Repositório RCAAP

Puxe o fole sanfoneiro: uma proposta para a construção de acordes complexos no acordeon de 120 baixos

Esta pesquisa busca investigar os desafios encontrados no processo de adequação de uma linguagem musical expressada através de um repertório executado ao acordeão de 120 baixos. Tal linguagem é evidente nos gêneros que constituem a chamada música instrumental brasileira bem como no jazz americano; um conjunto de tradições e tendências que teve e ainda tem uma forte presença no cenário musical da cidade de São Paulo, ambiente no qual essa investigação emerge. Trata-se de uma pesquisa que se volta sobretudo para a performance musical ancorada na prática e no treinamento comuns a um grupo de músicos pertencentes à uma mesma cena, que se identifica e compartilha de um determinado repertório e que, por sua vez, é definido através da linguagem musical ali praticada.

Ano

2019-08-11T02:05:48Z

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Guilherme Souza Ribeiro

Gestão escolar participativa: um desafio para a Escola Técnica do SUS

A gestão democrática como um dos princípios que devem nortear o ensino público estabelecida na Constituição Federal de 1988, vem sendo fortalecida por meio da criação de conselhos escolares. O presente trabalho trata-se de um projeto de intervenção cuja principal proposta é a implantação de um Conselho Gestor, constante do Regimento Interno da Escola Técnica do SUS Prof. Ena de Araújo Galvão, de Mato Grosso do Sul, semelhante aos conselhos escolares que apoiam escolas básicas nos aspetos administrativos, financeiros e pedagógicos. A constituição dessa estrutura colegiada será composta por coordenadores de curso, docentes, discentes e membros da comunidade em geral. A ação alinha-se ao atual modelo de gestão participativa preconizada pelo SUS que aponta para a cogestão, na qual o poder é compartilhado e os participantes são efetivamente atuantes e co-responsáveis pela tomada de decisões nas instituições. É uma iniciativa pioneira que contribui para a construção de espaços democráticos nas instituições de formação de nível médio em saúde, bem como fortalece a transparência das atividades desenvolvidas.

Ano

2019-08-10T16:44:11Z

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Evelyn Ana Cafure

Futebol e lazer: levantamento e análise da produção sobre futebol no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer

Outra Agência

Ano

2022-03-28T21:14:34Z

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Felipe Vinícius de Paula Abrantes Silvio Ricardo da Silva Alexandre Francisco Alves

O projeto Minas Rio e a mineração em Conceição do Mato Dentro - MG: uma análise a partir dos discursos, dos conflitos e da resistência

Nos últimos anos, têm crescido os investimentos do governo brasileiro no setor mineral, e, da mesma forma, é o que ocorre em Minas Gerais, estado que carrega, em seu nome e sua história, a mineração. As investidas no setor têm sido alavancadas com base no discurso de que a mineração é uma atividade de interesse público que gera emprego e renda. Por trás de tais discursos escondem-se, contudo, ideologias da classe dominante, como a do progresso, desenvolvimento e desenvolvimento sustentável, fundamentais para a manutenção do sistema capitalista. Antes de trazer o tão sonhado desenvolvimento e a sustentabilidade, a atividade mineradora causa inúmeros impactos capazes de gerar conflitos relacionados aos usos e apropriação do espaço, território e dos recursos naturais. Estes conflitos, muitas vezes, são abafados ou submetidos a formas consensuais de resolução. Quando eclodem, no entanto, observa-se, a criação de uma resistência, seja em torno da atividade mineradora, do modus operandi das empresas transnacionais que executam grandes projetos, ou mesmo do modelo de desenvolvimento que vem sendo, arbitrariamente, adotado pelos poderes constituídos. É o que vem ocorrendo no Município de Conceição do Mato Dentro, no estado de Minas Gerais, onde, desde meados de 2007, se iniciou a implementação do Projeto Minas Rio, que, além de uma mina e um porto, envolve o maior mineroduto do mundo. Assim, o presente trabalho, com a proposta de realizar uma análise da mineração e do Projeto Minas Rio em Conceição do Mato Dentro, a partir dos discursos, conflitos e da resistência, pretende contribuir para o debate acerca do tema.

