Repositório RCAAP
Lazer e formação cultural: uma análise das trajetórias de professores universitários nos estados do Pará e Amapá
Esta pesquisa problematizou a formação cultural de professores universitários que lecionam disciplinas de lazer, em cursos de Educação Física de universidades públicas, nos estados do Pará e Amapá. Formação cultural é um processo em que o sujeito vivencia diferentes linguagens culturais, possibilitando ampliar as experiências, sensibilidades e o conhecimento do meio social em que vive. Sendo assim, o profissional do lazer se apropria de variadas manifestações culturais, que podem ser tomadas como conteúdo de sua intervenção, tais como jogos, esportes, música, teatro, cinema, o que coloca a formação cultural como um processo importante na trajetória desse profissional. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como tem se desenvolvido a formação cultural dos professores universitários que lecionam disciplinas de lazer nos cursos de Educação Física, nos estados do Pará e Amapá. Os objetivos específicos foram: compreender como esses professores se inseriram na docência no campo do lazer; identificar contribuições da formação inicial e da pós-graduação para a docência na área do lazer; mapear as práticas culturais mais recorrentes nas vidas dos professores; compreender que limites e possibilidades para a formação cultural são destacadas pelos docentes e retratar se os professores produzem maneiras de ensinar lazer a partir das experiências culturais que vivenciam. Na metodologia, foi combinado o uso da pesquisa bibliográfica com a entrevista semiestruturada. Participaram das entrevistas oito professoras e três professores, totalizando 11 sujeitos entrevistados. Os resultados apontaram que existe um uso predominante do espaço doméstico e das relações familiares como cenário para a realização de atividades culturais. Dos 11 docentes entrevistados, dez mencionaram o espaço doméstico, bem como o contexto familiar, onde descansam, assistem à televisão e a filmes, escutam músicas, recebem amigos, acessam a internet e realizam leituras, e a sociabilidade entre amigos, como o palco de importância para a realização de atividades de formação cultural. Todavia, o grupo de docentes também expõe a realização de atividades fora do espaço doméstico, sendo que as mais citadas foram vivências no meio ambiente, cinemas, teatros, danças, atividades físico-esportivas, espetáculos culturais e bares. Todos os participantes da pesquisa demonstraram construir maneiras de ensinar lazer a partir das experiências culturais que vivenciam, seja problematizando políticas de intervenção no setor; refletindo sobre patrimônio histórico; desenvolvendo atividades práticas como construção de brinquedos e esportes de aventura. As professoras demonstraram maior ocupação do tempo com atividades de obrigação doméstica e cuidado com a família, o que indica uma substancial diminuição do tempo para o lazer e formação cultural das mulheres entrevistadas, revelando desigualdades de apropriações de tempo para o lazer em termos de gênero. O conjunto dos entrevistados tem sido submetido a processos de precarização de seu trabalho, que envolve acúmulo de disciplinas, intensificação de tarefas nas instituições, dificuldade de imersão na pesquisa, sobrecarga com atividades voltadas para realização de pareceres e comissões, revelando uma subtração do tempo para o lazer e para a formação cultural. Por fim, esta pesquisa demonstrou que as experiências culturais, vividas pelos docentes, traduzem-se em formas de abordar o conhecimento em sala de aula, o que pode situar novos estudos no âmbito da cultura e sua relação com o currículo e a formação profissional no lazer.
2022-12-06T15:42:04Z
Gustavo Maneschy Montenegro
Disfunção do trato urinário inferior: impacto do tratamento e fatores de risco para o espessamento da parede vesical e cicatriz renal em crianças e adolescentes
Esta coorte histórica de 15 anos de seguimento teve por objetivos avaliar as características clínicas, laboratoriais e de imagem das crianças e adolescentes portadoras de disfunção do trato urinário inferior (DTUI), avaliar o impacto do tratamento e analisar os fatores de risco para o espessamento da parede vesical e cicatriz renal. Os dados foram coletados a partir dos prontuários dos pacientes e as variáveis clínicas, laboratoriais e de imagem foram submetidas à análise univariada e à regressão logística. Participaram do estudo 192 pacientes (123F, 69M) com idade inicial de 0,1 a 16,8 anos, atendidos em um ambulatório universitário, que foram divididos em dois grupos: G1- com espessamento da parede vesical; G2- sem espessamento da parede vesical, analisados à admissão (T0) e ao final do seguimento (T1). A maioria dos pacientes era do sexo feminino (64,1%) e do grupo neurológico (60,4%). Os sintomas principais do trato urinário inferior foram a incontinência urinária diurna (82,3%), a enurese noturna não-monossintomática (78,6%), a incontinência fecal (54,2%) e a constipação intestinal (47,9%). O espessamento da parede vesical foi observado em 31,8%, o refluxo vesicoureteral (RVU) em 33,1% e a presença de cicatriz renal em 15,6% dos pacientes. Dentre os 61 pacientes com espessamento da parede