Repositório RCAAP
Verificação automática dos requisitos de projetos da norma de desempenho pela plataforma Bim Solibri Model Checker
A Norma de Desempenho NBR 15.575 - tem objetivo de estabelecer diretrizes para execução de empreendimentos habitacionais mais seguros, com qualidade e longevidade (ABNT 15.575, 2013). Uma parte significativa das exigências desta Norma refere-se aos projetos. A verificação automática de parâmetros normativos por meio de regras introduzidas nos sistemas computacionais tem-se mostrado eficiente, na medida que reduz o tempo de verificação e análise dos projetos e ainda pode contribuir para aumentar a precisão dos resultados (Rodrigues, 2015). Nessa direção, o presente trabalho objetivou avaliar a aplicabilidade, a aderência e os desafios da verificação dos requisitos de projeto da norma de desempenho de forma automática com a utilização do software Solibri Model Checker (SMC), para uso em modelos de construção virtual BIM. Dentro desse objetivo principal buscou-se: a) parametrizar um conjunto de regras por meio do SMC com o intuito de atender parcialmente as exigências de projeto da NBR15.575; b) propor uma ferramenta que facilite a tradução das diretrizes normativas para a linguagem do SMC e c), testar e avaliar a parametrização proposta em um empreendimento vinculado ao projeto governamental Minha Casa Minha Vida modelado pelo software Revit. A pesquisa foi baseada no método denominado constructive research. Não obstante as limitações da plataforma SMC, foi possível codificar aproximadamente um terço dos requisitos de projeto da Norma para checagem de forma automática. Vale destacar que os esforços para interligar os requisitos da norma à checagem do SMC não se realizaram de maneira direta, ou seja, em média, mais de 4 regras do software para verificar um único requisito da norma. O estudo constatou uma redução de tempo de conferência dos projetos, em torno de 60% e ainda apontou 22% a mais de não conformidades do que o método de conferência manual
2022-12-06T15:41:03Z
Flávio Paulino de Andrade e Silva
Modelos de curva de lactação e intervalos de controle de vacas holandesas
Realizou-se o ajuste de oito modelos não lineares com o intuito de selecionar modelos mais adequados a predição de curvas de lactação de vacas Holandesas. Foi utilizado um banco de dados de 3.418 lactações contendo 446.688 registros leiteiros diários, semanais, quinzenais e mensais de 2009 a 2010, proveniente de 2.583 vacas Holandesas.Visando analisar os resultados de diferentes avaliadores de qualidade de ajuste, adotou-se à análise de agrupamento do centroide. Os critérios de qualidade de ajuste foram: coeficiente de determinação ajustado, quadrado médio do erro, critério de informação de Akaike, critério de informação Bayesiano, erro quadrático médio de predição, coeficiente de determinação de prediçãoe porcentagem de convergência. Os modelos que apresentaram melhores ajustes, baseado na análise de agrupamento, para o conjunto de dados avaliado foram, Singh & Gopal (1982), Wood (1967) e Dhanoa (1981) respectivamente.
2022-12-06T15:41:03Z
Hugo Colombarolli Bonfa
A indústria metalúrgica na região de Pirapora- MG/Brasil: a distribuição da poluição por material particulado, sua composição e impactos associados
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O centro cultural como equipamento disseminador de informação: um estudo sobre a ação do Galpão Cine Horto
Este trabalho examina o papel dos centros culturais na Sociedade da Informação destacando a sua atuação como equipamentos disseminadores de informação. Primeiramente, foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de conceitualizar os termos informação e cultura. Em seguida, se articulou os dois conceitos observando a estreita relação estabelecida entre ambos na sociedadecontemporânea. Posteriormente, foi realizada uma revisão histórica e conceitual acerca dos centros culturais, levantando aspectos de sua origem e elucidando sua relação com as tradicionais bibliotecas públicas. Explicitou-se a importância da informação para a prática da ação cultural nestes espaços e, a fim de possibilitar um entendimento amplo das ações desenvolvidas por esses equipamentos, foram descritos diferentes modelos de centros culturais no Brasil e no mundo. Procedeuse, então, a um estudo de caso que teve como objeto o centro cultural Galpão Cine Horto, abordado em termos de sua dimensão histórica e da ação cultural que desenvolve através de diversos projetos artísticos e informacionais. Foram coletados e analisados dados a respeito da atuação informacional do Galpão Cine Horto com o objetivo de identificar aspectos da disseminação e uso de informações no contexto do centro cultural e apreender a relevância da instituição do ponto de vista das informações que dissemina junto a seu público usuário. Os resultados obtidos ressaltam o modo como atualmente as ações culturais ancoram-se nas informações e, ao mesmo tempo, impulsionam outras ações de cunho informacional. Neste contexto, os centros culturais tornam-se palco de ações voltadas para a produção,preservação, disseminação e uso de informações.
