Repositório RCAAP
Sobrecarga de familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial
O presente artigo objetiva identificar a sobrecarga experienciada pelo familiar responsável pelo cuidado direto de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial do Interior Paulista, a partir de um roteiro semi-estruturado que abordava dados de caracterização dos familiares, sua história de vida e temas relacionados ao adoecimento psíquico do usuário. Foram realizadas entrevistas com nove familiares, com idades entre 28 e 80 anos, sendo 8 do sexo feminino, no geral, mães de usuários. O material foi submetido à análise qualitativa e houve a formação de categorias temáticas que indicaram a presença de sobrecarga emocional, prática e financeira no cotidiano dos familiares entrevistados. A importância da rede de apoio é destacada no momento da crise. Ressalta-se a idade elevada dos cuidadores como dado a ser considerado pelas equipes de serviços abertos de saúde mental, mediante as atuais políticas públicas que delineiam o cuidado ao portador de sofrimento mental no meio sócio-familiar.
2022-12-06T15:50:15Z
Pegoraro,Renata Fabiana Caldana,Regina Helena de Lima
A participação do pai nos cuidados da criança, segundo a concepção de mães
Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção das mães a respeito do cuidado paterno em famílias em situação de risco psicossocial, comparando famílias que mantêm seus filhos na creche e famílias cujas crianças aguardam por vaga. Foram realizadas entrevistas com 30 famílias, gravadas em audiocassete e transcritas, as quais continham dados de identificação e questões abertas referentes à família e ao cuidado. Nas entrevistas, as questões abertas foram analisadas segundo o método de análise de conteúdo temático. Para as perguntas fechadas pontuou-se a freqüência de ocorrência de respostas, com o objetivo de caracterizar os elementos específicos da participação do pai. As mães descreveram as atividades que seus companheiros realizavam com os filhos (sair, brincar, conversar e cantar), mas nem todas consideram-nas como atividades de cuidado. Constatou-se que o pai aproveita diferentemente da mãe o tempo que passa com as crianças.
2022-12-06T15:50:15Z
Crepaldi,Maria Aparecida Andreani,Grace Hammes,Patrícia Simone Ristof,Clarissa Dionísio Abreu,Sandra Ribeiro de
Vínculos e redes sociais em contextos familiares e institucionais: uma reflexão conceitual
Propõe-se uma reflexão conceitual sobre os conceitos de vínculo e rede social. São resumidos quatro trabalhos que utilizam esses conceitos e discutidas suas convergências e divergências. Carvalho sintetiza estudos sobre vínculo na interação criança-criança. Sampaio problematiza a vinculação entre crianças de rua e educadores. Rabinovich relata observações de famílias em uma comunidade quilombola. Bastos reflete sobre redes sociais com base no discurso de mães em grupos de encontro. A comparação dessas pesquisas em termos dos conceitos de vínculo e rede social indica a conveniência de explicitação dos seus sentidos em cada caso, para permitir diálogo entre enfoques diversificados sobre as relações humanas.
2022-12-06T15:50:15Z
Carvalho,Ana M. A. Bastos,Ana Cecília S.B. Rabinovich,Elaine P. Sampaio,Sonia M. R.
Desenvolvimento da sensibilidade ao contraste para freqüências espaciais em crianças
O objetivo deste trabalho foi mensurar a função de sensibilidade ao contraste (FSC) para freqüências espaciais na faixa de 0,25 a 2cpg em crianças (4, 5, 6 e 7 anos) e adultos jovens. Foram estimados limiares de contraste para 25 participantes (vinte crianças e cinco adultos jovens), utilizando-se o método psicofísico da escolha forçada e nível baixo de luminância. Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal e se encontravam livres de doenças oculares identificáveis. Os resultados mostraram que a FSC de crianças de 4, 5, 6 e 7 anos melhora significativamente com a idade e que a FSC de crianças de 7 anos é mais baixa do que a de adultos jovens. Estes resultados sugerem que o desenvolvimento da percepção visual de contraste para estímulos de grade senoidal aumenta gradualmente, prolongando-se além dos 7 anos.
