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Variação do fluxo da artéria oftálmica demonstrada ao Ecodoppler após bloqueio peribulbar com (e sem) uso de vasoconstritor em pacientes com catarata
Os bloqueios oculares são amplamente utilizados em cirurgias oftalmológicas. E estão relacionados às alterações o fluxo ocular. Objetivo: avaliar o fluxo ocular ao ecodoppler antes e após o bloqueio peribular (BPB) com lidocaína com (e sem) vasoconstritor em pacientes candidatos à cirurgia de catarata. Métodos: o modelo do estudo consistiu em um ensaio clínico prospectivo, aleatório e duplamente encoberto. Foram selecionados 56 pacientes candidatos à cirurgia de catarata por facoemulsificação classificados de acordo com a Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA) em I, II; III e excluídos pacientes portadores de outras patologias oculares, divididos em 2 grupos: Grupo 1 BPB com adrenalina 1.200.000; Grupo 2 BPB sem adrenalina. Avaliaram-se o pico de velocidade sistólica (PVS), velocidade diastólica final (VDF) e índice de resistência (IR) da artéria ao oftálmica ecodoppler antes do bloqueio e 10 minutos após o BPB. Resultados: antes do BPB, não houve diferença significativas entres os grupos em relação ao IR; PVS; VDF, presença de hipertensão arterial sistêmica (HAS), idade e sexo. Após o BPB, observamos uma diminuição do IR no grupo 1 (p= 0,038) em comparação com o pré-bloqueio. Conclusão: autorregulação constitui um fenômeno complexo em que podem estar envolvidos mecanismos metabólicos, neurogênicos, miogênicos e endoteliais. Observamos uma queda do IR na artéria oftálmica após o BPB com adrenalina. Outros estudos são necessários para demonstrar os reais benéficos da adrenalina no bloqueio peribulbar.
Levando a sério a palhaçada: um estudo da natureza ambivalente do riso
Esta dissertação tem por objetivo discutir o riso e como ele atua no processo de questionamento de nossos valores. Para tanto, elegi o palhaço, seu agente por execelencia, como personagem privilegiado a me ajudar a compreender este processo, uma vez que o palhaço provoca o riso justamente na inversão do normativo. Discutirei também o riso em seu contexo histórico-social e antropológico, valendo de figuras como o bufão e o bobo da corte no intuito de compreender como esses personagens contribuíram para a formação e atuação do palhaço.
Teatro negro e atitude: corpos negros na cena em Belo Horizonte
A Arte Negra é espaço de ruptura, e em alguma medida, ajuda a descontinentalizar a compreensão dos fatos, e com isso, a construção do sujeito negro vai se dando com auxílio dos valores afro civilizatórios que são essenciais para compreensão de mundo a partir do seu (nosso) olhar. Se no antes éramos indizíveis e invisíveis, com nos mostrou Martins (1995), agora estamos rompendo e insurgindo culturalmente, e o TEATRO NEGRO E ATITUDE (TNA) nesses seus 25 anos de atuação contribui para que haja uma ruptura e insurgência preta na cena teatral belorizontina. Através desta pesquisa buscamos registrar o nascimento do TNA, todo o arcabouço que sustenta o seu surgimento, e também entender o processo de montagem dos seus espetáculos e como esses reverberaram na vida dos seus participantes. Entendemos de que forma o grupo forjou sua Estética da Atitude e Poética da Negrura como elementos fundamentais para a transformação do sujeito e seu aquilombamento. Separamos a linha cronológica do grupo em três setênios - de 1993 a 2000; de 2001 a 2008; de 2009 a 2018-, e entrevistamos dois sujeitos de cada um deles. Destaco aqui que a história do grupo e a minha própria no teatro confluem, por isso, optamos por usar o método qualitativo com a entrevista episódica trazida por Uwe Flick (2009), onde conversamos com atrizes e atores que passaram pelo TNA, buscando entender o que transformou suas vidas e o que os fez se aproximarem dele. Igualmente as entrevistas, fizemos uma análise documental, revisitamos aos textos das peças encenadas, materiais impressos sobre o grupo, fotos, clippings, áudios e outras narrativas. Três são os motivos que fazem com que as pessoas procurem o grupo: por ser um lugar de militância negra; por ser um coletivo de pesquisa negra; por ser um coletivo que possibilita que o indivíduo consiga gerir sua arte.
