Repositório RCAAP
Meta-heurísticas Iterated Local Search, GRASP e Artificial Bee Colony aplicadas ao Job Shop Flexível para minimização do atraso total.
O ambiente de produção abordado neste trabalho é o Job Shop Flexível (JSF), uma generalização do Job Shop (JS). O problema de programação de tarefas, ou jobs, no ambiente JS é classificado por Garey; Johnson e Sethi (1976) como NP-Difícil e o JSF é, no mínimo, tão difícil quanto o JS. O JSF é composto por um conjunto de jobs, cada qual constituído por operações. Cada operação deve ser processada individualmente, sem interrupção, em uma única máquina de um subconjunto de máquinas habilitadas. O principal critério de desempenho considerado é a minimização dos atrasos dos jobs. São apresentados modelos de Programação Linear Inteira Mista (PLIM) para minimizar o atraso total e o instante de término da última operação, o makespan. São propostas novas regras de prioridade dos jobs, além de adaptações de regras da literatura. Tais regras são utilizadas por heurísticas construtivas e são aliadas a estratégias cujo objetivo é explorar características específicas do JSF. Visando aprimorar as soluções inicialmente obtidas, são propostas buscas locais e outros mecanismos de melhoria utilizados no desenvolvimento de três meta-heurísticas de diferentes categorias. Essas meta-heurísticas são: Iterated Local Search (ILS), classificada como meta-heurística de trajetória; Greedy Randomized Adaptive Search (GRASP), meta-heurística construtiva; e Artificial Bee Colony (ABC), meta-heurística populacional recentemente proposta. Esses métodos foram selecionados por alcançarem bons resultados para diversos problemas de otimização da literatura. São realizados experimentos computacionais com 600 instâncias do JSF, permitindo comparações entre os métodos de resolução. Os resultados mostram que explorar as características do problema permite que uma das regras de prioridade propostas supere a melhor regra da literatura em 81% das instâncias. As meta-heurísticas ILS, GRASP e ABC chegam a conseguir mais de 31% de melhoria sobre as soluções iniciais e a obter atrasos, em média, somente 2,24% superiores aos das soluções ótimas. Também são propostas modificações nas meta-heurísticas que permitem obter melhorias ainda mais expressivas sem aumento do tempo de execução. Adicionalmente é estudada uma versão do JSF com operações de Montagem e Desmontagem (JSFMD) e os experimentos realizados com um conjunto de 150 instâncias também indicam o bom desempenho dos métodos desenvolvidos.
Interface física e econômica em gestão de processo de produção de produtos conjuntos.
O Processo de Produção de Produtos Conjuntos é caracterizado pelo beneficiamento de uma única matéria prima na obtenção de vários produtos. É o típico processo da maioria das empresas químicas, petroquímicas e agroindústrias fortemente desenvolvidas no Brasil como processamento de sucos de frutas, café e cana de açúcar. Este trabalho propõe um sistema que propicie a gestão do processamento conjunto que considera as grandezas físicas, como volumes e vazões, e as grandezas econômicas, como custos de insumos, mão de obra, matéria prima e preços. Permite, este sistema, ao gestor do processo fixar as condições de trabalho das máquinas e equipamentos para se obter o máximo de rentabilidade no processamento; de forma que o resultado financeiro possa ser ajustado ao maior ganho alterando-se as proporções dos produtos. O objetivo deste trabalho é apresentar um Modelo de Gestão Físico-Econômica que possa ser utilizado na análise dos resultados da operação em empresas caracterizadas pelo Processo de Produção de Produtos Conjuntos. Este modelo tem como base o Modelo Econômico de Processo de Produção de Produtos Conjuntos, a Unidade Estratégica de Negócio e o Sistema de Monitoramento de Processamento Contínuo. O Modelo Econômico de Processo de Produtos Conjuntos utiliza o conceito de Sistema de Custeio Direto por não considerar o rateio dos custos fixos. A Unidade Estratégica de Negócio UEN estabelece a forma de administração focada no resultado da empresa. Cada atividade dentro do processo é definida como UEN que responde pelo seu próprio resultado de tal forma que seja competente em todo o processo produtivo desde a matéria prima até o produto acabado. O Sistema de Monitoramento de Processo Contínuo é constituído de um sistema informatizado que supervisiona as máquinas e equipamentos do processo produtivo. Estes sistemas de monitoramento são amplamente utilizados em empresas de processo contínuo para o gerenciamento dos equipamentos monitorando seu funcionamento e, principalmente, auxiliando em diagnósticos e previsão de falhas. Em síntese, cada UEN tem seu custo e resultado que varia conforme as flutuações na economia e do mercado; a empresa é constituída de UENs e, portanto, têm resultados finais que variam com essas flutuações exigindo tomadas de decisão que são facilitadas com o uso do Modelo proposto neste trabalho.
Avaliação da viabilidade de mapeamento das tarefas do consumidor em processos de serviços.
