e atuar como um antioxidante eficaz em condições normais e sob estresse oxidativo. Muitos estudos in vitro e in vivo têm mostrado a eficácia da DFA no tratamento de infecções por vírus, bactérias e protozoários. A DFA é conhecida por reduzir a intensidade das infecções por Trypanosoma cruzi em camundongos, mesmo durante um curso de terapia que não é suficiente para a indução de anemia ou ferropenia. Para esclarecer esses achados, foi investigada a ação da DFA na infecção experimental pelo T. cruzi e no suposto efeito direto sobre os parasitos. Animais infectados e tratados com DFA (5mg/animal/dia) por 35 dias, começando 14 dias antes da infecção, apresentaram menores taxas de parasitemia e mortalidade. Também em teste rápido in vivo, a DFA foi capaz de reduzir a parasitemia. Não foi observado efeito significativo sobre os marcadores do metabolismo do ferro, eritrograma, plaquetas e leucograma. O esquema de utilização da DFA (5mg/dia, 35 dias), na presença deinfecção ou não, não alterou o percentual de células NK+, CD19+, CD4+ ou CD8+ esplênicas, mas, na vigência de infecção, estimulou a produção de TNF- por células NK e de IL-10 por células NK e CD4+, caracterizando um efeito misto que combina ações inflamatórias e antiinflamatórias. Em relação ao seu impacto direto sobre os parasitos, a DFA inibiu o crescimento de amastigotas e tripomastigotas em cultura de fibroblastos e diminuição na motilidade do parasito. A DFA não afetou a viabilidade avaliada pelo trypan blue e induziu discreta apoptose em tripomastigotas. Em conclusão, o efeito terapêutico da DFA sobre a infecção experimental pelo T. cruzi envolve mecanismos parasitológicos, preferencialmente tripanostáticos, e mecanismos sistêmicos, através da indução de um ambiente de citocinas favorável ao hospedeiro, e é independente da instalação de ferropenia e, assim, livre de efeitos hematológicos significativos

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2019-08-11T11:22:13Z

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Jerusa Marilda Arantes

Direcionalidade em tradução: uma investigação do processamento cognitivo de tradutores profissionais em tradução direta e inversa no par lingüístico inglês-português