2022-12-06T15:50:15Z
Santos,Natanael Antonio dos França,Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos
Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência
Com o objetivo de conhecer modos de se expressar de estudantes de Odontologia em relação às pessoas com deficiência, foi aplicado um questionário aberto contendo exemplos de situações inclusivas, antes e após um módulo de ensino sobre pacientes especiais. As respostas foram categorizadas em: polarização positiva (ex: aprovação), negativa (ex: pena) ou sem polarização, fazendo-se distinção entre foco na pessoa e nas ações inclusivas. Os resultados indicaram totais mais altos para categorias com polarização positiva e aumento desses valores após o módulo de ensino, e foco predominante na pessoa. Discute-se a importância da formação dos estudantes de odontologia para atuação com pacientes especiais, assim como a contribuição da área de ciências humanas.
2022-12-06T15:50:15Z
Moraes,Antonio Bento Alves de Batista,Cecilia Guarnieri Lombardo,Ivani Horino,Letícia Enya Rolim,Gustavo Sattolo
Dinâmica das relações em famílias com um membro portador de dermatite atópica: um estudo qualitativo
A dermatite atópica é uma doença alérgica de pele que atinge cada vez mais pessoas a cada ano, o que acaba por exigir mais pesquisas para minimizar seu impacto social. É reconhecida a presença de fatores psicológicos no curso deste quadro, especialmente do estresse e da ansiedade, que agem sobre o funcionamento do sistema imune; esta influência dos aspectos emocionais caracterizaria a dermatite atópica como quadro psicossomático. Investigaram-se qualitativamente, a partir de uma entrevista semi-estruturada, as vivências de três famílias em relação à dermatite atópica e elementos da dinâmica familiar com um membro portador desse quadro, a saber, um dos filhos. As famílias relataram que a dermatite atópica trouxe prejuízos psicológicos e sociais importantes, e a dinâmica familiar influencia e é influenciada pela freqüência e intensidade dos sintomas, pelo acréscimo de estresse, além de interferir nas comunicações familiares e relacionamento entre os membros.
2022-12-06T15:50:15Z
Ferreira,Vinícius Renato Thomé Müller,Marisa Campio Jorge,Hericka Zogbi
Moralidade e sociabilidade em Frankl: um norte para superação da violência
O presente texto tem por finalidade apresentar, de maneira introdutória, os conceitos de violência, moralidade e sociabilidade dentro da concepção existencial-humanista de Frankl. Segundo sua concepção, a violência é um empobrecimento e uma descaracterização do humano; portanto, ela é desumanizadora. Em sua ótica antropológica humanista, a superação da violência deve ser concebida pela via da autotranscendência, isto é, por meio da superação de uma existência egoísta. É na experiência da moralidade e da sociabilidade que o homem pode desvelar o sentido que a alteridade confere à sua vida. É, portanto, sedimentando sua existência na autotranscendência que o humano encontra sua realização. Assim, o homem pode realizar suas potencialidades na autotranscendência quando encontra um sentido fora de si mesmo, no encontro autêntico com o outro que permite a sociabilidade, garante a conduta moral e ultrapassa a dimensão da violência.
2022-12-06T15:50:15Z
Moreira,Jacqueline de Oliveira Abreu,Anderson Kerley Chaves de Oliveira,Marina Clemente de
Escala de racismo moderno: adaptação ao contexto brasileiro
O objetivo do presente estudo foi adaptar a Escala de Racismo Moderno ao contexto brasileiro. Pretendeu-se conhecer sua validade de construto (estrutura fatorial) e consistência interna (Alfa de Cronbach, alfa). Contou-se com a participação de 269 sujeitos, com idade média de 21 anos (DP = 4,76; amplitude de 15 a 38), em sua maioria do sexo feminino (73,6%), solteiros (81,8%) e estudantes universitários (74%). Estes responderam a perguntas demográficas e uma bateria de seis medidas, entre as quais a Escala de Racismo Moderno, que teoricamente cobre dois fatores nítidos: negação do preconceito e ameaça aos princípios de igualdade. Coerentemente, a análise fatorial realizada permitiu identificar dois fatores que explicaram conjuntamente 32,4% da variância total, sendo interpretados como negação do preconceito (alfa = 0,71) e afirmação de diferenças (alfa = 0,74). Estes resultados são discutidos à luz de estudos previamente realizados, sugerindo-se a possibilidade de se considerar uma estrutura bifatorial para a medida do preconceito sutil na população estudada.
