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O acesso à Internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.

Esta pesquisa tem a finalidade de analisar o acesso à internet como um modo de garantir o direito constitucional à educação, seja através de seu reconhecimento como direito fundamental, seja disponibilizando os meios necessários para sua conexão, demonstrando as particularidades que a pandemia de COVID-19 evidenciou e agravou no seu decorrer, resultante da inércia na tomada de decisões. Para esta análise utiliza-se do método dedutivo, pois, uma vez apreciados os deveres e metas constitucionais para com a educação, em tempos excepcionais como a da pandemia de Sars-Cov-2, no qual o contato social foi reduzido expressivamente, em termos de isolamento social, o acesso à internet de qualidade, oferecendo tanto o serviço em si quanto os dispositivos demandados, tornou-se o meio mais seguro e eficaz tendo em vista os pormenores enfrentados desde o ano de 2020 na educação brasileira. Nesse sentido, é importante considerar a cooperação entre os entes públicos, porque, segundo a Carta Maior Brasileira, estes são responsáveis pelo provimento da educação, sendo igualmente encarregados por contornar as adversidades desse período excepcional que demanda uma atuação conjunta e coordenada tanto da União, quanto dos Estados e Municípios e das demais esferas da sociedade. Ainda assim, pauta-se esta pesquisa tanto na bibliografia especializada sobre esta temática, contemplando algumas análises do caso em foco, principalmente em estudos realizados pelo Congresso Nacional e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), como também se observam as metas constitucionais visando aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Agenda 2030). Por fim, a análise deste objeto permite consagrar a relação entre as desigualdades educacionais e as desigualdades socioeconômicas que evidentemente têm impacto direto no acesso à internet, haja vista que esta é a principal via de realização do direito constitucional à educação, o qual tem vital importância para os interesses nacionais, e relaciona tal temática com uma atuação mais incisiva na área legislativa e na elaboração de políticas públicas, para que sejam superados os empecilhos impostos pela pandemia de COVID-19 ao Sistema Educacional Brasileiro.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Morais, Gabriel Toledo de

Os espaços livres públicos centrais na estruturação urbana do Recife

Este trabalho tem como objetivo analisar os espaços livres públicos centrais, na estruturação urbana da cidade do Recife, buscando verificar a existência de diálogo entre estes espaços e a dinâmica metropolitana. Tendo como eixo central da investigação os espaços livres que estão localizados nos centros urbanos e que possuem uso público, a pesquisa utilizou-se do contexto territorial da cidade do Recife como estudo de caso. Após uma busca conceitual que considerasse o espaço livre público como integrante dos usos e apropriações da área central, investigou-se o conjunto de espaços livres localizados no centro da cidade do Recife, o que resultou na análise de três espaços livres públicos com raio de influência metropolitana. Após investigar a Praça do Derby, a Praça Rio Branco e o Parque 13 de Maio, ficou escolhido como foco da pesquisa a Praça do Derby, por ser um ponto nodal de influência na dinâmica espacial metropolitana e apresentar características contemporâneas da na esfera da vida pública.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Rosal, Ricardo Luís Galvão

A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética

A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de muitos conhecimentos científicos e recursos técnicos e artísticos para construir suas mensagens, o que lhe acaba conferindo um certo poder de influência sobre o consumidor. Tal poder pode ser utilizado conscientemente a favor da sociedade, mas, por conta de abusos cometidos contra ela, é vista com desconfiança por muitos. Considerando que o publicitário deva estar atento para sua responsabilidade social e que tenha uma prática mais ética, conscientização que se daria por meio da educação, este trabalho busca responder ao seguinte problema: como conciliar a formação humanística e ética e a formação profissional no campo da Comunicação Social, mais especificamente da Publicidade e Propaganda? Assim, este trabalho tem por objetivo investigar se a prática pedagógica da pesquisadora proporciona reflexões, no sentido da formação de profissionais reflexivos e éticos, diante de questões próprias da área da publicidade. A abordagem de pesquisa adotada é a investigação sobre a própria prática que consiste no processo reflexivo por meio de questionamento na condução do plano de intervenção educacional do professor sob diversos olhares: o do aluno, da instituição, do orientador e o da própria pesquisadora. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, no curso de Comunicação Social em que ocorre uma experiência pedagógica que, pela sua proposta, mostra-se como uma boa oportunidade de conscientização desses alunos e futuros profissionais. As análises realizadas sobre a prática docente indicam formas de conduta profissional no sentido almejado pelo questionamento apresentado, produzindo reflexões válidas para contextos de mesma natureza. Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores .

