Repositório RCAAP

Gravidez na adolescência: enfrentamento na Estratégia Saúde da Família

O presente estudo buscou identificar os fatores predisponentes da gravidez na adolescência e suas consequências, e a partir de então elaborar um plano de ação com intervenções a fim de diminuir a incidência desse fenômeno na área de abrangência da Equipe de Saúde da Família do município do Mathias Lobato, Minas Gerais. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema através dos bancos de dados Scielo, Medline e Lilacs. Também, foram obtidos dados secundários através do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB); do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e dos registros da equipe de saúde. Ainda, realizou-se entrevista e diagnóstico situacional pela Equipe de Saúde da Família do município do Mathias Lobato. Pode - se concluir que a gravidez na adolescência apresenta consequências negativas numa perspectiva biológica e social para o adolescente. É função dos serviços de saúde implantar programas especiais a disposição dos jovens para informá-los e orientá-los. É fundamental que haja um trabalho multiprofissional e intersetorial para que os programas sejam desenvolvidos com resolutividade.

Ano

2019-08-09T21:34:00Z

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Juliana Figueiredo Araujo

O discurso, a vivência, a prática de sindicalistas metalúrgicos da CUT face às novas tecnologias organizacionais

O novo ciclo do sindicalismo brasileiro, mais conhecido como novo sindicalismo, foi marcado, a partir do final da década de 70, pela valorização do papel político dos sindicatos e questionamento das práticas assistencialistas prevalecentes. O fortalecimento da presença do movimento sindical no cenário político significou avanços para o sindicalismo brasileiro na década de 80. Os anos noventa, no entanto, apresentamse como um período de significativas transformações produtivas, portadoras de condições nada favoráveis para a representação dos trabalhadores. Neste contexto, o estudo teve como objetivo apreender a construção da resposta sindical face às NovasTecnologias Organizacionais (NTOs). O trabalho foi dividido em dois momentos, sendo que o primeiro constitiu-se na análise da visão/percepção de um grupo de sindicalistas metalúrgicos pertencentes a sindicatos localizados nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. No segundo momento apresentamos um estudono Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A partir da análise dos dados, reconhecemos que predomina, no grupo de sindicalistas pesquisado, uma visão favorável às NTOs, porém desfavorável à forma como vêm sendo implantadas e às suas conseqüências negativas. Quanto ao posicionamento prevalece uma resistência ativa, marcada pela busca de alternativas que minimizem os impactos negativos das NTOs. No entanto, as ações em nível das organizações e sociedade, bem como as conquistas, ainda são limitadas. O sindicato dos metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim das Bicas apresenta uma visão fatalista das NTOs e uma resistência ativa, sem contudo deixar de identificar-se com as estratégias de confronto. Face ao espaço limitado de inserção do sindicato no âmbito das NTOs, não se pode observar conquistas coletivas significativas. Nos dois momentos da pesquisa, constatamos um reconhecimento da necessidade de reavaliar a estrutura interna do sindicato

Ano

2019-08-11T23:25:03Z

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Renata de Magalhaes Gaspar

Odontologia preventiva na primeira infância: uma alternativa para se evitar o medo e a ansiedade relacionados ao tratamento odontológico

Apesar do avanço científico e tecnológico, o medo e a ansiedade frente ao tratamento odontológico ainda representam uma barreira aos serviços de saúde bucal, constituindo um problema para a promoção desta, o que favorece a ineficácia dos resultados nesta área. O objetivo desse trabalho é buscar conhecimentos suficientes a respeito da Odontologia Preventiva na primeira infância para que a mesma seja aplicada no contexto da atenção primária de saúde como uma alternativa para se evitar ou, pelo menos, diminuir os tratamentos traumáticos e mais complexos e, consequentemente, eliminar o medo e a ansiedade relacionados ao tratamento odontológico. As informações foram obtidas através de revisão de literatura de artigos pertinentes ao assunto em questão nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVSMS), Coleção de Revistas e Artigos Científicos (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Google Acadêmico, literatura nacional de periódicos e livros especializados. Foram utilizadas, para sua busca, as palavras chaves: Odontologia Preventiva, Medo e Ansiedade ao Tratamento Odontológico. Foram selecionados estudos nacionais e internacionais referentes ao tema do trabalho publicados entre 1988 e 2011 e 66 mereceram destaque devido a sua extrema importância em relação ao assunto escolhido. Após a análise dos referidos artigos pôde-se constatar que a ansiedade e o medo relacionados ao atendimento odontológico estão associados com uma história prévia de atendimento traumatizante, frequentemente ocorrida na infância. O temor ao tratamento odontológico gera um problema cíclico. Quando o tratamento preventivo não ocorre por motivo de medo, a patologia dentária assume proporções que exigem tratamentos curativos ou emergenciais. Esses tratamentos, geralmente, são invasivos e, portanto, desconfortáveis, consequentemente, o medo e a fuga ao tratamento odontológico se exacerbam, estabelecendo-se, assim, o ciclo. As manifestações de medo ou ansiedade na criança podem ser atenuadas por meio de procedimentos profiláticos que devem ser usados na rotina da consulta, visando a ampliar o seu campo perceptivo em relação ao tratamento odontológico. Concluiu-se que a promoção de saúde bucal na primeira infância através de uma boa comunicação e proximidade entre profissionais e usuários, bem como as consultas odontológicas de rotina e os procedimentos educativos e preventivos, pode reduzir o índice de patologias orais evitando ou minimizando a ocorrência de situações clínicas invasivas e dolorosas, diminuindo, assim, a ansiedade ao tratamento odontológico, favorecendo a quebra do ciclo: medo do tratamento odontológico fuga das consultas baixa saúde bucal.