Esta dissertação aborda o problema da falta conhecimento a respeito do processo de mapeamento e avaliação das tarefas executadas pelos consumidores em processos de serviços reais. De fato, a literatura acerca da construção de mapas que permitam visualizar as tarefas desempenhadas pelos consumidores nos processos de serviço ainda se mostra escassa o que motiva o desenvolvimento de pesquisas que venham a contribuir para a sistematização e difusão de tal prática. Neste contexto, este trabalho objetiva contribuir com o gerenciamento e controle das operações de serviço verificando como a participação do consumidor nos processos de serviço pode ser mapeada e medida. Desta forma são considerados os seguintes objetivos específicos: a) Verificar como a literatura propõe a construção de mapas para visualizar as tarefas executadas pelos consumidores em processos de serviço; b) Aplicar o Mapa de Consumo em casos reais de serviço detalhando como a construção deste mapa pode ser conduzida, identificando e medindo as tarefas desempenhadas pelos consumidores; c) Identificar as principais dificuldades encontradas na construção do Mapa de Consumo e medição das tarefas dos consumidores. As principais ferramentas identificadas na revisão da literatura para a forma de mapeamento focada foram o SIPOC, Blueprint, Mapa de Consumo, Carta de Atividades e SERVPRO. Realizou-se então uma análise comparativa das mesmas, procurando-se destacar aspectos singulares da forma como propõem que a participação do consumidor no processo de serviço seja visualizada. Para se coletar dados empíricos sobre a aplicação de uma ferramenta de mapeamento com o propósito de representar e analisar a participação do consumidor, a pesquisa explora o potencial de aplicação da ferramenta Mapa de Consumo, proposta por Womack e Jones (2006), no estudo das tarefas e interações que compõem processos de serviço em que o consumidor atua como coprodutor, exercendo papel fundamental para concretização do serviço. Assim, o escopo desta pesquisa foi delimitado à consideração de processos de serviço do tipo faça você mesmo com interação remota e com interação presencial, entre cliente e provedor, em casos nos quais a variabilidade do processo é baixa. O serviço do tipo faça você mesmo com interação remota selecionado como objeto de estudo foi um processo de compra coletiva pela internet, e para seu mapeamento foram adotados os métodos de coleta de dados por estudo de caso, utilizando a empresa provedora do serviço como fonte de dados, e experimento, recorrendo aos seus consumidores como fonte de dados. Para o serviço do tipo faça você mesmo com interação presencial, selecionou-se o processo de estacionar o carro em um shopping center, e para seu mapeamento foi adotado o método de coleta de dados por meio de uma enquete realizada in loco com seus consumidores. Ao final da pesquisa, conclui-se que a construção e aplicação do Mapa de Consumo para os processos de serviço do tipo faça você mesmo, tanto na modalidade com interação remota como na modalidade com interação presencial são viáveis e que as principais dificuldades acerca da construção dos mapas referem-se ao tempo requerido para coleta dos dados e a adesão de participantes à pesquisa. Além disso, são elencadas propostas para o desenvolvimento de pesquisas futuras relacionadas ao tema abordado nesta dissertação.
O papel da TI na estratégia, definição e operação de canais para fornecimento de serviços eletrônicos.
A criação de uma gama nova de serviços eletrônicos baseados em tecnologia da informação é uma realidade para as empresas. Serviços deste tipo estão ganhando importância em diversas áreas como a de comércio eletrônico. Em função deste aumento de importância, as empresas vêm dedicando esforços para organizar o desenvolvimento de novos serviços desta natureza de maneira a estarem alinhados com a estratégia das organizações. Também no âmbito acadêmico, o interesse por estudar serviços eletrônicos vem crescendo desde 2004. As áreas de estudo são as mais diversas, sendo a questão do desenvolvimento destes serviços de forma alinhada ao processo de planejamento estratégico um dos principais. Diante deste contexto, prático e acadêmico, este trabalho tem por objetivo avalizar como as empresas brasileiras definem suas estratégias em relação à prestação de serviços eletrônicos. Em havendo a criação do serviço eletrônico, o trabalho também procura avaliar a integração deste serviço com os demais canais, eletrônicos, humanos ou misto entre os dois. Neste contexto, avaliar o papel da tecnologia da informação (TI), ou seja, como a TI participa da decisão e, se for o caso, qual a sua influência no processo de construção do serviço eletrônico. Finalmente, o trabalho procura avaliar também a influência do alinhamento estratégico entre a TI e o negócio no âmbito do processo de criação de novos serviços eletrônicos. De maneira a cumprir com estes objetivos, o trabalho buscou se basear nos construtos teóricos gestão de serviços, gestão de tecnologia da informação e serviços eletrônicos para elaboração de proposições que foram testadas frente a estudos de caso realizados em quatro empresas brasileiras, um banco, uma empresa de telecomunicações, uma empresa de aviação civil e uma empresa de internet. Optou-se pela escolha de quatro casos, de forma que uma quantidade razoável de informações em profundidade pudesse ser obtida sendo também possível o aumento do nível de generalização com o cruzamento dos casos. Ao se discutir os casos frente às proposições de pesquisa o estudo concluiu que: a) melhorar a experiência do cliente habilita a preocupação com novas tecnologias; b) melhorar a experiência do cliente habilita a participação da TI como idealizador do uso de novas tecnologias; c) o controle de custo desativa a preocupação com novas tecnologias e; d) a participação forte da TI habilita a visão estratégica de canais múltiplos, além de um conjunto de outros achados indiretos em função das discussões realizadas.
2012
Antonio Augusto da Silva Santos
Aplicação do indicador Overall Equipment Effectiveness (OEE) e suas derivações como indicadores de desempenho global da utilização da capacidade de produção.