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2022-12-06T14:21:30Z

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Silva, Daniela Regina da

Relação entre eventos estressantes e urgência hipertensiva em mulheres

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

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2022-12-06T14:21:30Z

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Santos, Flávia Urbini dos

Respiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literatura

Introdução: A voz é um dos bens mais preciosos da humanidade, é um importante instrumento de comunicação e é também utilizada como um instrumento musical, presente desde a idade medieval e que permite outra forma de expressão através do canto. Cantar exige uma demanda maior de todo o sistema e uma ação articulada e coordenada entre os diferentes recursos do aparelho fonador. A respiração é um dos recursos da fonação que pode ser controlada e ajustada durante o canto, auxiliando na melhora da qualidade e no controle da emissão vocal. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura relacionada à respiração no canto e seus benefícios, com destaque ao apoio respiratório. Metodologia: Revisão integrativa de literatura que se caracteriza como uma análise qualitativa, descritiva e exploratória. Para realização da busca dos artigos nas bases de dados foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em português e inglês: canto, respiração, voz, diafragma e fonoaudiologia. Os descritores “canto” e “respiração” foram selecionados como os principais, de forma que foram combinados entre si e entre os demais descritores utilizando o operador booleano ‘’AND’’. Foi utilizado um teste de relevância, para se verificar o atendimento aos critérios de inclusão e assim determinar se os artigos se enquadravam ou não no estudo em conformidade aos seus objetivos. Resultados: Foram encontrados inicialmente 10.394 e após a verificação dos critérios de inclusão restaram 10 artigos. Foi observado que o apoio respiratório contribui para a sustentação das frases musicais, melhora a qualidade da emissão vocal, amplia loudness, auxilia na realização do vibrato, diminui a tensão cervical e escapular, melhora a projeção vocal, auxilia a mudança de tom e contribui para a elevação da pressão subglótica, exigida em emissões de intensidades elevadas. Não existe consenso na literatura em relação ao tipo respiratório preconizado para o canto, sendo que o mais citado foi o intercostal e diafragmático. Não foram obtidos dados científicos referentes a qual seria o valor de TMF preconizado para o canto. Existem controvérsias entre os profissionais do canto em relação à definição do apoio respiratório, porém os estudos citam a participação da musculatura abdominal e do tórax durante o suporte respiratório. Não foram encontradas descrições de estratégias para adequar o apoio respiratório, visto que os estudos preconizaram considerar medidas fisiológicas para definir melhor os aspectos respiratórios no canto. Foram identificadas diferenças entre os gêneros na investigação da ventilação regional (um estudo). Encontraram-se dados sugestivos de que o fator emocional durante a emissão vocal e o nível de experiência profissional podem ter impactos positivos no suporte respiratório. Outro dado relevante foi o de que profissionais do teatro musical precisam de um maior preparo respiratório, pois ao dançar e cantar o consumo de oxigênio aumenta e as demandas cardiovasculares exigidas podem afetar a voz negativamente. Conclusão: O apoio respiratório tem benefícios significativos no canto, mas ainda existem inúmeras controvérsias em relação a definição, estratégias e fatores fisiológicos envolvidos. Há necessidade de mais estudos relacionados ao tema, principalmente no canto popular.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Tagliaferro, Sabrina Laureano, Thais Macedo

Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino

O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas jornalísticas, direcionados a professores para o uso do jornal em sala de aula. A avaliação é feita com base em cinco categorias, sendo elas: capacitação de professores, desenvolvimento de uma competência midiática, jornal como instrumento didático-pedagógico, jornal como instrumento que estimula a criticidade e jornal como instrumento que promove a interdisciplinaridade. Também foi obtida a opinião de coordenadores de programas com esta finalidade, por meio de questionário on-line. A presente pesquisa surgiu porque, em Educação, os educadores deveriam estar atentos às influências dos meios de comunicação e das novas tecnologias de comunicação e informação na escola. Como isso não ocorre de modo satisfatório, as empresas jornalísticas é que estão preparando os professores para o uso nem sempre didático do jornal, por meio de programas com objetivos comerciais. Como são muitos os programas deste tipo, sendo 50 ao todo, uma análise do ponto de vista pedagógico de materiais distribuídos aos professores torna-se relevante, já que a quantidade de programas cresce a cada ano, ao mesmo tempo em que há uma queda no número de leitores diários de jornais. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar que a criticidade deve estar sempre presente na utilização de reportagens em sala de aula, já que as empresas jornalísticas possuem ideologias e interesses que podem não ser os mesmos da Educação. Portanto, o trabalho aborda uma reflexão sobre quem deveria preparar os professores para a utilização do jornal em sala de aula: as empresas jornalísticas ou os cursos de formação de professores?

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2022-12-06T14:21:30Z

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Paroli, Rebeca Maria

Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

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2022-12-06T14:21:30Z

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Rocha, Marina

O trabalho docente no curso de direito: a visão dos alunos

Baseado na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, este trabalho apresenta como ponto principal a preocupação com a prática docente numa Instituição de Ensino Superior na cidade de Campinas/SP. Partindo do princípio de que houve um grande aumento dos cursos jurídicos e, conseqüentemente, aumento da contratação de professores de educação superior, foi feito um estudo junto aos alunos do quinto ano da faculdade de Direito mencionada para saber qual a análise que eles fazem sobre a didática dos seus professores e como está, na visão deles, o processo ensino-aprendizagem. Também foram ouvidos alguns professores - os mais citados pelos alunos como sendo os melhores - e foram feitas comparações a respeito das suas opiniões e as dos alunos. O resultado foi surpreendente, tanto os alunos quanto os professores têm idéias e opiniões muito parecidas e ficou claro que o que mais se valoriza em um curso jurídico é o tradicional, tanto em relação à metodologia utilizada nas aulas (preferem a aula expositiva) quando às avaliações. Com esse estudo, foi possível identificar o que pode ser mudado ou não e como o professor deve agir diante de alunos tradicionais e as possibilidades de mudança desse quadro para uma situação de maior busca da aprendizagem.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Cabral, Rosemary Cardoso

Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência

Na sociedade da informação, o hábito de ler está relacionado também aos novos contextos sociais, que, interligados pelas culturas digitais, são espaços daqueles que leem em outros gêneros, como blogues, tweets, e-mails, posts. Por essa perspectiva, ler é uma competência fundamental para ser cidadão ativo em nosso mundo, sendo a leitura literária parte disso. Contudo, nós, educadores, enfrentamos o desafio diário que se tornou a formação de nossos estudantes em sujeitos leitores, principalmente, no que concerne às leituras literárias. Este estudo é uma narrativa de minha experiência enquanto educadora/ pesquisadora na formação de leitores adolescentes. Ele propõe um diálogo a partir das vivências leitoras (minhas e de meus ex-alunos) dentro e fora do espaço salas de aula, para a compreensão das subjetividades envolvidas no pacto de leitor entre esses sujeitos e as obras lidas. Representa parte das minhas descobertas nesse processo e, como “laboratório de pensamento”, numa perspectiva interdisciplinar, tomando a poética de investigação como base, é o registro dessa trajetória composta pelas narrativas de si dos envolvidos.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos

Fatores associados a não adoção de comportamentos saudáveis entre indivíduos com hipertensão arterial e diabetes mellitus no Brasil

