Repositório RCAAP

A formação nominal em português: um estudo sintático-semântico de bases enunciativas

Esta pesquisa discute a semântica dos nomes, de acordo com as noções de acontecimento e encapsulamento, perpassadas pelas instâncias da memória e da atualidade. Propõe o conceito de formação nominal (FN) como categoria enunciativa e discute, também, os fundamentos da determinação nominal, assumindo a perspectiva de que os enunciados produzem demandas de especificação ao retirarem os nomes de um estado virtual de generalidade. É repensada, dessa forma, a visão tradicional segundo a qual os nomes exigem termos que lhes completem o sentido, de modo a serem questionadas as controversas ideias de déficit e superávit norteadoras da descrição gramatical. De forma mais específica, são discutidos os critérios que diferenciam complementos nominais de adjuntos adnominais; os primeiros passam a ser definidos como categorias reencapsuladoras da discursividade do nome, ao passo que os segundos se definem por terem uma função enunciativa de regulação da unidade referencial do nome. Por fim, concebe-se que a determinação nominal ocorre não só no nível do sintagma, mas também no nível de todo o enunciado.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Igor Caixeta Trindade Guimaraes

Processo de decisão e gestão escolar

Movida pelo princípio da inquietação de gerenciar com coerência e de forma acertada, foi o que me levou a optar pelo tema Gestão Escolar e o Processo de Tomada de Decisão, por ser um tema desafiador dentro da nossa perspectiva profissional, pois, entendemos que tomar decisão dentro do processo de gestão é algo que faz parte do cotidiano de todo gestor e existe a necessidade de estarmos capacitados para tomarmos as mais corretas e coerentes decisões.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Maria de Lourdes Claudino Pedrosa

Realidade, necessidade e possibilidade dos materiais didáticos de português como segunda língua para surdos: visão crítica e multimodal

Esta tese tem como tema principal os Materiais Didáticos (MD) voltados ao ensino de Português como Segunda Língua (PL2) para alunos surdos, a partir de uma visão crítico-multimodal. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é investigar, a partir dos princípios da Multimodalidade (KRESS, 1993; 1997; 2003; 2010; 2015; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]; 2011; 2002;) e da ACD (FAIRCLOUGH, 2001a; 2001b; 2003; 2012), quais são as especificidades linguísticas, visuais e culturais que os MD de PL2 para surdos devem ter, a fim de estarem adequados ao seu público-alvo e servirem de apoio ao seu processo de ensino/aprendizagem de L2. Para tanto, entre os objetivos específicos estavam o planejamento, a criação, a implementação e a avaliação de uma unidade didática digital, com foco na produção escrita do gênero textual currículo. O método utilizado foi o estudo de caso, juntamente com a pesquisa de campo, sob uma perspectiva qualitativa. As principais etapas envolvidas neste estudo foram: (1) análise multimodal de dois MD de PL2 para surdos, utilizando os critérios de: caminho de leitura, cor, tipografia, tipos de imagem e ressemiotização; (2) aplicação de um questionário on-line a professores de português para surdos, verificando quais as dificuldades encontradas por eles em seu contexto de trabalho, as especificidades de seus alunos e os materiais por eles utilizados; (3) análise crítica das respostas dos professores ao questionário on-line; (4) criação e implementação de uma unidade didática digital, a partir dos resultados obtidos nas análises dos MD e das respostas dos professores; (5) análise crítica das respostas dos participantes surdos ao questionário de avaliação da unidade didática; e (6) recomendações para a produção de MD de PL2 para surdos. Para a produção da unidade didática digital, também foram seguidos os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (BRASIL, 2017), os quatro processos de conhecimento na perspectiva de Cope e Kalantzis (2015) e o modelo cíclico de escrita de Dias (2020). Após as análises realizadas, percebemos, dentre outras questões, que a exploração de variados modos e recursos semióticos, nos MD de PL2 para surdos, pode proporcionar uma aprendizagem mais visual e dinâmica para esse público de alunos. Ademais, ao criar um material didático para alunos surdos, é importante levar em consideração o contexto sociocultural do estudante, bem como seu nível de conhecimento de Libras e de português, para que o processo de ensino/aprendizagem de L2 ocorra de maneira mais efetiva e dentro da realidade do aprendiz. Portanto, como o título da pesquisa indica, buscamos apresentar, analisar e discutir a realidade dos MD de PL2 para alunos surdos, procurando entender as necessidades que esses estudantes têm em relação ao processo de ensino/aprendizagem do português e propondo algumas recomendações possíveis, além de uma unidade didática digital, sob o viés crítico-multimodal, tendo em vista as especificidades educacionais desses estudantes. A partir deste trabalho, esperamos contribuir para a área do ensino de PL2 para surdos e incentivar a criação de MD sob um viés crítico-multimodal para esses alunos, servindo como norte para a produção de materiais que estejam de acordo com suas necessidades, tanto para professores quanto para autores que tenham interesse em criar e publicar MD voltados a esse contexto de ensino, que ainda são bastante escassos no mercado editorial.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Eva dos Reis Araújo Barbosa

