Repositório RCAAP

A comunicação em famílias com filhos adolescentes

A adolescência é considerada um período no qual ocorre um incremento nos confrontos entre pais e filhos. Objetivou-se, então, conhecer como os adolescentes avaliam a comunicação que estabelecem na família. Foram investigados 295 jovens com idades entre 11 e 16 anos. Aplicou-se um questionário que avaliava a comunicação do adolescente com os membros da sua família. Os resultados apontam que a mãe é a pessoa mais procurada para conversar (49,8%), seguida pelo irmão mais velho (17,6%) e depois pelo pai (12,2%) e pelo irmão mais novo (2,4%). Os dados refletem uma estrutura familiar na qual a mãe aparece como a principal responsável pelo cuidado e mediação das relações familiares, enquanto o pai ocupa um lugar mais periférico. Os adolescentes também informaram ter um bom nível de comunicação em casa, sendo que 96% consideram a comunicação familiar como algo muito importante.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Wagner,Adriana Falcke,Denise Silveira,Luiza Maria Braga de Oliveira Mosmann,Clarisse Pereira

O individualismo e o coletivismo como indicadores de culturas nacionais: convergências e divergências teórico-metodológicas

O trabalho aborda as convergências e divergências teórico-metodológicas que cercam a produção científica atual a respeito do individualismo e do coletivismo e suas implicações para a avaliação das culturas nacionais. Examina, inicialmente, alguns modelos conceituais sobre os valores, detendo-se, posteriormente, nas questões subjacentes à teorização e mensuração do individualismo e do coletivismo e nas controvérsias presentes neste campo de estudos. À guisa de conclusão, destacam-se pontos críticos da literatura a serem levados em conta pelos investigadores interessados no estudo das influências da cultura no comportamento psicossocial, assim como as possibilidades de aplicação de tal arcabouço teórico ao contexto sociocultural brasileiro.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Ferreira,Maria Cristina Assmar,Eveline Maria Leal Souto,Solange de Oliveira

Da norma ao risco: transformações na produção de subjetividades contemporâneas

O objetivo do presente artigo é demonstrar, com base na premissa foucaultiana de que a resistência é sempre primeira, algumas transformações que se deram com o movimento social de recusa à sociedade disciplinar a partir de profundas mudanças nos processos de produção de subjetividade e de controle sobre os corpos e os comportamentos. As transformações em análise dizem respeito à passagem de uma sociedade fundada na normatização dos sujeitos para uma sociedade de controle dos riscos do cotidiano, o que permitiu, em grande parte, uma revitalização da capacidade de comando social do capitalismo sobre as pessoas. Resulta dessa análise, portanto, a apreensão de alguns mecanismos de poder que vêm sendo impostos e naturalizados hoje em dia e que subjetividades são produzidas por eles.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Moraes,Thiago Drumond Nascimento,Maria Lívia do

Inventário de sexismo ambivalente: sua adaptação e relação com o gênero

O objetivo deste estudo foi adaptar para o Brasil o Inventário de Sexismo Ambivalente (Glick & Fiske, 1996), assim como conhecer em que medida suas pontuações são diferentes em função do gênero. Este instrumento é constituído por 22 itens, respondidos em escala de cinco pontos, tipo Likert e teoricamente avalia dois fatores: sexismo hostil e sexismo benévolo. A amostra foi composta de 200 graduandos do curso de Psicologia de uma universidade privada, de ambos os sexos. A aplicação deste inventário foi coletiva, nas salas de aula, garantido o anonimato das respostas. Os resultados confirmaram a existência dos dois fatores hipotetizados, e indicaram uma correlação do sexismo com o gênero; especificamente, os homens apresentam maior sexismo hostil, enquanto as mulheres pontuaram mais em relação ao sexismo benévolo. Estes resultados são discutidos à luz da literatura sobre os estereótipos de gênero.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Formiga,Nilton S. Golveia,Valdiney V. Santos,Maria Neusa dos

Liberdade e compulsão: uma análise da programação dos doze passos dos alcoólicos anônimos

O presente trabalho se propõe a questionar se a admissão da impotência, inserida nos Doze Passos dos Alcoólicos Anônimos, se confronta com a noção sartreana de liberdade, marcando uma posição tomada pelo AA de entender o alcoolismo como uma compulsão, em que somente a ação de uma força externa pode proporcionar a recuperação. Os autores concluem que, se a programação dos Doze Passos tem sido tão repleta de êxitos, é porque ela, mesmo sem disso dar-se conta, vem trabalhando com a dimensão da escolha, que permite que cada um possa, a todo momento, determinar seu destino.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Rodrigues,Joelson Tavares Almeida,Leonardo Pinto de

