Repositório RCAAP

Atividade, significação e constituição do sujeito: considerações à luz da Psicologia Histórico-Cultural

É objetivo deste trabalho discutir conceitos da Psicologia Histórico-Cultural que se constituem como fundamentais para a explicação e investigação do processo de constituição psicológica do sujeito. Da concepção de ser humano, desenvolvimento e história, resgata-se a noção de ação mediada como fundante do psiquismo humano, o que atribui a este um caráter inexoravelmente social. À noção de ação mediada articula-se o conceito de atividade, o qual compreende ações, porém as transcende, na medida em que amplia, para o sujeito, as possibilidades de leitura e intervenção na realidade. A análise da atividade, por sua vez, pressupõe o olhar sobre as múltiplas relações que caracterizam a tríade sujeito/ações/contextos sociais, relações estas singulares e coletivas, na medida em que se pautam nas significações ali (re) produzidas, transformadas e apropriadas.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Zanella,Andréa Vieira

Cuidando de quem cuida

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2022-12-06T15:50:15Z

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Gil-Monte,Pedro R.

Representacion social del alcoholismo de personas alcohólicas

Este trabajo realiza una valoración general de la categoría representación social así como de su importancia en la investigación psicosocial del alcoholismo. Se estudian 100 sujetos alcohólicos, 50 en tratamiento y 50 sin tratamiento, de la ciudad de São João del Rei. A los mismos se les aplicó entrevista y asociación libre. Se analiza tanto la representación social de la muestra de alcohólicos como una comparación de los subgrupos que la integran. Se concluye que no es posible hablar de una representación general del alcoholismo, existe una representación diferente en los subgrupos en función de si reciben o no tratamiento y del consumo o no del alcohol.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Alvarez,Armando Alonso

Cenas de linchamento: reconstruções dramáticas da violência coletiva

O estudo focaliza os linchamentos na Bahia através das narrativas policiais publicadas no jornal A Tarde, de 1997 a 2001. Devido às características das evidências empíricas procurou-se reconstruir a ação popular através do conceito de cena, inspirado nas teorias que privilegiam conceitos da dramaturgia (Goffman, 1999) e na hermenêutica fenomenológica de Ricouer (1996). As cenas reatualizam as possibilidades de desdobramento dos atos de linchamento enquanto reação popular contra o crime e os criminosos. Contudo, essa reação na imprensa é apresentada como uma prática contra as "classes perigosas", sendo estas constituídas, nas representações sociais, pelos segmentos populares, contribuindo para reproduzir exclusões reais ou simbólicas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Cerqueira,Rafael Torres de Noronha,Ceci Vilar

Atuação do psicólogo nos CAPS do Estado do Espírito Santo

Este trabalho teve como objetivo investigar se as concepções e práticas descritas pelos psicólogos atuantes nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado do Espírito Santo fundamentavam-se na perspectiva da desinstitucionalização. Foram entrevistados nove psicólogos que atuavam nos CAPS do Estado do Espírito Santo em 2002. Os resultados revelaram que o conceito de desinstitucionalização aparece mais como um elemento de discussão teórica do que como um orientador das práticas nos CAPS. De modo geral, predominou o atendimento clínico, havendo poucas atividades desenvolvidas pelos psicólogos que tinham como objetivo a reinserção social dos usuários dos CAPS e intervenções no campo social.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Figueiredo,Vanda Valle de Rodrigues,Maria Margarida Pereira

As transições familiares: a perspectiva de crianças e pré-adolescentes

Este estudo buscou compreender como crianças e pré-adolescentes vivenciam a separação e novas uniões parentais. Foram avaliados 11 participantes entre 5 e 13 anos de idade, através de três sessões individuais e do Teste do Desenho da Família. O conteúdo das sessões foi analisado de acordo com a idade e nível de desenvolvimento, permitindo a formulação das categorias: aos 5 e 6 anos desejo/fantasia de reunir a família, separação sentida como uma tormenta; conflitos de lealdade e vivência dos conflitos próprios da idade; aos 8 e 9 anos ansiedade de separação, sentimentos de perda e dor intensas, fantasias de abandono e conflitos no processo identificatório; aos 10 e 13 anos aceitação da nova união dos pais, atitude de cuidado e proteção dos pais, sentimentos de culpa e temores de retaliação e raiva e tristeza. Discutiu-se a importância dos vínculos, a necessidade de promovê-los e estratégias de apoio nas transições familiares.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Ramires,Vera Regina Röhnelt

