Repositório RCAAP

Construção e validação da Escala de Percepção de Suporte Social

O suporte social é apontado por estudiosos de diversas áreas do conhecimento como um fator capaz de proteger e promover a saúde. Este estudo teve como objetivo construir e validar, através de análise fatorial, a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS). A versão-piloto da EPSS, composta por 29 itens, foi aplicada a 437 pessoas (72 homens e 365 mulheres) com idade média de 23,93 anos. Análises fatoriais revelaram a existência de dois fatores consistentes que explicaram 47,33% da variância total, tendo o fator 1 reunido 19 itens que condizem a suporte prático com alfa de Cronbach de 0,91, enquanto o fator 2 reuniu 10 itens de suporte emocional com alfa de Cronbach de 0,92. Os resultados forneceram evidências de ser a EPSS uma medida bifatorial, com dois fatores consistentes e precisos, podendo ser utilizada como instrumento de diagnóstico ou de pesquisa.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Siqueira,Mirlene Maria Matias

Maternidade e depressão: impacto na trajetória de desenvolvimento

O objetivo do presente trabalho é discutir o caso clínico de uma mulher em psicoterapia psicanalítica que apresentou um quadro depressivo grave no primeiro ano de vida de sua filha e reviveu esses sintomas quando esta ingressou na puberdade, movimento que demandou ajustamentos na função parental. Alguns aspectos das manifestações dos quadros da depressão e psicose puerperal são apresentados e discutidos em relação às implicações e conseqüências do estado afetivo materno e à compreensão psicodinâmica dos componentes emocionais da maternidade. Neste sentido, destaca-se a importância das vivências maternas com suas próprias figuras parentais, as vivências traumáticas na trajetória de vida e a depressão materna no período do puerpério. Considera-se necessária a ênfase no acompanhamento de crianças cujas mães tiveram episódios depressivos graves no primeiro ano de vida do bebê, assim como o acompanhamento da própria trajetória materna em face do desenvolvimento de seus filhos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Alt,Melissa dos Santos Benetti,Silvia Pereira da Cruz

Ensaio sobre desenvolvimento humano na pós-modernidade

Neste ensaio, o conceito de desenvolvimento humano na pós-modernidade apóia-se em uma filosofia pós-moderna de direitos humanos, e na modernidade apóia-se em uma filosofia moderna de direitos humanos. O Estado moderno fracassou na realização da filosofia moderna dos direitos humanos. Uma filosofia pós-moderna de direitos humanos deixa para trás a filosofia moderna de direitos humanos. Isso significa abandonar o fundacionismo ético e as grandes narrativas emancipatórias de desenvolvimento humano. Sugerimos que uma ética pragmatista da alteridade e uma política pós-moderna da alteridade podem contribuir para elaborar uma filosofia pós-moderna de direitos humanos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Abib,José Antônio Damásio

Sono, qualidade de vida e acidentes em caminhoneiros brasileiros e portugueses

Avaliaram-se os distúrbios do sono, trabalho em turnos, sonolência excessiva diurna (SDE) e qualidade de vida (QV) de 206 caminhoneiros brasileiros e 200 portugueses. Aplicaram-se a Escala de Sonolência de Epworth, o SF-36 e o PSQI. Os portugueses dormem mais nos dias de trabalho (p<0,0001) e folga (p=0,0720); os brasileiros acordam mais cedo nos dias de trabalho (p<0,0001) e folga (p<0,0001). Em Portugal há mais trabalho em turnos (37,50%). Houve distúrbios do sono em 35,40% dos brasileiros e 21,50% dos portugueses (p=0,0019); entre os brasileiros (32,00%) e os portugueses (21,00%) tinham SDE (p=0,0015). Entre os brasileiros 43,20% dirigem mais que 16h/dia; 73,50% dos portugueses consomem álcool (p<0,0001); fazem uso de anfetamina 11,10% dos brasileiros (p<0,0001). Em Portugal a QV foi melhor na saúde mental (p<0,0001) e dores (p<0,0001). No Brasil no desempenho físico (p<0,0001), vitalidade (p=0,0002) e função social (p<0,0001). É alta a prevalência de distúrbios do sono nos dois países.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Souza,José Carlos Paiva,Teresa Reimão,Rubens