vesical à admissão, 55,7% mantiveram esta condição, enquanto em 44,3% houve a regressão do espessamento ao final do seguimento. No entanto, dos 131 pacientes que estavam com bexiga normoespessa à admissão, a maioria (69,5%) manteve-se desta forma e 30,5% espessaram a parede vesical no final do seguimento. As variáveis: sexo masculino (p=0,036), grupo neurológico (p=0,002) e presença de divertículo vesical (p=0,041) foram os fatores de risco para o desenvolvimento do espessamento da parede vesical em crianças e adolescentes com DTUI. O espessamento da parede vesical (p=0,033) e o RVU (p=0,0001) permaneceram como preditores independentes para cicatriz renal à admissão e a presença de RVU (p=0,0001) e de dilatação de pelve e/ou cálices renais (p=0,001) como preditores independentes para cicatriz renal no final do seguimento. O tratamento instituído foi a uroterapia com intervenção comportamental e cognitiva, micção de hora marcada, hidratação oral, dieta laxativa, biofeedback, estimulação nervosa sacral, manobras de esvaziamento vesical, instituição do cateterismo vesical intermitente limpo (CIL), terapia anticolinérgica, enema retal, tratamento da infecção do trato urinário febril (ITU) e, nos casos refratários, procedimentos cirúrgicos tais como a vesicostomia incontinente e continente, a ampliação vesical e o conduto para a realização do enema anterógrado cólico. Detectou-se redução significativa da infecção do trato urinário (ITU, p=0,0027), da incontinência urinária diurna (p<0,001), da enurese noturna não monossintomática (p<0,001), da incontinência fecal (p=0,010) e do RVU (p=0,01), porém houve aumento da dilatação pielocalicinal (p=0,04) e de ureter (p=0,002). Também houve um aumento significativo no uso do CIL (p=0,026) e da terapia com anticolinérgico. Este estudo mostrou que o tratamento da DTUI na criança deve ser individualizado, além de requerer uma monitorização constante dos parâmetros clínicos, laboratoriais e de imagem, para prevenir o aparecimento do espessamento da parede vesical, RVU, dilatação de pelve renal, cálices e ureteres, minimizando, assim, o risco de lesão renal.
2022-12-06T15:42:04Z
Roberta Vasconcellos Menezes de Azevedo
A presença do analista no hospital geral e o manejo da transferência em situação de urgência subjetiva
A medicina moderna, cada vez mais baseada na tecnociência, fundamenta-se numa lógica que exclui o sujeito enquanto subjetividade. Contudo, pelo fato mesmo de não existir um acordo entre o médico, o paciente e o analista quanto ao sentido que se dá ao traumatismo, e não se ter como eliminar o desamparo e a finitude próprios ao paciente internado numa instituição hospitalar, as situações de impasse sempre intervêm e a dimensão subjetiva irrompe, momento em que se convoca o psicanalista para solucionar o problema. Neste sentido, torna-se uma questão digna de reflexão o lugar que o analista ocupa no hospital geral, qual a natureza de sua inserção na equipe, bem como o poder de sua atuação e de onde ele opera. Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo dar maior exatidão à noção de urgência subjetiva e seus conceitos correlatos: trauma, angústia, pânico e desamparo, e articular o conceito de transferência ao de urgência subjetiva como forma de dar lugar à criatividade e cumplicidade do analista para que ele possa sustentar o espaço necessário para a subjetividade emergir na instituição hospitalar. O método usado para atingir tais objetivos foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Os resultados desta pesquisa concluem que o lugar do analista numa equipe hospitalar é da ordem de uma construção e só se faz possível enquanto efeito do estabelecimento de uma relação transferencial. Isto porque no campo psicanalítico, do que se trata é sempre de uma aposta neste caso específico, de como a equipe médica reagirá ao surgimento da subjetividade: com uma demanda de saber sobre ela; ou com um pedido de solução de dificuldade?
Organização da agenda dos profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde Antônio Caetano Laranjeiras - Betim
Este trabalho se baseia na vivência da prática médica durante o período de março de 2013 a dezembro de 2013, na cidade de Betim, em Unidade Básica de Saúde (UBS) denominada Antônio Caetano Laranjeiras. Foi tomado como nó-crítico a ser discutido, a falta de organização nos agendamentos das consultas médicas e a implementação da agenda dinâmica com atenção à demanda espontânea e demanda programada. Justifica-se a presente abordagem devido à elevada demanda diária na UBS, acompanhada da busca por melhor atendimento e satisfação por parte dos usuários e dos profissionais de saúde. Teve como objetivo a elaboração de um projeto de intervenção com a finalidade de organizar a agenda de atendimento da Unidade. Para isso foi realizada discussão entre os membros das equipes que compõem a unidade de saúde, e posterior revisão de literatura sobre o assunto. Após leitura e discussão, deu-se início ao projeto de intervenção que visa a melhoria da distribuição e organização das agendas dos profissionais. Considerando os resultados expostos por outros autores acerca do assunto, notou-se os benefícios dessa atividade para o cotidiano de atendimentos da equipe.