Esta dissertacao, desenvolvida no ambito do projeto EXPERT@ (Conhecimento experto em tradução: modelagem do processo tradutório em altos níveis de desempenho (CNPq 479340/2006-4), vincula-se aos trabalhos de natureza empirico-experimental desenvolvidos no LETRA (Laboratorio Experimental de Traducao), da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho tem como objetivo a investigacao de aspectos cognitivos observados no desempenho de dez tradutores profissionais na execucao de tarefas que envolvem a traducao de textos correlatos da lingua estrangeira (ingles) para a lingua materna (portugues) traducao direta (TD) e da lingua materna (portugues) para a lingua estrangeira (ingles) traducao inversa (TI). A coleta de dados foi feita de acordo com a metodologia de triangulacao dos dados processuais (JAKOBSEN, 1999; ALVES (2001, 2003), que combina o uso de diferentes ferramentas de elicitacao de dados, numa perspectiva de complementaridade. A analise processual teve como base representacoes lineares obtidas por meio de gravacoes feitas com o software Translogc, em conjunto com protocolos e questionarios retrospectivos. Utilizou-se a direcionalidade como variavel independente, tendo como base a pesquisa de Buchweitz e Alves (2006). Aqueles autores analisaram o impacto da direcionalidade sobre tres variaveis dependentes, a saber: (i) tempo, (ii) segmentacao e (iii) recursividade. O trabalho de Buchweitz e Alves apresenta uma analise comparativa entre o desempenho de tradutores novatos e tradutores com alguma experiencia profissional, revelando que a direcao inversa consumiu mais tempo e aumentou o numero de segmentos em ambos os grupos. Por outro lado, o grupo mais experimente apresentou aumento no numero de revisoes feitas na traducao inversa, indicando que a recursividade pode ser uma caracteristica relacionada ao desempenho de tradutores mais experientes. O presente trabalho replica o estudo de Buchweitz e Alves (2006) enfocando o impacto da direcionalidade sobre o processamento cognitivo de dez tradutores profissionais. Como variaveis de analise tem-se: (i) tempo despendido em cada fase (orientacao, redacao e revisao) e nas duas tarefas como um todo (JAKOBSEN, 2002; ALVES, 2005), (ii) pausas, (iii) recursividade (BUCHWEITZ & ALVES, 2006) e (iv) segmentacao processual (DRAGSTED, 2004; RODRIGUES, 2009). De todo o grupo, cinco sujeitos gastaram mais tempo durante as traducoes diretas e cinco gastaram mais tempo quando das traducoes inversas. Ressalta-se a importancia de se considerar a ordem de realizacao da tarefa como fator decisivo na analise de tempo gasto em cada traducao. Observou-se que ha umatendencia a diminuicao de tempo alocado quando da segunda tarefa. Na analise da distribuicao das fases, constatou-se que a primeira fase a orientacao inicial -- nao apresenta uma variacao significativa entre os sujeitos, que alocaram pouco tempo a orientacao inicial. Identificou-se que a fase de redacao exige mais tempo de dedicacao por parte dos tradutores, conforme apontado em trabalhos anteriores (JENSEN, 2001; JAKOBSEN, 2002 e 2003; LIPARINI CAMPOS, 2005, entre outros). Ainda que o grupo tenha despendido, em media, mais tempo de redacao tanto durante a TD quanto durante a TI, verifica-se que a maioria dos tradutores (seis) despendem mais tempo durante a fase de redacao da TI, corroborando os resultados de Buchweitz e Alves (2006). No que tange a fase de revisao final, na presente pesquisa os tradutores gastaram mais tempo quando das traducoes inversas. Tal desempenho foi oposto aquele observado em Buchweitz e Alves (2006), quando verificou-se um aumento de tempo despendido quando da revisao da traducao direta. A analise das pausas mostra que a ordem de execucao tambem influencia o tempo gasto com pausas durante a execucao de cada tarefa, mostrando que os tradutores, ao realizarem a segunda traducao de um texto correlato, fazem uso do conhecimento previamente adquirido, evitando dispendio de tempo na busca de solucoes para problemas. Sobre a analise da recursividade, percebeu-se um aumento de movimentos recursivos quando das traducoes inversas. Por fim, no que tange a analise da segmentacao processual, nao se percebe um padrao entre os sujeitos. Contudo, observa-se um aumento no numero de segmentos quando das traducoes inversas. Por outro lado, nao se observa uma relacao entre a ordem de realizacao das tarefas e o numero de segmentos, apontando o carater idiossincratico do desempenho de cada sujeito que, a partir de uma complexa rede de conhecimentos e habilidades, trabalham no intuito de produzirem um texto de chegada de acordo com cada tarefa proposta.

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2019-08-09T23:26:23Z

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Aline Alves Ferreira

Cooperação em projeto de P&D pré-competitivo - um estudo no ambiente do consórcio de pesquisa da tecnologia de processamento por atrito e mistura