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) têm grande impacto na mortalidade mundial e nacional, dentre essas focaremos nas doenças cardiovasculares (DCV) e o diabetes mellitus (DM). A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a principal causa de DCV. Para o controle de HAS e DM fazse necessário que os portadores adotem hábitos de vida saudáveis, tais como prática de atividades físicas, alimentação saudável, diminuição do consumo de álcool e abdicação ao tabaco. Essas práticas são desafiadoras na prevenção e controle das DCNT. O objetivo desse estudo foi identificar os fatores associados a não adoção de comportamentos saudáveis em hipertensos e diabéticos brasileiros. Trata-se de um estudo transversal que utilizou o questionário individual da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013. A variável desfecho foi a não adoção de hábitos saudáveis (adoção de 2 ou menos comportamentos saudáveis). Foram considerados hábitos saudáveis para hipertensos: muito baixo/baixo/adequado consumo de sal, consumo adequado de frutas, legumes e verduras (5x/dia), não fumar, não beber em excesso e praticar atividade física regularmente (≥150 min/semana). Para diabéticos o sal foi substituído por baixo consumo de açúcar (< 1 vez/semana). Mais de 70% dos hipertensos e diabéticos receberam recomendação sobre comportamentos saudáveis em algum estabelecimento público. A recomendação mais frequentemente mencionada pelos hipertensos foi “ingerir menos sal” (91,1%) seguido de “manter alimentação saudável” (88,3%). Entre os diabéticos, foi “manter alimentação saudável” (94,8%), seguido de “manter o peso adequado” (91,8%). Os comportamentos saudáveis mais adotados pelos adultos hipertensos foi o não consumo excessivo de bebida alcoólica (91,5%), seguido do hábito de não fumar (86%) e entre os diabéticos foi “não consumir bebida alcoólica em excesso” (94,1%), seguido por “não fumar” (89,1%). Entre os hipertensos, 63,8% não adotam comportamentos saudáveis e entre os diabéticos a proporção foi de 49,3%. Os resultados da análise multivariada para hipertensos mostraram que o menor tempo de diagnóstico da doença (OR=1,21, IC95%: 1,02-1,42), não usar medicamentos (OR= 1,38, IC95%: 1,13-1,68), não ir ao médico regularmente (OR=1,43, IC95%: 1,23-1,65) e ter boa autopercepção da saúde (OR=1,16, IC95%: 1,00-1,36) aumentaram a chance dos indivíduos não adotarem comportamentos saudáveis. Para os diabéticos, indivíduos que não fazem uso de medicação têm maior chance de não adotarem comportamentos saudáveis (OR=1,37, IC95%: 1,02-1,85), assim como aqueles que não vão ao médico regularmente (OR=1,42, IC95%: 1,08- 1,87), não têm limitação das atividades diárias (OR=1,39, IC95%: 1,00-1,94) e que têm boa autopercepção da saúde (OR=1,47, IC95%: 1,09-1,98). Para mudança desse cenário acredita-se que estratégias de recomendação devem considerar as particularidades dos pacientes, sendo necessário que os 6 profissionais se atentem para questões como o tempo de diagnóstico da doença, uso de medicação, frequência às consultas médicas, limitações diárias das atividades e autopercepção de saúde, que são fatores capazes de interferir na adoção dos comportamentos saudáveis de hipertensos e diabéticos. A adoção de comportamentos saudáveis é um processo complexo, e não depende apenas da promoção da saúde no nível assistencial. O estímulo à adoção de estilos de vida saudáveis se mostra fundamental, sendo necessário focar não apenas nos efeitos adversos dos hábitos nocivos, mas promover também os benefícios dos comportamentos saudáveis.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Dionato, Franciele Aparecida Vecchia

Participação popular no Município de Campinas: avaliação do processo de elaboração do Plano Local da Macrozona 05