2022-12-06T15:42:04Z
Flávia Monteiro Savassi
A construção de um grupo de idosas de baixa renda sobre o eixo do trabalho: um estudo do grupo convivência
Esta pesquisa é um estudo qualitativo sobre a construção de um grupo de mulheres idosas das camadas populares. Localizado em Sete Lagoas, Minas Gerais, o Grupo Convivência, uma associação sem fins lucrativos com quase 20 anos de existência, apresenta o diferencial de ter sido construído em torno do trabalho remunerado. Para a reconstituição da história do grupo desde sua origem, foram coletados relatos e documentos. Deu-se especial atenção à filosofia que fundamenta esse projeto social, tendo como principal fonte a fundadora do grupo, Alexandrina de Souza Dayrell. Entrevistas e um longo período de observação participativa possibilitaram a caracterização dos sujeitos, dos conceitos de velhice e dos desafios presentes no Grupo Convivência. Como conclusão da pesquisa, apontam-se dificuldades freqüentes em trabalhos sociais, tais como: financiamento, trabalho voluntário e difusão de sua filosofia. Destaca-se também a importância da educação gerontológica, que permeia e justifica todo o projeto, na ampliação da concepção de velhice de seus participantes, contribuindo assim para a transformação cultural e social.
Materiais nanoestruturados para eletrodo e eletrólito de supercapacitores
Neste trabalho capacitores eletroquímicos baseados em materiais nanoestruturados de carbono e líquidos iônicos foram estudados por espectroscopia de impedância, voltametria cíclica e ciclos galvanostáticos de carga e descarga. Previamente ao estudo dos capacitores eletroquímicos, líquidos iônicos com diferentes cátions foram caracterizados para a seleção de uma classe destes materiais com propriedades mais promissoras para o uso como eletrólito em dispositivos de armazenamento de energia. O líquido iônico 1-Butil-2,3-dimetilimidazólio bis(trifluorometilsulfonil)imida foi escolhido, entre as amostras estudadas, por apresentar condutividade iônica na ordem de mS.cm-1, em temperatura ambiente e apresentar elevada estabilidade eletroquímica. Após a escolha do líquido iônico mais promissor seguiu-se com o preparo de um eletrólito compósito baseado no líquido iônico e em uma argila mineral do tipo montmorilonita. O eletrólito compósito apresentou uma pequena redução nos valores de condutividade, em relação ao líquido iônico separadamente. Porém, esta redução foi compensada pelo aumento na temperatura máxima de trabalho e na estabilidade mecânica deste eletrólito. Eletrodos produzidos com nanotubos de carbono funcionalizados de paredes duplas, nanofolhas de grafeno oxidado e nanofolhas de grafeno reduzido foram caracterizados por microscopia eletrônica de varredura, mostrando as diferenças morfológicas geradas pela escolha dos diferentes nanomateriais. Capacitores eletroquímicos usando o líquido iônico selecionado foram estudados com o líquido iônico suportado em papel de filtro e com o novo eletrólito compósito (líquido iônico:argila). Os resultados do capacitor eletroquímico, completamente sólido, que utiliza o eletrólito compósito se mostraram os mais promissores. Valores de capacitância específica de 104 F/g são atingidos a 200°C e 4V de potencial. Além disso, o comportamento capacitivo deste dispositivo foi mantido em 200°C, valor máximo de temperatura de trabalho duas vezes maior que os capacitores eletroquímicos atuais. Valores de densidade de energia de 17 Wh/Kg foram atingidos para estes capacitores em temperaturas de 120°C e 200°C, comparáveis aos resultados reportados na literatura.
Impacto da prescrição de diferentes intensidades do alongamento, controladas de forma objetiva e subjetiva, nas respostas mecânica e sensorial da unidade músculo tendão
Tradicionalmente, o desempenho da flexibilidade é mensurado pela amplitude de movimento máxima (ADMMÁX). Esta capacidade física está inserida em diversos contextos, da reabilitação de lesões musculoesqueléticas e da prática esportiva. Apesar da flexibilidade ser fundamental em diversas áreas, aspectos relacionados a intensidade de estímulo ao alongamento, bem como, a forma de controlá-la subjetivamente durante o treinamento e a forma de determiná-la a partir do continuum de tolerância ao alongamento ainda não foram explorados. O objetivo do presente estudo foi comparar o efeito agudo da prescrição de duas intensidades de alongamento, controladas de forma objetiva (CO) e subjetiva (CS), nas respostas mecânica (TorqueMÁX, rigidez e energia) e sensorial (ADMMÁX, primeira sensação de alongamento (ADMPSDA e TorquePSDA), sensação de alongamento correspondente ao ponto médio entre ADMPSDA e ADMMÁX (ADM50% e Torque50%)) da unidade músculo - tendão (UMT). Participaram deste experimento, dezesseis homens, com idade entre 21-31 anos. Os voluntários passaram por duas sessões de familiarização, uma sessão controle e, aleatoriamente por meio do quadrado latino, por quatro diferentes condições de treinamento (intensidade - TorquePSDA e Torque50%, na qual foram controladas de forma subjetiva e/ou objetiva), separadas em um intervalo de 48 a 72h. Foram realizadas seis séries de 30s de alongamento na musculatura posterior da coxa, para cada condição, no aparelho isocinético (Flexmachine). A análise dos resultados foi realizada a partir da modificação média absoluta entre (pós) – (pré) teste. A ANOVA two way com medidas repetidas não demonstrou diferença significativa entre as formas de controlar a