Esta tese analisa a importância dos arranjos de pesquisa colaborativa e o impacto de projetos com perspectiva de longo prazo, operando com compartilhamento de risco e de investimentos. Diante das incertezas que cercam o ambiente de pesquisas de novas tecnologias, o modelo de consórcios de P&D pré-competitivos, objeto deste estudo, apresenta-se adequado, pois propicia trabalho colaborativo, a partir de interesses comuns dos participantes, tendo como estratégia integrar os pontos fortes dos parceiros e, assim, contribuir para maior nível de qualidade e diferenciação, com menores custos e melhor tempo. Esse modelo colaborativo de pesquisa facilita o desenvolvimento de tecnologias de ponta e sua essência consiste em testar as tecnologias nas fases précompetitivas até o nível de maturidade que desperte o interesse de uma empresa participante, que, a partir da obtenção de domínio sobre determinadas tecnologias poderá, futuramente, aplicá-las em novos produtos ou melhorar produtos existentes. A avaliação da maturidade das tecnologias é feita por meio da escala do Nível de Prontidão Tecnológica (Technology Readiness Level - TRL), que ajuda a comparar diferentes tecnologias e facilitar a escolha da melhor ‘candidata’ para fazer parte do portfólio das empresas. Com base nesse panorama, e na constatação da existência de poucos exemplos do modelo de consórcio P&D pré-competitivo no Brasil, definiu-se como objetivos dessa pesquisa, caracterizar as barreiras à implementação e ao desenvolvimento de consórcios, bem como verificar, entre infinitas possibilidades de tecnologias, como as empresas participantes, ainda nas fases pré-competitivas, selecionam tecnologias que sejam portadoras de futuro, e que vão gerar ativo estratégico de valor ao seu negócio. Não foi objetivo desta pesquisa estudar a caracterização dos materiais no âmbito experimental de pesquisa da ciência e tecnologia. Realizada a partir de uma abordagem exploratória e tomando como unidade de análise o Consórcio de Processamento por Atrito e Mistura (C2PA), pioneiro nessa modalidade no Brasil, a pesquisa contemplou duas fases distintas, porém complementares: na primeira fase foi realizada a revisão da literatura, que em muito contribuiu para a compreensão e melhor condução da pesquisa da segunda fase, quando foram aplicadas as técnicas de observação participante e de entrevistas com representantes dos membros do consórcio. Os resultados do estudo de caso mostraram que as barreiras dos arranjos de cooperação de P&D tendem a refletir cada tipo de formação, por exemplo, as dificuldades estão relacionadas à quantidade participantes ou se as empresas são concorrentes ou não. Ao mesmo tempo, foram identificadas barreiras que, genericamente, podem ser associadas a consórcios com qualquer tipo de configuração. Quanto aos critérios de seleção das tecnologias desenvolvidas no consórcio, a pesquisa apontou que invariavelmente as decisões consideram a aplicabilidade da tecnologia para os projetos que já fazem parte do portfólio ou que serão futuramente desenvolvidas pelas empresas participantes. A principal conclusão do estudo indica que a adesão das empresas brasileiras ao modelo de consórcio de P&D pré-competitivo está associada sobretudo à mudança da cultura de P&D da indústria nacional, que privilegiam commodities, a fim de atender às demandas imediatas do mercado, em detrimento da pesquisa de longo prazo, que promove inovação e, consequentemente, aumenta as chances de gerar maiores vantagens competitivas para as empresas e para o País.

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2019-10-09T20:43:34Z

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Reinaldo Lopes Ferreira

Os estudos em práticas informacionais no âmbito da ciência da informação

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2022-05-17T00:50:26Z

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Carlos Alberto Avila Araujo

Eu, da periferia: a crônica no processo de formação de identidade no espaço escolar

As inquietações para a realização deste trabalho surgiram em minha prática docente em uma escola pública de Santa Luzia MG, após constatar dificuldades expressivas de meus alunos em relação à produção escrita e à problematização da realidade em que vivem. Tais problemas me alertaram para a necessidade de mudanças das minhas práticas pedagógicas. Assim, baseado nos estudos de Moita Lopes (2002, 2003) sobre a formação da identidade no espaço escolar, nos estudos sobre Letramento (KLEIMAN, 1995) e Letramento Crítico (MATTOS e VALÉRIO, 2010), e no Projeto Didático de Gênero (GUIMARÃES E KERSH, 2014, 2015), este trabalho apresenta uma proposta de mudança nesse quadro pouco satisfatório da formação crítica de meus alunos, de forma a melhorar sua competência discursiva. Entendo que é necessário conhecer e ampliar o conhecimento dos discentes, dando instrumentos para que eles possam compreender criticamente sua realidade social e, se o desejarem, procurar meios para modificá-la de alguma forma. Nesse contexto, a partir do estudo do gênero em sala e da discussão sobre a realidade social do bairro, foram desenvolvidas crônicas, publicadas no jornal Observatório Luziense, que visibilizaram as vivências desses alunos.

