Repositório RCAAP
Caracterização epidemiológica dos microrganismos presentes em jalecos dos profissionais de saúde
A identificação de possíveis reservatórios de microrganismos nos estabelecimentos de saúde consiste em uma importante medida de prevenção para sua disseminação. Objetivou-se determinar as características epidemiológicas de microrganismos presentes em jalecos de profissionais de saúde de um hospital geral. Tratou-se de um estudo transversal, realizado entre janeiro e agosto de 2011 em um hospital geral de Divinópolis. Foram incluídos no estudo os profissionais de saúde de unidades de internação da clínica médico-cirúrgica. O critério de inclusão dos participantes foi realizar atividade assistencial direta a pacientes. Utilizou-se um questionário composto de questões fechadas referentes a perfil demográfico, comportamento e conhecimento dos profissionais de saúde. Após a realização da entrevista, procedeu-se a coleta das amostras microbiológicas dos jalecos no bolso e região do abdômen, por meio da técnica de rolagem de swabs. As amostras coletadas foram cultivadas em meios Agar sangue de carneiro, Agar MacConkey, Agar Manitol salgado, Agar Sabouraud e caldo tioglicolato a 35°C por 72 horas. Os isolados foram submetidos à identificação das espécies por método automatizado e submetidos ao antibiograma pelo método de difusão de discos. As análises foram realizadas no laboratório de análises clínicas e microbiológicas da instituição em questão. Utilizou-se a estatística descritiva, com o cálculo das frequências absoluta e relativa. As diferenças estatísticas foram avaliadas por meio do teste qui-quadrado de Pearson, utilizando-se nível de significância de 5% (p < 0,05). Participaram do estudo 100 profissionais, distribuídos nas categorias equipe de enfermagem (76,0%) e médicos/fisioterapeutas (24,0%). O turno de trabalho da maioria dos entrevistados foi diurno (57,0%). Quanto ao comportamento dos profissionais, 90,0% afirmaram que circulam com o jaleco em áreas externas às unidades de internação (refeitório, lanchonete), serviços de apoio assistencial e áreas administrativas. A maioria dos profissionais relatou o hábito de trocar o jaleco a cada plantão (68,0%). No que se refere ao motivo pelo qual utilizam o jaleco, 83,0% citaram proteção individual. Dos profissionais que trabalham em outros locais da área da saúde, 41,2% utilizam o mesmo jaleco em instituições distintas. Acreditam que o jaleco pode conter microrganismos, 98,0%. As amostras positivas, com recuperação de microrganismos, representaram 51,0% no bolso e 43,0% na região do abdome. Os Staphylococcus spp foi o gênero predominante em ambas as áreas analisadas. Os Enterococcus faecalis e o Acinetobacter baumannii foram predominantes na região do abdome. Os Staphylococcus coagulase negativa foram resistentes à oxacilina; o Acinetobacter baumannii, a aminoglicosídeos, cefalosporinas e quinolonas; e o Enterococcus faecalis, a aminoglicosídeos e quinolonas. Em relação à contaminação por Staphylococcus coagulase negativa nas áreas analisadas, observou-se diferença significativa (p< 0,05) para as variáveis frequência de troca do jaleco, idade e profissão. Concluiu-se que os jalecos de profissionais de saúde são contaminados por microrganismos de relevância epidemiológica, contribuindo, dessa forma, para a possível disseminação de patógenos entre diferentes pacientes e ambientes. Sugere-se o investimento em programas de educação permanente voltados para os aspectos de biossegurança, higienização das mãos, o papel do ambiente e inclusão do jaleco como potencial reservatório de microrganismos.
