Repositório RCAAP
Individual differences in energy-tension cycle and self-regulation of mood
The theory of mood proposed by Thayer is examined in a sample of Spanish psychology students (N = 176). Results showed the existence of a circadian pattern of energy and tension levels, individual differences, such as gender, circadian type (morningness or eveningness), and some possible cross-cultural differences, though energy levels in American and Spanish samples were similar. Data also indicated differences in the assessment and interpretation of personal problems in relation to mood: according to energy level and mood, everyday problems and stress situations are interpreted in different ways. Finally, the results showed different manners in which people regulate mood. Implications for intervention and future research are discussed.
2022-12-06T15:50:15Z
Garrosa,Eva Moreno-Jiménez,Bernardo Benadero,María Eugenia Morante Rodríguez-Carvajal,Raquel
Publicação e avaliação de periódicos científicos: paradoxos da avaliação qualis de psicologia
A avaliação de periódicos Qualis para monitoramento dos programas de pós-graduação gerou grande repercussão na comunidade científica, suscitando questionamentos sobre o modelo. Nosso objetivo é fazer uma metaavaliação sobre esse processo de avaliação das revistas de Psicologia. Foram consultados editores de Psicologia (38 respondentes, questionário enviado por e-mail), bibliotecários envolvidos com avaliação de periódicos (5 participantes, entrevistas semi-estruturadas) e pesquisadores que participaram/participam da Comissão de Avaliação CAPES/ANPEPP (7 respondentes, questões abertas via e-mail). Os principais aspectos apontam para divergência entre os atores envolvidos quanto à adequação do modelo para retratar a realidade editorial da área e em relação aos critérios adotados; reconhecimento da melhoria das revistas; indicação de que esse modelo de avaliação não aprecia a qualidade da revista. Uma vez considerado esse processo de avaliação como contribuição para o progresso científico, há que construir alternativas para um modelo capaz de fornecer respostas adequadas às demandas da comunidade científica.
2022-12-06T15:50:15Z
Costa,Ana Ludmila Freire Yamamoto,Oswaldo Hajime
A questão do método na psicologia
Do ponto de vista da experiência do pensamento, nossa intenção é discutir a questão do método em psicologia e mostrar que não há independência entre método, questão e teoria. Em rigor, há questões metodológicas no enfrentamento do conhecimento da realidade.
2022-12-06T15:50:15Z
Furlan,Reinaldo
Contemporaneidade: uma psicopatia americana?
A herança recebida pela contemporaneidade inclui, entre outras características, a racionalidade, as normatizações, a influência da ciência, certa busca por legitimações e uma valorização das permanências. O objetivo deste artigo é questionar alguns desses conceitos tão arraigados no Ocidente utilizando recortes do livro "O psicopata americano", de Bret Easton Ellis, como ilustração e ponto de partida para refletir acerca de alguns aspectos. A tendência a diagnósticos individuais e a busca por anomalias que sejam respostas a questionamentos de uma sociedade que não se responsabiliza pelas margens que estipula, demonstram a compreensão de que o mal pode e deve ser controlado em favor da cidadania dos considerados normais. Questionar, refletir e se responsabilizar é princípio de mudanças sociais para além da simples repressão do diferente; e perceber que há um pouco deste diferente em cada um é repensar os papéis determinados socialmente.
2022-12-06T15:50:15Z
Martins,Simone
Bergsonismo, psicologia e liberdade
Examina-se neste ensaio o conceito bergsoniano de liberdade. Essa análise passa pelo exame do conceito de grandeza intensiva e pela discussão das teses deterministas e indeterministas. Mas é na descrição do sentimento da graça que se pode encontrar o paradigma da experiência da liberdade. Sugere-se que o tratamento bergsoniano da liberdade lança um desafio de caráter epistemológico à psicologia científica: apresentar-se como psicologia estética, isto é, uma psicologia que resgataria o saber sensível e assumiria uma posição crítica com respeito ao pensamento intelectual. Diante dessa provocação, resta indagar: a psicologia estaria pronta para pensar a ciência como uma arte?