O regime de cooperação do Tribunal Penal Internacional: desafios da cooperação na detenção e entrega dos acusados
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Forma e formatividade em Luigi Pareyson: o processo de formação do objeto artístico contemporâneo
O lema cia presente Dissertação é ''Forma e formalividade cm LiiigiParcvson; o piocesso de formação do objeto artístico contemporâneo", tendo por objetivos; a) estudar a estrutura e o funcionamento do conceito de formatividade em Luigi Pareyson, procurando captar o modo como opera sua intervenção na vida espiritual como um lodo, mas sobretudo analisar a característica atitude que assume quando se especifica na arte e se concretiza em um particular processo de formação;b) compreender, à luz desta teoria, as múltiplas possibilidades de algumas das principais tendências da arte contemporânea, sobretudo aquelas que rompem com a noção tradicional de "objeto artístico" e não se enquadram nos esquemas definitórios tradicionais; em outras palavras, verificar a aplicabilidade dos princípios pareysonianos às pesquisas pictóricas, visuais, cinéticas e outras que nãopodem ser enquadradas nos limites tradicionais das belas artes.
Análise de propostas de produção de textos orais em livros didáticos do ensino médio
As orientações atuais para a formação de estudantes que utilizem a língua portuguesa com segurança em diversos contextos colocam o texto como fundamental objeto de ensino. Isso leva à necessária análise e produção de textos, em sala de aula, nas modalidades oral e escrita da língua, em variados gêneros textuais, com maior atenção na formalidade dos contextos públicos de uso. A presente investigação tem como objetivo principal analisar as propostas de produções textuais orais em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio, para perceber até que ponto essas atividades de produções de gêneros orais podem contribuir para a formação de estudantes proficientes, capazes de se expressarem em contextos formais e públicos na modalidade oral. A pesquisa apresenta como linha diretriz as orientações da Linguística Textual, em sua corrente sociointeracionista, pautando-se nos estudos de Marcuschi (2001, 2008, 2010), Koch (2009), Dolz e Schneuwly (2004), para quem língua é percebida como atividade social - sem desprezar os aspectos de estrutura e cognição inerentes a ela -, que precisa ser analisada em relação aos contextos socioculturais e históricos aos quais está submetida no ato de comunicação. O corpus desta pesquisa constitui-se por três coleções de livros destinados ao ensino médio e aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como principais resultados da pesquisa, percebemos que os livros iniciam um trabalho de ensino sistemático da oralidade baseado na categoria de gêneros textuais. O uso dos gêneros textuais para orientar a produção de textos orais revela que os livros apresentam uma perspectiva interacional em relação aos conceitos de língua e de texto, apesar de expressarem, algumas poucas vezes, resquícios de uma visão dicotômica entre fala e escrita.
Estudo retrospectivo e prospectivo dos tumores cutâneos em cães e diferenciação dos tumores cutâneos de células redondas pela imuno- histoquímica
Os objetivos desse trabalho foram determinar a prevalência em cães dos tumores cutâneos, relacionar o tipo histológico com a localização anatômica e utilizar a imuno-histoquímica (IHQ) para diferenciação dos tumores de células redondas. Foi avaliada a expressão do CD117 nos mastocitomas comparando-a com os graus histológicos nos mastocitomas primários e também nas mestástases, quando encontradas. Os cães diagnosticados com neoplasia de células redondas atendidos no Hospital Veterinário da UFMG durante o período de 2009 a 2010 foram também investigados sobre o tratamento, recidivas e/ou ocorrência de metástases. A avaliação foi realizada pela análise dos protocolos de biópsia de pele e fichas de necropsia que constavam tumores cutâneos do Laboratório de Patologia Veterinária da Escola de Veterinária, durante o período de 1996 a 2010. Os marcadores CD117, CD3, CD79a, CD45, vimentina, E-caderina e citoqueratina AE1/AE3 foram utilizados nesse estudo. Nesse intervalo foram encontradas 1882 neoplasias cutâneas, de um total de 1762 cães. Os tumores mais frequentes nos animais jovens foram o histiocitoma, o mastocitoma e o papiloma. A localização anatômica em ordem decrescente de frequência foi cabeça (18,25%), períneo (10,23%), tórax (8,76%), membro pélvico (7,71%), membro torácico (7,45%), abdômen (6,30%), dorso (5,35%), escroto (3,36%), pescoço (2,94%), prepúcio (2,57%) e cauda (1,57%). Cerca de 8,50% dos animais tinham tumores multicêntricos. As neoplasias malignas foram mais frequentes que as benignas. Cerca de 45,59% dos tumores eram mesenquimais, 42,74% eram epiteliais, 8,91% eram melanocíticos e 1,57% eram hematopoéticos. Após o uso da IHQ, a frequência das neoplasias de células redondas foi modificada na contagem total de tumores. Foram diagnosticados 315 mastocitomas, 40 linfomas, 38 histiocitomas cutâneos, 13 tumores venéreos transmissíveis (TVT), 9 plasmocitomas e 6 sarcomas histiocíticos localizados. Os dez tipos tumorais mais prevalentes foram: mastocitoma (16,73%; 315/1882), melanoma (9,03%; 170/1882), lipoma (7,49%; 141/1882), adenoma sebáceo (6,53%; 123/1882), carcinoma de células escamosas (6,42%; 121/1882), adenoma hepatóide (5,89%; 111/1882), hemangiossarcoma (4,94%; 93/1882), hemangioma (3,77%; 71/1882), tricoblastoma (2,39%; 45/1882) e fibrossarcoma (2,12%; 40/1882). Dos 78 mastocitomas sem metástase submetidos à IHQ, 43,59% foram classificados na histologia como grau I; 34,62% como grau II e 21,79% como grau III. Simultaneamente, 53,85% foram classificados na IHQ como padrão KIT I, 30,77% padrão KIT II e 15,38% padrão KIT III. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os graus histológicos em relação aos três padrões KIT nesses 78 mastocitomas avaliados. O padrão KIT de 16 mastocitomas metastáticos também foi avaliado não sendo observadas diferenças estatísticas significantes entre o tumor primário e suas metástases. A correlação entre o padrão KIT do tumor primário e sua respectiva metástase foi de 78%. O periodo médio livre de recidiva nos 25 animais com mastocitoma acompanhados foi de 325 dias, independente do grau histológico, padrão KIT ou tratamento. O tempo médio de sobrevida livre da doença nos cinco animais diagnosticados com linfoma T foi de 225 dias.