Ano

2019-08-14T20:33:47Z

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Maria Alice Fernandes Ferreira

Participação da tonina na resistência à hipertrofia cardíaca induzida

Introdução: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo. A hipertrofia cardíaca constitui-se em processo adaptativo em resposta a sobrecargas hemodinâmicas crônicas, representando importante fator de risco para doenças cardíacas, tais como isquemia, arritmia e morte súbita. Uma das principais lacunas associadas ao tratamento das doenças cardiovasculares é a complexidade dos eventos que levam à sua progressão e as diversas formas de manifestação. Tonina é uma serinilproteinase, capaz de liberar angiotensina II (Ang II). Estudos preliminares do nosso grupo de pesquisa mostraram que camundongos transgênicos que expressam tonina de rato (TGM(rTon)) são “resistentes” a hipertrofia cardíaca induzida por isoproterenol (ISO). Objetivo: Identificar quais fatores moleculares e vias de sinalização celular levam a resistência à hipertrofia cardíaca observada no animal TGM(rTon). Métodos: TGM(rTon) e seu controle C57 foram submetidos a indução de hipertrofia cardíaca com ISO (20 mg/kg/dia), realizada durante 5 dias. Após processo de indução foi determinado o índice de hipertrofia cardíaca. Tonina de glândula submandibular de rato foi purificada e adicionada à cardiomiócitos neonatais isolados de ratos e submetidos a estímulo hipertrófico com Ang II. Nestes miócitos foram realizadas medidas de área celular e de translocação do GRK-5 para o núcleo, ambos por meio de imunofluorescência. Os níveis de expressão de tonina no coração foram mensurados por Western Blot. Os níveis de expressão de diversos genes relacionados com hipertrofia foram avaliadas por PCR tempo real, nos cardiomiócitos isolados e em coração de TGM(rTon) e seu controle. RNA-seq foi realizado para identificar o transcriptoma do coração. As bibliotecas foram agrupadas e sequenciadas a 300 ciclos, na sequência paired-end, e as análises de enriquecimento de vias foram feitas utilizando a ferramenta enrichr 5. Resultados: Nossos dados confirmam a resistência a hipertrofia do TGM(rTon). Nos cardiomiócitos isolados, tonina reverteu a hipertrofia celular induzida por Ang II e diminuiu a translocação do GRK-5 para o núcleo dos miócitos. Tonina também reduziu os níveis de expressão gênica de BNP, AT1 e MYH7, e aumentou os níveis de expressão gênica do receptor MAS. Não houve alteração nos níveis de expressão gênica do ANP e GRK-5. No coração dos animais TGM(rTon) os níveis de expressão de tonina foram maiores quando comparado a seu controle. Após tratamento com ISO os níveis de expressão de tonina foram ainda maiores no TGM(rTon). Os níveis de expressão gênica do receptor AT1, de MYH7 e de BNP também se mostraram diminuídas no coração de TGM(rTon) tratado com ISO, ao passo que os níveis de expressão de ANP mostraram-se aumentados. Por RNA-seq foi constatado que 18 genes diretamente ligados a hipertrofia cardíaca (POSTN, CRLF1, LTBP2, SSP1, LOX, COL5A2, CTGF, NMRK2, ACTA1, MEOX1, CILP, NPPB (ou BNP), THBS-4, TNC, SERPINB1A, C1QTNF3, 2200002DOIRICK e PRC1) se mostraram negativamente regulados nos TGM(rTon) tratados com ISO, em comparação com os C57 também tratados com ISO. Os resultados foram validados por q-PCR e confirmamos que os genes POSTN, LTBP2, LOX, COL5A2, ACTA1 e NPPB estavam menos expressos nos animais TGM(rTon) tradados com ISO. Conclusão: Tonina, através da regulação negativa de diversos genes exerce papel cardioprotetor importante ao impedir a hipertrofia cardíaca e celular.

