Repositório RCAAP

Influência da deformação cíclica em torção na resistência à fadiga flexural dos instrumentos rotatórios de NiTi Hiflex CM, Typhoon CM e Vortex Blue

Os instrumentos rotatórios de NiTi são submetidos simultaneamente a tensões cíclicas flexurais e torcionais durante preparo de canais radiculares. As propriedades mecânicas destes instrumentos são afetadas por fatores como geometria, microestrutura, composição química da liga e tratamentos termomecânicos. Neste estudo avaliou-se a influência da deformação cíclica por torção na resistência à fadiga flexural de instrumentos Hyflex CM (HF; Coltene/ Whaladent Inc.), Typhoon CM, (TYP; Clinician´sChoice Dental Products,) e Vortex Blue (VB; Dentsply Tulsa Dental), calibre e taper 30/.06. Dez instrumentos novos de cada sistema foram ensaiados em um dispositivo de bancada para a determinação do número médio de ciclos até a fratura por fadiga (Nf), e outro grupo (n=10) foi submetido a um carregamento cíclico torcional de 20 ciclos contínuos de 0° a 180°. Após o carregamento, os instrumentos foram ensaiados até a ruptura por fadiga flexural nasmesmas condições que o controle. As superfícies longitudinais, bem como as superfícies de fratura por fadiga foram examinadas em microscópio eletrônico de varredura. Os resultados foram analisados pelo teste ANOVA ( = .05). Os instrumentos HF novos mostraram-se mais resistentes à fratura por fadiga (P < .05) seguidos por VB e TYP. Durante a ciclagem em torção, os instrumentos apresentaram redução no torque após o primeiro ciclo, com tendência à estabilização nos ciclos subsequentes. A maior queda nos valores médios de torquefoi observada nos instrumentos TYP. Após o carregamento em torção, houve redução de 20%, 39% e 45% nos valores médios de Nf dos instrumentos HF, VB e TYP, respectivamente. Trincas longitudinais, decorrentes da ciclagem torcional não foram visualizadas em instrumentos CM (HF e TYP), apenas em VB. A superfície defratura dos instrumentos HF mostrou maiores áreas de nucleação e crescimento lento de trincas. Os instrumentos avaliados, que envolvem tratamentos térmicos em sua fabricação, apresentaram comportamentos e possivelmente microestruturas distintas. Houve uma redução da resistência à fadiga após a deformação cíclica em todos os instrumentos avaliados.

Ano

2019

Creators

Túlio César Modesto Silva

Transplante alogênico de células-tronco mesenquimais induz alteração do perfil de citocinas pró e antiflamatórias e de fatores neurotróficos no tratamento da lesão espinal

O objetivo deste estudo foi comparar dois protocolos de tratamento da lesão espinal aguda com células-tronco mesenquimais criopreservadas, extraídas do tecido adiposo (CTM-AD) de ratos Lewis eGFP. Avaliou-se a expressão de marcadores de superfície, capacidade de diferenciação e viabilidade celular pré e pós criopreservação de CTM-ADsubmetidas à três meios de criopreservação com concentrações distintas de soro fetal bovino (SFB). Os resultados demonstraram que as CTM-AD não perdem sua multipotência, não modificam a expressão fenotípica e apresentam alta viabilidade celular por até 90 dias de criopreservação. Avaliou-se também os efeitos imunomodulatórios e neuroprotetores do tratamento único (grupo GI) e duplo (grupo GII) com CTM-AD alogênicas criopreservadas por via intravenosa após lesão espinal Os grupos tratados (GI e GII) foram avaliados conjuntamente com o grupo sham (GS) e controle negativo (GC) atravéz da escala de função motora (BBB), expressão dos transcriptos gênicos de interleucina-10 (IL-10), interleucina-1 beta (IL-1), fator de necrose tumoral alfa (TNF-), fator de transformação do crescimento (TGF-), fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), fator neutrófico derivado da glia (GDNF) e fator de crescimento endotelial vascular (VEGF). Adicionalmente realizou-se quantificação por imunohistoquímica do infiltrado inflamatório (anti-CD68), integridade neuronal (anti-NeuN), e ativação de astrócitos (anti-GFAP). Quando comparado ao grupo GC, os grupos tratados com CTM apresentaram maiores escores nas avaliações funcionais a partir de 72h após lesão, sendo a média dos maiores escores alcançada pelo grupo GII; menor expressão de CD68 e GFAP juntamente com a redução da degeneração da substância branca e maior expressão de NeuN. O tratamento com as células também resultou em aumento da expressão de IL-10, GDNF, VEGF e redução da expressão de TNF- e TGF-. Adicionalmente o grupo GII apresentou redução da expressão de IL-1 e aumento da expressão de BDNF. Conclui-se que o tratamento alogênico com duas aplicações de CTM-AD criopreservadas promove melhor recuperação da atividade motora, reduz o infiltrado inflamatório, ativa células da micróglia/macrógafos com fenótipo antinflamatório, aumenta a quantidade de neurônios íntegros, reduz a degeneração da substância branca e a ativação de astrócitos na medula espinal e aumenta a secreção do fator neurotrófico BDNF.

