Repositório RCAAP

Produção de uma animação interativa para o estudo da Zika como infecção sexualmente transmissível no ensino médio

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2020

Creators

Celiane Vieira do Nascimento Lira

Impact of whey protein/surfactant mixture and oil type on the gastrointestinal fate of emulsions: ingredient engineering

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022

Creators

Andresa Gomes Ana Letícia Rodrigues Costa Lelis Dayane Dias Cardoso Guilherme de Figueiredo Furtado Rosiane Lopes da Cunha

Análise da influência dos inibidores farmacológicos das vias celulares de MEK/ERK, JNK e PI3K/AKT no ciclo de replicação do vírus da febre amarela

Durante o processo de coevolução com seus hospedeiros os vírus adquiriram a capacidade de interceptar, mimetizar e usurpar as várias vias sinalizadoras celulares de modo a gerar condições favoráveis a sua replicação e disseminação. Os flavivírus são vírus envelopados, de forma esférica, com aproximadamente 50 nm e capsídeo de simetria icosaédrica que possuem como material genético uma molécula de RNA fita simples e senso positivo. Dentro desse grupo encontramos o Vírus da febre amarela (YFV), um arbovírus causador da doença que leva o mesmo nome e que se encontra disseminada pelas regiões tropicais da África a da América do Sul criando uma zona de risco para aproximadamente 900 milhões de pessoas e tendo chegado, no passado, a se espalhar por diversas outras regiões do mundo. Ainda hoje não existe um tratamento específico para os seres humanos infectados, e a manutenção desse vírus em ciclos silvestres associada a campanhas intermitentes de combate ao vetor nas áreas urbanas leva ao surgimento periódico de surtos dessa doença que pode levar à morte. O objetivo desse trabalho foi de efetuar análise da utilização de vias celulares MEK/ERK, JNK e PI3K/AKT, relacionadas com eventos de crescimento, sobrevivência, diferenciação celular, evasão da apoptose e migração por esse vírus. O estudo demonstrou que as vias de JNK e PI3K/AKT, quando inibidas por seus inibidores farmacológicos específicos, não afetam de forma negativa a multiplicação do YFV em células Vero, chegando, por outro lado, a inibição de PI3K/AKT a aumentar sutilmente a multiplicação. Já a inibição da via de MEK/ERK, por seu inibidor UO126, afetou significativamente a capacidade de multiplicação do vírus. Posteriormente, análises de cinética de ativação de MEK/ERK, associadas a análises por microscopia eletrônica de varredura e visualização do processo de morfogênese viral, levaram à conclusão de que a etapa de replicação do material genético é uma das etapas críticas sendo fortemente afetada. Esse fato pôde ser concluído devido à ausência ou má formação dos complexos de replicação viral. Em conclusão, os dados encontrados apontam que a via MEK/ERK não só é ativada pela infecção por YFV, como sua inativação leva à diminuição acentuada da capacidade de replicação do vírus.

Ano

2019

Creators

Rafael Melo Palhares

Proposta de intervenção em visita domiciliar

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção, para a equipe de Saúde da Família da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Esperança, município de Presidente Juscelino/MG, sobre a prática da visita domiciliar (VD) como instrumento essencial em atenção primária. Tem por objetivo instaurar um plano de ação para sanar problemas que envolvam dificuldades e obstáculos a uma melhor abordagem da visita feita pela equipe. A metodologia empregada para o resgate das bases conceituais que envolvem o tema foi a consulta à Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), na modalidade de revisão integrativa. Foram encontrados cinco artigos de relevância sobre a VD, que relatam seus benefícios e vantagens em relação ao atendimento em consultório ou ambulatório. O plano de intervenção propõe melhorias para facilitar a comunicação e o acesso à casa dos usuários. Espera-se que seja possível a conquista de uma atenção domiciliária holística, humanizada e equitativa.