O cidadão como sujeito de governo: planejamento e gestão pública compartilhada na Bacia do rio Caraiva
Só é cidadão aquele que efetivamente governa. A revitalização da definição aristotélica direciona esta investigação sobre viabilidade da autonomia em processos de gestão pública compartilhada. Acompanha-se a implementação de uma rede de cidadania para gestão da bacia do rio Caraíva, no Corredor Central da Mata Atlântica, extremo sul da Bahia, concomitante a uma reflexão sobre a forma republicana de governo. A inadequação dos modos modernos de planejamento e gestão (ou modos de governo) demanda critica mais rofunda que o inócuo debate entre modelos. A identificação nestes de uma mesma ilegitimidade direciona busca de uma raiz comum a todos, presumida na estrutura do método científico, principalmente naquilo que o caracteriza como heteronomia. A hipótese de identidade do paradigma moderno de ciência e governo permitiria aplicação da crítica epistemológica à suposta ciência do planejamento e gestão. Identificadas três atitudes fundadoras da heteronomia moderna (distanciamento e desnível entre sujeito e objeto; ruptura e desprezo em relação ao senso comum; fragmentação disciplinar corporativa), busca-se a reversão da dupla usurpação de poder do cidadão pela ciência (a autoria dos planos e a autoridade na gestão), recolocando o legítimo sujeito de governo na posição que lhe cabe por direito. A possibilidade do consenso é defendida como requisito para exercício do auto-governo, na forma não competitiva da democracia direta complementar, em cooperação com as legítimas instâncias representativas. A inexistência de um lugar para o consenso na política, que corresponderia à impossibilidade lógica de existência do interesse público, comprometeria a efetiva revelação da autonomia, mas uma pequena constelação de métodos, na contramão da via moderna, aponta para outro rumo. Ao empowerment como meio para um fim que lhe seria superior, se contrapõe o empoderamento como fim em si mesmo, que pressupõe existência prévia de poder original no cidadão. O princípio da autofundação para mobilização social serve de atalho para revelação deste poder imanente. A pesquisa ação participativa indica caminhos para o cidadão como sujeito de conhecimento, propiciando apropriação de instrumentos da ciência por agentes locais. A proposta de planeação colhe sementes destes meios para semear uma práxis que integra competências locais e externas em rede pluri-protagonista de governo. A intenção de simultaneidade entre ação e reflexão direcionou aplicação de conhecimentos investigados no experimento de planejamento e gestão publica compartilhada na bacia. Ali uma vontade comum, presente em cidadãos de diferentes culturas, reunidos em um lugar original, se revelou como óbvio interesse público consensual: repor florestas nativas para proteção das águas do rio Caraíva. A confluência de vontades e saberes (conhecimento do ambiente e dos proprietários rurais por agentes locais, geoprocessamento, modelos científicos de recuperação ambiental e mobilização social) propiciou desenho de um mini-corredor ecológico, além de plantios experimentais de florestas nativas em fazendas particulares da bacia, entre os Parques Nacionais de Monte Pascoal e Pau Brasil, patrimônios da humanidade. Resultados iniciais animadores podem se converter no futuro em evidências da viabilidade de processos de gestão pública compartilhada protagonizados por cidadã do lugar. Espera-se ainda consolidar formas específicas de gestão republicana com base em consensos revelados.
Avaliação da infecção experimental com Leishmania (Leishmania) chagasi em hamsters (Mesocricetus auratus) pelo tratamento com o complexo de medicações ultra-diluídas fatores de auto-organização
A Leishmaniose é uma doença antiga, negligenciada e reicidivante que merece uma solução nova. Distribui-se entre os trópicos e os subtrópicos, apresenta-se nas formas visceral, muco-cutâna e cutânea; ocorre em pessoas e especialmente em cães. A interação hospedeiro-parasito é afetada pelo sexo devido à influência hormonal na imunidade. O agente etiológico utilizado neste estudo é o protozoário Leishmania (Leishmania) chagasi, conhecido também por Leishmania infantum, cepa MHON/BR/1972/BH400 originária da forma visceral canina na concentração de 1 x 106 promastigotas. O hamster é um dos modelos clássicos e foi utilizado neste estudo porque é susceptível à doença, apresenta sinais clínicos, histológicos e parasitológicos com alta letalidade. Os tratamentos estabelecidos para humanos apresentam resistência, efeitos colaterais, são tóxicos aos rins e fígado, mas se não for tratada é fatal. A Terapêutica FAO (Fatores de Auto-organização) é uma modalidade da Homeopatia concebida como pesquisa-ação e trata diversas patologias clínicas para humanos e animais. As medicações ultra diluídas que compõe a série são: Antimonium crudum (sulfeto de antimônio); Kali carbonicum (carbonato de potássio); Mercurius solubilis (nitrato de mercúrio); Sulphur (enxofre); Natrum muriaticum (cloreto de sódio); Aurum metallicum (ouro); Ammonium muriaticum (cloreto de amônia). As potências 5 (cinco) e 3 (três); e 12 (doze) e 3 (três) da escala cinquenta milesimal, popularmente conhecida como LM, foram utilizadas nesta ordem e administradas em 2 (duas) séries penta, realizadas aos 17 (dezessete) e 20 (vinte) dias após a inoculação do agente. Os sinais clínicos avaliados foram sobrevida, evolução da massa corporal, consumo de ração, alopecia, diminuição das atividades, desidratação, caquexia e ascite. Os sinais da carga parasitária para o baço e fígado foram imunoistoquímica para amastigotas de Leishmania, índice de LDU de baço e de fígado, índice esplênico e hepático. Os sinais das