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"Ficção" e "realidade" na série Black Mirror: um estudo sobre a gamificação e a vigilância em alguns episódios da série
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Santos, Maria Fernanda Cintra Ferreira Guimarães dos
Linha de cuidado em aleitamento materno: revisão documental e de literatura fonoaudiológica
O Aleitamento Materno (AM) é evidenciado como uma das ações isoladas de maior impacto na diminuição da morbimortalidade infantil. Por isso, é preconizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) até os seis meses de vida da criança de modo exclusivo e recomendado até dois anos ou mais. No Brasil, a legislação de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno é considerada das mais avançadas. Vista como modelo por diversos países, no entanto, os dados epidemiológicos comprovam que todos os índices relacionados ao AM ainda estão aquém do esperado. Por conta do grande impacto na sociedade, o AM deve ter sua abordagem pautada nos princípios do SUS e do olhar ampliado para garantir seu sucesso. Objetivo: Revisar literatura fonoaudiológica em aleitamento materno e relacionar com políticas públicas de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno no âmbito do Sistema Único de Saúde. Método: Utilizaram-se dois procedimentos de pesquisa para o delineamento deste estudo: a pesquisa documental relacionada a políticas públicas de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno e a revisão da produção científica em fonoaudiologia em aleitamento materno. Na documental foi acessado o site oficial do Governo Brasileiro, a fim de selecionar políticas públicas pertinentes ao aleitamento materno. A pesquisa da produção científica foi realizada por meio de consulta às quatro revistas científicas brasileiras de fonoaudiologia, bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe – LILACS. Por meio de Teste de Relevância, formulado para atendimento aos critérios de inclusão, foram selecionados e analisados artigos científicos originais, publicados na íntegra, em português, no período de 2011 e 2020. Resultados: Na pesquisa documental, foram selecionadas seis políticas públicas principais diretamente ligadas ao Aleitamento Materno. Quando analisadas isoladamente, as políticas públicas são assertivas quanto à atenção e contribuem significativamente à adesão e manutenção do AM, porém, têm sido implementadas de forma desigual e muitas vezes desarticuladas no país, fragmentando o cuidado aos binômios mãe-bebê e suas famílias e prejudicando a Integralidade em saúde. Em relação à pesquisa da produção científica, a amostra final constituiu-se de onze estudos. Oito estudos (72%) apresentaram enfoque em práticas fonoaudiológicas assistenciais (avaliação e intervenção em saúde relacionados ao AM) e apenas três (27%) tiveram como objetivo a educação em saúde relacionada ao AM. Evidencia-se importante carência de estudos em promoção e prevenção em saúde no AM, 64% na região Sul e Sudeste do país. O documento “Bases para a discussão da Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno” publicado pelo Ministério da Saúde (2017), corrobora a esse trabalho, pois constata que é preciso promover a articulação e integração das políticas públicas de atenção ao Aleitamento Materno, que se encontram fragmentadas. Conclusão: Observa-se relevante interesse em atuar com prematuros no AM, o que contribui com a equidade do atendimento, já que se trata de população de maior risco. Percebe-se a necessidade de se estruturar as práticas de atenção ao aleitamento materno à realidade dos serviços no Brasil, que ainda se baseiam na perspectiva intervencionista. Há predominância de publicações de estudos centrados na região Sul, com escassez de publicação de estudos de práticas fonoaudiológicas na promoção e prevenção em saúde em todas as regiões brasileiras, bem como na atenção básica, prejudicando a integralidade em saúde.
