Repositório RCAAP

Processamento temporal auditivo: relação com dislexia do desenvolvimento e malformação cortical

TEMA: processamento temporal auditivo e dislexia do desenvolvimento. OBJETIVO: caracterizar o processamento temporal auditivo em escolares com dislexia do desenvolvimento e correlacionar com malformação cortical. MÉTODO: foram avaliados 20 escolares, com idade entre 8 e 14 anos, divididos em grupo experimental (GE) composto por 11 escolares (oito do gênero masculino) com o diagnóstico de dislexia do desenvolvimento e grupo controle (GC) composto por nove escolares (seis do gênero masculino) sem alterações neuropsicolinguísticas. Após avaliações neurológica, neuropsicológica e fonoaudiológica (avaliação de linguagem e leitura e escrita) para obtenção do diagnóstico, os escolares foram submetidos à avaliação audiológica periférica e posteriormente aplicou-se o teste Random Gap Detection Test e/ou Random Gap Detection Test Expanded. RESULTADOS: observou-se diferença estatisticamente significante entre os escolares do GE e GC, com pior desempenho para o GE. A maioria dos escolares do GE apresentou polimicrogiria perisylviana. CONCLUSÃO: escolares com dislexia do desenvolvimento podem apresentar alterações no processamento temporal auditivo com prejuízo no processamento fonológico. Malformação do desenvolvimento cortical pode ser o substrato anatômico dos distúrbios.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Boscariol,Mirela Guimarães,Catarina Abraão Hage,Simone Rocha de Vasconcellos Cendes,Fernando Guerreiro,Marilisa Mantovani

Efeito da aclimatização no reconhecimento de fala: avaliação sem as próteses auditivas

TEMA: após a adaptação das próteses auditivas, espera-se que ocorra uma melhora na compreensão de fala, chamada de aclimatização. OBJETIVO: verificar o efeito da aclimatização no limiar reconhecimento de sentenças no silêncio (LRSS) e no ruído (LRSR), em novos usuários de próteses auditivas, avaliados antes e após o período de aclimatização, sem a utilização das mesmas. MÉTODO: foram avaliados 40 indivíduos, com idades entre com 28 e 78 anos, com perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderadamente severo. Os testes foram realizados em três sessões: antes da adaptação das próteses auditivas, quatorze dias e três meses após. Foi aplicado o teste Listas de Sentenças em Português, em campo livre, e obtidos os LRSS e os LRSR, este com ruído fixo a 65 dB A e os resultados expressos através das relações S/R. RESULTADOS: os valores médios obtidos para o LRSS na primeira, segunda e terceira sessões foram, respectivamente, 54,43; 51,71 e 52,22 dB A. Já as médias das relações sinal / ruído para a primeira, segunda e terceira sessões foram 1,67; 0,30 e -0,03 dB A. Ao comparar os resultados obtidos entre as sessões, foi verificada diferença estatisticamente significante entre a primeira e a segunda; e entre a primeira e a terceira sessão, para as medidas obtidas no silêncio e no ruído. CONCLUSÃO: Observou-se redução progressiva dos LRSS e relações sinal / ruído, indicando melhorara no desempenho ao longo do uso das próteses auditivas, mesmo avaliando os indivíduos sem as mesmas e que essa melhora pode estar relacionada ao efeito da aclimatização.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Santos,Sinéia Neujahr dos Petry,Tiago Costa,Maristela Julio

Mudanças fonológicas obtidas no tratamento de sujeitos comparando diferentes modelos de terapia