Pragmática e subjetivação por uma ética impiedosa do acontecimento

Partindo da concepção da pragmática de Deleuze e Guattari, que considera o enunciado (unidade elementar da linguagem) como palavra-de-ordem, este trabalho pretende estabelecer linhas de aproximação ao pensamento dos citados autores, no que se refere às articulações entre: 1. Palavra-de-ordem e os processos de subjetivação; 2. Pragmática das subjetivações e a ética do acontecimento (sentido). Apresenta ainda a proposta de uma ética do acontecimento (sentido) para os devires minoritários: uma ética do anômalo para um devir-deficiência.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Lobo,Lilia Ferreira

Relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo

Este estudo teve como objetivo identificar a relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo. Participaram do estudo quatorze crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre 3 e 9 anos. Os dados foram coletados através da técnica de observação do sujeito focal. Os principais resultados foram: a) os irmãos mais velhos demonstraram-se responsivos às solicitações de afeto e cuidado em relação aos irmãos mais novos; foi registrada interação significativa entre as meninas mais velhas com os meninos mais novos; b) a brincadeira social mostrou ser uma situação favorável ao estabelecimento das interações afetivas; c) a imagem da família aparece representada pela figura materna. Conclui-se que, na falta de um adulto significativo, crianças em situação de abrigo acabam formando relações de apego umas com as outras e que a rede de apoio social representa um importante aspecto na resiliência destas crianças.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Alexandre,Diuvani Tomazoni Vieira,Mauro Luís

Édipo em Freud: o movimento de uma teoria

O presente artigo visa acompanhar a trajetória freudiana na teorização do complexo de Édipo. Nesse sentido, o texto organiza o processo de teorização do Édipo em quatro movimentos: "o Édipo na teoria dos sonhos", "o Édipo no interior da problemática do Pai Totêmico", "o mecanismo da identificação no Édipo" e, por fim, "Édipo e Complexo de Castração".

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2022-12-06T15:50:15Z

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Moreira,Jacqueline de Oliveira

Estudo sobre a fidelidade à palavra empenhada entre os estudantes

Apresentamos resultados de pesquisa cujo propósito foi investigar a influência da fidelidade à palavra empenhada entre escolares. Adotamos o referencial piagetiano e o da teoria dos valores. Utilizamos 186 informantes de ambos os sexos, de diferentes idades e nível socioeconômico desfavorecido. Mediante seis historietas, confrontamos a fidelidade ao furto e à mentira. Os resultados indicaram que a idade e o envolvimento interpessoal não interferem nos julgamentos; há predomínio de uma visão circunscrita ao universo masculino e outra ao feminino e a maioria dos escolares opta pela ética da justiça. Isto ocorreu, acreditamos, pelo fato de os entrevistados priorizarem valores privados e ligados à glória.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Silva,Nelson Pedro

Avaliação qualitativa e a construção de indicadores sociais: caminhos de uma pesquisa/intervenção em um projeto educacional

Este texto pretende promover reflexões a respeito de uma proposta de formação de educadores organizada a partir da definição de Indicadores de Qualidade Social em Educação. Ganha importância a perspectiva de redimensionar as formulações sobre qualidade rechaçando a mediação das leis de mercado assumidas no capitalismo contemporâneo. A metodologia é pautada nas formulações da Análise Institucional, constituindo-se um campo de investigação/intervenção que buscou articular o trabalho pedagógico, a avaliação dos efeitos dessa ação nos alunos e o planejamento cotidiano, com base em um projeto geral. Esse processo reafirma um questionamento do aspecto meramente tecnicista presente nas propostas hegemônicas de formação de educadores. O projeto de pesquisa se realizou no espaço de práticas educativas de um programa social na Área da Maré/RJ, que organizava oficinas de arte em escolas públicas onde, através das propostas desenvolvidas, ganharam visibilidade as relações que ali se instituíam e as forças presentes em um processo atravessado pelas instituições do saber/poder.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Fernandes,Angela Maria Dias Rozenowicz,Adriana Ferreira,Joseane Pessanha

