Repositório RCAAP

Potenciais evocados auditivos de longa latência em adultos com HIV/Aids

TEMA: potenciais evocados auditivos de longa latência. OBJETIVO: caracterizar os potenciais evocados auditivos de longa latência (Peall) de indivíduos com HIV/Aids comparando com os obtidos no grupo controle. MÉTODO: a casuística foi composta por 21 indivíduos com HIV/Aids pertencentes ao grupo pesquisa (14 do gênero masculino e sete do gênero feminino) com idade entre 31 e 48 anos e 21 indivíduos saudáveis pertencentes ao grupo controle (cinco do gênero masculino e 16 do gênero feminino) com idade entre 19 e 36 anos. Foram analisados os valores de latência e amplitude da onda P300, latência das ondas N1 e P2 e amplitude N1-P2. Os eletrodos foram colocados nas posições A1, A2, Cz e Fpz. RESULTADOS: no P300 observou-se que o grupo com HIV/Aids apresentou maiores valores de latência (p-valor = 0,010) e menores de amplitude (p-valor = 0,021) quando comparados com o grupo controle. Na análise do complexo N1-P2, ao comparar os grupos, verificou-se que o grupo pesquisa apresentou maiores valores de latência tanto para a onda N1 (p-valor = 0,035) como para a onda P2, porém esta última sem diferença estatisticamente significante. Com relação à análise da amplitude N1-P2, verificou-se que o grupo controle apresentou maiores valores, sendo esta diferença estatisticamente significante quando comparada ao grupo pesquisa. CONCLUSÃO: os achados do presente estudo mostraram que indivíduos com HIV/Aids apresentam alterações nos Peall, sugerindo comprometimento nas áreas corticais do sistema auditivo e mostrando a importância destes testes na avaliação audiológica de indivíduos com HIV/Aids.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Silva,Aline Covo da Pinto,Fernanda Rodrigues Matas,Carla Gentile

Leucomalácia periventricular e diplegia espástica: implicações nas habilidades psicolingüísticas

TEMA: a paralisia cerebral espástica do tipo diplégica (PC-D) é freqüentemente relacionada à Leucomalácia Periventricular (LPV), a qual geralmente afeta fibras motoras descendentes do córtex de associação e fibras de associação das funções visuais, auditivas e somestésicas. OBJETIVO: verificar o desempenho de crianças com PC-D quanto às habilidades psicolingüísticas. MÉTODO: participaram deste estudo oito indivíduos de ambos os sexos e idade cronológica variando de quatro a seis anos, diagnosticados como PC-D, confirmadas na ressonância magnética a lesão tipo LPV. Foram avaliados por meio do Teste de Illinois de Habilidades Psicolinguísticas (TIHP), Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP), considerando o desempenho cognitivo, o grau de distúrbio motor e o desempenho nos subtestes auditivos e visuais do TIHP. RESULTADOS: os resultados apontaram correlação significante entre desempenho cognitivo e TVIP e a mesma correlação foi confirmada entre o desempenho do TVIP e o subteste de recepção auditiva do TIHP, considerando a idade psicolingüística. Na comparação entre as habilidades auditivas e visuais, os participantes tiveram melhor desempenho nas atividades que envolviam habilidades visuais, confirmando a correlação significante no subteste de associação. Houve correlação estatisticamente significante entre o grau de distúrbio motor e o desempenho psicolingüístico, confirmando a influência do distúrbio motor nestas atividades. CONCLUSÃO: as crianças com PC-D e sinais sugestivos de LPV apresentaram prejuízo nas habilidades psicolingüísticas, justificando a necessidade de estudos adicionais nesta área com o intuito de conhecer melhor o desenvolvimento destas habilidades.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Lamônica,Dionísia Aparecida Cusin Ferraz,Plínio Marcos Duarte Pinto

