Repositório RCAAP
Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares
Comportamentos socialmente habilidosos promovem o desenvolvimento, ao passo que problemas de comportamento dificultam o acesso a novas contingências de reforçamento, facilitadoras da aquisição de repertórios de aprendizagem. Esta pesquisa investiga avaliações maternas de repertórios socialmente "desejados" e "indesejados" de crianças que, segundo o professor, apresentam problemas de comportamento. Participaram mães de 24 crianças indicadas pelo professor como tendo problemas de comportamento e mães de 24 crianças indicadas como tendo comportamentos socialmente "desejados". O Questionário de Comportamentos Socialmente Desejados e a Escala Comportamental Infantil de Rutter foram aplicados nas residências das participantes. Os resultados indicaram mais problemas de comportamento externalizante no grupo previamente indicado como tendo problemas; os grupos não diferiram quanto a comportamentos "desejados". Em ambos os grupos, as crianças obtiveram altos escores de comportamentos socialmente desejados, apontando reservas comportamentais. Também em ambos foram identificadas crianças que poderiam ser beneficiadas com programas para a promoção de interações sociais mais equilibradas, prevenindo problemas de comportamento.
2022-12-06T15:50:15Z
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Marturano,Edna Maria Manfrinato,Jair Wagner de Souza
Atitudes com relação à educação a distância em uma universidade
Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as atitudes de alunos com relação à educação a distância. A população-alvo foi de 22 alunos matriculados em uma disciplina a distância do curso Ciência da Computação de uma instituição de ensino superior do Sul do Brasil, oferecida no primeiro semestre de 2003. A pesquisa foi de natureza descritiva e aplicada, realizada sob uma perspectiva predominantemente quantitativa. Os resultados revelaram atitudes negativas dos alunos, especialmente nas categorias desempenho, flexibilidade e conveniência, preparação para a educação a distância, material didático e dinâmica de grupo na lista de discussão. Esses resultados indicam que o impacto positivo esperado da educação a distância pode não se efetivar quando a instituição desconsidera tanto a complexidade do processo educacional a distância quanto as variáveis envolvidas no processo de adoção e aceitação de inovações educacionais pelos alunos.
2022-12-06T15:50:15Z
Steil,Andrea Valéria Pillon,Ana Elisa Kern,Vinícius Medina
Democracia e violência policial: o caso da policia militar
Este estudo tem como objetivo investigar o apoio de policiais militares às ações extrajudiciais para o combate à violência. Duzentos e dois policiais militares do Estado de Goiás participaram deste estudo durante os meses de maio e junho de 2003. Os resultados indicam a preponderância da adesão aos valores democráticos para a rejeição às ações extrajudiciais. Além disso, as justificativas para essa rejeição, que ressaltam o respeito pelos diretos humanos, foram citadas com maior freqüência pelos soldados do que pelos sargentos, tenentes e capitães. Esses resultados são discutidos enfatizando a importância da inclusão do estudo sobre a democracia na formação dos policiais militares.
2022-12-06T15:50:15Z
Guimarães,Juliany Gonçalves Torres,Ana Raquel Rosas Faria,Margareth R. G. V. de
Marginalidade ou cidadania? a rede discursiva que configura o trabalho dos redutores de danos
A revisão bibliográfica mostra que os estudos relativos à redução de danos (RD) se centram, predominantemente, na discussão das implicações de diferentes modelos de tratamento para o usuário de drogas e na redução de danos aplicada a usuários de drogas injetáveis. Porém, poucos estudos são encontrados acerca do trabalhador em RD. Neste contexto, o presente artigo propõe uma reflexão a respeito do trabalho dos redutores de danos, questionando como as formações discursivas sobre aids e drogas, na sociedade contemporânea, atravessam a subjetividade e o trabalho dos redutores, bem como sobre as possibilidades de inserção e sustentabilidade das ações em redução de danos.