O adolescente no mundo e o mundo no adolescente: visões de mundo de adolescentes de uma área periférica e de uma área de elite em Belo Horizonte

A presente pesquisa de mestrado teve como objeto a identificação e a caracterização das visões de mundo de adolescentes de origens sociais diferentes investigando as relações entre o universo sócio-cultural e as representações sociais de mundo. O universo de investigação da pesquisa foi constituído por duas turmas de alunos pertencentes à faixa etária de 13 a 15 anos de duas escolas de Belo Horizonte: uma pública e uma particular. A primeira situada em um bairro popular com predominância de famílias de baixo poder aquisitivo, localizada em um bairro notabilizado na imprensa pela violência e pelo tráfico de drogas, e a segunda em um bairro de elite, localizada em área nobre da capital mineira. Para identificar as visões de mundo dos adolescentes, a pesquisa teve como instrumentos de coleta de dados um questionário, uma atividade de associação livre, para identificar as representações sociais de mundo, e uma entrevista para verticalização. Para caracterizar as visões de mundo dos adolescentes foram identificadas as relações existentes entre as representações sociais de mundo com a escola, o ensino da Geografia, a família e as diversas fontes de informações (televisão, rádio, jornais, revistas e Internet). Na pesquisa, foram identificadas e caracterizadas diferentes visões de mundo influenciadas pelos contextos sociais onde eles estão inseridos. Percebeu-se que, na construção da visão de mundo dos adolescentes, diversos fatores se interligam de uma forma complexa. Destacam-se as diferenças dos capitais culturais e sociais dos dois grupos de adolescentes, decorrentes do poder aquisitivo dos seus familiares, que possibilitam, ou não, o acesso a escolas melhores, a viagens, a leituras de livros, revistas e jornais, e a convivência com pessoas do mesmo nível social e econômico. Quanto ao ensino de Geografia, a pesquisa identificou que os conhecimentos adquiridos são confundidos com os da História, mas percebe-se que, no conjunto, a Geografia explica coisas presentes no mundo e isto facilita, quando trabalhado na escola, a compreensão dos fatos e das informações geográficas veiculados pela mídia.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Fernando de Oliveira Mendonca

Consequences of adversity on the development of attachment-related neuro transmitter systems: integrative review and analysis of Brazilian federal policies for early childhood

Decades of research have shown that abuse and neglect in early childhood increase the probability of unhealthy and psychopathological outcomes in adulthood. However, mechanisms concerning mediator and moderator variables are not completely clear. Drawing from Bow|bys Attachment Theory and evolutionary-developmental models, this work aims to uncover the effects of gene-environment interactions in neurotransmitter systems related to attachment styles. It is hypothesized that early adversity affects the development of decision making, emotion regulation and social bonding behaviors in a lifelong perspective, due to phylogenetically and evolutionary causes. Using the integrative review method, literature on gene-environment interplay and attachment behavior is analysed, particularly experiments on genetic polymorphisms linked to dopamine, serotonin, oxytocin/vasopressin and opioid neurotransmitter systems. Results of experiments so far conducted are not straightforward, due mainly to design limitations and to the multilevel complexity between genetic polymorphisms and social behavior. However, research does provide good evidence on the importance and efficacy of early intervention. In an evidence- based policy perspective, it is claimed that Brazilian federal policies toward children have significantly advanced since 1988, but there is still much to be done. Neuroscientific, genetic and epigenetic studies may help to explain why changing earlyenvironments is so important and what are the most effective ways to do it, considering the existing political and institutional constraints and the dynamic reality of policy networks.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Ricardo de Lins e Horta

Uso de redes neurais recorrentes para previsão de séries temporais financeiras

Prever variações de preço em bolsas de valores é um grande desafio devido ao fato que este é um ambiente imensamente complexo, caótico e dinâmico. Existem diversos estudos de variadas áreas buscando encarar tal desafio, e abordagens baseadas em Aprendizado de Máquina são o foco de muitos deles. Existem vários exemplos em que algoritmos de Aprendizado de Máquina foram capazes de alcançar resultados satisfatórios quando realizando tal tipo de previsão. Este trabalho estuda a aplicação de redes Long Short-Term Memory nesse problema, de previsão de tendências de preços de ações e com base no histórico de preços juntamente com indicadores de análise técnica.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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David Michel Quirino Nelson