A construção do conceito de ciência em história: uma análise discursiva de editoriais da revista Varia História (2007 - 2016)
O editorial como um paratexto, ou seja, um texto que acompanha e guia a leitura, foi objeto de estudo desse artigo. O objetivo foi o de apresentá-lo como um espaço de produção e interpretação de um discurso científico, geralmente, reservado aos artigos científicos, resenhas, comunicação de pesquisa em andamento, entre outros materiais. Dessa forma, escolheu-se a área de História, dentro do campo das Humanidades, representada pelo periódico Varia Historia do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, através do recorte temporal de 2007 a 2016. Utilizou-se como caminhos teórico-metodológicos a Análise de Conteúdo e a Análise de Discurso, tendo como escopo, a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Foram analisados 23 editoriais que nos proporcionou extrair diversos resultados, do ponto de vista enunciativo, argumentativo e também da construção do conceito de ciência para a disciplina História no decorrer desse período. Para esse artigo, escolhemos a face da construção do conceito de ciência e, portanto, da construção da narrativa científica para apresentação e discussão. Em síntese, com a análise dos editoriais, foi possível compreender o potencial desse novo objeto como instância político-científica e o fazer científico de um domínio de conhecimento. O modelo de combinação teórico-metodológica, entre Análise de Conteúdo e a Análise de Discurso, e um novo objeto - o editorial científico – mostrou-se profícuo para a compreensão dos elementos discursivos presentes nos editoriais, desvelando o conceito de ciência construído segundo as discussões acerca da neutralidade da própria ciência, a construção do saber acadêmico e suas relações com os saberes leigos, a política como assunto histórico, e, por fim, a preocupação com a internacionalização do periódico, e a circulação do conhecimento científico em História.
2022-12-06T15:41:03Z
Letícia Alves Vieira Maria Aparecida Moura
Estudo histopatológico, imuno-histoquímico e imunológico de cães naturalmente infectados com Leishmania (Leishmania) chagasi submetidos a tratamento com antimoniato de meglumina encapsulado em lipossomas nanométricos
O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do tratamento com múltiplas doses de antimoniato de meglumina encapsulado em lipossomas (LMA) nas alterações histológicas e em aspectos imunológicos, em cães naturalmente infectados com L. chagasi, Os cães receberam 4 doses intravenosas (IV) de LMA (6,5 mg Sb/kg, N=12), ou lipossomas vazios (dose proporcional ao grupo tratado, N=12).Um terceiro grupo de animais não foi tratado (N=12). O sangue periférico foi coletado 30 e 60 dias após o tratamento. As promastigotas de L. chagasi foram marcadas com CFSE e a interação Leishmania-monócitos foi realizada na presença e na ausência de soro deficiente do fator cinco do complemento (C5-/-). As células mononucleares foram marcadas com anticorpos monoclonais anti-CD11a,b,c, anti-MHC classe II, anti-CD14, anti-CD4 e anti-CD8 e analisados por citometria de fluxo. 150 dias após o término do tratamento todos os animais foram eutanaziados e amostras do baço, fígado, linfonodo cervical, medula óssea e pele (orelha) foram coletadas durante a necropsia e fixadas em solução de formol tamponado (10%) para estudos histopatológicos e parasitológicos. Outros fragmentos dos órgãos foram congelados e processados para caracterização dos antígenos CD11a,b,/CD18 nos tecidos. Análises semi-quantitativas das alterações histopatológicas e quantitativas da carga parasitária e da expressão de CD11a e CD11b tecidual foram realizadas utilizando microscopia óptica. Nossos resultados mostram que a diminuição da expressão de CD11b, na superfície dos monócitos, observada após interação in vitro com L. chagasi, especialmente na presença de soro C5-/-, sugere a importância deste receptor na interação L. chagasi-monócitos caninos. Em relação ao tratamento com LMA, este aumentou a expressão de CD11b na superfície dos monócitos, 60 dias após término do protocolo experimental. Entretanto, esse aumento não se correlacionou com maior adesão de L. chagasi aos monócitos caninos, in vitro. O tratamento com LMA não alterou a expressão de MHC da classe II e CD14 nos monócitos caninos e a freqüência de linfócitos T CD4+, mas manteve a freqüência