Repositório RCAAP

Indisciplina escolar: a queixa da atualidade

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Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Silva,Juliano Correa da

Notas sobre o tratamento das pessoas atingidas pela violência institucionalizada

A violência institucionalizada teve como grande laboratório o fenômeno histórico do nazismo, que não deve ser visto como retorno à barbárie, mas como portador de mecanismos e práticas em ação na sociedade em que vivemos hoje. O tratamento dos atingidos pela violência do Estado é analisado a partir de uma reflexão sobre o nazismo, sobre os usos da memória e sobre a capacidade de reconstrução de territórios existenciais, levando a uma reflexão sobre a subjetividade contemporânea.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Rauter,Cristina

Tortura ontem e hoje: resgatando uma certa história

Este trabalho analisa, de forma breve, a prática da tortura em nosso país, a partir do golpe militar de 1964 e, notadamente, após o Ato Institucional nº 5, de 1968. Procura mostrar como, na história recente do Brasil, em cima do "dispositivo da periculosidade" - aspecto importante para o trabalho do profissional psicólogo hoje - vão sendo produzidas formas de aceitação da prática da tortura e sendo formadas pessoas treinadas exclusivamente para este fim. Aponta ações de entidades de direitos humanos brasileiras no sentido de resgatar uma outra memória histórica de nosso país e, com isso, lutar contra a impunidade que tem alimentado diferentes violações. Conclui, assinalando - de forma sucinta - como, no início deste novo século, as práticas de tortura continuam existindo, dirigidas para certos segmentos da população.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Coimbra,Cecília Maria Bouças

A individualidade no âmbito da sociedade industrial

O presente estudo ocupa-se da autonomia individual na sociedade contemporânea. Investiga a possibilidade de constituição de um sujeito capaz de pensar e agir por si no interior das relações capitalistas. Conforme os escritos de autores clássicos como Karl Marx, Herbert Marcuse e Theodor Adorno, que analisam as transformações sociais na contemporaneidade, verifica-se que a industrialização, ao adentrar o processo produtivo, torna o trabalho uma atividade cada vez mais abstrata, estranha e alheia a quem a executa. Junto com o conhecimento desse processo, o sujeito perde o principal parâmetro de formação da individualidade. Vai sendo reduzido seu poder de controle sobre o próprio tempo e espaço, justamente o âmbito no qual poderiam ser cultivadas experiências outras que não as impostas pelas necessidades do mercado. Com base nos estudos efetuados, conclui-se que, na ordem capitalista, não há condições concretas favoráveis à formação de indivíduos autônomos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Palangana,Isilda Campaner Inumar,Lucélia Yumi

Psicopatologia, exotismo e diversidade: ensaio de antropologia da psicopatologia

O texto se propõe a uma reflexão em torno de uma perspectiva antropológica da questão da psicopatologia. Partindo da análise antropológica de Tzvetan Todorov, perpassa o ensaio histórico de Theodore Zeldin, alcançando a crítica de Thomas Szasz e a abordagem histórico-antropológica de Michel Foucault, na tentativa de clarear a compreensão do fenômeno psicopatológico. Nesta perspectiva crítico-histórica, a psicopatologia é vista como um fenômeno contextualizado, inserido na construção das mentalidades específicas da cultura ocidental.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Holanda,Adriano

Figuras da loucura em Histoire de la Folie

No presente texto, buscamos apresentar em suas linhas gerais as figuras que a loucura assume na exposição arqueológica de Michel Foucault em sua Histoire de la Folie (1961), uma vez que, para o pensador francês, a loucura é um fator mais histórico que natural. Para dar conta desta apresentação, amparamo-nos numa interpretação semântica do livro em questão.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Nalli,Marcos Alexandre Gomes