Ano

2019

Creators

Pablo Herthel de Carvalho

A apropriação do discurso científico sobre evolução biológica por futuros professores de ciências em formação no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMG

O presente trabalho faz uma aproximação entre os estudos da linguagem e os estudos relacionados ao aprendizado em ciências. Pretende contribuir para o entendimento do processo de apropriação do discurso científico sobre evolução biológica pelos futuros educadores do campo que cursavam a graduação em Licenciatura em Educação do Campo da UFMG, na habilitação em Ciências da Vida e da Natureza. Nosso problema de pesquisa está inserido no âmbito das investigações sobre os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos escolares em confronto com as visões de mundo que os educadores do campo trazem para a sala de aula de ciências. Para tanto, nos apoiamos nas ideias de Bakthtin e de seu círculo visando percorrer caminhos entre a linguagem e a aprendizagem de ciências, visto que esse autor esteve interessado em compreender a produção dos sentidos e os processos humanos de constituição dos sujeitos na relação destes com o mundo. Também nos valemos das contribuições de Mortimer (1996), Driver (1999) e Aikenhead (2009) pela compreensão que nos fornecem do ensino de ciências como introdução do estudante no universo de uma outra cultura e dos modos como os estudantes reagem frente ao ensino de ciências no que se refere às suas concepções ou visões de mundo. O presente estudo se desenvolveu com uma turma de 37 alunos em formação docente, no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMG, na habilitação em Ciências da Vida e da Natureza. O principal material de análise desta pesquisa é composto por um conjunto de 23 atividades, uma de cada licenciando, que foram realizadas em sala de aula e solicitadas aos estudantes pela professora que ministrava aulas da disciplina de 'História da vida na Terra. Observamos que o cruzamento de fronteiras feito pelos estudantes ao serem introduzidos nos modos de explicações científicas permite a recriação ou atualização da própria cultura. Eles não se entregam facilmente à dominação aos discursos assépticos e formatados. As diferentes configurações apresentadas nas explicações deles sobre a evolução se apresentaram para nós como recriação original e, portanto, essencialmente pessoal, além de tais explicações demonstrarem resistência às explicações científicas apresentadas em aula. Por isso, concluímos a partir do indiciamento de nossos dados que ocorre uma recriação das explicações da ciência face às visões trazidas pelos estudantes para o âmbito da sala de aula, como uma hibridização de discursos e, portanto, de crenças.

Ano

2019

Creators

Tania Halley Oliveira Pinto

Experiências formativas de educadoras de jovens, adultos e idosos: uma costura coletiva.