Ano

2019

Creators

Fabiula Teixeira dos Santos

O EQ-5D como medida de saúde para a população brasileira

As medidas de qualidade de vida relacionada a saúde representam um avanço para as análises econômicas voltadas para este setor, por incorporarem as preferências da população. Os instrumentos mais utilizados para identificar e avaliar os estados de saúde, atualmente, são o EQ-5D, o SF-6D e o HUI. Os parâmetros de preferências sociais por estados de saúde para a população brasileira, com base no EQ-5D, foram aferidos entre 2010 e 2012, a partir de uma pesquisa realizada no Cedeplar/UFMG. Tendo em vista a importância da escolha do instrumento utilizado para captar e descrever as diferenças no estado de saúde dos indivíduos, esta dissertação tem como objetivo analisar em que medida o EQ-5D descreve bem a saúde da população brasileira, através da comparação deste instrumento com medidas tradicionais de saúde, indicadores socioeconômicos e com o SF-6D. As análises foram realizadas com base em estatísticas descritivas dos dados, estimações de modelos de regressão logística e por mínimos quadrados ordinários (MQO), além de uma análise de cluster, denominada Grade of Membership (GoM), realizada para identificar perfis de saúde na população brasileira. Os resultados apontam uma boa capacidade discriminatória do EQ-5D, para a população brasileira, em termos de indicadores demográficos, socioeconômicos e de saúde. Quanto aos perfis de saúde identificados, a população se divide em quatro grandes grupos. O primeiro perfil representa os indivíduos com limitações extremas de saúde e pior condição socioeconômica, enquanto o segundo e terceiro perfis identificam pessoas com saúde perfeita e melhor situação socioeconômica, mas que se diferenciam, principalmente, devido a características relacionadas à diferenças etárias. O perfil 4 é um perfil intermediário entre o perfil 1 e os perfis 2 e 3. Por outro lado, a constatação de efeito de teto e a comparação com o SF-6D indicam certa dificuldade do sistema descritivo do EQ-5D em diferenciar pequenos problemas de saúde na população.

Ano

2019

Creators

Renata de Miranda Menezes

Soil microbial attributes under agroforestry systems in the cerrado of Minas Gerais

The aim of this study was to evaluate the soil microbiological attributes of two Agroforestry Systems (AFS) in the city of Grão Mogol-MG considering two soil classes (Udox and Aqualf). Three composite samples were collected from the 0-5 cm soil depth layer. Each sample was subsequently divided into five replications to evaluate the carbon of soil microbial biomass (SMB-C), metabolic quotient (qCO2), microbial quotient (qMIC), basal respiration (SBR) and the soil CO2 efflux. The microbiological attributes of the soil were more influenced by the season than by the AFS group. The BMS-C and SBR were higher in the dry season while the CO2 efflux was higher during the rainy season. The similar values of the microbiological attributes between the evaluated systems indicate that AFS are efficient at incorporating carbon and maintaining the soil biological activity similar to that of native vegetation areas.

Ano

2022

Creators

Juliana Martins Ribeiro Luiz Arnaldo Fernandes Agda Loureiro Gonçalves Oliveira Regynaldo Arruda Sampaio Leidivan Almeida Frazão

Textos multimodais e letramento: o trabalho com os textos imagéticos em livros didáticos de língua portuguesa