A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a questão da participação popular na elaboração de políticas urbanas no Brasil desde a aprovação do Estatuto da Cidade. Busca avaliar, a partir da investigação do processo de elaboração de um Plano Local no município de Campinas (SP), como este requisito previsto no Estatuto se integrou à construção de uma gestão democrática da cidade. Enfoca o papel dos espaços de participação popular institucionalizados os Conselhos Gestores - constituídos a partir da Constituição Federal de 88, seus limites, contradições e possibilidades de interferência nas políticas públicas municipais, assim como procurou observar como as diversas camadas e interesses sociais interagiram na tomada de decisões e na busca de soluções para o território. As reflexões aqui traçadas têm como referência o município de Campinas e dois conselhos gestores, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e o Conselho da Cidade (CONCIDADE), atuantes no processo de planejamento urbano municipal e que foram de grande importância durante os processos de elaboração do Plano Diretor Participativo de 2006 e do Plano Local da Macrozona 05, objeto de análise da pesquisa realizada.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Silva, Maitti Gadioli Monteiro da

Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP

Este estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação da aprendizagem nos cursos técnicos profissionalizantes, ministrados pelo Senac São Paulo, a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) , nº 9394 de 1996. O texto apresenta breve histórico da educação no Brasil, focando a educação profissional e a criação do Senac. São discutidas as práticas e o perfil da formação docente, os critérios de ensino de boa qualidade, o desenvolvimento de competências e as diferentes concepções de avaliação. A pesquisa foi desenvolvida no ano 2005 e teve como sujeitos 14 docentes de diferentes áreas de educação profissional de nível técnico. A coleta de dados fundamentou-se na abordagem qualitativa, com aplicações de questionários, com questões abertas e semi-abertas e foram direcionadas, respectivamente, à caracterização dos sujeitos e de seus conhecimentos e práticas docentes. A análise nos revela que os principais problemas enfrentados pelos professores na avaliação da aprendizagem estão centralizados na ausência de capacitação pedagógica, no excesso de trabalho em diversas instituições e na reduzida carga horária destinada às praticas pedagógicas da instituição.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Santos, Jurandir dos

A secularização no pensamento de Charles Taylor

Esta dissertação procura explorar o conceito de secularização no pensamento de Charles Taylor e entender, à luz do seu pensamento, a realidade secular do Estado brasileiro. Para o autor canadense, a secularização pode ser definida em três sentidos: a separação entre Igreja e Estado; o abandono das práticas religiosas; e, por fim, a fé como uma opção dentre tantas outras. Para o primeiro sentido, que é o da separação entre Igreja e Estado, o autor se refere aos Estados Unidos, na condição de uma das primeiras sociedades a separar Igreja e Estado, ainda que aquele país se insira na sociedade ocidental com as estatísticas mais elevadas de fé e práticas religiosas. Tudo para mostrar que separação não quer dizer inimizade do Estado com a Igreja. O segundo sentido, que é o do abandono da fé, consiste no abandono de convicções e práticas religiosas, em pessoas se afastando de Deus e não mais frequentando sua igreja (comunidade eclesial). O terceiro sentido da secularização, segundo Taylor, é o da fé como uma opção dentre tantas outras. Uma opção que não é mais o padrão, mas deve ser preservada e respeitada. Com o objetivo de mergulhar no pensamento de Taylor, como ele mesmo diz que seu pensamento é fruto de um entendimento equivocado de outros sociólogos da religião a respeito da secularização, procuramos encontrar um desses sociólogos, Peter Ludwig Berger, que representa bem a discussão, a fim de demonstrar que o pensamento do filósofo canadense não surgiu do nada. Por isso mesmo, esta dissertação segue a seguinte divisão: 1º Capítulo, Peter Berger e a teoria da secularização; 2º Capítulo, A própria tese de Taylor: a fé como uma opção dentre tantas outras; e 3º Capítulo, A realidade secular brasileira. Concluímos que, dos três sentidos apresentados por Taylor, dois deles contemplam a realidade secular brasileira. Apesar das divergências de opinião, é possível se falar da separação entre Igreja e Estado no Brasil (1º sentido). Também no maior país da América do Sul, a fé está fortemente presente, porém, sem ser a única opção, e muito menos a opção-padrão (3º sentido).

