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Smart Marketing na TV Digital Interativa através de um sistema de recomendação de anúncios

Com a implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), inicia-se uma gama de novas oportunidades e possibilidades tanto para o telespectador quanto as emissoras de TV. Para os Telespectadores, eles terão uma imensa quantidade de canais, programas e propagandas interativas. Para as emissoras de TV, aumenta a possibilidade de propagandas em novos meios de comunicação. Neste contexto, surge a oportunidade de um sistema de recomendação para os aplicativos e portais de interatividade. Esta dissertação apresenta uma proposta de personalização de propaganda em aplicativos e portais do ambiente de TV Digital com o objetivo de trazer uma melhor experiência ao telespectador, uma nova forma de obtenção de recursos por parte das teledifusoras e também uma maior aceitação de produtos especializados, para uso. Este trabalho desenvolve um aplicativo para a TV Digital interativa denominado Smart Marketing capaz de capturar os dados de navegação do telespectador tanto por meio implícito quanto explicito, realizando a apresentação de publicidades personalizadas a partir do processo de descoberta do conhecimento. Elaborado a partir do middleware AstroTV, compatível com a especificação brasileira, sua aplicação foi avaliada por meio do experimento que se utilizou, de usuários com perfis variados, aplicando na base de dados gerada o processo de descoberta de conhecimento, o qual utilizou-se das tarefas de classificação e agrupamento. Os resultados obtidos indicaram a qualidade da recomendação gerada pelo Smart Marketing.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Santos, Alan Menk dos

Estrada de Ferro Funilense (SP): território, história e patrimônio cultural

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

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2022-12-06T14:21:30Z

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Evangelista, Ana Laura

Escala Informatizada de Avaliação das Características Criativas: Construção de Instrumento

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:30Z

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Silva, Talita Fernanda da

Alterações otoneurológicas no envelhecimento: revisão de literatura

O envelhecimento populacional no Brasil está acontecendo de modo acelerado, e a vertigem e tonturas de origem vestibular são muito comuns na população idosa. O envelhecimento compromete a habilidade do sistema nervoso central em realizar o processamento dos sinais vestibulares, visuais e proprioceptivos responsáveis pela manutenção do equilíbrio corporal. O exame vestibular analisa o funcionamento do labirinto e suas correlações com outros órgãos e sistemas, sendo parte fundamental da avaliação otoneurológica. Este trabalho teve o objetivo de caracterizar as alterações otoneurológicos prevalentes em idosos, de acordo com a literatura. A tontura, o desequilíbrio, o zumbido e a hipoacusia foram os sinais e sintomas mais encontrados de alterações otoneurológicas no idoso. As possíveis causas dessas alterações foram, principalmente, idade e polifarmacoterapia. As alterações mais recorrentes foram Vertigem Posicional Paroxística Benigna, Síndrome Vestibular Periférica Deficitária e Síndrome Vestibular Periférica Irritativa. Como consequência dessas alterações, a queda foi destacada neste estudo. Os aspectos mais afetados pelas alterações otoneurológicas foram as atividades de vida diária. Contudo, as doenças vestibulares apresentam alta prevalência em idosos, sendo que o diagnóstico preciso e o tratamento multiprofissional são fundamentais para propiciar a melhora da qualidade de vida. É importante a realização de outros estudos que contemplem esses dados, a fim de maior caracterização dessa população, para que possam ser desenvolvidas ações de promoção e prevenção voltadas à ela.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

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Monroz, Thaynara Nunes de Lima

Martín-Baró & Klaus Holzkamp: fatalismo e capacidade de ação

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

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2022-12-06T14:21:30Z

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Lucian Borges de, Oliveira

Estrada Parque: estratégia de desenvolvimento sustentável, o caso da estrada parque na serra da Cantareira

A dissertação trata dos conflitos entre o meio natural e a ocupação urbana e as possibilidades de uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o entorno de uma estrada localizada na Serra da Cantareira, SP. Há nela especial interesse paisagístico e ambiental sobretudo em função dos valores da economia local, regional e de produção e proteção de águas para abastecimento da região metropolitana de São Paulo. Apresenta estudos de casos como esse no Brasil e no mundo, que usam ou não o nome de Estrada Parque. Expõe e discute o projeto da Estrada Parque Cantareira/Roseira em Mairiporã, desenvolvido por entidades ambientalistas locais. Aprofunda o destino do projeto face os limites do planejamento e gestão metropolitanos e locais, bem como os interesses públicos, setoriais e privados. A avaliação crítica dessa experiência deverá contribuir para um novo olhar às regiões de biomas semelhantes e para a adequação dos instrumentos de implantação e gestão dessa estratégia.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Conde, Carlos Alberto dos Reis

