RCAAP Repository

Attachment Style and Conjugality: : A Systematic Review of Literature

  This systematic review of literature aimed studies about the relationship between attachment style and marriage. Using the descriptors “estilo de apego” (attachment style) and “apego casal” (couple attachment) within databases of PsycInfo and Biblioteca Virtual em Saúde, 257 articles were retrieved. After submitting to a criterion of inclusion and exclusion, it came down to 33 articles. The analysis of the studies published between 2007 and 2017, unveiled a variety of themes grouped in three enabling axes of marriage dimensions: individual, marital and contextual. It was identified the need for further studies approaching an adult’s role on attachment style in marriage. Further research should investigate which aspects of attachment style empowers marital quality.

Year

2022

Creators

de Andrades, Bruna D'andréa Santos, Rosita Barrral Wagner, Adriana

Anorexia e bulimia: uma reflexão psicanalítica

Objetivou-se neste artigo refletir sobre a teoria psicanalítica dos transtornos alimentares e os seus efeitos no campo psíquico e subjetivo dos indivíduos doentes, evidenciando a anorexia e bulimia. Freud observou que as cobranças da realidade levam as crianças a entrarem em contato com a falta e com a perda, partindo desta perspectiva, o que se sobressai é a falta desse objeto. Nesse caso, a falta está relacionada à castração da mãe que levará a criança a prosseguir para o desenvolvimento de sua subjetividade e consequentemente, ao seu psiquismo. A angústia de perda é destruidora, pois se perde algo de que ela depende integralmente. Estes são um dos mecanismos apresentados as pacientes com transtornos alimentares.

Year

2018

Creators

Lima, Gerusa Marcondes Pimentel de Abreu

O psicológo e as doenças neurodegenerativas na infância

É relatada a experiência de uma psicóloga frente a doenças neurodegenerativas na infância no setor de neuro estimulação de uma instituição de reabilitação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, amparada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Neurociência, relatando a experiência profissional diante de dois casos específicos. O profissional de psicologia precisa ter traquejo teórico metodológico para lidar com as diversas nuances de atendimentos complexos com a facticidade da morte presente sem, no entanto, distanciar-se de sua natureza humana elaborando seus próprios lutos reconhecendo suas limitações diante de doenças progressivas que culminarão na maioria das vezes na morte do seu paciente.  

Year

2018

Creators

Dules Silva, Thayse Maria Ferreira

Alterações de saúde mental em pessoas que vivem com HIV/AIDS

Objetivou-se com esse estudo estimar a prevalência de depressão entre pessoas que vivam com HIV/Aids e verificar a correlação entre instrumentos de rastreio de depressão e de Transtorno Mental Comum. Trata-se de um estudo transversal, de natureza quantitativa realizado com uma amostra composta por 83 indivíduos que vivem com HIV/Aids em atendimento em um serviço de referência no Brasil Central entre os anos de 2017 e 2018. Os resultados do presente estudo apontaram uma prevalência de 53% de depressão e associação positiva com ansiedade, distúrbio do sono, ideação suicida e baixa renda. Os escores dos instrumentos para rastreio de depressão e de Transtorno Mental Comum se correlacionaram.

Year

2018

Creators

Rodovalho, Aurélio Goulart Lucchese, Roselma Lemos, Moisés Fernandes Diniz-Pinto, Henrique Senna Araújo, Lucas Barros Barros, Patrícia Mendes

Mediação de conflitos como instrumento para a intervenção na alienação parental: um estudo exploratório

Esse estudo teve como objetivo: investigar os efeitos da mediação de conflitos, nos processos de alienação parental. A mediação é um método consensual e pacífico de resolução de situações conflituosas, em que, um terceiro elemento, com a necessária capacitação, facilita o diálogo e a alteridade entre as partes, de modo a melhorar a comunicação, a consciência das dificuldades do outro, e, se possível, se chegar a um acordo, uma solução. Essa pesquisa referenciou-se no método da pesquisa qualitativa. Como procedimento foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três profissionais de Psicologia e três profissionais de Direito, de ambos os sexos, na faixa etária dentre 30 e 45 anos. Os relatos foram analisados através do método da Análise de Conteúdo. Como resultado, pode-se afirmar que: a maneira como é conduzido o processo de mediação de conflitos, em casos de alienação parental, é influenciado pela postura técnica e profissional do mediador, tanto por suas habilidades e saberes, quanto por seu próprio olhar para interpretar e lidar com situações que envolvem relações afetivas, subjetivas e de poder. Assim, o modelo da mediação, por ser um instrumento que facilita a comunicação e o diálogo compreensivo, produz resultados extremamente positivos evitando-se o agravamento de casos de alienação parental, constituindo-se num método válido e construtivo.

