Repositório RCAAP

A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica

Este artigo discute a noção de clínica no contexto da psicologia escolar. Na medida em que nós sugerimos como metodologia de pesquisa e de intervenção para o psicólogo escolar a observação participante, entendemos que tal discussão também se refere a questões epistemológicas - uma vez que a produção de conhecimento se dá na ordem da implicação, pois é construção intersubjetiva. Além disso, considerando a complexidade do cotidiano escolar, apresentamos a abordagem multirreferencial e a escuta clínica como perspectivas para a compreensão dos fenômenos que ali se desenrolam.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Martins,João Batista

Modelos organizadores do pensamento: uma perspectiva de pesquisa sobre o raciocínio moral com adolescentes autores de infração

Este artigo tem como propósito ampliar as perspectivas de investigação no campo da moralidade. Mais especificamente, apresentamos uma proposta para o estudo da moralidade de adolescentes autores de infração, utilizando o referencial teórico=metodológico da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Buscamos, através da idéia de complexidade, compreender o funcionamento cognitivo na elaboração de raciocínios morais diante de situações de conflito. Com essa perspectiva, fizemos uma investigação que teve por objetivo identificar os modelos organizadores aplicados na resolução de conflitos morais hipotéticos por 20 adolescentes masculinos autores de infração que cumprem medida socioeducativa. Através de entrevistas, narramos uma situação de conflito moral envolvendo uma relação de amizade, agressão física e roubo. Foram identificados 10 modelos organizadores, os quais foram agrupados em 3 categorias. Tais modelos refletiram a diversidade e as regularidades presentes nos raciocínios elaborados para resolver os conflitos apresentados. Concluiu-se que a variedade dos modelos organizadores identificados evidencia a importância dos conteúdos na construção dos raciocínios morais.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Souza,Leonardo Lemos de Vasconcelos,Mário Sérgio

O sujeito na epistemologia genética

Sugere-se neste ensaio que, na epistemologia genética, o sujeito se dirige ao mundo, se interessa por ele e é um princípio de auto-organização. Ontologicamente, seu modo de existência é o do encontro: encontro com o mundo. Epistemologicamente, seu modo de conhecimento é o da presença: presença do mundo. O construtivismo, a tese de que o conhecimento é construção de relações, começa como presença, o que exclui a noção de conhecimento como representação. Destaca-se a centralidade da noção de auto-organização na elucidação do conceito de sujeito, bem como um limite dessa noção, quando se trata de transformar o mundo. Na conclusão, são feitas algumas sugestões para superá-lo.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Abib,José Antônio Damásio

Conselho Tutelar: um novo instrumento social contra o fracasso escolar?

Esta pesquisa objetivou compreender a aplicação das prerrogativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente no que tange ao direito à escolarização. Para tanto, acompanhamos o trabalho de um conselho tutelar de São Paulo, objetivando verificar como a escola comparece no conjunto de queixas que chegam aos conselheiros, como tais queixas são entendidas e os possíveis encaminhamentos dados a elas. Prontuários de atendimento e entrevistas com os conselheiros indicam que: a relação com a escola é marcada pela informalidade, embora garanta o respeito ao usuário; a maioria dos encaminhamentos poderia ser resolvida na própria escola; os casos são encaminhados individualmente, não havendo, até o momento, ações conjuntas de enfrentamento das causas educacionais que levam ao desrespeito a direitos fundamentais.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Souza,Marilene Proença Rebello de Teixeira,Danile Caetano da Silva Silva,Maria Carolina Yazbek Gonçalves da

Evidência e interpretação em pesquisa: as relações entre qualidades e quantidades

O estudo define e discute os conceitos de dado (data) e tomado (capta) em pesquisas cuja base empírica é constituída de quantidades (escalas, questionários, experimentos) e qualidades (descrições e entrevistas). Argumenta-se que dados são essencialmente diferentes de tomados e que a diferença encontra-se nas ligações lógicas entre evidência e interpretação. As ligações lógicas são definidas em termos de tropos de linguagem: similaridade (relações de causalidade), metáfora (relações de representação) metonímia (relações observáveis) e sinédoque (relações imagináveis). Tais ligações delimitam contextos nos quais quantidades e qualidades funcionam como partes móveis de um mesmo todo, sendo, portanto, instâncias reversíveis. Ressalte-se, contudo, que quantidades e qualidades apresentam especificidades lógicas de escolha e de julgamento que devem ser consideradas pelos pesquisadores. O exame das relações lógicas e comunicantes entre evidência e interpretação parece ser um recurso importante na sustentação de julgamentos em qualquer modalidade de pesquisa.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Souza,Mariane Lima de Gomes,William B.

