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Autoavaliação e desvantagem vocal em cantores populares e eruditos: revisão integrativa de literatura
Certamente a voz cantada é a forma mais natural e antiga de se fazer música, e de modo profissional, por inúmeros artistas. Esses artistas apresentam características individuais da voz em seus diferentes gêneros musicais e precisam realizar ajustes laríngeos em maior ou menor complexidade em função das exigências da interpretação. Assim, para os cantores o conhecimento a respeito da inter-relação entre ciência e arte, é de suma importância para o adequado aperfeiçoamento da voz cantada. A falta de preparo, o mau uso da voz ou seu abusivo da voz, podem favorecer risco de distúrbios vocais, podendo ser esta uma população suscetível para desenvolver disfonias. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura voltada a autoavaliação e desvantagem vocal em cantores populares e eruditos. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa de literatura, de caráter quanti-qualitativo, analítico-descritivo, consultando-se as bases de dados: “Scientific Electronic Library” (SciELO) e “Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde” (LILACS). Foram selecionados artigos originais, escritos na língua portuguesa, publicados na íntegra, voltados a autoavaliação e desvantagem vocal em cantores populares e eruditos, publicados entre os anos 2010 a 2019. A seleção obedeceu a teste de relevância, para verificação de atendimento ou não aos critérios de inclusão. Resultados: Selecionados oito estudos que abordam intervenção fonoaudiológica junto aos profissionais do canto popular e erudito, referências a desvantagem vocal na voz cantada, protocolos de autoavaliação em qualidade de vida. Dos oito artigos selecionados para o trabalho (54%) eram cantores do gênero feminino apresentando queixas vocais com destaque para disfonia. O impacto da dificuldade/problema vocal interfere de formas diferentes nos dois gêneros musicais, quando relacionados com a queixa vocal e o tempo de atuação profissional. Percebeu-se que protocolos de autoavaliação específicos para a voz cantada, Índice de Desvantagem Vocal no Canto Moderno (IDCM) e Índice de Desvantagem Vocal no Canto Clássico (IDCC) mostraram ser importantes não apenas para a identificação de problemas, mas como ferramenta para a compreensão essencial de como esses sujeitos relacionam a voz com a atividade ocupacional. O estudo que investiga dor em cantores, conclui que há relação entre a presença de dor corporal e presença de problemas vocais, com necessidade de parar de cantar. Em relação à intervenção fonoaudiológica com cantores populares, percebe-se que estes profissionais apresentaram redução da desvantagem vocal após terapia fonoaudiológica; aquecimento e desaquecimento vocal específico para cantores mostram-se eficazes e preparam o sujeito como um todo para cantar. Conclusão: Cantores populares e eruditos lidam com queixa vocal de maneiras diferentes, pois há características que permeiam os dois gêneros que são peculiares e bastante distintas. O impacto da dificuldade ou problema vocal interfere de formas diferentes nos dois gêneros. Os protocolos de qualidade de vida em voz quando específicos à voz cantada subsidiam a melhor compreensão de como os cantores relacionam a voz com sua atividade ocupacional. Espera-se que novos estudos sejam realizados para determinar a eficácia da atuação fonoaudiológica, inclusive o impacto dessa intervenção na qualidade de vida do canto popular ou erudito.
2022-12-06T14:21:30Z
Sant’Anna, Jessé Filipe
Oração em movimento: a devoção e a religiosidade dos peregrinos no "Caminho da Fé" e na "Rota da Luz"
Não recebi financiamento
2022-12-06T14:21:30Z
Chiminazzo, Ricardo Augusto Fabiano
Recomposição de Sistema de Distribuição de Energia Elétrica por Modelo de Fluxo Ótimo de Corrente
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Podeleski, Fabiana da Silva
A política de formação de professores de história no regime civil-militar: a criação da licenciatura curta em estudos sociais
Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação do Educador , do Curso de Mestrado em Educação da PUC-CAMPINAS. Trata-se, mais especificamente, de uma investigação acerca da história da formação de professores de História no contexto do regime civil-militar brasileiro, de 1964 a 1985. Propõe-se neste trabalho repensar a trajetória da formação dos professores de história, tomando como ponto de partida os anos de 1945 a 1964, período denominado nacional-desenvolvimentista, e as mudanças educacionais promovidas, especificamente a primeira LDB, Lei 4.024/61, bem como o aumento significativo dos movimentos populares. Aborda o golpe civil-militar de 1964, entendendo-o como momento de ruptura política no processo de democratização que vinha sendo desenvolvido na sociedade brasileira. Ainda que essa democratização estivesse ocorrendo numa base liberal e distante das verdadeiras mudanças estruturais, era o caminho possível naquele momento histórico. Priorizou-se abordar o contexto da Reforma Universitária, Lei 5.540/68, e da Reforma do ensino de 1.º e 2.º graus, Lei 5.692/71, principalmente para entender a imposição da licenciatura curta em Estudos Sociais e seus reflexos para a formação de professores de História, para o ensino e para a sociedade em geral.
