Repositório RCAAP
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento de corrente elétrica para o estudo da usinabilidade do aço UNS S32760
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Controle de hipertensos e diabéticos: estratégias para Atenção Básica
As doenças crônicas, em especial a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, são um grande problema de saúde pública, principalmente devido à alta morbimortalidade. As complicações cardiovasculares decorrentes destas patologias são causas sensíveis à atenção primária à saúde, e podem ser minimizadas mediante a organização do serviço de saúde e aumento a adesão ao tratamento, tanto farmacológico e não farmacológico. O município de Timóteo- Minas Gerais possui uma população de mais de 80 mil habitantes e com um serviço de saúde, no âmbitoda Atenção Básica, conta com nove Unidades de Saúde e quatro Centros de Saúde, entre os quais está o Centro de Saúde Cornélia de Assis Ferreira, objeto do estudo. Através do diagnóstico situacional foi constatado que grande número dos usuários hipertensos e diabéticos não possuíam controle de suas patologias e não faziam acompanhamento adequado, uma vez que o serviço não se organiza para tal ação. A partir deste dado, objetivou-se a criação de um plano de ação que proponha estratégias para organização do serviço baseada nas caracterizas da população visando, sobretudo, a qualidade dos serviços, adesão ao tratamento e diminuição das internações e mortalidade por doenças cardiovasculares. Foi também realizadapesquisa bibliográfica na base de dados da SciELO e os periódicos disponibilizados na CAPES com os descritores: Hipertensão, Diabetes mellitus e Atenção primária à saúde. A execução dos projetos propostos neste plano de ação resultará em melhorias na assistência, no serviço e na qualidade de vida dos usuários.
Efeito-escola e fatores associados ao progresso acadêmico dos alunos entre o início da 5a. série e o fim da 6a. série do ensino fundamental: um estudo longitudinal em Escolas Públicas no Município de Belo Horizonte - MG
As pesquisas sobre o efeito-escola são recentes no Brasil e se baseiam, sobretudo, nos dados produzidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Seus primeiros resultados chamaram muita atenção principalmente pelo fato de mostrarem as enormes desigualdades educacionais no país. Concordando com literatura internacional, essas pesquisas revelam que a maior parte da variação no desempenho dos alunos se explica pelos fatores extra-escolares. Não obstante esses resultados sejam muito relevantes, eles são baseados em dados transversais, embora se saiba que a forma apropriada para medir o efeito-escola é através de dados longitudinais, que permitem investigar o impacto das escolas aos alunos, em termos de aprendizagem, devido as suas políticas e práticas. O principal objetivo deste estudo é medir o efeito-escola de sete estabelecimentos de ensino públicos localizados na mesma região da cidade de Belo Horizonte, que tem o perfil socioeconômico relativamente homogêneo. A pesquisa tem o desenho longitudinal, com a coleta de dados em três ocasiões. Os alunos das escolas selecionadas foram acompanhados, durante dois anos, a partir do início da 5ª série. No primeiro ano, os alunos submetidos a testes língua portuguesa e matemática no início e no final do ano letivo. No segundo ano, os testes foram repetidos no final do ano letivo. Além dos testes, os alunos responderam a um questionário contextual para levantar informações sobre suas características demográficas, socioeconômicas e culturais, itens sobre o percurso escolar e hábitos de estudo. Foram realizadas entrevistas com os profissionais das escolas e com pais de alunos, escolhidos de acordo com os resultados dos testes, a fim contextualizar os resultados obtidos com os testes e questionários. O efeito-escola para a aprendizagem dos alunos foi analisado através de modelos multiníveis de regressão para dados longitudinais. As escolas foram incluídas com variáveis indicadoras e a medida do efeito-escola foi feita através do coeficiente de cada escola. Os resultados mostraram que os alunos com status inicial mais baixo ganharam mais no período. Os modelos de análise mostraram que os fatores dos alunos (nível socioeconômico, defasagem idade-série e gênero) têm muito impacto no status inicial, mas apenas algumas têm impacto no progresso dos alunos, dependendo da disciplina e da série. As evidências qualitativas mostraram que todas as escolas têm problemas de infra-estrutura e contextuais, que impactam a qualidade do ensino. As políticas e práticas escolares podem contribuir para que a escola minimize, reproduza ou aumente as desigualdades de origem de seus alunos. Dependendo do alunado atendido pela escola, essas práticas têm conseqüências para a trajetória dos alunos. Nas entrevistas com as famílias, o principal resultado foi mostrar as práticas das famílias que contribuem para a estratificação escolar. Esses resultados apontam para a necessidade de políticas públicas para melhoria das escolas, principalmente as que atende famílias menos desprovidas de recursos econômicos e culturais, a fim de compensar, através da escola, as desigualdades de origem dos alunos. Este estudo tem contribuições metodológicas importantes para a investigação do efeito-escola em perspectiva longitudinal e para as pesquisas que fazem integração entre metodologias quantitativas e qualitativas.