alterações macroscópicas e microscópicas avaliados por análise semi-quantitativa ou qualitativa para a histopatologia do baço foram: parasitismo tecidual, presença de granulomas esplênicos, hiperplasia dos macrófagos da polpa vermelha, e presença de depleção da polpa branca; e para o fígado foram: parasitismo tecidual, presença de granulomas intralobulares, inflamação portal, hiperplasia das células de Kupffer, amiloidose, hiperemia (congestão). As comparações foram realizadas entre os grupos experimental e controle positivo do mesmo sexo e foram considerados significantes valores de p < 0,05. Foram utilizados os testes de Lilliefors para normalidade, teste t, Mann-Whitney, análise da variância de duas vias, Log-Rank test e teste exato de Fisher. Este estudo teve aprovação prévia do comitê de ética em experimentação animal da UFMG (CONCEA) de registro 210/2007. O sucesso da infecção no modelo foi confirmado por demonstração direta do parasito no esfregaço. Os animais foram acompanhados a partir dos 3 (três) meses de vida até o 106º dia de infecção, e o fator sexo influenciou o desenvolvimento da doença e o efeito do tratamento. Significativamente, a sobrevida e a redução da alopecia foram menor e a imunoistoquímica maior, todos para as fêmeas medicadas; houve aumento da evolução da massa corporal para machos e fêmeas medicados; e houve redução na formação de granulomas para os machos medicados; todos comparados em relação aos seus respectivos controles positivos. Os parâmetros: consumo de ração, imunoistoquímica de baço para machos, depleção, parasitismo, células de Kupffer, índice hepático, apresentaram ausência de significância com valor de p entre 0,05 e 0,10. Ao considerar que a relação hospedeiro-parasito será influenciada pelo sexo através da ação de hormônios; a determinação para evolução da doença no baço ou a resolução com formação de granulomas no fígado, em última instancia, será determinada por um ajuste fino na resposta do sistema imunológico; e que as medicações ultra diluídas são capazes de causar imunomodulação e cicle arrest, observamos que a medicação alterou o curso da doença de forma significativa, em especial favorável a fêmeas. Futuros trabalhos podem identificar os mecanismos deste fenômeno; avaliar o risco de transmissão do parasito na pele; os efeitos em relação à ampla gama de escalas e potências; associada ou não a outros tratamentos, a fim de determinar a melhor relação entre efeito-escala-potência para esta ferramenta terapêutica.
Adequação dos planos de Curso da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Amapá às suas especificidades
Este trabalho pretende trazer à discussão os espaços de ensinar e aprender buscando aperfeiçoar as relações que envolvem profissionais de saúde, estudantes, docentes e usuários, ao processo de produção em serviços, estabelecendo-se relações horizontais de cooperação entre os atores. Essa integração deve ser de natureza participativa e deconstrução coletiva, motivando os trabalhadores a reorientar suas práticas cotidianas, contribuindo para a melhoria na prestação de cuidados à população. Esses espaços são privilegiados como cenários para a transformação e a consolidação dos modelos de atenção à saúde, pautados pelos valores do SUS. É neles que vivenciam-se conflitos, dificuldades; traçam-se estratégias para readequar o processo e a organização do trabalho, da gestão e do ensino. No entanto percebe-se um descompasso entre esses dois processos e, para que se concretize a integração ensino serviço, os profissionais envolvidos precisam sentir-se corresponsáveis pelo aluno e, o docente parte do serviço, colocando o usuário como maior beneficiário dessa articulação, buscando a adesão dos trabalhadores a essa proposta.
Detecção de fumaça em vídeos para monitoramento de áreas ambientais
Incendios saoumadas principais causas de desmatamento, destruindoumgrande percentual das matas e florestas. Sao ainda responsaveis por produzir e emitir uma grande quantidade de CO2 para a atmosfera, fazendo com que, juntamente com a destruiçao das florestas, haja desequilbrio ambiental. Uma forma eficiente para prevenir e evitar os prejuzos causados por incendios florestais esta em detectar e extinguir os incendios da forma mais rapida possvel, evitando que estes evoluam rapidamente para um incendio descontrolado e de grandes proporcoes. Uma das formas de atingir esse objetivo e criar sistemas que antecipem a deteccao de fogo, nesse caso detectando a fumaca no estagio inicial do incendio. O objetivo deste trabalho e desenvolver um sistema de deteccao de fumaca atraves de sequencias de vdeos, onde o alvo do sistema e a deteccao de fumaca nos estagios inciais da sua formacao. A analise dos pontos de interesse candidatos a fumaca consiste em detectar objetos em movimento nos vdeos, atraves de tecnica de subtracao de fundo. Apos selecao de objetos em movimento, eles sao classificados quanto as suas cores e somente objetos com cor de fumaca sao analisados pela ultima etapa, que realiza analise de movimento espacial, al´em de verificar a persistencia temporal dos pixels de interesse nos quadros dos vdeos. Os pixels que satisfizerem as regras definidas nas tres etapas sao considerados pixels de fumaca. O sistema proposto neste trabalho e comparado com outros sistemas existentes na literatura, atraves de testes com uma base de dados com vdeos que contem imagens de fumaca e vdeos que nao contem imagens de fumaca, mas que aparentam ser fumaca. A acuracia do metodo proposto obtida nos testes foi de 8 a 30% superior a metodos existentes na literatura que utilizam analise de cromaticidade, deteccao de movimento e processamento de sinais. A acuracia do metodo proposto foi confirmada atraves de analise estatstica.