2022-12-06T15:50:15Z
Laurenti,Carolina
Uma concepção psicanalítica de personalidade: teoria das relações objetais de Fairbairn
Este artigo tem como propósito maior desenvolver a idéia de que a teoria das relações de objeto, introduzida no movimento psicanalítico em oposição à teoria da sexualidade como base da constituição psíquica, significou uma radical mudança na concepção psicanalítica dos sujeitos. Tal mudança se expressa no abandono da pulsionalidade como fundamento subjetivo em direção à apreensão e compreensão dos sujeitos como personalidade, isto é, algo substantivamente estruturado. Metodologicamente, opta-se pela análise e exposição da principal obra de Willian Ronald D. Fairbairn (1889-1964), tomada como paradigmática das teorias das relações de objeto. Busca-se expor a evolução do pensamento fairbairniano, desde seus estudos sobre a esquizoidia - e a contradição que isso trouxe para a teoria da libido da época - até as modificações e superações que o autor se propõe a realizar na teoria psicanalítica em função da concepção da meta libidinal como sendo o objeto.
2022-12-06T15:50:15Z
Celes,Luiz Augusto M. Alves,Karen Cristina Martins Santos,Ana Caroline Galli dos
Gestação e a constituição da maternidade
Na gravidez ocorrem mudanças biológicas, somáticas, psicológicas e sociais que influenciam a dinâmica psíquica individual e as demais relações sociais da gestante, e maneira como ela vive estas mudanças repercute intensamente na constituição da maternidade e na relação mãe-bebê. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi investigar os sentimentos das gestantes sobre a maternidade, com destaque para a relação entre o período gestacional e a constituição da maternidade. Participaram do estudo 39 gestantes primíparas, entre 19 e 37 anos, no terceiro trimestre de gestação. A análise de conteúdo qualitativa das entrevistas mostrou que as gestantes passaram por importantes transformações corporais, pessoais e interpessoais durante a gestação e vivenciaram intensos sentimentos em relação ao tornar-se mãe. Os achados sugerem que na gestação o processo de constituição da maternidade está em intenso desenvolvimento, assim como o próprio exercício ativo do papel materno.
2022-12-06T15:50:15Z
Piccinini,Cesar Augusto Lopes,Rita Sobreira Gomes,Aline Grill De Nardi,Tatiana
As teorias sexuais infantis na atualidade: algumas reflexões
O trabalho tem por objetivo retomar a concepção freudiana da sexualidade infantil, discutindo seu valor estruturante na constituição da subjetividade da criança. Ao demonstrar como Freud enfatiza a noção de uma construção subjetiva que é fundada a partir da relação com o outro, o texto subverte a noção de cronologia presente nas etapas do desenvolvimento psicossexual para ressaltar o fator infantil presente e inerente à condição humana.
2022-12-06T15:50:15Z
Zornig,Silvia Maria Abu-Jamra
Tensões cotidianas na transição da primeira série: um enfoque de desenvolvimento
Tensões cotidianas na transição da 1ª série do ensino fundamental são o foco deste artigo. Seu objetivo é formular, com base no conhecimento disponível sobre estresse psicossocial na infância, um esquema teórico para gerar hipóteses e integrar resultados de pesquisas sobre o estresse da transição, em uma perspectiva de desenvolvimento. O texto está subdividido em três seções. A primeira focaliza o estresse psicossocial na infância, em quatro áreas de pesquisa: relação entre estresse psicossocial e ajustamento; tensões cotidianas; enfoque de desenvolvimento no estudo da relação entre estresse e ajustamento; a escola como fonte de estresse. Na segunda, apresentam-se pesquisas sobre a transição da primeira série que contribuem com achados indiretos sobre o enfrentamento da transição por parte das crianças. Na última seção, apresenta-se o esquema conceitual, articulando tarefas adaptativas da transição e domínios de tensões cotidianas, com previsões sobre o impacto da transição no desenvolvimento. Temas de pesquisa são sugeridos a partir do esquema proposto.