de linfócitos T CD8+ por um período mais prolongado, indicando que o tratamento foi capaz de estimular uma resposta imune celular. Nas análises teciduais constatou-se que a carga parasitária dos animais tratados com LMA foi estatisticamente menor em relação ao grupo controle, exceto na medula óssea e na pele. O baço dos cães tratados mostrou maior reatividade (hiperplasia da polpa branca) com preservação das áreas T dependentes. Por outro lado, no fígado, os animais tratados mostraram alterações menos intensas que os animais controle, que apresentaram maior número de granulomas intralobulares e maior intensidade do processo inflamatório nos espaço porta hepáticos. Não houve diferença na expressão de CD11a,b/CD18 entre os diferentes grupos. Esses resultados mostram que este protocolo de tratamento foi capaz de alterar a resposta imunológica, aumentando a expressão de CD11b, diminuindo a adesão das promastigotas de L. chagasi aos monócitos caninos in vitro e mantendo os níveis de linfócitos T CD8+ no sangue circulante. Esta formulação proporcionou redução significativa da carga parasitária no baço, fígado e linfonodo cervical, mas ainda não foi capaz de reduzí-la na medula óssea e na pele. Adicionalmente, alterações histopatológicas distintas foram observadas no baço e fígado dos grupos analisados, sugerindo que este protocolo de tratamento pode estar estimulando uma resposta imune órgão-específica.
Tratamento de conflitos no ambiente hospitalar: por uma mediação adequada ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Este trabalho objetiva propor um modelo de mediação adequado ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), integrante do Sistema Único de Saúde Municipal de Belo Horizonte, que leve em consideração o direito fundamental à saúde, os elementos integrantes do serviço de saúde e suas diretrizes, as particularidades do estabelecimento hospitalar analisado e das relações interpessoais e intergrupais nele verificadas. O relacionamento de qualidade entre médico e paciente, integrado pela família e por outros profissionais da saúde, é essencial para a efetivação do diagnóstico, do tratamento e da saúde, enquanto direito. A partir dessa compreensão, a inclusão de instrumentos não judiciários e não adversariais no tratamento de conflitos, em uma verdadeira instituição de ordem jurídica justa, é meio hábil a fortalecer e ampliar o acesso à justiça e a efetivação dos direitos. Nesse sentido, a mediação universalista, em razão dos elementos que a compõe, de seus objetivos e das possibilidades por ela ensejadas, mostra-se adequada para promover a criação e a renovação de vínculos interpessoais e intergrupais, além de propiciar condições para prevenção de conflitos e tratamento daqueles já constituídos na instituição de saúde, de forma a contribuir para a qualidade da relação médico-paciente e da assistência à saúde. Este trabalho compreende a análise de dados obtidos em entrevistas realizadas com profissionais atuantes no HC-UFMG, para a melhor compreensão da realidade institucional e para a identificação dos conflitos e das formas existentes à sua solução no Hospital. Assim, apresenta-se um processo de mediação apropriado ao contexto e às relações do HC-UFMG que promova uma ordem participativa e consensual, que auxilie no empoderamento das pessoas e que abra ou amplie os espaços de diálogo e de elaboração de soluções compartilhadas para as questões vivenciadas.
Efeitos da oclusão temporal na geração de opções na tomada de decisão de atletas e não atletas de voleibol
Objetiva-se investigar o efeito da oclusão temporal na quantidade de opções geradas no momento da tomada de decisão (TD) de atletas e não atletas de voleibol. Participaram 46 voluntários, sendo 23 atletas e 23 não atletas. Para análise da quantidade de opções geradas no momento da TD, utilizou-se o Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Voleibol (TCTD:Vb) realizado em duas situações: com e sem oclusão temporal. Quando comparados os dois grupos na situação com oclusão, observa-se que os atletas geraram mais opções do que os não atletas. Quando comparadas as duas situações, geraram-se mais opções na situação sem oclusão do que na com oclusão nos dois grupos. Conclui-se que a quantidade de opções geradas depende das estratégias utilizadas para a resolução de uma ação e do tempo disponível para visualizar determinada situação de jogo.