A pesquisa, que se insere no campo da formação docente, parte da constatação de que, em nosso país, a maioria dos/as docentes que trabalha na Educação de Jovens e Adultos (EJA) não teve uma formação específica para essa modalidade educativa, conforme apontam Soares e Simões (2004); Soares (2006,2008); Porcaro (2011); Silva, Porcaro e Santos (2011); Laffin (2012); Ventura (2012); dentre outros. Mesmo sem preparação específica para trabalhar na EJA, quais conhecimentos e experiências trazem educadores/as dessa modalidade? Quais demandas formativas apresentam? Buscou-se compreender a constituição da docência na EJA a partir de um processo formativo coletivo, dialógico de produção e sistematização de conhecimentos em ambiente de trabalho por meio da pesquisa-ação-crítico-colaborativa (PIMENTA, 2005), utilizando narrativas, inclusive as (auto)biográficas (SOUZA, 2014; PASSEGGI, 2011, 2016; DELORY-MOMBERG (2008); a Sistematização (JARA, 2012) e a Documentação narrativa de experiências pedagógicas (SUÁREZ, 2008, 2010). Participaram do estudo a pesquisadora e seis educadoras da EJA das séries iniciais do Ensino Fundamental, dos municípios de Diogo de Vasconcelos e Acaiaca (MG). Foram realizados vinte encontros reflexivos com duas horas de duração em Diogo de Vasconcelos (2018-2019) com temáticas demandadas pelo grupo: narrativas autobiográficas das educadoras e dos/estudantes; aprendizagem de idosos; o processo de alfabetização a partir da Psicogênese da Língua escrita; as especificidades na EJA; práticas em sala de aula que as educadoras efetivavam e que consideravam significativas; as descobertas e os desafios na docência na EJA e a vida e obra de Paulo Freire. O grupo produziu uma revista de narrativas autobiográficas das educadoras e dos estudantes e outra com textos das educadoras acerca da docência na EJA e uma colcha de retalhos que refletem o processo de incompletude do ser (FREIRE) e o quanto nos constituímos na relação com o outro. O processo de interpretação dos dados fundamentou-se na abordagem compreensiva-interpretativa, com a leitura em três tempos (SOUZA, 2014) e na definição das unidades de análise realizada no grupo a partir do que o processo formativo significou para cada participante, sendo: a aprendizagem de idosos, as especificidades na EJA, as contribuições de Paulo Freire para a docência e os encontros e os desencontros na EJA. Pela trajetória do grupo e na construção da colcha de retalhos, foi possível confirmar que as educadoras se implicam no trabalho que desenvolvem, que têm a consciência do inacabamento, dos desafios enfrentados no cotidiano da docência na EJA; que, embora tragam muitos saberes, provenientes, especialmente, da vivência em sala de aula, admitem possuir uma formação frágil; que precisam compreender melhor os/as seus/suas alunos/as nos processos de construção do conhecimento e as práticas mais adequadas para atender às particularidades. Houve efetivo envolvimento das educadoras na pesquisa-ação, permitindo afirmar que o ambiente colaborativo é formativo. A pesquisa contribui com o campo da formação docente da EJA ao reforçar e ampliar a discussão sobre as especificidades da EJA, sobre as ideias-força da formação e sobre os possíveis conhecimentos de base dessa formação. Destaca-se a importância da formação permanente em ambiente colaborativo e dialógico, no qual os sujeitos são considerados, participam da definição dos rumos do estudo a partir de seus desejos e necessidades; narram-se, encontram-se entre si e com os/as seus/suas estudantes mediados pelas narrativas, e ampliam conhecimentos de si e do outro; reforçam as relações interpessoais mediadas pelo conhecimento.

Ano

2021

Creators

Angelita Aparecida Azevedo Freitas

Religião, racionalidade e representatividade: uma análise do comportamento normativo perante as religiões afro-brasileiras

Desde o período colonial, o Brasil carrega em si fortes traços de manifestação religiosa na esfera pública, sendo que as religiões de matriz africana ganham destaque ao longo da história pela repressão e discriminação que lhes foram e ainda são direcionadas. Desse modo, na busca pela igualdade de manifestação dos credos por meio da geração de políticas públicas de qualidade, a compreensão do cenário normativo se torna essencial. Assim, a presente dissertação possui o objetivo de analisar o comportamento normativo federal brasileiro quando o assunto é religião, com ênfase nas manifestações das religiões afro-brasileiras. A partir disso, em segundo plano busca demonstrar como a importância de uma elaboração normativa pautada no aumento da racionalidade e da representatividade são necessários para a oferta de mais efetividade à legislação.

Ano

2021

Creators

Paula Gomes de Magalhães

Estudo dos efeitos de processamento sobre o comportamento estrutural e magnético do composto intermetálico La(Fe1-xSix)13

Nesse trabalho é feita uma análise das relações existentes entre a estrutura cristalina, a composição química e o comportamento magnético em compostos magnetocalóricos da família La(Fe1-xSix)13 no intervalo 0,11 < x < 0,14 e como estas são afetadas pela sinterização. Mostramos que a estequiometria nominal não corresponde à que de fato se forma quando ocorre a formação concomitante de a-Fe e que a sinterização influi sobre o comportamento magnético do material, alterando sua temperatura de transição e possivelmente seu efeito magnetocalórico. Justificativas para tal alteração são apresentadas, tendo por base o que se conhece sobre a origem do efeito magnetocalórico no composto estudado

