Repositório RCAAP

Doutrinas de segurança nacional: banalizando a violência

Este trabalho analisa historicamente o Brasil nos anos 60 e 70, apontando o fortalecimento/implementação da chamada Doutrina de Segurança Nacional na Escola Superior de Guerra. Apresenta algumas características do aparelho repressivo daquela época, colocando em análise alguns pontos da legislação de segurança nacional e do funcionamento da justiça militar. Finalizando, aponta a produção de uma nova Doutrina de Segurança Nacional que se fortaleceu nos anos 90, não mais contra os opositores políticos, mas contra os excluídos sociais, em especial.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Coimbra,Cecília Maria Bouças

Intervenção psicológica em cirurgia

Na situação de cirurgia existem três tipos de estresse, (1) Estresse produzido pela avaliação da situação cirúrgica como ameaça, dano ou perda (estresse psicológico), (2) Estresse produzido pela enfermidade prévia do paciente, e (3) Estresse produzido pela intervenção cirúrgica em si (estresse cirúrgico). Dotar o paciente de estratégias de confronto frente à cirurgia, reduz o estresse. Os resultados podem ser medidos tanto em termos clínicos quanto econômicos, diminuindo a permanência do paciente no hospital e a ingestão de analgésico e sedativo. Neste artigo, apresentam-se as técnicas concretas e adaptadas ao ambiente hospitalar que se mostram mais efetivas na avaliação e redução da ansiedade pré-cirúrgica.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Gaudêncio,Carmem Amorim Sirgo,Agustina Perales-Soler,Francisco José Amodeo-Escribano,Susana

Representações da prematuridade por mulheres usuárias do serviço público de saúde

Trata-se de um relato de uma experiência profissional ocorrida no serviço de obstetrícia e ginecologia de uma maternidade pública do Rio de Janeiro. Objetiva-se elucidar os significados da prematuridade construídos por mães de bebês nascidos prematuramente e internados em berçários de alto e médio riscos. Os dados aqui discutidos foram obtidos através de diferentes procedimentos: observação participante na enfermaria e berçários; entrevista semi-estruturada com as mães; grupo de discussão realizado semanalmente com usuárias e equipe de saúde, atendimento individual com as mães e familiares dos bebês. Em linhas gerais, pode-se dizer que nesse contexto específico, são muito freqüentes entraves na comunicação entre a equipe profissional, mães e familiares, devido aos diferentes estilos discursivos, bem como à diversidade de crenças e valores em relação à prematuridade. Esse quadro deriva para uma baixa contratualidade e adesão das mães ao tratamento e prescrições médicas, o que tem implicações sérias no que diz respeito aos cuidados com os bebês. O psicólogo, como parte da equipe de saúde, pode desempenhar uma função importante enquanto mediador e potencializador de relações mais humanizadas dentro dos serviços de saúde, impactando na qualidade da atenção prestada.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Dimenstein,Magda

Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa

Este artigo é resultado de uma experiência de um grupo de estudo em pesquisa fenomenológica em psicologia. O grupo foi formado em abril de 1998 e encerrado em março de 1999, sob a orientação da autora. Em encontros semanais ou quinzenais de duas a três horas eram discutidos textos sobre fenomenologia e a influência desta no saber e na pesquisa em psicologia, com destaque para a área clínica. A pesquisa serviu para possibilitar aos membros aprenderem o método fenomenológico pela vivência do próprio método, além de ter viabilizado um estudo clínico do processo de aprendizagem significativa vivenciado pelos participantes.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Macêdo,Shirley Martins de

Fundamentos da Psicologia: reflexões

O presente texto é uma reflexão acerca de alguns fundamentos da Psicologia. Por ser um conceito fundamental para o conhecimento humano da relação sujeito e objeto, aborda-se, a partir de uma concepção histórico-social do homem, a constituição do conceito de subjetividade na história do pensamento. Expõe-se, de forma preliminar, como se deu o advento das Ciências Modernas e, com elas, a ênfase nas Ciências Naturais. Da mesma forma, focaliza-se também a crítica das Ciências Humanas às Ciências Naturais, e se observa como as primeiras formulações da Psicologia enquanto ciência vão se constituindo. O objetivo do texto é apontar a possibilidade de se chegar, através do estudo da dimensão epistemológica das psicologias, à dimensão ética das teorias e práticas, de forma que se possa avaliar quais psicologias dão a palavra ao homem.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Cambaúva,Lenita Gama

Jogo, educação e cultura: senões e questões

O artigo objetiva situar a utilização do jogo na educação infantil, inserido no contexto da produção cultural dirigida à criança pequena. Para isso, recupera as funções atribuídas ao jogo em nossa história, analisa a produção de alguns brinquedos infantis usados pelas crianças brasileiras nas últimas décadas, a relação de crianças e professores com os mesmos e a imagem de criança a eles subjacente. Aponta, como alternativa cultural e educacional, o resgate dos jogos tradicionais infantis como forma de construção e/ou reconstrução de identidades individuais e coletivas, necessárias à formação de cidadãos criativos e críticos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Gomes,Marineide de Oliveira