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2019-08-13T14:13:18Z

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Angelica Natalia Ferreira Gongalves

Sobre Paulo Freire: Os contornos discursivos de uma vida

Este trabalho tem como objetivo estudar a construção discursiva das imagens de Paulo Freire, desveladas a partir da obra Paulo Freire: uma biobibliografia (1996), organizada por Moacir Gadotti. Trata-se de um livro que tomamos como uma narrativa de vida (MACHADO, 2009), pois nele é abordado o que se pode considerar um objeto social, deixando depreender, na esteira de Bertaux (2003, p. 34), uma parte da vida desse sujeito: em especial, a nosso ver, por buscar representar o curso de uma existência; em particular, de um homem notável nos cenários nacional e mundial. Interessa-nos, tomando como base a Primeira parte da obra, averiguar a partir de quais vozes se dá contorno à figura de Paulo Freire, buscando identificar e analisar as imagens instituídas por meio das construções linguístico-discursivas daqueles que assinam os textos: Ana Maria Araújo Freire, viúva do educador; Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire (IPF), homenagem ao teórico; Carlos Alberto Torres, biógrafo latino-americano de Paulo Freire; e; Heinz-Peter Gerhardt, autor de Arqueologia de um pensamento, obra baseada nos pressupostos teóricos de Freire. Para ancorar nossas análises, recorremos às contribuições da Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2006a, 2008, 2010), a partir das noções de contrato comunicacional e de leitura, bem como a de modos de organização do discurso; às considerações de Bertaux (1976, 2003) acerca do termo récit de vie; às teorizações de Machado (2009, 2012, 2013, 2014a, 2014b, 2015, 2016), a respeito das narrativas de vida; e ao trabalho de Gardner (1999) sobre a extraordinariedade. Tendo em vista o exposto, dedicar-nos-emos a averiguar o contrato de comunicação estabelecido na supracitada obra, atentando-nos para a forma como foi elaborada a construção da imagem de Paulo Freire como objeto de uma narrativa de vida ser-heroificado ou sujeito-humanizado -, os sujeitos envolvidos e as identidades sociodiscursivas manifestas na cena enunciativa e como os modos de organização do discurso propostos por Charaudeau (2008) foram úteis para podermos interpretar, de modo discursivo, a edificação, por meio de palavras, de um homem, sua história e seu trabalho no âmbito de uma narrativa de vida.

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2019-08-12T06:29:29Z

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Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis

Mecanismo de adsorção de cianocomplexos de cobre em carvão ativado e implicações na adsorção seletiva de ouro