Osteopatia hipertrófica em cão: revisão de literatura e relato de caso

A osteopatia hipertrófica é uma síndrome, na qual ocorre proliferação de tecidos sobre os ossos com subsequente aparência radiográfica de neoformação óssea periosteal, associada a doença visceral, normalmente torácica. Ocorre principalmente devido a uma alteração crônica, geralmente intrapulmonar, inflamatória ou tumoral e se apresenta como um inchaço bilateral simétrico de tecidos moles acompanhado de nova formação periosteal difusa. Neste trabalho é relatado um caso de Osteopatia Hipertrófica em um cão da raça Dobermann, macho, de 7 anos de idade, atendido no Hospital Veterinário da UFMG. A sintomatologia clínica, associada aos achados radiológicos e histopatológicos permitiram o diagnóstico da osteopatia hipertrófica associada à neoplasia esofágica

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Carolina Nunes Pimenta

Proposta de zoneamento geoambiental para o município de Governador Valadares MG

O presente trabalho tem como foco a proposta de um zoneamento geoambiental para o município de Governador Valadares MG, a partir do processamento e classificação da imagem de satélite landsat 5 tm. No processo de classificação, foram consideradas apenas cinco classes de uso e ocupação do solo, que representam bem a realidade do município, sendo elas pastagem, área urbana, vegetação natural, reflorestamento e água. A ferramenta de modelagem hidrológica acrescida ao ArcGis foi importante na geração das bacias hidrográficas a partir de um MDT disponibilizado pelo INPE. O cálculo do NDVI mostrou a densidade dos fragmentos florestais remanescentes na área do município, e ainda eliminou possíveis dúvidas do processo de classificação. O INRF relacionou as áreas de usos antrópicos com as áreas preservadas e mostrou o quão desordenado e sem controle fora a ocupação da área de estudo. O cálculo do ICR, índice que relaciona as áreas de maior rugosidade do relevo, foi realizado a fim de servir como base de argumentação complementar dos dados gerados anteriormente. Frente aos dados levantados, e a realidade apresentada pelos mesmos, seguiram muitas argumentações e propostas com a finalidade de estruturar um zoneamento ambiental, identificando áreas de recuperação e conservação prioritária e também áreas com potencial exploratório com o devido manejo.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Flávio Augusto Aquino

O paradigma emergente e a abordagem do ensino com pesquisa uma proposta de resignificação para o ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil: uma proposta de resignificação para o ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil

Apóia-se nos fundamentos do paradigma emergente para repensar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores dos cursos de biblioteconomia e ciência da informação, procurando gerar bases para a construção de uma nova didática no ensino da área, centrada no ensino com pesquisa. Acredita que a proposição da pesquisa como instrumento de ensino e conteúdo de aprendizagem, poderá mostrar que existe uma outra forma de conceber o conhecimento: não como algo estático e linear, mas sim entrelaçado nas diferentes abordagens do conhecimento, isto é, ao mesmo tempo processo e produto. Poderá, também, colocar em discussão a ação docente de cada professor envolvido no processo educativo/formativo do profissional da informação, no âmbito do ensino de graduação, permitindo vislumbrar novos caminhos para a formação profissional na área. Dessa forma, em um primeiro momento, oferece subsídios para que os docentes possam refletir sobre os paradigmas da ciência e a influência destes nas abordagens pedagógicas que norteiam o processo de ensino-aprendizagem da área. Em seguida, mostra as idéias gerais que norteiam a ciência durante um longo tempo e descreve, brevemente, a história da ciência moderna e as conseqüências desse triunfo no campo da educação. Logo após, analisa a profunda influência do pensamento cartesiano-newtoniano sobre a educação, enfatizando as limitações da visão de mundo cartesiana e do sistema de valores em que se assenta. Segue-se a essa critica, um exame detalhado da emergência de um novo modo de pensar o mundo e os impactos que podem produzir na educação. A seguir, procura situar as áreas de biblioteconomia e ciência da informação nesse contexto de transição, reconhecendo suas relações interdisciplinares e as conseqüentes influências dessa constituição interdisciplinar no processo de formação profissional no Brasil. Também, por conta das mudanças, tanto teóricas, quanto práticas, que se avizinham no espaço da formação profissional, aponta a necessidade de maior diálogo com o campo da educação. Em seguida, tendo em vista o advento da mudança de paradigma na ciência que enseja novas abordagens na educação, propõe, para as áreas de biblioteconomia e ciência da informação uma prática pedagógica alicerçada com as mudanças paradigmáticas da ciência, destacando a abordagem do ensino com pesquisa. Após, explicita os procedimentos metodológicos aplicados para viabilizar o desenvolvimento da pesquisa nos diferentes momentos do seu processo. Posteriormente, tendo como pressuposto que é com o balizamento do professor que a aprendizagem do aluno se efetiva, verifica, por meio de entrevistas, como o professor-pesquisador que atua no campo da biblioteconomia e da ciência da informação desenvolve sua prática pedagógica com o intuito de compreender a lógica que preside suas ações/atitudes enquanto professores-pesquisadores, visando construir uma proposta de formação diferenciada para a área, baseada no ensino com pesquisa. Finalmente, apresenta as reflexões finais e os passos que futuramente pretende percorrer nesta temática.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Mara Eliane Fonseca Rodrigues