Prevalência e tendência temporal dos fatores de risco e proteção para as doenças crônicas não transmissíveis no município de Belo Horizonte, MG
Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem o maior problema global de saúde e são a principal causa de morte do mundo, juntamente com seus fatores de risco conhecidos, evitáveis e passíveis de intervenção. Objetivo: Analisar as prevalências e tendências temporais dos fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis no município de Belo Horizonte. Métodos: Estudo de caráter transversal, em que foram usados dados secundários do inquérito Vigitel para a cidade de Belo Horizonte. Foram calculadas as prevalências, as razões de prevalência e seus respectivos IC95% para o ano de 2016; e análises de tendência temporal entre 2006 a 2016 dos fatores de risco e proteção para DCNT, segundo variáveis sociodemográficas. Resultados: Em 2016, a prevalência de tabagismo foi de 10,9%. Aproximadamente metade da população referiu estar com excesso de peso, 49,6%. O consumo de leite e carne com gordura foi de 53,4% e 38%, respectivamente. A prevalência da prática de atividade física suficiente no lazer foi de 40,7%. Os diagnósticos médicos de hipertensão e diabetes foram referidos por 27,8% e 10,1% da amostra, respectivamente. As razões de prevalência mostraram que os fatores de risco investigados foram mais frequentes entre os homens e entre os menos escolarizados. A análise de série temporal aponta aspectos positivos, como o aumento das tendências de fatores de proteção: a prática de atividade física no lazer, o consumo recomendado de frutas e legumes e também a redução de fatores de risco: o tabagismo, o consumo de refrigerantes, carne e leite com gordura no período de 2006 a 2016. Conclusão: É possível concluir que a vigilância dos fatores de risco e de proteção para DCNT permite identificar condicionantes sociais, econômicos e ambientais, e a análise dos dados por capitais pode subsidiar o planejamento de programas e ações locais de prevenção de doenças crônicas e seus fatores de risco, tanto individuais quanto coletivas
Controle interno do poder executivo federal : um estudo de caso da Controladoria-Geral da União (2001 - 2017)
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Os processos de construção de uma escola diferenciada: o caso da escola indígena Ixbãy Rabu Puyanawa
Esta tese investigou os processos de construção da escola Ixbãy Rabu Puyanawa nos moldes de uma escola diferenciada, levando em consideração suas características: específica, bilíngue, intercultural e de qualidade (CAVALCANTI, 2008 e 1999; DANGELIS E VEIGA, 1997; DALMOLIN, 2004; GRUPIONI, 2006; MAHER, 1996 e 2006; MINDLIN, 2004; MONTE, 2000; RODRIGUES, 2007). A investigação tomou como ponto de partida teórico o reconhecimento da especificidade étnica, das singularidades culturais e do privilegiamento dos conteúdos presentes na cultura tradicional forjados em costumes pré-colonizadores e na língua puyanawa. Essa afirmação conteudística, no currículo do Ensino Fundamental, onde a cultura e a língua são dimensões simbólicas e epistêmicas da cosmologia étnica indígena, interage com conteúdos da cultura não índia, ocidental, permitindo que a escola na aldeia adquira uma condição não aculturadora mas, sim, de diálogo e alteridade (GOMES, 2006; MELIÁ, 1999 e FLEURI, 2003). Assim, este estudo partiu do seguinte problema: A escola Ixbãy Rabu Puyanawa tem conseguido estabelecer diálogo entre a prática educativa e a teoria indicada para a construção dessa escola diferenciada, a fim de garantir a apropriação da linguagem escrita ao mesmo tempo que estimula o contato com as tradições de seu povo? No processo de geração de registro foram aplicadas diferentes técnicas como a observação participante e entrevistas semi-estruturadas, ancoradas em pressupostos da etnografia, uma vez que se pretende apreender a realidade complexa e as várias vozes que constituem o mundo social (ANDRÉ, 2005; ERICKSON, 2001 e ROCKWELL, 2008 entre outros). Como instrumento de análise e interpretação dos registros gerados foi empregado, numa perspectiva discursiva da linguagem, a análise do discurso. Considerando o contexto sócio-histórico do ambiente pesquisado, as vozes dos diferentes atores envolvidos nesse processo foram ouvidas em um discurso pedagógico, político, social e mesmo econômico (BAKHTIN, 1997; MARINHO, 2003 e 2010). A pesquisa também assume um perfil documental. Nesse caso um mergulho histórico tornou-se importante porque ajuda a compreender como a realidade hoje vivenciada foi sendo historicamente construída. Concluiu-se que: i) o processo de construção dessa escola não é realizado senão de forma tensa, permeada pelas contradições inerentes à novidade do processo de autonomia escolar indígena, a partir da Constituição de 1988 e da LDB 9394 de 1996; ii) a identidade é forjada pela linguagem, no discurso e não em sua materialidade linguística e que a língua funciona no plano da representação simbólica; iii) nesse contexto, a formação e atuação dos professores indígenas da etnia é forte aliada na construção dessa escola diferenciada uma vez que favorece o desenvolvimento de novas disposições (NÓVOA, 2003) necessárias a realização de uma escola que reinvente e reafirme sua episteme e cosmogenia. Espera-se que os resultados apresentados possam auxiliar nas reflexões feitas em contextos de formação de professores indígenas sobre a construção de uma escola indígena diferenciada.