2022-12-06T14:21:30Z
Silva, Andressa Amorim da
Biblioteca pública: da extensão à ação cultural como prática de cidadania
Registram-se, inicialmente, as concepções e os papéis que a biblioteca pública desempenhou a partir de meados do século XIX, fazendo-se uma revisão da literatura para mostrar a evolução desses papéis e a coexistência dos mesmos, assim como o surgimento do processo extensionista, no início do século XX, e sua diversificação. O conceito de biblioteca pública ação cultural liga-se ao da ação extensionista, marco teórico desta dissertação, cujo conceito, expresso por Paulo Freire, Victor Flusser, Luiz Milanesi e José Teixeira Coelho Neto, fundamenta a proposta. Fazem-se alguns registros de experiências extensionistas com características de ação cultural, utilizando-se uma metodologia baseada no diálogo, participação e conscientização. Relata-se uma experiência de extensão bibliotecária realizada em Araxá, MG, através da Unidade Móvel da Biblioteca Pública Municipal Viriato Correia , que serviu como estudo de caso à proposta de transformação de uma biblioteca pública tradicional em uma biblioteca como instrumento de ação cultural. Foram responsáveis pela experiência algumas entidades parceiras que se propuseram a estabelecer e ampliar o contato direto com as comunidades de bairros, num trabalho de extensão integrado e interdisciplinar. Ressalta-se a parceria com o Centro Universitário do Planalto de Araxá UNIARAXÁ, através do Núcleo de Práticas Jurídicas e da Agência da Previdência Social. A avaliação da experiência é feita a partir da observação do seu desdobramento, da opinião e depoimento dos entrevistados: pessoas da comunidade, profissionais liberais, funcionários, professores, estagiários e todos que estiveram envolvidos com o processo. Nas conclusões finais faz-se uma reflexão em torno dos seguintes pontos de vista: o da biblioteca como instituição, que foi o foco do trabalho; o da pesquisa, que se desenvolveu e que aprofundou o conhecimento teórico sobre o conceito de ação cultural, e, finalmente, o ponto de vista da autora, do seu envolvimento pessoal com a experiência: um aprendizado teórico/prático importante para o seu aperfeiçoamento profissional, bem como uma contribuição à Ciência da Informação e à Biblioteconomia para o estudo de um modelo de extensão bibliotecária com novas tendências de comunicação e integração dos grupos sociais que residem em locais distantes do centro urbano e que, na grande maioria, são desprovidos de recursos e serviços de informação essenciais ao exercício pleno da cidadania.
2022-12-06T14:21:30Z
Fonseca, Maria Clara
Representação de informação e conhecimento: estudo das diferentes abordagens entre a ciência da informação e a ciência da computação
A Ciência da Informação vem estudando formas de representação da informação e do conhecimento visando a recuperação da informação. Esta pesquisa tem seu foco na representação do conhecimento e da informação, procurando investigar quais são os pontos convergentes e divergentes entre as linguagens documentárias da Ciência da Informação e as linguagens de marcação desenvolvidas e utilizadas na Ciência da Computação, tendo em vista identificar as ações, teorias e processos necessários para uma maior integração entre as duas áreas. Para isso, faz-se uma revisão dos elementos fundamentais necessários a representalção da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. Para tornar possível a comparação entre áreas, apresentam-se os modelos mais consagrados de representação do conhecimento e da informação provenientes da Ciência da Informação, tais como metadados, tesauros e ontologias. No âmbito da Internet, apresentam-se as técnicas de representação com o uso das linguagens de marcação mais utilizadas e suas contribuições para o desenvolvimento da Web Semântica. Encerra-se apresentando uma proposta de estrutura de representação para recursos informacionais, especialmente os disponibilizados pela Internet. A proposta foi desenvolvida a partir dos recursos existentes na Ciência da Computação, particularmente, os oferecidos pela linguagem XML. Contempla a definição de uma ontologia e culmina com a criação de uma estrutura em XML para armazenar metadados de artigos eletrônicos.
2022-12-06T14:21:30Z
Furgeri, Sérgio
O encontro do Cristianismo com a cultura clássica: a questão em Irineu de Lião
O encontro do cristianismo nascente com a cultura clássica greco-romana, no século II d.C., teve pontos de confluência, de dispersão e de conjugação. O pensamento de Irineu de Lião (130-208 d.C) na obra Adversus haereses mostra que a relação religião cristã e cultura clássica teve uma aproximação grande em virtude dos grupos gnósticos cristãos, que evangelizados e adeptos à boa nova de Jesus Cristo, traziam consigo seu arcabouço cultural, sendo assim o cristianismo marcado pelos costumes judaicos, foi ganhando matizes das diversas culturas, religiões, povos e línguas presentes no Império Romano. A pesquisa não pretende valorar esta relação cultura greco-romana e cristianismo nascente, mas sim mostrar a importância e as tensões presentes nessa relação, a partir do primeiro livro da Demonstração e refutação à falsa gnose. Irineu construiu seu pensamento em busca de tornar claro o pensamento dos diversos grupos gnósticos, para assim refutá-los, e neste ínterim apresentou uma sistematização da fé cristã ainda não vista no seu tempo. A sua Demonstração e Refutação das teses gnósticas, foi não só um caminho de combate às controvérsias, que surgiram nos primeiros séculos da Igreja, mas também foi, como apresentado nesta pesquisa, um meio de mostrar a interação entre os cristãos, principalmente os pensadores, com o meio intelectual e cultural que estavam inseridos. Como um processo de conjugação, o cristianismo e a cultura clássica tiveram influências mútuas, diferenças e pontos em comum, na formação desde pensamento cristão inicial. A hermenêutica do primeiro livro da Adversus haereses, e do pensamento clássico, possibilitou compreender e aprofundar-se na relação cultura e religião no século II d.C.
