Repositório RCAAP

Práticas Criativas a partir de Microcervejarias Inovadoras de Minas Gerais

As microcervejarias artesanais se apresentam como um fenômeno recente e relevante no mercado alimentício de bebidas brasileiro, pela extraordinária capacidade de inovação. Organizadas como pequenas empresas, as cervejarias artesanais são reconhecidas por serem organizações inovadoras, que apresentam um crescimento contínuo de mercado, mesmo perante as crises econômicas e financeiras que o Brasil enfrenta desde 2014. Entretanto, manter-se inovador e criativo neste mercado representa um desafio, dada a dificuldade em desenvolver novos produtos de qualidade, com diferenciais que respondam aos anseios de um mercado consumidor exigente, e as limitações econômicas impostas já mencionadas. A partir de algumas observações e análises baseadas em estudos de casos nas microcervejarias criativas renomadas, concebeu-se a tese defendida neste estudo, de que o exercício da criatividade é uma atividade abrangente, que se apresenta em diversos percursos e estratégias para solucionar as limitações que a cultura cervejeira lhes impõe. Para melhor compreender esse fenômeno, foram utilizadas técnicas metodológicas qualitativas, como a etnografia, a teoria fundamentada de dados, a observação participante e a análise do curso da ação sobre as situações reais ou reconstituídas, dos processos criativos realizados pelos produtores de cerveja. Ao trabalhar as limitações da cultura cervejeira, essa pesquisa identificou que as microcervejarias se utilizam de eixos temáticos específicos como estratégias de inovação, de diversas fontes de criatividade e percorrem alguns tipos de trajetórias ao engendrar produtos e serviços criativos. Este estudo faz um levantamento de práticas criativas apresentando o desenvolvimento na classificação das fontes criativas, na caracterização das estratégias e na análise da participação dos atores na cultura cervejeira. Analisando casos de microcervejarias nos quais se alcançaram soluções criativas, tanto em formas organizacionais, quanto em produtos e serviços. Estes possibilitaram a formação de um quadro de trabalho de práticas criativas rumo à inovação e discussões acerca da necessidade de uma compreensão mais abrangente sobre as limitações impostas aos produtores e a participação desses atores na cultura cervejeira. Concluindo, a tese apresenta as seguintes contribuições acadêmicas e sociais: a criação de um framework de criatividade para os produtores de cerveja; uma análise crítica quanto à formação do estilo cervejeiro em prol de uma futura escola brasileira de cerveja; e como impacto social, a consolidação de um núcleo multiação voltado para o desenvolvimento de tecnologia cervejeira na região do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Ulisses Barros de Abreu Maia

Autocontrole do conhecimento de resultados em crianças e adolescentes

Fornecer a adultos jovens a oportunidade de controlar a solicitação de feedback tem se mostrado eficiente na aprendizagem de habilidades motoras. Em crianças, por sua vez, estes resultados não são observados com a mesma robustez. Assim, o momento em que fornecer controle sobre o feedback passa a ser eficiente para a aprendizagem ainda não está bem estabelecido na literatura. Da mesma forma, os processos subjacentes que subsidiam os efeitos do autocontrole em crianças também não foram devidamente aprofundados em estudos prévios. Neste sentido o presente estudo buscou investigar os efeitos do autocontrole de feedback em 3 experimentos, cada um com escolares de diferentes idades (8, 11 e 14 anos), bem como a relação entre as características desenvolvimentistas e as principais hipóteses explanativas dos efeitos do autocontrole. Para isso foi utilizada uma tarefa de arremesso de beanbags com o braço não dominante e com oclusão da visão. Em cada experimento os voluntários foram alocados em três grupos com crescente demanda no processamento de informações: Yoked (os participantes recebiam feedback controlado pelo experimentador, de forma pareada a um indivíduo do condição autocontrolada), Autocontrolado (os participantes tinham liberdade para solicitar feedback quando julgassem necessário) e Yoked com autocontrole (os participantes também poderiam controlar a solicitação de feedback, mas deveriam fazê-lo dentro de uma frequência de solicitação pré-determinada, pareada em relação aos sujeitos do grupo autocontrolado). No experimento com crianças de 8 anos a condição autocontrolada não foi superior à condição externamente controlada, e a condição autocontrolada com restrições foi a pior condição para a aprendizagem. No experimento com crianças de 11 anos, a condição autocontrolada foi superior à condição externamente controlada, e estratégias de solicitação de CR baseadas no desempenho passaram a ser observadas, conforme observado em adultos jovens. No experimento com adolescentes de 14 anos ambas as condições autocontroladas foram superiores à externamente controlada, com superioridade da condição Yoked com autocontrole. Este resultado baseia-se nos recursos cognitivos dos adolescentes, que foram suficientes para lidar com a maior demanda trazida por esta condição autocontrolada com restrições. Em conjunto, os resultados demonstraram que os efeitos do autocontrole parecem estar ligados à utilização de estratégias de solicitação de CR baseadas no desempenho. Além disso, a capacidade do processamento de informações parece atuar como um fator limitante para a obtenção dos efeitos do autocontrole por crianças.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Lucas Savassi Figueiredo