intensidade (CS versus CO) para nenhuma das variáveis do estudo, independente da intensidade de alongamento. Para o fator intensidade (TorquePSDA versus Torque50%), foi demonstrado, após o treinamento, o aumento significante da ADMMÁX em ambas as intensidades, sendo este significativamente maior para a intensidade Torque50% (9,39°) (p<0,05), em comparação com a intensidade TorquePSDA (6,32°). Houve redução da rigidez e da energia para ambas as intensidades (p<0,05), sem diferença entre as intensidades TorquePSDA (-0,074 Nm/º; -19,648 Nm*º) e Torque50% (-0,118 Nm/º; -25,804 Nm*º) (p>0,05), respectivamente. As variáveis TorqueMÁX, ADM50%, Torque50% e ADMPSDA aumentaram somente para a intensidade Torque50%, respectivamente (10,71 Nm; 9,32°; 4,94 Nm; 6,41°) (p<0,05). Não foi demonstrado diferença do TorquePSDA para a intensidade TorquePSDA (-0,57), Torque50% (1,13 Nm) e CON (-0,48 Nm) (F(1,15) = 0,305; p=0,589). Desta forma, é possível concluir que a proposta do CS, do presente estudo, demonstrou-se eficaz no controle da intensidade, pois ambas as intensidades (TorquePSDA e Torque50%), determinadas a partir do continuum de tolerância ao alongamento, foram eficientes no aumento da ADMMÁX. A intensidade Torque50% promoveu aumentos em maior magnitude, possivelmente, por ter proporcionado alterações sensoriais e mecânicas na UMT.
Uso de taxonomias na recomendação de produtos
Sistemas de recomendação procuram compreender o interesse do usuário e gerar uma lista de recomendação com itens relacionados. Neste trabalho investigamos como obter vantagem da informação presente em taxonomias para melhorar a qualidade de sistemasde recomendação baseada em conteúdo. Adotamos o cenário onde o usuário está interessado em uma notícia publicada na Internet e um sistema de recomendação é usado para recomendar produtos, por exemplo, livros de uma livraria online. O sistema analisa o texto da notícia e, por meio de técnicas de Recuperação de Informação(RI), encontra livros semelhantes ao assunto da notícia. O uso de taxonomias abre a oportunidade de incorporar conhecimento de um domínio específico compilado por humanos. Esta dissertação apresenta um estudo de três estratégias para explorar o uso detaxonomias em sistemas de recomendação baseada em conteúdo, a saber: descritores de categoria, características de classificação e filtro de categorias. Embora algumas dessas estratégias tenham sido empregadas anteriormente para resolver outros problemas deRI, neste trabalho, essas estratégias foram aplicadas em um cenário diferente. Vários métodos de recomendação foram derivados a partir das três estratégias, explorando diversas configurações e premissas. Os experimentos foram realizados sobre uma coleção de 100 páginas de notícias (páginas alvo) do The New York Times, uma taxonomiae uma coleção de livros, ambas coletadas da Amazon.com. Os resultados experimentais mostram que as estratégias consideradas podem ser aplicadas com sucesso para melhorar os sistemas de recomendação baseada em conteúdo. Em particular, quandoa página alvo é manualmente associada a uma categoria por humanos, os ganhos são próximos de 20% na precisão média. Por outro lado, se essa associação é automática, os ganhos ainda são representativos e próximos de 13% na precisão média.
2022-12-06T15:42:04Z
Osvaldo Carneiro de Matos Junior
Construções da aprendizagem da docência e da identidade profissional entre professores do curso de Odontologia no interior do estado de Pernambuco
Esta investigação acadêmica discute a aprendizagem da docência e a construção da identidade profissional dos professores da educação superior. Elegemos como sujeitos participantes deste estudo os cirurgiões-dentistas e professores de um curso de Odontologiade uma instituição de ensino superior (IES) do interior do Estado de Pernambuco. Procuramos compreender como esses profissionais aprendem a ensinar e como se dão os processos de construção da identidade profissional desses sujeitos. Em conformidade coma literatura especializada da área de educação e da saúde os dados desta pesquisa também apontam que os cirurgiões-dentistas e professores encontram-se atualmente duplamente desafiados: por um lado, são convocados a romper com a prática privada da profissão paraassumir a responsabilidade da formação de profissionais capazes de dar respostas às necessidades de saúde bucal da população por meio de ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Por outro lado, se deparam com mudanças na educação superior que visam a construção de uma nova identidade e de uma nova culturaprofissional docente, bem como a adoção de uma atitude de aprendizagem permanente dos seus saberes e práticas. Os achados desta pesquisa permitem afirmar que os cirurgiõesdentistas e professores da Instituição em questão vivenciam um momento de transição de uma prática especializada para a construção de uma prática mais reflexiva e crítica. A aprendizagem da docência enquanto mecanismo de desenvolvimento profissional apresenta-se como uma possibilidade para a construção de espaços e lugares no interior dasIES para que os professores vivenciem suas aprendizagens sobre aprender a ensinar. Antes, é preciso que saiam do isolamento a que estão habituados, e de forma interativa e coletiva reflitam na prática sobre novas maneiras de ser professor. Além disso, é necessário queestejam dispostos a construir numa nova cultura profissional no sentido de fortalecer a identidade docente.