2022-12-06T14:21:30Z
Silveira, João Batista da
A rede urbana a oeste do rio Sapucaí em meados do século XVIII até 1833: conflito entre as capitanias, províncias e bispados de Minas Gerais e São Paulo
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Almeida, Carolina Farnetani de
Terceira idade e aposentadoria: sinônimos de crise?
O presente trabalho tem por objetivo verificar até que ponto a aposentadoria pode ser vivida como uma situação critica ou de estagnação, devido ao valor social conferido ao trabalho ou se o individuo pode encontrar outras formas de se relaclonar produtiva e criativamente nessa nova etapa de sua vida. Realizamos uma pesquisa explorat6ria, entrevistando deZeSSel.5ferrovi.ár ios, oito maquinistas e oito ajudantes com um a dez anos de aposentadoria. Escolhemos a função de maquinista pelo alto valor que, na época, lhe era conferido, e por ser aquela onde é mais acentuado o vinculo do trabalhador com seu instrumento de trabalho. O prodedimento consistiu basicamente de duas entrevistas semi estruturadas, onde o individuo verbalizou livremente sobre sua vida pregressa e atual. Encontramos nos dois grupos, respostas semelhantes rela cionadas com a idealizáção da carreira e da aposentadoria, ao lado de um forte sentimento de desvalorização enquanto .trabalhadores e aposentados. Al~m disso, em todos os entrevistados pudemos observar uma preocupação direta ou indireta com a morte. Os resultados obtidos evidenciam que os indivIduos nesta fase da vida podem em parte reestrutuar-se, através de uma maior dedicação a grupos assistenciais, ou realizando pequengas tarefas. Porém, encontramos maior integração e reestruturação entre aqueles aposentados, que sentiam-se de certa maneira ajustados diante dos fatos irreversíveis da existência: velhice e morte. De maneira geral, os resultados obtidos não são conclusivos, uma vez que se trata de um estudo exploratório com um número muito reduzido de entrevistas. Acreditamos porém, que eles poderão mobilizar uma malor atenção dos psicólogos acadêmicos, à segmentos marginalizadosda população que pesquisas sobre a velhice e aposentadoria, possam investigar mais amplamente os fatores que parecem assegurar ao indivíduo numa forma mais produtiva de vivenciá-las.
2022-12-06T14:21:30Z
Oliveira, Maria Isabel Toscanelli Campos
Produção e disseminação de informação nas organizações: o papel da tecnologia da informação e a geração de conhecimento
Estudo sobre processos e técnicas de produção e disseminação de informação que se encontram subjacentes às práticas de gestão da informação e do conhecimento nas organizações. Para tanto, apresenta-se um processo genérico de produção e disseminação de informação; o papel desempenhado pela tecnologia da informação, bem como os aspectos humanos e sociais envolvidos são investigados, tendo em vista a geração de conhecimento no âmbito organizacional. Para teste e validação da construção teórica, realiza-se uma investigação empírica por meio de entrevistas envolvendo profissionais de unidades organizacionais cujas atividades-fim relacionam-se diretamente à produção e à disseminação de informação. Como resultado, conclui-se que a tecnologia deve ser vista como um instrumento de apoio e que os indivíduos e suas relações sociais devem ter importância central na concepção do processo de produção e disseminação de informação nas organizações.