O desenvolvimento da linguagem e a educação do surdo

Este trabalho teve como objetivo levantar dados que possibilitem uma reflexão sobre o desenvolvimento da linguagem e a sua relação com o desenvolvimento cognitivo e a educação do surdo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando-se envolver a posição de alguns autores que abordam o tema. Como evidencia a literatura vista, o surdo dispõe da condição necessária ao desenvolvimento e aquisição da linguagem, pois há que se observar que a surdez não torna a pessoa um ser com possibilidades a menos ou impossibilitada, mas com possibilidades diferentes. A análise do desenvolvimento da linguagem de modo geral e das possibilidades no quadro da surdez, exige que se considere as diferenças culturais e lingüísticas do indivíduo surdo. Isso implica em que não se subestime a capacidade cognitiva e lingüística do mesmo.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Rodriguero,Celma Regina Borghi

O inconsciente e os interditos alimentares: o desejo e o prazer ainda têm um lugar na vida do idoso?

O autor propõe-nos, a partir da idéia de exogamia alimentar e de seu lugar no complexo de Édipo, uma reflexão sobre os interditos também alimentares, no sujeito idoso, e sobre os efeitos perversos - como a hipocondria - que daí podem advir. Trata-se, afinal, de uma reflexão sobre uma escolha social que consiste em substituir, através do alimentar, o desejo pelo interdito.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Chevance,André

A ideologia liberal nas matrizes da Psicologia

Este trabalho tem por objetivo despertar reflexões críticas sobre as ideologias que embasam os princípios teóricos e práticos da Psicologia, princípios que aqui são chamados de matrizes da Psicologia. A partir dessas reflexões, identificamos como a Psicologia tradicional está legitimando as práticas sociais e propomos um rompimento com essas ideologias.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Sales Filho,Orivaldo Ferreira de

editorial

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2022-12-06T15:50:15Z

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Boarini,Maria Lúcia

Cartório de Freud

O abandono do atendimento psicológico é uma constante, e este fato constitui uma das mais preocupantes incógnitas do profissional psi. É exatamente desta "estranheza clínica" que Di Loreto trata neste artigo. Com a experiência profissional de algumas décadas e a argúcia que lhe é peculiar, o autor revisita alguns dos inúmeros e complexos atendimentos que realizou na área da psicoterapia infantil. E neste percurso nos oferece instigantes avaliações. Mais que isso: traz uma alento ao jovem profissional que se culpabiliza pelas desistências de seus clientes. Parafraseando Francis Bacon (1561-1626), é possível afirmar que com estas reflexões Di Loreto "abrevia as dores do parto".

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2022-12-06T15:50:15Z

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di Loreto,Oswaldo Dante Milton

Aprendizagem, arte e invenção

O texto aborda o tema da aprendizagem, usando como referência as contribuições de Gilles Deleuze e Félix Guattari. O objetivo é, tomando como ponto de vista a arte e a invenção, revisitar temas psicológicos clássicos como o hábito, a habilidade e a imitação. O texto sugere o mecanismo da circularidade criadora como chave para o entendimento do processo de aprendizagem inventiva.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Kastrup,Virgínia

Estilo-subjetividade: o tema da criação nos estudos da psicologia da linguagem

Este trabalho localiza-se no campo de estudos da Psicologia da Linguagem e objetiva discutir a natureza do elo, tradicionalmente afirmado, entre linguagem e subjetividade. Distante da visão tradicional, defensora da natureza representacionalista do elo, o texto propõe reconhecê-lo nos procedimentos estilísticos, pelos quais ambos os termos exercem sua natureza mais íntima, esclarecida no processo de criação contínua de si e de mundos.

Um episódio de produção de subjetividade no brasil de 1930: malandragem e estado novo

Este trabalho aborda um aspecto do tema, extremamente vasto e complexo, da malandragem no Brasil, em um de seus momentos mais esclarecedores para a análise: o período getulista de governo, especialmente o Estado Novo (1937 - 1945). Mostra o embate entre as concepções e as práticas da malandragem e aquelas formadas pelos acontecimento históricos, políticos e sociais da década de 30, quando o governo Vargas sentiu a necessidade de criar novas mentalidades, subjetividades e uma nova cultura, que impulsionassem o seu projeto de construção nacional através de exemplos de obras da música popular brasileira. O samba, especificamente, que adotou desde o seu surgimento, com rápida aceitação por amplas camadas sociais, uma "dicção malandra", é um filão inesgotável para mostrar como se deu este conflito, que caminhos seguiu, e seu desfecho - que é apenas o de uma fase, já que malandros e malandragem permanecem como figuras de nossa realidade social.