2022-12-06T15:42:04Z
Djaira Leitao de Araujo
Mediações semióticas em práticas sociais de escrita de crianças em processo de alfabetização
Que mediações ocorreram e que papéis exerceram no processo de instrução da linguagem escrita? Esta pergunta esteve no centro de nossas investigações. Isto porque pensamos que o aprendizado tem início antes da entrada da criança na escola, mas que a instrução escolar pode exercer uma significativa interferência nesse processo. Tais premissas encontram sua base na abordagem Histórico-cultural das teorias do desenvolvimento humano de Levi S. Vigotski (1934/1993, 1931/1995), nos estudos sobre a cultura escrita, alfabetização e letramento (SOARES, 1998; CASTANHEIRA, 2007; STREET, 1984; ROJO, 2010; SMOLKA, 1993/2000), em estudos recentes sobre a sala de aula como cultura (GOMES; MONTEIRO, 2005; GOMES; DIAS; SILVA, 2008; GOMES et al. 2011; CASTANHEIRA, 2004). Para desenvolver as descrições, análises e interpretações sobre as mediações semióticas e seu papel no desenvolvimento da linguagem escrita, analisamos os vídeos das aulas de Língua Portuguesa durante os anos de 2006, 2007 e 2008 de uma escola pública federal de Belo Horizonte, além dos cadernos de campo e artefatos produzidos na sala de aula. O material utilizado no presente estudo é parte do Banco de Dados da pesquisa Incluindo diferentes alunos nas salas de aula de alfabetização de crianças e adultos: semelhanças e diferenças, coordenada pela professora Maria de Fátima Cardoso Gomes. Analisamos as práticas de escrita na sala de aula de alfabetização onde fui professora. Os pressupostos mencionados permitiram analisar as particularidades da sala de aula, as interações entre seus atores e as relações da sala com o contexto mais amplo constituído pela escola. Além disso, permitiu-nos assumir uma postura dialética diante das possibilidades de construção de uma cultura singular e de processos de instrução coletivos e particulares. Notamos que as práticas de escrita foram produzidas por alunos e professora para se apropriarem da linguagem escrita, em situações de interação no interior da sala de aula e com pessoas de seu convívio próximo. As interações entre as crianças e dessas com a professora apontaram para a importância da construção de sentidos e significados das atividades de aprender a escrever e de uso dessa linguagem como instrumento para se comunicar, sentir e pensar sobre si mesmos e sobre o mundo em que vivem. As atividades elaboradas pela professora e o modo de utilização deste material viabilizaram interações entre as crianças, e a construção de mediações semióticas e de oportunidades de instrução e desenvolvimento da linguagem escrita para todos os alunos. A instrução da linguagem escrita pelas crianças passou por processos longos, constituídos de momentos de avanços e retrocessos. As concepções de escrita, de instrução da escrita, por parte da professora, podem ter sido um dos fatores da existência de mediações semióticas diversificadas entre as crianças e, portanto, um aprendizado da escrita significativo, construído no coletivo deste grupo de crianças e, de modo particular, por cada um dos membros desta sala de aula. Consideramos que as significações para o uso e função da linguagem escrita, construídas nesta sala de aula como mediações semióticas, mais do que a intervenção da professora ou de outros colegas. Pois, sem a produção de sentidos para o que se aprende, não haveria desenvolvimento mental e cultural das crianças em relação a manipular, provar e usar a linguagem escrita.
Estudo do comportamento de conectores Crestbond em pilares mistos tubulares preenchidos com concreto
A norma brasileira Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edificações com Perfis Tubulares - ABNT NBR 16239:2013 propõe a utilização de parafusos ou conectores pino com cabeça como conectores de cisalhamento em pilares mistos. Recentemente, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG propuseram utilizar neste tipo de pilar o conector Crestbond, que foi originalmente concebido para aplicação em vigas mistas e consiste em uma chapa recortada formando dentes trapezoidais. Para estudar o comportamento do Crestbond em pilares mistos preenchidos com concreto, esses pesquisadores realizaram uma série de ensaios de cisalhamento que buscam recriar as condições observadas em pilares deste tipo. Este trabalho se dedica a modelar numericamente alguns desses ensaios buscando elucidar o comportamento desse conector nos pilares em questão. Para isto, primeiramente foram estudados e analisados os ensaios de cisalhamento realizados por esses pesquisadores, bem como os resultados por eles obtidos. Em seguida, foi elaborado um modelo numérico que busca recriar as características dos protótipos ensaiados. Ao final, foi feito um trabalho de validação do modelo através de uma análise crítica e comparativa entre os resultados numéricos e experimentais. Neste trabalho de análise dos resultados e validação do modelo numérico foram identificados importantes mecanismos e padrões de comportamento do conector, referentes à rigidez, à capacidade resistente e à força que leva à perda da linearidade da relação força versus deslizamento. Além disto, foram feitas uma série de considerações acerca da rigidez do Crestbond e de como as condições do concreto no interior do perfil tubular interferem nesta propriedade.