Associação entre polimorfismos genéticos, condição periodontal e niveis de mediadores inflamatórios na periodontite crônica
A doença periodontal (DP) resulta da interação entre os mecanismos de defesa do hospedeiro com os microrganismos do biofilme dental. Essa interação é regulada por citocinas, que podem desempenhar papel protetor e/ou destrutivo na progressão da doença. Citocinas comoIL-17 e TNF- podem ser consideradas como pró-inflamatórias, enquanto outras, como IL-10, têm função na regulação da resposta imune. Os níveis destas moléculas e, consequentemente, o curso da DP podem ser modificados por polimorfismos genéticos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de polimorfismos nos genes IL-17A, IL-17F, IL-10 e TNFA em pacientes com periodontite crônica e correlacioná-los com parâmetros clínicos da DP e com níveis dessas moléculas no periodonto e no soro. Observou-se que os alelos A dos genes IL- 17A (197) e IL-10 (1087) associaram-se a um maior risco para DP. Além disto, o alelo A do gene IL-17A foi associado a parâmetros clínicos desfavoráveis, maior atividade de mieloperoxidase (MPO) e expressão aumentada de IL-17A e CXCL8/IL-8 nos tecidos periodontais. O genótipo GG de IL-10 foi relacionado a níveis aumentados de IL-10 e menor expressão de CXCL10 nos pacientes com DP. Em contrapartida, o genótipo AG esteve associado a um maior número de sítios com sangramento à sondagem e maior atividade de MPO. Não foram observadas diferenças com relação aos polimorfismos dos genes IL-17F e TNFA e risco para DP. Estes resultados indicam que os alelos IL-17A-197A e IL-10-1087A estão associados com risco aumentado para a DP, provavelmente porque se associam a um padrão inflamatório exacerbado nos tecidos periodontais.
Contribuição da educação permanente para assistência de enfermagem qualificada
Este trabalho tem como objeto a educação permanente no foco de uma assistência de enfermagem qualificada. Atualmente o mercado de trabalho exige profissionais com alto nível de conhecimento técnico e científico. Visando enriquecer a assistência de enfermagem, o enfermeiro como facilitador do processo ensino-aprendizagem utiliza a educação permanente como estratégia para desenvolver ações educativas voltadas para práticas transformadoras. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada nas bases de dados informatizadas. Para tanto, a seleção dos textos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, resultando em (10) artigos científicos. A educação permanente através da capacitação torna-se necessário no cotidiano do trabalho da equipe de enfermagem, ao se deparar com situações que deixam dúvidas acerca de suas práticas. Este estudo permitiu entender que a educação permanente viabiliza uma assistência de enfermagem de qualidade por ser uma estratégia que permite uma organizaçãodos serviços, acompanhamento das ações de enfermagem e desenvolvimento do ser reflexivo sobre suas ações.
Regulação e controle dos serviços públicos de saneamento básico: agências reguladoras e controle social à luz da Lei n. 11.445/2007
O objetivo do presente trabalho é analisar e compreender a regulação e o controle dos serviços públicos de saneamento básico desempenhados pelas agências reguladoras e pela sociedade civil, respectivamente. Para tanto, este estudo apresentou conceitos e disposições legais sobre regulação do serviço público de saneamento básico, com ênfase na competência e nos modos de prestação das funções de organização, regulação e fiscalização do serviço. Também apresentou alternativa para a efetivação do controle social dos serviços de saneamento básico que os órgãos e entidades competentes fizeram. O trabalho constatou, após a análise, que a regulação e o controle do serviço ainda são temas pouco abordados, apesar de sua relevância, o que justifica essa análise, não só pela importância social da atividade, como também pelos 10 anos de promulgação da Lei n. 11.445/07 sem ocorrência de discussões acadêmicas aprofundadas sobre aspectos específicos dos serviços de saneamento básico.