Estudo da aplicação de conversores de comprimento de onda totalmente óptico para rede óptica elástica

No paradigma das Redes Ópticas Elásticas (EON), além do problema de roteamento e alocação de comprimento de onda (RWA), há também o problema do roteamento e alocação de espectro (RSA), uma vez que a alocação espectral adaptativa requer continuidade dos comprimentos de onda em cada rota. Caso contrário, conexões podem ser bloqueadas devido à alta fragmentação do espectro e/ou à indisponibilidade de comprimentos de onda. No entanto, estes problemas podem ser mitigados se houver a conversão de comprimento de onda nos nós da rede. As investigações deste trabalho estão relacionadas com a avaliação comparativa de parâmetros, tais como a taxa de erro de bit/símbolo (BER/SER) e a largura de banda alocada em uma EON convencional, sem a aplicação dos CCO, e em uma EON, com a aplicação de CCO. Estudos relacionados ao impacto desta aplicação, ou seja, do CCO em cascata em sistemas multicanais, avaliando a qualidade do sinal (BER/SER), são um dos principais pontos investigados. A utilização deste dispositivo (CCO) baseado na FWM em guia de fibra óptica altamente não linear (HNLF) já vem sendo investigada, tanto para a amplificação quanto para a conversão de comprimento de onda totalmente óptico para as redes que utilizam a multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM). Os resultados deste trabalho visam contribuir para a construção de um sistema completamente fotônico, livre de conversões opto-eletro-ópticas (O-E-O), mais flexível e adaptado para aplicar critérios de alocação de espectro em redes EONs. Os resultados foram obtidos por meio de simulações computacionais utilizando o VPItransmissionMaker™Optical Systems.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Gonçalves, Edson José

Os Sentidos do trabalho para brasileiros de meia-idade: uma Abordagem Experiencial

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:30Z

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Martho, Rosana Garcia

Relatório final do projeto experimental do Grupo Millenio para a empresa Reality XP

O presente trabalho é um Projeto Experimental realizado por alunos do 4º ano do curso de Publicidade e Propaganda, com o apoio da instituição Pontifícia Universidade Católica de Campinas e orientação de seu corpo docente. Para este trabalho, prospectamos a Reality XP, empresa inserida no mercado de eSports e entretenimento, um segmento com grande potencial de crescimento. Assim, estudamos os ambientes interno e externo à empresa, entendemos as suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças que o mercado oferece, e criamos uma campanha institucional com o intuito de reforçar o posicionamento de marca, gerando maior credibilidade. Além disso, através de tal estudo, sugerimos ações de marketing promocional como reforço à lembrança da marca e divulgação da campanha em veículos estrategicamente selecionados para um alcance qualificado da mensagem. Dessa forma, esse documento entrega um planejamento de campanha para a Reality XP, permeando pesquisas primária e secundária com dados sobre o consumidor e o mercado, sugestões de mídia, ações de marketing promocional até a defesa criativa e sugestões de peças.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Cavalari, Gabriel Reis, Júlia da Rocha Bernardi, Leonardo José Souza Junior, Marcelo Santos de Pinheiro, Murilo de Oliveira Bachega Rodrigues, Pedro Henrique Reis, Tales Augusto Silveira

Análise matricial nebulosa de indicadores para apoio a tomada de decisão na governança corporativa de TIC

A tomada de decisão em ambientes organizacionais possui um risco implícito, uma vez que existe um grau de incerteza quanto ao futuro, nos diversos âmbitos: econômico, governamental, comportamental dos clientes e funcionários, etc. Daí a importância de apoiar o tomador de decisões empresariais em sua complexa tarefa com ferramentas (sistemas, processos, padrões, práticas, etc.) cada vez mais objetivas e claras. Neste contexto, e tendo em vista que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é a base de sustentação para que as organizações mantenham suas operações de forma estruturada, o estudo dos modelos de governança em TIC é necessário para manter e melhorar seus controles internos. Porém, ao observar as diferentes perspectivas que envolvem o processo decisório para investimento em projetos de TIC, pode-se identificar a maneira como as informações daqueles modelos podem ser mal utilizadas, negligenciadas ou deturpadas. Assim, a Lógica Nebulosa que trabalha com a imprecisão, incerteza ou verdade parcial torna possível traduzir e tratar diversos cenários, de modo que os computadores, que só conhecem a precisão absoluta, possam relacionar e organizar as informações, apoiando o processo de tomada de decisão. Este trabalho propõe um novo método generalista para Análise Nebulosa, baseado em operações entre matrizes matemáticas, que permite o desenvolvimento de rotinas computacionais mais simples e rápidas, ampliando consequentemente sua utilização e permitindo sua codificação em qualquer linguagem computacional. Para verificação de sua viabilidade e validação de seus resultados foram utilizados três estudos de caso reais: Apoio à tomada de decisão na Governança corporativa de TIC, Análise e estudo da prospecção da Telefonia Fixa no Brasil e Apoio à Tomada de Decisão sobre o elemento ofensivo em uma rede Wireless. O resultado foi satisfatório nos três estudos de caso, provando que o método é generalista e satisfatório.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Siqueira, Ana Raquel Calais

Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno?