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2022-12-06T14:21:30Z

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Jeudy, Josner

Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas

Devido às mudanças ocorridas no mundo no setor social, político e econômico e à forte presença das novas tecnologias, a Educação se vê obrigada a refletir e gerar mudanças no seu cenário para acompanhar um processo de informatização irreversível. Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar o processo de formação de professores para o uso das novas tecnologias no contexto da política do Programa Nacional de Informática na Educação PROINFO -, implantada nas escolas municipais da cidade de Campinas/SP. O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa, pois esta possibilita acompanhar a dinâmica dos conflitos, as contradições, a análise, a formulação e a reformulação de hipóteses causais. Foram utilizados, como instrumento para coleta dos dados, questionários aplicados a professores de Ensino Fundamental de escolas municipais de Campinas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com a coordenadora do Núcleo Tecnológico Educacional NTE -, o qual é a representação da política do PROINFO em Campinas; com o diretor do Departamento Pedagógico da Prefeitura; com os dois diretores das escolas pesquisadas e com dois coordenadores nelas desenvolvidos. Os dados coletados e analisados apontam para um cenário complexo e contraditório nas relações que envolvem a escola, a tecnologia e o meio público. Constatamos que a política do PROINFO em Campinas se apresenta sem foco e sem clareza nas suas diretrizes de funcionamento.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Barreto, Patricia

A economia da produção do conhecimento científico e as bases de dados

O trabalho aborda a questão das relações econômicas estabelecidas entre as etapas de produção, distribuição e uso da informação na cadeia produtiva do conhecimento, disponível nos provedores em linha, para compreender a lógica econômica que sustenta essa indústria.Discutem-se primeiramente elementos sobre a História da Informação, inter-relacionando o histórico da Ciência da Informação, da Sociedade da Informação e das edições científicas certificadas. Apresentam-se, em seguida, a oferta, a demanda e suas relações no mercado do conhecimento científico, mostrando as particularidades desse mercado com relação aos mercados convencionais.Finalmente aborda-se a cadeia produtiva e as bases de dados, particularmente do provedor Dialog e algumas de suas bases de dados, oferecendo dados quantitativos. O problema é mostrar a lógica contraditória na cadeia produtiva do conhecimento científico, o acesso à informação não foi uma conseqüência espontânea da liberalização comercial, mas criou gargalos técnicos e econômicos para quase toda a comunidade científica, recrudescidos e perpetuados pelo oligopólio dos grandes provedores de acesso em linha, os quais agrupam em si as grandes bases de dados privadas.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Xavier, Rodolfo Coutinho Moreira

O Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – São Paulo: trajetória, metodologias e resultados no Curso Técnico de Nível Médio em Mecânica

A presente dissertação se insere no campo dos estudos produzidos sobre sistemas de avaliação educacional em larga escala, especificamente sobre a avaliação da educação profissional técnica de nível médio. O problema norteador do presente estudo contextualiza-se na necessidade de atingir a estratégia 11.8 do Plano Nacional de Educação (2014) que prevê, até o final de sua vigência, a criação do Sistema de Avaliação da Qualidade da Educação Profissional. Assim, tomando como referência o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), maior centro de formação profissional do Brasil e da América Latina, no qual, já possui institucionalizado o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), objetiva-se conhecer: qual é a trajetória, os princípios e os fundamentos operacionais e as metodologias adotadas pelo SAEP? Quais são as tendências apresentadas pelos resultados desta avaliação dentro de uma perspectiva longitudinal? Quais os usos que são feitos desses resultados por parte dos atores que participam destes processos educativos? Esta dissertação tem como objetivo geral estudar o SAEP com foco na descrição e análise de sua trajetória, funcionamento, metodologias adotadas, tendências e análise dos resultados. Os objetivos específicos desta pesquisa foram: produzir o Estado da Questão da literatura científica brasileira sobre avaliação da educação profissional com foco no SENAI e sua trajetória histórica; pesquisar a trajetória, funcionamento e as metodologias adotadas pelo SAEP e analisar os seus resultados, tendo como referência o Curso Técnico de Nível Médio em Mecânica do SENAI-SP. Para atingir estes objetivos e encontrar respostas aos problemas geradores deste estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, sem desprezar os dados quantitativos, desenvolvida através da análise de dados disponíveis em banco de teses e dissertações, bibliotecas das principais universidades do país, livros, base de dados de artigos científicos, documentos oficiais, etc. Dentre as principais conclusões destacam-se a melhoria da qualidade de ensino de quase todas as escolas avaliadas e a criação de ranking por parte de alguns departamentos nacionais, apesar da recomendação do SAEP em não fazê-lo.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Giannini, Ivo