É possível uma educação para a paz?: a psicologia nas discussões sobre uma pedagogia pacificadoraentre 1927 e 1934 na Europa

Esta pesquisa investiga a psicologia proposta para promover e apoiar ideais pacifistas e internacionalistas divulgados pela Sociedade das Nações (SDN), órgão criado a partir da assinatura do Tratado de Versalhes com a finalidade de pensar uma nova política de relações internacionais após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Uma das estratégias da SDN, com sede em Genebra, era a divulgação de um pensamento pacifista e internacionalista entre as crianças e os jovens inseridos no contexto escolar. A SDN contava com a participação do Instituto Jean-Jacques Rousseau (IJJR) e do Bureau Internacional de Educação (BIE), também sediados em Genebra, para a execução daquela tarefa. Esses dois órgãos se destacavam no cenário internacional pelo acelerado desenvolvimento das ciências da educação, produzindo e disseminando teorias que pudessem contribuir de alguma maneira para a renovação das práticas de ensino dentro das escolas. Em busca das teorias psicológicas que foram oferecidas por aquelas instituições para promover e apoiar a divulgação dessas ideias, analisamos dois eventos internacionais promovidos pelo BIE, em parceria com o IJJR, que tratavam do tema da paz pela educação e pela escola. São eles: a conferência internacional A paz pela Escola, realizada em 1927, na cidade de Praga, e os cursos para profissionais do ensino que tomavam por questão como tornar conhecida a Sociedade das Nações e desenvolver o espírito de cooperação internacional, realizados em sessões anuais em 1928, 1930, 1931 e 1932 em Genebra. Foram investigados os documentos que registram as discussões realizadas ao longo desses eventos e identificadas e analisadas as teorias psicológicas evocadas para apoiar a divulgação de um pensamento pacifista e internacionalista. Encontramos teorias psicológicas elaboradas por Pierre Bovet, Édouard Claparède, Marie Butts e Jean Piaget. Destacamos, em nossa pesquisa, o trabalho de Jean Piaget por se tratar de um teórico que é referência na psicologia da educação até os dias de hoje, além de uma maior disponibilidade de textos sobre o tema. Como referencial metodológico utilizamos uma abordagem analítico-descritiva derivada daquela proposta por Pongratz (1998); utilizamos também Pickren (2012), que enfatiza a importância do contexto local na produção das teorias científicas, e Burke (2012), que propõe a focalização do olhar do pesquisador sobre os protagonistas que produzem as teorias científicas e suas formas de divulgação, bem como sobre as instituições geradoras de conhecimento. Verificamos que as teorias psicológicas identificadas se inserem dentro de uma perspectiva psicogenética e se preocupavam em investigar se seria possível uma educação dos instintos. Para os intelectuais genebrinos, seria viável desenvolver nas crianças uma maneira de operar racionalmente sobre a realidade com base em valores como o respeito às diferenças, a solidariedade, a tolerância, a igualdade de direitos, dentre outros. No entanto, eles afirmaram que, com o acirramento dos nacionalismos e o advento da Segunda Guerra Mundial, tal projeto não pôde ser levado a cabo.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Clarice Moukachar Batista Loureiro

Fatores associados à tentativa de suicídio entre usuários de antipsicóticos atípicos atendidos em uma farmácia do componente especializado da assistência farmacêutica em Minas Gerais.