2022-12-06T15:50:15Z
Marturano,Edna Maria
Comparação do tempo de latência entre nomeação e leitura em escolares
O objetivo desta pesquisa foi comparar o tempo de latência entre a leitura de palavras e a nomeação de figuras. Participaram 74 crianças, de 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental de escola pública, sem queixas de alterações no desenvolvimento e sem dificuldades escolares. Foram aplicadas provas de leitura e de nomeação, com estímulos equivalentes. O tempo de latência, referente ao tempo entre a apresentação do estímulo e o início da produção oral, foi registrado por meio de um programa computacional. Os resultados apontaram para um tempo de latência maior para a nomeação do que para a leitura, em todas as séries. A diferença entre as séries foi observada apenas na leitura de palavra. As características psicolingüísticas dos estímulos afetam o processamento de palavras e de figuras de forma diferente, porém estas tarefas apresentam um ponto em comum, mais evidente no que se refere à freqüência dos estímulos.
2022-12-06T15:50:15Z
Stivanin,Luciene Scheuer,Cláudia
Sexo e gênero em revistas: uma análise preliminar de discurso
Reportagens que essencializam a diferença entre características masculinas e femininas têm obtido destaque em diversas revistas de circulação nacional, para um público leigo. Pretendeu-se, assim, problematizar a questão, discutindo algumas publicações sobre o enfoque relacional de gênero. Foram analisadas revistas veiculadas de janeiro a abril de 2005, representativas da imprensa de grande circulação, disponibilizadas na biblioteca de um colégio particular dirigidas para os alunos da quinta série do ensino fundamental até a terceira série do ensino médio. Também foram pesquisadas duas revistas direcionadas a profissionais e estudantes de Psicologia. Dentre 33 artigos encontrados, foram estudados 17 e selecionados 08 para serem submetidos à técnica de análise de discurso. Nos artigos pesquisados, percebeu-se um expressivo enfoque biológico no tratamento da temática, valorizando perspectivas médicas, neurológicas, etológicas, num viés muitas vezes psicologizante. Verificou-se também a confusão dos conceitos de sexo e gênero, dicotomizados em algumas publicações e utilizados como sinônimos em outras.
2022-12-06T15:50:15Z
Beiras,Adriano Souza,Carolina Duarte de Kaszubowski,Erikson Soares,Marina Silveira Lago,Mara Coelho de Souza
Uma contribuição ao entendimento da iniciação sexual feminina na adolescência
O início da atividade sexual com envolvimento genital acontece, em geral, durante a adolescência e, na atualidade, tem ocorrido em idades mais precoces, o que pode resultar em gestações não esperadas e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Este estudo foi realizado com o objetivo de entender alguns aspectos da iniciação sexual feminina entre adolescentes de baixa renda, grupo social mais vulnerável às suas conseqüências indesejáveis. O método utilizado foi qualitativo por meio de reuniões em grupo e entrevistas individuais semi-estruturadas, e a população alvo composta por trabalhadoras da indústria calçadista da cidade de Franca - SP. Os resultados indicam que as adolescentes com investimento afetivo familiar se apropriam mais de sua sexualidade, agem com maior proteção e não se submetem meramente à satisfação dos desejos de outrem.
2022-12-06T15:50:15Z
Taquette,Stella R. Vilhena,Marília Mello de
O corpo problematizado de uma perspectiva histórico-política
Este artigo trata da produção histórico-política dos corpos dos indivíduos nas sociedades ocidentais modernas, perspectiva mais próxima das ciências sociais e humanas, que é diversa e crítica da clássica abordagem anatômico-fisiológica predominante no domínio das ciências naturais e da medicina. Esta reflexão, apoiada no pensamento de Michel Foucault, busca desnaturalizar uma abordagem do corpo centrada em seus elementos biológicos e anatomofisiológicos, para problematizar a sua construção em termos sociais, econômicos e políticos, além de estéticos, ao longo da história.