Memória de curto-prazo visual em crianças com distúrbio específico de linguagem

TEMA: relação entre o Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) e a memória de curto-prazo visual. OBJETIVO: comparar o desempenho de crianças com DEL e de crianças em desenvolvimento normal de linguagem em tarefas envolvendo a memória de curto-prazo visual. MÉTODO: foram avaliadas 20 crianças com DEL (faixa etária de 3:0 a 5:11), e 29 crianças em desenvolvimento normal (faixa etária 2:0 a 4:11) por meio de tarefas de memória de curto-prazo visual envolvendo a identificação através de fotos e a evocação da localização de objetos previamente manipulados pelo examinador. Como o diagnóstico de DEL implica em idade lingüística pelo menos um ano inferior ao esperado para a idade cronológica, o grupo controle foi constituído por crianças em desenvolvimento normal de linguagem também mais novas. RESULTADOS: as crianças com DEL apresentaram desempenho inferior quando comparadas a seus pares de mesma idade, semelhante ao de crianças mais novas ou ainda inferior ao do grupo mais jovem. Conclusão: as crianças com DEL apresentaram déficits em tarefas envolvendo memória de curto-prazo visual, os quais devem ser discutidos tanto para a compreensão da natureza do quadro, como para os processos de intervenção fonoaudiológica.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Menezes,Camila Gioconda de Lima e Takiuchi,Noemi Befi-Lopes,Debora Maria

Scan: perfil de desempenho em crianças de sete e oito anos

TEMA: avaliar o processamento auditivo é um procedimento muito útil para detectarmos alguma alteração no processo não apenas de recepção, mas também análise e organização da mensagem sonora, e também para trazer um norteador para o processo terapêutico fonoaudiológico que visa à maximização da efetividade da comunicação. OBJETIVO: caracterizar o padrão de normalidade da pontuação em teste de triagem de processamento auditivo, aplicado em quarenta crianças de sete e oito anos e comparar os achados do presente estudo com a literatura nacional. MÉTODO: foram avaliadas quarenta crianças portadoras de audição normal, sem indicativos de distúrbio do processamento auditivo e pertencentes à rede regular de ensino de Bauru-SP. RESULTADOS: a pontuação média obtida na idade de sete anos nos sub-testes fala filtrada, fala no ruído e palavras competitivas foi de 33,35; 32,5 e 71,8 respectivamente, e nas crianças de oito anos foi de 33,5; 34,5 e 79,9. CONCLUSÃO: as diferenças estatisticamente significantes encontradas entre os estudos analisados mostram a necessidade de um trabalho que avalie um maior número de crianças de regiões geográficas e sociais diferentes.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Lucas,Priscila de Araújo Zacare,Carolina Chibene Alves Filho,Orozimbo Costa Amantini,Regina Célia Bortoleto Bevilacqua,Maria Cecília Zaidan,Elena

Desempenho em consciência fonológica, memória operacional, leitura e escrita na dislexia familial

TEMA: dislexia familial. OBJETIVO: caracterizar o desempenho em consciência fonológica, memória operacional, leitura e escrita do probando com dislexia e de seus familiares afetados. MÉTODO: participaram deste estudo 10 núcleos familiais de parentesco natural de indivíduos com queixa específica de problemas de leitura e compreensão. Foram selecionadas famílias de probandos naturais e residentes na região do oeste do estado de São Paulo. Os requisitos de inclusão dos probandos foram: ser falante nativo do Português Brasileiro, ter idade acima de oito anos, apresentar histórico familial positivo para os problemas de aprendizagem, ou seja, apresentar no mínimo um outro parente com dificuldade para aprender em três gerações. Os critérios de exclusão para o grupo de probandos foram: apresentar qualquer distúrbio neurológico-genético tais como distonia, doenças extras piramidais, deficiência mental, epilepsia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); sintomas ou condições psiquiátricas; ou outras condições pertinentes que poderiam gerar erros no diagnóstico. Para o diagnóstico de dislexia do desenvolvimento foram coletados dados de antecedente familial na histórica clínica com os pais das crianças e adolescentes para realização do heredograma. Foram realizadas avaliações neurológica, fonoaudiológica, psicológica e de desempenho escolar nos probandos e em seus parentes. RESULTADOS: os resultados deste estudo sugeriram que os probandos e seus familiares com dislexia apresentaram desempenho inferior ao grupo controle quanto à nomeação rápida, leitura, escrita e consciência fonológica. CONCLUSÃO: alterações em consciência fonológica, memória de trabalho, leitura e escrita tem susceptibilidade genética que possivelmente em interação com o meio ambiente determinam o quadro de dislexia.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Capellini,Simone Aparecida Padula,Niura Aparecida de Mouro Ribeiro Santos,Lara Cristina Antunes dos Lourenceti,Maria Dalva Carrenho,Erika Hasse Ribeiro,Lucilene Arilho