A saúde mental de um indivíduo é essencial para a sua vida plena. Transtornos mentais podem comprometer negativamente suas capacidades e escolhas. Os transtornos mentais são doenças, geralmente crônicas, com alta prevalência em todo o mundo, contribuindo para a morbidade, incapacidade e mortalidade precoces. Dentre os transtornos mentais, os transtornos psicóticos se caracterizam por delírios, alucinações, pensamento desorganizado, comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal e sintomas negativos. Para o tratamento inicial da esquizofrenia e de outros transtornos psicóticos todos os antipsicóticos podem ser utilizados sem ordem de preferência. Os antipsicóticos considerados atípicos têm a capacidade de promover a ação antipsicótica em doses que não produzam, de modo significativo, sintomas extrapiramidais. Transtornos mentais, distúrbios neurológicos e tentativas de suicídio anteriores são considerados os principais fatores de risco para o suicídio. A tentativa de suicídio é considerada um fenômeno complexo e multicausal, possui como determinantes os fatores sociais, econômicos, culturais, biológicos e a história de vida pessoal. Os fatores pensados para proteger contra o suicídio incluem estratégias positivas de enfrentamento, habilidades eficazes de resolução de problemas e satisfação geral com a vida. O objetivo deste trabalho é avaliar a prevalência da tentativa de suicídio entre usuários de antipsicóticos atípicos fornecidos pelo SUS em Belo Horizonte, Minas Gerais e identificar seus fatores associados à sua ocorrência. Trata-se de um estudo transversal realizado a partir de uma entrevista face a face, com pacientes acima de 18 anos que estavam em uso de antipsicóticos atípicos (clozapina, risperidona, olanzapina, quetiapina ou ziprasidona). Dados sociodemográficos, comportamentais e clínicos foram coletados, além da variável dependente tentativa de suicídio. As associações entre as variáveis independentes e a variável dependente foram analisadas ajustando um modelo de regressão logística. Entre os 439 indivíduos incluídos na análise, a prevalência da tentativa de suicídio foi de 33,94%. Detectou-se associação estatisticamente significativa entre tentativa de suicídio e cor da pele parda/preta, uso de álcool e/ou cigarro, incapacidade de realizar atividades habituais, ansiedade e/ou depressão moderadas/extremas e ter passado por pelo menos uma internação por motivos psiquiátricos. Os resultados demonstraram que características comportamentais, sociais e a presença de outras doenças estão associados à tentativa de suicídio por indivíduos com transtornos mentais graves. Dessa forma, para definir a gravidade ou risco de um quadro de saúde mental, além de seus sinais e sintomas, faz-se necessário considerar a presença de outros fatores considerados agravantes ou protetores. Deve-se considerar durante o tratamento e acompanhamento desses indivíduos, além da doença diagnosticada, os determinantes sociais e comportamentais que influenciam no desfecho da assistência ofertada.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Luara Lopes Maia

A correspondência entre o Aedes aegypti, adoecimento e internações pela dengue conforme os atributos espaciais do ambiente urbano

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Diego de Sousa Ribeiro Fonseca

Transformações socioespaciais na cidade-região em formação: a economia geopolítica do novo arranjo espacial metropolitano

Este estudo tem como objetivo abordar a configuração da cidade-região atualmente em curso no Brasil, e os processos socioespaciais diversos que a compõem. Entendemos a cidade-região como a metrópole somada de sua hinterlânida imediata, incluindo uma série de centralidades de pequeno e médio porte no alcance dos processos de metropolização. Privilegia-se uma perspectiva teórica acerca do tema, partindo de uma proposta da morfologia da cidade-região, passando por uma contextualização histórica do objeto de estudo visando esclarecer sua relação com os processos econômico-espaciais contemporâneos (sobretudo no que diz respeito à restruturação produtiva), e chegando ao ponto de vista lefebvriano acerca da produção do espaço. Tendo em vista a intensificação da integração da metrópole com as centralidades vizinhas, e a tendência à localização das unidades industriais pós-fordistas nestas cidades, propomos a cidade-região como uma escala apropriada para o regime de acumulação flexível (da mesma forma que a metrópole foi o espaço produzido pelo regime de acumulação fordista). Deste modo, não se trata simplesmente da metrópole estendida, mas de outro ente geográfico, cujos processos de formação são distintos daqueles ligados ao histórico de formação da metrópole. A produção do espaço no entorno metropolitano se dá a partir do processo de urbanização extensiva, que se situa num embate entre o espaço social e o espaço abstrato, alterando a lógica de reprodução dos lugares a partir da extensão das condições gerais de produção, que fornecem as bases para um aprofundamento do processo de acumulação nestas localidades. Outro fator importante é a saturação das áreas industriais constituídas (a partir da industrialização fordista) no bojo do processo de metropolização, somada à involução metropolitana, que são processos socioespaciais que alteram os núcleos metropolitanos, expulsando determinados elementos para as regiões vizinhas. Além da restruturação das economias locais nas cidades dos entornos metropolitanos, a cidade-região envolve a difusão do urbano enquanto substantivo, de um tecido urbano que não se traduz em cidade, cuja expressão mais significativa, em crescimento nos arredores das grandes metrópoles brasileiras, são os parcelamentos residenciais cercados, criando espaços compartimentados, de valor de uso privatizado e contribuindo para a segregação socioespacial na própria metrópole. A formação da cidade-região traz novos embates para o lugar, carregando diversos problemas e conflitos anteriormente restritos ao tecido metropolitano adensado, ao mesmo tempo em que potencializa mobilizações e organizações autônomas em busca de um aprofundamento da democracia. Neste sentido, o direito à cidade, entendido como uma luta do espaço social pela cidade enquanto valor de uso democraticamente aberto à apropriação, permanece no centro desta luta pelo lugar. O planejamento e o desenvolvimento local resultantes deste quadro no lugar inserido no âmbito da cidade-região situam-se entre dois pólos: o aprofundamento da democracia e o planejamento estratégico (que tem como uma de suas ferramentas principais o marketing da cidade), tendência que vem dominando o planejamento urbano atual.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Felipe Nunes Coelho Magalhaes