Dificuldades na aquisição da base alfabética em diálogo com a psicanálise

O presente estudo está contextualizado na Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, localizada na Regional Noroeste de Belo Horizonte. Trata-se de um Plano de Ação destinado a uma criança de 12 anos, que frequenta o 6º ano do Ensino Fundamental (de 9 anos), no turno da manhã. Esta proposta se justifica pela necessidade de reflexão contínua sobre a prática educativa, principalmente por parte dos professores, acerca das particularidades do aluno,também de ampliação das possibilidades de aprendizagem de alunos com dificuldade de aprendizagem no processo da leitura. Objetivou-se com este plano uma intervenção individualizada e específica junto ao aprendiz em questão, considerando suas particularidades, seu modo próprio de aprender. Os pressupostos teóricos que sustentam as reflexões se inserem na Psicanálise da Educação já que os diagnósticos neurológicos e psiquiátricos, bem como o tratamento por eles indicado, não surtiram efeito na prática. A escolha da metodologia e do material didáticos e insere nas vertentes construtivista e sociointeracionista, com ênfase nas hipóteses psicogenéticas do processo de aquisição da leitura e da escrita. A proposta desenvolvida pretende oferecer subsídios para a reflexão acerca do ensino e aprendizagem na escola, apontando possíveis causas da não aprendizagem, longe daqueles diagnósticos que a tratam como fruto de algum distúrbio, deficiência ou transtorno. É necessário buscar no aluno, enquanto sujeito do processo, as verdadeiras causas. A criança não pode mais ser o objeto de estudo, no qual se busca o diagnóstico de sua deficiência sem reconhecer seu direito a voz. Nessa linha de reflexão, é preciso buscar uma intervenção mais efetiva.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Jacqueline Maria de Paiva Leite

Detecção de clusters espaciais através de otimização multiobjetivo

Clusters espaciais irregulares ocorrem com frequência em estudos epidemiológicos, mas seu delineamento geográfico é mal definido. Os métodos atuais de detecção encontram somente uma dentre as várias soluções possíveis, com formas diferentes, da mais compacta até a mais irregular, correspondentes aos variados graus de penalização impostos à liberdade de forma. E mesmo quando um conjunto completo de soluções está disponível, a escolha do parâmetro mais adequado é deixada a cargo do analista, cuja decisão é subjetiva. Propomos um critério quantitativo para a escolha da melhor solução através de otimização multiobjetivo, encontrando o conjunto Pareto-ótimo. Dois objetivos conflitantes estão envolvidos na busca: regularidade da forma e avaliação da estatística scan. Ao invés de executar sequencialmente um algoritmo de detecção de clusters variando o grau de penalização, todas as soluções são encontradas em paralelo, através de um algoritmo genético multiobjetivo. O método é rápido e apresenta bom poder de detecção. A introdução do conceito de conjunto de Pareto nesse problema, seguido da escolha da solução mais significativa, permite que a escolha da melhor solução seja rigorosa, mas sem a necessidade de nenhum parâmetro arbitrário. O conceito de significância do cluster é estendido de maneira natural através do uso da função de aproveitamento, sendo empregado como critério de decisão para escolha da melhor solução. Os modelos de Gumbel e Weibull são utilizados para aproximar a distribuição empírica da estatística scan, aumentando a velocidade de estimação da significância. Essa metodologia é comparada ao algoritmo genético mono-objetivo. Uma aplicação na detecção de cluster de câncer de mama é discutida. Por fim, o problema de detecção de clusters é relaxado e modelado como um problema knapsack, permitindo que se obtenha uma cota superior, em contraste com a cota inferior obtida pelo algoritmo genético.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Andre Luiz Fernandes Cancado