TEMA: há muitas opções de tratamento para o desvio fonológico os quais buscam melhorar a comunicação das crianças. OBJETIVO: este estudo visa analisar o Percentual de Consoantes Corretas-Revisado, o número de fonemas adquiridos no sistema fonológico e os tipos de generalizações obtidas no tratamento, comparando diferentes modelos de terapia em sujeitos com diferentes gravidades do desvio fonológico. MÉTODO: a amostra constou de 21 crianças, com idade média de 5:7 anos. Foram realizadas as avaliações fonoaudiológicas e exames complementares. Após a realização destas avaliações, as crianças foram classificadas em grupos de acordo com o modelo de terapia e gravidade do desvio fonológico. O Percentual de Consoantes Corretas-Revisado, o número de fonemas adquiridos e os tipos de generalizações foram analisados e comparados em cada modelo e entre os modelos terapêuticos, por meio das avaliações inicial e final. RESULTADOS: ao comparar os itens em cada modelo observaram-se evoluções nos três modelos pesquisados. Na comparação entre modelos, os maiores aumentos de percentuais encontram-se nos Modelos ABAB-Retirada e Provas Múltiplas e Oposições Máximas, apesar de a análise estatística mostrar que não há diferença significativa entre eles. CONCLUSÃO: os três modelos aplicados foram eficazes no tratamento destas crianças com desvio fonológico, pois proporcionaram um aumento no Percentual de Consoantes Corretas-Revisado, no número de fonemas adquiridos e nos tipos de generalizações pesquisados.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Ceron,Marizete Ilha Keske-Soares,Márcia Freitas,Giséli Pereira de Gubiani,Marileda Barichello

Desempenho de escolares na adaptação brasileira da avaliação dos processos de leitura

TEMA: adaptação brasileira da avaliação dos processos de leitura (Prolec). OBJETIVO: caracterizar e comparar o desempenho de escolares do ensino básico público e privado de 1ª a 4ª séries na adaptação brasileira da avaliação dos Processos de Leitura (Prolec). MÉTODO: participaram deste estudo 262 escolares da 1ª à 4ª série do ensino básico, distribuídos em: Grupo I (GI), composto por 122 escolares de escola pública municipal e Grupo II (GII), composto por 140 escolares de escola particular. Como procedimento, aplicou-se a adaptação brasileira das provas de avaliação do Prolec. RESULTADOS: os resultados revelaram que o GII apresentou desempenho superior em provas de identificação de som, decisão lexical, leitura de palavras, leitura de palavras de baixa frequência, leitura de pseudo-palavras, compreensão de orações e compreensão de textos. Tanto os escolares do GI como do GII apresentaram desempenho abaixo da pontuação esperada nas provas do PROLEC na versão espanhola. CONCLUSÃO: a adaptação do Prolec para a realidade brasileira mostrou-se adequada para o estabelecimento de perfil de leitura nos escolares de ensino público e particular em fase inicial de alfabetização.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Oliveira,Adriana Marques de Capellini,Simone Aparecida

Potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com transtorno fonológico

TEMA: potenciais evocados auditivos em crianças com transtorno fonológico. OBJETIVO: caracterizar os resultados dos Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência (PEALL) N1, P2, N2 e P300 obtidos em crianças com transtorno fonológico, e verificar a evolução dos resultados destes potenciais frente à terapia fonoaudiológica. MÉTODO: foram avaliadas, por meio da avaliação audiológica básica e dos PEALL, 25 crianças sem transtorno fonológico (grupo controle) e 41 com transtorno fonológico (grupo estudo), estas divididas em dois subgrupos: 22 formaram o subgrupo estudo A, que foram submetidas a 12 sessões de terapia fonoaudiológica e reavaliadas audiologicamente após este período e 19 o subgrupo estudo B, que foram reavaliadas após três meses da avaliação inicial. RESULTADOS: observaram-se diferenças estatisticamente significantes entre os grupos controle e estudo para as latências de P2 e P300 e amplitude do P300. Na comparação entre as duas avaliações audiológicas, não foram observadas diferenças significantes para as latências em ambos os subgrupos, e verificou-se diferença significante para as amplitudes do P300 (subgrupo estudo A) e do P2/N2 (subgrupo estudo B). O P300 apresentou maior porcentagem de resultados alterados no grupo estudo, com predomínio do aumento de latência. Após terapia, observou-se melhora nos resultados para todos os componentes. Não existiu associação entre a evolução dos resultados dos PEALL e o histórico de otite, bem como correlação com o Percentage of Consonants Correct-Revised. CONCLUSÃO: crianças com transtorno fonológico apresentam alterações no P300, sugerindo alteração no processamento auditivo, apresentando melhora nos resultados de todos os componentes dos PEALL frente à terapia fonoaudiológica.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Leite,Renata Aparecida Wertzner,Haydée Fiszbein Matas,Carla Gentile