Gênero e estresse em trabalhadores de uma universidade pública do estado de São Paulo

Objetivou-se identificar, segundo o gênero, os índices de saúde mental e os fatores psicossociais de risco em trabalhadores de uma universidade pública. A amostra se compôs de 400 trabalhadores - 253 do sexo feminino e 147 do masculino.Utilizou-se o questionário sobre estresse no trabalho intitulado SWS Survey (Self, Work and Social) (Ostermann &amp; Gutiérrez, 1992), validado para uso no Brasil por Guimarães e Macfadden (1999). Foram usadas estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas. Associações significativas foram encontradas entre: saúde mental e gênero e entre fatores psicossociais de risco e gênero. Participantes do gênero feminino apresentaram mais fatores psicossociais de risco, estresse no trabalho, estresse social e pior saúde mental do que os do gênero masculino (p < 0.05), com maior risco de adoecimento físico e/ou mental.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Areias,Maria Elenice Quelho Guimarães,Liliana Andolpho Magalhães

Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica

O objeto de estudo do presente trabalho é a formação em avaliação psicológica. O ensino de avaliação tem sido considerado um problema central na formação em psicologia, tendo-se em vista que diferentes autores têm apontado para uma relação entre atuações profissionais impróprias e formação inconsistente na área. O trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento que estudantes de psicologia e de engenharia têm a respeito de conteúdos relativos à avaliação psicológica. Participaram 193 sujeitos, sendo 47 do curso de engenharia e 146 do curso de psicologia de uma instituição privada do Interior paulista. Para a realização do estudo elaborou-se um questionário contendo 35 itens dicotômicos, abordando questões sobre o conceito de avaliação psicológica, aprendizagem e uso de instrumentos. As aplicações ocorreram coletivamente em sala de aula. Os resultados evidenciaram que o Grupo 2 (psicologia) apresentou melhor desempenho que o Grupo 1 (engenharia) em grande parte das questões, tendo havido diferença significativa entre os grupos em 20 deles.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Noronha,Ana Paula Porto Baldo,Camila Rafaela Almeida,Marília Cristina de Freitas,Joseane Vasconcellos de Barbin,Patrícia Fagnani Cozoli,Juliana

Interesses profissionais de um grupo de estudantes de psicologia e suas relações com inteligência e personalidade

Neste estudo, realizou-se a investigação do perfil de interesses profissionais de alunos ingressantes de um curso de psicologia e as relações desses interesses com inteligência e personalidade. Participaram da coleta de dados 120 sujeitos, com idades entre 17 e 38 anos (Média=20,1), aos quais foram aplicados três instrumentos: LIP, 16PF e o Raven - Escala Geral. Uma análise de aglomerados (cluster analysis) indicou a existência de três grupos e a análise de variância mostrou que estes diferem em termos de interesses, traços de personalidade e níveis de inteligência. A interpretação do perfil de cada subgrupo permitiu formular a hipótese de que há relação entre essas características e as diferentes possibilidades de atuação do psicólogo.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Bueno,José Maurício Haas Lemos,Caioá Geraiges de Tomé,Fátima Aparecida M. F.

O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras

O processo de leitura é estudado principalmente com base em dois modelos teóricos: o ascendente (bottom-up), baseado na concepção que considera o desempenho em leitura dependente do processo de decodificação, e o descendente (top-down), fundamentado na concepção que defende que a leitura se apóia especialmente na utilização de informações sintático-semânticas do texto. O presente estudo teve por objetivo investigar a contribuição do uso de informações do contexto verbal no reconhecimento de palavras. De acordo com os resultados obtidos, os sujeitos com dificuldades na leitura apoiaram-se no contexto verbal para compensar suas dificuldades, lendo corretamente 75,24% das palavras apresentadas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Guimarães,Sandra Regina Kirchner