Correspondência de viagem: brasileiros na Europa oitocentista 1855 a 1898

Uma análise sobre estas viagens de brasileiros pela Europa oitocentista apresenta novos indícios sobre as trocas culturais nelas estabelecidas. Uma realidade que não pode ser vista apenas como de dependência cultural do grupo brasileiro em relação à cultura europeia. Pelo menos em depoimentos dos nossos viajantes brasileiros, encontraremos latente uma forte brasilidade que os leva a se deparar em território europeu com elementos capazes de remetê-los ao Brasil. Procuramos compreender a viagem como uma experiência cultural capaz não apenas de reafirmar valores e modos de ver o mundo , mas também como um exercício de formação e reflexão que no caso dos brasileiros em especial,lhes permitiu reordenar o olhar sobre si próprios e também sobre o Brasil. Destacamos a partir disso que durante as viagens à Europa na segunda metade do século XIX, membros da elite letrada , política e cultural brasileira não apenas agiram como observadores deslumbrados diante das cidades e da cultura européia, mas realizaram comparações e distinções importantes entre a cultura ali encontrada e a sua própria cultura. Diante da experiência do deslocamento em vários momentos reforçaram as fronteiras reafirmando sua condição de estrangeiros, e rearticulando sua visão sobre o Brasil e a Europa. Mas para que possamos compreender isso é necessário refletirmos sobre alguns caminhos percorridos na construção da representação da viagem como um elemento no imaginário sócio-cultural das elites brasileiras oitocentistas.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Janete Flor de Maio Fonseca

Análise do comportamento de cementoblastos de ratos em contato com o produto iônico da dissolução de vidros bioativos

O cemento é um tecido mineralizado que recobre toda a superfície da raiz do elemento dentário e possui muitas similaridades com o tecido ósseo. O cemento é essencial para regeneração das estruturas que compõem o tecido periodontal, entretanto detalhes sobre a proliferação e diferenciação do seu tipo celular, os cementoblastos, ainda continuam obscuros. O objetivo desse estudo foi primeiro isolar e caracterizar biomolecularmente cementoblastos derivados de dentes de ratos para em uma segunda etapa realizar testes com o produto iônico da dissolução de vidro bioativo com 60% de sílica nano e microparticulado visando à criação de um modelo de regeneração do cemento. Recentes estudos têm demonstrado novos possíveis marcadores de cemento, a proteína de ligação do cemento (CAP), a proteína derivada do cemento (CP-23) e o gene F-Spondin. Nesse estudo foi hipotetizado que um gene embrionário chamado F-Spondin é um possível marcador de cementoblastos e através da análise por RT-PCR qualitativo foi demonstrada a sua expressão nas três populações de células denominadas de células da terceira digestão (3CD), células da quarta digestão (4CD) e células da quinta digestão (5CD) isoladas de raiz de molares de ratos adultos machos. A expressão de F-Spondin foi confirmada por ensaios de Western Blot e imunofluorescência utilizando anticorpos específicos para F-Spondin nas três populações. Foi verificada também a expressão de colágeno tipo I (COL I), sialoproteína óssea (BSP), osteocalcina (OC) e fosfatase alcalina (ALP) através de RT-PCR qualitativo nas populações 3CD, 4CD e 5CD. Fibroblastos gengivais quando comparados com as três populações não expressaram F-Spondin. Após a caracterização celular, foram avaliados os efeitos do produto iônico de vidro bioativo microparticulado ou nanoparticulado quando em contato com as populações celulares. Na análise da viabilidade celular por ensaio de Azul de Trypan, as populações celulares apresentaram um aumento de aproximadamente 24% quando em contato com o vidro bioativo nanoparticulado e de 10% quando em contato com o vidro bioativo microparticulado quando comparadas com o grupo controle. Houve também um aumento significativo da viabilidade celular avaliada pelo ensaio de MTT, de aproximadamente 94% das populações celulares tratadas com Nanovidro bioativo e 24% nas tratadas com Microvidro bioativo em relação ao grupo controle. A proliferação e viabilidade celulares foram confirmadas pelo ensaio de BrdU que demonstrou um aumento de aproximadamente 51% nas células tratadas com Nano e de 14% nas tratadas com Microvidro bioativo em comparação com o grupo controle. Esses resultados sugerem que é possível estabelecer uma cultura celular primária a partir de células de raízes dentárias de molares de ratos adultos e que F-Spondin pode ser um possível marcador de cementoblastos. Além disso, o efeito observado das nanopartículas de vidro bioativo sobre os cementoblastos demonstra ser uma interessante alternativa para ser usada em projetos futuros de membranas compósitas visando à regeneração tecidual do cemento dentário.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Sandhra Maria de Carvalho

Análise dos problemas bidimensionais da mecânica da fratura elástica linear usando a formulação dual do método dos elementos de contorno