A interface psicologia social e saúde: perspectivas e desafios

Esse trabalho constitui uma reflexão sobre as práticas de saúde e as dificuldades da psicologia de se inserir como campo interdisciplinar de intervenção nessa área. Apesar de muito se falar do modelo biopsicossocial, observa-se que se continua privilegiando a etiologia biologicista, a concepção fragmentada de saúde e o caráter impositivo e normatizador da visão positivista de ciência, esquecendo-se a relevância dos aspectos sociais, psicológicos e ecológicos como mediadores dos processos saúde-doença. O modelo biomédico mostra-se totalmente funcional para as necessidades do sistema socioeconômico vigente, condicionando uma visão individualista, fragmentada e descontextualizada dos comportamentos humanos relacionados à saúde e à doença, pelo que se sugere um permanente processo de deconstrução sobre as formas vigentes de fazer ciência nessa área. Isso implica uma revisão crítica do desenvolvimento dos processos de significação relacionados com a saúde-doença e com a formação profissional, bem como da própria estruturação da saúde pública e dos modelos assistenciais implementados ao longo de sua história, implícita ou explicitamente dirigida para a população carente. Pressupõe, ainda, uma posição de permanente autocrítica voltada a nossa participação nesses processos, como profissionais.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Traverso-Yépez,Martha

O psicólogo e o compromisso social no contexto da saúde coletiva

Esse trabalho objetiva desenvolver uma reflexão em torno de algumas questões que vêm sendo amplamente discutidas no campo da saúde coletiva, e que se configuram como enormes desafios para gestores e profissionais de saúde ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Trata-se, não só, da mudança no perfil profissional das categorias envolvidas com o trabalho da saúde, mas principalmente da transformação de tais profissionais em agentes de mudança a partir de um compromisso social perante o ideário do sistema de saúde e seus usuários. Nesse sentido, pretende-se discutir, mais especificamente, o lugar da psicologia e as práticas realizadas no campo da assistência pública à saúde e seus desdobramentos em termos do compromisso social hoje almejado para a categoria. Para tanto, serão tomados como eixos de análise os resultados de duas investigações realizadas com psicólogos que trabalham na rede básica de saúde das cidades de Natal/RN e Teresina/PI.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Dimenstein,Magda

Espaços, práticas: o que há de novo na psicologia no Rio Grande do Norte?

Nos últimos anos, os estudos acerca da realidade da profissão de psicólogo no Brasil têm registrado o que se convencionou denominar de tendências emergentes nos campos de trabalho, com novos locais e práticas inovadoras. O objetivo deste estudo foi, a partir do levantamento dos locais nos quais os psicólogos norte-riograndenses estão inseridos e das atividades neles desenvolvidas, analisar o quadro do estado com relação às mudanças em curso na Psicologia. Um questionário semi-estruturado foi aplicado a 310 dos 631 psicólogos regularmente inscritos no CRP-13/Seção RN. Os principais resultados mostram que: (a) embora haja registros de locais antes não ocupados pelos psicólogos do estado, há uma concentração dos profissionais nos locais tradicionais; (b) as atividades desenvolvidas tanto nos "novos" locais quanto nos "convencionais" são aquelas consagradas pela prática tradicional. São levantadas algumas hipóteses explicativas para esse quadro e a situação do estado no que diz respeito às chamadas inovações na Psicologia.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Yamamoto,Oswaldo H. Câmara,Rosa Angélica Silva,Fabiana Lima Dantas,Candida Maria B.

Oralidade, um estado de escritura

A proposta deste artigo é uma reflexão sobre o tratamento dado à oralidade na educação infantil. Tomou-se, como referência, a forma como os contos de fadas são apresentados aos alunos, pêlos professores. Foi analisada a abordagem dada pelo Referencial Curricular para Educação Infantil (1998) à linguagem oral e escrita, bem como trechos de entrevistas realizadas com professores de educação infantil, em uma cidade do interior paulista, como parte de uma pesquisa que resultou na dissertação de Mestrado da autora. Como resultados, percebemos que a escola, em sua função alfabetizadora e por acreditar que as crianças provêm de um meio sócio-cultural desfavorecido, valoriza a linguagem escrita e despreza a oralidade, que perde sua função auxiliar na construção simbólica da criança, o que facilitaria o próprio processo de alfabetização.