Doença de Alzheimer: a principal causa de demência nos idosos e seus impactos na vida dos familiares e cuidadores
O envelhecimento da população brasileira tem algumas tendências que são similares ao nível internacional. O aumento da população de idade avançada devido a baixa natalidade, o aumento de esperança de vida, o desenvolvimento de novas tecnologias que tem tratamentos que até a alguns anos eram impossíveis, uma perspectiva e um prognóstico favorável de vida para alguns transtornos, dentre eles as demências. Este trabalho prevê, de maneira simples, sobre a doença de Alzheimer como principal causa de demência e é direcionado às famílias e ao público em geral. Apresenta informações úteis e práticas sobre como lidar com a doença e como organizar a auto-ajuda e apoio mútuo a famílias com membros afetados por demência. Quando em casa existe um enfermo da Doença de Alzheimer todos têm que contribuir em algo para a sua vida pessoal. Convém buscar a situação melhor para todos, embora obviamente a família encontrar-se-á mais ocupada e angustiada. Os cuidados curativos ou paliativos devem ser feitos com continuidade e sem abandonos, evitando e protegendo a família contra a desesperança. Com uma informação adequada em cada momento e incluindo a família como objetivo terapêutico.
Dostoiévski por Adorno: a metafísica literária da vida danificada no romance O duplo
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Diagnóstico climático e estudo das variações termo-higrométricas do município de Sete Lagoas - MG
Este trabalho apresenta o comportamento do campo térmico urbano de Sete Lagoas nos períodos de agosto e novembro de 2007, a partir de dados climáticos coletados na Estação Climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e em experimentos de campo. A análise em questão envolveu a relação entre os elementos climáticos e a tipologia de uso e ocupação do solo. Baseando-se em um mapa de classes predominantes de uso e ocupação, foram selecionados dez pontos amostrais que representaram as diversidades de usos dentro da malha urbana. Nestes pontos, foram realizados três experimentos de campo, um em agosto e dois em novembro, meses sazonalmente contrastantes que serviram a uma melhor análise. Nos dois primeiros experimentos (agosto e novembro), as leituras foram realizadas durante um período de 12 horas, identificando-se a partir daí as flutuações horárias do campo térmico. Já o terceiro experimento, realizado em novembro, deu-se em um período de 24 horas, possibilitando a constatação da influência direta dos condicionantes urbanos no clima dos locais observados, uma vez que, as mais expressivas trocas térmicas entre a atmosfera e o meio ao seu entorno se dão durante a madrugada. A análise dos tipos de tempo observados diariamente nos experimentos foi realizada a partir de gráficos de análise rítmica, nos quais foram contemplados os dados de temperatura e umidade relativa do ar, direção e velocidade dos ventos e nebulosidade. Os fluxos de veículos e de pedestres, dados descritivos da natureza urbana, também foram avaliados. A dinâmica atmosférica inserida no contexto destes experimentos foi analisada a partir de cartas sinóticas da Marinha do Brasil e imagens de satélite GOES. Os dados coletados em campo, quando comparados àqueles da Estação Climatológica de Sete lagoas, referencial de área verde entre os pontos pesquisados, apresentaram diferenças significativas, constatando-se, portanto, a influência do uso urbano do solo no desempenho térmico e hígrico da atmosfera local.
Direitos humanos e internet
Quando a gente faz esse contraponto, “direitos humanos e internet”, é impossível não passar pelo problema da tolerância, bem como do seu duplo absoluto que é a intolerância. Eu vou falar um pouco disso aqui. Eu vou começar com uma pequena anedota e vou fechar por ela também.