Ano

2021-04-15T18:00:36Z

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Valéria Alves Fernandes

O uso de filmes como material pedagógico: Avatar, no estudo da natureza, da ciência e tecnologia

Para os professores que percebem a necessidade de buscar alternativas que possam contribuir para a melhoria do ensino, e percebem as mudanças ocorridas na educação, procurar desenvolver aulas mais prazerosas, diferentes e que tragam os alunos para o novo século, continua sendo um caminho viável. O uso de Filmes nas aulas não é uma novidade. Quando e de que maneira usá-lo, é que descreve as reflexões deste trabalho realizado com um grupo de professores e alunos da Escola Estadual Minas Gerais e Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo de Uberaba. Durante a realização da pesquisa, percebemos que a maioria dos professores sempre usou filmes como: Um descanso do quadro e giz.Com este trabalho, pretendemos mudar o conceito de que, o uso de filmes como recurso didático é apenas um descanso para o professor, e através de planejamentos e trabalhos realizados junto aos colegas, pretendemos inovar e melhorar este recurso do uso de filmes como material didático, que nos permite uma série de atividades contextualizadas, dinâmicas de grupos, pesquisas, investigações e atualizações referentes ao assunto abordado no filme escolhido como, a natureza, a ciência e a Tecnologia.

Ano

2019-08-14T15:31:23Z

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Cecilia Heliete Silva Resende

Mulheres na educação tecnológica brasileira: relações de gênero na atuação de profissionais técnicas de nível médio

A participação feminina nos cursos tem aumentado significativamente no Brasil, tendo o número de matrículas de mulheres superado a de homens na década de 2000 , porém o relatório Gender and education for all the leap to equality: EFA global monitoring report 2003/41 divulgado pela Unesco evidencia a tendência mundial à igualdade de acesso ao ensino pós‐secundário, porém aponta os padrões de escolha realizados pelas mulheres como uma questão fundamental a ser discutida para que se possa alcançar a igualdade de gênero. Na realidade brasileira persiste a tendência das alunas se concentrarem em determinadas áreas do conhecimento em detrimento de outras. As áreas gerais de formação com maior concentração feminina são, segundo o IBGE (2014, p.107), as com ocupações de menor remuneração média no mercado de trabalho e que mais se afastam da visão do senso comum de Ciência e Tecnologia. Para contribuir com o desvelamento das escolhas das alunas por essas áreas de atuação em detrimento de outras mais “tecnologizadas” é necessário conhecer a forma como essas mulheres se percebem e se relacionam com suas construções sobre a formação profissional, inserção e atuação no mundo do trabalho. Conforme esclarece Hirata (2002, p. 23) as pesquisas sobre o mundo do trabalho, em sua grande maioria são realizadas sob uma perspectiva que não leva em conta as relações de gênero e o sexismo presente nessas relações sociais, tratam‐se de pesquisas gender‐blinded. A autora afirma ainda que essa tendência das pesquisas, em realizar generalizações partindo de um ponto de vista masculino, pode induzir ao erro, uma vez que ações de formação profissional não têm “a mesma amplitude nem o mesmo alcance, e tampouco a mesma significação para as mulheres e para os homens” (HIRATA, 2002, p. 224) deixando de explorar a possibilidade de o espaço de formação contribuir para a visão da “pseudo incompetência técnica” feminina. É perceptível o avanço feminino na educação, porém ele não ocorre de forma homogênea. Em se tratando da Educação Profissional e Tecnológica, que tem uma interface direta com o mundo do trabalho, é possível perceber como o sexismo interfere e lança seus padrões sobre a formação profissional. Especificamente na educação técnica é possível perceber uma clara divisão entre as áreas de atuação tradicionalmente impostas às mulheres e a desvalorização desses grupamentos. Para que se possam criar estratégias para a mudança dessa realidade é necessário que sejam feitas análises mais detalhadas e atualizadas, levando em conta a dualidade entre trabalho e educação, traçando a trajetórias das mulheres que se encontra em cada área, tanto as que permanecem no local a elas historicamente destinado, quanto as que quebram esse ciclo, ponderando sobre como esse fenômeno contribui para a mudança de ideias e ruptura com os modelos tradicionais.

Ano

2022-03-31T00:15:36Z

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Sabrina Fernandes Pereira Lopes Raquel Quirino

O Entendimento de estudantes do ensino médio sobre sistema de referência em movimento relativo

A pesquisa relatada se refere ao entendimento de alunos do ensino médio a respeito de dois conceitos: Movimento Relativo e Sistema de Referência. O objetivo principal é se deter nos aspectos inerentes à aprendizagem de conceitos mais teóricos, com os quais lida a Ciência em geral. Partindo do pressuposto que os alunos sabem fazer mais do que dizer, investigamos o entendimento dos mesmos em termos de performances específicas na solução de problemas e em termos da capacidade em explicitar a concepção. Constatamos que os estudantes em geral conseguem lidar facilmente com os conceitos abordados quando resolvem questões de interpretação, mas têm menos sucesso quando solicitados a verbalizar seu entendimento. Interpretamos nossos dados usando o modelo SOLO, de inspiração neo-piagetiana, através do qual categorizamos as respostas dos estudantes. Nossos resultados apontam que o pensamento da maioria dos alunos se encontra no patamar concreto, sendo que poucos atingiram uma concepção sobre Movimento Relativo e Sistema de Referência próxima da científica (nível formal). Verificamos também que os alunos em contato com o tema em diferentes fases do Ensino Médio demonstraram um entendimento mais consistente, em termos de habilidades, além de terem maior expressividade no patamar formal de pensamento. Esse resultado sugere que abordagens curriculares recursivas podem ajudar a entender conceitos mais teóricos e elusivos.