2022-12-06T14:21:30Z
Piacente, Leonardo Henrique
A experiência de cantar para bebês: um estudo fenomenológico com mães
As pesquisas que abordam o cantar materno preocupam-se em investigar como e por que as canções são facilitadoras da comunicação mãe-bebê, dando atenção principalmente aos aspectos acústicos e socioculturais. Esta pesquisa, qualitativa e de natureza exploratória, foi desenvolvida com base na fenomenologia de Edmund Husserl e em norteadores teóricos da psicologia humanista, mais especificamente da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Objetivou apreender a experiência de 13 mães que tiveram seu primeiro filho nos últimos 18 meses sobre o sentido de cantar para seu bebê. A pesquisadora conversou com cada uma das participantes, todas com formação universitária, durante um encontro dialógico, e escreveu, em seguida, uma narrativa compreensiva para registrar sua compreensão sobre a experiência daquela mãe a partir de suas próprias impressões. Uma narrativa-síntese e uma síntese criativa foram construídas a partir do conjunto de narrativas de forma a possibilitar concluir o processo de análise fenomenológica que supõe três fases: descrição, compreensão e interpretação da experiência. Os elementos estruturais que emergiram das vivências das mães sobre cantar para seu bebê são: (a) um modo de comunicar-se abraçando o bebê com seus sons; (b) a construção de um vínculo; (c) uma forma de conhecer melhor seu bebê à medida que ele se desenvolve; (d) um meio de reconhecer a si mesma como mãe; (e) uma maneira de transmitir valores pessoais e costumes familiares; (f) um modo criativo de expressar-se; e (g) a possibilidade de crescimento pessoal. O sentido desta experiência possibilita novas reflexões sobre o tema do relacionamento humano em termos psicológicos e pode estimular interlocuções com outras áreas de conhecimento.
2022-12-06T14:21:30Z
Brisola, Elizabeth Brown Vallim
Faz de conta que eu cresci: o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
A transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) foi o tema deste trabalho, que apresentou como principal objetivo analisar essa passagem na perspectiva de seus protagonistas, as crianças e os professores. A Lei n° 11.274/06 ampliou a duração do EF para 9 anos com ingresso da criança aos seis anos de idade e os documentos oficiais prescrevem que a transição da EI para o EF não ocorra de maneira abrupta, pois é um momento potencial de rupturas e crises que incidem sobre o desenvolvimento biopsicológico da criança, devendo ser vivenciada de maneira mais produtiva possível. Assim, o problema da presente pesquisa foi formulado da seguinte maneira: Como se tem constituído o processo de transição escolar da EI para o EF de nove anos em instituições de ambos segmentos? . Os objetivos específicos foram: (i) analisar as interpretações das crianças sobre suas experiências na EI e no EF, (ii) identificar as ações das professoras relativas à passagem da EI para o EF e (iii) identificar as concepções das professoras sobre a obrigatoriedade do ingresso da criança de seis anos no EF. O método, de natureza qualitativa, foi constituído no processo de transição escolar, ocorrida em dois momentos: Fase I, realizada com um grupo de 10 crianças de 5 e 6 anos de idade de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI); Fase II, feita com 4 crianças do grupo da EI, mas, agora, ingressantes do 1º ano do EF de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), com idades entre 6 e 7 anos. Os instrumentos de pesquisa foram: (i) análise documental (projetos pedagógicos da EMEI e da EMEF), (ii) questionário com os pais, (iii), observação participante, (iv) entrevista semiestruturada com as professoras da EMEI e da EMEF, (v) entrevista com as crianças (reflexiva e narrativa) e (vi) produção de desenhos. O material empírico foi videogravado e houve o registro em diário de campo e também de desenhos produzidos pelas crianças. Os resultados da pesquisa indicaram ausências de referências recíprocas sobre a transição escolar em ambas as instituições de ensino, inexistentes nos projetos pedagógicos e no cotidiano escolar. Não há um trabalho sistemático sobre a vida futura das crianças na EMEI; menções quanto ao seu ingresso em EMEFs são feitas apenas quando elas manifestam curiosidade sobre a nova escola. As crianças sabem que a nova escola será diferente e querem mudar, muito provavelmente porque a escola de ensino fundamental é socialmente valorizada. Também na EMEF, há poucas referências à vida pregressa das crianças, pois é como se nascesse uma nova criança, que tem que se ajustar à nova realidade por meio do silêncio e do controle corporal. Nesse cenário, tolhe-se o brincar, que dentro da Teoria Histórico-Cultural, é a principal atividade da criança. Em função da ruptura, da desarticulação e descontinuidade do trabalho pedagógico, algumas crianças sinalizaram sofrimento no processo de adaptação e outras, subvertendo a ordem estabelecida, realizaram frequentes microepisódios lúdicos em sala de aula, de certo modo, atenuando a perda do brincar. As crianças da EI e do EF atribuem grande importância ao brincar e um trabalho sistemático sobre a transição escolar traria contribuições relevantes, sobretudo no EF, onde há o esmaecimento da atividade lúdica. Portanto, urge a necessidade de ações articuladoras entre a EI e o EF e o investimento na formação inicial e continuada de docentes, principalmente no que diz respeito à atividade lúdica à luz da Teoria Histórico-Cultural, sobretudo, quando se considera esta atividade como instrumento do desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Os problemas evidenciados sobre a implantação do novo EF são também consequência da forma pela qual o poder público prescreve, como em leis e normas, mas não provê, indicando a necessidade de debates sobre qual é, de fato, nosso projeto para a educação da infância.
2022-12-06T14:21:30Z
Martinati, Adriana Zampieri
Mudança de autoridade religiosa: estudo da midiatização no catolicismo mediante a análise textual discursiva da missa do padre Marcelo Rossi transmitida no Youtube
Esta pesquisa tem como objetivo dissertar acerca do processo de mudança de autoridade religiosa a partir do processo de midiatização no catolicismo; processo de midiatização este protagonizado por padre Marcelo Rossi em um conjunto de missas presididas no tempo litúrgico da quaresma de 2019, celebrações estas transmitidas ao vivo em seu canal na plataforma do Youtube. Como referencial teórico para elaboração do trabalho encontrou-se aporto nos documentos eclesiais do Concílio Vaticano Segundo e posterior a ele. Além deste olhar para o interno da Igreja preocupou-se em fundamentar este estudo em autores na área de teologia, teóricos da mídia, da midiatização e dos meios de comunicação, alguns a saber: Ney de Souza e Paulo Sérgio Gonçalves (2013), Joana Puntel (2016), Nicklas Luhmann (2005), Sitg Hjarvard (2014), Antônio Spadaro (2012), Moisés Sbardelotto (2011), Henry Jenkins (2009), Renold Blank (2006), Péricles Morais de Andrade Júnior (2006) e André Ricardo Souza (2005). Nesta pesquisa realiza-se um estudo de caso das missas transmitidas pelo Youtube no canal do padre Marcelo Rossi e adota como metodologia a Análise Textual Discursiva, a partir dos autores Moraes e Galiazzi (2007) e Moraes (2003). Os resultados deste estudo apontam para o surgimento de uma nova autoridade religiosa emergente do processo de midiatização. Nova autoridade que assim se caracteriza por apropriar à sua prática religiosa características específicas das lógicas da midiatização.