Entrando na máquina: repetição e estratégias ficcionais na obra de Carlos Sussekind
O objetivo desta tese é refletir sobre o uso da repetição como artifício na ficção de Carlos Sussekind. Propomos que há, nessa obra, dois tipos de repetição. A primeira busca ser fiel a seu modelo, e é encarnada sobretudo por Espártaco e seu Diário. A segunda, encarnadasobretudo por Lamartine e seus fingimentos, rivaliza com a primeira, tomando-a como modelo e retroagindo sobre ela. Nesse gesto, o fundamento que permitia que separássemos uma da outra é negado, bem como o de uma série de outras oposições que lhe são correlatas: o verdadeiro e o falso, o fora e o dentro do livro, o diário e o romance, o próprio e o alheio, o eu e o outro, a normalidade e a loucura, o verossímil e o fantástico. Esses dois tipos de repetição são tematizados, por sua vez, por dois tipos de máquinas: umas que registram, outras que põem o registro em movimento. No fim desse processo, nos encontramos diante de duas maneiras de modelar a si e ao mundo, que não diferenciam-se no que diz respeito à sua legitimidade: ambas são igualmente incapazes de repetir um fundamento sólido, bem como de controlar a irrupção de uma realidade refratária a seus fingimentos. Não obstante a ilegitimidade de ambas, permanece uma assimetria na força e na violência com que cada uma delas atua.
2019
João Gonçalves Ferreira Christófaro Silva
A circulação da linguagem musical: o caso da Fundação de Educação Artística (FEA-MG)
Este trabalho tem como objetivo discutir a circulação da linguagem musical. Trata-se de um estudo de caso que, numa perspectiva histórica, investiga quarenta e quatro anos de atuação da Fundação de Educação Artística (FEA), escola livre de música, no meio cultural da cidade de Belo Horizonte. Para isso, recorreu-se a entrevistas com sujeitos vinculados à instituição, bem como a documentos de diversas naturezas, pertencentes ao arquivo da própria escola. Empreendeu-se também um esforço de construção teórica no sentido de delimitar o conceito de circulação. A partir da concepção de linguagem de Bakhtin e da semiologia musical de Molino e Nattiez, definiu-se circulação como fluxo de significados veiculados num certo contexto de interações. Entendeu-se que a linguagem musical circula através de duas vias principais: a via da Escolarização e a via da Produção Cultural. Das possibilidades de articulação entre essas duas vias, das relações entre processos de criação artística e processos de ensino/aprendizagem da música, foram derivadas algumas questões, endereçadas ao campo da Educação Musical. Em primeiro lugar, a questão acerca do enfoque e da relevância da formação de professores de música, a partir de conceitos que caracterizariam o espírito de escola livre: o conceito de espírito criador e o de ensino pré-figurativo, de Koellreutter. Em segundo, mas não menos importante, uma questão relativa ao posicionamento (no campo) dos processos de escolarização da linguagem musical (sempre defasados de uma produção cultural atualizada) frente aos complexos processos de produção, circulação e recepção, na pós-modernidade. A partir do caso estudado, puderam-se inferir alguns aspectos gerais em que aquela articulação se apresentou como possibilidade, contribuindo assim para se pensar a relação entre a música e seu ensino hoje.
Arthur Danto e a experiência estética
O artigo, em um primeiro momento, reconstrói a separação realizada por Arthur Danto entre Estética e Filosofia da Arte. Essa separação se encontra no fundamento da ontologia dantiana e distancia sua tentativa de definir arte dos argumentos da tradição estética sobre a beleza e o gosto. A partir dessa reconstrução, dou um segundo passo onde analiso como Arthur Danto discute com a experiência estética, do modo como é compreendida, principalmente, após Kant, e quais são as suas críticas e propostas para repensar a relação entre público e arte.