2022-12-06T15:41:03Z
Henrique de Oliveira Castro Gustavo De Conti Teixeira Costa Gibson Moreira Praça Flávio de Oliveira Pires Pablo Juan Greco
A utilização de modelagem da informação da construção em empresas de arquitetura e engenharia de Belo Horizonte
A Modelagem da Informação da Construção Building Information Modeling (BIM) é uma tecnologia que possibilita às empresas da indústria da construção civil maior segurança, confiabilidade, rapidez e qualidade. É uma opção tecnológica que se pode fazer na implantação dos empreendimentos com o objetivo de reduzir desperdícios e otimizar o uso de materiais, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentável. Com o BIM, podem-se gerir as documentações técnicas da edificação e manter um sistema de informação e comunicação entre empresas e profissionais projetistas, proprietários, incorporadores,construtores e quaisquer outros agentes envolvidos no processo. Partindo-se de questionários e entrevistas, realizou-se um estudo para identificar o atual estágio de utilização da tecnologia BIM por empresas e profissionais de Belo Horizonte. Esta pesquisa envolveu arquitetos eengenheiros especialistas em projetos residenciais, comerciais e industriais. Identificaram-se características dos projetistas, empresas, ferramentas utilizadas, desafios, benefícios e características do processo de implementação. Concluiu-se que a tecnologia BIM em BeloHorizonte está mais avançada em empresas de projetos industriais do que em empresas de projetos residenciais e comerciais. Projetistas e empresas de projetos residenciais e comerciais estão envolvidos no processo de substituição do desenvolvimento tradicional de projetosbidimensionais para modelos tridimensionais parametrizados, enquanto projetistas e empresas de projetos industriais já estão implementando interoperabilidade entre modelos de diversasdisciplinas, o que corresponde a uma fase mais adiantada de implantação. Dentre as propostas de melhorias sugeridas, estão o estímulo ao espírito de cooperação e troca de conhecimento entre as equipes de trabalho e a implementação da tecnologia BIM envolvendo todas as disciplinas desde os estágios iniciais do empreendimento.
2022-12-06T15:41:03Z
Miguel Pereira Stehling
Qualidade da informação: o impacto nos processos de posse, cadastro e movimentação parlamentar da câmara dos deputados
O presente trabalho descreve uma avaliação da qualidade de informação dos processos de negócio de Posse, Cadastro e Movimentação Parlamentar da Câmara dos Deputados do Brasil usando uma metodologia qualitativa. A justificativa foi descobrir se havia problemas de qualidade da informação e identificar seus impactos, com o objetivo de priorizar quais informações poderiam ser avaliadas posteriormente de forma quantitativa também. Foi realizada uma revisão da literatura a respeito de qualidade da informação e aplicado um questionário na forma de entrevista com os principais atores dos processos. Os resultados demonstraram a existência de problemas de qualidade de informação e foram propostas ações a serem adotadas pela Câmara dos Deputados. Ao final foi sugerida a implantação deum Programa de Qualidade da Informação perene e foram propostos alguns trabalhos futuros para dar continuidade à pesquisa executada.