A tendência no aumento da lavra de minérios complexos e de mais baixos teores tem levado à explotação de minérios de ouro com elevada relação Cu/Au. A presença de cobre solúvel em circuitos CIP(carbono in pulp)/CIL(carbono in leach) resulta na competição de seus complexos por sítios de adsorção no carvão ativado. O estudo da adsorção de cobre em carvão ativado visa contribuir para minimizar os efeitos do cobre na cianetação de ouro. Inicialmente, investigou-se a especiação do sistema Cu- CN-H2O, através de diagramas de estabilidade termodinâmica, espectroscopia Raman e cálculos de estruturas via DFT (density functional theory). Os cálculos DFT demonstraram que os complexos linear (Cu(CN)2 -), trigonal plano (Cu(CN)3 2-) e tetraédrico (Cu(CN)4 3-) são os mais estáveis dentre as espécies cianetadas/hidratadas e assim, estas são as geometrias preponderantes em soluções cianetadas. Os espectros Raman indicaram que o Cu(CN)3 2- é a espécie dominante em amplas faixas de pH (5-10,5), concentração de cobre (0,02 a 0,2mol.L-1) e razão molar CN/Cu (<7). A predominância do Cu(CN)4 3- é observada apenas em valores elevados de pH (>10,5) e razão CN/Cu (7). A espécie Cu(CN)2 - não foi detectada. Os valores das cargas parciais dos átomos nos complexos mostraram, segundo o princípio de equalização da eletronegatividade, que o aumento de coordenação desfavorece a força de ligação CN, refletindo na queda da frequência de vibração Raman e na estabilidade. Em uma segunda etapa, investigou-se a adsorção dos cianocomplexos de cobre em diferentes amostras de carvão ativado. O modelo de interação eletrostática, aqui proposto considerou os efeitos das características físico-químicas do carvão ativado, como ponto de carga zero (PZC) e densidade grupos funcionais, e mostrou-se coerente com os resultados experimentais. Valores de pH<PZC favorecem a adsorção do cobre, pela atração entre a superfície positiva do carvão e os cianocomplexos de cobre negativos. A adsorção da espécie Cu(CN)3 2- (CN/Cu= 3) é favorecida pela elevação da força iônica. A presença de íons cálcio (Ca2+) favorece ainda mais a adsorção, por estabelecer localmente um excesso de cargas positivas que é compensado pela interação eletrostática com os cianocomplexos de cobre. Por fim, foram estudados os efeitos de parâmetros do processo CIP (i.e., tipo de carvão, excesso de cianeto, presença de íons Ca2+ e aeração) na seletividade de adsorção de ouro na presença de cobre. Os carvões de menor densidade de grupos funcionais (1,2meq.m-2) mostraramse mais seletivos ao ouro. O excesso de cianeto (CN/Cu>4) favorece seletividade do carvão pelo ouro, contudo, elevadas concentrações de cianeto diminuem a adsorção deste metal. A presença de Ca2+ elevou a adsorção de ouro em 22%, o que anulou o efeito positivo do cálcio na redução na adsorção de cobre observada em soluções monocomponente. A aeração da solução aumentou a adsorção de cobre em 4 vezes e diminuiu a adsorção de ouro. Este resultado foi relacionado à maior estabilidade do Cu(CN)3 2-, indicada pela espectroscopia Raman.

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2019-08-13T12:18:54Z

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Clauson de Souza

26 poetas ontem: Belo Horizonte literária

Esta pesquisa tem por objetivo a análise da produção poética belo-horizontina no período de 1980 a 2000 e sua relação com as estéticas já canonizadas do século XX, como o Modernismo, a Poesia Concreta e a Poesia Marginal. Por meio da leitura de textos produzidos por 26 poetas nesse recorte de período, o estudo estabelece relações temáticas e contextuais dessa produção, bem como um panorama histórico-literário da capital mineira, desde a sua inauguração, em 1897, a partir de seus principais nomes e revistas que na cidade atuaram durante o século XX, construindo uma espécie de linha narrativa no imaginário coletivo sobre Belo Horizonte. Dentre os muitos caminhos percorridos pelos poetas, este trabalho privilegia o eixo temático palavra-corpo-espaço como representação essencial das principais forças do grupo de poetas investigado. Além de fornecer ao leitor um trabalho de organização e disponibilização de textos poéticos, esta pesquisa também elabora uma antologia dos autores analisados para maior conhecimento e divulgação da poesia produzida em Belo Horizonte no final do século XX.

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2019-08-14T11:00:30Z

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Kaio Carvalho Carmona

O meio ambiente como tema gerador de aprendizagem no ensino de Artes Visuais

O objetivo deste trabalho é ampliar e melhorar as atividades de artes visuais no cenário escolar, entendendo e pesquisando novas formas de abordagem que visem à responsabilidade social e sensibilidade estética, refletindo pensamentos cognitivos, sensíveis às percepções contemporâneas, auxiliados pela proposta triangular e construídos com ajuda dos grupos focais que atualmente oferecem profundos questionamentos de interação e realidade vivida. Promovendo edebatendo principalmente as questões ambientais como tema central gerador de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, baseando e referenciando artistas e trabalhos que poetizam essa proposta.