A construção social do currículo nas reformas do curso delicenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal deAlfenas (UNIFAL-MG)
Esta pesquisa teve como objetivo central analisar os principais fatores responsáveis por mudanças no currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Fundamentado na ideia da construção social do currículo de Ivor Goodson (1995a, 1995b, 1997), nos concentramos nas relações entre os sujeitos que estiveram diretamente envolvidos na construção do currículo desse curso, em como seus interesses e concepções influenciaram esse processo de mudança. Os estudos de ThomasPopkewitz (1997) também foram de fundamental importância para nos permitir compreender a reforma como um fenômeno ecológico, ou seja, considerar as transformações no contexto externo à instituição para as reformas no currículo. A abordagem teórico-metodológicaadotada foi o estudo de caso (YIN, 2005) de modo que utilizamos os documentos e entrevistas individuais semiestruturadas, para a coleta dos dados. Chegou-se a conclusão de que os principais fatores que influenciaram a construção social do currículo estudado foram:as transformações sofridas pela Instituição assim como o próprio contexto políticoeducacional do país nas duas últimas décadas, os interesses dos agentes envolvidos diretamente nos processos de reforma, os discursos produzidos a partir da aprovação dasdiretrizes curriculares para a formação de professores e sobre a regulamentação da profissão do biólogo.
Avaliação da proteína fator eucarioto de alongamento 1 beta de Leishmania (EF1β) como candidata para uso no diagnóstico e vacina contra as leishmanioses
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Epistemologia cognitiva para o uso de preposições: o caso da preposição de
A proposta desta tese é a apresentação de um modelo de análise para o uso da preposição de da língua portuguesa do Brasil a partir dos preceitos teóricos e esquemas desenvolvidos pela GRAMÁTICA COGNITIVA e da GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES, assumindo como ponto de partida a hipótese de serem as preposições marcaçõeslingüísticas, cuja evolução pode ser pelo menos parcialmente mapeável por GRAMATICALIZAÇÃO. A pesquisa chega a conclusão de a preposição em análise possuir um valor primevo advindo da idéia de deslocamento espacial de origem. Para tal empreitada, foram desenvolvidas reflexões de ordem teórica notadamente, a locação dagramática cognitiva como modelo pós-estruturalista que aceita a diacronia como elemento teórico produtivo a coleta e análise de dados em corpora eletrônicos; a aplicação de testes avaliativos e comparativos. Provido dos resultados, partiu-se em direção de uma compreensão do que venha a ser uma preposição e, mais particularmente, partiu-se em direção de explicações sobre as particularidades que pode assumir a preposição de no português do Brasil.
Migração interna e deslocamento forçado: análise do padrão migratório colombiano do final do século XX e começo do século XXI
As trajetórias migratórias conformam uma forma de pegada histórica da sociedade, através da qual se revela espacialmente a ordem que a sociedade seguiu para seu processo de produção e reprodução econômica e social. O modo como se dá a articulação entre esses fatores econômicos e sociais e essas trajetórias migratórias, em um contexto histórico particular, constitui o padrão migratório. Sob esta premissa, este estudo tem como propósito fundamental verificar se existe, de fato, um padrão da migração interna no caso colombiano; busca-se avaliar o comportamento da migração interna como parte das transformações econômicas, produtivas e sociais que a Colômbia experimentou no período, configuradas em situações de conflito político e armado. Para alcançar este propósito, são analisados os microdados censitários demográficos referentes a 1993 e 2005, fornecidos pelo Departamento Administrativo Nacional de Estatística - DANE; e o Registro Único de População Deslocada da Rede Nacional de Informação sobre as Vítimas do Conflito Armado - RUPD-RNI, da Colômbia, disponível para o período 1985-2014. O conceito que se adota como migrante refere-se ao indivíduo que residia, há cinco anos, em um município diferente do município de recenseamento, independente de seu local de nascimento, e que sobrevive à mortalidade e a reemigração. No caso do deslocamento forçado, consideram-se os eventos acumulados anualmente, independentemente se foram experimentados por uma mesma pessoa, ou se aconteceram dentro ou fora dos limites municipais. A análise dos dados e a aplicação de técnicas de estimação de migração e de análise multivariada permitiram detectar, de um lado, regularidades espaciais que surgem das trocas migratórias no espaço e, de outro, que no padrão de migração interna colombiano se articulam e sobrepõem dois sistemas de trajetórias migratórias, marcadamente seletivos. O primeiro sistema corresponde às trajetórias migratórias de ordem intrarregional, derivadas do parcimonioso processo de industrialização, iniciado