2022-12-06T14:21:30Z
Roza, Rodrigo Hipólito
Análise documentária das ementas cíveis uma experiência com acórdãos do tribunal de justiça do estado de São Paulo
O aumento expressivo da produção de informação jurídica na contemporaneidade reflete, de um lado, a crescente complexidade da sociedade e de outro, a necessidade de organizá-la para a sua recuperação eficiente, especialmente, para fins de pesquisa, o que redundaria em grande benefício tanto para o funcionamento do sistema jurídico quanto para a sociedade. Neste sentido, aplica-se , para fins de validação, um procedimento de elaboração de ementas jurisprudenciais fundamentado na Análise Documentária que considera o acórdão como documento fonte do processo de condensação que responde pela produção da ementa. Para tanto, discorre-se sobre a relação entre Ciência da Informação e sistemas de recuperação da informação, enfatizando-se a relevância do tratamento da informação para sua recuperação adequada. Evidencia-se a importância da Análise Documentária no campo da Ciência da Informação, caracterizando-a através de seus procedimentos de condensação e estruturação, que lhe possibilita disponibilizar informação confiável para o uso. Do mesmo modo, apresenta-se a importância da jurisprudência no âmbito do Direito e da vida social. Elege-se como objeto empírico da pesquisa as ementas jurisprudenciais dos processos cíveis do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Como resultado, tem-se a validação do modelo, cuja funcionalidade neutraliza a perda de informação. Conclui-se que o procedimento de tratamento documentário das ementas em quatro categorias, Fato, Instituto jurídico, Argumento e Entendimento, responde de modo objetivo e claro à estrutura informacional necessária para a compreensão específica da ementa jurisprudencial, que na sua ausência não pode se prevalecer de procedimentos de organização e de recuperação consistentes.
2022-12-06T14:21:30Z
Maçoli, Fabio
A noção de manejo na obra de D. W. Winnicott
Este trabalho busca sistematizar a utilização e o desenvolvimento da noção de manejo na obra de Winnicott. Em diálogo com a psicanálise tradicional, particularmente com a obra de Freud, procura mostrar algumas diferenças teóricas significativas introduzidas por Winnicott à psicanálise, que fundamentaram modificações ao método de tratamento baseado na interpretação do inconsciente reprimido. De modo geral, podese afirmar que, da consideração, realizada por Winnicott, das funções e do papel do ambiente no desenvolvimento emocional, resultou, gradativamente, o estabelecimento de uma clínica fundada em ações analíticas de provisão ambiental, o sentido mais geral da noção de manejo que pode ser retirado de sua obra. Nesse contexto, são analisadas as bases da teoria winnicottiana da comunicação, que tem como modelo fundamental a relação mãe-bebê, para mostrar que, do ponto de vista do tratamento, ela permitiu reconhecer e intervir sobre situações clínicas cujo material apresentado é pré-verbal, pré-mental e pré-simbólico, propondo alterações de grande porte ao quadro do método de tratamento psicanalítico tradicional. Neste caminho, aborda-se a distinção heurística entre o manejo e a interpretação, distinguindo a análise padrão da análise modificada e mostrando que as reformulações teóricas e clínicas propostas por Winnicott incidem não somente sobre a análise modificada, mas também levam a uma redescrição do tratamento analítico padrão e do próprio procedimento interpretativo. Com isso, explicita-se a aplicação da noção de manejo e suas especificidades em termos da nosografia winnicottiana, como também sua aplicação em termos das distintas modalidades de atendimento praticadas por Winnicott, tanto no que se refere à análise modificada no setting tradicional, quanto a outras práticas clínicas que, embora não sejam psicanálises ou psicoterapias propriamente ditas, estão rigorosamente embasadas em sua teoria psicanalítica. Por fim, são aventadas possibilidades de utilização e de aplicação da noção de manejo em termos de práticas não psicoterápicas.