Avaliação da estabilidade dimensional, flexibilidade e resistência à torção de instrumentos rotatórios de NiTi Twisted File e RaCe
As propriedades mecânicas dos instrumentos endodônticos são afetadas por fatores como diâmetro, design, composição química, e tratamentos termomecânicos aplicados durante o processo de fabricação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a flexibilidade e a resistência torcional de instrumentos de NiTi Twisted File (TF) e RaCe, com mesmo desenho de seção transversal, mas fabricados por processos diferentes. A composição química dos instrumentos foi analisada por espectroscopia de energia de raios X (EDS), as fases presentes identificadas por difração de raios X (DRX) e as temperaturas de transformação determinadas por calorimetria exploratória diferencial (DSC). Imagens das seções longitudinal e transversal foram empregadas para determinar o diâmetro e a área a 3 mm da ponta (D3 e A3), posição onde as solicitações mecânicas se concentram durante o uso clínico e os instrumentos são apreendidos nos testes. O comportamento mecânico foi avaliado através de ensaios de flexão e torção até a ruptura, de acordo com a especificação ISO 3630-1. Os instrumentos TF e RaCe apresentaram composição química semelhante e apenas a fase à temperatura ambiente. Os pares de instrumentos TF 25/0.06, RaCe 25/0.04 e TF 25/0.08, RaCe 25/0.06 apresentaram D3 semelhantes. Foi verificada semelhança nos valores de A3 entre os instrumentos TF 25/0.06 e RaCe 25/0.04, mas diferença estatisticamente significativa entre os instrumentos TF 25/0.08 e RaCe 25/0.06. Os instrumentos TF foram significativamente mais flexíveis, possivelmente devido aos tratamentos térmicos a que foram submetidos durante a fabricação, resultando em amaciamento da liga. Os instrumentos TF 25/0.06 apresentaram valores de torque máximo significativamente superiores àqueles dos instrumentos RaCe 25/0.04, apesar de valores de D3 e A3 semelhantes. Entretanto, os instrumentos TF 25/0.08 e RaCe 25/0.06 não apresentaram diferença estatisticamente significativa na resistência à torção, embora os valores de A3 de RaCe sejam significativamente superiores aos de TF. As diferenças nas características dimensionais podem ter influenciado na redução da resistência torcional dos instrumentos RaCe.
Equações elípticas com dependência não linear do gradiente
Neste trabalho, estudamos a existência de soluções para equações elípticas com dependência não-linear do gradiente da solução. Mais especi_camente, garantimos a existência de solução para as seguintes classes de problemas.(P1)_2u + q_u + _(x)u = f(x; u;ru;_u) em u(x) = 0; _u(x) = 0 sobre @;em que _ RN;N _ 5, é um aberto limitado com fronteira suave.(P2) uiv + qu00 + _(x)u = f(x; u; u0; u00) x 2 R:(P3)8<_u = h(x; u) + g(x;ru) em u > 0 em u = 0 sobre @;em que é um domínio suave e limitado em RN, N _ 3, a função h possui termos sublinear e singular e a função g é limitada superiormente por um termo de convecçãodo tipo jruj_, com _ 2 (0; 1).(P4)8>><aZuds + bZ jruj_ds__u = f(x; u;ru) em u(x) > 0 em u(x) = 0 sobre @;em que _; > 0, a; b 2 R, _ RN, N _ 3, é um domínio suave e limitado ef : _ R _ RN ! R, H : R ! R são funções contínuas e não-negativas.Neste trabalho, as principais técnicas usadas para estudarmos estes problemas foram: técnicas variacionais, método de Galerkin e Teorema do ponto-_xo de Krasnoselskii.Palavras-chave: equações elípticas, dependência não-linear do gradiente, métodos variacionais, método de Galerkin, Teorema do ponto-_xo, bootstrap.