no século XIX e consolidado na segunda metade do século XX, e que configuram as principais cidades capitais e suas áreas de aglomeração metropolitana. Neste sistema predominam as trajetórias migratórias interurbanas, mas articuladas ainda com áreas tradicionais de expulsão, que sustentam, ainda, fluxos de origem rural. Um segundo sistema migratório se origina nas áreas historicamente excluídas dos trajetos da industrialização, onde recentemente tem sido expandida a fronteira agrícola para o agronegócio e para a exploração de petróleo. Nessas áreas, configuram-se condições para a produção e comercialização de negócios ilícitos com os quais as populações camponesas se encontram articuladas ou rejeitadas de diversas formas. Esse processo acaba sustentando as correntes migratórias de origem rural para dois tipos de periferias: aquelas circundantes às áreas urbanas consolidadas, e aquelas que formam os corredores marginais nas áreas de fronteira internacional. As diversas trajetórias migratórias, dominantes e secundárias, que se configuram nos dois sistemas migratórios, reproduzem os fatores estruturais de inequidade espacial presentes na geografia colombiana, e, a partir deles, a seletividade para a migração. Por exemplo, os fluxos que se originam nas áreas urbanas são dominados por adultos mais educados, mas os que emergem das áreas rurais para as fronteiras, por jovens adultos com baixa escolaridade. Nos primeiros sobressaem as mulheres e nos segundos a participação masculina é maior. O arcabouço teórico das migrações, derivadas da macroeconomia neoclássica, com o Modelo de Equilíbrio, e da escola estruturalista, com o Modelo Centro Periferia e a Teoria dos Sistemas Mundiais, sustenta, de forma fragmentada os diferentes momentos históricos da evolução do padrão migratório do caso colombiano, particularmente para a segunda metade do século XX. Para este novo século, precisam ser incorporados marcos analíticos que considerem, além da dimensão econômica, fatores de ordem político e social que contribuam para a melhor compreensão das dinâmicas de expulsão em condição forçada, dentro e além dos limites nacionais. As mudanças do padrão migratório entre o final do século XX e começos do século XXI caracterizam-se pela diminuição do volume da migração interna de caráter voluntário e, em contrapartida, pelo aumento dos deslocamentos de caráter forçado, internos e internacionais, mas que não são captados nos censos demográficos. Entre os dois períodos se acentuaram as maiores distâncias entre origens e destinos e surgem novas áreas de influência migratória que acabam complementando os raios de ação para todos os sistemas migratórios e a consolidação dos sistemas de trocas migratórias intrarregionais, dominadas por mulheres e por jovens adultos.
Infecção oculta pelo vírus da Hepatite B em portadores de Hepatite C crônica e pacientes em situação de imunodepressão acompanhados em serviços de referência em Belo Horizonte
A infecção oculta pelo vírus da hepatite B (HBV) é definida pela presença do HBV DNA na ausência do HBsAg. Ela tem sido documentada com maior frequência nos grupos com alto risco de infecção pelo HBV, em indivíduos com doença hepática prévia ou em imunodeprimidos. Sua prevalência e importância clínica permanecem indefinidas. Os objetivos desde estudo foram determinar a frequência da infecção oculta soropositiva pelo HBV em indivíduos portadores de hepatite C crônica, neoplasias malignas sólidas, doenças reumatológicas autoimunes, doença renal crônica (DRC) em hemodiálise, infecção pelo HIV e hemoglobinopatias SS/SC em uso de hidroxiuréia e avaliar possíveis fatores sociodemográficos, epidemiológicos, clínicos e laboratoriais associados à sua ocorrência. No período de março de 2013 a setembro de 2014, pacientes adultos cadastrados em serviços de referência em Belo Horizonte, com positividade sérica para o anti-HBc total e/ou IgG e com HBsAg negativo foram investigados quanto à detecção do HBV DNA em amostra única de sangue. Foram estudados 230 pacientes e a frequência encontrada de infecção oculta pelo HBV foi de 9,7% entre portadores de hepatite C (3/31), 8,3% naqueles com neoplasias malignas sólidas (1/12), 1,1% nos portadores de DRC em hemodiálise (1/88), 8,9% em portadores do HIV (4/45) e 26,1% entre os portadores de hemoglobinopatias SS/SC em uso de hidroxiureia (6/23). Nenhum caso de infecção oculta pelo HBV foi identificado entre 31 portadores de doenças reumatológicas. Entre os portadores de hepatite C crônica, cirrose hepática tendeu a se associar à detecção do HBV DNA (p=0,064). Em análise univariada, ser portador de hemoglobinopatias SS/SC se associou à detecção do HBV DNA (p=0,001) e estar em hemodiálise se associou a não detecção do mesmo (p=0,006). Em análise multivariada, a infecção oculta pelo HBV mostrou-se associada à história prévia de uso abusivo de álcool (OR 5,35; IC 95% 1,45 19,73) e ser portador de hemoglobinopatias SS/SC (OR 13,71; IC 95% 3,56 52,76). Outra análise multivariada, considerando hemotransfusão em