2022-12-06T15:50:15Z
Nardi,Henrique Caetano Rigoni,Rafaela de Quadros
Luto e identificação: a propósito de a casa de boneca, de Henrik Ibsen
Nosso estudo tomará como ponto de partida as passagens de "O ego e o id", nas quais Freud põe em relação a perda de objeto, de um lado, e a identificação, de outro. Ele tentará esclarecer certos aspectos dos processos psíquicos que são conducentes à "edificação do objeto no ego", assim como suas conseqüências : como e sob qual forma o objeto perdido sobreviverá no ego? De qual modo ele entra em jogo, daí emdiante, na economia psíquica? Este estudo tem por objeto o drama de Ibsen, "A casa de bonecas". A análise desse drama nos conduz a articular e a questionar a identificação consecutiva a uma perda em relação com as noções de narrativa, de temporalização, de idealização e de dívida.
2022-12-06T15:50:15Z
Hage,Anne
O mal, sentido e dito
O questionamento por que o mal é tão antigo quanto a linguagem e a humanidade. A definição e a identificação do mal com o outro constituem o eixo mais conhecido nas ocupações filosóficas e psicanalíticas. As inabilidades do ser humano, desde os inícios da vida, em lidar com as intensidades que se abatem sobre ele de dentro e de fora, e que resultam no que se denomina de trauma, são certamente os fatores da apreensão do mal e sua identificação com o outro. Entretanto, o trauma institui também o outro na origem do próprio desejo e como guia para a própria linguagem. O outro se engaja nesta empreitada pelo apelo imanente ao trauma e ao estado de desamparo do sujeito. Pretendemos "puxar" um dos fios deste arranjo paradoxal na obra freudiana, examinando sua atual relevância no cenário social e político, também a partir de obras pós-freudianas.
2022-12-06T15:50:15Z
Delouya,Daniel
O conceito de coletivo como superação da dicotomia indivíduo-sociedade
Em conformidade com o projeto da modernidade, o indivíduo e a sociedade têm sido definidos como entidades naturais e pólos que preexistem a sua interação. De acordo com tal perspectiva, onde prevalece uma lógica dicotômica, o coletivo é identificado com o social. Através da referência aos conceitos de prática de Paul Veyne, de molar e molecular de Gilles Deleuze e Félix Guattari e de rede de Bruno Latour, Michel Callon e Jonh Law, o artigo propõe um novo conceito de coletivo, definido como plano de co-engendramento do indivíduo e da sociedade.
2022-12-06T15:50:15Z
Escóssia,Liliana da Kastrup,Virgínia
Análise da produção científica sobre criatividade em programas brasileiros de pós-graduação em psicologia (1994 - 2001)
Considerando-se a importância da criatividade na sociedade contemporânea, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de investigar o que foi produzido sobre a temática entre 1994 e 2001 nos programas de pós-graduação em Psicologia no Brasil. Foram analisados 68 resumos de teses/dissertações, disponíveis na base de dados da Capes. Os resumos foram analisados conforme as categorias identificação, tipo de estudo, temática principal, linguagem artística e referencial teórico. Contatou-se que há uma concentração de trabalhos realizados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Observou-se uma predominância de estudos experimentais (39%), levantamentos (27,1%) e estudos de caso (18,6%). Quanto à temática enfocada houve certa variação, com trabalhos em diferentes áreas, destacando-se os referentes à prática pedagógica (39,7%). Com relação às abordagens teóricas, as mais utilizadas foram a psicométrica (33,8%) e a psicanalítica (19,1%). Constatou-se, por fim, o crescimento do número de teses/dissertações defendidas nesses últimos anos sobre criatividade, o que pode indicar um maior interesse pela temática.