2022-12-06T15:41:03Z
Rosinaldo Dourado da Fonseca Júnior
Educação a distância para sistemas prisionais: um estudo sobre viabilidades técnicas de infraestrutura necessária para implementação da educação em rede nas escolas do sistema prisional
Esta pesquisa teve como proposta para seu desenvolvimento a problematização da infraestrutura das escolas prisionais para a implementação da modalidade de ensino da Educação a Distância EaD, em seus espaços e, como produto desse estudo, apresentou um Manual sobre Viabilidades Técnicas de Infraestrutura necessárias para implementação da Educação em Rede nas Escolas do Sistema Prisional, que teve como recorte, aporte, subsídio e inspiração os dados referentes a infraestrutura física e técnica constante nos seguintes documentos: Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação superior de EaD do MEC, o Instrumento de Avaliação e Credenciamento de Pólo de Apoio Presencial para EaD do INEP/SINAES, as Orientações para Mantenedores e Gestores de Pólos de Apoio Presencial da UAB/ CAPES, e, as experiências de EaD vivenciadas pela Escola Estadual César Lombroso de Ensino Fundamental e Médio da Penitenciária José Maria Alkimim PJMA, como também, a realidade de sua infraestrutura física. Tratou-se de uma pesquisa realizada por meio de procedimentos metodológicos qualitativos inspirados numa abordagem descritiva, bibliográfica e documental. O aporte teórico foi desenvolvido em torno das possibilidades, lacunas e os limites da EaD dentro do Sistema Prisional - no que tange as (re) configurações e (re) adaptações dos espaços das escolas prisionais, como também a desconstrução de requisitos de qualidade básicos e comuns para as escolas fora da prisão, para se perfazer o movimento de (re) construção desses mesmos requisitos de qualidade, atendendo as necessidades que a escola prisional requer, principalmente, para as (re) adaptações da realidade de infraestrutura que essa escola verdadeiramente dispõe, a sua infraestrutura possível. Por meio desse estudo se pôde concluir que a Educação, independente de sua modalidade, não é um produto, mas sim um processo em construção contínua e, portanto, está sempre inacabada.
2022-12-06T15:41:03Z
Marcelo de Mesquita Ferreira
A concepção cênica para a mini-ópera Domitila de J. G. Ripper: uma proposta de performance baseada nos princípios desenvolvidos por C. Stanislavski nos estúdios de ópera
Neste trabalho foi desenvolvido um processo de concepção de performance para a mini-ópera Domitila de J. G. Ripper com enfoque no desenvolvimento cênico do cantor. Esse processo teve como fundamentação teórica e metodológica a aplicação de conceitos desenvolvidos pelo ator e diretor C. Stanislavski (1863-1938) em seu método da análise ativa e das ações físicas. Constituiu objeto de pesquisa e ferramenta metodológica a relação do diretor com o gênero ópera, considerando-se desde aspectos biográficos desse autor até suas atividades nos estúdios de ópera na Rússia (1918-1938), palestras (1918-1922) e montagens no gênero realizados em seus últimos vinte anos de vida. Por se tratar de uma ópera monólogo e, devido às características formais da mini-ópera Domitila, foram também empregados na fundamentação teórica deste trabalho os conceitos de M. Bakhtin (1895-1975) referentes ao dialogismo e ao discurso do outro. Essa associação se mostrou benéfica e contribuiu como uma ferramenta de interpretação libertadora para o intérprete, fornecendo-lhe uma visão das diversas fontes de sentido da obra, numa interpretação não mais monológica, mas pluridiscursiva. Buscou-se compreender, a partir de exemplos de direção cênica de Stanislavski para ópera, seu processo de criação em um contexto cênico-musical, relacionado à Domitila. Foram então estudadas duas cenas de ópera semanticamente semelhantes à ópera de Ripper: a cena da carta de Tatiana da ópera Eugene Onegin de P. I. Tchaikovsky (1840-1893), e a cena das cartas de Charlotte da ópera Werther de J. Massenet (1842-1912), ambas dirigidas por Stanislavski nos estúdios de ópera na Rússia. Do sistema Stanislavski foram escolhidos elementos que, no desenvolver do trabalho prático de preparação cênica e concepção de performance para a mini-ópera, melhor se adequaram às especificidades e ao perfil estético escolhido para este projeto. Tais elementos foram apresentados na metodologia, aplicados e descritos cena a cena no processo criativo da concepção de performance da mini-ópera Domitila, culminando com a montagem apresentada na conclusão desse projeto. A metodologia se mostrou eficaz e organizadora, conduzindo a criação cênica e estimulando a realização de múltiplas conexões interpretativas entre o texto, a música e o contexto, aspectos essenciais no trabalho de concepção de performance em ópera.