A produtividade e competitividade de empresas intensivas em capital é muito dependente do grau de utilização de sua capacidade industrial. Muitos indicadores têm sido utilizados para medir o desempenho da manufatura, dentre eles o Overall Equipment Effectiveness (OEE). Contudo, somente altos índices de OEE não garantem um desempenho superior em uma fábrica. Alguns autores sugerem que a adoção de indicadores com maior abrangência como o Overall Plant Effectiveness (OPE) é mais adequada à medição e análise do desempenho global da manufatura por contemplar a influência de outras áreas da organização sobre a utilização da capacidade de uma fábrica. Esta pesquisa discute a aplicação do OEE em empresas cuja competitividade depende fortemente da sua habilidade em racionalizar a utilização da capacidade industrial e explora indicadores derivados da sua utilização. Com este propósito é realizada uma revisão bibliográfica da literatura para identificar suas limitações, relacionar os indicadores derivados do OEE e caracterizá-los como ferramentas gerenciais que podem oferecer uma perspectiva mais global à medição do desempenho da utilização da capacidade. Além disto, um estudo de caso é desenvolvido em uma empresa processadora de alimentos para identificar como se pode envolver os diversos agentes responsáveis pelas perdas de capacidade de produção, inclusive aqueles que atual além da área de manufatura, para eliminação ou controle deste problema. O estudo mostra que a aplicação do OPE além do OEE pode tornar a detecção da causa raiz de problemas mais eficaz, além de induzir a integração da estratégia de produção com outras estratégias funcionais e desta forma promover o aumento do desempenho global da manufatura.
2012
Christianne Matias Busso
Efeitos do padrão 4C na produção brasileira de café sustentável.
O presente trabalho tem como objetivo investigar os efeitos trazidos pelo padrão 4C para a produção de café no Brasil. Mais especificamente analisar quais tipos de melhorias (upgrading) foram trazidas aos produtores que adotaram o padrão 4C. As melhorias podem ser classificadas em econômicas, sociais e ambientais. Para isso foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa de estudo de caso. A primeira etapa da pesquisa correspondeu a uma revisão sistemática de literatura, em que foi possível formular proposições. Em seguida foram realizadas entrevistas com agentes da cadeia de valor do café - meso-instituições, cooperativas e produtores. Através de entrevistas, análise de documentos e reportagens sobre o assunto publicados em jornais e revistas especializadas, foram levantados dados que foram analisados com o auxílio do software de análise qualitativa Atlas TI. Os resultados indicam que grande parte das melhorias podem ser caracterizadas como upgrading ambiental. Além disso, os resultados mostram que a adoção do padrão 4C fez com que os produtores organizassem melhores seus processos de produção e tivessem maior controle das atividades relacionados ao cultivo de café com padrão 4C.
O emprego da informação no sistema de trabalho da equipe saúde da família.
Esta pesquisa investigou o emprego da informação no sistema de trabalho das Equipes Saúde da Família (EqSF), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando identificar que fatores interferem no emprego da informação em um ambiente de alta complexidade, de difícil controle e descentralizado. Para responder essa questão, foram identificados o processo de tratamento e o uso das informações. Tem como objetivo também compreender a discrepância entre a intenção do uso e o uso efetivo das informações e suas causas. Foi utilizado o método de estudo de casos múltiplos e, para isso, foram estudadas sete EqSF que fazem parte de três UBS, gerenciadas por uma Organização Social (OS), a Fundação da Faculdade de Medicina da USP, na região oeste do município de São Paulo. As EqSF são grupos multiprofissionais que promovem a atenção básica e a prevenção à saúde para os pacientes de determinado território. Buscou-se compreender como, nesse contexto, são feitos a captura, o registro, a disponibilização e o emprego das informações, já que elas são recursos relevantes para a produção de serviço desses profissionais e são coletadas tanto no domicílio do paciente quanto na UBS. Para realizar o atendimento dentro dos níveis de qualidade previsto pela OS e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os profissionais criam diversos sistemas de informação paralelos (cadernos, planilhas, etc.) de uso individual, uma vez que os sistemas eletrônicos da SMS e do Ministério da Saúde não atendem suas necessidades e as informações que contém nem sempre são usadas. Isso acontece devido ao não alinhamento entre os sistemas de informação e a infraestrutura disponível (BOSTROM; HEINEN, 1997a), requisito que é superado por meio de esforços individuais e coletivos. Essa situação corrobora as considerações de DeLone e McLean (1992, 2002, 2003) que afirmam haver uma relação entre o uso da informação e a satisfação do usuário com a qualidade do sistema, a qualidade da informação e a qualidade do serviço informacional. Os profissionais costumam memorizar dados para registro posterior, possibilitando redundância, erros e perdas de detalhes. As informações são registradas de acordo com o interesse do profissional e não há um sistema estruturado para a consolidação das informações.
A pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico brasileiro: uma investigação da política tecnológica para o setor com base na teoria evolucionária da mudança técnica.