Dinâmica demográfica e internações hospitalares: uma visão prospectiva para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, 2007 a 2050

O objetivo desta tese é analisar o efeito puro do envelhecimento populacional e em conjunto com mudanças nas taxas de internação e nas características da oferta de serviços de saúde sobre o volume de internações hospitalares públicas no estado de Minas Gerais, em 2020 e 2050. Para a projeção da taxas de internação foram utilizadas três abordagens metodológicas: 1) método das taxas de utilização constantes, que procura captar o efeito isolado das mudanças nas características demográficas - tamanho e estrutura etária -; 2) método de séries temporais, que considera a tendência observada nas taxas de internação entre 1996 e 2007. A tendência das taxas foi abordada pelo método determinístico e estocástico. O método determinístico considera que as taxas de internação em 2020 seguirão o ritmo observado pela variação média anual entre 1996 e 2007. O método estocástico quantifica a incerteza associada à projeção por meio da adaptação do método de Lee & Carter (1992) à projeção das taxas de internação; 3) método de regressão com dados em painel, que leva em consideração a heterogeneidade existente entre as 75 microrregiões de saúde de Minas Gerais, entre 1998 e 2007, em relação à taxa de internação, características demográficas, socioeconômicas e da oferta de serviços de saúde. Os resultados mostraram que o efeito demográfico puro tem um impacto considerável sobre o volume de internações, mas quando a tendência das taxas é incorporada à análise, o efeito da redução da taxa de internação compensa significativamente o efeito demográfico. A análise pelo método de regressão mostrou que as variáveis que têm maior associação com a taxa de internação correspondem ao número de leitos per capita e o PIB per capita. Em termos da necessidade de leitos hospitalares da rede pública em Minas Gerais, o método de projeção com taxas fixas apresentou uma necessidade de leitos em 2020 superior em 50% o número de leitos observado em 2007. Para os demais métodos, que incorporaram o comportamento histórico das taxas, há uma redução da necessidade de leitos, indicando que a oferta existente em 2007 é capaz de suprir a demanda por leitos em 2020. Este trabalho tem duas contribuições principais. A primeira delas é apresentar evidências dos efeitos do envelhecimento populacional no contexto brasileiro, escasso em estudos dessa natureza. A outra contribuição é metodológica, na medida em que foram adotados diferentes métodos para projeção das internações, com discussão sobre a aplicabilidade de cada um deles para diferentes contextos de dados.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Cristina Guimaraes Rodrigues

Implantação de um instrumento de identificação do perfil dos docentes das ETSUS da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, na forma de Pesquisa-ação. O trabalho trata de um projeto de intervenção que propõe a implantação de um instrumento criado para traçar o perfil dos docentes que atuam nas ETSUS do município de São Paulo, vinculadas a Secretaria Municipal de Saúde. Faz um breve histórico das ETSUS desde sua criação até os dias atuais, enaltece a participação do docente no processo ensinoaprendizagem e o descreve como protagonista para o fortalecimento do SUS. O roteiro para a realização desta pesquisa foi composto por algumas etapas apresentadas por Thiollent (2005)15, observando os diferentes momentos que propõe para o desenvolvimento de uma pesquisa-ação. O instrumento foi elaborado na forma de um questionário composto por perguntas fechadas e outras abertas, que objetiva caracterizar os docentes desta instituição.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Ana Cristina Cerruti

Avaliação do impacto da regulamentação da comissão de valores mobiliários e da U.S. Securities and Exchange Commission sobre o desempenho de papéis de empresas brasileiras

Este trabalho testa os impactos causados pela regulamentação financeira sobre as ações de empresas brasileiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3) e na New York Stock Exchange (NYSE) entre 2005 e 2017. Buscou-se combinar e desenvolver modelos para identificar os efeitos criados pela atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) sobre o retorno e o risco de papéis brasileiros. Estes indicadores de desempenho de mercado são relevantes porque afetam a decisão de alocação de recursos dos investidores e a credibilidade da economia dos países. Foram construídos quatro grupos de informações: (a) um primeiro compreendido pelos American Depositary Receipts (ADR) de companhias brasileiras negociados na NYSE; (b) um segundo compreendido pelos papéis negociados na B3 que possuem contraparte em ADRs (negociadas na NYSE); (c) um terceiro grupo com as empresas da B3 que pertencem ao Ibovespa, mas que não possuem participação em mercados estrangeiros; e, por fim, (d) um quarto grupo formado pelos índices de mercado Ibovespa e S&P 500. Buscou-se, assim, identificar, de forma comparativa, em que medida há um efeito regulatório positivo, causado pela criação de uma estrutura institucional que permite uma operação eficiente dos regulados, com normatizações que reduzem o risco de negócio, atraem capital e criam valor. A contrapartida destes impactos seriam choques negativos, promovidos pela imposição de maiores custos de transação e pelo estabelecimento de uma conjuntura burocrática incapaz de produzir uma redução dos riscos nos mercados em que são negociados valores mobiliários, desestimulando investimentos e enfraquecendo o resultado das empresas. As correlações com retorno e volatilidade foram testadas através de Testes de Causalidade de Granger e regressões estimadas via Mínimos Quadrados Ordinários. Encontraram-se evidências de que medidas regulamentares impactam de forma perceptível sobre o retorno e risco do mercado, com convergência entre resultados para a análise dentro da B3 e da NYSE. A criação de novas normas pela SEC e pela CVM promove efeitos negativos sobre os índices que medem os desempenhos bursáteis. Tais movimentos são contrapostos por evidências de que há impactos positivos provocados por outras atividades da regulamentação, como, possivelmente, o combate a crimes contra o mercado financeiro. Identificou-se que empresas que utilizam ADR para atingir mercados internacionais possuem retornos médios menores