Ano

2019-08-13T16:26:24Z

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Larissa Pirchiner de Oliveira Vieira

Influência da temperatura do gás utilizado no processo GTAW sobre as características do arco e morfologia da solda

O arco elétrico é a fonte de calor mais utilizada na soldagem por fusão de materiais metálicos, pois apresenta uma combinação ótima de características. Como consequência, os processos a arco têm uma grande importância industrial na atualidade e uma delas é a soldagem GTAW que utiliza um gás de proteção responsável por afetar diversas características desse processo e, consequentemente, as propriedades das soldas produzidas. Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência do pré-aquecimento do gás utilizado no processo de soldagem GTAW. Foi desenvolvido um sistema de aquecimento que permitiu a variação e controle da temperatura de saída do gás durante a realização dos testes. Foi proposta uma metodologia de estudo do arco elétrico, avaliando-se os valores de tensão-corrente, perfil, luminosidade e rendimento térmico. Os resultados demonstraram que a temperatura do gás influenciou nas características do arco elétrico e nos valores de tensão, principalmente, para menores correntes de operação. O gás aquecido proporcionou uma expansão do arco apresentando uma maior área e maior produção luminosa. O rendimento térmico do processo diminuiu em razão das maiores perdas de calor observadas. Foram realizadas soldas sobre chapa com diferentes temperaturas do gás, observando-se sua penetração e largura. O estudo da morfologia das soldas mostrou que o aumento da temperatura do gás provocou maior fusão do metal-base nas bordas soldas do que na região central, estando esse efeito relacionado à maior expansão do arco. Dessa maneira, o uso do pré-aquecimento do gás possibilitou a obtenção de arco elétrico e soldas com características diferentes do processo convencional

Ano

2019-08-12T02:12:07Z

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Nilo Nogueira da Silva

Booktube: a resenha literária como estratégia para o letramento literário

O presente estudo traz uma pesquisa de intervenção de caráter qualitativo aplicada em turmas de 8º ano no município de Pará de Minas, na Escola Estadual Manoel Batista, com o objetivo de estimular o letramento literário através da leitura do gênero conto no Ensino Fundamental II, tendo o professor como mediador e a internet como canal de socialização das experiências vivenciadas. A pesquisa surgiu após observação do comportamento dos alunos que demonstravam manter o hábito de ler livros literários, além disso, atentou-se para o fato de que os estudantes em geral costumam apresentar características semelhantes. Nesta pesquisa buscou-se uma alternativa que pudesse facilitar o processo de letramento literário com a utilização de ferramentas tecnológicas próximas ao cotidiano dos jovens. Assim, desenvolveu-se uma sequência de atividades envolvendo leitura literária de contos, análise e interpretação e compartilhamento das impressões por meio de resenhas audiovisuais divulgadas em um canal de vídeos na internet. A expectativa era de que os alunos experimentassem um contato prazeroso com a literatura, partindo de um nicho com o qual se familiarizam e que este material pudesse ser uma possibilidade para auxiliar o professor em outras turmas Para o embasamento teórico, foram considerados os apontamentos de COSSON (2006) que define o letramento literário e sugere alternativas a serem usadas em sala; TODOROV (2009) e CÂNDIDO (1998) que discorrem sobre a necessidade da literatura e o poder humanizador que ela pode exercer na vida e no convívio social do leitor; e SOARES (2011) que aponta algumas falhas no processo de escolarização da leitura literária e os prejuízos que ela pode causar, SOARES (2000) e KLEIMAN (2002) que sustentam a definição de letramento, dentre outros nomes que contribuíram para uma argumentação sólida em prol da educação literária. A sequência desenvolvida e aplicada nas turmas referidas é uma adaptação da teoria de sequência básica de letramento literário proposta por COSSON (2006), nela foram criadas oficinas nas quais os alunos participavam de várias atividades com estratégias para despertar o interesse no literário, tendo como desfecho a gravação de vídeos com resenhas literárias. Tendo em vista que o letramento literário é um processo que deve-se construir ao longo do processo escolar, considera-se que o resultado esperado tenha sido atingido, já que os alunos envolvidos mostraram-se bastante empolgados e motivados no trabalho desenvolvido, proporcionando que as aulas de literatura fossem mais leves e mais consistentes, por priorizarem de fato a leitura, o que foi desde o início buscado pela pesquisa, numa tentativa de contribuir para o letramento literário.