Análise vocal (auditiva e acústica) nas disartrias

TEMA: as disfonias neurológicas são comuns nas disartrias e desempenham um importante papel no diagnóstico diferencial. A análise acústica da voz é importante para o entendimento dos distúrbios motores presentes nas disartrias. OBJETIVO: descrever auditiva e acusticamente a voz nos diferentes tipos de disartria. MÉTODO: 42 pacientes disártricos, 21 do sexo masculino e 21 do sexo feminino foram submetidos à análise perceptual-auditiva e acústica. Todos os pacientes foram submetidos à gravação da voz, tendo sido avaliados, na análise auditiva, tipo de voz, ressonância (equilibrada, hipernasal ou laringo-faríngea), loudness (adequado, diminuído ou aumentado), pitch (adequado, grave, agudo) ataque vocal (isocrônico, brusco ou soproso), e estabilidade (estável ou instável). Para a análise acústica foram utilizados os programas GRAM 5.1.7 para a análise da qualidade vocal e comportamento dos harmônicos na espectrografia e o Programa Vox Metria, para a obtenção das medidas objetivas. RESULTADOS: na análise auditiva os dados indicam que a voz rouca e soprosa foi a qualidade vocal mais presente, ressonância laringo-faríngea e instabilidade na emissão. Na acústica: traçado espectrográfico instável, ausência dos harmônicos superiores e presença de ruído entre os harmônicos e tempos máximos de fonação diminuídos. As medidas de Jitter, Shimmer e Glottal to Noise Excitation Ratio foram alteradas em todas disartrias. CONCLUSÃO: a análise acústica, complementar à perceptual-auditiva, auxilia no diagnóstico clínico das disartrias.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Carrillo,Luciane Ortiz,Karin Zazo

A emergência da comunicação expressiva na criança com síndrome de Down

TEMA: a comunicação expressiva na criança com síndrome de Down (SD). OBJETIVO: este trabalho teve por objetivo o estudo qualitativo e quantitativo das diferentes formas de expressões comunicativas em crianças com SD; a emergência da sua expressão oral e sua relação com os gestos; a evolução dos gestos e a sua qualificação. Também se pesquisou a efetividade da terapia fonoaudiológica na criança com SD segundo o método dialético-didático, fundamentado no método clínico de Piaget. MÉTODO: participaram deste estudo oito crianças com SD (faixa etária entre trinta e três e cinqüenta e dois meses, no início da pesquisa), quatro constituindo o grupo pesquisa (GP) e quatro o grupo controle 1 (GC1); e quatro com desenvolvimento típico (DT) (faixa etárias entre quatorze e dezesseis meses, no início da pesquisa), ou grupo controle 2 (GC2). Todas apresentavam desenvolvimento cognitivo entre o final do período sensório-motor e início do pré-operatório, e foram avaliadas três vezes: inicial, após seis meses e após doze meses. As avaliações foram filmadas e transcritas. Os materiais utilizados foram brinquedos apropriados para a fase de desenvolvimento cognitivo apresentado pelas crianças. O processo terapêutico, apenas para o GP, constou de quarenta sessões terapêuticas, com materiais semelhantes aos das avaliações. RESULTADOS: verificou-se que GP teve melhor evolução que GC1. Os sujeitos que melhor conseguiram se expressar foram os que apresentaram melhor evolução no desenvolvimento cognitivo. CONCLUSÃO: foi possível confirmar a eficácia do método dialético-didático como processo terapêutico, demonstrada na evolução do desenvolvimento da linguagem do GP em relação ao GC1.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Andrade,Rosangela Viana Limongi,Suelly Cecília Olivan