A invenção da energia elétrica pode ser considerada como um dos eventos mais marcantes da história moderna. As fortes influências sociais e econômicas que o sistema elétrico exerce sobre a sociedade, atreladas a suas características próprias, fazem com que o sistema elétrico enfrente desafios que extrapolam sua própria dinâmica. Essa característica faz com que o Estado assuma uma grande responsabilidade pela gestão e planejamento dos sistemas elétricos, o que envolve questões de natureza não meramente econômicas que impulsionam e dão forma à dinâmica dos sistemas atualmente existentes, tanto no Brasil quanto no mundo. Dentre tais ações de intervenção do Estado, que alteram as condições de competitividade do sistema e toda sua dinâmica, estão políticas tecnológicas para induzir a inovação no setor. No Brasil, a lei 9.991/2000 que institui a obrigatoriedade de investimento de parte da receita operacional líquida (ROL) das empresas do setor em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), representa a política tecnológica específica para abordar tal questão. Tal lei visa induzir o desenvolvimento tecnológico no sistema para contribuir com o aumento de sua eficiência e na decorrente modicidade tarifária. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a eficácia da política tecnológica aplicada ao sistema elétrico brasileiro em induzir a dinâmica do desenvolvimento tecnológico no setor. Tal investigação foi feita com base na teoria evolucionária do desenvolvimento tecnológico, através de estudos de caso para se testar a hipótese desenvolvida de que somente a obrigatoriedade de investimento em projetos de P&D não tem sido suficiente para induzir a dinâmica do desenvolvimento tecnológico no sistema elétrico brasileiro. Os resultados da pesquisa demonstram que a se confirma. É possível argumentar que a proposição apresentada, de que tal hipótese se relaciona ao baixo comprometimento das empresas com o tema, que não são induzidas a assumirem um comportamento condizente com a dinâmica de inovação no setor, dadas suas percepções de oportunidades e suas condições de apropriabilidade, é uma importante variável explicativa para a avaliação da política tecnológica no setor.
2012
Guilherme Soares Gurgel do Amaral
Integração do método do custeio variável à demonstração financeira de resultados: um estudo de caso em uma indústria de médio porte.
Esta pesquisa aborda as conflitantes diferenças entre os diversos métodos de custeio apresentados pela literatura em contabilidade gerencial e gestão da produção, destacando a questão dos conflitos de entendimento que são gerados entre o mundo da contabilidade financeira e o mundo da gestão de produção, visto que geralmente os números apresentados e analisados por ambas se mostram discrepantes. Tais conflitos podem muitas vezes ocasionar uma má gestão, com reflexos muitas vezes em decisões de curto prazo inadequadas. A pesquisa tem como objetivo principal integrar o método gerencial de custeio variável à demonstração financeira sem prejudicar os resultados agregados; propõe-se para tanto a utilização de um modelo híbrido de análise econômico-financeira que apresenta ao mesmo tempo os resultados determinados pelos critérios gerenciais do custeio variável e os resultados apresentados pela contabilidade financeira baseada no método do custeio por absorção. Como objetivos secundários, busca-se evidenciar os aspectos teóricos que definem os conflitos e limites que permeiam o tema custos quando colocados sob as perspectivas financeira e gerencial e pesquisar a literatura especializada sobre os métodos de custeio, identificando suas principais diferenças. É, portanto efetuada uma revisão geral da literatura relacionada a sistemas, métodos e artefatos de custeio e gestão econômica da produção a fim de proporcionar um quadro geral que delineie o contexto mencionado, incluindo, mas não se limitando, às questões normativas que permeiam o tema. A pesquisa é construída e baseada em um estudo de caso com abordagem qualitativa, onde se busca capturar, além da questão das diferenças numéricas, as nuances de gestão e compreensão de resultados vivenciados por uma empresa real. Proporciona-se uma visão integrada do processo de custeio que traz visibilidade tanto à tomada de decisão gerencial, quanto aos impactos causados nos resultados agregados finais apresentados pela contabilidade financeira.
2014
Cleiton Almeida da Silva
Impacto da inovação aberta sobre o desempenho de inovação e organizacional.
A abertura das fronteiras das empresas tornou-se uma importante tendência na gestão da inovação. Esta tese teve como objetivo principal analisar a relação entre inovação aberta e desempenho de inovação e desempenho organizacional das empresas. Esta tese segue o modelo de tese por produção acadêmica ou tese por artigos científicos. É composta por oito artigos, sendo quatro publicados e quatro submetidos. Os métodos de pesquisa utilizados foram revisão sistemática de literatura, estudo de caso longitudinal e survey, mesclando abordagem qualitativa e quantitativa. As revisões sistemáticas de literatura permitiram a definição do tema de pesquisa, a identificação das variáveis mais relevantes, bem como a elaboração do modelo teórico-conceitual da tese. O estudo de caso longitudinal foi realizado entre 2009 e 2015, cujo caso selecionado foi um consórcio envolvendo Universidades, empresas concorrentes montadoras de automóveis, fornecedores automotivos e empresas complementares (óleo e combustível). O estudo de caso caracterizou-se como uma etapa exploratória da pesquisa de campo, onde os construtos e variáveis identificados nas revisões sistemáticas de literatura puderam ser explorados em profundidade, o que contribuiu para a elaboração da etapa confirmatória da pesquisa. A coleta de dados do estudo de caso envolveu análise documental, observação direta dos pesquisadores e entrevistas semiestruturadas. A etapa confirmatória da pesquisa de campo se deu por meio de uma pesquisa quantitativa do tipo survey, realizada com 126 profissionais de empresas que trabalham a inovação de maneira colaborativa. O instrumento de coleta de dados para o survey foi um questionário, cujos resultados foram tratados utilizando o modelo de equações estruturais (SEM - Structural Equation Model), com a estimação dos mínimos quadrados parciais (PLS - Partial Least Squares), por meio do software SmartPLS 2.0. O construto inovação aberta desdobrou-se em três variáveis latentes de primeira ordem, sendo elas inbound (prospecção de tecnologia), outbound (exploração de tecnologia) e capacidade de absorção. Houve significância e duas hipóteses da pesquisa foram confirmadas, indicando que a inovação aberta tem influência positiva no desempenho de inovação das empresas e que este mesmo desempenho influencia positivamente o desempenho organizacional. As empresas ainda não conseguem visualizar uma influência direta entre inovação aberta e desempenho organizacional.