Ano

2019

Creators

Pierre-louis de Assis

Halitose autorrelatada: prevalência, fatores associados e acurácia diagnóstica

A halitose autorrelatada tem sido utilizada como uma ferramenta diagnóstica importante em estudos epidemiológicos por ser de fácil avaliação e refletir a percepção do indivíduo segundo sua condição. Entretanto, a prevalência e os fatores associados variam na literatura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência de halitose autorrelatada e seus preditores associados, bem como determinar as estimativas de acurácia de medidas autorrelatadas com avaliação clínica da halitose. Foi realizado um estudo transversal com uma amostra de 5420 indivíduos que responderam, via e-mail, um conjunto de perguntas incluindo questões abertas e fechadas sobre dados socioeconômicos e demográficos, história médica e odontológica, hábitos de higiene bucal, parâmetros de saúde bucal e medidas de auto relato para halitose, sendo: medida 1 - “Coloque a palma da mão na frente da boca e sopre. Depois desse teste, você diria que tem mau hálito?”; medida 2 - “Você já foi diagnosticado pelo seu dentista com mau hálito?”; medida 3 - “Algum membro da sua família ou amigo já lhe disse que você tem mau hálito?”. Posteriormente, foi realizado um exame clínico em uma subamostra de 159 indivíduos para determinação clínica da halitose através do método organoléptico. Os preditores de halitose autorrelatada foram determinados por meio de análises univariadas e multivariadas. Estimativas de acurácia diagnóstica do autorrelato foram avaliadas na subamostra. A prevalência da halitose autorrelatada para a medida 1 foi de 14,6% (n = 792), para a medida 2 de 4,1% (n = 221) e para medida 3 de 33,2% (n = 1799). A halitose autorrelatada esteve associada principalmente a variáveis socioeconômicas (idade, sexo, escolaridade), parâmetros de saúde bucal (sangramento gengival, infecções gengivais, saburra lingual, avaliação geral da saúde bucal) e impactos nas atividades cotidianas (ambiente familiar ou social e relação íntima). Os valores de especificidade para medidas de halitose autorrelatadas foram determinados como sendo altos para halitose clínica (escore organoléptico 2) e forte (escore organoléptico 4). No geral, combinações de medidas de autorrelato melhoraram o AROC dos modelos preditivos multivariados. Pode-se concluir que as taxas de prevalência de halitose autorreferida podem variar de acordo com a medida de autorrelato, mas no geral podem ser consideradas moderadas. Estimativas de acurácia diagnóstica foram determinadas como úteis e com boa predição para indivíduos não doentes.

Ano

2019

Creators

Sandro Felipe Santos De Faria

Simulating quantum measurements and quantum correlations

Esta tese de doutorado é centrada no problema de simulação de medições quânticas, ou seja, em decidir se uma dada medição pode ser simulada quando temos acesso a apenas um subconjunto restrito de medições. Apresentamos um framework operacional para esse problema, baseado em manipulações clássicas sobre o conjunto de simuladores. Casos particulares de interesse são estudados em detalhe, nos quais o conjunto de simuladores é dado por mediçõesprojetivas, medições de um número fixo de outcomes, e conjuntos arbitrários de cardinalidade fixada. Em cada uma dessas situações, derivamos condições necessárias ou suficientes para simulabilidade, e uma caracterização completa em termos de programação semidefinida em alguns casos específicos. Como comensurabilidade é um caso particular de simulabilidade, apresentamos também uma generalização natural para esse conceito. Além de decidir se uma dada medição é simulável ou não, também exploramos a questão de quais são as medições mais robustas contra simulabilidade. Apresentamos então uma estratégia para aproximar o conjunto das medições quânticas baseada em uma relaxação da condição de positividade. Isso nospermite identificar a medição mais robusta contra simulabilidade projetiva em dimensão 2, assim como os conjuntos de N medições mais incompatíveis, para N = 1, . . . , 5, que notavelmente se revelam ser projetivas em todos esses casos. Aplicando nossos resultados de simulabilidade no contexto de Einstein-Podolsky-Rosen steering e não-localidade de Bell, somos capazes de construir modelos locais melhores e mais gerais. Partindo de modelos para um número finitode medições, obtemos o primeiro método geral para construção de modelos locais para famílias arbitrárias de estados quânticos. De forma similar, nosso estudo de simulabilidade projetiva fornece uma estratégia para estender modelos locais para medições projetivas a medições arbitrárias, culminando no mais eficiente modelo local para estados de Werner de dois qubits e medições quaisquer.