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2019-08-14T17:38:28Z

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Paulo Ricardo Ribeiro

Humanismo crítico no cinema de Pedro Almodóvar: análise de linguagem e narrativa

Este estudo visa a demonstrar como Almodóvar leva o espectador a penetrar nas motivações dos comportamentos considerados marginais pela sociedade. Consiste numa tentativa de compreender a habilidade de o cineasta espanhol abordar temas polêmicos, abrindo possíveis espaços para interpretações humanísticas mais profundas, mesmo em situações radicais altamente controversas. Almodóvar recorre à linguagem cinematográfica para revelar o íntimo de suas personagens, levando o espectador a posicionar-se de modo diverso do comum, ao abolir a velha dicotomia moralista entre o bom e o mau, especialmente diante de atitudes que costumam ser consideradas como simples fruto de aberração, solitude e loucura. Ao contrário, Almodóvar sempre enxerga em suas personagens altamente problemáticas um conteúdo humano, mesmo debaixo de aparências comprometedoras ou abjetas.

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2019-08-11T21:53:06Z

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Luiza Aguiar Leite

Terapia Comunitária para pacientes usuários de medicamentos psicotrópicos na Atenção Primária em Saúde

A finalidade deste Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde Coletiva em Saúde da Família do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi aprofundar estudos acerca das orientações dadas às pessoas da área de abrangência da equipe de saúde dafamília com transtornos mentais. Os objetivos foram contribuir para melhorar a qualidade da assistência dos membros da equipe da saúde da família às pessoas que fazem uso de medicação controlada e dependem do médico da Equipe de Saúde da Família (ESF) paratrocar a receita, conhecendo e analisando propostas de terapia comunitária par serem implantadas junto aos usuários que vão à unidade para trocar e receber medicação para distúrbios mentais. A metodologia constou de revisão bibliográfica de artigos científicos elegislação das políticas públicas de saúde mental, selecionados a partir dos objetivos propostos. Os textos lidos foram obtidos em sites científicos (Scielo) e institucionais (MS). Concomitante à leitura e análise dos textos foram iniciadas Rodas de Terapia Comunitária no atendimento aos pacientes cadastrados no grupo que mensalmente vãoao posto em busca de medicação controlada para distúrbios mentais. Atualmente as rodas são semanais, sempre antes dos Grupos de Trocas de Receita Controlada. Como resultado nota-se que esta atividade vem ganhando espaço e que alguns pacientes aumentaram sua resiliência no enfrentamento e busca de solução para os seus problemas, reduzindo de forma gradativa uso de medicações. Além disso, tem estreitado os vínculos entre trabalhador e usuários, tornando a atenção oferecida mais humana e de qualidade. É uma experiência nova para os pacientes e para a equipe, que está aprendendo novas habilidades e competências na difícil arte e ciência de cuidar da saúde no Sistema Único de Saúde.

Year

2019-08-10T08:14:50Z

Creators

Debora Cristina de Melo Lima

Expansão da rede de unidades de conservação da Mata Atlântica e sua eficacia para a proteção das fitofisionomias e espécies de primatas: análises em sistemas de informação geografica