Processamento auditivo em criança com doença cerebrovascular

TEMA: na infância a doença cerebrovascular (DCV) constitui condição rara em que a evolução a curto, médio e longo prazo tem merecido esclarecimentos. Neste sentido, a aplicação de técnicas comportamentais pode possibilitar melhor caracterização clínica, visando o planejamento e controle terapêutico eficientes. OBJETIVO: descrever em uma criança com DCV as manifestações audiológicas em dois momentos distintos da evolução clínica. MÉTODO: a criança, com diagnóstico comprovado de episódio único e unilateral de DCV, apresentando habilidades de linguagem e cognição satisfatórias, foi submetida a conjunto de testes convencionais e de processamento auditivo, incluindo a avaliação simplificada e as categorias de testes monóticos, dicóticos e de processamento temporal. Os dados obtidos foram pareados com criança normal destra, de mesmo sexo, idade e nível sócio-cultural. RESULTADOS: foi constatado comprometimento nas habilidades de memória auditiva e atenção seletiva em tarefas de integração e separação binaural para estímulos verbais e não-verbais. CONCLUSÃO: a evolução, embora favorável, se mostrou abaixo do esperado para a idade, quando comparado com seu par. A avaliação prospectiva da criança acometida por DCV possibilitou caracterizar o comportamento auditivo, definir seus parâmetros e a evolução do quadro audiológico.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Elias,Karla Maria Ibrahim da Freiria Santos,Maria Francisca Colella dos Ciasca,Sylvia Maria Moura-Ribeiro,Maria Valeriana Leme de

Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do português brasileiro

TEMA: a fluência de fala varia de indivíduo para indivíduo, fluente ou gago, dependendo de diversos fatores. Estudos que investigam a influência da idade nos padrões de fluência foram identificados, mas em grupos etários isolados. Estudos sobre a variação da fluência da fala ao longo da vida não foram localizados. OBJETIVO: verificar o perfil evolutivo da fluência da fala. MÉTODO: foram analisadas amostras de fala de 594 participantes fluentes, de ambos os gêneros com idades entre 2:0 e 99:11 anos, falantes do Português Brasileiro, agrupado em: pré-escolares, escolares, adolescência inicial, adolescência final, adultos e idosos. As amostras de fala foram analisadas a partir das variáveis do Perfil da Fluência da Fala e comparadas quanto a: tipologia das rupturas (disfluências comuns e gagas), velocidade de fala (em palavras e sílabas por minuto) e freqüência das rupturas (porcentagem de descontinuidade de fala). RESULTADOS: ao longo das idades não houve diferença estatisticamente significante para os índices de ruptura (disfluências comuns e gagas e porcentagem de descontinuidade de fala), embora tenham sido identificadas algumas variações isoladas. Já para velocidade de fala observa-se diferença estatisticamente significante entre os grupos. CONCLUSÃO: a maturação do sistema neurolingüístico para a fluência, no que se refere às rupturas, parece se estabelecer já nos primeiros anos de vida e tendem a se manter inalteradas ao longo da vida. Os índices de velocidade de fala sofrem diferentes idades, indicando aquisição, desenvolvimento, estabilização e degeneração dos padrões.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Martins,Vanessa de Oliveira Andrade,Claudia Regina Furquim de

Performance de sujeitos falantes do Português e do Inglês no Test of Early Language Development

TEMA: aplicação de um teste americano de linguagem infantil em sujeitos falantes do Português Brasileiro. OBJETIVO: comparar a performance de sujeitos normais falantes do Português Brasileiro com os sujeitos falantes do Inglês Americano no Test of Early Language Development - Terceira Edição (TELD-3). MÉTODO: participaram deste estudo 120 crianças, com faixa etária de 2:00 a 7:11 anos, sendo 20 sujeitos por faixa etária, de ambos os sexos. Os sujeitos passaram por um processo de seleção e foram testados individualmente pela pesquisadora, em seguida foi realizada uma análise comparativa entre a performance dos falantes do Português e os falantes do Inglês. RESULTADOS: os resultados indicaram que a performance dos sujeitos foi equivalente para a idade até 4:11 anos. Para 5, 6 e 7 anos no subteste receptivo da forma A, os sujeitos falantes do Português obtiveram pontuação mais alta do que a apresentada na referência americana. E para as faixas etárias de 5 e 6 anos no subteste expressivo, na forma B, a pontuação dos sujeitos falantes do Português foi menor do que a observada na referência americana. CONCLUSÃO: a tradução de instrumentos diagnósticos já disponíveis em outras línguas pode amenizar a carência em países que não dispõem destes recursos e, além disso, pode possibilitar estudos transculturais viabilizando a comparação dos achados das pesquisas nacionais com os das pesquisas internacionais, o que é bastante relevante para os estudos da linguagem na infância e dos quadros de alterações.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Giusti,Elisabete Befi-Lopes,Débora Maria