2015
Ana Paula Vilas Boas Viveiros Lopes
Impacto do alinhamento da estratégia de negócios sobre o desempenho.
Esta tese propõe um modelo teórico de alinhamento estratégico interno e defende a hipótese de que o alinhamento interno, a partir do modelo proposto, tem impacto positivo sobre o desempenho organizacional. Define-se a estratégia, com base na tipologia de Miles e Snow, e a incerteza ambiental como variáveis moderadoras. Conceitua-se o alinhamento como o ajuste da organização tanto na dimensão vertical quanto horizontal. O alinhamento vertical refere-se ao conjunto de ações necessárias à implementação da estratégia, desde a estratégia formulada até o seu desdobramento por todos os níveis da organização. Define-se que os fatores envolvidos no alinhamento vertical são a abrangência da formulação da estratégia, capacidades gerenciais para a implementação da estratégia e envolvimento das pessoas com a estratégia. O construto abrangência da formulação é definido como multidimensional, composto pelas variáveis processo formal de planejamento, envolvimento da média gerência na formulação e consenso sobre a estratégia. O alinhamento horizontal envolve a compreensão das necessidades do cliente e o alinhamento dos processos (inter-funcionais) capazes de entregar o que o cliente necessita. As duas dimensões, vertical e horizontal, representam as variáveis a serem alinhadas e a ideia presente é que isoladamente não são suficientes para produzir o alinhamento interno, o que implica que nesta tese adota-se a perspectiva holística do alinhamento, também comumente denominada pela literatura como perspectiva sistêmica ou da covariação. Para a definição dos construtos componentes do modelo realizou-se uma revisão sistematizada da literatura, utilizando a base de dados Web of Science, que resultou em um total de 141 artigos. A revisão também serviu de base para a definição do instrumento de pesquisa que foi submetido à validação de conteúdo por especialistas e executivos. Os dados foram coletados por meio de um link para acesso on line e também em papel. A pesquisa foi conduzida com a média gerência ou profissionais diretamente envolvidos com a implementação da estratégia de negócios, de 125 empresas, de porte médio e grande. Os dados foram processados e validados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais com estimação pelo método Partial Least Squares (PLS), utilizando o software SmartPLS 2.0. Os resultados dão validação empírica ao modelo especificado, confirmando-se que a covariação entre o alinhamento vertical e horizontal tem impacto positivo sobre o desempenho organizacional. Contribuições desse estudo e sugestões para outros trabalhos também estão registradas.
Design para o ambiente: análise da integração de aspectos ambientais no processo de desenvolvimento de produtos.
O mercado consumidor está cada vez mais propenso a exigir posturas corporativas sustentáveis das organizações. Nesse sentido, muitos estudos têm sido realizados sobre a incorporação destes conceitos nas organizações. A literatura apresenta diversos benefícios disponíveis para empresas com iniciativas ecologicamente corretas como benefícios financeiros, mercadológicos, valorização das ações da empresa e geração de inovações em produtos e processos, construindo vantagens absolutas sobre outras organizações. Esses benefícios têm desencadeado uma série de iniciativas voltadas para a integração de aspectos ambientais no Processo de Desenvolvimento de Produtos, particularmente, em grandes empresas. Este tipo de inovação envolve uma série de práticas, modelos de negócio e mudanças no pensamento individual e organizacional. No entanto, na maioria das empresas, prevalecem atitudes pontuais nos seus processos, com tolerância para atitudes de redução ou minimização da poluição. Estas posturas evidenciam que, apesar dos benefícios descritos, muitas empresas ainda resistem à implementação destas práticas, revelando que esta resistência pode residir nos custos ou na complexidade de implementação destas práticas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo realizar uma análise sobre como ocorre a integração de aspectos ambientais no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Para tanto, estruturou-se uma pesquisa com base na teoria vigente e na condução de um estudo de caso múltiplo com duas unidades de análise. Com o estudo de caso, o trabalho busca responder as questões de pesquisa relacionadas à como ocorre a escolha e a incorporação de métodos e/ou ferramentas de apoio no PDP. A principal conclusão do estudo é que questões como contexto mercadológico, porte, setor de atuação, severidade da legislação ambiental no setor, cultura organizacional e nível/estágio de implementação do DfE contingenciam as formas de Integração de aspectos ambientais no PDP, apontando para a necessidade de criação de um modelo contingencial para este processo.
2011
Luciana do Carmo Leite Silva
Proximity dimensions effects on innovation of footwear firms in Local Production Systems (LPS): case studies in Brazil and Colombia.