Year

2018

Creators

Carvalho, Kisa Valladão Pérsico, Bruna Fontanelli Grigolli

Do enclausuramento à autonomia: o Acompanhamento Terapêutico na Reforma Psiquiátrica

Esse artigo objetiva compreender a relação entre o Acompanhamento Terapêutico e a Reforma Psiquiátrica brasileira, a partir de uma revisão bibliográfica de artigos publicados em revistas acadêmicas da área de Psicologia. Foram analisados 26 artigos, publicados entre 2005 e 2016, encontrados no Scielo, Pepsic e Google acadêmico. A partir do material levantado, foram construídos quatro eixos de análise: autonomia e garantia de direitos; a Reforma Psiquiátrica e o Acompanhamento Terapêutico; o acompanhante terapêutico e sua relação com o acompanhado; e o espaço urbano na clínica do AT. Conclui-se que o AT teve papel importante no processo de desinstitucionalização da loucura, contrapondo-se ao cotidiano enclausurado das instituições manicomiais e construindo outras relações entre a Saúde Mental e a cidade.

Year

2018

Creators

Baptista, Juliana Aguiar dos Santos Cavalcante, Rebeca Juliane da Silva Barbosa, Maicon

Habitação Social e participação popular: um estudo sobre as diretrizes do Programa Minha Casa Minha Vida

Este estudo procura analisar as possibilidades de participação popular no Programa Minha Casa Minha Vida. Tendo por base a análise dos documentos oficiais que definem as diretrizes de implementação do programa, buscamos destacar o papel designado ao futuro morador e os meios que possibilitariam sua participação. Consideramos que eles são extremamente reduzidos, o que evidencia o papel passivo destinado ao público alvo, uma vez que a menção à sua possível participação se encontra limitada a apenas um dos itens do programa: o trabalho social, cujo poder de alcance também é restrito. Assim, apesar dos seus méritos, o Programa Minha Casa Minha Vida permanece dominado por uma dinâmica burocrática e autoritária que impede qualquer protagonismo dos moradores: real obstáculo à superação da desigualdade política.

Year

2018

Creators

Cardoso da Silva, Douglas

Relações entre esquemas de gênero e estresse em adolescentes do sexo feminino

Esse estudo objetivou identificar diferenças entre os perfis de esquema de gênero e estresse entre adolescentes do sexo feminino. Participaram da pesquisa 93 adolescentes do sexo feminino (idade média 16 anos; desvio padrão 0,8 anos) estudantes do Ensino Médio Profissional de uma cidade do interior de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação dos instrumentos: Inventário Feminino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito e Escala de Stress para Adolescentes. Análises estatísticas (descritivas, ANOVA e post hoc de Bonferroni) foram realizadas no programa SAS. Os resultados indicaram que 11,8% do total de participantes foram classificadas com estresse, sendo os maiores percentuais entre as meninas heteroesquemáticas masculinas e as heteroesquemáticas femininas. Do total de participantes, 11,8% foram classificadas com estresse. Os maiores percentuais localizaram-se nos perfis heteroesquemático masculino (33,3%) e heteroesquemático feminino (33,3%). Notou-se que o perfil heteroesquemático masculino foi o mais vulnerável para a ocorrência de sintomas interpessoais de estresse, em comparação com os perfis: isoesquemático e heteroesquemático feminino. Concluiu-se que os estereótipos de gênero favorecem a vulnerabilidade individual para o estresse e suas diferentes formas de manifestação.