Representações do trabalho entre trabalhadores informais da construção civil

O presente estudo buscou compreender as representações do trabalho entre trabalhadores informais da construção civil. Foi adotada como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Diante da complexidade do problema de pesquisa abordado, fez-se uso de múltiplas técnicas de coleta de dados: entrevistas em profundidade com oito trabalhadores e observação participante. Os resultados revelaram que o trabalho é representado como uma dimensão central na vida dos trabalhadores, subsidiando a sobrevivência material e social. Entretanto, o trabalho na construção civil foi descrito como pesado e desvalorizado, aparentando constituir-se como "último recurso" buscado para garantir a sobrevivência. Os trabalhadores reconhecem a precarização do trabalho gerada pela inserção informal, sentindo-se inferiorizados em relação aos trabalhadores formais. Tal quadro demonstra como os trabalhadores informais vivenciam um tipo de violência que lhes cerceia o usufruto de direitos constitucionalmente assegurados, excluindo-os do pleno gozo da cidadania.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Oliveira,Roberval Passos de Iriart,Jorge Alberto Bernstein

Significados de família para crianças paulistas

O presente estudo visou conhecer os significados que crianças de seis a dez anos, oriundas de diferentes camadas sociais e locais, atribuem à sua família. De desenho qualitativo, utilizou roteiro semi-estruturado de entrevista individual. As crianças foram captadas nos respectivos ambientes de vida cotidiana e constituíram três grupos com 15 participantes cada: um de crianças cujos pais tinham nível socioeducacional baixo (Ubatuba), um de crianças cujos pais tinham nível socioeducacional alto (São Paulo) e um grupo misto (Franca). Dados complementares sobre a família e local da moradia foram obtidos dos pais ou responsáveis. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Os resultados foram organizados em torno dos temas família, pai, mãe, irmãos, avós. Cuidar perpassou a significação de família. O pai foi considerado divertido e companheiro somente pelas crianças socioeducacionalmente favorecidas. Os avós foram positivamente retratados por todos participantes. Os irmãos são os membros mais presentes, sendo altamente significativos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Rabinovich,Elaine Pedreira Moreira,Lúcia Vaz de Campos

Internação psiquiátrica e ordem judicial: saberes e poderes sobre adolescentes usuários de drogas ilícitas

Este artigo analisa a internação psiquiátrica compulsória destinada a adolescentes usuários de drogas que vivem em situação de marginalidade social, a partir de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional/UFRGS, realizada em um hospital psiquiátrico público na cidade de Porto Alegre/Brasil. O objetivo do estudo é investigar como a internação psiquiátrica, nesses moldes, é produzida, levando em conta as trajetórias sociais dos adolescentes. A discussão reside em debater a internação psiquiátrica compulsória no encaminhamento de adolescentes aos serviços de saúde, pondo em questão seus efeitos no campo das políticas públicas e nos processos de subjetivação. Conclui-se que a ordem judicial nos encaminhamentos à internação psiquiátrica pode funcionar tanto como uma forma de punição aos adolescentes quanto como um meio de acesso aos serviços de saúde.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Scisleski,Andrea Cristina Coelho Maraschin,Cleci

A perspectiva estética e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia sócio-histórica

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as contribuições do campo das artes para a educação. Parte-se da constatação de que em nosso cotidiano as relações entre as pessoas são cada vez mais orientadas por razões econômicas e instrumentais. Compreende-se a escola como invadida por esta lógica e assim perde-se um espaço fundamental de interrogação, o qual é necessário para nos descobrirmos como seres autônomos, singulares e em movimento. Entende-se que a estética pode vir a ser um instrumento para a educação dos aspectos sensíveis, levando-nos a descobrir formas até então inusitadas de perceber o mundo. Dimensões das atividades artísticas - estética e expressiva - são conceituadas e passa-se, em seguida, a defender, a partir dos pressupostos da psicologia sócio-histórica, que essas dimensões contribuem para a expressão e organização da emoção e da imaginação. Finalmente, o artigo discute a proposta de oficinas, espaços de ação e reflexão, um fazer próximo à arte.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Camargo,Denise de Bulgacov,Yara Lúcia Mazziotti

Inclusão ou exclusão? Produção de subjetividade nas práticas de formação

O objetivo desse trabalho é o de colocar em análise as práticas de formação escolar no contemporâneo, através de operadores sócio-histórico-políticos que vêm contribuindo para diferentes formas de exclusão na gestão do trabalho educacional. Para isso evidenciamos os modos de funcionamento escolar característicos desde a sociedade disciplinar até a sociedade de controle. Buscamos discutir os conflitos que se instalam a partir da fragmentação individualizante atravessada na escola e os efeitos de subjetivação. A pesquisa-intervenção é apontada como um caminho investigativo possível entre psicólogos e educadores que faculta um olhar crítico sobre as dimensões de inclusão/exclusão e um devir ético-político das práticas de formação.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Rocha,Marisa Lopes da