Ano

2019

Creators

Leonardo Guerini de Souza

A informatização dos diários de classe e sua relevância no processo de certificação dos cursos da Escola de Saúde Pública do estado de Mato Grosso

O Diploma ou Certificado é a coroação do êxito de todo aquele que busca na escolarização o conhecimento necessário para sua formação profissional e desenvolvimento pessoal. A Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESPMT) é referência em termos de formação técnica para os trabalhadores da área da saúde em todo o Estado de Mato Grosso, e tem sob sua responsabilidade certificar os cursos de formação técnica na área da saúde, conforme estabelecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na Portaria 014/20071.

Ano

2019

Creators

Maria Clara Freitas Siqueira

Efeitos da realização de tarefas duplas no desempenho da marcha em idosos

A manutenção da estabilidade na marcha foi tradicionalmente considerada uma tarefa automática ou de controle reflexo, requerendo respostas motoras a estímulos sensoriais, mas requerendo mínimos recursos cognitivos. Dessa forma, o controle da marcha seria realizado por centros subcorticais e regiões espinhais. Contudo, recentes evidências sugerem que a manutenção da estabilidade postural requer controle cerebral de áreas subcorticais e eventualmente a requisição de áreas cerebrais superiores requerendo processamentos cognitivos e sensoriomotor. Assim, a marcha não é apenas um processo automatizado, mas sim, depende da função cognitiva.Alterações nos padrões da marcha, no contexto de realização de tarefas duplas ou tarefas duais, têm sido frequentemente reportados entre indivíduos idosos, assim como limitações no controle do equilíbrio. Alguns estudos têm sugerido que, as alterações da marcha relacionadas a tarefas duplas resultam principalmente de uma interferência causada por uma demanda competitiva por fontes de atenção, ou por uma interferência na rede neural do córtex motor e frontal. Também sugerem que a marcha requer altos níveis de atenção com o aumento da idade.Dentre os estudos incluídos nesta revisão, observou-se que os parâmetros espaço temporais da marcha (velocidade, cadência, tempos de apoio, desvios laterais da marcha, comprimento e largura do passo e da passada) e outros parâmetros de variabilidade da marcha (da passada, do tempo de apoio, velocidade da passada, comprimento da passada), sofrem alterações significativas durante a marcha com a realização de uma outra tarefa em idosos. Essas alterações sugerem que, a realização de uma tarefa dupla tem um efeito desestabilizador na marcha de idosos, e isso pode aumentar o risco de quedas.Uma síntese dos estudos mostra que os parâmetros da marcha são modificados durante realização de uma tarefa dupla, e que, alguns desses parâmetros, são melhores indicadores e ou preditores de instabilidade e conseqüentemente do maior risco de queda.Levando em consideração que indivíduos idosos lidam no cotidiano com diversos contextos nos quais executam uma tarefa a mais durante a marcha, seria interessante orientá-los para focarem sua atenção na tarefa de marcha, ou que, se estivem deambulando, que não executem outra tarefa simultaneamente. Por outro lado, poderse- ia treinar o idoso em tarefas duais, para melhorar seu desempenho, aumentando assim sua segurança, de forma que o idoso consiga estender os benefícios desse treinamento para as diversas situações do cotidiano.

Ano

2019

Creators

Davi Vilela de Carvalho

Síntese e caracterização de nanoestruturas à base de dióxido de titânio

Nanoestruturas produzidas a base de dióxido de titânio tem sido bastante estudadas devido ao seu potencial para inúmeras aplicações tecnológicas. Uma de suas aplicaões mais promissoras é a fotocatálise, aplicaão em que a área superficial do material tem um fator determinante para um processo de alta eficiência. Desde a descoberta de uma rota simples, que consiste em tratar hidrotermicamente o dióxido de titânio cristalino em pó em uma solução alcalina de hidróxido de sódio para produção de nanotubos de titanato com grande área superficial, muito interesse tem sido despertado nessas nanoestruturas. Neste trabalho, amostras de nanotubos e nanofitas de titanato foram sintetizadas variando os parâmetros síntese, tempo de reação e agitação da solução. O dióxido de titânio submetido ao tratamento hidrotémico por um e quatro dias estaticamente resultou em nanotubos com multicamadas, sendo que a amostra produzida sob agitação apresentou um maior número de paredes do que amostra sintetizada estaticamente. Nanofitas foram obtidas com o tratamento do TiO2 por quatro dias sob agitação magnética. Duas amostras, uma formada por nanotubos e outra por nanofitas, foram submetidas a uma lavagem com solução de ácido clorídrico para provocar a troca dos íons de s&oacite;dio por hidrogênio. As técnicas de Microscopia Eletrônica de Varredura e de Transmissão confirmaram a formaão dessas nanoestruturas, que também foram analisadas por Difração de Raios-X e Espectroscopia Raman. A estrutura cristalina dos nanotubos e nanofitas foi identificada como sendo a mesma apresentada pelo NaTi3O6(OH2(H2O), pertencente à siimetria monoclínica do grupo de espaço C2/m. Observamos que a posição e a razão de intensidade de alguns modos Raman sofreram alterações com a troca iônica sódio-hidrogênio. Estes efeitos podem ser explicados pela diminuição da distância entre as camadas que formam os nanotubos/fitas e pela mudança de sódio por hidrogênio, confirmados pelos padrões de difração.