Inter-relação de conteúdos na construção do conhecimento por conflito cognitivo

O trabalho estuda a problemática da transferência, em situação experimental, de aprendizagem por conflito cognitivo, abordando o aspecto maturacional, o gênero e a influência de diferentes seqüências de aprendizagem de conteúdos. Foram formados aleatoriamente quatro grupos (16; 21; 20 e 18 sujeitos), homogêneos em relação à idade. Os sujeitos foram submetidos a sessões de intervenção nos conteúdos de formas parcialmente escondidas (FPE) e de eqüidistância (EQ), por intermédio da técnica do conflito cognitivo. Um grupo recebeu intervenção em FPE; outro em EQ; o terceiro grupo em FPE e depois em EQ; e o quarto em EQ e depois em FPE. Foram realizadas três sessões individuais com duração média de 30 minutos. Todos os sujeitos passaram por pós-testes, imediatamente ao final da última intervenção e trinta dias após o primeiro pós-teste, em três provas, quais sejam: formas parcialmente escondidas, eqüidistância e posições possíveis dos dados, em seqüências aleatórias. Três aspectos devem ser ressaltados, dos resultados obtidos nos experimentos: a maturação e o gênero mostraram exercer um papel na aprendizagem; houve mudanças no desempenho dos sujeitos em relação a um conteúdo não ensinado, sugerindo a ocorrência de transferência; houve superioridade de uma situação experimental sobre a outra.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Martinelli,Selma de Cássia Sisto,Fermino Fernandes

Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola

Existem várias maneiras de se conceberem os objetivos da pré-escola e a forma como o professor deve conduzir as atividades. Como tais concepções se articulam na prática? Durante o ano letivo de 1996, observamos as atividades de uma turma de 22 pré-escolares (4 a 6 anos) da rede particular de ensino, registrando os procedimentos, os conteúdos e a duração de cada uma delas. Atividades estruturadas ocuparam cerca de metade do tempo em todos os meses. Dentre estas, as de cópia; pintura, recorte e colagem, desenho livre e dirigido foram as que ocuparam mais tempo. Conteúdos relacionados à escrita e à sociedade foram enfatizados, em detrimento daqueles relacionados à Matemática e, especialmente, à Natureza. Inferimos destas práticas uma concepção de pré-escola cujo objetivo é preparar para a alfabetização, concebida como a transmissão de um código de transcrição. A ênfase nos aspectos gráficos, no ensino das letras e números dificulta a inclusão desses aspectos em contextos de comunicação real.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Alves,José Moysés Maués,Aldenise de Souza Sant’Ana,Izabella Mendes Alves Júnior,Miguel Henrique Ribeiro Duarte,Líliam de Fátima Miranda Santos,José Guilherme Wady Souza,Christianne Thatiana Ramos de

A influência do vídeo de informação adicional em pacientes submetidas à mastectomia: o estudo da ansiedade

A ansiedade é um sintoma de alta incidência nos pacientes durante o tratamento dos casos de câncer. No câncer de mama, os quadros ansiosos podem aparecer em conseqüência do próprio diagnóstico ou imediatamente após à cirurgia mutiladora. Este trabalho traz os primeiros resultados de uma pesquisa em andamento, elaborada para investigar os possíveis efeitos de um procedimento moderno de informação na avaliação da percepção de dor de pacientes submetidas à mastectomia no Serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Uma amostra de 22 pacientes foi estudada segundo o delineamento experimental clássico, com dois grupos. O vídeo de informação foi apresentado no período pré-operatório apenas ao grupo experimental. Ambos os grupos foram avaliados em termos de traço e estado de ansiedade, através do Inventário de Ansiedade Traço e Estado (IDATE). Os resultados revelaram aumento dos índices de Estado de Ansiedade no grupo controle na comparação pré e pós-operatória. Esses achados parecem indicar a utilidade do vídeo de informação com vistas ao bem-estar das pacientes. Sugere-se, entretanto, o aumento da amostra da pesquisa para a melhor avaliação das tendências encontradas.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Medeiros,Roberto Henrique Amorim de Nunes,Maria Lúcia Tiellet