Ano

2020-03-17T12:39:52Z

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Verônica Vitória de Oliveira Silva

Controle da cárie dentária em escolares de Onça de Pitangui - Minas Gerais: uma proposta de intervenção

Este trabalho enfoca a doença cárie como um problema de saúde pública devido a sua prevalência, em especial as crianças na primeira infância e na idade escolar, tema central de nosso estudo. Por meio da observação da alta demanda de pacientes com idade escolar na procura por serviços odontológicos, ocorreu a ideia de se realizar ações de promoção da saúde bucal voltadas a esses escolares. Assim, objetivou-se realizar uma proposta de intervenção para controle da cárie em escolares de Onça de Pitangui, Minas Gerais, baseada em programas de controle das doenças bucais em escolares, por meio de uma revisão da literatura. Fez-se pesquisa na base de dados da LILACS, SciELO e MEDLINE, com os descritores:saúde escolar, saúde pública, cárie dentária, fluoretos e sacarose. Posteriormente, foi elaborada a proposta de intervenção. Após a realização de algumas ações, já pode ser observado uma melhora na higiene bucal dos escolares atendidos e a proposta agora é utilizar desses métodos, para um controle ampliado envolvendo todas as crianças e adolescentes da zona urbana municipal, e, posteriormente, na zona rural de Onça de Pitangui.

Ano

2019-08-13T04:39:39Z

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Juliano Magno de Valadares Bicalho

A revisão da teoria da separação de poderes de Montesquieu e a crise dos estados ocidentais

O presente trabalho tem por escopo fazer uma avaliação crítica acerca da teoria de separação de poderes de Montesquieu e Locke, demonstrando que o Estado Brasileiro apesar de formalmente descrever a existência de três poderes em sua constituição, materialmente possui na verdade quatro poderes. O quarto poder é exercido pelos órgãos de fiscalização/regulamentação, sendo essas funções exercidas pelo Ministério Público, Tribunais de contas e agências reguladoras como meio de implementar o Estado Democrático de Direito. Para tanto é necessário fazer uma análise histórica sobre o surgimento do Estado e em qual Estado estamos, ressaltando o caminho trilhado da antiguidade até o Estado contemporâneo. Não se pode esquecer o momento de crise que o Estado contemporâneo passa pela migração em massa de empresas dos países ocidentais para os tigres asiáticos, deixando a conta dos custos sociais para os países ocidentais. Deve ser destacado ainda as contribuições de Baumann acerca do Capital leve e capital pesado e a crise do Estado contemporâneo. Bem como deve ser ressaltado que a China não é um pais garantidor dos direitos humanos, e segundo a anistia internacional existem muitos casos de violação dos direitos humanos.

Ano

2019-08-13T03:00:44Z

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Humberto Magno Peixoto Goncalves