Este trabalho trata da implementação numérica da formulação das equações integrais de contorno para problemas bidimensionais da mecânica da fratura elástica linear (MFEL) por meio do método dos elementos de contorno dual. Para um ponto numa face da trincaconsidera-se a equação integral de contorno do deslocamento, enquanto no ponto correspondente da outra face considera-se a equação integral de contorno de força de superfície. As superfícies da trinca são modeladas com elementos quadráticos descontínuos para satisfazer às condições necessárias para a existência das integrais de valor principal e o requisito da suavidade da geometria. O tratamento das integrais singulares que aparecem no método é realizado por uma formulação analítica direta. Os fatores de intensidade de tensão (KI e KII) são avaliados por técnicas numéricas baseadas nos deslocamentos relativos dos nós da superfície da trinca, sendo elas: extrapolação dos deslocamentos e fórmula de deslocamento de um ponto. Os resultados apresentados no trabalho demonstram boa precisão das reposta numéricas do método implementado tanto para problemas de solicitação no modo I ou modo II quanto para solicitação envolvendo modo misto.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Silvia Teixeira Andrade

Histórias Brasil/ Áfricas: heranças e presenças no universo brasileiro

Esta pesquisa aborda a relevância do trabalho com a lei 10.639/03 no segmento da educação infantil. O trabalho teve como desenvolvimento do plano de ação o resgate de alguns aspectos da cultura e História africana, utilizando como ferramenta didática a literatura infantil. Buscou-se nos contos africanos a beleza de sua sabedoria e na ficção de seus documentários o encontro com as heranças de nosso pertencimento. O Plano de Ação propôs reconhecer as possibilidades e o desejo de entender o outro como parte constituinte do que somos. Partindo da apropriação da história da formação do povo brasileiro como um bem cultural que deve ser conhecido por todos, pretendeu-se deslocar o pensamento e o discurso referente ao negro, propondo uma concepção que emerge outros signos e significados, outras lógicas que direcionam para uma prática que nos leve a equidade racial

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2022-12-06T15:42:04Z

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Ediléia Alves Vieira

A análise da atividade de patenteamento em biotecnologia no Brasil

A análise da atividade de patenteamento é uma metodologia utilizada para o monitoramento tecnológico. Nesta tese, a atividade de patenteamento em biotecnologia no Brasil foi analisada através de 30 códigos da Classificação Internacional de Patentes (CIP) publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nós desenvolvemos um programa para analisar a dinâmica dos principais depositantes, países e códigos CIP extraídos do banco de dados do escritório de patentes brasileiro (Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI). Também identificamos os depositantes brasileiros de patente que tentaram ampliar a proteção no exterior através do Tratado de Cooperação de Patentes (PCT). Tivemos acesso a todas as patentes publicadas on-line no INPI de 1975 a julho de 2010, totalizando 9.791 depositos no Brasil, e 163 PCT publicadas on-line na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) de 1997 a dezembro de 2010. Não existem outros estudos online de patentes de biotecnologia anteriores aos anos analisados neste trabalho, que seja do nosso conhecimento. A maioria das patentes de biotecnologia depositadas no INPI (10,9%) são para medição ou processos de teste que envolvam ácidos nucléicos. O segundo e terceiro lugares pertence a patentes envolvendo agro-tecnologias (tecnologia do DNA recombinante para células de plantas e plantas com flores novas, i.e., angiospermas, ou processos para obtê-los; e reprodução de plantas floridas por técnicas de cultura de tecidos). A maioria das patentes (87,2%) foi depositada por não residentes, com os EUA sendo responsável por 51,7% de todas as patentes em biotecnologia depositados no Brasil. Analisando os depositantes residentes por região, encontramos uma concentração na região sudeste do Brasil. Entre os depositantes residentes, 43,5% são de São Paulo, 18,3% são do Rio de Janeiro, e 9,7% são de Minas Gerais. A Pfizer, Novartis e Sanofi são os principais depositantes no Brasil, com 339, 288 e 245 pedidos de patente depositados. Para os residentes, o principal depositante foi a instituição governamental FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz), que depositou 69 pedidos de patente de biotecnologia no período analisado. Os primeiros pedidos de patente em biotecnologia PCT foram depositados por brasileiros em 1997, sendo 3 da UFMG, 2 de indivíduos, e 1 da EMBRAPA.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Flavia Dias Ladeira

Noites de insônia, dias de angústia: um estudo do ressentimento e das formas de poder e controle em Graciliano Ramos