Desempenho de adultos jovens normais em dois testes de resolução temporal

TEMA: o processamento auditivo temporal se refere a percepção de um evento sonoro ou de uma alteração no mesmo, dentro de um intervalo definido de tempo e é considerado uma habilidade fundamental na percepção auditiva de sons verbais e não verbais, na percepção de música, ritmo e pontuação e na discriminação de pitch, de duração e de fonemas. OBJETIVO: realizar um estudo comparativo do desempenho de adultos jovens normais nos testes de resolução temporal, Random Gap Detection Test (RGDT) e Gaps-in-Noise (GIN) e analisar diferenças entre esses dois métodos de avaliação. MÉTODO: 25 universitários, 11 homens e 14 mulheres, com audição normal e sem histórico de alterações educacionais, neurológicas e/ou linguagem, foram submetidos ao RGDT e ao GIN, a 40dB NS. RESULTADO: observou-se diferença estatisticamente significante entre os sexos sendo que as mulheres apresentaram pior desempenho nos dois testes. No estudo comparativo dos resultados do RGDT e GIN, observaram-se diferenças significativas no desempenho da amostra. De maneira geral, os limiares de detecção de gap no teste GIN foram melhores do que os limiares obtidos no RGDT. CONCLUSÃO: o sexo masculino teve melhor desempenho tanto no teste RGDT quanto no GIN, quando comparado ao feminino. Além disso, não houve diferença significante nas repostas do GIN nas orelhas direita e esquerda. Os sujeitos deste estudo tiveram melhor desempenho no teste GIN, quando comparado ao RGDT, tanto no sexo masculino quanto no feminino. Portanto, o teste GIN apresentou vantagens sobre o RGDT não apenas quanto à sua validade e sensibilidade, mas também com relação a sua aplicação e correção dos resultados.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Zaidan,Elena Garcia,Adriana Pontin Tedesco,Maria Lucy Fraga Baran,Jane A.

Habilidades do desenvolvimento em crianças com hipotireoidismo congênito: enfoque na comunicação

TEMA: o hipotireoidismo congênito pode acarretar alterações no desenvolvimento global infantil. OBJETIVO: traçar o perfil do desenvolvimento em crianças com hipotireoidismo congênito, enfocando a comunicação, e verificar influências da história clínica no perfil traçado. MÉTODO: foram avaliadas, por meio da Early Language Milestone Scale (ELM) e do Inventário Portage Operacionalizado (IPO), 35 crianças de 2 a 36 meses com hipotireoidismo congênito detectado na triagem neonatal, que realizavam tratamento com reposição hormonal há pelo menos um mês. A história clínica foi obtida por meio de entrevista com familiares e análise de prontuário. RESULTADOS: na ELM, onze crianças apresentaram desempenho alterado na função auditiva expressiva, duas na visual e uma na auditiva receptiva. No IPO, sete crianças apresentaram desempenho alterado na área da linguagem, cinco na cognitiva, quatro nas áreas motora e social e três na de autocuidados. Não houve correlação entre os resultados e a história clínica. CONCLUSÃO: a maioria das crianças apresentou desempenho adequado para as habilidades avaliadas. Paras as crianças com desempenho alterado, observou-se maior déficit na área de linguagem, nos aspectos expressivos, e na área cognitiva. Não ficou comprovada a influência da história clínica no perfil do desenvolvimento. Observou-se, entretanto, tendência para desempenho adequado nas habilidades avaliadas entre as crianças que realizaram a triagem neonatal, receberam o diagnóstico e o tratamento para o hipotireoidismo congênito mais precocemente e que receberam dosagem mais elevada de levotiroxina no início do tratamento. Ressaltase a importância do acompanhamento fonoaudiológico longitudinal do desenvolvimento da comunicação nessa população.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Gejão,Mariana Germano Lamônica,Dionísia Aparecida Cusin

Programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento

TEMA: programa de remediação fonológica na dislexia do desenvolvimento. OBJETIVOS: verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. Dentre os objetivos específicos, o estudo visou comparar o desempenho cognitivo-lingüístico de escolares com dislexia do desenvolvimento com escolares bons leitores; comparar os achados dos procedimentos de avaliação utilizados na pré e pós-testagem em escolares com dislexia submetidos e não submetidos ao programa, e comparar os achados do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação. MÉTODO: participaram deste estudo 24 escolares, sendo o grupo I (GI) subdivido em: GIe composto por seis escolares com dislexia do desenvolvimento submetidos ao programa, e GIc, composto por seis escolares com dislexia do desenvolvimento não submetidos ao programa. O grupo II (GII), subdividido em GIIe, composto por seis escolares bons leitores submetidos à remediação e GIIc, composto por seis escolares bons leitores não submetidos à remediação. Foi realizado programa de remediação fonológica (Gonzalez e Rosquete, 2002) em três etapas: pré-testagem, treino, pós-testagem. RESULTADOS: os resultados deste estudo revelaram que o GI apresentou desempenho inferior em habilidade fonológica, de leitura e escrita do que o GII em situação de pré-testagem. Entretanto, o GIe apresentou desempenho semelhante ao GII em situação de pós-testagem, evidenciando a eficácia do programa de remediação com habilidades fonológicas em escolares com dislexia do desenvolvimento. CONCLUSÃO: o estudo evidenciou a eficácia do treinamento com as habilidades fonológicas para os escolares com dislexia.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Salgado,Cíntia Alves Capellini,Simone Aparecida

O uso de habilidades comunicativas verbais para aumento da extensão de enunciados no autismo de alto funcionamento e na S índrome de Asperger

TEMA: o autismo de alto funcionamento (AAF) e a síndrome de Asperger (SA) são transtornos globais do desenvolvimento que apresentam alterações nas habilidades comunicativas e sociais. OBJETIVO: o objetivo desta pesquisa foi promover o aumento da extensão média dos enunciados (EME) produzidos por indivíduos com AAF e SA por meio de estratégias que utilizavam habilidades comunicativas verbais (HCV). MÉTODO: participaram deste estudo três indivíduos com AAF ou SA do gênero masculino, com doze anos. Os dados foram coletados mediante gravações em vídeo de sessões estruturadas de interação verbal entre cada participante e a pesquisadora durante oito meses. Foi utilizado um delineamento experimental de linha de base múltipla cruzando com sujeitos, composto por duas fases: linha de base (LB) e intervenção (I). Na LB, ocorreram situações espontâneas de interação adulto e cada participante. Na primeira fase da I, inicialmente foram realizadas sessões duas vezes por semana e só se passava para a realização de sessões semanais após o indivíduo alcançar o objetivo de aumentar a EME. Houve a diminuição gradual do número de sessões, para que não houvesse queda no desempenho. As estratégias aplicadas foram divididas em blocos atividades com conversa espontânea; atividades que envolvessem dificuldades específicas de linguagem; jogos de regras; solicitações de relatos de histórias ou acontecimentos e atividades metalingüísticas. RESULTADOS: os resultados demostraram que a utilização de HCV foi efetiva para promover o aumento da EME. CONCLUSÃO: ficam sugestões para outras pesquisas que investiguem a manutenção dos resultados obtidos em outros ambientes e em interação com vários interlocutores.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Lopes-Herrera,Simone Aparecida Almeida,Maria Amélia

Avaliação comportamental do processamento auditivo em indivíduos gagos

TEMA: a avaliação comportamental do processamento auditivo (PA) permite pesquisar os processos neuroaudiológicos envolvidos no processamento da fluência. OBJETIVO: descrever os resultados da avaliação comportamental do PA em indivíduos gagos e comparar o grau de alteração da desordem do PA com o grau de gravidade da gagueira. MÉTODOS: 56 indivíduos, 49 do gênero masculino e 7 do gênero feminino, com idades entre 4 e 34 anos, encaminhados do ambulatório de avaliação fonoaudiológica da UNIFESP para avaliação comportamental do PA. Todos os pacientes foram submetidos à avaliação de audição, fala e linguagem. A disfluência foi classificada segundo o protocolo de Riley (1994), o qual prevê os seguintes graus de gravidade da gagueira: muito leve, leve, moderado, severo e muito severo. Os testes para avaliação do PA foram selecionados e analisados de acordo com a idade do paciente e a proposta de Pereira & Schochat (1997). RESULTADOS: observamos prevalência da gagueira de grau leve na faixa etária de 4-7 anos e 12-34 anos de idade, e moderada nos indivíduos de 8-11 anos de idade. Dos 56 indivíduos avaliados 92,85% apresentaram alteração do PA. Os processos gnósicos mais prejudicados foram não verbal e decodificação. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes considerando os resultados da avaliação do processamento auditivo e o grau de gravidade da gagueira em nenhuma das faixas etárias avaliadas. CONCLUSÕES: a avaliação do PA mostrou-se comprometida em grande parte da amostra em todas as faixas etárias estudadas sem no entanto, correlação com o grau de gravidade da gagueira.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Andrade,Adriana Neves de Gil,Daniela Schiefer,Ana Maria Pereira,Liliane Desgualdo