Variação em encontros consonantais tautossilábicos no português brasileiro

O objetivo desta dissertacao e analisar a variacao em encontros consonantais tautossilabicos no Portugues Brasileiro, como, por exemplo, em [alg] ~ [alg] alegre, na populacao adulta em doze estados do Brasil. Os encontros consonantais tautossilabicos sao formados por uma obstruinte e uma liquida que ocorrem em uma mesma silaba: alegre ou plano. Estapesquisa e restrita aos encontros consonantais tautossilabicos com o tepe, visando, sobretudo,a avaliar a lenicao que leva ao cancelamento do tepe. Pretende-se avaliar a variacao emencontros consonantais tautossilabicos em doze estados do Brasil e considerar fatores queinfluenciam a lenicao do tepe. A perspectiva teorica adotada nesta dissertacao e a Teoria deExemplares (JOHNSON, 1997; JOHNSON; MULLENIX, 1997; PIERREHUMBERT, 2001,2003). O corpus analisado foi coletado atraves do site www.fonologia.org, que e constituidode gravacoes de fala cuidada decorrente da leitura de um texto. O projeto Sibilantes e roticosdo Portugues Brasileiro, processo: 484590/2013-8, Edital Universal do CNPq, conta com oaudio da leitura deste texto por 4 falantes de cada capital dos doze estados do pais, sendo umhomem e uma mulher com idade superior ou igual a 45 anos e um homem e uma mulher comate 25 anos. A gravacao da leitura do texto tem entre 4 e 5 minutos de duracao. Foramrealizadas duas analises dos dados: categorica e acustica. Analisaram-se 1792 dados no total,sendo 40 ocorrencias de encontros consonantais para cada um dos 45 participantes dapesquisa. Os resultados foram analisados estatisticamente para cada uma das variaveis: (1)tonicidade, (2) vozeamento, (3) tipo de consoante, (4) numero de silabas, (5) frequencia deocorrencia, (6) palavra, (7) regiao e estado do Brasil, (8) individuo, (9) sexo e (10) idade.Foram significativos no modelo os seguintes fatores: acento, tipo de consoante, vozeamento,numero de silabas, idade e estado. Nao foram significativos: sexo, frequencia de ocorrencia efrequencia de tipo, que foram excluidos do modelo final. Os resultados da analise acusticacorroboram as premissas do Modelos de Exemplares acerca da gradiencia dos fenomenos devariacao e mudanca linguistica. As analises categorica e acustica oferecem indicios da relacaoentre os niveis fonetico e fonologico e contribuem com o debate sobre a natureza dasrepresentacoes mentais.

Ano

2019-08-12T06:56:04Z

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Nivia Aniele Oliveira

Optimization algorithms for the Steiner team orienteering problem

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2020-02-17T19:44:59Z

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Lucas Assunção de Almeida

Comportamento sexual e uso de substâncias psicoativas em adolescentes brasileiros: fatores contextuais associados