A família no contexto da Síndrome de Down: revisando a literatura

O presente artigo tem por objetivo examinar algumas questões teóricas e achados de estudos recentes acerca do impacto da síndrome de Down sobre a família, em especial, sobre pais e mães. A literatura revisada demonstrou que o nascimento de uma criança com síndrome de Down exerce um forte impacto sobre a família, em especial sobre pais e mães, podendo gerar estresse, dificuldades de adaptação e restrições familiares. Por outro lado, alguns pais e mães relatam uma visão positiva desta convivência com seus filhos, destacando interações sincrônicas com eles, bem como uma boa adaptação às exigências e aos cuidados demandados. Ressalta-se a existência de poucos estudos a respeito do pai neste contexto, bem como a importância de programas que ajudem pais e mães em seu processo de adaptação à criança.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Henn,Camila Guedes Piccinini,Cesar Augusto Garcias,Gilberto de Lima

Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotiva

A presente pesquisa focaliza o imaginário coletivo de professores sobre a criança adotiva por meio do uso do procedimento de desenhos-estórias com tema e de narrativas psicanalíticas elaboradas pelas pesquisadoras após as entrevistas individuais. O conjunto do material foi analisado de acordo com a teoria psicanalítica dos campos, permitindo a apreensão de dois campos psicológicos não-conscientes, o abandono infantil e a infertilidade, os quais se articulam e dão origem ao campo mais abrangente da exclusão radical da pessoalidade originária da criança adotada.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Pontes,Mariana Leme da Silva Cabrera,Jaqueline Caldamone Ferreira,Marcela Casacio Vaisberg,Tânia Maria José Aiello

Viajando com jovens universitários pelas diversas brasileirices: representações sociais e estereótipos

Este trabalho teve como objetivo investigar como a visão dos estudantes sobre as naturalidades brasileiras comparece na representação social do Brasil por meio do estudo de seus estereótipos. Os dados foram coletados com a utilização da técnica de completar frases. Participaram da pesquisa 1.029 alunos do 1º ano de universidades públicas e privadas, de cinco cursos, da faixa etária de 17 a 24 anos, de ambos os sexos, de sete estados brasileiros. As respostas passaram por uma análise de conteúdo categorial temática. Elas indicaram que cerca de um terço dos jovens se recusou a dar respostas generalizantes e hierarquizantes das naturalidades, o que sugere uma visão de um único Brasil apesar de suas diferenças. Por outro lado, mesmo as respostas estereotipadas nos sugeriram um desenho interessante dos brasileiros e dos "Brasis", permitindo identificar um campo estruturado de significações, saberes e informações que expressam suas diversidades, contrastes e desigualdades.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Arruda,Angela Gonçalves,Luana Pedrosa Vital Mululo,Sara Costa Cabral

Cidadania: entre o compromisso e a indiferença: desvendando as representações sociais de universitários

O presente trabalho analisa, na perspectiva da psicologia sócio-histórica, o interesse e a participação de universitários da Universidade Estadual de Londrina em projetos voltados à construção da cidadania. Recorreu-se à análise do discurso, empregando a categoria de representações sociais. Este artigo articula as narrativas com questões teóricas essenciais à compreensão dessa temática, além de estimular o debate e tecer estratégias de sensibilização dos universitários para seu compromisso social. Nele se inserem ainda críticas à forma como o sistema capitalista e a ideologia neoliberal configuram o individualismo em nossa sociedade. A produção de sentidos, resultado da interpretação dos discursos, permite analisar a responsabilidade dessa instituição no processo de manutenção da exclusão social, resultante da intolerância com a diversidade e indiferença com as questões que afetam milhões de brasileiros.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Vieira,Camila Mugnai Barros,Mari Nilza Ferrari de

Qualidade de vida e bem-estar espiritual em pessoas vivendo com HIV/AIDS

Este estudo teve o objetivo de avaliar a qualidade de vida e bem-estar espiritual em pessoas vivendo com HIV/Aids. A amostra foi constituída de 200 pessoas vivendo com HIV/Aids (111 mulheres e 89 homens), de 19 a 67 anos, 143 sintomáticos e 57 assintomáticos. Do total, 62,5% faziam uso de terapia anti-retroviral. Os resultados apontam para a correlação significativa entre os domínios da qualidade de vida (WHOQOL-HIV bref) e bem-estar espiritual (SWBS). O domínio da qualidade de vida, espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais e a subescala bem-estar religioso apresentaram os escores mais altos. Obtiveram-se correlações altamente significativas entre os domínios da qualidade de vida física, relações sociais e espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais, e os do bem-estar religioso, bem-estar existencial e bem-estar espiritual no grupo sintomático/Aids. Discute-se a importância das variáveis religiosidade e espiritualidade no processo de resiliência e de proteção à saúde. A importância da inserção dos fatores de proteção à saúde necessita ser destacada nas pesquisas, nas intervenções do psicólogo e no planejamento de políticas públicas de saúde.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Calvetti,Prisla Ücker Muller,Marisa Campio Nunes,Maria Lúcia Tiellet