Ano

2019

Creators

Fábio Lacerda Resende e Silva

Avaliação do nível de conformidade com requisitos técnicos e legais de segurança assistencial e seus fatores associados em hospitais da rede do estado de Minas Gerais - 2012

Os conhecimentos disponíveis sobre causas de falhas na assistência à saúde sugerem que muitos prejuízos (às pessoas e organizações) podem ser evitados por meio de mudanças organizacionais focadas em alterações dos sistemas gerenciais, estrutura, processos nos quais profissionais de saúde trabalham para produzir bons resultados. Considera-se a necessidade premente das organizações de saúde buscarem excelência visando aumento da segurança do atendimento que perpassa pelos aspectos estrutural, de processo, organizacional e, fundamentalmente, de comportamento de profissionais de saúde, não apenas no aspecto técnico científico, mas acima de tudo gerencial e humano. O objetivo principal da pesquisa é a avaliação de requisitos técnicos de natureza gerencial das condições associadas à segurança assistencial dos hospitais filantrópicos e particulares de Minas Gerais, utilizando dados já coletados da Federação das UNIMEDS de Minas Gerais (FEDERAMINAS) no ano de 2012 e a sua correlação com o porte da instituição hospitalar, a diversidade de serviços assistenciais prestados, a localização, a natureza jurídica. A amostra constituiu-se de 194 hospitais de atendimento diversificados do total de 568 do Estado de Minas Gerais que foram submetidos a avaliação para diagnóstico organizacional, no período de 01/01/2012 e 30/08/2012 com finalidade gerencial. Metodologia: Trata-se de estudo transversal que avalia variáveis preditoras de nível de segurança de instituições hospitalares de Minas Gerais, Brasil. A coleta foi realizada por enfermeiros auditores calibrados com o instrumento inspirado nas normas ISO, Acreditação ONA e legislação aplicável à prestação de serviço na área de saúde. Os dados foram comparados com o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). A pesquisa, que está em consonância com o referencial teórico, demonstrou que a gestão técnica desses fatores é de essencial importância, como condição determinante das pré-condições de qualidade de prestação de serviço em atenção à saúde para uma assistência segura. A pesquisa revelou que a rede apresenta alta prevalência de baixas condições de gerenciamento dos fatores associados à segurança hospitalar (número de habitantes, de leitos e a natureza jurídica), expondo a população atendida a elevado risco assistencial e que guarda relação ao porte da instituição, à localização geográfica, à população do município sede.

Ano

2019

Creators

Rodrigo Camargos Couto

Uma arquitetura híbrida para sistemas cognitivos e sua aplicação em prognóstico de falhas em transformadores de potência

Este projeto propõe uma arquitetura de um framework para exportar serviços e facilidades para a implementação de sistemas baseados em conhecimento. O framework utiliza conceitos de modelos embrionário, conexionista e evolucionário. Além disso, foram mapeadas correlações entre sistemas computacionais com cognição natural, formação e representação do conhecimento. Desta forma, este framework facilita a implementação de sistemas inteligentes genéricos. A abordagem conexionista emprega aprendizado em conjunto (ensemble learning) pelo seu potencial para se atingir maior precisão e robustez. Aprendizagem em conjunto pode integrar diferentes classificadores baseados em aprendizado de máquina, que estão disponíveis na literatura, e, também, baseados em métodos estatísticos. A abordagem simbólica emprega um processo evolucionário para abstrair a dinâmica do conhecimento. A principal contribuição do projeto consiste na utilização de abordagens simbólica e conexionista para cobrir todos os aspectos de representação do conhecimento. Como resultado, foi implementado um sistema capaz de gerar prognóstico de falhas em transformadores de potência.