Introdução: Evidências mostram que a família e a escola são os contextos com os quais o adolescente mais interage e que mais influenciam seus comportamentos. O comportamento sexual de risco e o uso de substâncias psicoativas são dois grandes problemas de saúde pública entre os adolescentes no Mundo e no Brasil. Há poucas evidências na América latina sobre a influência de fatores contextuais nesses comportamentos de risco em adolescentes. Este é um estudo pioneiro sobre o papel da família e da escola no comportamento sexual e no uso combinado (cluster) de substâncias psicoativas em adolescentes brasileiros. Objetivos: A presente tese tem três objetivos, a saber: 1) descrever o comportamento sexual dos estudantes do 9o ano do ensino fundamental e identificar os fatores da família e da escola associados com o adolescente ter relação sexual com e sem o uso de preservativo; 2) estimar a prevalência de relação sexual precoce em estudantes do 9o ano com 14 anos de idade e identificar os fatores do contexto da família, escola e entorno associados; e 3) investigar o uso simultâneo de substâncias psicoativas em escolares do 9o ano e os fatores contextuais familiares e escolares associados. Metodologia: Participaram da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2009 (PeNSE,2009) 60.973 estudantes. É uma amostra representativa de escolares cursando o 9o ano do ensino fundamental em turnos diurnos de escolas públicas e privadas nas 26 capitais estaduais e no Distrito Federal. Três artigos foram desenvolvidos, cada um referindo-se a um dos objetivos. No primeiro artigo, a variável resposta foi o comportamento sexual descrito em três categorias (nunca teve relação sexual, teve relação sexual com proteção, teve relação sexual sem proteção). As variáveis associadas a realizar sexo com e sem proteção em cada contexto foram identificadas por meio de regressão logística multinomial, tendo como referência não ter relação sexual. No segundo artigo foi feito um recorte para adolescentes com 14 anos (n=27.243). A relação sexual precoce (sim, não) foi descrita e investigada sua associação com características sócio-demográficas, uso de substâncias psicoativas, envolvimento em brigas e fatores do contexto familiar, da escola e do entorno por meio de regressão logística múltipla. O terceiro artigo teve como variável resposta foi o uso combinado (cluster) de tabaco, álcool e experimentação de drogas ilícitas. O cluster de uso de substâncias psicoativas foi categorizado em quatro categorias: nenhuma substância psicoativa, usou uma substância psicoativa, usou duas substâncias psicoativas e usou três substâncias psicoativas. As variáveis explicativas foram: características sócio-demográficas, fatores comportamentais de risco, contexto familiar e da escola. As variáveis associadas ao cluster de substâncias psicoativas em cada contexto foram identificadas por meio de regressão logística multinomial, tendo como referência a categoria não usou nenhuma substância psicoativa. Resultados: O artigo um mostra que cerca de um quarto dos adolescentes já tiveram relação sexual na vida, sendo mais frequente entre os meninos. Entre os adolescentes que relataram iniciação sexual, a maioria realizou sua primeira relação com idade menor ou igual a 13 anos. Cerca de 21% não fizeram uso de preservativo na última relação, e a chance de sexo protegido e desprotegido aumentou com o número de fatores de risco combinados. No contexto familiar, viver com um ou nenhum dos pais e baixo monitoramento parental aumentaram a chance de sexo com e sem preservativo; e nunca realizar refeições com os pais de sexo desprotegido. No contexto escolar, estudantes de escola particular tem menor chance de sexo protegido e desprotegido e não receber informações sobre prevenção de gravidez na escola aumenta ao chance de sexo com e sem proteção, com maior magnitude para o sexo desprotegido. No segundo artigo, restrito aos adolescentes com 14 anos de idade, cerca de um quarto relataram ter tido relação sexual na vida. A chance de relação sexual precoce foi menor entre estudantes de escola privada e que não receberam informações sobre prevenção de gravidez e/ou DST na escola. No contexto familiar, viver somente com um dos pais ou nenhum, ter baixo monitoramento parental e ter sofrido agressão familiar foi associado à maior chance de relação sexual precoce. Há um gradiente dose-resposta crescente das associações entre o número de faltas à escola sem a permissão dos pais e o número de faltas por insegurança na escola e/ou no caminho de casa para a escola e a chance de relação sexual precoce. O terceiro artigo encontrou que cerca de 23% dos adolescentes usaram pelo menos uma substância psicoativa, 5,3% duas substâncias e 2,9% três substâncias. O uso de substâncias psicoativas em cluster está associado com características vulneráveis do contexto familiar e da escola e outros comportamentos de risco como relação sexual precoce, sexo desprotegido, envolvimento em briga com armas de fogo, com tendência a uma maior magnitude da associação para o uso de três substâncias psicoativas. Conclusões: Piores fatores do contexto familiar e da escola afetam negativamente os adolescentes aumentando a chance de comportamento sexual de risco e o envolvimento com uso de substâncias psicoativas. Além disso, a presença de um fator de risco tende aumentar a chance de exposição aos demais, piorando a saúde do escolar. Assim, a abordagem integral dos comportamentos de risco e o envolvimento da família e da escola de forma integrada e cooperativa é essencial para a prevenção de risco e promoção da saúde entre escolares. O contexto familiar vulnerável e a falta de informações sobre a saúde sexual e reprodutiva na escola está associado a relação sexual precoce e à relação com e sem uso de preservativo, sendo a magnitude das associações geralmente mais fortes para o sexo desprotegido. A educação sexual, a promoção de envolvimento familiar nas atividades dos estudantes, conexão com a escola e prevenção de violência na escola e no entorno podem reduzir a relação sexual precoce (antes dos 14 anos) entre os adolescentes. Um alto percentual de adolescentes estão engajados em comportamentos de risco nas fases iniciais da adolescência, com destaque para o uso atual de álcool. A maioria dos adolescentes que usou substâncias psicoativas estão envolvidos com outros comportamentos de risco como relação sexual precoce, sexo desprotegido e envolvimento em briga com armas.

Ano

2019-08-10T17:32:21Z

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Maryane Oliveira Campos

Apresentação: editorial

A Lei de Acesso à Informação Pública brasileira (LAI – Lei n. 12.527/2011) completou, em 2017, cinco anos de implementação. Ao longo desse período, inúmeros foram os desafios para tornar efetivo o acesso à informação pública em diferentes instituições em âmbito nacional. Passados esses anos, constata-se que a criação de uma política pública de acesso à informação no Brasil ainda esbarra em concepções políticas díspares, usos inadequados, limites orçamentários, oportunismos, desconhecimento e embaraços tecnológicos.