Knee extensor muscles strength indicates global lower-limb strength in individuals who have suffered a stroke: a cross-sectional study
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022
Larissa Tavares Aguiar Júlia Caetano Martins Sherindan Ayessa Ferreira de Brito Camila Lima Gervásio Mendes Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela Christina Danielli Coelho de Morais Faria
Estudo das cavernas quartzíticas da região de Itambé do Mato Dentro, Serra do Espinhaço Meridional - MG
Na região de Itambé do Mato Dentro, localizada na borda sudeste da Serra do Espinhaço Meridional (MG), foram estudadas onze grutas em quartzito. As cavernas apresentam desenvolvimento inferior a 250 metros, com exceção da Gruta Baixada das Crioulas 1, cujo desenvolvimento é de 1.114 metros e 75 metros de desnível. A pesquisa teve como objetivo caracterizar as cavernas do ponto de vista geológico e geomorfológico, visando estabelecer possíveis padrões de desenvolvimento entre elas. Para tanto, foi feita uma análise petrográfica em amostras de quartzitos coletadas no interior de algumas cavidades e medidas estruturais locais. O detalhamento geomorfológico foi realizado com objetivo de identificar os aspectos morfológicos inerentes ao desenvolvimento das cavidades. As feições também foram avaliadas dentro de urna perspectiva geomorfológica tanto no contexto local quanto regional, buscando compreender sua inserção e importância na dinâmica da paisagem. Por fim, métodos morfométricos foram aplicados para uma sistematização das cavernas em rochas siliciclásticas. Em termos litológicos, os quartzitos analisados apresentam características mineralógicas e texturais que justificam sua tendência ao desplacamento, dada a presença de filmes sericíticos orientados no plano de foliação da rocha e quartzos de granulometria média a fina. As micas também ocorrem no contato entre os grãos de quartzo, podendo contribuir para o aumento da permeabilidade primária da rocha, tornando-a muito friável, porosa e susceptível ao intemperismo fisico. Sobre o controle estrutural, as cavidades se desenvolvem preferencialmente através do mergulho dos planos estratigráficos (possivelmente seguindo níveis mais ricos em mica) que acompanha a morfologia externa, direcionando o fluxo de água subterrâneo lateralmente. Esta condição proporciona o aumento do gradiente hidráulico resultando em uma maior eficiência nos processos de dissolução da rocha e remoção do material residual. O mergulho dos planos estratigráficos medidos no interior das cavidades apresenta direção preferencial para leste, que representa a estruturação geral no contexto geomorfológico regional. Já os planos de fraturas medidos apresentam direção preferencial aproximadamente N-S, que são concordantes com as estruturas maiores da Serra do Espinhaço Meridional. No entanto, na maior parte dos casos analisados o controle por fraturas se mostrou pouco evidente. A área estudada não se configura como um relevo cárstico, pois as cavernas representam formas pontuais na paisagem, de importância apenas local. A partir da análise geomorfológica da área estudada pode-se concluir que as cavernas não estão intrinsecamente relacionadas ao maior gradiente hidráulico, considerado por alguns autores como fator importante para o processo de carstificação em rochas siliciclásticas. Diferentemente, as grutas estudadas se encontram nos quartzitos menos resistentes que afloram na região, os quais compõem um relevo relativamente mais rebaixado e menos acentuado. A formação das cavernas também está relacionada com o desenvolvimento da paisagem, em função do rebaixamento geral do relevo e da superfície do aqüífero. As cavernas em rochas siliciclásticas tendem a apresentar valores morfométricos baixos, indicando que o processo de carstificação nessas litologias não é tão expressivo quanto nos terrenos carbonáticos. A forte correlação registrada entre os parâmetros projeção horizontal, área e distância entre extremos, demostra que existe um forte controle estrutural sobre as cavernas em rochas siliciclásticas.