2022-12-06T15:41:03Z
Nivea Renata Alencar de Freitas
E o verbo se fez canto: músicas, discursos e cultos evangélicos
O presente trabalho resulta de pesquisas com duas igrejas batistas uma de linhagem histórica (tradicional) e a outra pentecostal e vem trazer reflexões sobre música, discursos e cultos. O que se apresenta aqui surge de breves reconstruções das histórias das igrejas, das análises dos discursos sobre música e culto e da própria performance da música em culto e como culto. Pretende-se mostrar que, para além das padronizações, estruturas ou formas sociais que se impõe sobre qualquer cultura, o que prevalece é a diferença, os detalhes que não aceitam limites ou rigidez. Desenvolvida a partir de trabalho de campo, baseado na observação, nas entrevistas e análises de material, em conjunto com diálogos entre literatura da antropologia e sociologia da religião, etnomusicologia, sociologia da música e estudos de comunicação, esta pesquisa intenciona-se uma etnografia da música, focada na análise da música como significado e significante, buscando estar atenta a música enquanto contexto que está em um contexto.
O conceito de virtude em Leo Strauss: A virtude como estratégia de recuperação da natureza da filosofia política
Trata-se de investigar o conceito de virtude na obra de Leo Strauss. Pretende-se em um primeiro momento refazer a argumentação straussiana em torno dos desdobramentos do conceito de virtude. Será discutido o conceito de virtude desde a sua apreensão entre os antigos gregos, passando pela revolução maquiaveliana no tratamento filosófico deste conceito até se chegar ao que, segundo Strauss, conformou a visão de mundo contemporânea. Pretendese demonstrar ao final do trabalho que a possiblidade de uma virtude contemporânea inclui a revalorização da noção do gentleman como ator político intelectualmente privilegiado. Também pretende-se demonstrar como a educação liberal, cujo conceito será esclarecido no corpo do texto, é um meio adequado para a criação das condições de possibilidade para a existência da noção de gentleman.
2022-12-06T15:41:03Z
Emilia Agnes Assis de Lima
Percepção de professores sobre a promoção da saúde em escolas públicas do ensino fundamental
Este estudo objetivou descrever a percepção de um grupo de professores do ensino fundamental sobre a promoção da saúde escolar e sobre o Programa Saúde na Escola (PSE). Orientado pelos princípios da abordagem qualitativa, utilizou-se como técnica de construção de dados a entrevista semiestruturada. Participaram como informantes 15 professoras do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) da UFMG (nº 15853813.0.0000.5149). O estudo foi apresentado na forma de três artigos científicos. O primeiro artigo refere-se a uma revisão crítica de literatura sobre a promoção da saúde na escola. Verificou-se que a articulação proposta pelo PSE, entre os setores saúde e educação, pode ser considerada um avanço tendo em vista a relevância das ações intersetoriais para a promoção da saúde. O segundo artigo objetivou conhecer a percepção das professoras sobre questões relacionadas à promoção da saúde. Foram trabalhados dois núcleos temáticos: promoção da saúde e processo saúde-doença. As professoras apresentaram uma tendência em direcionar o conceito de promoção da saúde às características da prática profissional e às condições de vida dos escolares. Afirmaram a forte relação entre o conhecimento e a busca pela saúde. Ressaltaram a necessidade de identificar e enfrentar os macrodeterminantes do processo saúde-doença, demonstrando ciência sobre a influência do ambiente, do entorno escolar. A percepção do professor acerca dos fatores relacionados à promoção da saúde influencia a atuação profissional. O terceiro artigo teve por objetivo verificar a percepção das professoras sobre o PSE. Foram trabalhados três núcleos temáticos: conhecimento sobre o PSE, prática do PSE na escola, problemas e desafios do PSE. As professoras demonstraram pouco conhecimento sobre o PSE, conceituando-o de forma superficial. Apresentaram uma visão reducionista sobre o programa e uma tendência a considerar o agente de saúde responsável pelo programa na escola. Afirmaram aprová-lo, ressaltando a importância da atenção à saúde dos escolares. Descreveram o PSE como uma rota de encaminhamentos para o centro de saúde, sendo unânimes em destacar a importância da parceria entre as áreas de Educação e Saúde. Ressaltaram a falta de interação e retorno da equipe de saúde com a escola. A maioria das entrevistadas afirmou não ter participado de atividades de capacitação sobre o PSE, mas demonstraram interesse em participar de alguma dessas atividades. Afirmaram trabalhar os conteúdos sobre saúde nas aulas ministradas. No entanto, não identificaram esse trabalho como atividade do PSE. As professoras mostraram-se preocupadas com o baixo envolvimento dos pais com o programa. O conhecimento e participação das entrevistadas com o PSE mostrou-se aquém do necessário para o funcionamento pleno do programa. A falta de atividades de capacitação e treinamento sobre o PSE, bem como uma maior interação entre os profissionais de saúde, educação e familiares envolvidos representam grandes desafios a serem vencidos pelos gestores responsáveis pelo programa.