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

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Felipe Aprigio dos Santos T. Ribeiro

Avaliação do efeito enteroprotetor do extrato de Fridericia chica (Bonpl.) L.G.Lohmann na mucosite induzida pela associação de 5-Fluorouracil e Irinotecano

Mucosite é a inflamação da mucosa do trato gastrointestinal originada como um efeito adverso do tratamento quimioterápico, podendo afetar de 40-100% dos pacientes sob tratamento de câncer. Essa condição leva a lesões dolorosas, restrição alimentar, pausas ou até mesmo suspenção do tratamento, impactando diretamente no controle tumoral e na qualidade de vida do paciente. Atualmente não existem tratamentos profiláticos ou curativos em uso na prática clínica, o que torna extremamente relevante o desenvolvimento de modelos animais para estudo da mucosite. Na medicina tradicional, é relatado o uso da espécie Fridericia chica (Bonpl.) L.G.Lohmann, que já possui comprovada atividade anti-inflamatória in vitro e in vivo, para o tratamento de cólicas intestinais e diarreia sanguinolenta, sintomas também da mucosite. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi investigar os possíveis efeitos benéficos do extrato hidroetanólico das folhas de F. chica, no epitélio intestinal de animais com mucosite, induzida pela associação dos quimioterápicos 5-fluorouracil (5-FU) e irinotecano. O modelo de mucosite foi desenvolvido em camundongos BALB/c machos, 8 semanas, que receberam 34 mg/kg de 5-FU e 41 mg/kg de irinotecano por via intraperitoneal, durante os quatro primeiros dias do protocolo experimental. Adicionalmente, os animais receberam uma dose de 30 mg/kg do extrato de F. chica, por gavagem, concomitantemente com os quimioterápicos, prolongando-se até o último dia o protocolo (7º dia). Os resultados não mostraram diferenças estatisticamente significativas para a evolução ponderal, consumo alimentar, níveis de permeabilidade intestinal e translocação bacteriana entre os grupos MUC e F. chica + MUC (exceto NLM) (p>0,05). Além disso, parâmetros como produção de citocinas, infiltrado inflamatório (MPO e EPO), não apresentaram alterações significativas entre os grupos estudados. O extrato foi capaz de exercer um efeito parcial enteroprotetor sobre o epitélio dos animais, reduzindo os escores de diarreia, a expressão de ZO-1, a TB para os NLM e a imunoglobulina sIgA (p<0,05). Esses resultados sugerem que o extrato de Fridericia chica poderia contribuir como medida alternativa para atenuar os efeitos indesejáveis da mucosite, abrindo perspectivas para a realização de novos experimentos, visando o desenvolvimento futuro de um fitoterápico.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Rafaela Miranda Pessoa

Dinâmica da maturação nuclear e citoplasmática de oócitos bovinos cultivados in vitro em meio suplementado com fulerol

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Rita de Cássia Ferreira Tameirão Palhares

Aquisição de habilidades matemáticas na construção do conceito de número por uma aluna com deficiência intelectual

Este trabalho é fruto de uma investigação em Educação Matemática e surgiu especificamente de uma preocupação ao receber em minha classe uma aluna com deficiência intelectual. Enquanto educadora, sempre tive interesse nessa área, mas agora minha prática precisava ser revista. Apenas meu interesse não iria resolver nem garantir uma aprendizagem eficiente para minha nova aluna, Lorena. A partir desse desejo, direcionei o foco deste estudo, para a seguinte questão de pesquisa: Como o uso de material manipulativo, baseados nos processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática, pode contribuir para a construção de noções e ideias sobre o conceito de número em uma aluna com deficiência intelectual? Em busca de respostas, me baseei nos estudos de Piaget apud Kamii (1985), Oliveira (1997), Lorenzato (2011) e Fayol (2012). A perspectiva sociocultural do ensino de matemática foi predominante nessa análise, como também o conceito de práticas de numeramento para descobrir o que a aluna estabeleceu na sua leitura de mundo, o que ela adquiriu de competências matemáticas e o que construiu mentalmente nesses anos de escolarização sobre a noção e o conceito de número.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Denise Stehling Cação