2022-12-06T15:50:15Z
Prado Filho,Kleber Trisotto,Sabrina
O ingresso na universidade após os 45 anos: um evento não-normativo
Examinam-se neste estudo as razões que levam à decisão de ingressar na universidade na idade adulta, um evento não dependente de gradação por idade, denominado pela perspectiva do curso de vida de evento não-normativo (non-normative event). Os 40 participantes (27 F e 13 M), alunos de uma universidade particular do Centro-Oeste, com idades entre 45 e 60 anos, responderam a seis questões de uma entrevista estruturada, cujas respostas foram preenchidas pela primeira autora. Os resultados indicaram que os respondentes vivenciaram na vida adulta um período de estabilidade e que, embora conscientes das expectativas do seu ambiente quanto ao tempo e à seqüência das transições do ciclo de vida, avaliaram seus recursos pessoais, selecionaram seus objetivos e otimizaram suas capacidades de reserva antes de ingressar no ensino superior. Os resultados são discutidos à luz da perspectiva do curso de vida.
2022-12-06T15:50:15Z
Raposo,Denise Maria dos Santos Paulinelli Günther,Isolda de Araújo
Estresse e comportamento de colaboração em face do tratamento odontopediátrico
A pesquisa foi realizada no contexto da disciplina de odontopediatria em uma clínica-escola. Objetivou-se caracterizar os problemas comportamentais das crianças atendidas e as manifestações de estresse das crianças, dos seus acompanhantes e dos alunos de odontologia, além de identificar o medo diante do tratamento odontológico dos acompanhantes e as possíveis associações entre as manifestações de estresse e a colaboração das crianças em face dos procedimentos odontológicos. Participaram do estudo 110 crianças, 110 acompanhantes e 70 alunos. Procedeu-se à aplicação dos seguintes instrumentos: Escala de Estresse Infantil; Escala Comportamental A2 de Rutter; Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp; Dental Fear Survey. Constatou-se que o atendimento odontopediátrico mostrou-se permeado de manifestações de estresse por parte das crianças, acompanhantes e alunos, condição pouco favorecedora da aprendizagem dos alunos e de comportamentos de colaboração com o atendimento por parte das crianças, o que se fez presente em procedimentos de diferentes níveis de invasão.
2022-12-06T15:50:15Z
Cardoso,Cármen Lúcia Loureiro,Sonia Regina
Modelo biopsicossocial e formulação comportamental: compreendendo a cefaléia do tipo tensional
A cefaléia do tipo tensional constitui um tipo freqüente de dor de cabeça, que tende a ocasionar uma série de comportamentos de evitação, com prejuízos físicos, sociais e psicológicos aos indivíduos afetados. O presente trabalho descreve algumas contribuições do modelo biopsicossocial de saúde para a compreensão da cefaléia do tipo tensional, descreve os tratamentos mais freqüentemente oferecidos e discute as vantagens de modalidades terapêuticas que utilizam a formulação comportamental. Destaca-se a relevância da consideração de fatores psicossociais presentes nas formas mais comuns de evolução da cefaléia do tipo tensional, o que contribui para a elaboração de planos de tratamento mais eficientes e coerentes com uma proposta realmente sistêmica e idiográfica.
2022-12-06T15:50:15Z
Flores,Adriana Mayon Neiva Costa Junior,Áderson Luiz
Cenários da agressão no trânsito: a percepção que as pessoas têm de um motorista agressivo
Este estudo objetivou conhecer a percepção que as pessoas têm de um motorista agressivo e as causas atribuídas ao seu comportamento. Participaram 389 estudantes universitários, a maioria mulheres (53,8%). Estes leram os cenários de agressão no trânsito, indicando sua opinião acerca do motorista agressor (civilidade e rusticidade) e de suas motivações (interna e externa) para agir com agressividade. Posteriormente, responderam o Questionário de Agressão de Buss-Perry e a perguntas demográficas. Os resultados indicaram o motorista agressor percebido como pessoa de mais rusticidade do que delicadeza e urbanidade; contudo, na percepção dos participantes, o comportamento deste foi considerado conforme o tipo de motivação. Os respondentes com maior pontuação em agressão verbal e agressão física tenderam a minimizar a conotação negativa do comportamento do motorista agressor. Finalmente, seu comportamento foi julgado como mais internamente determinado quando se tratava de alguém do sexo masculino e jovem. Estes resultados são consistentes com os da literatura.