2022-12-06T14:21:30Z
Cesarino, Marília Marchese
A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir
A presente dissertação, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, visa explicitar os efeitos da reorganização do trabalho e do poder de agir na saúde mental de docentes no ensino público. A partir do cotidiano de uma escola municipal de educação infantil na cidade de Campinas - que diferentemente do que ocorre em boa parte das escolas desta mesma rede, alcança resultados muito positivos não apenas no que se refere à qualidade do ensino, mas na saúde de seus profissionais -, este trabalho discorre sobre um grupo de trabalhadoras que durante aproximadamente uma década (re)inventou uma forma de trabalho vitalizante sustentada nas ações desenvolvidas coletivamente. Por meio do enfoque da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) e utilizando o método etnográfico e entrevistas reflexivas, buscamos discutir, diante do contexto de nosso atual modelo de escola pública, como se consolidou tal processo com vistas a um melhor entendimento sobre o desgaste mental e a dinâmica do processo saúde-doença no ambiente laboral em relação às experiências de formação, às interpretações dessas profissionais diante do exercício do magistério, ao desenvolvimento de suas práticas, à subversão dos modelos de educação utilitaristas, à solidariedade e à necessidade de comunhão entre trabalho e ação educativa pelo viés emancipatório.
2022-12-06T14:21:30Z
Kawamura, Eduardo Alessandro
A consciência fonológica e o Programa Ler e Escrever
O conhecimento e o domínio do código escrito, assim como as práticas sociais de leitura e escrita são eixos norteadores do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Políticas públicas em educação foram elaboradas com o intuito de garantir que os alunos tenham não só o acesso à alfabetização, como também consigam utilizar a leitura e a escrita em seu cotidiano com eficiência. Nesse sentido, o Programa Ler e Escrever, uma política do estado de São Paulo que teve seu início em 2008, tem entre suas metas a necessidade de alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade (3º ano do Ensino Fundamental)- meta esta que se manteve no recente Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Este estudo investigou como o desenvolvimento da consciência fonológica, uma habilidade metalinguística fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, é contemplado pelo material didático do Programa Ler e Escrever. Desta forma, a partir da análise documental do material didático do Programa, que envolveu os Guias de Planejamento e Orientações Didáticas e as Coletâneas de Atividades referentes ao bloco de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental), buscamos identificar quais as atividades do material que exploram os processos de fonetização da linguagem escrita, bem como procuramos analisar qual é o nível de desenvolvimento da consciência fonológica explorado pelas atividades e quais as contribuições de tal desenvolvimento para alfabetizar os alunos até os oito anos de idade. A análise dos dados mostrou que o desenvolvimento da consciência fonológica ainda se dá em níveis muito superficiais, podendo comprometer a meta de alfabetizar plenamente os alunos até os oito anos de idade, conquanto existam orientações disponíveis aos professores nos Guias e muito embora as atividades propostas aos alunos pela Coletânea possibilitem tal desenvolvimento.
2022-12-06T14:21:30Z
Vespoli, Ana Carolina Torres
Sistema de Espaços Livres Públicos no Município de Hortolândia
Este trabalho procurou compreender o Sistema de Espaços Livres Públicos no Município de Hortolândia, averiguando a quantidade, a qualidade e a distribuição dos Espaços Livres Públicos ofertados pelo poder público. O estudo do Sistema de Espaços Livres está relacionado ao desenvolvimento da esfera pública, a qual favorece a integração dos cidadãos e fomenta a apropriação do espaço que se vive. Hortolândia é um município que faz parte da Região Metropolitana de Campinas, foi emancipado em 1991 e traz consigo algumas deficiências a serem superadas e o desafio de ter sua população usufruindo internamente de sua dinâmica socioeconômica. O estudo abrange o período de 1947 ao ano de 2010. O método escolhido para realização deste trabalho consiste no levantamento dos espaços de propriedade do município que assim se constituíram através do parcelamento do solo e na verificação de como estes se encontram estruturados, seus usos e principalmente se estão livres de edificação. As compilações de dados deste levantamento e da análise foram apresentadas em fichas técnicas. A análise de gestão do poder público sobre estes espaços permitiu observar os bons resultados, os conflitos, os entraves e as possíveis diretrizes para este sistema, concluindo assim a pesquisa.