Informações contidas nos manuais de testes de inteligência publicados no Brasil

O objetivo do presente estudo foi analisar a presença de informações relativas aos dados de identificação e aos dados de aplicação e de avaliação, nos manuais dos testes psicológicos. Foram verificados vinte e um testes de inteligência. Cada instrumento foi submetido a uma análise individual, com base em critérios de um questionário para avaliar a qualidade dos testes usados na Espanha (Prieto & Muñiz, 2000). Os resultados revelaram que alguns testes não possuem, nos seus manuais, informações como data de publicação, nome do autor ou bibliografia.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Noronha,Ana Paula Porto Sartori,Fernanda Argentini Ottati,Fernanda Freitas,Fernanda Andrade

Exus e Pombas-Giras: o masculino e o feminino nos pontos cantados da umbanda

O presente trabalho tem como objetivo a caracterização dos Exus e Pombas-Giras, através dos pontos cantados da Umbanda, considerando aspectos que remetem a uma configuração mais ampla de componentes do imaginário social brasileiro. Foram submetidas à Análise de Conteúdo 221 letras de pontos de Exu e Pomba-Gira. Os pontos de Exu contêm maior freqüência de menções relacionadas à descrição de poder e funções atribuídas a essa entidade (31,6% das respostas) e à sua identificação e saudação (22,4%). Os pontos de Pomba-Gira apresentam mais freqüentemente a descrição de poder/funções atribuídas (30,23% das respostas) e a caracterização da entidade (30,23%). Os resultados possibilitam relacionar as características das entidades aos papéis socialmente esperados de homens e mulheres. Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho. Os dados remetem a uma análise que procura a articulação entre fatores raciais e de classe social presentes na sociedade brasileira e as características definidoras das entidades, identificadas nos pontos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Nascimento,Adriano Roberto Afonso do Souza,Lídio de Trindade,Zeidi Araújo

A orientação profissional como rito preliminar de passagem: sua importância clínica

Este estudo se propõe a analisar a orientação profissional como uma perspectiva de trabalho mais ampla. Os autores demonstram que a orientação profissional pode, dentro de uma abordagem clínica, ser entendida como uma representação moderna dos antigos rituais de passagem, servindo como elemento auxiliador no amadurecimento do indivíduo, que parte do "mundo infantil", visando à entrada no "mundo adulto". A orientação profissional pode ter a função de atuar como um ritual moderno, objetivando a promoção da saúde, e permitindo ao jovem vivenciar experiências primordiais que gradativamente foram sendo postas de lado pela civilização.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Silva,André Luiz Picolli da Soares,Dulce Helena Penna

Um espaço para o desenvolvimento interpessoal no trabalho

Este é o relato da experiência de um estágio curricular na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizada numa instituição pública. O objetivo era criar um espaço no local de trabalho para tratar de temas que possibilitassem o desenvolvimento interpessoal dos indivíduos, como: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, educação permanente e qualificação profissional, saúde e trabalho, tempo livre e aposentadoria. Foram compostos três grupos de funcionários do nível operacional e foram realizados seis encontros com cada um, ao longo do ano letivo de 2000. Os relatos dos participantes indicam que os encontros foram produtivos para o desenvolvimento interpessoal.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Rodrigues,Rosângela Rocio Jarros Imai,Rosy Yuri Ferreira,Wanessa de Freitas

Orientação à queixa escolar

Trata-se de um trabalho de atendimento a crianças e adolescentes com queixas escolares, como, por exemplo, baixo rendimento e indisciplina em sala de aula. Parte-se da crítica à abordagem da Psicologia clínica tradicional, que exclui a escola da produção de tais queixas. Através de um processo breve e focal, que busca trabalhar com todos os envolvidos na rede de relações em que essas queixas se engendram, têm-se movimentado situações cristalizadas, despatologizado diversas crianças e famílias e evitado longos tratamentos psicoterápicos desnecessários.

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2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Freller,Cíntia Copit Souza,Beatriz de Paula Angelucci,Carla Biancha Bonadio,A. N. Dias,Andrea Costa Lins,Flávia Ranoya Seixas Macêdo,Teresinha Elisete Coiahy Rocha de