As recentes inovações tecnológicas têm intensificado as relações interacionais, tornando o processo sociointerativo mais complexo. Neste novo cenário, em que circula, nas diferentes mídias, uma quantidade expressiva de imagens, evidencia-se a multimodalidade textual, presente nas variadas esferas de atividade humana, por meio de gêneros como a charge, a tirinha, os quadrinhos, a propaganda, entre outros. Diante desse contexto, emerge a relevância de se buscar desenvolver, no contexto escolar, as habilidades necessárias de forma a capacitar o discente a interagir em diferentes situações sociodiscursivas, desenvolvendo letramentos de diversas naturezas. Apesar de os livros didáticos contemplarem a variedade textual, as atividades propostas possibilitam a realização de um trabalho sob a perspectiva da exploração da multimodalidade presente nos gêneros discursivos desses livros? A presente pesquisa busca refletir sobre as propostas de trabalho a serem realizadas com os gêneros multimodais, compostos pelas linguagens verbal e visual presentes em livros didáticos de língua portuguesa. Neste trabalho, considera-se oconceito de gênero discursivo proposto pelo círculo bakhtiniano (1952-53/1997), os estudos sobre multimodalidade propostos por Kress e VanLeeuwen (1996) Kress, Leite-García e van Leeuwen (1997) e Dionísio (2005, 2007) e as considerações sobre letramento propostas por Soares (1998), Kleiman (1995, 2007), Bezerra 2005 e Dell´Isola (2013). Com o objetivo de verificar em que medida tais atividades contribuem para a formação do sujeito letrado, foram selecionados, para análise, duas coleções de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental aprovadas pelo PNLD 2014. Os resultadosevidenciam que a análise da primeira coleção desvela insuficiência no trabalho com a multimodalidade textual. Em parte considerável das atividades propostas a abordagem do ponto de vista multimodal é lacunar, visto que vários pontos importantes são, muitas vezes, desconsiderados na elaboração das atividades.Assim, os gêneros multimodais acabam por servir de pretexto para o trabalho com os conhecimentos gramaticais. Já a análise da segunda coleção aponta para a presença de propostas pertinentes às demandas atuais do cenário educacional, posto que os enunciados das questões propostas, em sua maioria, conduzem à compreensão das linguagens verbal e visual, bem como sua integração, busca promover a compreensão do sentido global, além de considerar a função social do gênero multimodal abordado, viabilizando, assim, sua efetiva internalização. Considerando que os usos da língua se dão sempreem contextos reais de comunicação, é fundamental que seu ensino esteja orientado nessa perspectiva. O trabalho com os textos multimodais deve, então, preparar o aluno para que este atue na sociedade de forma efetiva por meio das práticas de leitura e de escrita. Por isso, constata-se a urgência em se investir em propostas didáticas eficientes que realmente conduzam à compreensão dos textos multimodais para o desenvolvimento do sujeito letrado.

Ano

2019

Creators

Michely Mara Caetano Werneck da Silva

Incompreensão sobre o bem jurídico tutelado nos crimes militares

Com a edição da Lei 13.491/2017 os críticos de plantão voltaram a apontar olhares preconceituosos para o Direito Penal Militar e para a Justiça especializada militar. Não surpreendem as manifestações que pretendem deslegitimar as mudanças no conceito de crime militar produzidas pela alteração da redação do inciso II do art. 9 do Código Penal Militar.

Ano

2021

Creators

Fernando Antonio Nogueira Galvão da Rocha

Configurações subjetivas na gestão metropolitana em Vitória - ES

O tema desta pesquisa é a gestão metropolitana, entendida para fins deste estudo como a cooperação entre representantes do poder público local, com a participação da sociedade, com vistas à administração democrática da região ou do espaço social metropolitano onde vivem e atuam. É um estudo sobre a subjetividade das pessoas envolvidas nos processos de construção da gestão metropolitana em Vitória, no Espírito Santo, por meio do qual se procura compreender essa construção. Trata-se de uma reflexão que tangencia a situação da gestão nas metrópoles brasileiras, acometidas pelo vácuo de governo institucional no contexto federativo; desequilibradas pela má distribuição de recursos públicos entre os municípios; marcadas por graves problemas estruturais decorrentes do modo de produção capitalista e caracterizadas pelo insuficiente diálogo sobre a gestão democrática dessas regiões num contexto de sistema representativo de governo. O problema de pesquisa está assim formulado: que modos de pensar e de agir ou que configurações subjetivas predominantes repercutem na construção da gestão metropolitana? O objetivo de pesquisa é compreender como a subjetividade social, constituída a partir do entrelaçamento de configurações subjetivas, aparece nos processos de construção da gestão metropolitana em Vitória, no Espírito Santo. Defende-se a tese da gestão metropolitana como construção subjetivo-social, e não como uma estrutura que possa ser implantada meramente por ato legal, ou como um modelo que possa ser implantado de maneira heterônoma. Por isso, a pertinência de estudá-la a partir de outros prismas epistemológicos, além da objetividade. A opção epistemológica é pela Teoria da Subjetividade numa perspectiva histórico-cultural. O referencial teórico que sustenta esta pesquisa é a Teoria da Subjetividade, realizada a partir dos princípios da Epistemologia Qualitativa (GONZÁLEZ REY, 2003; 2005). O método de pesquisa adotado é o estudo de caso (GONZÁLEZ REY, 1999) e o instrumento de pesquisa é a conversação. Os resultados mostram configurações subjetivas que refletem na construção e no funcionamento da gestão metropolitana em Vitória, associadas a noções de autonomia, política e cooperação; centralismo e personalismo; participação; conduta imediatista; visão heteronômica ou estruturante; visão de auto-organização administrativa; protagonismo do servidor público; subjetividade política e aprendizado histórico-cultural; interesse privado e de mercado; e gestão pública como processo. Na formação dessas configurações, estão entrelaçados diferentes modos de pensar e de agir subjetivamente conformados, entre inúmeros fenômenos humanos como mitos, sentimentos morais e éticos, emoções, retóricas, discursos, entre outros que permeiam configurações subjetivas. Antes de se mostrarem na forma de dicotomias ou fragmentos da subjetividade social, configurações subjetivas apresentam-se em rede complexa que repercutem na gestão metropolitana. A partir dos resultados, são apontados cenários possíveis para a gestão metropolitana em Vitória. Os resultados apontam para a quase inexistência de gestão metropolitana na região de Vitória, apesar de mecanismos legais incrementados há aproximadamente vinte anos. Paralelamente, mostram também que a participação da sociedade é ausente nas tentativas de gestão metropolitana: a sociedade simplesmente desconhece a gestão metropolitana.