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

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2022-12-06T14:21:30Z

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Luz, Tatiane Stephan Rocchetti

O trabalho pedagógico no ensino médio, na rede pública estadual paulista: desafios à inclusão dos alunos com deficiência

O objetivo desta pesquisa é analisar o trabalho pedagógico no ensino médio e em que condições ele é desenvolvido, com os alunos com deficiência física e auditiva que estão em classe comum, em duas escolas da rede estadual, na Região Metropolitana de Campinas. Considera-se neste trabalho, como inclusão, o acesso, a permanência e a garantia de bom desempenho escolar desses educandos. A pesquisa fundamenta-se num referencial teórico histórico-crítico, onde a história da educação e as políticas educacionais embasam o estudo. Como procedimento metodológico, foram aplicados questionários com perguntas abertas a treze educadores e, posteriormente, foram feitas entrevistas com quatro professores, dois coordenadores pedagógicos e quatro alunos com deficiência que relataram suas vivências sobre o cotidiano escolar. A pesquisa pretende trazer reflexões sobre o trabalho pedagógico com os alunos com deficiência, bem como os demais alunos do ensino médio. Os resultados revelaram que embora tenham ocorrido avanços no acesso dos alunos ao ensino médio, esse nível de ensino, em função das taxas de evasão, é seletivo, além disso, os alunos estão concluindo-o sem o conhecimento necessário para enfrentar o trabalho e a vida. Os relatos dos professores e alunos revelaram: 1) As condições adversas de trabalho do professor; 2) A formação insuficiente dos professores para o trabalho com todos os alunos em classe comum; 3) Os educandos estão desinteressados pela escola, porque não vêem relação entre os conteúdos ministrados nas aulas e a vida, o futuro; 4) Os alunos com deficiência dependem do apoio da família e ou colegas da escola para terem condições necessárias à educação escolar.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Barros, Wanda Maria Braga

Nova estratégia de desfragmentação de canais para redes ópticas elásticas

As redes ópticas de multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM) acomodam o tráfego em canais fixos de 100, 50 e 25 GHz. Esta condição de grade fixa limita o número de conexões por fibra óptica (80 canais na banda C), e não permite taxas de transmissão com ocupação espectral acima de 50 GHz. Para melhorar estes fatores, foram propostas as redes ópticas elásticas (EON) com canais flexíveis, visando acomodar adequadamente as taxas de transmissão demandas pelos usuários. Esta proposta possibilita maior eficiência espectral e também amplia as taxas de transmissão suportadas pela rede. A eficiência espectral nas EONs é obtida com os algoritmos de roteamento e atribuição espectral (Routing and Spectrum Assignment, RSA), que atuam para maximizar seu uso espectral. Mesmo com o uso de RSAs, as EONs ainda apresentam índices de fragmentação consideráveis. Neste contexto, este trabalho propõe uma nova estratégia de desfragmentação espectral para EONs. Esta proposta de desfragmentação seleciona as conexões do enlace mais fragmentado, para o processo de desfragmentação. A desfragmentação baseia seu processo de realocação de conexões por RSA, denominado DF-RSA. O DF-RSA determina a nova posição e realiza a realocação das conexões. Com o uso de simulação computacional da operação de funcionamento da EON, foram submetidas várias demandas de taxas de transmissão com diferentes modulações e cargas de tráfego entre 45 e 100 erlang. Foram propostos dois cenários de simulação. No primeiro, foi comparado o desempenho do algoritmo RSA First-Fit (FF) com e sem o processo de desfragmentação. Considerou-se como ponto de inicio das desfragmentações (gatilho), o número de conexões liberadas da rede. Neste cenário obteve-se até 48% de ganho relativo na minimização da probabilidade de bloqueio. No segundo cenário, foram comparados os desempenhos dos seguintes algoritmos RSAs: FF, Maximize Path Spectrum Consecutiveness (MPSC) e Fragmentation Aware (FA). O FF foi avaliado com e sem desfragmentação e os demais somente com desfragmentação. Empregou-se como gatilho o eventual bloqueio de conexão. O segundo cenário alcançou mais de 80% de ganho relativo de probabilidade de bloqueio para carga de tráfego de 50 erlang. Conclui-se que a nova estratégia de desfragmentação para EONs oferece ganhos consideráveis na utilização espectral e, consequentemente, redução na probabilidade de bloqueio.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Fávero, Ricardo Vicente

