Repositório RCAAP
Representações sobre a adolescência a partir da ótica dos educadores sociais de adolescentes em conflito com a lei
Este trabalho buscou apreender o conteúdo e estrutura das representações sociais (RS) sobre adolescência, sob a ótica dos assistentes de desenvolvimento social (ADS) de adolescentes em conflito com a lei, em medidas socioeducativas de internação. Foram feitas entrevistas com 40 educadores de três unidades da Fundação da Criança e do Adolescente, nas quais se solicitava aos participantes que falassem sobre a adolescência. Os dados foram analisados pelo software alceste. Os resultados obtidos apontam duas representações de adolescência: a "normal", caracterizada por um momento de transição, onipotência e dificuldades no processo de desenvolvimento; e a infratora, "diferente", oriunda de uma "família desestruturada", representação que serve de modelo para as interações conflituosas que levam à infração. Os ADSs demonstram descrença na possibilidade do trabalho educativo, pela suposta ausência de uma estrutura familiar saudável e pela "fraqueza" desses adolescentes. Avanços e resistências vão se tecendo.
2022-12-06T15:50:15Z
Espíndula,Daniel Henrique Pereira Santos,Maria de Fátima de Souza
Sintomas depressivos, estratégias de aprendizagem e rendimento escolar de alunos do ensino fundamental
Tendo-se em vista que a incidência de sintomas depressivos tem aumentado e conhecendo os efeitos negativos desses sintomas na aprendizagem, o presente estudo tem como objetivo avaliar a relação entre sintomas de depressão e rendimento escolar e estratégias de aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa 169 alunos de 3ª, 4ª e 5ª séries de uma escola pública da cidade de Campinas. Os alunos eram, em sua maioria, não-repetentes, de ambos os sexos e com idade variando de 8 a 15 anos. Os resultados sugeriram a existência de diferenças significativas entre rendimento escolar em matemática e sintomas depressivos, bem como entre rendimento escolar tanto em português quanto em matemática e o repertório de estratégias de aprendizagem dos participantes. Uma correlação significativa e negativa foi também encontrada entre os sintomas de depressão e o repertório de estratégias de aprendizagem dos participantes.
2022-12-06T15:50:15Z
Cruvinel,Miriam Boruchovitch,Evely
Notas sobre a experiência de vida num internato: aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento dos internos
Este trabalho investiga os aspectos positivos e negativos da experiência de internato para o desenvolvimento de alunos de uma instituição de ensino técnico, a influência da vivência coletiva sobre o desempenho escolar e a concepção sobre um internato ideal. Foram realizadas cinco entrevistas com alunos das três séries do Ensino Médio, com idades entre 15 e 22 anos. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os aspectos positivos e os negativos da experiência de internato foram apontados a partir da categoria "convivência grupal" (possibilidade de fazer novos amigos x brigas e desentendimentos). As limitações estruturais do internato e a rotina estressante foram as principais implicações percebidas para o desempenho escolar, enquanto o internato ideal foi concebido a partir de mudanças estruturais e da qualidade das relações interpessoais. Os resultados são importantes para a compreensão de contextos educativos desse tipo, os quais são muito pouco referidos na literatura.
2022-12-06T15:50:15Z
Morais,Normanda Araujo de Leitão,Hilmeri da Silva Koller,Sílvia Helena Campos,Herculano Ricardo
Planejamento familiar: autonomia ou encargo feminino?
Este trabalho está baseado em uma pesquisa desenvolvida numa unidade de saúde pública da prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele visou acompanhar a implementação de grupos de planejamento familiar junto a uma população de baixa renda. Observou-se uma presença quase absoluta de mulheres, nesses grupos. Entrevistas com essas mulheres e com os profissionais daquele programa mostraram que a prevalência feminina nos grupos estava relacionada a atitudes ou valores culturais, bem como às condições de funcionamento da unidade. Isso, no entanto, não significava a autonomia das mulheres, na escolha do método contraceptivo, pois elas permaneciam subalternas aos parceiros sexuais. Pesquisas documentais também revelaram alguns equívocos e lacunas nas políticas públicas, tanto no texto do programa em questão quanto no modo de sua implantação, o que sugere a ambigüidade das práticas ligadas à construção dos direitos reprodutivos no Brasil.