Percurso acadêmico e profissional dos egressos do curso de Fonoaudiologia da UFMG

Introdução: a compreensão da trajetória acadêmica e profissional de egressos, suas percepções sobre o curso e a entrada no mercado de trabalho permitem uma avaliação do trabalho realizado pela instituição e é uma das formas de compreender a educação no sentido de transformá-la. Pesquisas dessa natureza contribuem para a Fonoaudiologia como um todo e permitem traçar aspectos do mercado de trabalho, principais demandas profissionais, sociais e consolidam uma política de acompanhamento de egressos do curso. Objetivo: analisar se há associações entre o perfil dos egressos e o percurso acadêmico e profissional. Método: estudo observacional analítico de delineamento transversal, com amostra não probabilística, composta por 245 egressos concluintes do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais, de um total de 529. Como instrumento de coleta foi utilizado um questionário online e físico, composto de questões objetivas e abertas, e segmentado em seis grandes eixos: sociodemográfico; avaliação do curso; percurso acadêmico; situação profissional; satisfação profissional e continuidade dos estudos. Para entrada, processamento e análise dos dados foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS, versão 21.0. Realizou-se análise descritiva e de associação dos dados. Para a análise descritiva, foi realizada a distribuição de frequência de todas as variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e de dispersão das variáveis contínuas. Para as análises de associação, foi utilizado o teste Qui-Quadrado de Pearson, sendo consideradas como associações significantes as que apresentaram valor de p ≤ 0,05. Para verificar a força da associação foi realizada análise de Regressão Logística Binária. Para tanto, utilizou-se o método Stepwise para seleção das variáveis. Inicialmente, entraram no modelo as variáveis que apresentaram valor-p inferior a 0,25, sendo consideradas no modelo final as que apresentaram valor-p ≤ 0,05. Resultados: apresentados na forma de dois artigos científicos, permitiram verificar que a maioria dos egressos era do sexo feminino (98,0%), com média de idade de 29,93 anos (58,2%), filho(a) de pai (71,9%) e mãe (68,0%) que não cursaram ensino superior, que concluiu o ensino médio em escolas públicas (50,0%) e privadas (50,0%) e que não recebeu assistência estudantil durante a graduação (66,8%). No primeiro desfecho, houve associação entre quem trabalha exclusivamente como fonoaudiólogo com as variáveis faixa salarial (p=0,003), carga horária de trabalho (p=0,001), situação econômica após conclusão do curso (p=0,004), continuidade dos estudos (p≤0,001), percepção de realização profissional (p=0,008) e financeira (p=0,012). No segundo desfecho, houve associação entre quem trabalha como fonoaudiólogo com as variáveis, sexo (p=0,031), idade (p≤0,001), iniciativa (p=0,001), capacidade de capacidades de liderança (p=0,001), de tomar decisões (p=0,001), de trabalhar em equipe (p=0,001), competências gerenciais (p=0,034), interesse por novos conhecimentos (p≤0,001), orgulho pela profissão (p=0,001), rede de contatos (p=0,001) e projetos de extensão (p≤0,001). Por meio da Regressão Logística Binária observou-se que construíram rede de contatos (OR=3,31; IC95%=1,28-8,52) apresentaram 3,3 vezes mais chances de estarem inseridos no mercado de trabalho como fonoaudiólogos. Observa-se também 3,2 vezes mais chances de estar atuando como fonoaudiólogo entre os egressos que responderam que durante a graduação apresentaram interesse por novos conhecimentos (OR=3,20; IC95%=1,11-9,24), 2,6 vezes mais chances para os que desenvolveram capacidade de liderança (OR=2,65; IC95%=1,19-5,88), 0,3 vezes mais chances dentre os que tinham idade até 29 anos (OR=0,31; IC95%=0,14-0,70) e 0,2 mais chances de estar trabalhando como fonoaudiólogo dentre os que realizaram projeto de extensão (OR=0,28; IC95%=0,11-0,67). Conclusão: a percepção dos egressos de Fonoaudiologia inseridos no mercado de trabalho revela uma avaliação positiva da profissão. Trabalhar exclusivamente como fonoaudiólogo tem relação com a faixa salarial, carga horária de trabalho, percepção de realização profissional e melhora da situação econômica, após conclusão do curso. Embora a maioria dos egressos não esteja realizada financeiramente, eles avançam na continuidade dos estudos. Observou-se também que egressos de Fonoaudiologia que desenvolvem rede de contatos, têm interesse pelo conhecimento, desenvolvem capacidade de liderança e participam de projetos de extensão durante a graduação têm mais chances de inserção no mercado de trabalho como fonoaudiólogos.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Caroline Azevedo Maciel