With the aim to identify the best practices for small and medium manufacture firms in local production systems (LPS) in their mutual proximity and access to knowledge that improves their innovation abilities (spillovers), the correlation of institutional, organizational, social and cognitive proximities is studied, as well as firm characteristics (production, innovation, experience) with its growth (production, employees, sales). Interviews are done to 53 footwear firms from two LPS (Jaú, São Paulo, Brazil and Cali, Valle, Colombia), classified in ten intersected subgroups (region, type of product, size) that correlate in Spearman coefficient matrixes (Rho). It concludes that proximity dimensions are not a direct vehicle to achieve growth results in firms, since only cognitive proximity evidences permanent correlations with all growth indexes, although this is only for specialized LPS (one type of product for one market). It is also found that the behaviour of firms is very varied, and correlations are differentiated whether it is a specialized or diverse sector, which moves discussion to differences in the results of production models.
2019
Boris Alejandro Villamil Ramirez
Inovação e externalização: uma análise de capabilities na indústria farmacêutica.
Esta tese de doutorado trata de como processos inovativos podem ser viabilizados e estimulados a partir da externalização de capabilities antes realizadas internamente à empresa. Para atingir o objetivo proposto foi escolhido o setor farmacêutico, cujo processo inovativo é constante e permeia, em diferentes graus, todas as etapas da cadeia, além da organização da sua cadeia ser propícia à desverticalização. A unidade de análise utilizada é a capability, neste caso as atividades relacionadas a pesquisa e desenvolvimento e manufatura. A partir da consulta de uma base de dados estrangeira, foi selecionado um conjunto de artigos técnicos que incluiu o tema e o setor alvo da tese. A sistematização dos dados permitiu identificar o tipo de atividade externalizada, a situação em que isso ocorria, suas principais motivações e resultados, bem como os detalhes das empresas envolvidas. A análise da externalização de atividades de pesquisa mostra quatro formas de aceleração da inovação: (1) aquela alcançada a partir do acesso a tecnologias que não seriam acessíveis de outra maneira, acelerando a fase clínica do desenvolvimento; (2) a que agrega etapas permitindo acelerar a fase clínica do desenvolvimento; (3) a da etapa de formulação que possibilitou acelerar o estágio de desenvolvimento, e (4) a relacionada a estágios da química de descoberta permitindo acelerar a própria fase, além da conseguinte. A análise da externalização de atividades de manufatura mostra um movimento de inclusão de etapas a jusante da cadeia, no caso aquelas de desenvolvimento, constantes nos dados analisados beneficia a manufatura além do produto final, mas também em termos de inovação de processo. A aceleração da inovação ocorre principalmente por possibilitar ter o produto mais rápido para ser lançado ao mercado. Os dados são convergentes com o argumento central de que ao permitir acesso a capabilities fora das fronteiras da firma, o outsourcing é ferramenta que viabiliza a inovação. A conclusão é de que as decisões tomadas não seguem uma norma pré-determinada, uma prescrição. Não há mais o referencial seguro da integração vertical, nem de uma best practice. Cada empresa deve decidir, a partir de parâmetros que ela mesma pode determinar, a melhor forma de resolver os desafios competitivos que lhe são propostos de maneira irrecusável e incontornável.
2010
Carolina Almeida Araujo de Andrade
Avaliação da relação do uso de métodos e treinamentos em gerenciamento de projetos no sucesso dos projetos através de uma perspectiva contingencial: uma análise quantitativa.
O gerenciamento de projetos tem sido cada vez mais estudado, e diferentes abordagens podem ser encontradas na bibliografia gerada pela academia e por praticantes da área, sendo considerado um aspecto estratégico para companhias de sucesso. Por isso, nos últimos anos, muitas empresas têm despendido grandes montas em gerenciamento de projetos, alimentando a controversa discussão sobre os resultados da aplicação de tais métodos em relação ao retorno dos investimentos. Esta tese tem como objetivo analisar os benefícios gerados pelo uso destes métodos de gestão de projetos para as organizações. A abordagem metodológica baseia-se em uma modelagem quantitativa, na qual se busca relacionar o grau de implementação dos métodos de gerenciamento de projetos ao sucesso dos projetos. A pesquisa empírica foi realizada em uma empresa multinacional de grande porte, com atuação diversificada, presente em vários setores industriais. Participaram do estudo dez unidades de negócio, de três países, de dez setores industriais: componentes, energia, indústria, manutenção, medicina, óleo e gás, segurança, tecnologia da informação, telecomunicações e transportes. Apesar de todas as unidades de negócio adotar o mesmo conjunto de métodos de gerenciamento de projetos corporativo, elas apresentam graus de implementação distintos. A base de dados foi coletada ao longo de dois anos e é composta de 1.387 projetos. Os resultados da pesquisa apontam para uma influência positiva no sucesso do projeto, medido pelo cumprimento do prazo e do custo do mesmo, em decorrência do maior grau de utilização de métodos em gerenciamento de projetos e do maior esforço em treinamento de gestores. Por outro lado, verifica-se que quanto mais complexo o projeto, maior a dificuldade em se obter os resultados planejados. Conclui-se que o uso de métodos tem impacto estatisticamente positivo no resultado operacional dos projetos, medido através do cumprimento de orçamento e prazo dos projetos, bem como o esforço em treinamento e capacitação em gerenciamento de projetos tem impacto positivo no resultado operacional dos mesmos. Adicionalmente a complexidade do projeto tem impacto positivo no resultado operacional do mesmo.