Esta dissertação pretendeu estudar as relações de poder, controle e opressão que atuam sobre o narrador-personagem do romance 'Angústia' (1936), de Graciliano Ramos. Elas são responsáveis pelo desenvolvimento do ressentimento por parte do narrador protagonista, a que também dedicamos especial atenção. Para isso, buscou-se discutir as consequências, na economia da obra, da escolha de um narrador de primeira pessoa. Para discutir as relações de poder, a opressão e o ressentimento, o estudo fundamentou-se em concepções de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault e, ainda, de Pierre Bourdieu. Esta pesquisa também calcou-se nos estudos de Jean Pouillon, Wayne C. Booth, Gerard Genette que também foram importantes para esclarecer os artifícios ficcionais utilizados pelo escritor Graciliano Ramos em sua obra. Foram feitas ainda aproximações entre 'Angústia' e algumas obras de Fiódor Dostoiévski para melhor esclarecer alguns dos elementos narrativos que constituem o narrador de primeira pessoa.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Carolina Izabela Dutra de Miranda

Resíduos de agrotóxicos em leite cru refrigerado: validação da ampliação do escopo de método por LC-MS/MS e análise multivariada de fatores que influenciam sua ocorrência no estado de Minas Gerais

A bovinocultura de leite é uma das mais importantes e tradicionais atividades econômicas em nosso país, destacando-se o estado de Minas Gerais como o maior produtor de leite do Brasil. Atualmente, uma das grandes carências do setor é a falta de informações sobre a presença de resíduos de agrotóxicos em leite produzido em Minas Gerais. Devido à complexidade desta matriz, às baixas concentrações de agrotóxicos presentes no leite, e à possiblidade dos agrotóxicos utilizados no gado produzirem resíduos no leite e causarem danos à saúde pública, há grande necessidade de desenvolvimento de métodos analíticos eficientes e confiáveis para a determinação e quantificação destes resíduos. Neste trabalho foi validada a ampliação do escopo de um método multirresíduos para determinação e quantificação de agrotóxicos em leite cru refrigerado produzido no estado de Minas Gerais, empregando o método de extração QuEChERS modificado com detecção por LC-MS/MS. O método validado foi utilizado para pesquisar resíduos de agrotóxicos em leite produzido nas 12 mesorregiões do estado de Minas Gerais. Foram analisadas 827 amostras de leite cru refrigerado quanto à presença de resíduos de agrotóxicos. Das amostras analisadas, 347 apresentaram detecção de 22 agrotóxicos diferentes. E destas, 218 amostras apresentaram resíduos de agrotóxicos acima dos limites permitidos pela legislação brasileira. A aplicação da análise multivariada de correspondência múltipla, aosresultados das análises, permitiu estabelecer a correlação entre as possíveis causas das contaminações - PIB, produção de leite, média de produção por animal, número de vacas ordenhadas, época de coleta das amostras e a frequência de contaminações por mesorregião. Foiidentificada que, a maior parte das contaminações, ocorreu entre a primavera e verão em mesorregiões de PIB e produção de leite elevados. Além de o aspecto toxicológico, o trabalho mostrou grande relevância do ponto de vista da segurança alimentar indicando que ações urgentes devem ser tomadas para garantir a saúde dos consumidores em Minas Gerais.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Fabiano Aurélio da Silva Oliveira

Identification and compensator design using NARX models

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2022-12-06T15:42:04Z

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Petrus Emmanuel Oliveira Gomes Brant Abreu

Multiplicando os pontos de vista sobre a violência nas escolas: estudo comparativo do clima escolar em duas escolas públicas de Belo Horizonte

O presente trabalho contém os resultados de pesquisa realizada em duas escolas públicas de Belo Horizonte, selecionadas, entre outras, por terem sido alvo de intervenções diretas e sistematizadas da Secretaria Municipal de Educação, em função dos índices de violência que apresentavam. Utilizando informações do banco de dados do Comando da Policia Militar, que contém os registros das ocorrências policiais em escolas de toda a região metropolitana de Belo Horizonte; dos levantamentos feitos pelo projeto Rede pela Paz e, ainda, através da observação direta e aplicação de questionários nestes dois estabelecimentos, desenvolvemos uma análise comparativa cujo principal objetivo foi investigar como o Clima Escolar estaria interferindo na percepção dos alunos e professores acerca da violência em suas escolas e os possíveis impactos do sentimento de insegurança sobre o desempenho destes atores. Entre os componentes do Clima Escolar analisamos a localização; a adequação das instalações físicas; a liderança da escola; as relações entre os alunos e entre estes e os profissionais que atuam aí, buscando compreender como estes agentes percebem e interagem com a violência em meio escolar. Foi de extrema importância confrontar os Índices do Clima Escolar com os indicadores educacionais fornecidos pelos dados do SAEB e do SIMAVE, que nos informam sobre as condições sócio-econômicas dos alunos e a caracterização dos estabelecimentos em relação à sua eficiência no aprendizado, pois isto possibilitou colocar à prova algumas hipóteses encontradas na literatura sobre a violência em meio escolar.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Paulo Roberto da Costa