Um modelo de supervisão clínica na formação do estudante de psicologia: a experiência da UFC

Este trabalho apresenta um modelo de supervisão que tem por objetivo promover o crescimento pessoal e técnico de terapeutas iniciantes. Embora os princípios gerais da Abordagem Centrada na Pessoa e da Socionomia (referencial psicodramático) sejam os pilares da metodologia de supervisão desenvolvida no estágio clínico do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, a proposta é ampla o suficiente para ser aplicada em treinamentos de orientações humanistas em geral. A utilização da Socionomia no trabalho em grupo pressupõe uma aprendizagem compartilhada na qual cada participante é promotor de seu próprio crescimento e dos demais.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Tavora,Mônica Teles

Modernização urbana e a consolidação da psicologia em Natal - Rio Grande do Norte

Partindo do pressuposto de que a Psicologia, como construção socioistórica, somente pode ser compreendida se remetida às condições histórico-culturais de sua produção, este trabalho teve como objetivo estudar a implantação da Psicologia da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em conexão com o seu processo de modernização urbana. São apresentados e discutidos os três momentos dessa implantação: a introdução das idéias psicológicas e seu impacto no desenvolvimento da escola secundária nos primeiros anos do século XX, a inserção da Psicologia no ensino superior e a consolidação da Psicologia, com a criação dos cursos e serviços de Psicologia.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Carvalho,Denis Barros de Seixas,Pablo de Sousa Yamamoto,Oswaldo H.

Informações contidas nos manuais de testes de personalidade

O objetivo da pesquisa foi avaliar testes de personalidade no que se refere à presença ou ausência de informações nos manuaisde testes de personalidade. Foram consultados vinte e dois desses manuais com o objetivo de verificar se continham as seguintes informações: nome do autor, editor e data de publicação do manual em português, variável medida, áreas de aplicação, formato e número dos itens, suporte, correção, transformação da pontuação, escala utilizada, tempo de aplicação, documentação fornecida e bibliografia utilizada. Os resultados indicaram que as informações autor e editor estavam presentes em todos os testes e dez dos instrumentos consultados apresentaram todas as informações analisadas nos seus respectivos manuais.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Noronha,Ana Paula Porto Freitas,Fernanda Andrade Sartori,Fernanda Argentini Ottati,Fernanda

Corpo e conhecimento: uma visão psicanalítica

No summary/description provided

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Freire,Roberto de Barros

Intervenção psicoterapêutica com agressor conjugal: um estudo de caso

A violência doméstica é um fenômeno complexo, afetando famílias indistintamente. O objetivo deste trabalho consistiu em oferecer um atendimento psicológico de forma a reduzir o comportamento violento do marido à esposa. O cliente tinha o terceiro grau completo, pertencendo à classe média alta. O trabalho foi desenvolvido na sala de Psicologia da Delegacia da Mulher. Foram realizadas 15 sessões durante 6 meses. Os instrumentos de coleta de dados envolveram as técnicas Entrevistas com agressor, Questionário sobre crenças, Escala de auto-estima, Inventário de depressão, Escala de tática de conflito. As técnicas consistiram de: tarefa de casa, registro de comportamentos violentos/pensamentos que desencadeavam agressões, técnicas de autocontrole, auto-aplicação de time-out, manejo de raiva, análise de pensamentos disfuncionais, treino de assertividade, relaxamento, role-play, leitura/discussão de textos. Durante o atendimento houve um episódio de agressão à esposa, de proporção menor, se comparado a anteriores. O cliente não apresentou episódios de violência à esposa nos dois meses subseqüentes ao término da intervenção.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Padovani,Ricardo da Costa Williams,Lúcia Calvacanti de Albuquerque