portadores versus não portadores de hemoglobinopatias, mostrou chance sete vezes maior de infecção oculta pelo HBV no primeiro grupo (OR 13,75; IC 95% 2,83 - 66,87) quando comparado ao segundo (OR 1,83 IC 95; 0,29 - 11,62), sendo significativa somente no primeiro. Os dados sugerem que fatores relacionados à hemoglobinopatia, e não à transfusão, se associem a maior chance de detecção do HBV DNA. Este é o primeiro estudo a investigar a presença da infecção oculta pelo HBV em portadores de hemoglobinopatias SS/SC, o primeiro estudo brasileiro que avaliou esta afecção entre os portadores de doenças reumatológicas e neoplasias malignas sólidas e o primeiro a avaliar sua frequência em populações específicas localmente. A maior frequência de casos entre os portadores de hemoglobinopatias SS/SC, a maior chance de diagnóstico entre hemoglobinopatas e entre pacientes com passado de alcoolismo, e a tendência de associação com cirrose entre os portadores de hepatite C crônica sugerem que mecanismos diversos de agressão hepática possam estar implicados na detecção do HBV DNA. Estudos prospectivos com maior número de casos e dosagens seriadas do HBV DNA são necessários para definir melhor a prevalência e a relevância clínica da infecção oculta pelo HBV.
Especificação do nível de critério de avaliação da poluição acústica perante multicritérios de sua definição
Este trabalho expõe a complexidade da especificação do nível de critério de avaliação (NCA) para verificações de poluição acústica perante multicritérios de definição carentes de integração de procedimentos. Nessa exposição, recorreu-se a dois estudos de caso a partir de investigações desenvolvidas pelo autor. A prevalência de multicritérios torna confusa a definição do NCA pautada pela ética e idoneidade profissionais, estendendo o tempo de investigação, encarecendo tal prestação de serviço, dificultando o entendimento da situação pelos atores envolvidos. Num tal cenário, a definição do NCA deve ser balizada pelo critério mais restritivo, só identificado a partir de uma abordagem multicritério que os estudos de caso ilustram. Do aqui exposto, espera-se uma motivação da parte dos legisladores para atualizarem e proporem procedimentos integrados de avaliação da poluição acústica.
Relações de equivalência português brasileiro-inglês: um estudo de caso
Esta dissertação afilia-se ao campo disciplinar dos Estudos da Tradução (HOLMES, 2000 [1972]) e examina relações de EQUIVALÊNCIA TRADUTÓRIA num conjunto de versões interlinguais de um TEXTO com o objetivo de identificar padrões de escolhas SEMÂNTICAS (ESTRATO SEMÂNTICO) e LEXICOGRAMATICAIS (ESTRATO LEXICOGRAMATICAL) e sua relação com VARIÁVEIS do CONTEXTO DE SITUAÇÃO. Com base em dados coletados e resultados obtidos no estudo experimental de Braga (2012), foram analisados (i) um texto original em português brasileiro, consistindo num resumo de uma tese de doutorado na área de engenharia nuclear; (ii) duas traduções do resumo para a língua inglesa, realizadas em condições experimentais e selecionadas, num grupo de 8 traduções, como as mais bem avaliadas por um comitê de peritos; (iii) uma tradução do resumo original realizada pelo autor da tese e publicada na mesma como abstract; e (iv) uma tradução do resumo original realizada pelo autor da tese e publicada num artigo em periódico científico internacional revisado por pares. Cada um dos TEXTOS foi segmentado em ORAÇÕES e estas anotadas manualmente utilizando-se categorias da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). As categorias anotadas foram computadas, por meio do software R (R CORE TEAM, 2015), a fim de se obter frequências de ocorrência que caracterizassem o PERFIL METAFUNCIONAL de cada um dos TEXTOS. Em seguida, análises qualitativas e técnicas de agrupamento foram utilizadas para examinar o grau de similaridade entre as diferentes traduções e entre estas e o texto original. Em termos do campo disciplinar dos Estudos de Corpora, é possível afirmar que foi analisado um corpus pequeno (SARDINHA, 2004), de forma semiautomática (MATTHIESSEN, 2009). Os resultados permitiram caracterizar o ambiente no qual se estabeleceram as relações de aproximação e distanciamento entre os TEXTOS do corpus, sendo que essa configuração se mostrou dinâmica, uma vez que ela se alterou na medida em que diferentes SISTEMAS SEMÂNTICOS (FIGUEREDO, 2015) e LEXICOGRAMATICAIS (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) foram sendo considerados ao longo da análise. Os resultados permitiram também avaliar o impacto exercido pelo CONTEXTO DE SITUAÇÃO e pelo META-CONTEXTO de produção dos TEXTOS nas relações de aproximação e distanciamento entre eles, sendo que os agrupamentos dos TEXTOS em termos das VARIÁVEIS do CONTEXTO DE SITUAÇÃO (HALLIDAY, 1978; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e das VARIÁVEIS META-CONTEXTUAIS DA TRADUÇÃO (MATTHIESSEN, 2001) coincidiu parcialmente com os agrupamentos dos TEXTOS com relação aos SISTEMAS SEMÂNTICOS e LEXICOGRAMATICAIS selecionados para embasar a análise.