2022-12-06T15:50:15Z
Gouveia,Valdiney V. Diniz,Pollyane K. C. Medeiros,Emerson Diógenes de Cavalcanti,Jane Palmeira Nóbrega Gouveia,Rildésia S. V.
A importância do treino de comunicação na terapia comportamental de casal
A modificação da interação entre os parceiros e o treino de resolução de problemas foram aspectos importantes desde o início do movimento da terapia comportamental de casal. Entretanto, o treino de comunicação sempre se destacou por possibilitar que os parceiros mudem o processo central de negociação do relacionamento, de enfrentamento de problemas e de convivência em geral. Destarte, esse aspecto é potencialmente forte e capaz de influenciar outros fatores relevantes na terapia de casal. Analisando detalhadamente como oficinas de comunicação foram conduzidas desde o início histórico da terapia comportamental de casal, percebe-se quanto esse procedimento continua atual dentro da filosofia contextualista da nova onda da terapia comportamental integrativa de casal. O presente artigo destaca assim o treino de comunicação como ingrediente essencial da abordagem comportamental de casal.
2022-12-06T15:50:15Z
Silva,Lucilene Prado e Vandenberghe,Luc
Mini-mac - escala de ajustamento mental para o câncer: estrutura fatorial
Trata-se de estudo da estrutura fatorial da escala Mini-MAC, que mede o ajustamento mental dos pacientes ao câncer. Após análise semântica, a escala foi aplicada em 283 pacientes de um hospital universitário com diferentes tipos e estádios da doença que possuíam idade média de 54 anos. Confirmada a fatorabilidade da amostra (KMO = 0,88), os dados foram submetidos à análise dos componentes principais, rotação oblíqua, dada a interdependência entre os fatores. Foram mantidos sete fatores com valores próprios maiores que 1,0. Apenas dois fatores possuíam índices de fidedignidade satisfatórios ("Preocupação Ansiógena" com "Alpha de Cronbach" de 0,87 e "Desamparo/Desesperança" com "Alpha" de 0,74), reunindo 13 itens com cargas fatoriais maiores ou iguais a 0,40 e explicavam 30% da variância total. Os resultados revelaram a boa qualidade psicométrica do instrumento. As diferenças entre a estrutura fatorial do instrumento original e a deste estudo podem ser atribuídas às diferenças culturais e educacionais entre as amostras.
2022-12-06T15:50:15Z
Gandini,Rita de Cássia Martins,Maria do Carmo Fernandes Pedrosa,Ecione Cristina Martins
Escalas de interesses vocacionais (EIV): construção, validade fatorial e consistência interna
O objetivo deste estudo foi construir um instrumento para avaliar seis dimensões de interesses vocacionais: realista (R), ivestigativa, atística (A), social (S), empreendedora (E) e cnvencional (C). Os itens gerados foram aplicados a estudantes de ensino médio e universitários, totalizando 857 protocolos válidos. Análises de componentes principais foram conduzidas para selecionar os melhores itens. Obteve-se uma solução de seis componentes, compatível com as expectativas teóricas, com 48 itens (8 por dimensão). A consistência interna (alpha de Cronbach) obtida para cada uma das escalas foi: R (0,83), I (0,79), A (0,78), S (0,85), E (0,74) e C (0,80). Análises das subamostras de estudantes universitários e de ensino médio feitas separadamente produziram resultados similares. Comparações específicas entre pares contrastantes de cursos universitários revelaram a capacidade das escalas para discriminar grupos-critério; portanto, há evidências de que o instrumento proposto é válido e fidedigno, podendo ser utilizado em futuras pesquisas.
2022-12-06T15:50:15Z
Teixeira,Marco Antônio Pereira Castro,Graciele Dotto Cavalheiro,Carine Viegas