Mulheres líderes e seus desafios: reflexões a partir da Teoria da Justificação do Sistema

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:30Z

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De Paula, Edson Roberto

Irrealidade, futilidade e vazio: sofrimentos radicais e sociedade contemporânea

A presente investigação aborda fenômenos clínicos, habitualmente referidos como vivências de futilidade, irrealidade e vazio existencial, que têm sido descritos por Winnicott como impossibilidade de se sentir vivo e real. Apresentando-se como fundamento afetivo de uma ampla gama de manifestações sintomáticas, que incluem tanto as psicoses como as condições borderlines, são uma forma radical de sofrimento que, segundo vários autores, vem-se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, cujos contornos buscamos apreender a partir do pensamento sociológico de Bauman. O trabalho organiza-se, metodologicamente, ao redor da abordagem psicanalítica de um acontecer humano de caráter ficcional,veiculado por meio de produção cinematográfica de 1999 intitulada Clube da Luta. A história encenada foi elaborada como narrativa psicanalítica a partir da observação da regra fundamental para, a seguir, ser considerada em termos da captação de campos de sentido afetivo-emocional. Foram criados/encontrados sete campos diversos, que se configuram como integrantes de um campo maior, denominado "ser ou não ser", correspondente ao drama existecial da busca desesperada de uma vida que possa ser sentida como pessoal e verdadeira. Estabelecendo interlocuções com Winnicott e Bauman, foi possível concluir que a problemática clínica estudada articula-se intimamente às novas formas de organização da sociedade líquido-moderna que, de modo paradoxal, incrementam um certo tipo de individualismo enquanto dificultam o amadurecimento pessoal no sentido do desenvolvimento da capacidade de se sentir vivo, real e capaz de gestualidade espontânea e transformadora de si e do mundo.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Arós, Ana Carla Silvares Pompêo de Camargo

Relações entre lei, moral e justiça em crime e castigo, de Fiódor Dostoiévsk

Clássicos da literatura e a Filosofia do Direito, aparentemente, não se conectam. Todavia, a obra “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiévski, leva a reflexões conectadas ao mundo filosófico-jurídico ao retratar o cometimento de um crime por Raskolnikov, jovem estudante de Direito que pensa buscar certa justiça social ao assassinar uma senhora usurária, justificando-se com sua teoria do “super homem”, que o fazia considerar a si mesmo como um homem extraordinário com poder de transpassar as questões morais visando a um bem maior por ele almejado. No entanto, o protagonista acaba por não conseguir justificar-se internamente, enfrentando um profundo estado de lassidão moral pela incompreensão da agonia psicológica por ele enfrentada, estado este desenvolvido em diversas elucubrações do personagem, possibilitando uma análise profunda, pelo leitor, quanto à relação entre a lei, a moral e a justiça - associada, no presente trabalho, ao embate entre o racionalismo nietzschiano, teoria sustentada por Raskolnikov ao início do romance, e a filosofia aristotélica-tomista - discorrendo sobre as implicações morais de crimes à consciência do ser-social e a ideal indissociabilidade entre a moral e o Direito positivado - evidenciando, assim, a contribuição de obras literárias clássicas às meditações filosóficas quanto ao cenário jurídico.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Silva, Esther Maria Veiga da

Relatórios de estágio curricular na educação infantil e a formação do professor crítico