Ano

2019

Creators

Fernando Cortez Sica

O Projeto Político Pedagógico da educação infantil do CEMEI "Bem-Me-Quer"

O presente trabalho tem como objetivo analisar o PPP da Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Bem-me-quer (CEMEI Bem-me-quer) do município de Três Pontas. Ele vem discutir acerca da caracterização da educação infantil na atualidade, bem como discutir ainda como deve ser a gestão educacional neste nível de ensino. Para isso foram utilizados referenciais teóricos sobre a temática, bem como foi realizada uma contextualização com a realidade vivenciada por esta instituição, verificando os fazeres da Educação Infantil e os principais aspectos apresentados no Projeto Político Pedagógico deste CEMEI. Após a análise minuciosa do Projeto Político Pedagógico do CEMEI Bem-me-quer observou-se que este foi elaborado coletivamente, com a participação de professores, funcionários, Conselho Escolar e toda a comunidade escolar, e de acordo com as orientações e sugestões da Secretaria Municipal de Educação. Observa-se explicitamente, uma preocupação em demonstrar a todos que o PPP é um documento flexível, sujeito a mudanças sempre que necessário e cuja proposta engloba todos os aspectos necessários para a instituição desenvolver um bom trabalho centrado num ensino de qualidade, através da perspectiva sociointeracionista, cuja concepção é a base dos objetivos propostos, bem como a filosofia e missão da escola. Diante do exposto, conclui-se que os fazeres do CEMEI Bem-me-quer, de acordo com o disposto no Projeto Político Pedagógico, buscam uma gestão democrática e envolvem a participação, a autonomia e além de tudo uma nova concepção de educação, mais dinâmica, reflexiva, pautada no respeito ao seu humano e na sua capacidade de ação perante a sociedade.

Ano

2019

Creators

Roseli Cristiana de Meneses Pereira

A Copa do Mundo de 2014 e a cidade: impacto dos megaeventos na política urbana

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2021

Creators

Mariana Grilli Belinotte

Mudanças no perfil dos funcionários que recebem adicional de insalubridade a partir da adoção do modulo de vigilância do subsistema integrado de Atenção à Saúde do Servidor

A concessão de adicionais de insalubridade para os trabalhadores ocorre, desde 1936, para aqueles expostos a ambientes e atividades insalubres em que não há meios de neutralizar o risco. Em 2018, instituiu-se o Módulo de Concessão para Adicionais Ocupacionais do Subsistema Integrado de Saúde do Servidor (SIASS) em sete instituições federais em forma de projeto piloto. Desenvolveu-se esse sistema informatizado com objetivo de aprimorar os processos de concessão de adicionais ocupacionais dos órgãos federais, garantir a conformidade com a legislação vigente e garantir o registro desta informação no serviço público federal. Antes de sua adoção, todo servidor da instituição em estudo, que fazia o requerimento do adicional ocupacional, passava por perícia de seu ambiente de trabalho e atividades. Anexava-se o laudo dessa avaliação ao processo desse servidor. Após o módulo, o parecer pericial passou a se referir a todos os servidores de mesmo cargo e ambiente, e acessado de qualquer computador por quem tem autorização para consultá-lo. Dessa forma, o sistema reduziu a quantidade de perícias e possibilitou a informação virtual, para a gestão central do Governo Federal, sobre a presença ou ausência de riscos dos ambientes e atividades das instituições participantes. A justificativa para esse estudo foi o fato de não haver publicação a respeito deste módulo do SIASS até então, para detectar se houve mudanças no pagamento de adicional de insalubridade com essa ferramenta de gestão e para conhecer o perfil e o local de trabalho dos servidores que trabalham em atividades insalubres na UFMG. Os objetivos foram: apontar os cargos, setores e unidades de risco na instituição; identificar o perfil dos servidores que trabalham em atividades insalubres e quantificar o número de servidores que receberam o adicional antes e atualmente, após a adoção do sistema. Utilizou-se a metodologia de abordagem quantitativa com a finalidade descritiva e analítica, utilizando dados secundários. Coletaram –se os dados de planilhas de controle fornecidas pelo Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST) com a relação de servidores que receberam o adicional antes e depois da adoção desse sistema informatizado. A conclusão do projeto tornou possível a elaboração desta dissertação; de um relatório técnico, encaminhado para PRORH e para o Ministério da Economia, após sua aprovação na banca de arguição, contendo as informações sobre o estudo realizado, resultados encontrados e sugestões de melhorias e um artigo.