2022-12-06T15:50:15Z
Zanella,Andréa Vieira Titon,Andréia Piana
Reflexões sobre concepções de família e empresas familiares
O objetivo deste artigo é desenvolver uma reflexão sobre o conceito de empresa familiar, a partir da compreensão de transformações na estrutura da família contemporânea. A maioria dos estudos sobre empresas familiares foi desenvolvida considerando a família patriarcal como panorama de investigação. Sendo assim, a descrição sobre a atuação dessas empresas segue a mesma distribuição de poder e status da família patriarcal. Contudo, transformações culturais, econômicas e sociais têm conduzido a uma nova demografia, assim como a diferentes arranjos familiares, os quais provavelmente afetam as empresas familiares. Este ensaio teórico aborda algumas dessas transformações, apontando as relações entre elas e a concepção de empresas familiares. A análise foi estruturada a partir das seguintes categorias: o tamanho da família, a distância entre gerações e a composição e distribuição de poder. Por fim, enfatiza-se a necessidade de redimensionar a percepção de organizações familiares, abrangendo as possibilidades de diferentes arranjos familiares.
2022-12-06T15:50:15Z
Machado,Hilka Vier
Aids e casamento: o risco nos laços da conjugalidade
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:15Z
Oltramari,Leandro Castro
Psicología social: perspectivas psicológicas y sociológicas
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:15Z
Aquino,Cássio Adriano Braz de
Trabalho de casa, tarefas escolares, auto-regulação e envolvimento parental
Urge entender o Trabalho de Casa (TPC) como processo complexo para o qual conflui um vasto leque de factores impactantes. Neste relato analisam-se as relações entre os perfis de atitudes e comportamentos diante do TPC de Inglês e o nível instrutivo dos pais, a auto-eficácia percebida nessa disciplina bem como a correlação entre tais perfis de TPC e os perfis auto-regulatórios, em face do estudo. A amostra tomada é composta de 3929 alunos. O nível instrutivo dos pais associa-se positiva e significativamente aos perfis de atitudes e comportamentos de TPC. As atitudes e comportamentos de TPC correlacionam-se, positiva e significativamente, com os perfis auto-regulatórios, diante do estudo. Alunos que se percepcionam como mais auto-eficazes registam melhores perfis de atitudes e comportamentos de TPC. Os resultados sugerem a necessidade de os diferentes parceiros do sistema educativo analisarem e promoverem activamente os processos auto-regulatórios envolvidos no ensino-aprendizagem em geral e no TPC em particular.
2022-12-06T15:50:15Z
Rosário,Pedro Mourão,Rosa Soares,Serafim Chaleta,Elisa Grácio,Luísa Simões,Fátima Núñez,José Carlos Gonzalez-Pienda,Júlio A.
O comportamento agressivo de crianças do sexo masculino na escola e sua relação com a violência doméstica
Este trabalho teve como meta estudar o comportamento agressivo de crianças do sexo masculino na escola e sua relação com a violência doméstica. Avaliaram-se 28 crianças do sexo masculino e suas respectivas mães, dentre as quais 14 crianças apresentavam comportamentos agressivos na escola (Grupo A). Estas últimas foram comparadas às 14 crianças do mesmo sexo e nível de renda que não apresentavam tais comportamentos (Grupo B). Os dados foram coletados inicialmente pelas professoras das crianças em três escolas de Ensino Básico de uma cidade do interior de São Paulo. Seguidamente, foram coletados dados com as mães das crianças em visitas domiciliares. Os resultados gerais apontam para a ocorrência de violência em ambos os grupos, porém, com maior incidência e maior severidade, no grupo de crianças agressivas. As considerações finais sinalizam a necessidade de futuros estudos para expandir a compreensão do comportamento agressivo e sua relação com a violência doméstica.