The impact of stuttering on quality of life of children and adolescents

BACKGROUND: understanding the experience of people who stutter, both in and out treatment, will lead to improved outcomes. AIM: to investigate how stuttering affects the quality of life of children and adolescents who stutter. METHOD: the Overall Assessment of the Speaker's Experience of Stuttering - School-Age (OASES-S) was used to assess the impact of stuttering and the Fluency Profile Protocol was used to stuttering severity. RESULTS: these age groups do experience moderate negative impact as measured by the OASES-S. The results showed a tendency toward a positive correlation between severity and the impact of stuttering on quality of life. CONCLUSION: a better understanding of the impact of stuttering in these age groups provides a needed guide for the development of stuttering treatments and treatment outcomes research.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Chun,Regina Yu Shon Mendes,Carina Dantas Yaruss,J Scott Quesal,Robert W

O Espelho de Procrusto: ciência, religião e complexidade

Trata-se de resenha de obra que aporta elementos para uma discussão de caráter epistemológico das relações entre ciência e religião.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Costa, Janaína Alexandra Capistrano da

O privilégio: as duas teorias freudianas do originário social

Neste artigo, o professor Jacques André busca "fazer trabalhar" a teoria freudiana da horda originária. Isto quer dizer que, de um lado, ele mostra suas simplificações e carências e, de outro, ele a conduz até suas possíveis conseqüências e variantes. Tal percurso através da obra freudiana permitirá ao autor reconhecer a existência de uma segunda teoria da horda originária em Freud, inconciliável com a primeira - a mais conhecida - aquela de Totem e Tabu.

A Esquizoanálise e a produção da subjetividade: considerações práticas e teóricas

O presente artigo discute algumas questões relativas à produção da subjetividade a partir do referencial esquizoanalítico de Deleuze e Guattari. Optamos por discorrer sobre o assunto procurando não nos prendermos, na medida do possível, em conceitos e jargões técnicos. Iniciamos com uma parte mais teórica, na qual colocamos em tela algumas das idéias centrais da Esquizoanálise e sua perspectiva de formação da subjetividade, que entendemos como sendo a argamassa de constituição do mundo, abrindo caminho para uma parte mais prática, na qual analisamos o conto "O Espelho", de Machado de Assis, de acordo com a ética estética de valorização da vida que entendemos ser a Esquizoanálise.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Peres,Rodrigo Sanches Borsonello,Elizabethe Cristina Peres,Wiliam Siqueira

Reforma psiquiátrica: um grande desafio

O presente artigo procura fazer uma reflexão a partir do olhar de um profissional que vive o movimento de transformação da compreensão e do atendimento ao indivíduo portador de transtorno mental. Inicialmente apresentamos os fundamentos da clínica psiquiátrica sob a visão clássica de Foucault e sua contestação a partir dos pressupostos éticos da nova ordem social. A psiquiatria que aprisiona em nome de uma terapêutica precisa dar lugar a uma Nova Clínica, na qual o "louco" é um "homem", com toda sua subjetividade. Descrevemos, ainda que brevemente, os processos da reforma psiquiátrica em vários países, com seus acertos, equívocos e estratégias. Concluímos expressando nosso pensamento de que uma mudança efetiva não acontece por meio de textos programáticos, mas quando sustentada, sobretudo, em pressupostos éticos que possam funcionar como determinantes últimos de todo o processo terapêutico.