Modelagem Bayesiana semi-paramétrica via misturas
A modelagem estatística baseada em misturas nitas de distribuições é uma área de pesquisa em crescente ascensão. Devido à sua exibilidade e ao avanço de métodos computacionais nas duas últimas décadas, esse tipo de modelagem tem se tornado bastante atrativo tanto do ponto de vista prático quanto teórico, pois permite que densidades com estruturas complexas sejam aproximadas usando uma estrutura mais simples.Além disso, os modelos estatísticos baseados em misturas conseguem capturar propriedades especícas dos dados como multimodalidade, assimetria, cauda pesada e heterogeneidade decorrente de fatores não-observados. Há na literatura inúmeros trabalhos sobre modelagem estatística baseada em misturas nitas de distribuições normais e muitos autores mostraram que esse tipo de mistura fornece uma base simples e ecaz para estimação de densidades e modelagem de populações heterogêneas. Entretanto,em problemas práticos onde há a presença de outliers nos dados, a distribuição normal pode ter suas estimativas para média e variância seriamente afetadas. Neste sentido há uma recente propagação de modelos baseados em misturas com componentes não-normais onde as distribuições assumidas para os componentes da mistura são, por exemplo, t de Student, Slash, Skew-Normal, Skew-t, dentre outras. Neste trabalho uma modelagem semi-paramétrica baseada em misturas nitas de distribuições t de Student será introduzida. A especicação do modelo proposto considera estruturas separadas para as modas e o comportamento de cauda, o que exibiliza a estimação de densidades. Além disso, a estrutura de cauda na abordagem apresentada será estimada sem que haja a necessidade de se estimar parâmetros de grau de liberdade, cuja estimação é conhecida por ser difícil e custosa computacionalmente. Uma extensão do modelo no contexto de regressão linear também é apresentada para as situações onde os erros do modelo possuem multimodalidade, assimetria e caudas pesadas. A abordagem proposta é avaliada através de estudos de simulação e aplicações a conjuntos de dados reais, onde um algoritmoMCMCépropostoeimplementadoparaamostrardasdistribuiçõesa posteriori
Gestão democrática envolvendo família/escola/comunidade escolar
Este trabalho procura expressar o agir e o fazer de uma gestão democrática participativa, especialmente como o Conselho Escolar tem se fortalecido na Escola Municipal José Américo de Lacerda. Pretende-se apresentar as ações de uma gestora desde as mais simples até as mais complexas, objetivando sempre a formação de cidadãos competentes, críticos, criativos e compromissados. Para tanto, o alicerce deve basear-se em novas estratégias e em uma gestão democrática e participativa. Busca-se nessa análise meditar também sobre meios que viabilizem a presença e a participação da família na escola e a atuação do Conselho Escolar com participação efetiva e ativa da comunidade representada por pais, alunos e servidores da escola. A elaboração do PPP, Projeto Político-Pedagógico, se destaca com a participação e a colaboração do Conselho Escolar e de todos os seguimentos expressando assim uma visão crítica e abrangente do trabalho do gestor embasado em mudanças de acordo com a legislação vigente em nosso País.
2022-12-06T15:42:04Z
Rosa Maria da Silva Lacerda
A correction to a remark in a paper by procacci and yuhjtman: new lower bounds for the convergence radius of the virial series
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O uso da informação estratégica para o segmento de concessionárias de veículos
A informação estratégica de qualidade mostra-se essencial às organizações na medida em que contribui para a identificação de desafios, oportunidades e riscos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da informação, identificando aspectos degestão da informação que a influenciaram, a partir de estudo de caso no Grupo Carbel, que atua no segmento de concessionárias de Belo Horizonte, Minas Gerais, o que permitiu a construção e implementação de um modelo para avaliação da qualidade da informaçãoestratégica. O estudo fundamentou-se em abordagens sobre o projeto F&I, que significa um novo conceito de vender acessórios com revisão pré-paga e seguro estendido. O modelo teórico conceitual da pesquisa estabelece que a avaliação da qualidade da informaçãoestratégica sobre o projeto envolve a classificação, a avaliação da informação e a identificação dos aspectos que impactam a qualidade por meio da análise do processo de gestão da informação. Identificou-se que informação estratégica, no contexto estudado,constitui-se de informação solicitada, formal, interna e tratada. Os procedimentos metodológicos utilizados credenciam positivamente os resultados para o desenvolvimento das atividades do novo projeto uma vez que a empresa contou com o apoio de consultoresde negócio vindos dos EUA, mercado onde atuavam. Por ser visto um novo negócio rentável para a empresa e onde o mercado interno (Brasil) não tem informações e conhecimento sobre o negócio (F&I), o grupo Carbel enxerga como uma grande oportunidade para aumentar sua receita com o novo serviço.