Estudo da audição de músicos de rock and roll

TEMA: o rock and roll tem como uma de suas principais características os níveis sonoros elevados. Diversos estudos já constataram que estes níveis variam de 100 a 115dB (A), alcançando picos de 150dB (A). OBJETIVO: estudar a audição de músicos de rock and roll, analisando os resultados da avaliação audiológica e investigar a influência da variável tempo de exposição à música amplificada na audição. MÉTODO: foi aplicado um questionário em 23 músicos (46 orelhas), e os mesmos foram avaliados por meio da audiometria tonal, audiometria vocal, medidas de imitância acústica e emissões otoacústicas (evocadas por estímulo transiente - EOAT e produto de distorção - EOAPD). RESULTADOS: com relação ao tempo de exposição à música, foram encontrados valores próximos do limite de aceitação (tendendo a ser significantes), nas freqüências de 0,5 e 6kHz, na audiometria tonal. Também foi encontrada diferença estatisticamente significante na freqüência de 2kHz, no teste de EOAT e diferença estatisticamente significante nas freqüências de 0,75, 1, 4 e 6kHz, no teste de EOAPD. CONCLUSÕES: os resultados mostraram que apesar de não ocorrer perda auditiva na população estudada, já existe alteração no registro das EOA, o que sugere alteração da função coclear. Com relação ao tempo de exposição, os resultados demonstraram que os músicos com carreira superior a dez anos apresentaram diferença estatisticamente significante comparados aos que estão expostos a menos tempo.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Maia,Juliana Rollo Fernandes Russo,Ieda Chaves Pacheco

Caracterização das alterações de linguagem em crianças com histórico de intoxicação por chumbo

TEMA: a intoxicação por chumbo pode causar deficiências neuropsicológicas, que incluem a linguagem, devido aos danos provocados no desenvolvimento do SNC. OBJETIVO: verificar a ocorrência de alterações de linguagem em crianças com histórico de intoxicação por chumbo e a correlação entre o índice de chumbo sangüíneo e as alterações de linguagem apresentadas pelas crianças. MÉTODO: avaliação da linguagem de 20 crianças em idade pré-escolar, com índice de chumbo sangüíneo acima de 10 µg/dl. RESULTADOS: 13 crianças apresentaram distúrbio de linguagem envolvendo somente a Fonologia ou mais de um subsistema lingüístico. A análise estatistica revelou não existir correlação entre a gravidade das alterações e os índices de chumbo apresentado. CONCLUSÃO: a ocorrência de crianças com distúrbio de linguagem aponta a contaminação por chumbo como um fator de risco para as alterações apresentadas, mesmo tendo sido encontrados outros fatores que levem à defasagem no desenvolvimento da linguagem e ausência de correlação entre as referidas variavéis.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Gahyva,Dáphine Luciana Costa Crenitte,Patrícia de Abreu Pinheiro Caldana,Magali de Lourdes Hage,Simone Rocha de Vasconcellos

Mudanças em comportamentos relacionados com o uso da voz após intervenção fonoaudiológica junto a educadoras de creche