Ano

2019-08-14T20:52:07Z

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Amanda Amantes Neiva Ribeiro

Transição metal-isolante induzida por desordem e interação elétron-elétron.

Sistemas em que a energia de interação elétron-elétron é comparável à ou dominante sobre a energia cinética podem passar por uma transição metal-isolante. Na ausência de impurezas químicas (desordem), essa transição é chamada de transição de Mott, que pode ser descrita pelo modelo de transferência de carga. Esse modelo consiste de duas bandas, onde uma é larga o suficiente para desprezarmos as interações elétron-elétron, correspondendo aos elétrons de condução, e a outra é estreita o suficiente para que as interações elétron-elétron sejam fortes, correspondendo aos elétrons localizados ou tipo f. Além disso, no modelo de transferência de carga, a soma, por sítio, do número de ocupação dos elétrons de condução e do número de ocupação dos elétrons tipo f é igual a um. Dentro desse modelo, a proximidade com a fase isolante é obtida quando a energia dos elétrons tipo f, Ef, diminui, transferindo carga para os estados tipo f e diminuindo a ocupação dos elétrons de condução. A transição de Mott ocorre quando o número de elétrons de condução por sítio se anula. No caso de sistemas eletrônicos desordenados e não interagentes, uma transição metal-isolante também pode ocorrer, agora devido à desordem, que produz efeitos de localização de Anderson. Nosso interesse é o de estudar sistemas desordenados correlacionados, onde uma combinação ou competição dos efeitos da interação elétron-elétron e da desordem podem levar os sistemas a uma transição metal- isolante. Além disso, nesses sistemas observamos na fase metálica uma fase eletrônica de Griffiths com comportamento não líquido de Fermi (NFL). Esse comportamento NFL aparece para valores intermediários de desordem, bem antes da transição e corresponde à emergência da fase de Griffiths, em que há dois tipos de spins: os que se comportam como livres e os que formam um estado singleto com os elétrons de condução. Os spins que se comportam como livres dominam a resposta termodinâmica do sistema, dando origem ao comportamento NFL. Neste trabalho, usamos uma combinação da teoria de campo médio dinâmico e da teoria do meio típico para resolver o modelo de transferência de carga desordenado e estudar a emergência da fase de Griffiths e a transição metal-isolante. Analisamos tanto os resultados obtidos para diferentes valores de Ef, quando a desordem presente nas energias dos elétrons delocalizados é mantida constante, quanto resultados obtidos para diferentes valores de desordem, quando Ef é mantido constante. Em ambos os casos o método é capaz de reproduzir tanto a transição metal-isolante quanto a fase de Griffiths. Para Ef/D = -1.3 (onde D é a largura da banda dos elétrons de condução no caso limpo), observamos a fase de Griffiths surgir para desordem W/D 0.3, deixando de existir muito antes da transição, que acontece para o valor de desordem W/D 6.1. Para desordem fixa, W/D = 1.5, vemos o surgimento da fase de Griffiths a partir do valor Ef/D -1.3 e se mantendo até a transição ocorrer, para Ef/D -3.1. Vale ressaltar que todos os resultados foram obtidos em temperatura nula.

Ano

2019-08-10T10:58:16Z

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Whittemberg da Silva Oliveira

Relações entre língua oficial e línguas locais na escola: como as crianças de aldeias de Cabinda/Angola aprendem o português e em português

Este trabalho, sob a temática Relações entre língua oficial e línguas locais na escola: como as crianças de aldeias de Cabinda/Angola aprendem o português e em português, surge de uma pesquisa realizada em três aldeias da Província de Cabinda, República de Angola, com o objectivo de estudar as relações que são criadas entre o português, língua oficial, e as línguas locais angolanas de origem africana, no processo escolar de ensino e aprendizagem. Partiu-se do princípio de que as crianças, nestas aldeias, aprendem o português na escola. Diante deste pressuposto, surgiu a questão: Como as crianças que, a partir do seio familiar, falam uma língua local angolana de origem africana aprendem o português? Com esta questão, foi feito um estudo exploratório que se traduziu em assistência às aulas, entrevistas às professoras, aos diretores e a alguns encarregados de educação das escolas primárias das três aldeias e no acompanhamento de aulas e dos momentos recreativos dos alunos. Dos dados coletados, constatou-se que, nas duas primeiras escolas, as de Zôngolo e Fortaleza, as línguas locais são silenciadas pelo português, língua oficial. Na escola de Chiela, a língua local angolana de origem africana é usada como meio para a compreensão do português, norma padrão, na sala de aula. Chegou-se a apurar, a partir das entrevistas com os encarregados de educação, que, mesmo nas aldeias onde, aparentemente, predomina a língua portuguesa, o ambiente familiar está marcado por um bilinguismo com intensidades diferentes. O mesmo se pode dizer das aldeias em que há forte presença das línguas locais, independentemente do nível de proficiência, o português convive com as línguas locais angolanas de origem africana. Nas aldeias mais próximas da cidade, o português é a língua maioritária das gerações mais jovens. Destes dados, pôde-se concluir que, em ambientes plurilíngues, como é o caso das escolas primárias das três aldeias, a consideração da realidade sociolinguística do aluno é um factor que promove aprendizagem no contexto escolar.