Gestão compartilhada de recursos hídricos na bacia hidrográfica de Vargem das Flores

A presente pesquisa, que tem como área de estudo a Bacia Hidrográfica de Vargem das Flores buscou identificar a existência de algumas características da gestão compartilhada. A Bacia, que desde o ano de 2006 foi instituída como uma Área de Proteção Ambiental APA pelo Estado integra os municípios de Contagem e Betim e possuí em seu interior um importante reservatório de abastecimento de água para parte da RMBH. A Bacia tem o seu território continuamente modificado em decorrência dos processos de desenvolvimento e urbanização de ambos os municípios, o que tem comprometido a qualidade dos recursos hídricos da região e sua biodiversidade. A elaboração da pesquisa contou com revisões bibliográficas sobre gestão de recursos hídricos e legislações inerentes, unidades de conservação, estudos pré-existentes sobre a Bacia e análises de relatórios e dados provindos do Instituto Estadual de Florestas IEF e Companhia de Saneamento de Minas Gerais COPASA. Por meio de questionários aplicados e entrevistas realizadas junto a alguns representantes dos poderes executivos municipais, estadual, setor privado, sociedade civil e outras organizações foi possível perceber como a gestão compartilhada da Bacia tem sido vista e realizada pelos diferentes agentes e usuários. Constata-se então que para manter a qualidade e quantidade dos recursos hídricos da Bacia, preservar as funções ecossistêmicas da área e promover uma relação equilibrada entre os diferentes usos do solo e das águas existe uma necessidade eminente de se realizar uma gestão efetiva mais participativa e descentralizadora. Vargem das Flores é uma bacia extremante vulnerável e vem sofrendo pressões antrópicas há algumas décadas, dessa forma as visões e atuações dos seus diferentes usuários devem ser sistêmicas e convergirem para tomadas de decisões e ações favoráveis a toda coletividade.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Nilma de Souza Pena

"Eu nem sabia que a bola era redonda!": um estudo sobre o exercício precoce da docência entre alunos de um cursode licenciatura em Educação Física do interior de Minas Gerais/Brasil

Esta tese tem como tema o exercício precoce da docência de alunos que iniciaram o magistério da disciplina Educação Física, logo que ingressaram no curso de licenciatura nesta área. O objetivo da tese foi investigar as relações que os alunos-docentes estabelecem com os conhecimentos do curso, considerando a experiência e as necessidades que o magistério na área lhes oferece e lhes demanda. Ao lado disso, buscou-se também traçar um quadro da situação docurso de Educação Física e da docência na Educação Básica nesta área. Para isso, foi feito um estudo documental e uma pesquisa de campo com seis alunos de um Curso de Licenciatura em Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior localizada numa cidade do interior do Estado de Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, que foram analisadas a partir das contribuições teóricas do trabalho de François Dubet no campo da sociologia daexperiência, e do trabalho de Bernard Chariot sobre as relações com o saber. Concluiu-se que o número de formandos dos cursos de Educação Física é suficiente para cobrir a demanda de professores habilitados nesta área. No entanto, ainda há um grande número de professores não habilitados lecionando esta disciplina, o que evidencia que os concluintes deste curso preferem trabalhar em outras atividades. As análises das entrevistas permitiram concluir que nas relações que os sujeitos estabelecem com os saberes, tanto no interior do curso de licenciatura, como no exercício da docência, predominam, com maiorvisibilidade, a lógica da integração e a lógica da estratégia. Observou-se, ainda, que há uma grande articulação entre essas duas lógicas, enquanto a lógica da subjetivação somente pode ser identificada em poucas situações. As ações dos sujeitos no curso são de caráter utilitário e seu interesse maior é pelos saberes incorporados naquelas atividades que poderão ser usadas em suas aulas na escola. A maior parte destes docentes não apresentou um desempenho acadêmico satisfatório, embora afirmem que o curso tem maior significado para quem já leciona. Observou-se também que os alunos-docentes se submetem às rotinas e às determinações das escolas, mesmo quando essas não são coerentes com as propostas do curso de formação. Pode-se dizer que a experiência docente, se fosse bem explorada durante o curso, se constituiria em elemento importante no processo de formação profissional. No entanto, as necessidades prementes do fazer cotidiano destes sujeitos fazem com que mantenham uma relação superficial e imediatista com os saberes do curso, sem exploração da dimensão epistemológica destes saberes. Também parece haver, por parte dos alunos investigados, na maioria das vezes, mais apropriação dos saberes do curso do que uma real integração, o que demandaria o debate, a crítica e a ressignificação destes saberes. Por fim, acredita-se que, de toda forma, a imersão no campo de trabalho possibilita aos alunos a aprendizagens de diferentes naturezas, que são importantes para o processo de formação profissional.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Janaina Garcia Sanches