Proposta de um Proxy Manager para a Internet das coisas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

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2022-12-06T14:21:30Z

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Oliveira, Rodolfo Francisco de

Projeto Soberoom - Design como ferramenta de esclarecimento das consequências do uso de entorpecentes no contexto da música eletrônica underground

Esse é um projeto com o objetivo de diminuir o consumo abusivo de substâncias ilícitas na cena da música eletrônica underground, pois atualmente, existe um preconceito em relação às pessoas inseridas nesse ambiente, quanto ao uso de drogas. No imaginário popular, quem frequenta festas, ou eventos deste tipo, está constantemente sob o efeito de substâncias nocivas à saúde. As ações deste projeto tem a intenção, através do design, valorizar a música como uma forma de arte, e não como um possível catalisador para uso massivo de substâncias. Um projeto de design tem, principalmente, um objeto social, o qual é responsável por interpretar e resolver problemas da sociedade, e para isso, através de ações projetuais, que ele transiciona das ideias para a prática, neste caso foi desenvolvido um Website, uma transmissão (produto de audiovisual), conteúdos para redes sociais e merchandising do projeto.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Gomes, Rafael Basseto Kenan, Juan Cruz Martinez

Transformações espaciais de Itu após a implantação de grandes condomínios (1970-2019)

A vida em condomínio, objeto de desejo induzido por uma sociedade estigmatizada pelo consumo, tem gerado impactos profundos na forma de organização das cidades e no comportamento da sociedade, seguindo com demanda crescente desde a década de 1970 na região e em algumas das áreas mais urbanizadas do país. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a cidade de Itu/SP, que acolheu nos primórdios deste processo, um condomínio de grandes dimensões, voltado às camadas mais altas da sociedade, nominado Terras de São José, simultaneamente seguido por outros, que juntos inauguraram um período de grandes transformações na estrutura urbana da cidade. O objetivo da pesquisa cinge-se a desvelar quais mudanças aconteceram no processo de urbanização da região e no espaço urbano da cidade, sob a égide da urbanização dispersa e fragmentada, especialmente após a implantação destes gigantescos condomínios, engendrando uma nova esfera de vida pública. Através de diálogos com autores que discutem a urbanização brasileira neste período e da busca de dados em pesquisas históricas, documentais e empíricas sobre a cidade, levando em conta as mudanças na forma de uso e ocupação do solo a partir de novos loteamentos e de análises dos espaços públicos, foi possível verificar, como o desenho e o modo de vida na cidade se transformou. Os condomínios horizontais começam a dominar quantitativamente nos parcelamentos do solo e os espaços públicos tradicionais, perdem protagonismo como lugares de encontros. Os mais abastados consideram os condomínios como respostas à apregoada violência urbana e as mudanças nos usos das praças e espaços públicos são consequência das novas possibilidades de encontros oferecidas através das redes sociais, devido aos objetos técnicos vinculados às comunicações. Também o incremento da mobilidade, estimulada pela excelente infraestrutura viária regional e pelo fácil acesso ao automóvel particular, mudaram os costumes e ampliaram o acesso à novas áreas, mesmo que distantes, quase sempre instigados pelo consumismo sob a égide da globalização.

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2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Steffen, Carla Volponi