Ano

2021-07-22T23:50:45Z

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Maria Aparecida Moura

Utilização de medicamentos potencialmente inapropriados por idosos em domicílio

O objetivo foi avaliar a frequência de utilização em domicílio de medicamentos potencialmente inapropriados por idosos e analisar a significância clínica. Trata-se de estudo transversal retrospectivo, recorte de um estudo de utilização de medicamentos desenvolvido em um hospital público. Os medicamentos inapropriados foram classificados empregando os três grupos de critérios explícitos incluídos na Lista de Beers de 2012. Houve inclusão de 190 idosos na pesquisa e a prevalência encontrada para utilização de medicamentos inapropriados foi 44,2%. As classes terapêuticas de medicamentos inapropriados mais utilizados foram antiinflamatórios não esteroidais, agentes cardiovasculares, benzodiazepínicos e antidepressivos. Identificou-se associação positiva entre utilização de medicamentos inapropriados e polifarmácia, polipatologia e hipertensão. Na Rename 2013 identificou-se 35(34,3%) fármacos inapropriados. O estudo demonstrou alta prevalência de utilização de medicamentos inapropriados pelos idosos. As consequências clínicas da utilização de medicamentos inapropriados são importantes para a saúde pública devido ao risco de eventos adversos e impacto negativo na funcionalidade do idoso. Na atenção ao idoso é importante desenvolver ações para promover o uso racional de medicamentos.

Ano

2022-03-08T16:39:58Z

Creators

Lázara Montezano Lopes Tácita Pires de Figueiredo Soraya Coelho Costa Adriano Max Moreira Reis

Taxonomia facetada navegacional: construção a partir de uma matriz categorial para trabalhos acadêmicos

Esse trabalho investigou o uso da taxonomia facetada como instrumento de organização da informação, para dar consistência e padronização aos conteúdos informacionais de trabalhos acadêmicos. A finalidade foi facilitar o acesso às informações, apresentando aousuário a opção de uma navegação pelos termos da estrutura facetada, apresentados em uma interface de busca. O ambiente de pesquisa foi a biblioteca digital de teses e dissertações (BDTD), da Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo como insumo as teses e dissertações oriundas da linha de pesquisa Organização e Uso da Informação. O objeto empírico foram as dez categorias fundamentais temáticas e os termos que as alimentaram, procedentes da análise conceitual realizada nos resumos informativos dos trabalhos acadêmicos do corpus. O objetivonorteador deste estudo foi criar uma taxonomia facetada navegacional, denominada TAFNAVEGA, a partir de uma matriz categorial desenvolvida para trabalhos acadêmicos, visando demonstrar a sua adequação para a representação sistematizada e semântica do conteúdo de teses e dissertações. Pretendeu, ainda, contribuir para maior visibilidade doconteúdo das pesquisas científicas e facilitar a busca e a recuperação dessas informações. A metodologia envolveu procedimentos de natureza empírica, exploratória, com uma abordagem qualitativa em relação à análise da literatura especializada da área. Além disso, recorreu ao método de pesquisa aplicada, visto que ofereceu a criação de um mecanismo para ser empregado na navegação facetada. Esse percurso metodológico incluiu o uso da teoria da análise de domínio para a identificação do domínio, do usuário da BDTD e de suas necessidades informacionais, assim como do Modelo de Leitura Documentária, de Fujita e Rubi (2006), para o desenvolvimento da matriz categorial para trabalhos acadêmicos. Para a criação das categorias fundamentais temáticas foi utilizado o método da análise de conteúdo, com a técnica da análise categorial temática, juntamente com os princípios dateoria da análise facetada de Ranganathan. A revisão de literatura foi pautada em trabalhos sobre navegações facetadas através de taxonomias também facetadas, utilizadas como instrumento facilitador da exploração, busca e recuperação de informações em diferentes bibliotecas digitais. Ademais, a fundamentação se baseou em conhecimentos relacionados com a busca e a recuperação em sistemas de recuperação da informação. Abordou, ainda, o vocabulário controlado do tipo taxonomia, as bibliotecas digitais, focando a atenção em bibliotecas de teses e dissertações, e a navegação hipertextual, mostrando a navegação pela taxonomia facetada. Os resultados demonstraram que o mecanismo TAFNAVEGA facilitou a tarefa de exploração, busca e recuperação de conteúdos dos documentos, dandoacesso a dados tais como teorias, métodos e instrumentos de coleta de dados, possibilitando combinar essas diferentes informações. Conclui-se que a possibilidade de refinamento da busca através da estrutura da taxonomia facetada navegacional auxilia o usuário a explorar os resultados das pesquisas concluídas, uma vez que dá maiorvisibilidade ao conteúdo disponível na biblioteca digital de teses e dissertações, sem sobrecarregá-lo de informações.