O internato escolar como instituição total: violência e subjetividade

Neste artigo, apresentamos um caso da literatura relativo ao internato escolar por meio do qual exemplificamos e discutimos alguns aspectos da violência e subjetividade na instituição total. Utilizamos as análises de Goffman sobre as instituições totais e algumas hipóteses psicanalíticas a respeito da agressividade para a leitura de “O Jovem Törless”, de Robert Musil. Instituições totais parecem ultrapassadas, mas elas persistem na atualidade: FEBENS, asilos, orfanatos, conventos, prisões, quartéis, manicômios, seminários para formação de padres, etc. Nossa pesquisa visa ao desvelamento do modo de funcionamento dessas instituições e a explicitação de seus efeitos na produção da subjetividade daqueles que delas participam. Concluímos que no paralelo que podemos estabelecer entre os fins educativos do internato escolar e os objetivos terapêutico-correcionais do hospital psiquiátrico e da prisão, existe mais do que uma simples analogia.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Benelli,Sílvio José

Vivendo em contexto de violência: o caso de um adolescente

Este trabalho integra um estudo longitudinal, explorando nexos entre uma história marcada cotidianamente pela violência doméstica e urbana e a construção social de uma cultura pessoal em um adolescente de 14 anos, o segundo dos três filhos de uma família matrifocal. Apoiou-se em entrevistas semi-estruturadas realizadas em diferentes períodos do estudo. Na análise, caracteriza-se um processo de construção social do envolvimento com a violência (na condição de vítima e de agressor), destacando-se o contexto sociocultural imediato, estruturado por situações adversas como pobreza, conflitos intra-familiares e sociais e, especificamente, violência, todos estes formando o que se poderia chamar de ecologia propiciadora de atos violentos.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Lordelo,Lia da Rocha Bastos,Ana Cecília de Sousa Alcântara,Miriã Alves Ramos de

Angústia e sociedade na obra de S. Freud

Busca-se expor cronologicamente a construção do conceito de angústia (Angst) em Freud para, em seguida, relacionar essa démarche ao estabelecimento das teorias sociais nesse mesmo autor. Conclui-se que Freud só pôde construir uma teoria genérica da cultura e sociedade quando pôde relacionar o sentimento de desamparo (Hilflosigkeit) humano com desamparo infantil. Isso, por sua vez, só teria sido possível a partir de 1926, quando da publicação de “Inibição, sintoma e angústia”, onde o autor explica a angústia como reação ao perigo.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Mello Neto,Gustavo Adolfo Ramos Martínez,Viviana Carola Velasco

As relações raciais na construção das identidades

Este estudo objetiva mostrar como questões raciais permeiam a vida de jovens de uma favela, considerando seu contexto e procurando compreender como esses jovens se apropriam de determinados discursos, e por conta disso, produzem sentidos quanto às situações frente às relações raciais. Estes jovens estudam em uma escola municipal deste ambiente e participaram de discussões de grupo e entrevistas. A compreensão dos dados baseou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Produção de Sentidos, dentro da perspectiva do campo dos Estudos Culturais. Os discursos que objetivam raça têm como correlatos enunciados acerca do cotidiano, de temas abordados pela mídia e da discriminação entre classes sociais, atravessados pela questão das diferenças. Os sentidos produzidos remetem a contestações e resistências, sinalizando mobilizações em relação à discriminação racial, quando tomam determinado discursos como verdadeiros e outros não. Porém, em outros momentos, produzem sentidos que reforçam uma hegemonia discursiva e sua acomodação frente a esta.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Guareschi,Neuza Oliveira,Fernanda Pacheco de Giannechini,Letícia Goldenberg Comunello,Luciele Nardi Pacheco,Milena Leal Nardini,Milena

Um olhar sobre o Programa de Saúde da Família: a perspectiva ecológica na psicologia do desenvolvimento segundo Bronfenbrenner e o modelo da vigilância da saúde

A atividade no Programa de Saúde da Família (PSF/MS) tem sido motivo para diversos desafios. Entre as exigências reconhece-se a necessidade de elaborar proposições teóricas que orientem a reflexão e a prática. Apresenta-se uma proposta de articulação da abordagem ecológica do desenvolvimento humano elaborada por Bronfenbrenner e com o modelo de vigilância da saúde, buscando-se elaborar uma ferramenta para o Programa de Saúde da Família. Para tal, são apresentadas as bases teóricas e exemplificados os conceitos a partir de relatos de usuários e profissionais dos serviços de saúde. Observa-se que um fator de aproximação nessas três proposições é a presença, em diferentes níveis, de uma compreensão ecológica. A família tem papel fundamental para as três abordagens, e este papel é complementar, sendo ela informante, objeto de cuidados e constituidora-cuidadora de si.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Franco,Anamélia Lins e Silva Bastos,Ana Cecília de Sousa