2022-12-06T15:41:03Z
Andrea Monteiro de Castro Graciano
Incomensurável comum: políticas da escrita em Graciliano Ramos
Esta tese propõe a investigação e a leitura teórica do texto de Graciliano Ramos. A hipótese sobre a relação entre a escrita de Graciliano e a teoria de aspecto crítico orienta a pesquisa. Por conseguinte, a argumentação que se segue tem o objetivo de esclarecer tal conjectura. Esta se fundamenta na premissa do espelhamento de questões provocado pelos diferentes modos de discurso. O foco do questionamento incide sobre a relação do indivíduo com a linguagem e sobre temas relacionadas à vida em comunidade. A circunscrição do uso da memória pela escrita é o ponto de partida do trabalho. Proponho, em etapa subsequente, a crítica da abertura à reflexão, sobre a ideia de política e a respeito da noção de racionalidade, propiciada pela literatura. Memórias do cárcere (1953) é o texto central do exame. A análise da obra abrange, além disso, fragmentos de outros trabalhos, como os romances iniciais, e a fatura de Infância (1945). Tomando esse enfoque é possível notar que a narração forma uma espécie de mônada. Apresenta-se, com sua emergência, a temporalidade múltipla da história. De março de 1936 (data da prisão de Graciliano), a narrativa circula por tempos condicionados pela reminiscência. Tal categoria permite, por sua vez, o escrutínio da confluência dos regimes da experiência individual e da experiência de uma história comum. Da mesma forma que a falta de revisão do romance concluído recentemente (Angústia, 1936) é uma constante, depara-se com as lembranças do tempo da migração, para o Rio de Janeiro, na juventude (1914), e ainda com a prorrogação do 'estado de guerra' durante o governo de Getúlio Vargas (1936). Em seu processo composicional, o texto dispõe uma 'coleção de imagens'; recortadas e imobilizadas no agora da escrita, elas servem ao fim patente da investigação. A força metafórica das imagens desperta o pensamento. A concepção topográfica da escrita como espaço político arregimenta para a função de interlocutores preponderantes Walter Benjamin, Michel Foucault, Jacques Rancière, Giorgio Agamben e Georges Didi-Huberman. O desdobramento tanto da questão política quanto da questão do poder traça o diagrama dos temas que o enfoque interdisciplinar operacionaliza. Ele compreende: a relação entre subjetividade e linguagem; racionalidade, dessubjetivação e política; reconstituição da experiência como embate pela memória; memória como metonímia da palavra e do espaço sensível na comunidade; política como jogo da argumentação; relações de poder, estratégias de controle e estratégias de resistência; escrita, língua, uso como categoria, potência e campo de possibilidade.
Entre o 'ímpeto secularizador’ e a ‘sã teologia’ : tolerância religiosa, secularização e ilustração católica no mundo luso (séculos XVIII-XIX)
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Gestão de processo de projetos aplicada à modernização de usina siderúrgica
Problemas ligados a projeto como a ausência de qualidade e descumprimento de prazos, são apontados como um dos grandes dificultadores para o sucesso dos empreendimentos, pois, dada sua importância e ao fato de ser desenvolvido nas etapas iniciais do processo de construção, o projeto direciona a tomada de decisões, influenciando fortemente custos, qualidade e configuração do empreendimento. Apesar de sua importância, verifica-se a existência de problemas de gestão no processo de projeto (muitos não originados pela equipe de projeto), existindo distorções do papel do mesmo pelas mudanças ocorridas ao longo dos tempos, que hoje apresenta-se incoerente e inadequado. As consequências são o retrabalho, atrasos, prejuízo financeiro e falhas no processo de projeto, podendo durante a obra dar origem à patologias e desperdícios. Diante deste cenário, deseja-se no presente trabalho descrever através de estudo de caso de uma empresa de construção pesada de Belo Horizonte, fatores dificultadores para obtenção da qualidade e eficácia do setor de projetos, envolvendo a comunicação entre os colaboradores, atuação da coordenação, planejamento, melhoria de métodos e procedimentos de gestão e o fluxo de informações para o processo de projeto. Após o estudo de caso, foi realizada uma avaliação do conjunto de informações, sendo que foi possível notar que a atuação específica de coordenador de projetos e um adequado planejamento são imprescindíveis para um avanço qualitativo no funcionamento do processo de projeto dentro do sistema de gestão.