2022-12-06T15:50:15Z
Santos,Walberto Silva dos Gouveia,Valdiney V. Navas,María Soledad Pimentel,Carlos Eduardo Gusmão,Estefânea Élida da Silva
Metodologias feministas e estudos de gênero: articulando pesquisa, clínica e política
Este texto busca dar visibilidade ao feminismo enquanto projeto teórico-epistemológico e político e suas possíveis articulações com a pesquisa acadêmica e com a clínica feminista. Inicialmente, situamos o conceito de feminismo como movimento histórico, político e filosófico-epistemológico; apresentamos as gerações, comumente conhecidas como ondas do feminismo, apontando algumas de suas principais características e problematizações. Posteriormente, desenvolvemos considerações sobre as diferentes epistemologias, metodologias e terapias feministas. Ao final, destacamos que a falta de institucionalização dos estudos feministas e de gênero enquanto saberes legítimos e integrados aos currículos universitários revela a posição marginal que tais estudos ainda ocupam na Academia, na Pesquisa e na Clínica.
2022-12-06T15:50:15Z
Narvaz,Martha Giudice Koller,Sílvia Helena
Pesquisa e acontecimento: o toque no impensado
Intenta-se, neste texto, abrir uma janela e pensar sobre a relação da pesquisa com o conceito de acontecimento, decorrente de algumas considerações de Foucault (1992) e Deleuze (1999). Deste modo, visa-se tocar em alguns problemas importantes, tais como: a relação pesquisador/objeto, a noção de História, as revoluções do tempo e como se dá a propagação daquilo que estudamos na sociedade e em nossa própria vida. Busca-se também fazer um corpo-a-corpo com a poeira virtual que o escavar-revolver-pesquisar nos impõe quando pensamos a partir da noção de acontecimento. Acontecimentalizar a pesquisa, para Foucault, é um procedimento analítico e de produção de conhecimentos implicado com uma posição teórico-política de desnaturalização que considera o pesquisar como forma de acesso à desmultiplicação causal. Portanto, busca-se constituir uma posição de análise, isto é, perspectivar as singularidades do acontecimento, rondá-lo dia e noite para fins de adentrar-lhe a carne e romper as evidências que se assomam ao nosso olhar.
2022-12-06T15:50:15Z
Fonseca,Tania Mara Galli Kirst,Patrícia Gomes Oliveira,Andréia Machado DÁvila,Maria Fátima Marsilac,Ana Lúcia Mandelli
Famílias e projetos sociais: analisando essa relação no caso de um quilombo em São Paulo
Dentro de um estudo maior, famílias da localidade do Carmo, interior do Estado de São Paulo, foram analisadas por meio de vários instrumentos, entre os quais: anamnese da família e da criança; fotos e desenhos da moradia; entrevistas com funcionários da escola, creche e posto de saúde. O Carmo é uma localidade rural, de origem quilombola e extensa rede social de parentesco, que perdeu o seu potencial de gerar empregos na agricultura. A análise focalizou os modos de partilhar os cuidados familiares e o envolvimento com organizações não governamentais e o Poder Público, tendo sido identificados quatro tipos de família a partir dos conceitos de enraizamento e apego ao lugar: famílias desenraizada e desapegada; enraizada e apegada; enraizada e desapegada; apegada e desenraizada. A análise apontou para o modo de inserção na trama sociofamiliar como conseqüência de histórias anteriores, como um indicador de sucesso ou de fracasso das empreitadas familiares.
2022-12-06T15:50:15Z
Rabinovich,Elaine Pedreira Bastos,Ana Cecília de Sousa
Comportamentos e práticas educativas maternas em famílias de mães solteiras e famílias nucleares
O presente estudo investigou as eventuais diferenças nos comportamentos e práticas educativas maternas e no comportamento infantil entre famílias de mães solteiras e famílias nucleares. Participaram da pesquisa quatorze famílias, das quais sete de mães solteiras (mãe-criança) e sete de mães casadas (mãe-pai-criança), selecionadas em hospitais e unidades de saúde de Porto Alegre. Estas famílias foram emparelhadas conforme idade, escolaridade e nível socioeconômico. Foi utilizada uma sessão de observação da interação familiar durante um almoço realizado na casa dos participantes, quando as crianças tinham de 30 a 36 meses de idade. Os comportamentos e práticas educativas maternas e os comportamentos infantis foram examinados através de um protocolo envolvendo diversas categorias. O Teste de Mann-Whitney não revelou diferenças significativas entre as famílias para as categorias examinadas. Os resultados sugerem que as configurações familiares investigadas não afetam, necessariamente, os comportamentos e as práticas educativas maternas, nem os comportamentos infantis.