Ano

2019-08-11T18:20:01Z

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Silvestre Filipe Gomes

Localização automática de faltas em linhas de transmissão de circuitos duplos

A localização de faltas em linhas de circuito duplo está, atualmente, em um estágio de desenvolvimento inferior se comparado aos progressos obtidos pelos métodos para linhas de circuito simples. A localização de faltas para estas linhas pode ser consideravelmente influenciada pelo acoplamento mútuo entre os circuitos. A maioria dos métodos de localização de faltas existentes não foi desenvolvido levando-se em conta a existência do segundo circuito. Desta forma, usualmente temseuma modelagem incompleta, o que leva o algoritmo a errar na estimativa do local de falta, quando aplicado a uma linha de circuito duplo. Em outros casos, utiliza-se uma modelagem muito simples das linhas, fato que também leva a um localizador com precisão indesejável, especialmente quando são utilizados em linhas relativamente longas, comuns no Brasil. Neste trabalho será apresentado um estudo de uma técnica de localização automática de faltas em linhas de transmissão de circuito duplo, com a utilização de dados de tensão e corrente de dois terminais de ambos os circuitos. A metodologia utilizada propõe o uso de matrizes que transformam linhas de circuito duplo em dois circuitos perfeitamente desacoplados, denominados respectivamente circuito aditivo e circuito diferencial. Em seguida, aplica-se o método de Johns & Jamalli para linhas de circuito simples utilizando como parâmetros de entrada os dados pertencentes ao circuito diferencial, sendo original esta abordagem no domínio da freqüência. Além do local da falta, será apresentado o Fator de Desconfiança, um outro parâmetro parase inferir a qualidade do resultado obtido. Para verificar o desempenho do sistema computacional desenvolvido no Matlab foram utilizados arquivos obtidos do software de simulação de transitórioseletromagnéticos ATP. As simulações foram feitas com variação dos ajustes de distância do ponto de falta, tipo de falta, ângulo de incidência, resistência de falta e capacidade das fontes equivalentes terminais. Adicionalmente foi verificado o desempenho do sistema frente a um caso real do Sistema Interligado Nacional (SIN). Os resultados obtidos mostraram que a metodologia aplicada melhora significativamente as estimativas do local de falta quando comparado com os resultados obtidos pelo método original de Johns & Jamalli para linhas de circuitosimples ignorando-se o circuito são.

Ano

2019-08-13T20:33:04Z

Creators

Thiago Matozinhos de Souza

Modeling of crack propagation in a premolar tooth using finite elementmethod

O termo síndrome do dente rachado refere-se a uma fratura incompleta de um dente posterior vital que envolve a dentina e ocasionalmente se estende para a polpa. Para entender melhor as características da síndrome do dente rachado, um dente pré-molar rachado será estudado aqui usando técnicas computacionais. O primeiro passo para a análise é o desenvolvimento de um modelo geométrico 3D para servir como base para uma análise de elementos finitos. Este modelo, gerado apartir de um código comercial, será exportado para um programa de propagação de fissura. Ao ter o modelo 3D e escolher uma técnica apropriada de propagação de fissuras que se encaixa no problema,pode-se definir as propriedades do material e os tipos de carga e realizar o processo de propagação de fissuras em várias condições de carga. Um modelo 2D é totalmente estudado enquanto alguns resultados iniciais são extraídos para o modelo 3D. Finalmente, os resultados obtidos numericamente podem ser comparados com os resultados clínicos obtidos a partir da literatura

Ano

2019-08-14T01:58:33Z

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Maryam Ramezani

Participacao do transporte de acetilcolina, docalcio intracelular e do colesterol de membranano ciclo de vesiculas sinapticas em junçãoneuromuscular