Psicopatologia e religiosidade no lugar do outro: uma escuta levinasiana

Este artigo visa recolocar a discussão da religiosidade de um ponto de vista psicopatológico, levando em conta não somente o sintoma moderno da ausência da fé, mas principalmente sua utilização como forma de preencher o lugar destinado ao outro na subjetividade. Nesta direção, deve-se levar em conta a presença singular do fenômeno da religiosidade na realidade brasileira, bem como sua incorporação nos quadros psicopatológicos, para que se possa adotar uma nova ótica desta relação.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Freire,José Célio Moreira,Virginia

Dispositivos disciplinares produtores de subjetividade na instituição total

Neste artigo, estamos desenvolvendo um estudo relativo às instituições totais. Pesquisamos no romance “O Ateneu” de Raul Pompéia quais são os dispositivos disciplinares produtores de subjetividade no contexto institucional. Trata-se de uma análise institucional tomando como campo de pesquisa um caso da literatura, pautada pelos referenciais de Goffman e de Foucault. Goffman diz o que são e como funcionam e indica o que produzem as instituições totais. Foucault, por sua vez, nos revela como são possíveis as instituições disciplinares e quais as razões de sua emergência. A leitura de Goffman a partir das análises de Foucault pode nos proporcionar um enriquecimento fecundo na compreensão dos processos de produção de subjetividade na sociedade contemporânea e, de modo específico, no contexto das instituições totais. Goffman analisa as práticas não-discursivas, ele as articula com grande sutileza, fazendo falar os “detalhes” mais pitorescos e aparentemente insignificantes do cotidiano institucional: percebemos então o plano microfísico das relações intra-institucionais, mergulhando nas diferentes estratégias nas quais o poder se ramifica, circula, domina e produz saberes e sujeitos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Benelli,Sílvio José

Competência social infantil: análise discriminante entre crianças imigrantes e não imigrantes no contexto escolar de Porto Alegre

O presente estudo visa identificar como crianças imigrantes são diferenciadas de seus pares não imigrantes, no tocante à competência social, em escolas públicas e privadas de Porto Alegre. Após tradução, adaptação e análises de fidedignidade e validade do instrumento Revised Class Play, foi aplicado em 32 crianças imigrantes de diferentes países residentes e estudando em classes regulares, assim como em seus colegas de classe (543, perfazendo um total de 575 crianças participantes). Ao instrumento foram adicionadas perguntas de cunho sociodemográfico, a fim de melhor descrever o perfil dos grupos. Os dados da análise indicam haver uma percepção do grupo imigrante como mais isolado; menos agressivo e menos sociável, por parte de seus pares não imigrantes. Tais dados contrastam com a percepção de sociabilidade por parte dos próprios imigrantes.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Pizzinato,Adolfo Sarriera,Jorge Castellá

A dimensão social da responsabilidade pessoal

A responsabilidade pessoal é um construto importante para compreender o comportamento das pessoas no cotidiano; portanto, mereceria atenção dos pesquisadores. A escassez de informação a respeito motivou a presente pesquisa, cujo objetivo foi conhecer em que medida a responsabilidade pessoal se correlaciona com os valores e o individualismo-coletivismo apresentados pelas pessoas. Participaram 250 estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento, sendo a maioria do sexo feminino (82%), com idade média de 20 anos (DP= 2,94). Estes responderam a três instrumentos: Escala de Responsabilidade Pessoal, Questionário dos Valores Básicos e Questionário de Individualismo-Coletivismo, além de perguntas demográficas. Como esperado, a responsabilidade pessoal se correlacionou diretamente com os valores sociais, tendo feito inversamente com os pessoais e o índice de individualismo. Concluiu-se que a dimensão da responsabilidade pessoal tem uma natureza eminentemente social, principalmente em culturas como a espanhola, que dá ênfase às relações interpessoais. Sugere-se a replicação deste estudo no Brasil.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Gouveia,Valdiney Veloso Vasconcelos,Tatiana Cristina Queiroga,Fabiana França,Maria Luiza Pontes de Oliveira,Suenny Fonseca de