2022-12-06T14:21:30Z
Camargo, Patricia Reis Caldeira de
A sustentabilidade nos cursos de administração: uma reflexão sobre o ensino no Brasil
O conceito de sustentabilidade adquiriu visibilidade nas nações e nas organizações desde 1972 com a realização da Conferência de Estocolmo, levando os estudos sobre a sustentabilidade a ganharem força nos últimos anos. O interesse pelo tema é motivado, em grande medida, pelo modelo de desenvolvimento econômico predominante na sociedade contemporânea, o qual é socialmente injusto, ecologicamente assolador e politicamente conflitante. Como propulsoras do desenvolvimento econômico, as organizações participam ativamente desse sistema que degrada a natureza e explora seus recursos. No caso específico das organizações, a sociedade espera e exige um nível de comprometimento elevado e adequação de suas atividades ao modo sustentável de produção. Essas mudanças passam pela formação de administradores conscientes e compromissados com as práticas sustentáveis. Para que isto aconteça, é necessário que as Instituições de Ensino Superior, mais especificamente os cursos de graduação em Administração, promovam meios de constituir um gestor responsável e comprometido com a sustentabilidade nas organizações. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo identificar a abordagem dada pelas Instituições de Ensino Superior em seus cursos de Administração sobre o tema gestão sustentável, a fim de caracterizar a sua colaboração na formação de administradores conscientes da necessidade de se comprometer com as práticas sustentáveis. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e é orientada por um levantamento documental realizado nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Administração no Estado de São Paulo. Como resultado, constata-se que as ações realizadas pelas Instituições de Ensino Superior podem ser consideradas ainda incipientes para a formação desse gestor consciente e compromissado com a sustentabilidade.
2022-12-06T14:21:30Z
Ferreira, Eline Any De Benedicto
A formação continuada de professores dos anos finais do Ensino Fundamental: o caso da rede municipal de Campinas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Alves, Marco Aurélio
Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
Nosso objetivo com esta pesquisa de caráter bibliográfico foi o de buscar artigos relacionados aos estudos que focam o Ensino Superior nos exemplares da Revista Brasileira de Educação da ANPEd, na 1ª década do século XXI. Selecionamos 44 artigos, aqueles que focavam mais diretamente o Ensino Superior em seus diferentes aspectos: a formação de professores; a historicidade da instituição universitária; o desenvolvimento da produção da educação superior; as reformas do estado e as políticas públicas; globalização e democratização; percurso de estudantes. A questão que norteia a pesquisa assim se configura: Quais contribuições relacionadas ao Ensino Superior são trazidas pelos artigos da Revista Brasileira de Educação na 1ª década do século XXI? Justificamos nossa intenção de pesquisa no sentido de que este trabalho possa contribuir para a reflexão sobre o ensino, a produção e o trabalho docente no Ensino Superior. O método de coleta de dados utilizado foi o de caráter qualitativo. Elegemos a pesquisa bibliográfica como recurso útil para a análise do conteúdo dos artigos. Após a leitura dos 44 artigos, escolhemos alguns eixos que nos proporcionassem uma análise mais profunda do que neles encontramos: Ensino Superior e propostas políticas; Formação de professores; Relação entre teoria e prática; Visão organizacional da Universidade; Ensino, pesquisa e extensão: aspectos indissociáveis. A partir desse estudo entendemos ser possível refletir o papel dos professores do Ensino Superior, o espaço de atuação deste profissional e o aluno da graduação como atores de um ambiente diferenciado de formação. Também esperamos que os resultados desta pesquisa possam beneficiar outros estudos relacionados à compreensão do espaço universitário, às suas características particulares, especificidades, necessidades e anseios. Os resultados da pesquisa nos permitiram verificar que a qualidade da formação dos professores, as políticas públicas e a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão são pilares fundamentais que orientam o processo formativo dos discentes, trazendo influências diretas e indiretas para a sustentação e imagem do Ensino Superior.