No último século, expressivos esforços nacionais e mundiais foram aplicados para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, destinados particularmente à criação e consolidação de áreas protegidas, em especial as unidades de conservação (UC). É necessário analisar qual o real esforço da sociedade para o estabelecimento da atual rede de UCs, e sua eficácia para a conservação da biodiversidade. O primeiro desafio para tal análise foi estabelecer qual o limite geopolítico mais adequado, que deve ser biogeograficamente coerente. A Mata Atlântica congrega uma ampla gama de fitofisionomias e espécies, com distintas histórias filogeográficas, e seus remanescentes estão severamente degradados. Adicionalmente, o governo federal estabeleceu dois limites para a Mata Atlântica brasileira, o Domínio e o Bioma, que diferem em 235 mil km2. O Domínio inclui, além do Bioma, áreas de transição, cuja composição das biotas é mais similar aos biomas circundantes, e não às áreas centrais da Mata Atlântica. Logo, o limite do Bioma Mata Atlântica é mais coerente do ponto de vista biogeográfico, e foi adotado para as demais análises desta tese. Entretanto, é importante criar legislações e ações específicas para a proteção dos remanescentes englobados no Domínio e não no Bioma, já que estes são mais escassos, degradados e desprotegidos do que aqueles englobados no Bioma. Após a definição dos limites, é importante analisar os fatores que levaram a expansão da rede de UCs, como o investimento dos diferentes níveis de governo e da iniciativa privada na criação de UCs, em diferentes categorias de proteção, e dentro de determinados limites geopolíticos. O contexto social, econômico e político é bastante distinto ao longo da Mata Atlântica brasileira, com isto, o comprometimento da sociedade e dos governos para a conservação da biodiversidade também é bastante diferenciado. Enquanto o governo federal, desde a década de 1930, criou principalmente UCs de proteção integral, somente alguns governos estaduais o fizeram a partir da década de 1960. A maioria dos governos estaduais criou, a partir da década de 1980, extensas áreas de UC de uso sustentável, principalmente Áreas de Proteção Ambiental, embora as críticas quanto à contribuição destas UCs para a conservação da biodiversidade sejam crescentes. O setor privado começou a investir na criação de UCs (RPPNs) somente na década de 1990, entretanto, recentemente houve uma diminuição na área de RPPNs criadas, e a área total ainda é pequena quando comparada à cobertura de outras UCs. Considerando que grande parte dos atuais remanescentes da Mata Atlântica está em propriedades privadas, é necessário criar novos incentivos para o envolvimento deste setor na conservação dos remanescentes do bioma, como o pagamento por serviços ambientais, e a demarcação de outras áreas protegidas, como as Reservas Legais e Áreas de Proteção Permanente. Por outro lado, é importante também assegurar uma rede robusta de áreas protegidas administradas pelos governos. Nas estratégias para a conservação é importante levar em conta a heterogeneidade ambiental da Mata Atlântica. Logo, em uma escala macro, é interessante analisar, de forma padronizada, o estado de conservação e proteção dos remanescentes das diferentes fitofisionomias do bioma. A partir dos mapas do Levantamento de Uso e Cobertura do Solo do Bioma Mata Atlântica e dos polígonos de UCs federais e estaduais foi possível analisar, em sistema de informação geográfica, o risco de extinção das diferentes fitofisionomias florestais da Mata Atlântica, e a eficácia das UCs de proteção integral, e daquelas de uso sustentável para a proteção dos remanescentes destas fitofisionomias. Com exceção da Floresta Ombrófila Densa, as outras quatro fisionomias florestais que ocorrem na Mata Atlântica, estão severamente reduzidas e desprotegidas, e devem ser classificadas como ameaçadas de extinção. Entretanto, considerando apenas os fragmentos protegidos em UCs de proteção integral, estas quatro fitofisionomias serão provavelmente extintas em um futuro próximo. De acordo com o atual mapeamento de uso e cobertura do solo, as UCs de proteção integral são mais eficazes para a proteção dos remanescentes da Mata Atlântica. As UCs de uso sustentável abrangem em 40% de seus territórios, pastos e áreas agrícolas, com pouco valor para a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. No entanto, considerando que as UCUS são mais recentes, é adequado admitir este levantamento como uma linha de base, e monitorar futuras mudanças no uso e cobertura do solo, resultantes de degradação ou restauração da cobertura histórica da vegetação do bioma. Embora a análise padronizada do risco de extinção e proteção dos remanescentes das fitofisionomias seja útil para subsidiar as estratégias de conservação da Mata Atlântica, é desejável avaliar e monitorar a eficácia das UCs para proteção de outros elementos da biodiversidade. Merecem destaque especial, as espécies, em particular àquelas com importância extraordinária para manutenção dos processos ecossistêmicos e mobilização da sociedade para sua conservação, como os primatas da Mata Atlântica. Das 23 espécies de primatas da Mata Atlântica, 16 são endêmicas e15 ameaçadas de extinção, e devido à perda de habitat e caça, a persistência destas espécies depende da eficácia das UCs para proteção de populações viáveis. Através da extensão do habitat protegido e de estimativas de densidade, é possível analisar a contribuição das UCs para proteção das espécies, e o tamanho potencial das populações protegidas em UCs. Oito, das vinte espécies analisadas, têm menos que 1% da sua área de distribuição em florestas protegidas no bioma. E para a maioria dos primatas da Mata Atlântica, o tamanho populacional potencial em florestas protegidas está aquém do necessário para manter populações mínimas viáveis. Isto é ainda mais preocupante considerando que os tamanhos populacionais potenciais provavelmente estão superestimados. Espécies em maior risco de extinção ocorrem em fitofisionomias também mais ameaçadas, e em estados com pequena cobertura de UCs. Logo, proteger e restaurar habitats para os primatas ameaçados de extinção da Mata Atlântica é uma tática promissora para proteção da biodiversidade do bioma, especialmente quando considerado o papel destes primatas como espécies-bandeira e espécies-paisagem. Esta tese evidenciou que embora tenha havido avanços significativos para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, com aumento expressivo da rede de UCs, os governos estaduais e a iniciativa privada contribuíram relativamente pouco para a proteção dos remanescentes, e somente uma pequena parcela da biodiversidade deste bioma tem chance de persistir em longo prazo. As ferramentas e os resultados desenvolvidos nesta tese, para a avaliação e monitoramento da expansão e eficácia da rede de UCs, além de servir como subsídios para ajustes de políticas públicas e para destinação de incentivos para a conservação, assim como, pretenden-se que a abordagem feita aqui seja aplicada e aprimorada em outras escalas e regiões.