Ano

2019

Creators

Rogerio Zanon da Silveira

As repercussões do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ( PNAIC) na ótica de docentes

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi instituído em 2012 pelo Governo Federal, em parceria com os governos do Distrito Federal, dos Estados e Municípios e Universidades, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estivessem alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, o Programa adotou como principal estratégia uma formação que repercutisse em mudanças de postura e nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores. Em vista disso, este estudo teve como objetivo investigar, sob a ótica dos professores alfabetizadores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), as repercussões desta formação em suas práticas pedagógicas. Os dados foram coletados utilizando informações presentes nos documentos oficiais do Programa, nas respostas a um questionário aplicado a 86 professores que cursaram o PNAIC em Belo Horizonte entre os anos de 2013 a 2018 e nos depoimentos colhidos nas entrevistas semiestruturadas com uma orientadora de estudos e 8 professoras selecionadas entre os respondentes ao questionário. Para o tratamento dos dados qualitativos foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados encontrados indicam que a maioria dos professores reconhece que o Programa trouxe contribuições para sua prática, tais como a troca de experiências com os pares, a aquisição de novas ideias e novos conhecimentos que possibilitaram o enriquecimento da docência, mais segurança e a possibilidade de repensar a prática. Na percepção dos docentes, o PNAIC também foi responsável por mudanças em suas práticas, como a adoção de uma avaliação sistematizada da aprendizagem dos alunos, o uso de novos métodos em suas aulas, a prática diária da leitura deleite, a construção de formas mais lúdicas para trabalhar o conteúdo em sala de aula e, principalmente, o uso de materiais concretos e jogos de alfabetização e matemáticos. O trabalho do orientador de estudo, o responsável pela condução das formações dos professores alfabetizadores, foi percebido por alguns professores como positivo, por ter tornado o processo formativo significativo e de qualidade, enquanto para outros professores a formação não correspondeu às suas expectativas devido ao trabalho insatisfatório do orientador de estudo. Um aspecto positivo do PNAIC se refere à qualidade dos materiais de formação. Sobre suas limitações, temos o horário da formação e a carga horária insuficiente para o aprofundamento dos estudos e discussões. Assim, pode-se dizer que o PNAIC com suas falhas e acertos, segundo os docentes, teve repercussões em seu trabalho no campo da alfabetização.

Ano

2020

Creators

Kelly Cristina Pereira Lopes

España, aparta de mí este cáliz de César Vallejo: performance e Guerra Civil Espanhola

Nesta dissertação estudam-se as relações entre literatura, história, memória e performance por meio de uma leitura crítica do livro 'España, aparta de mí este cáliz' (1939), do escritor peruano César Vallejo (1892-1938). São utilizados, na pesquisa, conceitos como o de arquivo, testemunho, transgênero performático e lembrança-imagem, utilizando considerações acerca do contexto histórico, político e social da obra em estudo, a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Destaca-se a experiência de exílio vivida pelo escritor e propõe-se um diálogo com seus escritos metacríticos responsáveis por revelar suas escolhas e posturas ideológicas que se condicionam sua atitude de protesto frente à Guerra. Analisa-se o processo de escrita de 'España, aparta de mí este cáliz' como proposta de reescrita da história oficial a partir de reconstrução da memória coletiva. Por último, interpreta-se os poemas intercalando-os a tipos específicos de lembranças-imagens como fotografias. O objetivo é demonstrar que o poemário de Vallejo 'España aparta de mí este cáliz' (1939) é arquivo de uma memória que, entre as fissuras de outras memórias fragmentadas descritas subjetivamente, traz ecos e estilhaços da Guerra Civil Espanhola. Portanto, pode ser pensado como uma escrita de protesto e resistência em favor dos vencidos.