2022-12-06T14:21:30Z
Nicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca
Territórios e identidades culturais: o centro urbano de Rio Claro/SP
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
2022-12-06T14:21:30Z
Campoy, Camila Cristina Piccoli
Gerência de redes BWA através de Framework e métricas de avaliação de desempenho
O objetivo deste trabalho é apresentar métricas de avaliação de desempenho em Broadband Wireless Networks (BWA). Para atingir este objetivo foi necessária a construção de um Framework de gerência de redes customizado aos equipamentos utilizados. Foram aplicados os conhecimentos de propagação de sinais de rádio freqüência (RF), planejamento de sistemas celulares, gerenciamento de redes e análise estatística. Na realização dos testes para a coleta de dados foi configurado um setup de testes com uma Estação Rádio Base (ERB) e duas Estações Remotas (ER), localizadas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Para a validação da metodologia foi utilizada uma tecnologia denominada comercialmente como Pre-Wireless Interoperability of Multiple Accesses (Pre-WiMAX), operando em 5.8 GHz. Esta tecnologia utiliza Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM) como técnica de multiplexação e Carrier Sense Multiple Access (CSMA) como controle de acesso ao meio. No desenvolvimento é apresentado um conjunto de métricas, referentes à propagação de sinais por RF. A coleta de dados foi efetuada utilizando Simple Network Management Protocol (SNMP). A avaliação de desempenho considerou as medidas realizadas e o seu tratamento analítico e estatístico por longos períodos de tempo. Com a utilização dos resultados de medidas, foram construídas as métricas que permitem avaliar o desempenho deste tipo de rede, tais como: eficiência de link, throughput, bit error rate (BER), frame error rate (FER), packet error rate (PER), entre outras. O trabalho como um todo apresenta uma estratégia de avaliação prática e aplicável a redes BWA, criando indicadores para tomadas de decisão. Para validar e complementar o trabalho foi efetuada uma avaliação de Quality of Service (QoS) segundo a International Telecommunication Union Telecommunication sector (ITU-T) e a International Engineering Task Force (IETF) com a comparação de resultados sem e com priorização do serviço Voice over Internet Protocol (VoIP).
2022-12-06T14:21:30Z
Oliveira, Eduardo Pinto de
Construção de escala de potencial criativo para organizações
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022-12-06T14:21:30Z
Spadari, Gabriela Fabbro
Cuidar e educar: um olhar da psicologia às produções de pesquisas e políticas públicas sobre educação infantil
Esta pesquisa de natureza bibliográfica investiga o conceito de cuidar e de educar na educação infantil e sua relação com a saúde psicológica, em dissertações e teses dos programas de pós-graduação em psicologia das universidades públicas e privadas do Brasil. Constituem-se como objetos de análise as produções dos Programas de Pós-graduação em Psicologia do período de 1999 a 2006, constantes do banco de dados da CAPES. Nosso objetivo é analisar as pesquisas desenvolvidas nesses Programas que tratam da questão do cuidar-educar na educação infantil, no período pós-divulgação do RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), bem como discutir as implicações das idéias que sustentam a concepção de cuidar e educar da saúde psicológica da criança, além de abordar as políticas públicas para a área, dentre elas, o oferecimento de vagas para o segmento e a qualidade da educação das crianças pequenas. O método utilizado de cunho bibliográfico com característica qualitativo-quantitativa circunscreve-se em estudos do tipo estado da arte , composto de um levantamento das produções sobre o tema dentro do período demarcado. As categorias de análise foram construídas a partir da relação da pesquisadora com as produções acessadas. Em relação ao enfoque teórico, partimos dos conceitos de Henri Wallon sobre o desenvolvimento humano e de Gonzalez Rey sobre saúde psicológica para refletir sobre as políticas públicas de educação infantil e para analisar os principais enfoques das produções investigadas. Constatamos, ao final da pesquisa, que a psicologia tem se interessado pouco pelas temáticas da educação infantil, sobretudo o cuidar e educar, e levantamos a hipótese de que a ausência da psicologia escolar no campo da educação infantil, principalmente nas creches, poderia ser uma das razões da escassez de produção da área sobre o tema. Em contrapartida, a área da educação lidera a produção em pesquisas sobre essa temática, propiciando avanços teórico-conceituais e práticos significativos para o contexto educacional infantil. A área da saúde, representada pela enfermagem, cujas contribuições têm afetado as políticas públicas, também tem tido presença marcante nessa produção. A maioria das pesquisas analisadas condiciona a promoção da saúde psicológica das crianças, nesses contextos, a uma melhor formação dos professores, o que lhes confere excessiva responsabilidade e desconsidera a complexidade que caracteriza os espaços de atendimento à criança pequena.
2022-12-06T14:21:30Z
Bremberger, Maria Eufrásia de Faria
“As Travessuras do Amarelo”: a autorregulação da aprendizagem em um projeto com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022-12-06T14:21:30Z
Faria, Ana Paula