Professoras que ensinaram matemática: memórias de Maria da Glória, Botyra e Felicidade
Neste artigo, exploramos os livros de memórias de três professoras brasileiras que ensinaram matemática nos primeiros anos escolares durante a primeira metade do século XX: Maria da Glória d’Ávila Arreguy, Botyra Camorim e Felicidade Arroyo Nucci. Discutimos as perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa com o uso de escritos autobiográficos e em seguida apresentamos as obras memorialísticas das três professoras. Posteriormente, discorremos sobre o que as memórias trazem a respeito do ensino de matemática desenvolvido pelas docentes no contexto da disseminação das propostas pedagógicas geralmente conhecidas sob o nome de Escola Nova. Finalmente, focalizamos, nas memórias das professoras, outros componentes importantes de sua trajetória profissional: os papéis simultâneos de mãe e mestra, sua atuação além da docência nas comunidades em que trabalharam e o papel da religião católica.
A narrativa político pedagógico na ET-SUS Sergipe ou como potencializar um disposito
Trata-se de um Projeto de Intervenção que propõe, aos sujeitos-trabalhadores da Escola Técnica do SUS em Sergipe, um novo olhar para o dispositivo Colegiado, mediante o fomento da leitura do processo vivido por cada um. Pretende favorecer a mudança do modelode gestão e atenção da ETSUS, através da busca pela inseparatividade entre gestão e atenção, pela transversalidade, em favor da ampliação da grupalidade, pela ampliação dos espaços de roda. A metodologia utilizada terá uma abordagem qualitativa, por se tratar de um projeto doqual emergem processos de ordem das significações, da subjetividade e é inspirada pelo Método de Roda, já que traz para o debate uma pretensão libertária, reconhece a importância da pluralidade dos atravessamentos presentes nas instituições. O método escolhido foi o de criação de rodas de discussão, de organização de uma unidade de produção, o Colegiado na ETSUS/SE, e o da experiência da leitura, em suas duas faces: a leitura como formação e a formação da leitura. Será utilizado o Diário de campo como um instrumento pedagógico. Serão realizadas 06 (seis) Etapas: a Primeira Etapa consiste na validação, no Colegiado, do Projeto de intervenção; a Segunda Etapa consistirá numa roda de discussão, de organização do momento do colegiado e de levantamento de necessidades de leitura; a Terceira Etapa trata da pesquisa individual de leituras que façam sentido a cada um dos envolvidos neste projeto; a Quarta Etapa consistirá no momento do Colegiado; a Quinta Etapa num momento de roda onde as leituras dos textos e da experiência do Colegiado emergirão. A Sexta Etapa, transversal a todas as etapas anteriores, consiste no registro da experiência do pesquisador, sendo, portanto, um registro singular. Os resultados, esperados pela pesquisadora, pretendem incidir na ampliação da capacidade de autonomia do sujeito, na diluição do poder,historicamente atribuída aos gestores do serviço, na possibilidade de abertura para a leitura do e no trabalho. No entanto, os resultados que serão produzidos em cada um dos sujeitos são pessoais e intransferíveis.