2022-12-06T15:42:04Z
Rafael Resende Fonseca de Oliveira
Juventude pobre e trabalho: as experiências dos jovens que participam de programas de aprendizagem profissional na Região Metropolitana de Belo Horizonte
Esta pesquisa busca compreender como jovens de origem popular que participam de programas de aprendizagem profissional na Região Metropolitana de Belo Horizonte se posicionam em relação a esses programas, ao refletirem sobre suas experiências e avaliarem as contribuições presentes e futuras desses programas em suas vidas. Para isso, realizamos discussões teóricas que levaram em conta a construção da juventude pobre como um campo de intervenção social, os dilemas vivenciados pela sociedade contemporânea em relação ao trabalho e o histórico das políticas públicas de trabalho e emprego orientadas à juventude pobre no Brasil. Apontamos como as hierarquias geracional e de classe social tornam os jovens pobres alvo de diversas ações que visam integrá-los e adaptá-los a um modelo específico de sociedade. Apresentamos como que, historicamente, as políticas públicas juvenis de trabalho e emprego encontram-se envolvidas na ambiguidade direito social x salvação do jovem pobre, e nos questionamos como os jovens têm se posicionado atualmente diante dessas políticas. A produção de conhecimento junto com os atores de pesquisa deu-se através da realização de observação participante e grupos de discussão, um com os representantes das instituições que desenvolvem programas de aprendizagem na RM de BH, e outro com os jovens que participam desses programas. As análises apontam como as hierarquias de geração e classe social constroem lugares de subordinação para os jovens pobres, como o direito ao trabalho é tomado como trabalho da carência do jovem pobre dentro dos programas e quais as contribuições dos programas para a vida dos jovens na perspectiva presente/futuro, dentro do nosso contexto de desigualdade social (CNPq)
2022-12-06T15:42:04Z
Paulo Roberto da Silva Junior
Hemostasia do parênquima hepático, utilizando eletrocautério seco ou emplastrado com lidocaína ou neomicina ou glicerina ou vaselina, em coelho
A hemorragia hepática, após trauma acidental ou durante procedimentos operatórios, pode ser intensa e de difícil controle. Cabe ao cirurgião conseguir hemostasia adequada durante ressecções hepáticas ou em lesões maiores do parênquima, para prevenir complicações e óbitos. O volume de sangue perdido é decisivo no prognóstico pós-operatório desses doentes. O vazamento biliar é outracomplicação grave, que pode resultar em peritonite, sepse e morte. Várias técnicas e instrumentos têm sido desenvolvidos para permitir a ressecção hepática segura e com sangramento reduzido. Agentes tópicos também são utilizados como medida adjuvante, para facilitar a hemostasia. O objetivo do presente trabalho foi avaliar em modelo experimental a hemostasia e a cicatrização do parênquima hepático após hepatectomia segmentar, utilizando eletrocautério seco, ou emplastrado com gel de lidocaína, ou pomada de neomicina, ou loção de glicerina, ou pomada de vaselina. A eficácia desses procedimentos foi avaliada com relação ao volume de sangue perdido e tempo dispendido para a hemostasia. Verificaram-se ainda alterações histológicas da ferida hepática, valores hematológicos e marcadores funcionais do fígado. Coelhos Nova Zelândia machos foram submetidos a hepatectomia parcial e distribuídos em seis grupos (n=10): sem tratamento (Grupo C), tratamento com eletrocautério: seco (Grupo S), emplastrado com gel de lidocaína (Grupo L), pomada de neomicina (Grupo N), loção de glicerina (Grupo G), pomada de vaselina (Grupo V). Foram mensurados o peso do fígado ressecado, o volume desangramento e o tempo dispendido para hemostasia. Cinco coelhos de cada grupo foram reoperados após 24 horas e cinco, após 7 dias, para biopsia da ferida hepática e exploração da cavidade abdominal. Eritrograma, bem como marcadores de função e lesão hepática, foram avaliados no pré-operatório e antes das reoperações. O gel de lidocaína e a loção de glicerina reduziram o volume do sangramento e o tempo de hemostasia, quando comparadas com os grupos sem tratamento e com pomadas de neomicina e vaselina. O gel de lidocaína e a loçãode glicerina conduzem a energia térmica do eletrocautério, provocandodegeneração hidrópica celular após 24 horas e necrose após 7 dias com profundidade maior no tecido hepático. A utilização de todas substâncias elevou as aminotransferases acima dos níveis dos grupos controle e com eletrocautério seco após 24 horas. Esses valores normalizaram-se em até sete dias. O eletrocautério emplastrado com gel de lidocaína e loção de glicerina foram os métodos de hemostasia do parênquima hepático mais eficazes.