2022-12-06T15:50:15Z
Marin,Angela Helena Piccinini,Cesar Augusto
Habilidades sociais conjugais e filiação religiosa: um estudo descritivo
O desenvolvimento e a manutenção do repertório social são influenciados por múltiplos fatores, aí se incluindo crenças e normas. A influência religiosa sobre comportamentos sociais ocorre em diferentes contextos, inclusive o conjugal. Avaliou-se neste estudo a relação entre filiação religiosa e habilidades sociais de 74 casais, divididos em três grupos (católicos, presbiterianos e sem filiação) que responderam ao Inventário de Habilidades Sociais Conjugais, preencheram uma ficha de dados pessoais, um questionário sobre conhecimento doutrinário e um sobre a relação estabelecida entre ensinamentos da Igreja e habilidades conjugais. Os resultados mostraram que: 1) não houve diferença entre os grupos nos indicadores de habilidades, nem na influência de variáveis relacionadas às práticas religiosas; 2) muitas associações relacionavam habilidades sociais conjugais a conceitos cotidianos sobre relacionamento conjugal mais do que a ensinamentos doutrinários; 3) presbiterianos foram mais enfáticos ao associar habilidades a ensinamentos doutrinários. Concluiu-se que os ensinamentos religiosos não constituem fator determinante de habilidades sociais conjugais.
2022-12-06T15:50:15Z
Villa,Miriam Bratfisch Del Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Prette,Almir
Problemas de comportamento exteriorizado e as relações familiares: revisão de literatura
Pesquisadores têm estudado as relações familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado, sobretudo, por suas implicações no desenvolvimento humano, ao longo do curso de vida. Os fatores de risco que contribuem para o surgimento e manutenção desses problemas estão relacionados às características da criança, aos processos familiares e às influências dos pares, comunidades e escolas. Neste artigo, discutimos, brevemente, a influência das relações parentais e conjugais em famílias de crianças pré-escolares com problemas de comportamento exteriorizado. No primeiro caso, ênfase é dada às práticas parentais e ao nível de estresse parental; no que tange às relações conjugais, destaque é dado aos padrões de interação em famílias casadas e recasadas e suas possíveis implicações nas relações parentais. Por fim, tecemos algumas considerações a respeito do papel da cultura no desenvolvimento de problemas de comportamento exteriorizado e da necessidade de investigar este tipo de problema sob a perspectiva do desenvolvimento humano.
2022-12-06T15:50:15Z
Szelbracikowski,Adriane Corrêa Dessen,Maria Auxiliadora
Concepções de pais e mães sobre comportamento paterno real e ideal
O objetivo geral da presente pesquisa foi identificar características da concepção de mães e pais sobre comportamento paterno real e ideal. Participaram do estudo 30 casais (média de 33 anos) com pelo menos um filho na faixa de 3 a 6 anos. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de escalas de estilo paterno, em que os respondentes avaliam o comportamento do pai em termos reais e ideais. Através da análise quantitativa dos dados, constatou-se que não houve diferença significativa na concepção de mães e pais sobre o que seria o comportamento paterno ideal; contudo, em termos reais, existe a tendência de o pai avaliar sua participação como mais efetiva do que imagina a mãe. Por fim, ambos consideram que o ideal de comportamento paterno está distante do real nos aspectos didáticos e de interação social, mas não em relação à disciplina.
2022-12-06T15:50:15Z
Prado,Alessandra Bonassoli Piovanotti,Marcelo Richar Arua Vieira,Mauro Luís
Transmissão intergeracional da cultura: um estudo sobre uma família mineira
O presente trabalho compreende parte de uma pesquisa de mestrado em parceria com uma pesquisa sobre câncer de mama e história familiar que vem sendo realizada há sete anos no Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir de dados clínicos fornecidos por uma das famílias voluntárias da pesquisa da UFJF, categorias de análise como casamento, religiosidade e sexo surgiram no decorrer das entrevistas. A família Silva possui uma identidade cultural própria e típica de uma família mineira de imigrantes do meio rural. Realizamos uma pequena análise sobre as vicissitudes da tradição do mundo contemporâneo em face da transmissão intergeracional da cultura enraizada em valores de sustentação.