2022-12-06T15:50:15Z
Maldonado,Daniela Patricia Ado Williams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
Mulheres indigenas: poder e tradição
Este trabalho contém relatos e reflexões sobre gênero nas suas interfaces com trabalho, poder e participação política da mulher nas comunidades indígenas Bororo de Mato Grosso, Guarani/Kaiowá e Kadiwéu, de Mato Grosso do Sul. No estudo com os Bororo a valorização de uma mulher da comunidade se devia ao fato de ser ela guardiã da cultura e dos conhecimentos tradicionais e ao mesmo tempo uma importante interlocutora com o mundo do não índio. No caso dos Guarani/Kaiowá, os elementos mais importantes dizem respeito à saída dos homens da reserva e ao seu desejo se tornar homens da cidade, ao contrário das mulheres, que desejam ou necessitam manter a identidade Guarani e residir na reserva. Entre os Kadiwéu, o fato mais relevante é a questão do poder político das mulheres e uma divisão de papéis entre homens e mulheres, sem que seja atribuído mais valor a um papel do que a outro.
2022-12-06T15:50:15Z
Grubits,Sonia Darrault-Harris,Ivan Pedroso,Maíra
Mulheres empreendedoras: medos, conquistas e qualidade de vida
Face ao desafio de construir conhecimento sobre os aspectos psicológicos envolvidos no empreendedorismo feminino brasileiro, este estudo busca analisar as inquietações e o bem-estar subjetivo de mulheres empreendedoras. Quarenta e nove donas de variados negócios no Rio de Janeiro foram entrevistadas em suas empresas. Uma medida de auto-avaliação mostrou que as empreendedoras compartilhavam uma boa qualidade de vida, fundamentada principalmente na satisfação com o trabalho, com os filhos e com o auto-respeito. Os dados evidenciaram que os múltiplos papéis desempenhados pelas empreendedoras possuem relevância semelhante. A análise qualitativa das entrevistas revelou que as empreendedoras são destemidas e autoconfiantes, embora preocupadas com questões financeiras e com o crescimento das empresas. Auto-realizadas, apaixonadas e identificadas com seus empreendimentos, as empreendedoras se percebem num processo contínuo de conquistas. Dificuldades relativas à discriminação de gênero e à multiplicidade de papéis, bem como os demais dados, são discutidos à luz da literatura sobre empreendedorismo feminino.
2022-12-06T15:50:15Z
Jonathan,Eva Gertrudes
Características psicológicas da primigestação
Com o objetivo de avaliar as características psicológicas da primeira gestação foram estudadas 150 grávidas clínica e obstetricamente normais, no terceiro trimestre de gestação. Como controle, selecionaram-se 55 pacientes em consulta ginecológica de rotina, atendidas pelo mesmo profissional, no ambulatório da Maternidade Dr. Cury, em Osasco, São Paulo. As pacientes se submeteram à realização do Teste de Wartegg, sob orientação da mesma psicóloga. Os dados sociodemográficos foram obtidos através de questionário. Adotou-se a análise formal (abordagem expressiva) das respostas ao teste, para a caracterização do perfil psicológico das primigrávidas. O perfil psicológico da primigrávida obtido pelo Teste de Wartegg, mostra que a gravidez é período de normalidade psíquica, de caráter adaptativo. A gestação é também momento crítico vital, de caráter regressivo, com presença de angústia, com conflitos ligados à sexualidade e identidade sexual, narcisismo representado pelo marcado investimento libidinal no próprio ego e utilização intensificada dos recursos do pensamento, imaginação e fantasia.
2022-12-06T15:50:15Z
Faisal-Cury,Alexandre Tedesco,José Julio Azevedo
Ser pai no subúrbio ferroviário de Salvador: um estudo de caso com homens de camadas populares
Realizamos um estudo de cunho etnográfico com homens de camadas populares, pais de crianças menores de seis anos, procurando conhecer suas vivências em torno da paternidade e estabelecendo nexos com discursos e práticas. Utilizamos observação participante, através de visitas freqüentes aos domicílios, por um período de nove meses, e entrevistas semi-estruturadas. Observamos que, para os informantes, sentir-se pai não está determinado pelo laço biológico com a criança, e sim, fortemente influenciado pela qualidade da relação com a parceira e a própria experiência como filho. Ser provedor é condição necessária para ter uma relação afetiva com os filhos, da qual os cuidados corporais tendem a estar excluídos, por serem considerados atribuição feminina. Estar presente como pai envolve múltiplos sentidos, tanto concretos quanto psíquicos. Sugerimos por fim que o tema continue a ser estudado, diferenciando-se três dimensões - sociocultural, relacional e individual -, e que seja incluído nas reflexões sobre práticas de saúde.