2022-12-06T15:50:15Z
Moreira,Maria Helena Camargos Araújo,José Newton Garcia de
Experiência religiosa em grupos de auto-ajuda: o exemplo de neuróticos anônimos
O artigo caracteriza o que são os grupos de auto-ajuda, apresenta o programa de recuperação do grupo Neuróticos Anônimos (N/A) e revisa sucintamente o papel da religião na saúde em geral e no psiquismo. A seguir, o trabalho explora o aspecto religioso da pesquisa de Mestrado do autor, sobre a recuperação no grupo de auto-ajuda N/A. Trechos de entrevistas são citados, a fim de exemplificar a discussão. A experiência religiosa manifestada pelos integrantes de N/A entrevistados se mostrou determinante no processo de recuperação, a ponto de vir a confundir-se com este. A experiência religiosa acaba por ser um requisito para a "cura", uma vez que o programa de recuperação do grupo é uma versão terapêutica dos princípios básicos da doutrina judaico-cristã.
2022-12-06T15:50:15Z
Roehe,Marcelo Vial
A genealogia em Foucault
Este texto, que tem origem em minha dissertação de mestrado, se propõe discorrer sobre a genealogia enquanto metodologia, conforme proposta por Michel Foucault. Nesta abordagem, a análise arqueológica do discurso é entendida como a base que dá suporte à genealogia, ao propor a descrição do campo como uma rede formada na inter-relação dos diversos saberes ali presentes, que possibilitam a emergência do discurso como o percebemos. Já a abordagem genealógica busca a origem dos saberes através dos fatores que interferem na sua emergência, permanência e adequação ao campo discursivo como elementos incluídos em um dispositivo político que abre as condições para que os sujeitos possam se constituir imersos em determinadas práticas discursivas.
2022-12-06T15:50:15Z
Faé,Rogério
Intencionalidade e sobredeterminação: Merleau-Ponty leitor de Freud
O artigo examina o sentido da aproximação feita por Merleau-Ponty entre fenomenologia e psicanálise. Discute o inconsciente em Freud e a metapsicologia da sobreterminação. Analisa as críticas ao Inconsciente e ao causalismo de Freud na explicação dos sonhos. Examina, em seguida, a concepção de inconsciente em Merleau-Ponty baseada na intencionalidade. Mostra a temporalidade como intencionalidade mais original, seio do campo de presença, cujos múltiplos feixes intencionais constituem, para Merleau-Ponty, a fonte da significação de fenômenos como o sonho. Conclui pela impossibilidade de se conciliarem doutrinas com fundamentos distintos, mas suspeita da existência de um pressuposto evolucionista comum a ambos e da possibilidade de o ecletismo filosófico de Freud justificar leituras como a de Merleau-Ponty. Sugere a necessidade de se examinarem tais fundamentos.
2022-12-06T15:50:15Z
Honda,Hélio
Influências de um programa de criatividade no desempenho cognitivo e acadêmico de alunos com dificuldade de aprendizagem
A criatividade em crianças com dificuldade de aprendizagem é um processo complexo em face das dificuldades acadêmicas que enfrentam. Esta pesquisa investigou os efeitos de um programa de criatividade sobre o desempenho acadêmico e cognitivo de 17 alunos com dificuldade de aprendizagem, da 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental público de Vitória/ES, comparando-os a um grupo-controle. Os resultados indicaram uma melhora significativa no desempenho acadêmico (Teste de Desempenho Escolar -TDE) e cognitivo (Raven) do grupo que participou do treinamento.