Ano

2019

Creators

Carla Dameane Pereira de Souza

Efeito do tabagismo nas células de Langerhans e Dendríticas em indivíduos com gengivite crônica

Introdução: Resultados contrastantes têm sido descritos na literatura considerando a contagem das células dendríticas (CD) na doença periodontal. Embora o fumo diminua o número de CD no tecido pulmonar, ainda não foi investigado o efeito do hábito de fumar nas células de Langerhans (CL) e CD na gengivite crônica. Métodos: Amostras gengivais de indivíduos com gengivite crônica foram obtidas de 30 pacientes, fumantes (F) e não-fumantes (NF). A técnica imunoistoquímica foi utilizada para identificar as CL imaturas (CD1a+) e CD maduras (CD83+). O infiltrado inflamatório foi avaliado e contado. A densidade de células (número/mm2) foi calculada no epitélio bucal (EB), epitélio do sulco (ES) e lâmina própria (LP) para as células CD1a+ e na LP para as células CD83+. Estes resultados foram comparados entre os grupos. Este estudo avaliou se um maior número de cigarros e o tempo do hábito do fumo afetaram a densidade de células. Foram feitas correlações entre as densidades de CL e CD com densidade do infiltrado inflamatório, número de cigarros e tempo do hábito de fumar. Resultados: As densidades do infiltrado inflamatório e das células CD1a+ do ES e da LP foram significativamente menores para os fumantes do que para os não-fumantes (p<0,05). O mesmo não foi observado para as células CD1a+ do EB e células CD83+ da LP. O número de cigarros e tempo do hábito de fumar não afetaram a densidade de células. Não houve correlação significativa entre a densidade de CL, CD com infiltrado inflamatório, número de cigarros e tempo do hábito de fumar. Conclusões: O hábito de fumar afeta a distribuição das CL e CD na gengivite crônica. Estes resultados podem explicar em parte diferenças na progressão da doença periodontal entre F e NF.

Ano

2019

Creators

Giovanna Ribeiro Souto

Trajetória da formulação e implantação da política habitacional de Belo Horizonte na gestão da Frente BH Popular: 1993 / 1996

Os objetivos desta pesquisa são o resgate e a análise da trajetória de concepção e implantação da política municipal de habitação em Belo Horizonte ao longo da gestão da Frente BH Popular, constituída por partidos de esquerda e coordenada pelo Prefeito Patrus Ananias, doPartido dos Trabalhadores. Aborda-se todas as dimensões e nuances da política habitacional nesse período, relacionando-as com idéias e acontecimentos do contexto nacional e local que mais diretamente interferiram, destacadamente o movimento de municipalização e demobilização social em curso no país, a trajetória e as propostas dos movimentos populares de luta pela reforma urbana e pela moradia e a construção de um novo modo de governar a partir das experiências de administrações municipais de caráter progressista implementadas após a aprovação da Constituição Federal de 1988. A gestão de Patrus Ananias enfrenta a questão habitacional num contexto de retração de investimentos do governo federal na área, implicando em ajustes contínuos das práticas implementadas para adequação ao contexto delimitação de recursos. Apesar desse quadro, e refletindo um comportamento característico das administrações municipais na época, a Prefeitura de Belo Horizonte amplia significativamente o investimento de recursos próprios e apresenta surpreendente desempenho quantitativo na implementação da política habitacional, num processo intenso de formulação e execução de modelos de intervenção inovadores. Efetivamente, essa experiência significa um redirecionamento do modo de governar adotado até então na capital mineira, constituindo um momento de transição entre culturas e práticas conservadoras e progressistas, em sintonia com o ideário do movimento pela reforma urbana e com as propostas do movimento por moradia. Internamente, as principais características que marcam essa administração no que diz respeito à área habitacional são o enfrentamento de diferenças de visão, a permanente interlocuçãocom os movimentos populares e a grande presença e contribuição de consultores externos.