Year

2018

Creators

Barcelos, Sérgio Cardoso Silva, Jorge Luiz da Oliveira, Wanderlei Abadio de Bittar, Cléria Maria Lobo

Comprovação da estrutura fatorial da medida de condutas antissociais e delitivas em jovens

Pesquisadores em distintas áreas das ciências humanas e sociais têm procurado esclarecer os motivos dos jovens apresentarem comportamentos de violência simbólica e intensa. A testagem psicológica responde de forma preditiva aos porquês das condutas transgressoras. Este estudo pretende verificar se a estrutura fatorial da escala de condutas antissociais e delitivas ainda existe. 691 sujeitos de 12 a 19 anos dos dois gêneros participaram do estudo, em distintos níveis do ensino público na cidade de Montes Claros-MG, respondendo a um questionário sociodemográfico e à escala de condutas antissociais e delitivas. Foram utilizados os programas SPSS, para a estatística descritiva, e o AMOS 21.0, para análise fatorial confirmatória. O modelo bifatorial oblíquo revelou melhores indicadores psicométricos, confirmando resultados de estudos no Brasil e fora dele. Assim, as dimensões das condutas antissociais e delitivas vêm se mantendo confiáveis e válidas quanto ao construto psicológico, podendo ser utilizado para mensurar a conduta desviante na população juvenil.

Year

2018

Creators

Maia, Maria de Fátima de Matos Formiga, Nilton Soares Tolentino, Thatiana Maia Lima, Celina Aparecida Gonçalves Sousa, Berenilde Valéria de Oliveira

Por uma (re)dimensão artefatual da "Psique Humana" - Teoria Ator-Rede e Psicologia

A Psicologia tem a característica singular de rever com elevada frequência as suas próprias categorias analíticas e os seus preceitos teórico-metodológicos. Um desses momentos de questionamento vem das reflexões levantadas pela perspectiva dos Estudos Sociotécnicos ou Teoria Ator-Rede de Bruno Latour. Este ensaio, com delineamento qualitativo e de problematização teórica, tem como objetivo colocar em discussão uma série de estudos e debates que se têm realizado sobre a Teoria Ator-Rede e suas contribuições para a Psicologia. O foco será o modo como são tratadas as associações entre humanos e não humanos e as apreciações como o social, a rede, o sujeito/objeto. Assim, foram sistematizados alguns conceitos e princípios da perspectiva sociotécnica e de simetria generalizada. Incluiu-se um rastreamento dos trabalhos produzidos na Psicologia, a partir da perspectiva sociotécnica da Teoria Ator-Rede. Os resultados apontam para novas concepções da relação entre Psicologia e Teoria-Ator Rede.

Year

2018

Creators

Collodel-Benetti, Idonézia Roberti Junior, João Paulo

A atuação do estagiário de Psicologia: um relato de experiência

O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos estagiários de psicologia do Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA, no Ministério Público do Estado do Amazonas, Procuradoria-Geral de Justiça (MPAM-PGJ), em um programa de atenção às vítimas de violência e vulnerabilidade social, situado na cidade de Manaus, Amazonas, no período de novembro de 2017 a maio de 2018, totalizando seis meses. A ideia inicial partiu da disciplina de Estágio Específico em Ênfase, onde a disciplina proporcionou os primeiros atendimentos clínicos de abordagem psicanalítica e supervisão. Todo o processo foi dinâmico e gradativo, com o professor/supervisor auxiliando e sanando as dúvidas. As experiências do estágio no programa proporcionaram aos acadêmicos um espaço de entendimento, aplicação e consolidação dos conhecimentos teóricos, vinculados junto à prática dos atendimentos e supervisões com os psicólogos do programa. Dentro deste contexto foi possível perceber que mesmo sendo um programa desenvolvido no âmbito jurídico para subsidiar o trabalho dos promotores, o psicossocial trabalha visando sempre à pessoa/família atendida como principal foco de emancipação, empoderamento e ressignificação.

Year

2018

Creators

Zanatta, Gustavo Souza Silva, Patricky Batista da Zacarias, Marcelo Augusto

Perfil do homem com disfunção sexual que procura profissional clínico especializado em medicina ou psicologia

Este relato de experiência visou elucidar as queixas e problemas de homens que procuram a ajuda de um urologista ou psicólogo especialista em sexualidade. As metodologias utilizadas foram observação direta e análise clínica de pacientes que frequentaram, nos últimos cinco anos, os consultórios de um urologista e de um psicólogo especializado em sexualidade. Os resultados sugerem que a amostra masculina tem disfunção sexual, em sua maioria, por temor de desempenho. Tem também o fanatismo religioso e a homossexualidade latente como possíveis causas. Assim é possível compreender aspectos emocionais semelhantes capazes de agrupá-los em perfis psicológicos para melhor conduzir os casos.