Perfil e principais queixas dos clientes encaminhados ao Centro de Atendimento e Apoio Psicológico ao Adolescente (CAAA) - UNIFESP/EPM

Este estudo traça o perfil sociodemográfico do adolescente encaminhado ao serviço de psicologia do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) do Departamento de Pediatria da Unifesp/EPM. A população, predominantemente na faixa de 13 a 15 anos de idade, igualmente distribuída do ponto de vista do sexo, cursava o Ensino Fundamental com defasagem escolar. Além disso, o presente estudo apresenta as queixas mais comuns do adolescente (dificuldades escolares) e a principal fonte de encaminhamento (médico hebeatra). A partir do levantamento, os autores discutem os dados comparando-os com outros estudos de mesma natureza. Comentam a necessidade de se trabalhar em equipe multidisciplinar e de se pensar em novos modelos de atendimento ao adolescente.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Schoen-Ferreira,Teresa Helena Silva,Dalva Alves Farias,Maria Aznar Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos

Estudo exploratório para construção de um instrumento de ajustamento social

Relata-se a construção de um instrumento para avaliar o ajustamento de estudantes nos ambientes familiar, escolar e social, aplicado coletivamente em 440 alunos do ensino fundamental. A análise fatorial resultou em três fatores, mesclando os itens dos três ambientes. Eliminaram-se itens por três critérios combinados: freqüência superior a 85% em uma das respostas, consistência interna por alfa de Cronbach e carga fatorial. Chegou-se a 20 itens, segunda versão do instrumento. A análise fatorial resultou em três fatores, diferenciando os ambientes. Os índices de consistência interna e de precisão do instrumento como um todo e das escalas em particular são aceitáveis.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Sisto,Fermino Fernandes Pacheco,Lílian

Dinâmica interacional de crianças em grupo: um ensaio de categorização

O presente estudo teve por objetivo descrever o fluxo de interações de crianças de uma mesma idade em uma situação de brinquedo. Foi registrada, durante 30 minutos, através de videotape, uma situação lúdica, semi-estruturada, onde quatro crianças de três anos brincavam livremente com objetos variados. Foram escolhidos arbitrariamente cinco minutos para análise, e elaboradas quatro categorias de interação a partir dos atributos de regulação e orientação da atenção das crianças. Estas categorias foram representadas graficamente e permitiram a elaboração de diagramas seqüenciais, possibilitando a captação do fluxo interacional. As características metodológicas desta proposta de categorização foram analisadas em comparação com as de outros trabalhos que descrevem a interação social e foram apontadas sua utilidade e limitações potenciais.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Carvalho,Ana Maria Almeida Branco,Ângela Uchoa A. Pedrosa,Maria Isabel Gil,Maria Stella C. de A.

Participação dos trabalhadores: um estudo sobre as práticas e as representações em uma organização participativa

Este artigo descreve e analisa as relações entre as práticas participativas e as representações sobre participação de trabalhadores de uma organização participativa. Foram realizadas observações em três fábricas de um grupo industrial catarinense e entrevistados 43 trabalhadores de três categorias profissionais que exercem atividades diretamente ligadas à produção. A partir da análise de conteúdo dos dados coletados, foi possível constatar que os trabalhadores têm possibilidades bastante limitadas de participar, sendo tais limites mais acentuados quanto menor o nível hierárquico. Observou-se, ainda, que os entrevistados tendem a incorporar em suas representações sobre participação as limitações de sua experiência concreta no trabalho.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Coutinho,Maria Chalfin

Dizer, escutar, escrever: redes de tradução impressas na arte de cartografar

Este trabalho surge da indagação sobre um novo modo de pesquisar nas ciências humanas com base no paradigma ético-estético e político, com vistas a confrontar o saber instituído pela modernidade. Interrogações a respeito do modo cartesiano de produção de conhecimento remetem a uma diversidade de “propostas” teóricas que implicam o pesquisador desde um lugar de escuta e demanda das falas, tomando-as como efeito do que se produz no pedido pela palavra. Se o contar e o escutar constituem redes de tradução em busca da criação de sentidos, também o registrar e escrever do contado podem vir a ser problematizados da mesma forma, ou seja, como matéria a se constituir no próprio ato de sua invenção. É nessa perspectiva que se reconhece a emergência da arte da cartografia como um modo de análise do social e de suas narrações.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Mairesse,Denise Fonseca,Tania Mara Galli