Ano

2019

Creators

Monica Maria Cadaval Bede

Comportamento da literatura brasileira de teologia adventista: análise bibliométrica

Estudo do comportamento da literatura de teologia adventista a partir de um breve histórico da penetração da mensagem adventista no Brasil, utilizando a literatura publicada em periódicos da área. Validade do ajustamento da lei de produtividade de autores de Lotka proposta por Solla Price, em relação a várias disciplinas analisadas. Aplicação da teoria do processo epidêmico desenvolvido por Goggman à literatura brasileira de teologia adventista. Utilização do modelo determinístico através do qual verificou-se um crescimento epidêmico da literatura a partir de 1931.

Ano

2019

Creators

Silas Marques de Oliveira

Valor literário depois da teoria: derrida, agamben e os escritores do não

A ascensão da Teoria na segunda metade do século XX foi percebida, por parte significativa da academia, como uma ameaça aos valores tradicionais da literatura e dos estudos literários. Produzida no ambiente pouco arejado e degradado da universidade moderna, a Teoria teria supostamente aberto caminho para discursos pouco racionais e voltados para o enfraquecimento do senso comum, da inteligibilidade textual e da objetividade. Foi, em parte, responsável não apenas pelo declínio da cultura e da literatura, mas, até mes-mo, pela derrocada da moral, dos costumes e do humanismo. O presente en-saio trabalha a possibilidade de pensar a Teoria para além de uma perspectiva meramente negativa e em direção a uma proposta alternativa de valorização da literatura em textos exemplares de Jacques Derrida, Giorgio Agamben e dos escritores do Não.

Ano

2021

Creators

Sérgio Luiz Prado Bellei

Lipossomas contendo paromomicina: desenvolvimento, caracterização e estudos de permeação cutânea in vitro

A paromomicina (PA), um antibiótico aminoglicosídeo hidrofílico, tem sido utilizada como alternativa para o tratamento tópico de leishmaniose cutânea (LC). Apesar de este regime ter mostrado resultados promissores, ele não tem acelerado a recuperação em muitos casos. Isto pode ser atribuído, pelo menos em parte, à baixa penetração da PA na pele. Uma vez que as formulações lipossomais proporcionam aumento de penetração cutânea, o objetivo deste estudo foi preparare caracterizar lipossomas contendo PA e investigar seu potencial como sistema de liberação tópica deste antibiótico. Foram preparadas vesículas unilamelares grandes (LUVs) pelo método de evaporação por fase reversa. Os lípides usados foram fosfatidilcolina de soja (PC), PC/Colesterol (Chol) (razão molar 60/40), dipalmitoilfosfatidilcolina (DPPC) e DPPC/Chol (razão molar 60/40). Os experimentos de permeação cutânea foram realizados utilizando pele de orelha de porcomontadas em células de difusão de Franz. Três modelos foram usados: pele intacta, sem estrato córneo (EC) e sem epiderme. A remoção do EC (30 strippings) foi confirmada por meio da determinação da perda de água transepidérmica (PAT) e de análises histológicas, as quais demonstraram uma remoção quase completa do EC. A retirada da epiderme foi confirmada por meio de análises histológicas. Apermeação da PA através de pele intacta foi desprezível, independente da formulação testada. Entretanto, a penetração cutânea (% da dose aplicada) foi de 7.2 ± 0.2%, 4.8 ± 0.2% e 1.9 ± 0.1% para PC, PC/Chol e solução aquosa, respectivamente. A permeação do fármaco através de pele sem EC foi de 19.6 ± 0.8%, 6.1 ± 0.5% e 1.0 ± 0.6% para PC, PC/Chol e solução aquosa, respectivamente, enquanto que a permeação através de pele sem epiderme foi de 7.3 ± 0.7%, 10 ± 2% e 26 ± 3%. Assim sendo, os lipossomas proporcionaram aumento significativo da penetração e permeação da PA através da pele intacta esem EC, enquanto que uma liberação tópica controlada foi observada em permeação através de pele sem epiderme.