[Sub]vidas secas nos retratos dos agricultores do Projeto Bebedouro no seminário de Petrolina (PE)

O objetivo deste trabalho foi desvelar as formas de gestão desenvolvidas pelos agricultores no Projeto de Irrigação Bebedouro, o pioneiro no Vale do São Francisco. Para tanto, foi feita uma pesquisa etnográfica combinada com os métodos de história oral. Com o desenvolvimento da pesquisa, observou-se que, para compreender a situação do Projeto Bebedouro e, consequentemente, as táticas de sobrevivência empreendidas pelos agricultores, denominados colonos, era preciso explorar conceitos mais amplos como a configuração fundiária e a indústria da seca no local. Com isso, foi possível observar que as formas de gestão adotadas pelos colonos são um reflexo das condições fundiárias às quais estão submetidos e, ainda, pela não superação da indústria da seca e seus desdobramentos como o coronelismo e o voto de cabresto. O Projeto foi inaugurado em 1968 e, contava com 16 lotes. Os 16 colonos que assumiram estes lotes, são aqui denominados pioneiros e foi a partir das histórias de vida deles que este trabalho foi construído. Na inauguração, foi implantada, de maneira impositiva, uma cooperativa para auxiliar os colonos nos processos de produção e comercialização e os colonos/associados a faliram e contraíram altas dívidas. O intuito de órgãos governamentais como a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) era implementar na região um complexo agroindustrial, o que trouxe uma característica cíclica para o Projeto Bebedouro, ou seja, de tempos em tempos, os colonos cultivam determinados produtos. Diante disso, grandes empresas foram atraídas para a região e os colonos foram incentivados a plantar tomates. O complexo agroindustrial em torno do tomate não deu certo, então, os colonos investiram na fruticultura. Esta já dava ares de que estava em fins de ciclo, assim começou a produção de sementes básicas comercializados por meio de contratos firmados com a Embrapa Produtos e Mercados. Este era o ciclo que começava no Projeto Bebedouro durante a realização desta pesquisa. Assim, para [sub]viver no Projeto Bebedouro, os colonos adotaram táticas como a produção de alimentos para consumo familiar em meio à produção de frutas e sementes básicas que são vendidos para o atravessador ou mediante os referidos contratos, respectivamente. Diante destas práticas, pode-se afirmar que a gestão ordinária é uma forma de organização adotada pelos colonos do Projeto Bebedouro como uma tática de sobrevivência e resistência em meio à cotidianidade que os oprime.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Nathália de Fátima Joaquim

A expansão de queries sobre terminologias biomédicas: uma comparação de artefatos de representação do conhecimento para Recuperação de Informações

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2022-12-06T15:42:04Z

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Eduardo Ribeiro Felipe

Consumo e ambiente ruminal de vacas Holandês-Zebu em lactação sob pastejo de Brachiaria spp suplementadas com diferentes quantidades de concentrado