A biogenese e reciclagem de vesiculas sao etapas fundamentais paramanutencao da neurotransmissao, impedindo que ocorra reducao dos aglomeradosvesiculares e bloqueio da funcao sinaptica. Utilizando preparacoes de juncaoneuromuscular de camundongo e de ra, tres importantes aspectos envolvendo o ciclo devesiculas sinapticas foram abordados neste trabalho de tese: 1) as consequencias dealteracoes na expressao do transportador vesicular de acetilcolina (VAChT) sobre ociclo sinaptico; 2) a participacao de estoques intracelulares de calcio na exocitose devesiculas sinapticas induzida pela ouabaina; e 3) a importancia do colesterol demembrana na biogenese e reciclagem de vesiculas sinapticas. Os resultados obtidosmostraram que a reducao na expressao do gene do VAChT nao determinou alteracoescompensatorias no numero e na area de terminacoes motoras presentes no diafragma decamundongos VAChT knockdown. Alem disso, o numero de vesiculas aptas para areciclagem bem como os passos de exo/endocitose estavam preservados nos animaisknockdown homozigotos. Contudo, a ausencia de expressao do VAChT leva ao aumentocompensatorio no numero e na area de terminacoes motoras dos animais nocaute,sugerindo que a liberacao de acetilcolina armazenada em vesiculas via VAChT eessencial para o desenvolvimento normal de terminacoes motoras. Quanto aparticipacao do calcio intracelular na exocitose evocada pelo derivado esteroideouabaina, os dados revelam que, embora a ouabaina iniba a endocitose, este glicosideocardiotonico promove liberacao vesicular mobilizando calcio armazenado no reticuloendoplasmatico e nas mitocondrias via receptores de rianodina e trocador Na+/Ca2+mitocondrial, respectivamente. Na investigacao sobre o papel do colesterol na biogenesee reciclagem de vesiculas sinapticas, os resultados indicam que o sequestro do colesterolde membrana aumenta a liberacao espontanea de vesiculas sinapticas, altera a amplitudee cinetica de eventos em miniatura, porem inibe a exocitose evocada pelo KCl e aendocitose compensatoria. Os dados obtidos com as investigacoes supracitadascontribuem para obtencao de principios fundamentais sobre o funcionamento do sistemacolinergico e neurotransmissao em geral, podendo, no futuro, subsidiar meios paraintervencao farmacologica em disfuncoes da transmissao sinaptica central e periferica.

Ano

2019-08-11T21:35:31Z

Creators

Ernani Aloysio Amaral

Avaliação do Glittre ADL test como instrumento de classificação da capacidade funcional em indivíduos com doenças cardiovasculares

A avaliação da capacidade funcional de indivíduos com doenças cardiovasculares (DCV) pode ser realizada por testes máximos, submáximos, escalas ou questionários. No entanto, esses testes enfocam, frequentemente, a atividade relacionada a membros inferiores, dificultando uma avaliação mais global do paciente. O Glittre ADL test pode representar uma forma objetiva e global de avaliação de pacientes com DCV, baseado no modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). O teste reproduz atividades cotidianas, que envolvem membros superiores e inferiores, como sentar e levantar de uma cadeira, subir e descer degraus e carregar peso. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar se o Glittre ADL test é capaz de diferenciar classes funcionais na avaliação de indivíduos com DCV. Foram avaliados 42 indivíduos por meio dos testes Glittre ADL test, Shuttle Walking test (SWT), Perfil de Atividade Humana (PAH) e Duke Activity Status Index (DASI). Para análise estatística, os dados do SWT, PAH e DASI foram divididos em tercis. O tempo de execução do Glittre ADL test foi comparado com as diferentes faixas dos tercis do SWT, PAH e DASI pela análise de variância (ANOVA one way) com post-hoc Least Significant Difference (LSD). Para significância estatística foi considerado um alfa de 5%. Foi utilizado o programa SPSS, versão 15.0. A média de idade foi 62,21 ± 12,07 anos e do índice de massa corporal 26,88 ± 3,68 kg/m2. Os tercis do SWT foram divididos nas seguintes faixas: indivíduos que caminharam menos que 303,33 metros(m), entre 303,33 e 440m e acima ou igual a 440m. Para o PAH, os indivíduos que pontuaram menos que 64 se enquadraram no primeiro tercil, entre 64 e 70 no segundo e igual ou acima de 70, no terceiro. Para o DASI, indivíduos que obtiveram menos que 32, entre 32 e 40 e acima ou igual a 40. Houve diferença estatisticamente significativa no tempo de execução do Glittre ADL test entre os tercis do SWT (p=0,0001). O tercil 1 foi diferente do 2 (p=0,004) e 3 (p=0,0001). Para o DASI, houve diferença entre os grupos (p=0,008). O tercil 1 foi diferente do 2 (p=0,02) e 3 (p=0,003). Para o PAH, houve diferença entre os grupos (p=0,002). O tercil 3 foi diferente do 1 (p=0,001) e 2 (p=0,018). Na amostra estudada, foi demonstrado que o Glittre ADL test é capaz de diferenciar classes funcionais de indivíduos com DCV, especialmente em relação aos indivíduos mais acometidos funcionalmente.