Transformações na organização do trabalho em empresas que adotaram tecnologias compatíveis com a indústria 4.0.
A digitalização industrial é ponto central na discussão mundial em torno da Indústria 4.0 e Manufatura Avançada. Embora, no Brasil, a discussão acadêmica esteja centrada mais fortemente nas tecnologias habilitadoras, os aspectos organizacionais são essenciais para sustentar os objetivos defendidos pela Indústria 4.0 e Smart Manufacturing. Nesse sentido, o presente trabalho se propôs a identificar as transformações da organização do trabalho na relação com implementação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. De maneira mais específica, compreender se os projetos de implementação tecnológica estão adotando uma abordagem sociotécnica. Diante disso, o escopo de estudo focou na operação e manutenção industrial, bem como na sua interface com as demais áreas de apoio, especialmente TI. Identificar quais práticas de organização do trabalho estão sendo adotadas para a integração funcional esteve como questão de suporte nesta pesquisa. Assim como, em uma investigação mais próxima ao chão de fábrica, observar se houve o aumento da responsabilidade e liberdade para a tomada de decisão pelos diferentes atores envolvidos na operação industrial. Para isso, foi adotada a metodologia de estudo de casos múltiplos, sendo realizado em três projetos. Os resultados demonstraram que a abordagem sociotécnica não é central nos projetos de adoção tecnológica dos casos estudados, sendo estes mais próximos da configuração de enriquecimento de cargos e do modelo Toyota de Produção. Como principais transformações da organização do trabalho, foram identificados ampliação da responsabilidade do operador pela ampliação das atividades desempenhadas ou pela substituição das mesmas por outras mais voltadas ao controle e monitoramento do sistema produtivo, vinculados a uma padronização dos resultados. Além disso, contatou-se o esforço organizacional para a internalização dos conhecimentos e competências atrelados ao desenvolvimento e implementação tecnológico com a criação de áreas especificas de automação industrial. Por fim, evidenciou-se a simplificação da operação frente o aumento da complexidade do sistema tecnológico, aumentando a participação direta da área de automação industrial no chão de fábrica, tanto na configuração dos sistemas tecnológicos quanto no tratamento das variâncias. Nesse sentido, não foi observado um aumento da liberdade e da participação da operação na tomada de decisão, mas sim dos atores vinculados à área de suporte, especialmente automação.
A indústria automotiva em transição? análise do posicionamento das subsidiárias nacionais das montadoras frente aos desafios da mobilidade urbana sustentável no Brasil.
Os desafios relacionados à mobilidade têm gerado diversas discussões entre todos os setores da sociedade e têm exercido influência determinante sobre o declínio da qualidade de vida das pessoas. No centro desta discussão está a dificuldade crescente em se acessar os serviços e as oportunidades presentes nas cidades em função das barreiras impostas pelos atuais padrões de mobilidade urbana. Partindo-se do entendimento de que a utilização do uso do modelo atual de mobilidade urbana é uma questão muito complexa, pois está enraizada na cultura em algumas sociedades, a pesquisa se utiliza de uma abordagem qualitativa por meio de um estudo multicasos (AB Volvo; Daimler AG; FIAT Chrysler Automobiles; PSA Peugeot Citroën S.A.; Renault S.A; Volkswagen Group AG) para avaliar como a indústria automotiva nacional se posiciona a partir de um processo de transição em que a mobilidade urbana vem enfrentando, no qual a sustentabilidade também é uma exigência da sociedade. E mais do que isso, o estudo busca avaliar se essa indústria de fato participa direta e ativamente dessa transição ou se posiciona de forma defensiva. O framework fornecido pela abordagem da Perspectiva Multi Nível ou MLP (do inglês MultiLevel Perspective) fornece uma teoria que conceitua padrões dinâmicos globais em transições sócio-técnicas por meio da combinação de conceitos como trajetórias, regimes e nichos e teoria institucional a partir do posicionamento de atores em contextos que se formam a partir de suas próprias ações. Ao apresentar o caso brasileiro e suas particularidades, a tese explora um contexto específico, de um dos principais fabricantes e mercados de consumo do mundo, mas que não conta com uma montadora de capital nacional. Ao focar as montadoras, a tese traz um recorte de um dos principais atores inseridos no processo de transição para a mobilidade urbana sustentável.
A proximidade nas interações: revisão e proposta de novas abordagens para medição e representação.