Ano

2022

Creators

Cristiane de Almeida Pereira

Caracterização da resposta imune induzida pelo vírus Vaccinia Ankara modificado (MVA) em modelo murino

Desde 1796, quando o médico inglês Edward Jenner introduziu a vacinação, esse método se tornou a mais importante intervenção desenvolvida para prevenção de doenças infecciosas. Entretanto, nenhuma das estratégias vacinais utilizadas até hoje conseguiu conter todas as vantagens necessárias para uma vacina ideal. Nesse cenário os vetores virais recombinantes aparecem como uma proposta promissora no desenvolvimento de novas vacinas e no melhoramento das já existentes. O vírus Vaccinia Ankara modificado (MVA), membro dafamília Poxviridae, foi gerado por mais de 570 passagens em culturas de fibroblasto de embrião de galinha. Após essas passagens, um vírus altamente atenuado e incapaz de se multiplicar na maioria das células de mamíferos foi obtido devido a perda de cerca de 15% do seu genoma parental. Essa perda incluiu genes relacionados com a munorregulação do hospedeiro, evasão do sistema imune e com o espectro de hospedeiros. Devido a essas características, o MVA é considerado um vetor vacinal seguro e vem sendo utilizado na tentativa de produzir novas vacinas. Estudos recentes do nosso grupo mostraram que as infecções naturais causadas por amostras de Vaccinia virus (VACV) circulantes no Brasil induzem uma modulação negativa do sistema imune do hospedeiro. Em função da similaridade genética entre o MVA e os isolados de VACV, tornou-se interessante investigar se o primeiro induziria o mesmo padrão de resposta, o que não seria benéfico para um bom vetor vacinal. Portanto o objetivo deste trabalho foi estudar a resposta imune desencadeada pela infecção de camundongos por MVA e compará-la com outras duas amostras de VACV: a amostra replicativa vacinal, Lister (LST), e a amostra virulenta Western Reserve (WR). Paraalcançar esse objetivo quatro grupos contendo sete camundongos BALB/c, com idade entre seis e sete semanas, foram infectados pela via intranasal com as amostras MVA, LST ou WR. O grupo controle foi inoculado apenas com solução salina. Após 7 ou 14 dias de infecção osbaços foram coletados para ensaios de proliferação, análise do perfil de ativação celular e quantificação da produção de citocinas intracitoplasmáticas. Os resultados mostraram uma modulação negativa tanto do perfil de ativação celular quanto da produção de citocinas das células do baço induzida pelo vírus WR. Em contrapartida a amostra MVA apresentou um perfil similar ao do grupo controle. Portanto, esses resultados podem ser atribuídos à perda dos genes de imunoregulação durante o processo de atenuação da amostra MVA e são características desejáveis para um bom vetor vacinal.

Ano

2019

Creators

Lorena Falabella Daher de Freitas

Plano de ação para prevenção do câncer de colo do útero no Centro de Saúde Gusmão e Centauro, Eunápolis, Bahia

O presente trabalho pretende elaborar um plano de ação para aumentar a cobertura do exame de Papanicolaou em mulheres de 25 a 64 anos, residentes no território do Centro de Saúde Gusmão e Centauro, na cidade de Eunápolis/Bahia. Essa iniciativa deve-se à constatação de que, o número de exames realizados pelo Centro de Saúde Gusmão e Centauro é inexpressivo (menos de 10% do número de atendimentos) diante do número de pacientes atendidas pelo referido centro de saúde. Este estudo se apoia na metodologia de análise situacional de Carlos Matus. A consecução de seu objetivo baseia-se no envolvimento dos atores para o enfrentamento das situações problemas a serem superadas. Nesse caso, o aumento da prevenção e assistência contra o câncer do colo de útero em mulheres de 25 a 64 anos. Os resultados deste trabalho se concretizaram na identificação de estratégias de abordagem as mulheres residentes na área de abrangência de Centro de Saúde Gusmão e Centauro com o objetivo de aumentar o número de exames Papanicolaou realizados por esta unidade de saúde. Este estudo apontou também para a necessidade de educação em saúde e atendimento humanizado por parte dos profissionais de saúde, entre eles o enfermeiro, como uma estratégia possível para uma melhor assistência à comunidade.

Ano

2019

Creators

Julliana de Castro Sampaio Pires