Trata-se de uma pesquisa sobre o estágio curricular em Educação Infantil em um Curso de Pedagogia, cujo objetivo geral é investigar como esta disciplina pode contribuir para a formação de um professor crítico, cuja práxis pedagógica seja comprometida com uma concepção emancipatória de educação e sociedade. A partir deste, os objetivos específicos foram assim delineados: (i) analisar aspectos considerados relevantes, pelos alunos, nas vivências de estágio registradas nos relatórios por eles produzidos; (ii) examinar se e como a relação teoria e prática é abordada pelos estagiários nos Planos de Atuação por eles elaborados e (iii) analisar as concepções destes alunos a respeito do conceito de brincar (com ênfase nas brincadeiras de faz de conta), a partir dos textos examinados. Procura-se alcançar estes objetivos por meio da análise qualitativa dos relatórios de estágio produzidos pelos alunos da disciplina Didática da Educação Infantil e Estágio na Educação Infantil B ao longo do segundo semestre de 2013, em um curso de Pedagogia, no período noturno, de uma instituição comunitária e confessional católica, em funcionamento no interior do Estado de São Paulo. Foram examinados também a proposta político-pedagógica da instituição e o plano de curso da professora que ministra a disciplina, a fim de contextualizar seu desenvolvimento. Espera-se que os resultados tragam contribuições para aprimorar o processo de formação dos professores de Educação Infantil, permitindo a elaboração de novas propostas no campo do preparo para o exercício profissional na medida em que estes resultados tornarão possível uma compreensão mais aprofundada sobre as contribuições da disciplina em foco. A revisão bibliográfica realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações permitiu identificar a escassez de trabalhos sobre o tema e as análises destes dados evidenciam a necessidade de pesquisas mais atuais sobre o papel do estágio curricular na formação do professor da Educação Infantil, dentre as quais se enquadra este trabalho.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Vaughn, Luciane

Projeto Gente: Diálogos colaborativos em comunidades criativas sobre igualdade de gênero e infância

O presentra Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, via, por meio de pesquisas, estudos e aplicações de design, compreender as questões de gênero na infância e potencializar as redes sociais entre os agentes: pais e responsáveis; ONGs, coletivos ou instituições; e crianças, para promover o acesso e ampliar diálogos quanto à diversidade na educação informal em relação à igualdade de gênero na infância. Para isso, foram desenvolvidas ações para o meio físico e digital com o objetivo de contribuir para a união dessa comunidade, disponibilizando um espaço para trocas de experiências e conteúdos sobre o assunto, através de pesquisas teóricas referenciadas, principalmente, por Louro (2007), Manzini (2008), Papanek (2006) e estudos metodológicos de design de Vianna et al (2012) e Garrett (2011).

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2022-12-06T14:21:30Z

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Tarelho, Alice Bueno Shiguematsu, Heitor Bacic

Transtorno disfórmico corporal: escala para profissionais da área da saúde

A presente pesquisa teve por objetivo geral desenvolver e validar uma escala auxiliar de diagnóstico do Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) para profissionais da área da saúde. Para tanto contou com três amostras de participantes: Grupo I: que englobou 15 pacientes de cirurgia plástica estética diagnosticados com TDC; Grupo 2: que incluiu 15 pacientes de cirurgia plástica estética sem o diagnóstico de TDC e; Grupo 3: 5 profissionais da área de Psiquiatria e Psicologia que serviram como juízes para avaliar os itens da escala. Inicialmente os itens da escala foram gerados por meio do estudo de quatro questionários de avaliação do TDC já existentes, contemplando os critérios diagnósticos do DSM-IV (1994) e de trabalhos científicos na área do TDC. Construiu-se, então, 50 itens (P Versão) os quais foram avaliados pela autora em relação a pertinência, objetividade, clareza e precisão. A partir desta análise foram descartados dez itens, o que resultou em uma escala de 40 itens (2a Versão). Analisou-se a pertinência dos itens ao construto, por meio da análise teórica de juízes. Como resultado desta análise mais cinco itens foram descartados por não obterem uma concordância de no mínimo 80% entre os juízes (3a Versão). A terceira versão da escala foi aplicada nos dois grupos (G1 e G2). Os resultados dessa aplicação foram submetidos ao estudo do construto do TOC por meio da análise fatorial. A validade discriminativa foi realizada por meio da aplicação da primeira versão da escala em uma amostra da população clínica (G I) e uma amostra da população não clínica (G2). O cálculo da prova U de Mann-Whitney mostrou que a escala é sensível para discriminar os indivíduos diagnosticados com TDC dos indivíduos sem o diagnóstico do transtorno. Além disso, o instrumento foi reaplicado após 20 dias nos dois grupos (G1 e G2), para submeter a escala à precisão de teste-reteste. Através da aplicação da correlação de Pearson verificou-se uma alta correlação entre a primeira e a segunda aplicação tanto do Grupo 1 como do Grupo 2. Como resultado dessas análises quantitativas não foi descartado nenhum item pois os 35 mostraram ser significativos para a mensuração do TDC. Foi proposta então, uma versão piloto do instrumento auxiliar de diagnóstico do TDC para a utilização por profissionais da área da saúde. O instrumento ficou composto por 35 itens medidos por escalas Likert de quatro pontos.

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2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Ramos, Kátia Perez

A hora H: o imaginário coletivo de profissionais da saúde mental sobre a adolescência

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

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2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Pontes, Mariana Leme da Silva