Ano

2019-08-11T17:15:30Z

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Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

Diversificação dos modos de ser masculino e estatização da violência masculina na escrita literária e jornalística de Bernardo Guimarães (1869-1872)

Dois fatores nos motivaram a realizar esse estudo sobre as questões que envolvem a educação e a masculinidade, ou os sujeitos masculinos, no século XIX: a falta de estudos no campo da História da Educação que abordassem essa temática naquele período; e a consciência de que essa falta contribui para a manutenção do machismo, responsável por conseqüências trágicas na vida de muito(a)s brasileiro(a)s ainda hoje. Trabalhamos, nesse estudo, com a noção de que a educação de gênero teria pelo menos duas especificidades muito demarcadas: ela não seria exclusiva de uma geração, já que faz parte do processo sempre inacabado da construção identitária abarcando, portanto, infância, juventude, adultez e velhice; e não se daria apenas, e nem fundamentalmente, na escola, haja vista que em uma variedade de âmbitos da vida social há circulação efetiva de representações e práticas culturais que sugerem modelos de gênero fortes o suficiente para definirem as construções das identidades dos indivíduos por elas interpelados. Levando-se tais premissas em conta optamos por estudar as representações relacionadas ao gênero masculino veiculadas principalmente na literatura de Bernardo Guimarães, mas ainda na de outros autores que também estavam escrevendo entre 1869 e 1872, como José de Alencar, Machado de Assis e Alfred Taunay fato que em grande medida influenciou na escolha desse recorte temporal. Além dos romances, contos e poesias produzidos por esses autores, outras fontes também foram consultadas, como jornais, relatórios de Presidentes da Província de Minas Gerais e relatos de viagem. O cruzamento dessa diversidade documental nos permitiu verificar se havia alguma disparidade nas maneiras de se referir ao gênero masculino no período. Contribuiu também para iluminar os posicionamentos de cada texto específico em relação às mudanças nas relações de gênero já em marcha à época, além de tornar mais evidentes algumas contradições que pareciam marcar aquele momento determinado. A tese defendida é a de que a escrita literária e jornalística de Bernardo Guimarães, produzida entre os anos de 1869 e 1872, tanto capta quanto contribui para o desencadeamento da dupla face de um processo que estaria alterando as percepções dos homens do período em relação às questões de gênero: 1- a diversificação dos modos de ser masculino; e 2- a estatização da violência masculina. Tal argumento foi desdobrado nos cinco capítulos que compõem a tese.

Ano

2019-08-11T14:35:47Z

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Matheus da Cruz e Zica

Comparação morfofuncional entre a espermatogênese e a biologia espermatogonial de dois primatas: homem e sagui

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2020-07-23T00:06:27Z

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André Lucas Caldeira Brant de Oliveira

Teorias de calibre e modelos de unificação

Nesse trabalho fazemos uma apresentação sumária da abordagem moderna às teorias de calibre em física de partículas. Começamos com uma exibiçao simples das ferramentas fundamentais para um melhor entendimento das maneiras que os modelos de Unificaçao são desenvolvidos no domínio das teorias de calibre. A Teoria de Grupos, assim como uma simples introdução às poderosas idéias dos grupos de Lie são enfatizados e também a indispensável fenomenologia da física de partículas que é apresentada em abordagem histórica. Os importantes tópicos de renormalização das teorias de calibre, quantização dos campos de calibre, simetrias escondidas e simetrias quebradas, assim como um aprofundamento nos modelos de Glashow-Weinberg-Salam da unificação eletrofraca e teoria de calibre de cor foram evitados deliberadamente para estudos posteriores. Este é um trabalho didático que visa solidificar conhecimentos para desenvolvimentos posteriores nessa área.