Padrões de condutas de aprendizagem por conflito sócio-cognitivo

A pesquisa consistiu em estudar formas de passagem do nível não-operatório de pensamento para o nível operatório, mediadas por situações de conflito sócio-cognitivo, em crianças de 5,6 a 7,2 anos, em três sessões de interação social frente à prova de conservação de comprimento. As sessões experimentais tiveram uma duração média de trinta minutos. Cada sessão foi formada por oito situações experimentais, e a partir da segunda foram introduzidas sete situações de conflito. Os resultados evidenciaram a criação de cinco padrões de condutas de aprendizagem, diferenciados, indo desde a presença de flutuações constantes até a estabilidade da resposta, desde o primeiro argumento operatório. Os padrões encontrados apontam que as crianças aprendem de forma diferenciada e que o uso da técnica do conflito sócio-cognitivo foi eficaz na promoção da aprendizagem.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Cunha,Claudia Araújo

A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola

O artigo aborda o sócio- construtivismo como sistema e seus principais pressupostos, e sua relação com práticas educativas, com a função da escola e do educador. A partir de diretrizes mais gerais, explicita a fundamentação para a proposição de trabalho pedagógico junto à criança na pré-escola, onde o brincar deve ser considerado um componente curricular essencial.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Boiko,Vanessa Alessandra Thomaz Zamberlan,Maria Aparecida Trevisan

Construção e validação de conteúdo de uma escala de percepção, por professores, dos comportamentos agressivos de crianças na escola

Este estudo visa descrever a construção e a validação do conteúdo de uma escala de percepção, por professores, dos comportamentos agressivos de crianças na escola. Aspectos relacionados à direção da emissão dos comportamentos agressivos foram considerados, focalizando agressão dirigida para o(a) professor(a), para os(as) colegas ou para um âmbito geral. Vinte e oito itens foram elaborados, com base na literatura recente sobre agressividade e desenvolvimento infantil, e avaliados por quarenta juízes (vinte professores de Ensino Fundamental e vinte psicólogos especialistas em desenvolvimento humano). Os juízes indicaram a pertinência do item ao constructo teórico e à direção da agressão. A versão final da escala apresenta 41 itens, sendo 22 mantidos da primeira versão, quatro (4) itens novos, acrescidos segundo a sugestão dos juízes durante a validação de conteúdo, e quinze (15) novos itens, que abordam comportamentos positivos de crianças na escola. A escala pode ser utilizada com o objetivo de pesquisa científica, para avaliar a percepção de professores de Ensino Fundamental sobre o comportamento agressivo de crianças na escola. Novos estudos devem ser realizados para acumular outras evidências sobre a escala.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Lisboa,Carolina Saraiva de Macedo Koller,Sílvia Helena

Morbidade na criança e lesões irreversíveis ocasionadas por material de limpeza

O presente trabalho tem como objetivo relatar um estudo de caso desenvolvido com uma criança desnutrida, de 6 anos, do sexo feminino, com estenose de esôfago. Como estratégia metodológica realizamos a coleta de dados através de estudo em prontuário médico e visita domiciliar. Observamos a falta de percepção da família sobre os riscos dos produtos de limpeza ao alcance da criança; a necessidade de acompanhamento da equipe de saúde (enfermeiro, psicólogo, médico, assistente social e nutricionista), cobrando da mãe cuidados específicos de nutrição, cuidados com a gastrostomia, medicação, prevenção de acidentes domésticos, e orientando-a como guardar material de limpeza.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Macieira,Sarah Anna Rickli,Hellen Carla

Critérios de seleção para o trabalho de adolescentes-jovens: perspectiva dos empregadores

Foi realizado, junto a 178 empresas de médio porte da cidade de Porto Alegre, um estudo exploratório que pesquisou critérios de seleção utilizados pelos empregadores de jovens. Elaborou-se um modelo teórico de empregabilidade. O instrumento foi construído após entrevistas semi-estruturadas com seis empregadores para identificar indicadores e variáveis do contexto. Foram identificadas também variáveis presentes na literatura empírica. Foram levantados dados biodemográficos, de escolaridade, características pessoais, habilidades esperadas e critérios da empresa (institucionais e legais). Os resultados obtidos configuraram o perfil de empregabilidade de jovens e identificaram as limitações para o exercício da função empregatícia. O modelo empírico obtido enfatiza o determinismo socioeconômico. Os programas de inserção de jovens para o trabalho poderão se utilizar dos resultados da pesquisa para instrumentalizar melhor os jovens candidatos. Os dados poderão servir de base para trabalhar, junto aos empregadores, suas crenças, seus valores e seus critérios de seleção de jovens.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Câmara,Sheila Gonçalves Sarriera,Jorge Castellá

Educação a distância: o combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes - uma experiência bem sucedida

Trata-se de relato de experiência em educação a distância, em cursos na área da VIOLÊNCIA DOMÉSTICA contra Crianças e Adolescentes, em nível de especialização (pós-graduação Lato Sensu), promovidos pelo Laboratório de Estudos da Criança do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Foi planejado para deixar trilhas em cada comunidade e região considerando que os egressos e as gerações futuras de telealunos darão continuidade ao projeto social em curso.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Azevedo,Maria Amélia Guerra,Viviane Nogueira de Azevedo Zweiman,Abrão Bernardo Nishizawa,Eiko