Year

2019-08-14T06:34:40Z

Creators

Andre de Almeida Cunha

Sistema socioeducativo, EJA e práticas em psicologia: um estudo acerca da articulação entre o normativo, o teórico e o realizado

Esta pesquisa se propôs à problematização entre o prescrito e o realizado pelas Equipes Técnicas das Unidades Socioeducativas de privação de liberdade com enfoque na prática do profissional da psicologia, nos atendimentos realizados junto a adolescentes que cumprem medida socioeducativa considerando o eixo educação como meio para discutir os elementos que atravessam o processo de responsabilização diante do ato infracional cometido para além da dimensão individual. Como meio de produção de conhecimento foi abordado o olhar da Epistemologia Qualitativa fundamentado no método construtivo-interpretativo defendido por Fernando González Rey, a partir da leitura de documentos (Planos Individuais de Atendimento – PIA e Relatórios de Desligamentos) e realização de grupo focal. Nessa perspectiva, foi realizada análise sobre algumas narrativas individualizantes que endossam e contextualizam a reificação do ato infracional e do determinismo condenatório, assim como apresentam a mortificação do sujeito adolescente e do próprio profissional da psicologia, no qual também está submetido a condições adoecedoras. Tais análises foram fundamentadas no âmbito da educação a partir das reflexões propostas pela Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, em termos da construção dialética entre a autonomia e a heteronomia nos processos educacionais, bem como a compreensão do sentido e do significado atribuídos à prática socioeducativa, tendo como fundamentação teórica a Psicologia Histórico-cultural, inaugurada por Vygotsky. A relevância de tal compreensão incide na possibilidade de reinvenção da práxis e corrobora a importância no campo de discussões da Educação de Jovens e Adultos, considerando que a educação e a prática que se apresenta de forma libertadora pode acontecer intrinsecamente como meio das interações e no encontro entre os sujeitos, e não necessariamente nos espaços oficiais de escolarização.

Year

2021-04-06T01:38:26Z

Creators

Núbia Vieira de Souza