Year

2018

Creators

Simão, Juliana Bonetti Simão, Omar Pacheco

As contradições do corpo: relato de experiência na clínica hematológica

O presente trabalho é um relato de experiência sob a ótica de duas residentes de psicologia inseridas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG/EBSERH), que atuam no eixo Hematologia e Hemoterapia. Pretende-se, a partir do presente estudo descrever e discutir sobre a experiência e vivência em um atendimento com paciente diagnosticado com Anemia Falciforme à luz da teoria da psicossomática. Para tanto, foi realizado uma breve contextualização do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e sobre o quadro de Anemia Falciforme, a apresentação do caso e as percepções das autoras sobre a vivência do atendimento psicológico.

Year

2018

Creators

Menezes, Nayara Ruben Calaça Carvalho, Gabriela Borges Costa Neto, Sebastião Benício da

Intervenção grupal em um contexto de vulnerabilidade social: promoção da saúde e habilidades sociais - relato de experiência

Adolescentes em situação de vulnerabilidade social são aqueles que vivenciam negativamente as consequências das desigualdades sociais, sendo expostos a diversas situações de risco. Considerando-se a adolescência como um período permeado por diversas alterações anatômicas, fisiológicas, emocionais e psicossociais, destaca-se a importância do entorno social para construção e fortalecimento de vínculos e aquisição de hábitos saudáveis. A intervenção grupal pode atuar como uma estratégia de promoção da saúde possibilitando que demandas sejam identificadas e trabalhadas, diminuindo os fatores de risco e aumentando os fatores de proteção social e à saúde. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma ação de intervenção grupal com adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Year

2022

Creators

Aparecida Pereira Dias Nunes, Mariana Nunes Aguiar, Renan Santana Pereira, Mônica Cecília da Silva, Jorge Luiz Gomes do Nascimento, Lilian Cristina

Subjetividades...a obscura realidade atrás das grades

O trabalho retrata a dinâmica prisional de uma unidade penitenciária feminina no estado de São Paulo nos anos de 2006 a 2017 momento em que as prisioneiras são as protagonistas principais de um mundo em que não é relatado fora das grades e cuja dinâmica é movida pelas especificidades que somente ocorrem naquele ambiente de reclusão. É uma realidade de sofrimento, solidão, desesperança, descaso, criminalidade. As sujetividades humanas se retratam por detrás das tipificações penais e cujas origens ocorrem antes mesmo das prisões. É uma obra de profundo olhar humano e que merede ser lida por todos que trabalham com as ciências humanas e de modo geral a todos que estão engajados por um mundo de mais humanização. 

Year

2020

Creators

DE AMORIM, MARCIENE RITA DA SILVA

Tríade cognitiva e crenças centrais no Children Apperception Test (CAT) em filha de pai alcoolista

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar um protocolo de avaliação cognitivo- comportamentalutilizando o Children Apperception Test (versão Animal e versão Humana), o Baralho dosProblemas e o Baralho das Emoções, a fim de identificar problemas no controle dos impulsospresentes no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e a natureza darelação de criança portadora de TDAH com as figuras parentais, quando uma delas é alcoolista.Para isso realizou-se um estudo de caso único exploratório, no qual na fase de avaliação foramaplicados o CAT-H, o CAT-A, o Baralho dos Problemas e o Baralho das Emoções em uma criança com 8 anos, cujo pai era alcoolista. A análise dos resultados foi feita com base emestatísticas descritivas do desempenho da criança no Baralho dos Problemas - predominânciade sinais e sintomas de hiperatividade (90%) e ansiedade (90%) - e no Baralho das Emoções- teimosia (30%); desgostar (20%) e tristeza (30%). Comparou-se, ainda, o desempenho dacriança no CAT-A com os temas apresentados pelo grupo normativo de sua faixa etária descritono manual do teste. Foi realizada uma prova de concordância para categorias de crenças centrais(Kappa=0,81) e elementos da tríade cognitiva (Kappa= 0,87) observadas nas narrativas obtidasno CAT-A e CAT-H. Este estudo de caso permitiu verificar que o CAT-A e CAT-H, embora produzam histórias diferentes da perspectiva de seu conteúdo narrativo, avaliaram igualmente crenças centrais ligadas ao desamor, desamparo e desvalor, além de viabilizarem a verificaçãode aspectos da tríade cognitiva: visão de si revelando uma autoestima rebaixada, e uma visãodo outro como alguém crítico. Esses instrumentos parecem auxiliar na conceitualização decaso numa perspectiva cognitivo-comportamental de crianças com sintomas externalizantesligados ao TDAH, especialmente em um contexto de conflito familiar relacionado ao abuso de álcool.