TEMA: programas preventivos têm sido indicados para diminuir a ocorrência de fatores de risco para alteração de voz em professores, mas poucos estudos têm enfocado sua eficácia. OBJETIVO: avaliar mudanças em comportamentos considerados na literatura especializada como negativos para a voz, ao longo de programa de intervenção fonoaudiológica oferecido a educadoras. MÉTODO: estudo experimental onde foi desenvolvido programa teórico-prático abordando uso vocal profissional junto a 26 educadoras de duas creches paulistas. Ocorreram cinco encontros mensais num total de doze horas. Durante o programa foram abordadas questões sobre comportamentos negativos para o uso vocal. As educadoras preencheram, em quatro encontros, protocolo que possibilitou analisar a freqüência em que apresentaram esses comportamentos. Após, foram construídos escores que possibilitaram comparar esses achados ao longo do programa, com uso dos testes de Wilcoxon e Qui-quadrado de tendência linear. RESULTADOS: observouse diminuição gradativa no uso da voz fora do trabalho, no falar muito grave ou agudo e no comer em excesso antes de dormir. Houve aumento da ocorrência de tosse na terceira aplicação do protocolo. Quanto às médias gerais mensais, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas ao se comparar as quatro aplicações. O escore médio geral foi 11,75, considerado moderadamente abusivo. CONCLUSÃO: as mudanças observadas ao longo do programa foram interessantes, mas muito restritas, levando à reflexão sobre o alcance deste tipo de prática e o quanto mudanças mais amplas não dependem apenas de pequenas mudanças individuais, o que em geral é preconizado. Ações que envolvam exclusivamente informações sobre bem estar vocal devem ser revistas.

Ano

2022-12-06T15:50:03Z

Creators

Simões-Zenari,Marcia Latorre,Maria do Rosário Dias de Oliveira

Atividades de fala e não-fala em gagueira: estudo preliminar

TEMA: gagueira. OBJETIVO: comparar a ativação muscular em indivíduos fluentes e gagos durante tarefas de fala e não-fala. MÉTODO: seis adultos foram divididos em dois grupos: G1 - três indivíduos fluentes; G2 - três indivíduos com gagueira. A atividade muscular (eletromiografia de superfície) foi captada por eletrodos fixados em quatro regiões. Situações testadas: tensão muscular de repouso, tempo de reação da fala; atividade não verbal e atividade verbal. RESULTADOS: não houve significância estatística entre os grupos para a tensão de repouso; G2 apresentou tempo de reação de fala mais longo; G2 apresentou atividade muscular durante a tarefa não verbal semelhante a observada durante o repouso; a atividade muscular de G1 e G2 durante a tarefa verbal foi similar. CONCLUSÃO: estes resultados sugerem que G2 apresenta um pobre controle temporal para a coordenação dos processos motores.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Andrade,Claudia Regina Furquim de Sassi,Fernanda Chiarion Juste,Fabiola Staróbole Meira,Maria Isis Marinho

Avaliação das habilidades de metarrepresentação em crianças de sete a oito anos

TEMA: Teoria da Mente. OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi verificar os aspectos metarrepresentacionais em crianças de 7 a 8 anos e investigar as relações entre linguagem e Teoria da Mente. MÉTODO: participaram da pesquisa 100 crianças - 50 meninos e 50 meninas - com idades entre 7:2 e 8:11, divididas em quatro grupos: crianças de sete anos sem alterações comunicativas (Grupo1), compostas por 37 sujeitos; crianças de sete anos com atraso fonológico (Grupo 2), composto por 13 sujeitos; crianças de oito anos sem alterações comunicativas (Grupo 3), composto por 46 sujeitos; e, crianças de oito anos com atraso fonológico (Grupo 4), composto por 4 sujeitos. Todos os sujeitos são alunos de uma escola municipal localizada na região metropolitana de São Paulo e passaram por triagens de fala, linguagem e audição, além da avaliação da metarrepresentação, que é composta por quatro testes. Utilizou-se para a avaliação da metarrepresentação a prova de Teoria da Mente proposta por Fernandes (2002) e adaptada por Mecca (2005). RESULTADOS: entre os sujeitos de sete anos, 88% passaram na avaliação da metarrepresentação. Entre os sujeitos de oito anos, este índice foi de 92%. Não foram encontradas diferenças significantes por sexo, idade ou grupo. CONCLUSÃO: em torno dos sete anos de idade a grande maioria das crianças adquiriu a Teoria da Mente, embora esta aquisição possa se estender além desta. A forma de interação e a presença de elementos abstratos durante a conversação podem influenciar o desempenho das crianças nas tarefas de Teoria da Mente.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Carvalho,Luciana Regina de Lima Mecca,Fabiola Ferrer del Nero Lichtig,Ida