Fluxos globais no século XVIII: a produção do modus vivendi e operandi no entorno da Estrada Real Picada de Goiás
O eixo principal que orientou este estudo é a procura de diferentes processos e fatores de ordem histórica, geográfica, econômica e cultural que influenciaram na formação do espaço brasileiro e, consequentemente, Minas Gerais. O período colonial brasileiro se configurou como uma época próspera na formação/construção de novas espacialidades, muitas das quais deram origem às cidades contemporâneas. Assim, inúmeros estudos têm como foco o modus vivendi e operandi que deu origem às diversas cidades/regiões coloniais brasileiras. Esta dissertação busca compreender como ocorreu a formação da região da Picada de Goiás, estrada real autorizada no século XVIII e a maneira pela qual os fluxos de bens e mercadorias traz importantes informações sobre as bases da cultura na época e na região. De modo mais específico, busca-se entender como se deu a formação das bases da cultura local, por meio da análise dos fluxos globais e de sua contribuição para a formação da identidade regional e das paisagens culturais no entorno da Picada de Goiás. Para tal fim, as análises se apoiam na teoria de Appadurai (2004). Essa teoria se desenvolve a partir dos fluxos, que geram o que este autor denomina paisagens (scapes), e parte do pressuposto de que a cultura se desenvolve a partir de um substrato formado pela superposição de cinco fluxos: pessoas, ideias, tecnologia, dinheiro, imagens e ideias. Esses fluxos geram paisagens correspondentes: Etnopaisagens; Tecnopaisagens Financiopaisagens, Mediapaisagens e Ideopaisagens. A análise das características dos fluxos que compõe a região da Picada de Goiás leva a uma proposta de adaptação das Mediapaisagens, substituindo-as pelas ¯Paisagens da Informação. Além disso, o estudo leva à proposta da criação de um sexto fluxo, o fluxo das mercadorias e dos bens. Assim, os fluxos de bens e mercadorias são analisados para investigar suas relações com os demais fluxos. A partir das análises realizadas, foi possível verificar que estes fluxos trazem preciosos indícios sobre os demais conformadores da cultura e, portanto, se mostram de grande valia para as pesquisas do período colonial e da região
Uso da PCR para detecção dos genes mecA e mecA LGA251 em Staphylococcus aureus isolados de leite mastítico no Norte de Minas Gerais
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022
Laura Francielle Ferreira Borges Edmara Andrade Macedo Cruz Ester Dias Xavier Cintya Neves de Souza Geziella Aurea Aparecida Damasceno Souza Demerson Arruda Sanglard
Coordenação dinâmica de robôs cooperativos: uma abordagem utilizando sistemas híbridos
Esta tese aborda o problema da modelagem e coordenação de múltiplos robôs na exe\-cução de tarefas cooperativas. É proposta e apresentada uma nova metodologia que usa alocação dinâmica de papéis na coordenação de múltiplos robôs. Basicamente, cada robô executa um papel que define as suas ações durante a cooperação. Esses papéis podem ser alterados dinamicamente permitindo que os robôs executem tarefas cooperativas em ambientes dinâmicos e não estruturados. As tarefas cooperativas e a alocação dinâmica de papéis são modeladas utilizando-se sistemas híbridos. Um sistema híbrido pode ser visto como uma composição de estados discretos e equações contínuas, sendo bastante adequado para a representação de sistemas com múltiplos robôs. Um autômato híbrido é utilizado para representar o comportamento de cada robô na execução da tarefa e a composição de vários autômatos permite que a tarefa cooperativa como um todo seja modelada. Isso permite uma melhor representação e formalização da execução de tarefas cooperativas e provê um arcabouço para obtenção de resultados formais sobre a cooperação. Vários experimentos são realizados em diversas tarefas cooperativas, utilizando-se tanto robôs reais como simulados. Para isso, foi desenvolvido um simulador chamado de MuRoS, que permite a simulação de múltiplos robôs na execução de tarefas cooperativas. Os experimentos demonstram a efetividade da metodologia proposta na modelagem e execução de tarefas cooperativas.
Análise eco-epidemiológica da leishmaniose tegumentar americana em uma área endêmica da microrregião de Caratinga, Minas Gerais (Brasil), submetida a ensaio comunitário com vacina antilta.
Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença de transmissão complexa de impacto psico-social e em saúde pública, como alta morbilidade e letalidade decorrente à texicidade ao tratamento. Objeticou-se caracterizar aspectos eco-epidemiológicos da doença e a distribuição espaço temporal dos casos, analisar os fatores ambientais e realizar pesquisa qualitativa das espécies de flobotomíneos. Trabalhou-se nos municípios da microrregião de Caratinga: Bom Jesus do Galho, Caratinga, Córrego Novo, Entre Folhas e Ubaporanga. Foram pré selecionadas cinco áreas rurais em cada município baseando-se em analise retrospectiva dos casos entre 2001-2002 para obtenção de dados demográficos e clínicos. Posteriormente, estas áreas foram submetidas ao ensaio comunitário com vacina antiLTA. Os resultados demonstraram caráter cíclico da LTA próximo de seis anos, perfil de transmissão peridomiciliar, predominante em homens e agricultores. A forma clinica prevalente foi à cutânea, sendo as extremidades do corpo as mais afetadas (51%). Quanto à categorização do uso do solo houve predominância de pastagens (66%), reflorestamentos (14%), capoeiras (11%) e baixo índice de remanescentes de mata natural (0,5%). Da população recenseada (9.600 pessoas) compuseram-se quatro grupos: os elegíveis ao ensaio (IDRM negativo 85,5%) que receberam vacina antiLTA ou placebo; os imunes (IDRM positiva 4%); doentes (ferida ativa ou cicatriz 2,9%) e os com critérios de exclusão (0,4%). Nas pesquisas entomológicas a espécie mais frequente foi a Lutzomyia intermédia
Design of hub-and-spoke networks applied to public transportation systems
O crescimento das grande áreas metropolitanas tem exigido dos governantes uma reestruturação e expansão de sua rede de transporte público com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana e reduzir problemas no tráfico, tais como congestionamento, consumo de energia, poluição do ar e acidentes de veículos. Recentemente um novo conjunto de recursos, baseado na ideia de redes eixo-raio, tem sido inteligentemente incorporado ao projeto de sistemas de transporte público. Sistemas eixo-raio são frequentemente utilizados no desenho de redes de grande porte tais como aquelas encontradas no transporte de passageiros e cargas, serviços postais, telecomunicações, e sistemas de trânsito rápido. Nestas redes, fluxos de diferentes origens são enviadas a facilidade intermediárias, conhecidas como concentradores, que são responsáveis pela agregação e distribuição dos fluxos para múltiplos destinos. Isto permite a conexão entre um grande número de pares de nodos origem/destino (O/D) com um pequeno número de arcos, reduzindo os custos operacionais e de infraestrutura, além de possibilitar que economias de escalas sejam aplicadas no custo de transporte (ou tempo de viagem) entre concentradores. Neste trabalho, diferentes problemas de desenho de redes eixo-raio aplicado a sistema de transporte público são propostos. Para modelar os problemas propostos, formulações de programação matemática são apresentadas, enquanto algoritmos exatos e heurísticos são propostos para resolver os problemas. Resultados computacionais obtidos em instâncias padrão da literatura confirmam a eficiência dos algoritmos propostos.
O videocassete na biblioteca pública: perspectivas para a leitura crítica da televisão, análise da experiência da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
0 estudo da Rede de Bibliotecas da Amazônia (Rebam)foi possibilitado pelo uso da analise institucional na sua vertente de método de análise documental (que possibilita visualizar as contradições sociais que povoam os processos organizacionais), aliado ao método estruturalista (que vê as instituições como um todo orgânico e inter-relacionado e não como partes estanques). A Rebam foi instalada na Amazônia Legal, em 1973, para dar suporte ao Sistema Nacional de lnformações Cientificas e Tecnológicas (Snict), Tinha por objetivo a coleta ,reunião e disseminação da documentação gerada na Região e sobre esta. Essa Rede estava constituída por 12 (doze) instituições que atuavam na Amazônia e era gerenciada pela Superinte dência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), como ôrgão de Coordenação Geral e Operações. Entretanto, a Rebam não sobreviveu por muito tempo, nem se constituiu de fato em uma rede autônoma, principalmente, em função de: falta de preparo e de maturidade do pessoal técnico; divergências institucionais e pessoais; ausência de comprometimento real das instituições integrantes, e predomínio institucional da Sudam.