A sala de aula digital sob a perspectiva dos sistemas complexos: uma abordagem qualitativa
Este trabalho de pesquisa visa a abordar a sala de aula digital sob a perspectiva teórica dos sistemas complexos, a partir da investigação dos fluxos interacionais ocorridos entre os alunos de duas turmas simultâneas, oferecidas à distância, da disciplina Tópicos especiais em prática de ensino abordagem comunicativa do curso de graduação em Letras / Inglês na UFMG, durante o primeiro período letivo de 2003. O estudo dos ambientes digitais de aprendizagem sob a perspectiva da teoria dos sistemas complexos poderá ser útil à Lingüística Aplicada no que se refere à composição deum banco de dados que contribua para a nossa apreensão do papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem de línguas, e à ampliação da compreensão das mudanças que a inserção dessas tecnologias pode representarna cultura de ensinar e aprender línguas estrangeiras. Os dados foram coletados através de diversos instrumentos tais como mensagenspostadas em listas e em fóruns eletrônicos de discussões, entrevistas com a professora e com os aprendizes, diário da professora e notas de campo do pesquisador. Essa variedade de instrumentos de coleta permitiu a triangulação das informações com vistas à analisequalitativa dos dados, na perspectiva metodológica do estudo de caso, conforme Johnson (1992). Os fluxos interacionais estabelecidos nas duas salas de aula digitais foram descritos e analisados sob a ótica dos princípios dos sistemas complexos com o propósito decompreender a dinâmica das interações e as possíveis implicações pedagógicas que fatores como feedback e design podem ter no processo de ensino e aprendizagem e no gerenciamentode cursos mediados pelas TIC. As análises dos fluxos interacionais e dos conteúdos das mensagens enviadas às listas de discussões, triangulados com os dados das entrevistas feitas c om os aprendizes e com a professora, bem como com as notas de campo do pesquisador ecom as entradas do diário da professora apontaram para a confirmação da hipótese de que os fluxos das interações ocorridas nos dois ambientes digitais observados os caracterizam como sistemas complexos. As duas salas de aula observadas apresentaram indícios de imprevisibilidade, de sensibilidade às condições iniciais, de interatividade, de adaptabilidade e dinamismo e de auto-organização.Essa constatação reafirma os pressupostos do Modelo Fractal de Aprendizagem proposto por Paiva (2002) que parte da premissa de que a aprendizagem se dá colaborativamente, de forma dinâmica, não linear, imprevisível. Esse contexto influencia o professor no seu papel de planejador de atividades, de designer de ambientes de aprendizagem e de gestor dos processos de aprendizagem de seus alunos, tomando decisões sobre as intervenções que devem ser feitas e as formas de feedbacks mais adequadas a cada nova situação de aprendizagem com que o professor se depare, em função das necessidades e das características específicas a cada grupo e a cada aluno individualmente.Concluindo, enfatizo que considerar a sala de aula sob o paradigma dos sistemas complexos implica abandonar a lógica linear e seqüencial de causa e efeito que tem prevalecido historicamente para afiliar-se a uma noção da aprendizagem como um processo que evolui de forma fractal (PAIVA, 2002), ampliando os conhecimentos prévios e adquirindo novos a partir de interações significativas para os objetivos de aprendizagempropostos, de forma a sobreporem-se aos modelos tradicionais e a promoverem aprendizagem fundamentada na complexidade das interações realizadas pelos participantes em seus espaços sociais.
Capacitação dos profissionais de Unidade de Saúde da Família para as atividades educativas em saúde bucal com gestante
Na Unidade Básica de Saúde da Família de Monte Alegre de Minas, Estado de Minas Gerais, foi percebido pelos profissionais baixa cobertura de primeira consulta odontológica às gestantes, elevada prevalência de doenças bucais e dificuldade na realização de práticas educativas individuais e coletivas sobre a temática. Esta equipe é responsável por 1080 famílias, sendo que a maioria dos atendimentos odontológicos prestados às gestantes tem sido em caráter de urgência.Prevalecem as doenças bucais tais como cárie, gengivite e pulpite (dor nos dentes).Diante desta realidade, surgiu à necessidade de uma intervenção. Decidiu-se por buscar estratégias para a melhoria do indicador de primeira consulta odontológica à gestante, melhoria das práticas educativas individuais e coletivas que incluam á saúde bucal.Baseado na Metodologia da Problematização busca-se conhecer a realidade e solucionar os problemas detectados por meio do desenvolvimento do raciocínio reflexivo e crítico do aluno/profissional. Este projeto tem portanto o objetivo de elaborar um projeto de intervenção, para capacitar os profissionais da Unidade Dona Antoninha Delfino, para desenvolverem práticas educativas sobre cuidados em saúde bucal, com gestantes. O Plano de intervenção contempla em seu conteúdo ações distribuídas em duas etapas: 1. Sensibilização da equipe: 2. Capacitação da equipe. Espera-se que este projeto favoreça uma maior participação dos profissionais de saúde da unidade em relação à assistência odontológica às gestantes, fortalecimento dos saberes em saúde bucal, melhoria da qualidade da atenção prestada e de saúde da população