2022-12-06T15:42:04Z
Argos Soares de Matos Filho
O paraíso amazônico e seus mitos cartográficos
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Contabilidade para pequenas e médias empresas: uma análise da emissão e adoção da regulação sob a perspectiva da Teoria Tridimensional do Direito
As informações de qualidade obtidas nas demonstrações contábeis são fundamentais no processo de tomada de decisão dos usuários em geral. Visando a obtenção desse tipo de informação é que o Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade, ou Accounting Standards Board (IASB) vem editando um conjunto único de normas internacionais de contabilidade de alta qualidade. Em julho de 2009, o IASB publicou anorma internacional de contabilidade voltada para pequenas e médias empresas, que foi adotada no Brasil em dezembro do mesmo ano. Diante disso, o objetivo do trabalho foi identificar quais foram os valores e fatos presentes na adoção do IFRS para Pequenas e Médias Empresas, sob a perspectiva da Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale, segundo a qual a norma jurídica surge com a dialeticidade entre um complexo axiológico e um conjunto de fatos que suscitam variadas proposições normativas e o órgão com poder deregulação, por sua vez, edita a norma. Para que se alcançasse o objetivo, foi feita uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. Os dados foram coletados através de pesquisa documental e entrevista. Foram analisados Relatórios sobre a Observância de Normas eCódigos de Contabilidade e Auditoria de 90 países, atas do Conselho Consultivo do IASB, o Projeto de Lei N° 3.741 e a Resolução CFC N° 1.050 de 2005. A entrevista foi feita com o Professor Doutor Eliseu Martins, professor emérito da FEA/USP. O complexo fático mostrouque as normas de contabilidade para PMES nos países em desenvolvimento não apresentavam padrões e eram inadequadas. Além disso, o complexo axiológico era marcado pela ausência das características qualitativas nas informações. As informações eram consideradas como não confiáveis, não transparentes, imprecisas, incompletas, em excesso e/ou onerosas. O trabalho também conseguiu mostrar que a expectativa do conjunto de fatos deverá ser marcada,principalmente, pelo auxílio no alcance da estabilidade financeira mundial, pois o complexo de valores obtidos com a adoção da norma para PMES será marcado por informações que tenham as características qualitativas asseguradas pelo IASB. Foram identificados como possíveis obstáculos a adoção da norma, a dificuldade no enforcement e a informalidade das empresas.
2022-12-06T15:42:04Z
Adriana Giarola Vilamaior
Modelamento matemático do escoamento turbulento, da transferência de calor e da solidificação no distribuidor e na máquina de lingotamento contínuo
Neste trabalho foi desenvolvido um conjunto de modelos matemáticos para o processo de lingotamento contínuo e de seus principais fenômenos. Os modelos englobam o distribuidor e o veio de lingotamento contínuo. O modelo considera a transferência decalor, o escoamento de fluidos (com modelos de turbulência do tipo K-e de baixo número de Reynolds) e a transferência de massa.Os modelos permitem cacular os perfis de temperatura, velocidade e das grandezas de turbulência, nos dois equipamentos; os perfis de concentração de carbono na peça solidificada (macrosegregação); a espessura da camada solidificada na máquina de lingotamento contínuo; e o tamanho e a localização da região do veio fora deespecificação no caso de uma troca de panelas com tipos de aço diferentes. A validação do modelo do distribuidor foi feita com o auxílio de experimentos em modelos a frio. Com base nestes experimentos selecionou-se o modelo de turbulência de Launder e Sharma como o mais adequado para ser utilizado em modelos matemáticosde distribuidores. O modelo mostrou que a utilização de dispositivos modificadores de fluxo (dique, barreira e supressor de turbulência) permite a melhora do desempenho dos distribuidores. O modelo indica que experimentos em modelos a frio em escala 1:1 ou em escala 1:3 utilizando o critério de similaridade de Froude ou o de Reynolds levamaos mesmos resultados. O modelo indica ainda a necessidade de se considerar o efeito da variação da densidade do aço com a temperatura nas simulações de distribuidores. Simulações para os distribuidores da Acesita indicam que: aumento da vazão de aço no distribuidor reduz a remoção de inclusões; redução de nível de metal no distribuidorreduz a quantidade de aço a ser descartada na transição entre dois tipos de aço; e redução na penetração da válvula de entrada aumenta a quantidade de aço a ser descartada na transição entre dois tipos de aço.O modelo do veio de lingotamento contínuo apresenta como novidades a inclusão dos efeitos da geometria da válvula submersa sobre a circulação de aço no molde e a possibilidade de realizar os cálculos para todo o veio até a região de corte. O modelo foi validado a partir de medidas de temperaturas na superfície do veio no final da zona deresfriamento forçado da máquina de lingotamento contínuo da Acesita. Foi mostrada a importância de se considerar o escoamento de fluidos no modelo. O modelo indica que o veio só se solidifica completamente a cerca de 13m do menisco. O escoamento de fluidos afeta o processo apenas nos primeiros 4 a 5m do veio, sendo importante apenasnos 2 primeiros metros. Foram avaliados diferentes ângulos para a porta da válvula submersa e verificou-se que um ângulo positivo (direcionado para baixo) leva a uma maior espessura da camada solidificada na região do molde. A introdução do efeito da segregação no modelo faz com que ele indique um maior misturamento do aço, o queimplicaria num maior volume de aço fora de especificação numa transição entre dois tipos de aço. Foram desenvolvidas ainda interfaces amigáveis para os modelos para facilitar o seu uso e torná-los ferramentas úteis no diagnóstico de problemas e proposição de melhoras no processo.
2022-12-06T15:42:04Z
Rodrigo Ottoni da Silva Pereira