Desenho da política dos direitos da criança e do adolescente

O presente artigo tem o objetivo de discutir a doutrina de proteção integral estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069/90) e de contribuir no debate e na construção da política dos direitos da criança e do adolescente, alicerçada em três mecanismos de gestão: os Conselhos, os Fundos e os Planos.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Morelli,Ailton José Silvestre,Eliana Gomes,Telma Maranho

Resistência ao trabalho interdisciplinar: uma possível interpretação

O trabalho interdisciplinar remete o indivíduo a uma maturidade profissional e pessoal. Entretanto, essa atuação não está despojada de um contexto social e histórico. As determinações sociais, ideologicamente constituídas, perpassam as atitudes dos indivíduos, bem como sua atuação profissional. O individualismo exacerbado, fruto de um sistema econômico e social, colabora para a formação de uma subjetividade estruturada a partir de mecanismos internos defensivos, que se fazem necessários. Dentre eles, uma negação parcial da realidade e, por conseqüência, uma regressão a estágios narcísicos do desenvolvimento, senão patológicos, suficientes para interferir na formação de vínculos adequados a um sentimento de confiabilidade, que permitam trocas interpessoais. Nesse sentido, pretende-se, com este trabalho, a realização de uma análise de ordem genérica ao ser humano, observando a permeabilidade entre o mundo externo e o mundo interno, isto é, a construção da subjetividade vinculada a uma situação concreta, com seus determinantes históricos, sociais e econômicos. Por fim, reconhecer as resistências ao trabalho interdisciplinar como uma construção histórica e social, e não como especificidade deste ou daquele indivíduo, desta ou daquela profissão e/ou especialidade.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Dacome,Ocimar Aparecido

Um olhar para mulheres idosas: relato de uma experiência de intervenção

O presente artigo é resultado de um projeto de intervenção realizado com quarenta e oito mulheres idosas que participam de um grupo de convivência. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo propiciar trocas de experiências buscando oportunizar um maior crescimento subjetivo às idosas, bem como a construção da percepção de si mesmas enquanto membros de um grupo, com vistas a ressaltar a importância do idoso no contexto do desenvolvimento sociocultural.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Lamb,Marly Pinto,Meyre Eiras de Barros Cnop,Jeanette Monteiro de

A influência das idéias higienistas no desenvolvimento da psicologia no Brasil

Este artigo originou-se das atividades desenvolvidas em projeto de iniciação científica que, por sua vez, foi parte integrante das atividades de um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá que tem se dedicado a compreender historicamente os movimentos eugenista e higienista ocorridos nas primeiras décadas do século XX, no Brasil, e suas influências em várias especialidades científicas. Em nosso trabalho circunstanciamos a participação da Psicologia no interior do movimento higienista através do levantamento dos principais e mais freqüentes temas abordados nos Archivos Brasileiros de Hygiene Mental (ABHM), publicados pela Liga Brasileira de Hygiene Mental (LBHM).

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Mansanera,Adriano Rodrigues Silva,Lúcia Cecília da

A importância da teoria sócio-interacionista na formação de professores do ensino médio

Este trabalho foi apresentado na Semana da Educação, realizada em outubro de 1998, na cidade de Londrina-PR. Mostra questionamentos contidos na Dissertação de Mestrado: “A disciplina de Psicologia no Magistério: Contribuições para o Ensino”, de nossa autoria, e de relatórios da disciplina de Prática de Ensino de Psicologia. Estes questionamentos nos fazem pensar sobre a teoria sócio-interacionista na formação de professores do 2º grau.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Silva,Rosane Gumiero Dias da

Elisabeth Kübler-Ross: una vida para una buena morte

No summary/description provided

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Amorim,Cloves Amissis

Doutrinas de segurança nacional: banalizando a violência

Este trabalho analisa historicamente o Brasil nos anos 60 e 70, apontando o fortalecimento/implementação da chamada Doutrina de Segurança Nacional na Escola Superior de Guerra. Apresenta algumas características do aparelho repressivo daquela época, colocando em análise alguns pontos da legislação de segurança nacional e do funcionamento da justiça militar. Finalizando, aponta a produção de uma nova Doutrina de Segurança Nacional que se fortaleceu nos anos 90, não mais contra os opositores políticos, mas contra os excluídos sociais, em especial.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Coimbra,Cecília Maria Bouças