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DAS ÁGUAS POR AGRICULTORES FAMILIARES EM COMUNIDADES RURAIS DE FRANCISCO SÁ/MG
O objetivo desta dissertação é identificar as iniciativas de abastecimento de águas disponíveis e acessadas para agricultores familiares em comunidades rurais de Francisco Sá, além de caracterizar as diferentes estratégias de gestão e utilização das fontes de abastecimento de água. Para atingir os objetivos, realizaram-se análises qualitativas e quantitativas por meio de entrevistas e de informações e dados fornecidos pelas instituições pesquisadas. A pesquisa foi realizada em três comunidades rurais de Francisco Sá que encontra inserido no Semiárido mineiro: Campo Grande, Catuni e Poções. Devido a pandemia do Covid-19 e o isolamento social, foi priorizada a realização das entrevistas por telefone, ouvidas lideranças locais para se obter uma amostragem geral para os objetivos propostos. Foi entrevistada pelo menos uma liderança das comunidades, além das entrevistas com representantes da EMATER, CAA, ASA, CODEVASF, CMDRS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Os resultados desta dissertação mostraram que o período de seca que mais impactou a vida nas comunidades ocorreu entre os anos de 2012 a 2017. Nas três comunidades, a fonte principal de água para beber e cozinhar provém da cisterna de placa, captada da chuva, sendo o carro-pipa a segunda fonte mais acessada. Além disso, foram detectadas nove técnicas utilizadas no convívio ou combate à seca, nas comunidades rurais. Mediante estratégias dos agricultores familiares, as fontes de água são hierarquizadas, para uso doméstico, criação e plantio, de acordo com sua qualidade e disponibilidade. Apesar de existirem várias instituições e organizações atuando nas Comunidades pesquisadas, os programas, projetos e iniciativas por elas ofertados não foram suficientes para garantir o acesso à água nas diferentes situações vivenciadas. No entanto, se tornam importantes para regularizarem as necessidades das famílias no uso doméstico e na reprodução da agricultura familiar no Semiárido.
A relação família/ escola na construção de uma gestão democrática
Este estudo é uma pesquisa sobre a relação entre a família e a escola na construção de uma gestão democrática. O objetivo é salientar a importância dos dois principais pilares na formação integral do cidadão, reforçando os valores sociais e morais, bem como a aprendizagem, de maneira coletiva e democrática , em prol de uma educação de qualidade. A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (9394/96) certifica a necessidade de as escolas adaptarem seus currículos e complementarem a função de extensão da família, sem no entanto, tirar da mesma e da escola a autonomia que lhes é de direito . Percebe-se que a participação da família junto à escola ainda está vinculada a reuniões, boletins, e situações atípicas. Faz-se necessário que a família veja na escola uma parceira e, juntas estejam unidas pela educação. Através de estudos constatou-se que é a escola que deve começar o movimento de aproximação e parceria colocando a família em contato direto com o Projeto pedagógico, ação possível através da democratização da gestão.
A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade
Este trabalho tem como objetivo compreender como se estrutura e se desenvolve a atividade em grupo de resolução de questões conceituais em uma disciplina de um curso de graduação em Física. A coleta de dados foi realizada em uma instituição federal de ensino superior. A disciplina acompanhada tem como objetivo rever e aprofundar os principais conceitos básicos de física, e suas aplicações em contextos. A metodologia adotada pelo professor em suas aulas envolve a distribuição de questões conceituais que devem ser solucionados pelos estudantes, trabalhando em pequenos grupos. As respostas dos estudantes devem ser acordadas no grupo e redigidas em nível adequado a serem utilizadas no ensino médio. Os dados utilizados foram coletados por meio da gravação em áudio e vídeo de um dos grupos. A análise do material empírico é fundamentada nos aportes teóricos e metodológicos provenientes dos princípios da Teoria Sócio Histórico e Cultural da Atividade. Tal referencial possibilita a compreensão da atividade com sendo formada por um conjunto de eventos que extrapolam a análise do indivíduo, incluindo novos elementos que relacionam o sujeito da atividade com a comunidade. As discussões apresentadas nesta tese objetivam responder às seguintes questões de pesquisa: 1) Como os estudantes lidam com as diferentes tensões e contradições que emergem durante a realização da atividade? 2) Quais elementos da metodologia de ensino adotada na disciplina de Física Conceitual favorecem a emergência de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos? 3) Quais as perspectivas de aprendizagem em física que emergem das atividades de resolução de problemas no contexto investigado? Dentre nossos resultados destacamos diversos pontos na metodologia adotada na disciplina questões desafiadoras, o trabalho em grupo, as intervenções do professor, recursos mediacionais, dentre outras que a nosso ver propiciaram o surgimento de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos. Identificamos uma contradição entre a física que é ensinada no curso de física na instituição investigada e a necessidade de se aprender física para além de solução de problemas clássicos, tal como tradicionalmente apresentado nessas disciplinas, cujo excessivo formalismo matemático acaba por se revelar inoperante e sem significado para os estudantes. O estudo tem implicações para a formação de professores e, ainda, para a construção de ambientes de aprendizagem em física em outros níveis de ensino.