Ano

2019

Creators

Guilherme Carneiro

Ensinando física moderna através do estudo dos raios X

O objetivo geral do trabalho é apresentar e analisar a influência na aprendizagem de alunos a partir de uma sequência didática de aulas de Física Moderna através do estudo da radiação X, levando em consideração a inserção destes sujeitos cognoscentes em uma sociedade por meio de um ensino de Ciências através da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tal, foram observadasduas turmas do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. Inicialmente foi aplicado um pré-teste nas turmas para verificar os conceitos prévios dos alunos sobre o tema. Este procedimento permitiu avaliar até que ponto as turmas estavam partindo de um conhecimento já estabelecido sobre o tema. Ao final do ensino do conteúdo foi aplicado um questionário (pós-teste) aos alunos contendo as mesmasquestões do pré-teste, buscando avaliar os conhecimentos adquiridos por eles. No pós-teste foram incluídas perguntas para analisar a motivação dos alunos nas aulas. Levando-se em consideração o resultado das duas turmas, pôde-se afirmar que a sequência didática proposta teve resultado satisfatório no quesito ensinoaprendizagem,pois as duas turmas apresentaram, após aplicados os testes finais,acréscimo considerável ao domínio de conteúdo sobre o tema proposto. Concluiu-se que a sequência didática elaborada para a presente pesquisa se mostrou satisfatória ao aprendizado de Ciências através do CTS. Ao considerar a Ciência como forma inserida na sociedade e a tecnologia resultado direto dos avanços científicos como um agente mais que presente na sociedade, concluiu-se também que o ensinoe a aprendizagem não podem-se furtar a essa realidade.

Ano

2019

Creators

Josiane Keila Alves

Tradução, adaptação transcultural e validação da versão brasileira do Impact of fixed appliances measure (B-IFAM)

Introdução: O objetivo deste estudo foi traduzir e adaptar transculturalmente o instrumento condição-específico Impact of Fixed Appliances Measure (IFAM) para o idioma português do Brasil, avaliando a sua validade e confiabilidade para uso em crianças/adolescentes brasileiros. Métodos: O instrumento foi traduzido do idioma inglês para o português de forma independente por dois tradutores bilíngues. Em seguida, as duas versões traduzidas foram submetidas ao comitê de revisão, originando uma única versão, que foi retro-traduzida por outro tradutor bilíngue. Essa primeira versão do instrumento em português foi pré-testada em uma amostra de 15 crianças/adolescentes, produzindo a versão brasileira do IFAM (B-IFAM). O B-IFAM foi aplicado em 161 crianças/adolescentes, entre 10 a 18 anos de idade, que estavam em tratamento ortodôntico na clínica de Especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. A consistência interna foi avaliada por meio do teste Cronbach alfa () e a confiabilidade teste-reteste pelo coeficiente de correlação intraclasse (CCI). A validade de constructo e a validade convergente foram mensuradas através da correlação de Pearson. Para a validade convergente, observou-se a correlação entre o B-IFAM e a versão brasileira do Child Oral Impact on Daily Performance (Child-OIDP). A validade discriminante foi avaliada através da comparação das médias e desvio padrão do B-IFAM em relação ao gênero e classificação de Angle das crianças/adolescentes usando teste t de Student. Resultados: A consistência interna foi de 0,89 para a pontuação total do B-IFAM e 0,55-0,86 para as subescalas. A confiabilidade teste-reteste demonstrou um CCI de 0,81 para a pontuação total do B-IFAM, e variou entre 0,55 e 0,78, para a subescalas. A correlação de Pearson entre a pontuação total do B-IFAM e o Child-OIDP foi de r=0,28 (p<0,01). O B-IFAM demonstrou validade de constructo aceitável, com a maioria das correlações apresentando p<0,05. A validade discriminante demonstrou diferença estatisticamente significativa entre crianças/adolescentes com Classe I e Classes II/III de Angle nas subescalas Estética e Limitação Funcional (p<0,05). Conclusões: O B-IFAM demonstrou propriedades psicométricas adequadas em relação à confiabilidade e validade. O estudo apresentou um instrumento condição-específico viável para mensurar o impacto do tratamento ortodôntico na qualidade de vida de crianças/adolescentes brasileiros.

Ano

2019

Creators

Ana Paula Sales Rebouças