Neurobiologia da regulação emocional: implicações para a terapia cognitivo-comportamental

A regulação das emoções representa uma habilidade fundamental para a interação social, influenciando o comportamento e a expressão emocional. É objetivo deste artigo revisar os trabalhos científicos sobre as diferentes estratégias de regulação da emoção e os circuitos cerebrais subjacentes. Os trabalhos que utilizaram a estratégia de reavaliação cognitiva observaram um padrão de ativação cerebral caracterizado por uma ativação significativa do córtex pré-frontal e uma diminuição da ativação da amígdala, sugerindo que o primeiro poderia estar modulando a atividade da última. Trabalhos recentes observaram que mudanças cognitivas e comportamentais mediadas pela psicoterapia parecem levar a alterações na ativação de circuitos cerebrais envolvendo o córtex pré-frontal, e apontam para a possibilidade de modificação de associações neurais observadas em pacientes com transtornos psiquiátricos. Conclui-se que os estudos sobre a neurobiologia da regulação da emoção têm implicações potenciais para a compreensão das bases psicopatológicas subjacentes aos transtornos psiquiátricos, orientando desenvolvimentos heurísticos e clínicos.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Mocaiber,Izabela Oliveira,Letícia de Pereira,Mirtes Garcia Machado-Pinheiro,Walter Ventura,Paula Rui Figueira,Ivan Vasconcellos Volchan,Eliane

O efeito da sugestão de falsa informação para eventos emocionais: quão suscetíveis são nossas memórias?

O presente trabalho visa fornecer evidências científicas da susceptibilidade das memórias a distorção através do estudo das falsas memórias (lembranças de eventos que, na realidade, não ocorreram) para situações emocionalmente carregadas. Foi usada a versão brasileira dos instrumentos e procedimentos de Cahill, Prins, Weber, e McGaugh e adaptada por Neufeld, Brust e Stein para a investigação do efeito da emoção na memória e nas falsas memórias. O experimento investigou o efeito de sugestão de falsa informação em 138 alunos universitários. O procedimento também testou um material de sugestão de falsa informação congruente com a história na forma de um artigo de jornal. Os resultados indicam que a memória verdadeira não foi imune a erros e distorções, apesar de aparentemente ter sido auxiliada pela emocionalidade do evento. Ou seja, a sugestão de falsa informação parece ter auxiliado na discriminação dos itens sugeridos.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Neufeld,Carmem Beatriz Brust,Priscila Goergen Stein,Lilian Milnitsky

A dialética da linguagem oral e escrita no desenvolvimento das funções psíquicas superiores

O objetivo deste texto é examinar as contribuições de Vygotsky e Luria relativas à construção dos processos psíquicos superiores, porquanto estamos certos de que seus conceitos apresentam uma riqueza heurística a ser incorporada nas análises dos processos de escolarização e apropriação da escrita. Essa reflexão teve origem em trabalhos de pesquisa sobre esses processos e suas conseqüências sociais, culturais e cognitivas. As pesquisas desenvolvidas há aproximadamente 20 anos suscitaram problemas teóricos e metodológicos, dentre os quais se destaca a compreensão dos processos por meio dos quais sujeitos pertencentes a culturas tradicionalmente orais constroem referências sobre a cultura escrita, situando-se ainda como sujeitos de sua própria história. O confronto de princípios teóricos e metodológicos disponíveis no campo da psicologia e da antropologia tem sido fundamental nessa busca, acentuando a necessidade de superação das antinomias clássicas na psicologia: indivíduo e cultura, concreto e abstrato.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Gerken,Carlos Henrique de Souza

O TDAH: entre as funções, disfunções e otimização da atenção

Este artigo analisa a expansão do diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e suas controvérsias. Desde a década de 80 o TDAH tem sido descrito como uma disfunção neuropsiquiátrica que inicia na infância e continua na vida adulta. O TDAH é visto pelas autoridades médicas internacionais como um problema de ordem pública. Não obstante, apesar de sua legitimidade médica e biológica ser defendida pelo discurso neuropsiquiátrico, a polêmica ao seu redor cresce e se fortalece. Dentre os aspectos críticos do diagnóstico, nosso objetivo principal é analisar as fronteiras frágeis que ele estabelece com as funções e disfunções da atenção e sua otimização. Como diferenciar os sintomas do transtorno da atenção das queixas dos indivíduos que buscam sua otimização? Concluímos o artigo sugerindo questionamentos éticos que devem ser incorporados à clínica diagnóstica e terapêutica do TDAH.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Caliman,Luciana Vieira