Fidedignidade da escala de condutas anti-sociais e delitivas ao contexto brasileiro

Este estudo tem como objetivo avaliar a fidedignidade da Escala de Condutas Anti-sociais e Delitivas ou Delinqüente (Seidedos, 1988) para outros contextos brasileiros, a partir de um parâmetro psicométrico, o Alpha de Cronbach. Participaram dele estudantes de escolas públicas e privadas de Palmas, em duas amostras, uma, N1, com 489 sujeitos, e a outra, N2, com 400 sujeitos, de ambos os sexos, variando as idades, nas duas amostras, entre 11 e 21 anos. Estes responderam ao instrumento de condutas anti-sociais e delitivas adaptado e validado por Formiga (2002) ao contexto brasileiro. Efetuou-se o calculo do o Alpha de Cronbach e correlações de Pearson, a fim de garantir a consistência interna e sua precisão. Essas dimensões se referem ao comportamento transgressor dos jovens e comportamentos que podem caracterizar condutas fora da lei. A partir dos resultados observou-se a fidedignidade do instrumento para outro contexto brasileiro, o que vem a garantir a consistência e precisão de sua medida.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Formiga,Nilton Soares

A Internet como ferramenta para o desenvolvimento da identidade profissional

Este estudo discute a identidade profissional do adolescente e o mundo da Internet, analisando suas implicações para o trabalho do psicólogo no campo da orientação profissional. A partir da bibliografia consultada, sugere-se uma nova compreensão do conceito de identidade pessoal, especialmente em seu âmbito ocupacional, visto agora como descentrado e multifacetado. Somando-se a isso, propõe-se um entendimento da Internet não apenas como tecnologia de comunicação e informação, mas como ferramenta para a expressão e transformação da identidade pessoal em seus múltiplos aspectos. Em conseqüência, considera-se que o orientador profissional não pode ficar alheio a essa nova ferramenta, pois o adolescente que busca orientação - entendido aqui como um sujeito em crise de identidade - pode beneficiar-se de serviços desenvolvidos via Internet, em especial, porque esta última pode lhe facilitar o desenvolvimento de uma identidade profissional flexível, necessária ao mercado de trabalho atual.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Terêncio,Marlos Gonçalves Soares,Dulce Helena Penna

Processo de criação no fazer musical: uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky

O sujeito é compreendido neste trabalho como constituído e constituinte do contexto social, e a música como uma linguagem reflexivo-afetiva, capaz de construir sentidos coletivos e singulares. Entendemos como reflexiva toda atividade humana que objetiva predominantemente uma racionalidade; e, como afetivas as objetivações que, embora mediadas por uma racionalidade, contemplam sobremaneira emoções e sentimentos. A partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky, compreendemos que nos processos de criação musical os sujeitos unificam dialeticamente a aprendizagem dos conhecimentos técnicos, numa postura afetiva, a qual implica em relações entre percepção, imaginação, sentimentos e emoções. O músico, no processo criativo, transforma os sons numa objetividade subjetivada, como negação dialética do determinismo de um contexto, já que nele deixa, necessariamente, a marca da sua subjetividade. O processo de criação musical deve ser compreendido sempre como um produto histórico-social, completamente inserido no contexto no qual se dá.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Maheirie,Kátia

O que delimitar numa reflexão sobre o método?

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2022-12-06T15:50:15Z

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Araújo,Dulcinéa

Para onde andará o “lobo mau” da psicologia?

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2022-12-06T15:50:15Z

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Tomanik,Eduardo A.