2022-12-06T14:21:30Z
Camargo, Robson Luiz Caramano de
Televisão Digital e Conteúdos Informacionais: contribuições na construção de cidadania e inclusão social
Estudo sobre inclusão social por meio da inclusão digital, segundo teorias da Ciência da Informação com o objetivo de contribuir para reflexão sobre o modelo de TV Digital, ora em discussão, a ser implantado no Brasil. Fundamentado na Ciência da Informação que tem como objetivo estudar os aspectos gerais da informação (significado transmitido a um ser consciente por meio de uma mensagem registrada em um suporte espacialtemporal), analisar os processos de construção e transferência da informação. Este trabalho opera esses fundamentos como forma de obter um entendimento teórico da inclusão social e, por meio de uma análise crítica das políticas públicas, concernentes aos processos da tecnologia da TV Digital verificar o grau de convergência entre inclusão social e construção da cidadania através da potencialização de estoques de informação audiovisuais. A dissertação é construída por meio de uma pesquisa documental, utilizando-se do método documental e a análise está centrada no método hipotéticodedutivo, dialogando com o método de procedimento documental. Como resultado pretende contribuir para a construção de políticas públicas de democratização e acesso à informação através da televisão digital, apoiado na formulação de políticas de incentivo à transferência de informação por meio das tecnologias digitais.
2022-12-06T14:21:30Z
Oliveira, Antonio Francisco Maia de
Orientação profissional para profissões não universitárias: perspectiva da análise do comportamento
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
2022-12-06T14:21:30Z
Ivatiuk, Ana Lucia
Desenvolvimento e teste de nó sensor solar para rssf
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Tozzo, Rafael Gonçalves
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior do UNIARAXÁ Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG), recuperando os diferentes sentidos e significados de sua auto-construção e de suas práticas pedagógicas na formação de futuros educadores. Optou-se pela pesquisa qualitativa e pela metodologia de História oral de vida, desafio para os historiadores que se propõem a utilizá-la. Foi valorizada a constituição sócio-histórica dos sujeitos, ponto fundamental para uma análise de caráter global, articulando o social e o individual na busca de entender a subjetividade humana. Mais importante do que escolher a técnica da entrevista, foi buscar a sensibilidade para compreender a expressão dos sujeitos entrevistados e sua representatividade no processo de auto-construção e de suas ações educativas. As trajetórias, sentidos e significados dos sujeitos pesquisados, revelaram que não se nasce professor, as pessoas tornam-se professores por uma série de fatos, vivências, convivências, que vão constituindo-as e instituindo-as. Tornamo-nos professores/educadores, e mesmo entre dúvidas, dificuldades e até mesmo realinhamento de rotas, a educação é vista como caminho de mudanças e uma das mediações para a transformação social.
2022-12-06T14:21:30Z
Lodi, Ivana Guimarães
A relação entre o fator de visão do céu e a temperatura do ar em diferentes zonas climáticas locais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Soeira, Marcelo Rezende Calça
Gerência de risco de enchentes em cidades inteligentes
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022-12-06T14:21:30Z
Aguirre, Tiago Ferraz de Arruda
Afetividade e a escolha profissional no Ensino Médio
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Teixeira, Kalyne Jeuken
Um dispositivo white-label com tecnologia SD-WAN, para cidades inteligentes
Não recebi financiamento
2022-12-06T14:21:30Z
Menoni, Paulo Henrique
Preconceito linguístico e linguística histórica: possibilidades para o ensino de língua materna
Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar as possibilidades de se utilizar as ferramentas da Linguística Histórica aplicadas ao ensino de língua materna para o combate ao preconceito linguístico dentro de sala de aula. O preconceito linguístico consiste no conjunto de crenças que se tem sobre os falantes de determinada variedade linguística. Origina-se de preconceitos sociais e marcam uma hierarquização que remonta aos processos históricos vividos por uma sociedade que influenciaram na língua. A linguística histórica, por sua vez, ocupa-se em investigar os processos históricos que influenciam nas faces linguística e extralinguística de uma língua. Por conta de suas abordagens, a linguística histórica fornece os elementos necessários para dissecar o preconceito linguístico. Por isso, há a possibilidade de utilizar esses insumos em sala de aula, visto que a educação é a melhor ferramenta que se pode utilizar para subverter um sistema social elitista e descontruir crenças equivocadas. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, a partir do método qualitativo de caráter exploratório. Por último, foi apresentada uma atividade para exemplificar as possibilidades de se trabalhar com o tema em sala de aula.