Foram objetivos deste experimento estimar o consumo de matéria seca de vacas leiteiras mestiças em pastejo de gramínea tropical e observar e analisar o efeito da quantidade crescente de alimentosconcentrado sobre o consumo e os parâmetros retículo-ruminais (pH, concentração de nitrogênio amoniacal e ácidos graxos voláteis). Foram utilizadas 48 vacas em lactação divididas em dois ensaios de 24 vacas cada. As 24 primeiras vacas pastejavam os piquetes experimentais (Brachiaria sp.) em primeiro lugar, fazendo o grupo experimental de desponta, e foram divididas em três tratamentos, com 8 vacas cada, suplementadas com 4, 6 ou 8 Kg de alimento concentrado/vaca/dia na matéria natural (MN), no momento da ordenha, duas vezes ao dia. As 24 vacas remanescentes também pastejaram os mesmos piquetes, mas após a passagem do grupo inicial de vacas da desponta, perfazendo o grupo experimental de repasse, sendo suplementadas com 1, 2 e 4 Kg de alimento concentrado/vaca/dia na MN. A estimativa do consumo foi avaliada segundo técnica dos indicadores de digestibilidade e estimativa da produção fecal. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, sendo oito blocos com três vacas em cada um, cada vaca sendo alimentada com um dos três tratamentos. Um terceiro grupo de vacas canulada no rúmen foi utilizado, sendo trabalhadas de forma idêntica ao grupo experimental de desponta. Nestas vacas foi extraído líquido ruminal diretamente através da cânula nos seguintes tempos referente à primeira oferta de alimento concentrado: 0, 1, 3, 5, 7, 9, 10, 12, 14, 17 e 24 horas. O líquido removido foi utilizado para leitura de pH e determinação da concentração de nitrogênio amoniacal (mg/dL), ácidos graxos voláteis totais (mM) e relação acetato:propionato. O experimento seguiu um delineamento em quadrado latino 3 x 3, em esquema de parcela subdividida. O consumo de fibra detergente neutro do pasto pelas vacas experimentais aumentou com a quantidade de suplemento fornecido, sendo 1,05, 1,03 e 1,17 %/peso vivo para o grupo da desponta suplementado com 4, 6 e 8 Kg/vaca/dia, respectivamente e de 1,19, 1,16 e 1,49%/peso vivo para o grupo de repasse suplementado com 1, 2 e 4 Kg/vaca/dia, respectivamente. Em ambos os grupos, o tratamento com a maior quantidade de suplemento diferiu dos demais tratamentos (P<0,05). O aumento na quantidade da suplementação concentrada também aumentou o consumo total de matéria seca do alimento volumoso, sendo 1,81, 1,79 e 2,03%/peso vivo para 4, 6 e 8 Kgconcentrado/vaca/dia e 1,97, 1,92 e 2,46%/peso vivo para 1, 2 e 4 Kg concentrado/vaca/dia para os grupos de desponta e de repasse, respectivamente. Novamente, os tratamentos com maior quantidade deconcentrado (4 Kg/dia para repasse e 8 Kg/dia para desponta) foram diferentes (P<0,05) dos demais tratamentos. O aumento da quantidade de alimento concentrado ofertado para vacas em pastejo de gramínea durante a desponta reduziu o pH (6,67, 6,59 e 6,43, P<0,05) e aumentou a concentração de nitrogênio amoniacal (11,09, 12,27 e 15,04 mg/dL, P<0,05) no líquido ruminal para as vacas canuladas no rúmen e alimentadas com 4, 6 e 8 Kg concentrado/vaca/dia, respectivamente. Não houve efeito do suplemento concentrado (P>0,05) na concentração total de ácidos graxos voláteis (mM) e na relação molar cetato:propionato. Concluiu-se que a oferta em quantidades crescentes de alimento concentrado para vacas lactantes em regime de pastejo criou um ambiente retículo-ruminal satisfatório para que o animal respondesse à suplementação aumentando o consumo voluntário de matéria seca e de fibra detergente neutro do alimento volumoso pastejado em relação ao peso vivo

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Breno Mourao de Souza

Representações e desdobramentos da caridade da Igreja Universal do Reino de Deus

As obras sociais realizadas pela Igreja Universal do Reino de Deus contrariam as comuns expectativas de que seu evangelismo de massa diminuiria consideravelmente o exercício da caridade ou o tornaria eminentemente proselitista. Diferentes modos de ajudar o próximo se desenvolvem na IURD como fruto da fé arrojada desses fiéis. Modelos temporários perfazem uma espécie de repertório próprio de ação social, em que predominam figuras políticas encabeçando ações de assistência. A caridade da Igreja Universal em Minas Gerais, contudo, se caracteriza por um assistencialismo restrito aos fiéis da própria instituição, que oferece cursos de inglês, alfabetização, informática e cabelereiro, além de encaminhamento social, suporte jurídico e de saúde. Sua peculiaridade consiste em prestar auxílios exigindo dos necessitados um atestado de probidade para ingresso e permanência nas situações de ajuda. Outro distintivo dessa assistência é que ela estende a linguagem e a dinâmica da guerra ao âmbito da caridade, arquitetando um mecanismo de competição entre obreiros, voluntários e evangelistas que, imersos no cenário das lutas espirituais e em busca de reconhecimento, espaço e status, lutam com Deus e uns com os outros, a fim de garantirem prestígio e transitarem na rígida estrutura hierárquica da Igreja. Tais práticas caridosas conciliam a pobreza com as concepções da Teologia da Prosperidade, reforçando a fé num Deus restituidor de bens que não pode abstrair-se e deixar de abençoar seus filhos quando estes a ele doam aquilo que possuem.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Nina Gabriela Moreira Braga Rosas