Produção de energia elétrica a partir do aproveitamento do bagaço de cana-de-açúcar gerado no setor sucroalcooleiro de Minas Gerais
Em plena era das mudanças climáticas, o Brasil destaca-se como o detentor da matriz energética mais renovável em todo mundo (41%), segundo a Empresa de Pesquisa Energética no Balanço Energético Nacional de 2014, ano base 2013. Entre as fontes responsáveis pela renovabilidade da matriz energética brasileira está a biomassa de cana-de-açúcar, cujos produtos assumiram, a partir de 2007, a liderança na oferta interna de energia, ultrapassando a energia hidráulica, que é a principal responsável pela geração de energia elétrica no país. Contudo, também já é realidade a geração de energia elétrica a partir da queima do bagaço de cana nas plantas de cogeração do setor sucroalcooleiro. Dentre os maiores produtores nacionais de cana-de-açúcar está o Estado de Minas Gerais, onde os derivados da cana-de-açúcar representam quase 16% da demanda por fonte de energia. Possuindo um representativo número de empreendimentos, com 39 usinas em operação em 2015, o setor sucroalcooleiro de Minas Gerais apresenta um potencial de produção de energia elétrica excedente e, portanto, passível de ser comercializada para a rede de distribuição, capaz de ofertar cerca de 15% da energia elétrica proveniente de centrais térmicas que atendem ao Estado. Além disso, a geração de energia elétrica a partir de uma fonte renovável contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de representar uma alternativa energética à hidroeletricidade, uma vez que a geração do bagaço ocorre durante a safra da cana-de-açúcar nos períodos de estiagem, quando os reservatórios diminuem o volume de água. Este trabalho quantifica e demonstra a capacidade de produção de eletricidade a partir da massa de bagaço de cana residual, tomando como referência as tecnologias de geração termelétrica utilizadas pela indústria do setor sucroalcooleiro de Minas Gerais. Avaliando informações de processos ambientais disponíveis dos empreendimentos em operação em Minas Gerais, estimou-se a geração de bagaço excedente em torno de 167,72 t/h. Aplicando-se a esse total de bagaço excedente os melhores rendimentos encontrados nas usinas de cogeração em operação, estima-se que o setor sucroalcooleiro mineiro tem potencial de comercialização de energia elétrica em torno de 847 MWh, considerando-se a energia disponível.
2019
Bruna de Fátima Pedrosa Guedes Flausinio
Detecção de Dengue virus em Aedes albopictus Skuse e pequenos mamíferos de fragmento florestal urbano
A dengue é uma arbovirose que, no Brasil, tem seu agente etiológico, o Dengue virus, transmitido por Aedes aegypti e por A. aegypti e A. albopictus no Sudeste Asiático. O mosquito A. albopictus, presente em áreas remanescentes de mata urbana, pode ser um elo na transmissão de arboviroses silvestres para o homem e pode estar relacionado à circulação dos agentes virais entre os animais silvestres, domésticos e vetores. O objetivo do trabalho foi detectar a presença de Dengue virus em A. albopictus e em pequenos mamíferos silvestres presentes em remanescente de Cerrado e Mata Atlântica em área urbana de Minas Gerais. Foram realizadas coletas mensais (abril/2011 a maio/2012) de culicídeos e de pequenos mamíferos em diferentes áreas remanescentes de mata presente na Unidade Fazendinha, Sabará (MG). Os mamíferos e culicídeos foram identificados com auxílio de chaves dicotômicas. Aedes albopictus foi submetido a testes de PCR em tempo real para detecção de dengue-vírus. Os mamíferos tiveram sangue coletado para realização de testes sorológicos (ELISA e Soroneutralização) além da detecção viral por PCR convencional. Foram coletadas 26 espécies de culicídeos e oito de pequenos mamíferos. Verificou-se que o perfil das espécies de mosquitos variou de acordo com os locais, indicando que mesmo em áreas pequenas os culicídeos demonstram preferências por determinados habitats. Houve positividade para DENV-1, DENV-2 e DENV-4 em 19 pools de A. albopictus. ELISA e soroneutralização realizado com soro dos mamíferos foram positivos para todos os sorotipos em duas espécies, uma de roedor e outra de marsupial. No Brasil, este é o primeiro relato de sorologia e virologia positivas para dengue-vírus em pequenos mamíferos. Apesar de ainda não se saber qual o real papel dessas espécies na epidemiologia da doença, especula-se que ocorra a manutenção local do vírus, fazendo dos pequenos mamíferos uma fonte de infecção para os mosquitos e para transmissão interepidêmica da doença. Uma vez que pequenos mamíferos também podem ser utilizados como fonte alimentar para as fêmeas de A. albopictus, a espécie pode vir a participar de ciclos enzoóticos de diversos patógenos presentes nesses mamíferos, incluindo a dengue. Com o novo quadro relatado de possível transmissão e manutenção de dengue em áreas de remanescente de mata urbana, a abrangência da doença se altera o que, consequentemente, leva ao questionamento da metodologia de controle da doença frente a um novo quadro epidemiológico relatado.