Ano

2019-08-09T18:40:34Z

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Aline Andrioni Fernandes

A noção de désoeuvrement no "Fausto" de Fernando Pessoa 

'Poema impossível', o 'Fausto', de Fernando Pessoa, parece ilustrar a noção de 'désoeuvrement', isto é, a inoperatividade do texto literário. Trata-se de um texto inacabado, fragmentado e marcado sempre pela ausência, como atestam seus versos que afirmam incessantemente a fratura entre homem e linguagem e o vazio da escrita, características que colocam em questão sua realização enquanto obra. Esta dissertação de mestrado, portanto, tem por objetivo, no primeiro capítulo, ler esses escritos associando as manifestações da falta que ali se encontram ao pensamento filosófico contemporâneo que se debruça sobre a questão da negatividade, notadamente a obra de Giorgio Agamben. Partindo do problema da negatividade e da constatação de que o homem é um ser sem obra, o segundo capítulo se dedica à noção de 'désoeuvrement', relação entre o ser e o não ser, a obra e a 'desobra', que aparece sobretudo nas investigações acerca do paradigma da comunidade de pensadores como Georges Bataille, Maurice Blanchot, Jean-Luc Nancy e Agamben. Em seguida, desenvolvemos a reflexão sobre a concepção agambeniana de inoperatividade no sentido de analisar o 'Fausto' pessoano enquanto escrita do 'désoeuvrement' e da potência, isto é, obra - assim como a escrita, o homem e a comunidade - inacabável e inapreensível, cujo inacabamento e cuja inapreensibilidade são uma falta constitutiva, o próprio motivo da escrita.

Ano

2019-08-11T20:43:50Z

Creators

Debora Araujo Drumond de Oliveira

Tendinopatia patelar: investigando fatores associados à sobrecarga no tendão patelar em atletas

A aplicação de forças excessivas (magnitude e duração) no tendão patelar estão relacionadas ao mecanismo de desenvolvimento da tendinopatia patelar (TP), uma vez que podem promover processos irritativos no tecido e/ou microtraumas repetitivos no tendão. Fatores locais relacionados à articulação do joelho (local) e à articulação do quadril e ao complexo do pé (não-locais) podem contribuir no mecanismo de lesão do tendão patelar. O varismo excessivo de antepé, a diminuição da força muscular do quadril e a restrição na amplitude de movimento articular dos membros inferiores podem alterar o padrão correto do gesto esportivo e impor sobrecarga no tendão patelar. Entretanto, a investigação de fatores associados a TP apresenta uma dificuldade para encontrar de forma consistente fatores que estejam fortemente associados à ocorrência de TP. Além disso, fatores não-locais são pouco explorados nas investigações acerca de variáveis relacionadas a sobrecarga do tendão patelar. O objetivo da presente tese foi investigar os fatores associados à sobrecarga no tendão patelar em atletas. Um primeiro estudo foi planejado para realizar uma exploração inicial dos fatores relacionados as articulações do quadril, do joelho e do complexo do pé com o desfecho de anormalidades morfológicas do tendão patelar identificado por meio de ultrassonografia. A área abaixo da curva ROC indicou associação da flexibilidade da banda íliotibial, alinhamento perna antepé e rotação da patela no plano frontal (ângulo de Arno) com a presença de anormalidades morfológicas no tendão patelar. Um segundo estudo foi desenvolvido pois havia a necessidade de estabelecer um critério diagnóstico com acurácia para identificar atletas com e sem anormalidades no tendão. Os resultados indicaram que a combinação entre o questionário VISA-P, o teste de agachamento unipodal descendente e a história de dor no tendão patelar, denominado patellar tendon clinical test (PTCT) identificou de forma acurada atletas com anormalidades identificadas por meio da ultrassonografia. Um terceiro estudo foi realizado com o objetivo de identificar a contribuição de fatores relacionados as articulações do quadril e do pé na ocorrência da tendinopatia patelar em atletas de basquetebol e voleibol. A árvore de classificação e regressão utilizada indicou que nenhuma variável isolada foi capaz de classificar indivíduos com ou sem TP e revelou que fatores relacionados aos segmentos proximais de distais a articulação do joelho podem participar do mecanismo de sobrecarga do tendão patelar. Interações entre o torque isométrico dos rotadores laterais do quadril, alinhamento perna-antepé, amplitude de movimento (ADM) de dorsiflexão e ADM passiva de rotação medial do quadril foram identificadas na ocorrência da tendinopatia patelar. Os resultados da presente tese revelaram a participação de fatores não-locais nos dois desfechos analisados relacionados a sobrecarga do tendão patelar.

Ano

2019-08-12T21:35:48Z

Creators

Luciana de Michelis Mendonça

A justiciabilidade dos direitos sociais nas Cortes Internacionais de Justiça: em busca da proteção efetiva do sujeito trabalhador na contemporaneidade