2022-12-06T15:50:15Z
Dias,Tatiane Lebre Enumo,Sônia Regina Fiorim Azevedo Junior,Romildo Rocha
A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial
Na produção de sentidos de textos, o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade. Este artigo defende o argumento de que a compreensão da leitura não é orientada apenas pelas marcas gráficas do texto, mas, sobretudo pelo que estas marcas têm a dizer e pelo modo como o leitor apreende e interpreta a intenção do autor. Defende-se, ainda, que esta interpretação ocorre no momento da interação leitor/autor, gerando sentidos que variam de acordo com o leitor e com a natureza dessa interação.
2022-12-06T15:50:15Z
Ferreira,Sandra Patrícia Ataíde Dias,Maria da Graça Bompastor Borges
Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura
Para buscar identificar habilidades cognitivas mais freqüentemente prejudicadas nas dificuldades de leitura, 90 crianças de pré-escola e 1ª Série foram avaliadas em leitura, escrita, consciência fonológica, memória fonológica, vocabulário, aritmética, processamento visual e seqüenciamento. Comparando as habilidades de bons e maus leitores (acima e abaixo de 1 desvio-padrão em relação à média, respectivamente), observou-se que bons leitores foram significativamente superiores em escrita, consciência fonológica, vocabulário, memória fonológica e memória visual. Resultados sugerem uma relação funcional e forte entre processamento fonológico e leitura; funcional e moderada entre processamento seqüencial, aritmética e leitura; e fraca e correlacional entre processamento visual e leitura.
2022-12-06T15:50:15Z
Capovilla,Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla,Fernando César Suiter,Ingrid
A avaliação da compreensão em leitura e o desempenho acadêmico de universitários
Este trabalho avaliou a compreensão em leitura de universitários e sua relação com o desempenho na prova de língua portuguesa no vestibular e o rendimento médio no primeiro ano. Aplicou-se o Teste de Cloze em 782 ingressantes de oito cursos de uma universidade particular e entre os principais resultados destaca-se a baixa pontuação obtida no Cloze, inferior à média de pontos possíveis, indicando que os estudantes apresentam um nível de compreensão aquém do esperado para essa etapa de escolaridade. A identificação de uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a pontuação no Cloze, o rendimento acadêmico e a nota em língua portuguesa no vestibular permite afirmar que o teste de Cloze pode ser utilizado como um instrumento preditivo do desempenho acadêmico. Acredita-se que novas pesquisas sobre o tema possibilitarão uma ampliação do conhecimento sobre as habilidades necessárias para a formação adequada do universitário.
2022-12-06T15:50:15Z
Silva,Maria José Moraes da Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Uso da maconha e suas representações sociais: estudo comparativo entre universitários
Esta pesquisa teve como objetivo comparar as representações sociais dos universitários concluintes de cursos das áreas tecnológica, da saúde e jurídica acerca do uso da maconha. Dela participaram 60 universitários, de ambos os sexos, com idade entre 22 e 30 anos. Foram utilizados como instrumento entrevistas semi-estruturadas e o material coletado categorizado através da análise de conteúdo temática de Bardin (1977). Os dados obtidos entre os universitários possibilitaram representações consensuais e particularidades de acordo com os campos de atuação profissional. Os universitários de direito objetivaram suas representações com base nas questões legais e sociais; os de saúde, nas concepções médico-orgânica e psicossocial; e os de tecnologia fundamentaram suas representações em elementos psicossociais. Conclui-se haver a necessidade da formulação/mudança de estratégias que sirvam de subsídios/dados à formação de profissionais, principalmente das áreas de saúde e jurídica, para serem aplicados nas suas práticas futuras de intervenção junto aos usuários de drogas e seus familiares, bem como na implementação de políticas públicas de educação e promoção da saúde.