Heterogeneidade cognitiva nas dificuldades de aprendizagem da matemática: mecanismos específicos e gerais
O interesse pelo estudo sobre a heterogeneidade presente no perfil cognitivo da dificuldade de aprendizagem da matemática (DAM) vem crescendo, entretanto, a literatura sobre o tema apresenta-se de forma pouco conclusiva. A presente dissertação investiga os mecanismos cognitivos subjacentes aos diversos perfis envolvidos na DAM. Primeiramente, um estudo realizado com uma amostra de 244 crianças com idade entre 8 a 11 anos, classificadas através de uma análise de conglomerados, buscou investigar a formação de perfis neuropsicológicos relacionados à DAM. A análise resultou em uma solução de 4 clusters, sendo um com dificuldades mais proeminentes nas habilidades visuoespaciais, outro com dificuldades somente na memória de trabalho fonológica, um terceiro com dificuldades em todas as variáveis, incluindo o senso numérico. Por fim, um cluster sem dificuldades, considerado grupo controle. Os 3 primeiros clusters, com déficits neuropsicológicos apresentaram desempenho inferior na aritmética, quando comparados ao cluster controle. O pior desempenho na matemática foi verificado no cluster que apresentou um déficit de domínio específico, no senso numérico. Todos os clusters apresentaram diferentes prejuízos relacionados aos cálculos aritméticos de adição, subtração e multiplicação, caracterizando diferentes perfis de prejuízos na DAM. Posteriormente, um estudo de caso foi realizado, com uma paciente de 16 anos, com inteligência igual à média, déficits na memória de trabalho e funções executivas, sem comprometimento de outros domínios, como linguagem, habilidades visuoespaicias e habilidades numéricas básicas, porém, com uma dificuldade persistente em tarefas que envolvem cálculos aritméticos. Foi investigada a hipótese de que algum outro fator poderia mediar a relação entre um déficit de domínio geral, de caráter executivo, e a aprendizagem da matemática. Após avaliação comportamental, através de questionários padronizados, verificou-se altos índices de ansiedade matemática, baixa auto-eficácia e problemas internalizantes. Foi realizada uma intervenção de 12 semanas em grupo com a adolescente, utilizando-se técnicas cognitivo-comportamentais para manejo de ansiedade. Após a intervenção, houve melhora estatisticamente significativa no desempenho na tarefa de Aritmética do WICS IV e em questionários de auto-eficácia, auto-regulação e ansiedade matemática. Porém, não foram observadas alterações significativas no desempenho na bateria de avaliação da memória de trabalho e nas tarefas que avaliaram o desempenho na tabuada de multiplicação. O estudo concluiu que déficits cognitivos gerais, como na memória de trabalho, podem ser influenciados por outros fatores, como a ansiedade matemática, resultando em uma especificidade de prejuízos relacionados à DAM. Entretanto, a ansiedade matemática não foi capaz de explicar o baixo desempenho em aritmética, caracterizando um quadro de Discalculia do Desenvolvimento. Os estudos realizados ainda têm caráter exploratório, contudo, os achados corroboram a hipótese da existência perfis distintos que contribuem para a heterogeneidade na DAM, ressaltando questões importantes sobre fatores relacionados às diversas etiologias envolvidas neste transtorno.
Siderurgia sustentável : uma análise ampliada dos desafios do carvão vegetal como estratégia para mitigação de emissões de dióxido de carbono
A indústria siderúrgica brasileira sempre foi destaque no âmbito econômico e possui grande notabilidade no ranking mundial dos produtores de aço. A siderurgia é responsável por importante parcela das emissões de gases de efeito estufa e, apesar das emissões do setor siderúrgico brasileiro serem inferiores à dos países desenvolvidos, o País aderiu voluntariamente aos esforços mundiais para combater as mudanças climáticas. Em dezembro de 2009, foi sancionada a Lei Federal nº 12.187 que instituiu no Brasil a Política Nacional sobre Mudança do Clima visando à consolidação de uma economia de baixo consumo de carbono. O Decreto Federal nº 9.578, de 22 de novembro de 2018, regulamentou a referida Lei e consolidou os atos normativos que dispõem sobre o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima e a Política Nacional sobre Mudança do Clima e instituiu, em seu Art. 17, o Plano Setorial de Redução de Emissões da Siderurgia. A proposta deste trabalho foi avaliar qual é a contribuição da siderurgia a carvão vegetal na mitigação da emissão de dióxido de carbono, um dos principais vilões do aquecimento global. Para isso, foram elaborados balanços de CO2 para as siderúrgicas a carvão vegetal, com base no coeficiente de fixação de CO2 do ciclo de produção do ferro-gusa e a produção anual média do setor em Minas Gerais. A metodologia utilizada fundamentou-se no método proposto pelo IPCC para estimar emissões de CO2 da produção de ferro-gusa, por meio do alto-forno (IPCC, 2019) e em estudo exploratório de natureza qualitativa delineado por pesquisa bibliográfica baseada em relatórios técnicos e dados de órgãos e agências governamentais, publicações técnicas, artigos científicos, teses e dissertações de especialistas na área da indústria siderúrgica e sustentabilidade na siderurgia. Os resultados deste trabalho confirmaram que a utilização do carvão vegetal como termorredutor pela indústria siderúrgica contribui para a mitigação da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, sendo uma importante estratégia de contribuição para uma economia de baixo carbono, desde que não gere mais prejuízos ambientais e sociais, que são, atualmente, alguns dos maiores desafios do setor.