2022-12-06T15:50:15Z
Bustamante,Vânia
Recursos psicológicos e ajustamento pessoal frente à incapacidade funcional na velhice
Diante do aumento da prevalência de condições crônicas na população idosa, crescente atenção é dada à identificação dos fatores psicológicos e sociais que podem afetar o bem-estar e a qualidade de vida de indivíduos mais velhos com incapacidades. Os recursos psicológicos e sociais de que o indivíduo dispõe são um caminho na determinação das implicações da incapacidade funcional na vida das pessoas afetadas. Esta revisão tem como objetivo apresentar algumas maneiras pelas quais os indivíduos enfrentam suas perdas em funções físicas e papéis sociais e a extensão em que os recursos psicológicos e sociais operam sobre os efeitos negativos das condições crônicas na qualidade de vida dos idosos. Entre as variáveis explanatórias apresentadas estão o suporte social, as crenças e estados emocionais positivos, a regulação afetiva, o mecanismo de comparação social, o senso de auto-eficácia percebida, o mecanismo de seleção-otimização-compensação e mecanismos de coping.
2022-12-06T15:50:15Z
Rabelo,Dóris Firmino Neri,Anita Liberalesso
A família e o processo de adoecer de câncer bucal
Considerando-se que a família participa na iniciação de comportamentos sociais dos indivíduos, o presente estudo teve como objetivo investigar sua participação na adoção de hábitos considerados como fatores de risco para o câncer. O perfil sociodemográfico da população estudada (32 mulheres portadoras de câncer bucal) caracterizou um quadro de pobreza social. Dentre os fatores de risco associados à doença predominaram o fumo e o álcool. Concluiu-se que a família, através dos processos de aprendizagem social e identificação, teve uma participação importante quanto à adoção das atitudes de risco.
2022-12-06T15:50:15Z
Melo,Mônica Cristina Batista de Lorenzato,Felipe Rinald Barbosa Cabral Filho,José Eulálio Melo,Zélia Maria de Cardoso,Silvana Orestes
Enfrentamento, aspectos clínicos e sociodemográficos de pessoas vivendo com HIV/Aids
O estudo objetivou descrever as estratégias de enfrentamento adotadas por pessoas portadoras de HIV/Aids e identificar associações entre modalidades de enfrentamento e variáveis sociodemográficas (sexo, escolaridade e situação conjugal) e médico-clínica (condição sintomática e assintomática). A amostra de conveniência foi composta de 241 pessoas soropositivas, 161 (66,8%) homens, de 20 a 64 anos (M=37,4; DP=7,8), 169 (70,1%) sintomáticas. A coleta de dados incluiu questionários estruturados e a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP), com aplicação individual assistida e preenchimento da EMEP sem a presença do pesquisador. Os resultados indicaram a variabilidade das estratégias de enfrentamento, com predomínio de enfrentamento focalizado no problema. Em mulheres e pessoas com níveis mais baixos de escolaridade predominaram enfrentamento focalizado na emoção e busca de práticas religiosas. Os resultados fornecem subsídios para a intervenção psicológica em se tratando de pessoas soropositivas. Limitações da conceituação e da avaliação do enfrentamento são discutidas, devendo ser consideradas em estudos futuros.
2022-12-06T15:50:15Z
Seidl,Eliane Maria Fleury