2022-12-06T15:41:03Z
Reginaldo Barbosa de Castro
A ironia na obra de Cristina Peri Rossi : ditadura, exílio e depois
Este texto propõe um estudo da ironia na obra da escritora Cristina Peri Rossi, analisando contos dos livros La tarde del dinosaurio (1976) e Una pasión prohibida (1986). Circunscritos no marco histórico da ditaduta e pós-ditadura na América Latina, buscamos examinar como se reflete a tensão gerada pela ironia na significação que este momento político exerce sobre os elementos que compõem seus contos e influenciam sua narração. Num primeiro momento, o confronto entre direita e esquerda se faz mais presente , e a ironia expressa a concomitância dos dois discursos na composição dos contos. Num segundo momento, os contos retratam a transição para uma ordem homogeneizante de redomocratização, e a ironia exacerba um vazio de um futuro que não avança e induz à interrrogação da própria consciência que, que na impossibilidade de fixar-se em um objetivo a conquistar, busca no passado uma re-significação irônica que culmina num vazio não preenchível - como uma ironia que não possui um sentido único e não pode ser significada em uma única perspectiva.
2022-12-06T15:41:03Z
Janaina Aguiar Mendes Galvao
O mal-estar do professor de língua inglesa: o desvio de função como aposta subjetiva
O presente trabalho apresenta resultados conclusivos de uma pesquisa de doutorado que abordou o mal-estar docente de três professoras de língua inglesa em desvio de função no estado de Minas Gerais. São inúmeras as evidências que apontam que o mal-estar docente expõe, no campo da educação, algo que não vai bem. Buscamos compreender subjetivamente as questões que levam o professor de língua inglesa ao desvio de função entendendo que a especificidade desse objeto (a língua inglesa) poderia guardar relações com essa condição. A pesquisa utilizou o método de pesquisa qualitativo de orientação clínica e buscou compreender a posição subjetiva do sujeito falante e suas formas de gozo como docentes de língua inglesa. A coleta do corpus de seu através da utilização de diários clínicos e entrevistas. Contamos também com a observação de uma sessão de pedagogical round em um projeto de extensão para professores de língua estrangeira (ConCol) com uma das participantes. Os pedagogical rounds são rodas de conversação com o objetivo de acolher a fala desses professores e assim promover sua escuta. A técnica utilizada nas entrevistas foi a investigação-intervenção, que implica em, inicialmente, proceder a uma escuta das singularidades discursivas produzidas pelo sujeito participante, observando suas formas de gozo e, em seguida, estabelecer hipóteses sobre o objeto de estudo investigado (no nosso caso sobre a relação do docente com sua profissão e seu sintoma). Concluímos que as professoras encontraram no desvio de função uma possibilidade de lidarem com o mal-estar que as afligia e adoecia. Observamos também que a forma sintomática como as professoras se posicionaram subjetivamente perante sua vida profissional desvelou não somente elementos objetivos de relação com suas escolhas profissionais mas revelaram algo para além. Ao contrário do que especulamos inicialmente, a língua inglesa, como objeto de investimento de ensino das professoras, não foi nomeada pelos professores como estando diretamente relacionada aos desvios de função. A língua inglesa nos pareceu um objeto de investimento do professor, que não se ligava a quaisquer ideiais educacionais como por exemplo: proporcionar maiores oportunidades de trabalho para os alunos, ampliar seu repertório cultural, expandir as possibilidades de interações sociais dos alunos, promover momentos de (des)identificação identitária entre outros. Talvez possamos interrogar se a falta de questionamentos desses sujeitos sobre suas demandas profissionais não tenha os conduzido para a quota de sofrimento psíquico que perpassou suas vidas durante esses anos.