2022-12-06T15:50:15Z
Coutinho,Maria da Penha de L. Araújo,Ludgleydson Fernandes de Gontiès,Bernard
Matrizes progressivas coloridas de Raven - escala especial: normas para Porto Alegre, RS
O Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven destina-se à avaliação do desenvolvimento intelectual de crianças de 5 a 11 anos de idade. O presente trabalho teve como objetivo estabelecer normas para as crianças de Porto Alegre - RS. A amostra foi composta por 779 crianças matriculadas em escolas estaduais, de 4 anos e 9 meses a 11 anos e 9 meses. Foi constatado aumento progressivo nas médias de pontos com o aumento da idade e não foram encontradas diferenças entre meninos e meninas. Na comparação com as crianças de escolas públicas de São Paulo, as médias das crianças de Porto Alegre foram mais altas, mas em geral foram inferiores às das escolas particulares de São Paulo. Foram estabelecidas as normas em percentis para cada faixa etária. Os resultados reforçam a necessidade do estabelecimento de normas distintas para as diferentes regiões do Brasil, principalmente em relação aos testes de inteligência.
2022-12-06T15:50:15Z
Bandeira,Denise Ruschel Alves,Irai Cristina Boccato Giacomel,Angélica Elisa Lorenzatto,Luciano
Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico
Este estudo objetivou analisar as 18 questões (do tipo múltipla escolha) de uma prova sobre conceitos básicos de Estatística pelas teorias clássica e moderna. Participaram 325 universitários, selecionados aleatoriamente das áreas de humanas, exatas e saúde. A análise indicou que a prova é predominantemente unidimensional e que os itens podem ser mais bem ajustados ao modelo de três parâmetros. Os índices de dificuldade, discriminação e correlação bisserial apresentam valores aceitáveis. Sugere-se a inclusão de novos itens na prova, que busquem confiabilidade e validade para o contexto educacional e revelem o raciocínio estatístico de universitários ao ler representações de dados estatísticos.
2022-12-06T15:50:15Z
Vendramini,Claudette Maria Medeiros Silva,Marjorie Cristina da Canale,Michelle
Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares
O Inventário de Burnout de Maslach (MBI) foi projetado para avaliar a Síndrome de Burnout em trabalhadores. Este artigo analisa o comportamento psicométrico (fidedignidade e validade de construto) do MBI numa amostra de 563 professores que atuam em instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior, na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A análise fatorial identificou três fatores correlatos às três dimensões originalmente identificadas pelo inventário: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. Os três fatores explicaram, neste estudo, 47% da variância total das respostas dos sujeitos ao MBI. Todos eles alcançaram um nível satisfatório de consistência interna, sendo que o fator 1 (exaustão emocional) e o fator 2 (realização profissional) poderiam funcionar independentemente. Já o fator 3 (despersonalização) é utilizado no âmbito deste estudo em nível explicativo, contribuindo para uma compreensão mais ampla acerca da configuração de Burnout em professores.
2022-12-06T15:50:15Z
Carlotto,Mary Sandra Câmara,Sheila Gonçalves
Diferencias de género en el acoso psicológico en el trabajo: un estudio en población española
En los últimos años, el acoso psicológico en el trabajo (bullying o mobbing) ha recibido una atención constante y ha sido reconocido como un importante problema social. El objetivo de este estudio consiste en analizar de forma exploratoria si existen diferencias de género tanto en el acoso psicológico como en sus dimensiones. Los datos fueron recogidos con el cuestionario de "Acoso Psicológico en el Trabajo" (Moreno-Jiménez, Rodríguez-Muñoz, Garrosa, Morante & Rodríguez, 2004), en una muestra de 103 trabajadores de la Comunidad de Madrid. Los resultados mostraron diferencias significativas entre hombres y mujeres en Acoso Psicológico, Aislamiento Social y Desacreditación. Estos datos apoyan la hipótesis de que el hecho de ser mujer supone un riesgo adicional para sufrir acoso psicológico.