Year

2019

Creators

Ferrarez Fernandes Lopes, Renata Hippólito Carvalho Maia, Larissa Ferrarez Fernandes Lopes, Maria Clara

Psicologia Positiva no cinema e a resiliência do outro: Enfrentar-se para tornar-se

Este artigo trata da peculiar relação tripartida entre o cinema, a Psicologia Positiva e aresiliência. Apresenta-se uma forma de resiliência nomeada “do outro”, baseada em“enfrentar”, para conseguir superar uma limitação que acaba por limitar as ações, restringindoa felicidade. Para isso, buscaram-se filmes edificantes, que correspondam aos critérios daPsicologia Positiva, para ilustrar distintas formas de enfrentamento capazes de controlar (e atéprevenir) abalos físicos e emocionais provocados pelos limites impostos por outros, com aintenção de restringir a felicidade. As histórias selecionadas contam enfretamentos bemdíspares: enquanto o pianista David Helfgott, no filme Shine (1996), precisa confrontar opróprio pai na busca por seu lugar de bem-estar emocional na vida, o político profissionalHarvey Milk, no longa-metragem que leva seu nome, Milk (2008), se vê diante uma massacontrária à existência de membros da comunidade LGBTI na vida pública norte-americana.

Year

2019

Creators

Fortunato, Ivan Schwartz, Gisele Maria

Perspectivas sobre a infância em debate: Contribuições de Piaget, Vigotski e Wallon

Este artigo, de natureza teórica, tem como objetivo apresentar e discutir a infância sobre diferentes perspectivas da Psicologia do Desenvolvimento, a partir das contribuições de Piaget, Vigotski e Wallon. Para tanto, num primeiro momento, apresenta-se as principais contribuições teóricas de cada autor; em seguida há reflexões sobre as diferenças e semelhanças apresentadas entre os sistemas teóricos com relação ao modo de conceber a infância. Conclui-se que cada teórico enfatiza aspectos diferentes e ao mesmo tempo complementares com relação ao desenvolvimento infantil, colocando-se como desafio a necessidade de conceber a criança a partir de seus recursos e possibilidades.

Year

2019

Creators

Tonelotto Barbosa Pott, Eveline

Atuação do professor de psicologia em foco: Relato de experiência no Ensino Fundamental

O presente trabalho descreve a prática de estágio de licenciatura em Psicologia realizada com alunos do segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal situada em uma região periférica de uma cidade do sudeste goiano. Embora a temática trabalhada seja referente à preservação ambiental, foi possível tangenciar vários temas pertinentes à Psicologia, especificamente no encontro com a Educação, o que reafirma a contribuição do licenciado neste saber e, no acompanhamento, observação da turma, bem como nas três regências realizadas. O licenciado em Psicologia encontra por vezes dificuldades em diferenciar sua prática daquela do profissional de Psicologia Escolar, assim, buscou-se discutir uma prática contextualizada, utilizando-se para isso a referida atuação em licenciatura e suscitando questionamentos pertinentes à mesma.

Year

2019

Creators

Silva, Pollyane Lisita Silva, Elilany Elias Silva, Janaína Cassiano Campos, Maurício

Há gamificação na Psicologia brasileira? : Uma revisão bibliográfica sistemática

Este artigo é uma revisão bibliográfica sistemática sobre estudos acerca do fenômeno da gamificação em periódicos brasileiros de Psicologia. Gamificação pode ser definida como “o uso de elementos de design de jogos em contextos que não são de jogos”, e tem como propósito propiciar o engajamento ou desempenho dos indivíduos em alguma atividade. Não foram encontrados artigos que abordassem explicitamente esse tema. Decidiu-se expandir a pesquisa para fenômenos relacionados, como jogos educativos. Foram encontrados e analisados 24 artigos. Os resultados apresentam grande diversidade de abordagens teóricas,amostras, métodos e contextos de intervenção. As conclusões sugerem a eficácia do uso de recursos lúdicos em atividades não lúdicas. Mais pesquisas são recomendadas para se esclarecer os impactos da gamificação.

Year

2019

Creators

Goulart Lodi, Rafael Furtado Holanda, Adriano