Otimização tecnológica de estações de tratamento biológico (ETB) de águas residuárias de coqueria
O tratamento dos efluentes de uma usina siderúrgica integrada ocorre geralmente pelo processo de lodo ativado, cuja operação e eficiência dependem de grande número de fatores, entre os quais se destacam a composição química, a quantidade do efluente, a massa e composição microbiológica do lodo, a temperatura ambiente, a precipitação, a radiação solar, o oxigênio dissolvido e a homogeneidade do sistema líquido. O controle da operação deste sistema é feito, na maioria das vezes, por análises químicas, microbiológicas e físico-químicas. Apesar de controles diários, o afluente e efluente de Estações de Tratamento Biológico (ETB) apresentam variações significativas nos valores observados. O presente trabalho visa realizar um estudo analítico e experimental de uma ETB de uma siderurgia, com a finalidade de otimizar a sua operação sob o ponto de vista tecnológico. Inicialmente foi levantado o perfil tridimensional de vários parâmetros físicos e químicos (pH, Oxigênio Dissolvido, Potencial de Oxiredução, NNH4, N-NO3) para verificar a eficiência dos aeradores cujo trabalho é transferir oxigênio do ambiente para o meio e manter a biomassa em suspensão, uniformizando os parâmetros no sistema. Em seguida, investigou-se a atividade microbiológica, especialmente a influência de substratos tóxicos na oxidação do nitrogênio amoniacal e na oxidação de carbonos orgânicos em CO2. A pesquisa concentrou-se na nitrificação. Ametodologia desenvolvida é baseada na observação em que uma solução de cloreto de amônio reage com bactérias nitrificantes produzindo um consumo rápido de oxigênio dissolvido no reator. Verificou-se com esta técnica que o substrato proveniente doprocesso provoca inibição nas bactérias nitrificantes quando apresenta uma variação significativa em sua concentração. Com a mesma técnica mediu-se a atividade específica dos microrganismos que degradam o ácido acético. Determinou-se também o perfil do Reator Biológico, procurando identificar os pontos ou regiões de inibição. Estes pontos foram encontrados no primeiro quadrante do Reator que coincide com aentrada do efluente no Reator Biológico. Conclui-se que a metodologia desenvolvida comprova atividade de bactérias nitrificantes e aquelas que degradam o ácido acético em Reatores Biológicos. Baseadas nas observações foram propostas melhorias.
Práticas educativas bibliotecárias de formação de leitores: um mapeamento de suas iniciativas e articulações na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte RME- BH
A proposição de estudo sobre as práticas educativas bibliotecárias de formação de leitores objetivou extrapolar o discurso estanque da inexistência e/ou inadequabilidade do trabalho bibliotecário quanto aos processos relativos a leitura e a formação do leitor na escola e biblioteca escolar. Sustentado pela oportunidade empírica fornecida pelo também premiado Programa de bibliotecas da RME-BH, o mapeamento dessa prática em curso viabilizou a identificação e a análise do que vem sendo realizado e contribui para buscar a necessária consolidação de uma prática bibliotecária ainda recente e esparsa no contexto educacional brasileiro. A prática bibliotecária da RME-BH materializada ações e atividades (projetos) fundamenta-se em sete princípios norteadores, derivados das categorias temáticas da análise de conteúdo, a saber: Ação, Diversidade, Equipe, Letramentos, Mediação, Parceria/Colaboração e Planejamento/Tempo. Esses princípios conjugam, em relação à escola e a biblioteca, as possibilidades e limitações para a efetivação da prática e, paralelamente, as revelam como educativas e de formação do leitor. Elas se constituem, ainda, como e mediativas por excelência e, de fato, orientadas para um trabalho colaborativo. Essa última constatação foi a mais expressiva da pesquisa, posto que a delimitação do princípio da Parceria/Colaboração representa um avanço recorrentemente requerido, porém, muitas vezes não concretizado, da parceira e colaboração entre bibliotecários e professores quanto ao trabalho com a leitura. Todavia, a limitação imposta pela ausência formal de integração da prática educativa bibliotecária de formação de leitores ao processo de ensino aprendizagem na escola, vem contribuindo para tornar esse trabalho mediativo e compartilhado restrito à parcerias escassas e recorrentes. Por outro lado, também tem comprometido o planejamento, a execução e a própria avaliação do que é cotidianamente realizado nas bibliotecas escolares e nas escolas. Assim, a análise dos princípios evidencia a construção coletiva de uma identidade para o trabalho bibliotecário escolar quanto a formação do leitor bem como relativiza a aposta na consolidação desse trabalho apenas centrada no esforço individual o protagonismo esperado desse profissional. Mais que produzir um registro histórico de uma realidade diferenciada no contexto brasileiro, essa pesquisa, sem dúvida, abre um caminho para explorar cada vez mais a discussão acerca do que pode ser a prática educativa bibliotecária de formação de leitores objetivando o seu constante e regular aperfeiçoamento.