2022-12-06T15:50:15Z
Moreno Jiménez,Bernardo Rodríguez Muñoz,Alfredo Garrosa Hernández,Eva Morante Benadero,Maria Eugenia Rodríguez Carvajal,Raquel
Família: maternidade e procriação assistida
O presente trabalho trata das transformações que se operam na idéia de família que desenvolvemos no Ocidente. Tais mudanças se devem, entre outros fatores, aos diferentes lugares que a mulher passou a ocupar na família e na sociedade e à constituição de sua identidade pela via da maternidade. Isso também é acompanhado pela decadência do modelo patriarcal, o que gera intensas discussões a respeito de um possível fator de feminilização da cultura e declínio da função paterna. A essas questões somam-se os avanços tecnológicos no campo da medicina da reprodução e as intervenções sobre o corpo feminino, o que tem proporcionado tanto mudanças quanto reforços no modelo de família tradicional ocidental.
2022-12-06T15:50:15Z
Braga,Maria da Graça Reis Amazonas,Maria Cristina Lopes de Almeida
Auto-estima pessoal e coletiva em mães e não-mães
O estudo investigou as implicações da condição de maternidade e de não-maternidade para a construção da auto-estima pessoal e coletiva das mulheres, mediante o teste das hipóteses de que os índices de auto-estima pessoal e de auto-estima coletiva obtidos por mulheres mães seriam significativamente maiores do que os índices obtidos por mulheres não-mães. A amostra foi composta por 310 mulheres, com idades variando entre 30 e 69 anos, distribuídas em um grupo de mães e um outro de não-mães, as quais foram solicitadas a responder às versões brasileiras da Escala de Auto-Estima de Rosenberg e da Escala de Auto-Estima Coletiva. A análise dos resultados revelou que as duas hipóteses do estudo foram corroboradas. Concluiu-se que as concepções e representações tradicionais acerca da maternidade ainda desempenham um importante papel na configuração da identidade feminina.
2022-12-06T15:50:15Z
Souza,Daniela Borges Lima de Ferreira,Maria Cristina
Percepção de tamanho e forma corporal de mulheres: estudo exploratório
Objetivou-se investigar, através da Escala de Desenhos de Silhuetas, a percepção de tamanho e forma corporal de 150 mulheres, divididas com base no índice de massa corporal (IMC) em cinco grupos: não-obesidade, sobrepeso e obesidade graus I, II e III. As escolhas foram classificadas em representações de tamanho e forma corporal normal, real e ideal. Evidenciou-se que as escolhas de homem e mulher de tamanhos normais, nos cinco grupos, foram associadas a representações de baixo peso. Na auto-avaliação de tamanho e forma corporal real, notou-se ampla distribuição de escolhas, sendo que, com exceção do grupo com sobrepeso, a maioria das mulheres dos demais grupos fez escolhas compatíveis com seu IMC. O tamanho e forma corporal ideal foram associados a figuras representativas de baixo peso. Os dados apontam para a relevância das diferenças entre adequação da percepção real e ideal, sinalizando a direção das dificuldades relativas à autopercepção corporal.
2022-12-06T15:50:15Z
Almeida,Graziela Aparecida Nogueira de Santos,José Ernesto dos Pasian,Sonia Regina Loureiro,Sonia Regina
Produção de sentidos sobre a maternidade: uma experiência no Programa Mãe Canguru
Este artigo analisa, sob a perspectiva da relação entre a família e instituições de saúde, os sentidos produzidos sobre a maternidade em um programa de saúde neonatal desenvolvido na rede pública - o Programa Mãe Canguru. A partir de entrevistas e observações feitas com usuárias durante sua participação no programa, buscamos apreender como as práticas discursivas e não discursivas sobre maternidade e maternagem, difundidas nesse processo, se articulam com as experiências concretas dessas mulheres para produzir novas configurações subjetivas. Na interpretação dos dados, realizada através de análise do discurso, os aspectos mais significativos das falas das entrevistadas foram agrupados em quatro núcleos de sentido: família e religião; o impacto do nascimento prematuro; desconfiança e resistência nas relações com instituições e profissionais de saúde; e a experiência com o Programa Mãe Canguru. Ao final, procurou-se identificar as principais estratégias e formas de singularização utilizadas por essas mulheres ao atribuírem sentidos ao papel materno.
2022-12-06T15:50:15Z
Moura,Solange Maria Sobottka Rolim de Araújo,Maria de Fátima