Ano

2019-08-11T15:40:41Z

Creators

Jose Eloy Ottoni

Desempenho e rendimento da carcaça de frangos de corte submetidos a dietas com diferentes níveis de energia e aminoácidos

Avaliaram-se desempenho, rendimentos de carcaça seus cortes e quantidade de gordura abdominal dos frangos, alimentados com rações com diferentes níveis de energia e aminoácidos, respeitando o conceito de proteína ideal. Utilizaram-se pintos de corte Ross 308, machos e fêmeas, alimentados com 3 tipos de rações: inicial (1-21dias), crescimento (22-40 dias) e acabamento (41-45 dias). O período experimental foi de 45 dias. Foram utilizados 3 níveis de energia metabolizável (EM): baixo, médio e alto sendo: inicial 2900; 3000 e 3100 Kcal/Kg, crescimento 3000; 3100 e 3200 Kcal/Kg e acabamento de 3100; 3200 e 3300 Kcal/Kg, respectivamente. Foram dois os níveis de aminoácidos: normais (usados UFMG) e com 10 % acima destes. O delineamento foi inteiramente ao acaso. Os sexos foram analisados separadamente. As diferenças entre as médias foram comparadas pelo teste “SNK”. O pior ganho de peso e consumo dos machos de 1-45 dias ocorreu com a energia baixa (P<0,05) e não houve influência dos níveis de aminoácidos. Para fêmeas a energia e o nível de aminoácidos mais altos promoveram maior ganho de peso quando comparada com os outros níveis, mas sem interação. Independente do teor de aminoácidos das dietas, machos alimentados com alta energia tiveram o pior rendimento de carcaça, já nas fêmeas foi observada interação. O rendimento de peito dos machos apresentou resposta significativa ao aumento de aminoácidos, independente dos níveis energéticos. Enquanto para as fêmeas, houve interação. Os demais parâmetros não foram afetados pelos tratamentos.

Ano

2020-01-20T12:07:01Z

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Laís Maria de Brito Lima Penha

Corantes alimentícios amaranto, eritrosina B e tartrazina, e seus possíveis efeitos maléficos à saúde humana

O uso dos corantes alimentícios, para fins industriais, disseminou-se nas últimas décadas. Seu uso tem diversos objetivos, desde uma melhora na aparência dos alimentos processados, até alterações no prazo de validade dos mesmos. Infelizmente, muitos destes corantes (em especial os sintéticos) possuem potencial para causar efeitos adversos aos seres humanos. Diante disso, o objetivo desta revisão é avaliar o potencial toxicológico, mutagênico e alergênico dos corantes amaranto, eritrosina B e tartrazina. Foi realizada uma revisão sistemática com busca de artigos científicos na base de dados PubMed utilizando dos seguintes descritores “Amaranth”, "Erythrosine B”, “Tartrazine”, associados, separadamente, com “Toxicity”, “Mutagenicity” e “Allergic”. Foram incluídos artigos publicados desde 2010 que avaliaram o potencial tóxico, mutagênico ou alergênico dos corantes investigados nesta revisão. Com os descritores supracitados, foram identificados 300 artigos. Após critérios de inclusão e exclusão, 12 artigos foram selecionados para fundamentar a presente revisão. Nos estudos selecionados observou-se que os três corantes, de modo geral, induzem danos no DNA, provocam mudanças no comportamento celular e afetam o metabolismo corporal de cobaias (principalmente as funções enzimáticas, hepáticas e concentrações de proteínas plasmáticas). Dado o exposto nessa revisão é imprescindível que as interações dos corantes com os seres humanos sejam melhores estudadas, além de que a aplicação e a legalização destas substâncias para uso em alimentos ocorra com maior cautela.

Ano

2022-02-25T18:36:12Z

Creators

Lucas de Barros Anastácio Danielle Aparecida Oliveira Camila Rocha Delmaschio Lusânia Maria Greggi Antunes Farah Maria Drumond Chequer