2022-12-06T15:50:15Z
Lisboa,Aline Vilhena Féres-Carneiro,Terezinha Jablonski,Bernardo
Um estudo das relações interpessoais em famílias com farmacodependentes
Este estudo tem como objetivo evidenciar as implicações dos padrões de humor na manutenção do ciclo da drogadicção nos sistemas familiares com dependentes químicos, tendo como pressupostos as correlações entre drogadicção e transtornos de humor. Consideramos importante investigar como os padrões de depressão e mania afetam e são afetados, recursivamente, pelo sistema familiar com membro adicto. Apresentamos um estudo de caso de terapia familiar estrutural e estratégica de uma família com um membro adicto. Analisamos os resultados deste estudo focando a atenção nos dados que estes modelos de terapia possibilitam e nas categorias descritivas de padrões de humor criadas por Stierlin, Weber, Schmidt e Simon (1986), que trabalharam com famílias com transtornos de humor. Esta pesquisa colaborou para ampliar nossa visão sobre os diversos fatores que podem influenciar na manutenção da dependência de drogas nos sistemas familiares com membro adicto.
2022-12-06T15:50:15Z
Silva,Jair Lourenço Macedo,Rosa Maria S. Derntl,Alice Moreira Bergami,Nancy Benedita Berrueso
Largada pelo marido! O estigma vivido por mulheres em Tianguá-CE
Este artigo descreve um estudo sobre a vivência de rompimento do casamento de mulheres deixadas por seus maridos. Teve como objetivo compreender como mulheres de Tianguá - CE - Brasil vivenciavam a ruptura da relação, descrevendo os fatores reconhecidos como agentes do rompimento da relação amorosa. A partir da experiência vivida morando em Tianguá, nossa hipótese era que essas mulheres vivenciavam o rompimento como uma experiência estigmatizada de desestruturação de sua vida pessoal. Utilizando a metodologia fenomenológica crítica com base na filosofia de Merleau-Ponty, realizamos entrevistas semi-estruturadas com 15 mulheres, com idade entre 25 e 35 anos, que haviam morado com o parceiro e com ele tinham filhos e cuja relação marital tinha se rompido havia pelo menos dois anos. Os resultados confirmaram nossas suspeitas: as mulheres colaboradoras deste estudo se sentiam estigmatizadas, encontrando no corpo um aparato para as emoções que expressavam sua dor e reconhecendo-se como incompetentes e discriminadas pela cultura patriarcal local.
2022-12-06T15:50:15Z
Moreira,Virginia Guedes,Dilcio
Resiliencia en niños enfermos crónicos: aspectos teóricos
El presente trabajo examina cuestiones relacionadas a la enfermedad crónica, el desarrollo infantil y la resiliencia. La resiliencia es un concepto evolutivo y de la salud que se refiere a la capacidad de adaptación positiva de niños, jóvenes y adultos frente a circunstancias adversas y de riesgo, como es la enfermedad crónica pediátrica. Actualmente existen pocos estudios sobre el tema, pero las evidencias revelan que niños enfermos crónicos se adaptan de una manera superior a la que se esperaría. Por otro lado, algunos niños enfermos presentan desajustes emocionales y de conducta. El estudio de la resiliencia relacionada con la enfermedad crónica pediátrica significa un cambio de perspectiva en el campo de la salud ya que enfoca el desarrollo positivo del niño. La aplicación práctica de los conocimientos para promover la resiliencia todavía es un desafío para los profesionales de la salud.
2022-12-06T15:50:15Z
Castro,Elisa Kern de Moreno-Jiménez,Bernardo
Coping e gênero em adolescentes
Este estudo avalia a associação entre bem-estar psicológico e estratégias de coping nos gêneros masculino e feminino, bem como o perfil diferencial destas entre os gêneros. A amostra foi composta de 389 jovens, estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas de diferentes regiões de Porto Alegre. Os resultados evidenciam que as meninas, ao assumirem uma postura ativa na resolução dos problemas, apresentam maior bem-estar psicológico. Já os meninos apresentam melhor bem-estar na medida em que buscam pertença e procuram amigos íntimos e ajuda profissional. A análise do perfil diferencial entre os gêneros em relação às estratégias de coping nos permite identificar uma função discriminante composta por 9 variáveis, que se distribuem diferencialmente de acordo com a utilização de estratégias referentes a papéis de gênero socialmente construídos.
2022-12-06T15:50:15Z
Câmara,Sheila Gonçalves Carlotto,Mary Sandra