2022-12-06T14:21:30Z
Carvalho, Letícia Ramos
Análise do comportamento de eventos históricos em mulheres com câncer de mama
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022-12-06T14:21:30Z
Fileti, Marcela
Unidade de controle e automação para gestão de sistemas de irrigação utilizando energia solar e Redes IEEE 802.11
O Brasil é um dos países com maior extensão territorial do mundo. Não somente por esta característica, mas também em função do clima propício, desenvolve-se em grande parte do país a agricultura. É de suma importância que essa atividade seja conduzida de forma sustentável e com menores desperdícios possíveis, otimizando a utilização dos recursos hídricos. Em vista desse cenário, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma unidade de controle e automação para aplicação em sistemas de irrigação interligado a uma rede de sensores sem fio com o intuito de minimizar o desperdício de recursos hídricos e de energia elétrica. Nesse contexto, também foi proposta a utilização de energia solar como fonte de alimentação do sistema proposto. Com isso foi construído uma unidade de controle com dois diferenciais, utilização da energia provida pelo sol como fonte de alimentação e economia de água em função de cada cultura à ser irrigada. O protótipo utiliza painéis solares para a geração de energia elétrica que por sua vez é armazenada em uma bateria alimentando uma bomba d’água quando necessário. O acionamento do sistema é controlado por uma plataforma “open source” acoplada a sensores de umidade de terra, umidade do ar, temperatura e tensão da bateria. Todos esses dados coletados pela rede de sensores são disponibilizados via Wi-Fi em tempo real e também em uma base de dados retroativa. Com essa base foi possível observar tendências meteorológicas e checar se o sistema está funcionado de maneira correta como foi estipulado na instalação, além de mensurar a vida útil da bateria. A motivação do trabalho veio da necessidade de economia de recursos hídricos que foi minimizada com a utilização de um sensor de umidade de terra, indicando assim quando o sistema será ligado ou desligado. Outro ponto muito importante do trabalho é a exploração da energia solar como fonte de alimentação.
2022-12-06T14:21:30Z
Gonçalves, César Rennó
O Estudo comparativo do módulo de elasticidade de concretos convencionais e concretos com materiais alternativos
Em virtude da preocupante situação ambiental e do impulsionamento do crescimento da economia, muito tem sido pesquisado sobre o uso de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). Os resíduos de RCD podem ser reciclados e reutilizados dentro da própria indústria da construção civil, como sub-base de pavimentos, e na produção de concretos não estruturais e estruturais. Muitos pesquisadores já verificaram a viabilidade de incorporar Agregados Reciclados (AR) em concretos estruturais, no entanto, muitos deles não investigaram a relação entre a tensão absorvida e a deformação destes concretos. A relação entre a tensão e a deformação do concreto é um parâmetro importante a ser conhecido no estado limite de serviço, incluindo o controle dos deslocamentos verticais e horizontais, bem como das aberturas das fissuras. Por isso, o objetivo desta pesquisa é avaliar o comportamento do módulo de elasticidade dos concretos convencionais e produzidos com materiais alternativos, sendo eles: agregados reciclados de concreto (ARC), e porcelana (ARP). Foram estudados dois concretos de resistência característica à compressão diferentes, mas ambos situados na classe I da NBR 8953(ABNT, 2015). Os resultados obtidos de módulo de elasticidade foram comparados com os valores estimados pela norma brasileira NBR 6118 (ABNT, 2014) e pelas normas estrangeiras fib Model Code 2010, Eurocode 2:2004 e ACI 318:2014. Por fim, ao contrário do ARC, a incorporação de porcelana não afetou significativamente a resistência à compressão do concreto, e a inserção de ambos agregados reciclados afetou substancialmente o módulo de elasticidade obtido por ensaios mecânicos. Os módulos obtidos dos concretos convencionais foram menores que os estimados pela NBR 6118:2014 e pelo fib Model Code, indicando falta de segurança de uso por parte dessas normas. As normas Eurocode 2:2004 e ACI 318:2014 indicaram segurança, visto que seus valores estimados foram menores que os módulos obtidos. Ao mudar a geometria do corpo de prova utilizado no ensaio da resistência à compressão, verificou-se que a resistência à compressão feita em corpos de prova cúbicos é superior a resistência de corpos de prova cilíndricos, sendo a influência mais acentuada nos concretos de 20MPa.
2022-12-06T14:21:30Z
Cavaliere, Ivanny Soares Gomes