Inventando o prazer de trabalhar na escola

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2022-12-06T15:50:15Z

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Louzada,Rita de Cássia Ramos

Casamento e família no século XXI: possibilidade de holding?

Esse artigo tem como objetivo entender as relações no interior da família e a instituição casamento na perspectiva da mudança de século. Enfocaremos a percepção das transformações que foram ocorrendo na sociedade pós-moderna, tanto de caráter econômico quanto social e psicológico, buscando no referencial winnicottiano subsídios teóricos para o aprofundamento de reflexões acerca desse tema. Abordaremos o papel do terapeuta dentro desse contexto e demonstraremos que o casamento, tanto quanto a terapia, pode ter um potencial terapêutico, desde que esteja ligado a uma noção de mutatividade e flexibilidade para o novo e diferente, constituindo-se em espaço de desenvolvimento interpessoal e de criatividade.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Gomes,Isabel Cristina Paiva,Maria Lucia de Souza Campos

Arranjos familiares de crianças das camadas populares

Esta pesquisa estudou o funcionamento e os arranjos familiares de crianças de uma escola pública da cidade do Recife. A amostra se constituiu de 100 pessoas, sendo 50 adultos (pais ou responsáveis pelas crianças) e 50 crianças de 06 a 11 anos. Foram utilizados como instrumento a Entrevista do Genograma e o Desenho da Família com Estória. Os resultados mostram vários tipos de arranjos familiares entre estas crianças, predominando a família nuclear. Quanto ao funcionamento, a maioria dessas famílias se organiza em torno de mulheres, sendo as figuras masculinas fragilizadas pelo desemprego, uso de álcool ou outras drogas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Amazonas,Maria Cristina Lopes de Almeida Damasceno,Prisciany Ramos Terto,Luisa de Marilak de Souza Silva,Renata Raimundo da

Dependência e morte da "mãe de família": a solidariedade familiar e comunitária nos cuidados com a paciente de esclerose lateral amiotrófica

Este trabalho investiga de que modo famílias contemporâneas, de condição social desfavorecida, se defrontaram com a situação de ter a "mãe de família", adoecida por esclerose lateral amiotrófica (ELA) e dependente. Participaram da pesquisa familiares das pacientes freqüentadoras do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, da UFRJ. O método utilizado foi uma entrevista psicológica e a Análise Qualitativa em Psicologia. Os resultados demonstraram: dificuldades impostas pela situação familiar e socioeconômica; a predominância das filhas como cuidadoras; a relevância das redes de parentesco e comunitária como suporte familiar. Concluiu-se que as famílias alcançaram condições para cuidar da paciente com praticidade e solidariedade.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Borges,Claudia Fernandes

A mulher como a principal provedora do sustento econômico familiar

Este estudo objetivou conhecer a estrutura de famílias em que quando a mulher é a principal responsável pela manutenção econômica do lar. Realizou-se o estudo de caso (Stake, 2000) com três famílias configuradas pelo casal e, no mínimo, um filho. Foram utilizados o FAST (Family System Test) e o Desenho da Família para coletar os dados. Os resultados demonstraram que as mulheres representam a família a partir de um modelo clássico, enquanto os homens representam-se de uma forma idealizada na família. A garantia de subsistência se mostrou mais importante para o ajustamento familiar do que o fato da mulher ser o membro da família que garante tal sustento.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Fleck,Ana Cláudia Wagner,Adriana

Mulher e mãe, "novos papéis", velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal

Este artigo tem como foco investigar os papéis desempenhados pelas mulheres fora do casamento, em situações de divórcio e de maternidade sem se casarem. Trata-se de estudo de caso derivado do trabalho de psicoterapia breve grupal numa cidade do interior de Minas Gerais, cujos sujeitos foram quatro mulheres com esse perfil. O trabalho se desenvolveu em seis sessões, em que foram utilizadas atividades de acordo com o referencial teórico do psicodrama. Os resultados atestam a importância do trabalho em grupo para a elaboração dos conflitos das mulheres e para a atuação do psicólogo em saúde coletiva.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Soares,Juliana dos Santos Carvalho,Alysson Massote