O Direito é um sistema criado pelo homem, num dado momento histórico e conforme as necessidades do ser humano, com a finalidade de realizar a justiça entendida esta como promotora de igualdade substancial , o que passa, necessariamente, pela concretização dosdireitos sociais. Nesse sentido, a justiciabilidade direta e plena desses direitos se afigura como medida imprescindível à tutela dos bens jurídicos por eles envoltos, sendo forçoso alcançar uma compreensão evolutiva essencial à superação do reducionismo advindo, em grande medida, de conflitos ideológicos e obtusidade conceitual. Partindo das críticas desferidas à juridicidade dos direitos sociais, a tese avança desconstruindo os discursos liberais arrefecedores de tais standards de proteção e edifica um arcabouço teórico-normativo favorecedor desses direitos. Após a análise da normatividade internacional acerca dos direitos sociais, incluindo o laborais, passa-se ao contexto desafiador das cortes supranacionais na salvaguarda dessesdireitos, que deve ser efetuada mediante uma interpretação teleológica e evolutiva das normas nacionais, comunitárias e internacionais, com vistas à sobrelevação da dignidade como vetor principiológico de todos os demais. Por fim, a tese deságua na busca pela tutela concreta dosujeito trabalhador na contemporaneidade, abarcando a proibição do trabalho escravo e infantil, a proteção contra a discriminação, a promoção da liberdade sindical, a garantia do direito de greve, a tutela do emprego e o respeito ao migrante. Por todo o exposto, espera-se que a salvaguarda do trabalhador na seara internacional seja maximizada pela rede de proteção criada pelos sistemas global e regional de direitos humanos, que devem agir em conjunto e interligados, a fim de lograrem elevada efetividade nessa tarefa.

Ano

2019-08-14T16:49:23Z

Creators

Platon Teixeira de Azevedo Neto

Vector fields on glm/n (C) - flag supermanifolds

FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Ano

2021-08-19T21:51:35Z

Creators

Elizaveta Vishnyakova

Resistência de Haemonchus placei (PLACE, 1893), Cooperia punctata (von LINSTOW, 1907) E Oesophagostomum radiatum (RUDOLPHI, 1803) às avermectinas em bovinos, em propriedade rural de Minas Gerais

Utilizando teste controlado com infecção artficial, quarenta e oito bezerros livres de helmintos foram infectados individualmente com 11.000 L3 de Cooperia sp., 11.000 L3 de Haemonchus sp. e 48.000 L3 Oesophagostomum sp. Foram formados grupos com 12 animais cada: grupo sem tratamento T1 controle, grupo T2 tratado com Dectomax 1%, grupo T3 tratado com ivermectina 3,15% e grupo T4 tratado com uma associação de ivermectina 2,25% mais abamectina 1,25%. No dia da infecção e 46 depois, foram avaliados os parâmetros hematológicos. Para avaliar a persistência da eficácia, seis animais de cada grupo foram necropsiados 14 dias após os tratamentos, o restante dos animais foi necropsiado 28 dias após os tratamentos, para a realização das contagens de helmintos. Não houve alteração das células da série branca entre as observações, exceto eosinófilos e neutrófilos segmentados que sofreram ligeira queda nos valores, mas se mantendo dentro dos limites de normalidade. No dia 46 o volume globular médio e a proteína plasmática média apresentaram valores abaixo do limite inferior de normalidade e queda significativa em suas contagens entre observações. A eficácia 14 dias após o tratamento, utilizando a média aritmética das contagens de helmintos, foi de T2 80%, 66% e 39%; T3 40%, 18% e 52%; e T4 74%, 97% e 95%, para H. placei, C. punctata e O. radiatum. A eficácia calculada 28 dias após o tratamento foi de T2 18%, 25% e 0%; T3 0%, 52% e 0%; e T4 89%, 98% e 86%. Dessa maneira, Haemonchus placei foi identificado como resistente aos fármacos estudados. C. punctata e O. radiatum foramidentificados como resistentes à doramectina 1%, ivermectina 3,15% e sensíveis à associação de avermectinas

Ano

2019-08-11T20:10:01Z

Creators

Vanderson Barcelos Rangel

Análise comparativa de custos de sistemas estruturais para pavimentos de concreto armado

Neste trabalho, realiza-se um estudo comparativo de custos entre alguns sistemas estruturais utilizados para o cálculo e para o detalhamento de pavimentos de concreto armado. São analisados três pavimentos de edifícios distintos, variando-se em cada um deles o sistema estrutural utilizado. Inicialmente os três pavimentos são analisados considerando-se um sistema estrutural convencional, constituído de lajes maciças e vigas. Posteriormente, estes mesmos pavimentos são analisados como lajes lisas, maciças ou nervuradas. As lajes lisas nervuradas podem ter como materiais inertes blocos de poliestireno expandido (EPS) ou então blocos de concreto celularautoclavado. Finalmente, é feita uma análise usando-se como sistema estrutural lajes nervuradas cuja fôrma é obtida com moldes de polipropileno de formato troncopiramidal. Para a análise estrutural, detalhamento e levantamento de quantitativos é utilizado um software comercial. Na composição final dos custos dos pavimentos paracada solução adotada, estão incluídos materiais, fôrmas, mão-de-obra e tempo de execução. Em função dos resultados obtidos, é realizada uma ampla análise comparativa, procurando-se explicar as diferenças encontradas entre os custos dos sistemas estruturais.

Ano

2019-08-12T08:20:58Z

Creators

Andreia Rodrigues da Silva