O uso de entrevistas em estudos com crianças

Este artigo relata algumas experiências de utilização de entrevistas com crianças e reflete sobre sua utilidade e limitações. A entrevista com crianças é uma técnica ainda relativamente pouco explorada na literatura. Em nosso próprio trabalho - baseado principalmente em observação direta - entrevistas individuais ou em grupo foram utilizadas esporadicamente, a título de complementar dados observacionais, oferecer material qualitativo para exploração posterior ou responder a certos tipos de pergunta. Com base nessa experiência, estruturamos este texto em termos de situações- exemplo ou casos, dos quais alguns ressaltam aspectos problemáticos ou limitadores, e outros ilustram empregos dessa técnica que consideramos bem-sucedidos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Carvalho,Ana M. A. Beraldo,Katharina E. A. Pedrosa,Maria Isabel Coelho,Maria Teresa

O teste das pirâmides coloridas e o transtorno do pânico

Esse estudo visa verificar evidências de validade do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister para diagnóstico de transtorno de pânico. Compuseram a amostra desse estudo 15 pacientes diagnosticados pela SCID como tendo um episódio de transtorno dopânico. Seus resultados foram comparados com os obtidos com um grupo de 109 indivíduos não-pacientes que compõem uma amostra normativa.Os dados mais significativos do ponto de vista estatístico, na comparação com o grupo de não-pacientes, foram relativos ao aumento de formações simétricas e da porcentagem do azul. As características atribuídas a esses sinais condizem com os dados encontrados na literatura que descrevem a insegurança, inibição, constrição e rompimento da relação consigo mesmo como aspectos importantes associados ao transtorno do pânico.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Villemor-Amaral,Anna Elisa de Farah,Flávia Helena Zanetti Primi,Ricardo

Ensino Fundamental do Paraná: revisitando a qualidade e a avaliação

Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo do rendimento dos alunos das 4as séries do Ensino Fundamental do Paraná nas avaliações levadas a efeito pela Secretaria de Educação em 1997 e 1998. O estudo foi realizado a partir dos percentuais de acerto dos alunos nas diferentes provas. Os resultados apontam evidências de melhora no desempenho em Matemática, Ciências e Redação e queda apenas em Português. Apesar disto, esses resultados não atingem níveis satisfatórios, pois em aproximadamente 50% das provas um número elevado de alunos alcançou percentuais inferiores à média. Esta tendência revela a necessidade de realização de uma avaliação do sistema para além do rendimento do aluno, com vistas à identificação e superação das suas reais fragilidades e deficiências.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Gorni,Doralice Aparecida Paranzini

Violências e alcoolismo: abordagem biográfica em alcoologia e hermenêutica do sujeito

Meu propósito aqui será de mostrar como os fenômenos de violência, por vezes associados às condutas de alcoolização e aos problemas de álcool-dependência, não podem ser estudados fora do contexto sócio-histórico no qual eles se inserem. A abordagem aqui será centrada sobre a co-emergência e o reforço mútuo dos fenômenos intrapsíquicos e sociais nos quais as pessoas alcoólicas se encontram ao mesmo tempo tomadas e engajadas. Veremos, através do estudo de um exemplo biográfico com final dramático, que estes fenômenos de violência não são evidentemente reduzíveis aos fenômenos bioquímicos à que levam ao consumo patogênico de álcool. Em certo número de casos, a existência de enlaces sociopsiquicos se encontram na origem dos fenômenos de violência freqüentemente encontrados entre as pessoas alcoólicas. O método das histórias de vida em grupo constitui aqui uma abordagem privilegiada para tentar levar em conta e estudar estes fenômenos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Niewiadomski,Christophe

A criança e o adolescente, representações sociais e processo constituinte

Compreender a dinâmica de circulação de representações sociais da criança e do adolescente, entre os atores sociais que participaram da Assembléia Constituinte 1987-88 (ANC 87-88), na qual se deu o reconhecimento legal dos seus direitos e proteção, eis o objetivo do estudo. O trato público dispensado à criança e ao adolescente, na tessitura da história social brasileira, foi abordado, como lócus de representações, espaços e práticas sociais. A investigação adentra seu universo empírico, a ANC, que elaborou a Constituição Federal, com inovações legais sobre a criança e o adolescente. A investigação fez constatações numa dupla direção: distanciamento entre produção constituinte e Constituição; entre produção constituinte e pensamento social. O Brasil pós-constituinte é contextualizado tendo-se como referência analítica representações da criança e do adolescente.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Pinheiro,Ângela de Alencar Araripe