O objetivo desta tese é a proposição de uma classificação para organizar a perspectiva multidimensional da proximidade. Essa classificação organiza formas para medição, representação e análise das múltiplas dimensões da proximidade. Isto dado que ainda não foram utilizados indicadores suficientemente satisfatórios para medir as várias dimensões da proximidade e que a forma como as medidas são definidas podem influenciar os resultados inferênciais obtidos nos modelos estatísticos. Este estudo levantou as definições conceituais para a proximidade e as suas principais formas empíricas de medição e propõe uma organização que possibilita a escolha entre as diferentes possibilidades de indicadores e de outras técnicas para interpretação e análise dessas medidas. Com isso foi realizada uma aplicação com dados da interação Universidade-Empresa no Brasil. A análise avaliou tanto os limites do ganho com a proximidade quanto os mecanismos de complementariedade e de substituição entre as dimensões geográfica e cognitiva. O foco na proximidade cognitiva favoreceu a comparação entre diferentes formas para a sua medição. Comparação realizada na perspectiva geométrica com uso de Escalonamento Multidimensional (EMD) e Análise de Correspondência (AC). Os resultados mostram a importância que precisa ser dada na forma como as medidas são definidas e representadas já que as interpretações dos resultados inferênciais nos modelos estatísticos estão diretamente relacionadas com esse passo inicial. As contribuições com esse estudo são de natureza metodológica, porém de caráter prático para guiar estudos futuros a partir das técnicas organizadas. Dentro desse escopo, a tese visa que outras técnicas, ainda pouco exploradas se apresentem como alternativas de uso para a ampliação da literatura da área. Por fim, a própria classificação pode ser adaptada para incluir outras técnicas analíticas que incorporem dados não espaciais ou que lidam com dados de não proximidade.
2017
Emerson Gomes dos Santos
A framework proposal on business model for sustainability performance: Creating value to competitive advantage and to global sustainable development
Organizations, as other societal actors, play a relevant role in tackling sustainable development (SD) challenges. Thus, corporate sustainability can be seen as the contribution of an organization to global SD. Corporate sustainability is a multi-dimensional concept, according to which organizations\' decisions consider (1) economic, environmental and social goals, synergies and trade-offs; (2) corporate stakeholders including investors, employees, customers, natural environment, community amongst others; and (3) short, medium and also long term impact for current and future generations. Environmental and social initiatives are many times isolated efforts and it is not always clear how they are incorporated into organizational systems. Therefore, the concept of sustainable business model (SBM) has been emerging as an interesting body of knowledge to address the challenge of fostering organization\'s contribution to SD, by promoting sustainable value exchange between organizations and their stakeholders, and by converting social and environmental restrictions into business opportunities and corporate sustainability performance (CSP). Following this lead, the general objective of this thesis is to propose a framework for integration of sustainability principles into business models aligned with corporate sustainability performance goals. More specifically, this research aims to (1) analyse how the integration of sustainability principles into business can be coordinated with CSP systems; (2) identify the main elements that integrate sustainability principles into organizations business model; and (3) to identify context factors that affect SBM configurations. To do so, the first phase of the thesis includes research initiation and preliminary conceptual framework, obtained from a systematic literature review. Next, the second phase is composed by initial field research for preparation of framework development, including preliminary case studies and secondary data analysis (anecdotic cases). Finally, the third phase converges previous research stages and core case studies towards proposing a conceptual framework for SBM aiming for CSP. With this, the research indicates that there is not a threshold to delimit whether a certain organization has a SBM or not. Rather, the thesis argues that SBM is a perspective from which organizations can be critically analysed in the context of global sustainable development. From a SBM perspective, profit is not the only performance criteria, but a more holistic approach of CSP is highlighted, assessing sustainable value exchange with corporate stakeholders. This framework indicates, amongst other issues, that sustainability demands reflection on business purpose from a problem-solving and system-level perspective, in other words, on the reason of existence of the organization to contribute to sustainable development. From the conceptual framework, a practical tool was developed for academics and practitioners named the Sustainable Value Exchange Matrix (SVEM), providing a step-by-step guideline for a critical analysis of the organization from the SBM perspective. For future studies, the research indicates the need to further investigate SBM from a axiological approach, seeking to better understand tacit dynamics and motivations connected to people\'s moral values and believes that, in turn, emerge in decisions and actions aligned with sustainability.
Ambidestria em empresas desenvolvedoras de software: barreiras para adoção de metodologias ágeis e seu impacto na escolha do modelo organizacional
Organizações desenvolvedoras de software enfrentam hoje em dia o desafio de atuar concomitantemente em projetos que exigem tanto a prática de Metodologias Tradicionais quanto a de Metodologias Ágeis, metodologias de desenvolvimento de software com características opostas e conflitantes. Para atender a essa demanda as empresas têm adotado a Ambidestria Organizacional no desenvolvimento de softwares, criando estruturas organizacionais, processos e equipes capacitadas para atuar com ambas as metodologias de forma simultânea. Vários modelos podem ser adotados para a criação da Ambidestria Organizacional, mas pouco se sabe sobre como cada um deles surge e se desenvolve nas empresas. Nesta pesquisa objetivou-se conhecer um dos aspectos que podem influenciar a seleção do modelo de Ambidestria: as barreiras que uma organização pode enfrentar ao introduzir uma Metodologia Ágil em ambiente que já pratica alguma modalidade de Metodologia Tradicional. Através de dados secundários e do método de Estudo de Casos foi possível evidenciar a influência de algumas dessas barreiras no tipo de ambidestria escolhido pelas empresas, concluindo ainda que os impactos das barreiras de introdução de uma metodologia ágil podem ser muito diferentes quando comparamos sua ocorrência entre empresas desenvolvedoras de software para uso próprio e empresas desenvolvedoras de software sob encomenda, influenciando-as de modo diferente na escolha do modelo para a criação da Ambidestria Organizacional. Os resultados obtidos e as conclusões presentes neste estudo estabelecem, portanto, importante contribuição para pesquisas futuras, evidenciando que estudos sobre a Ambidestria Organizacional no campo do desenvolvimento de software devem ser realizados levando-se em consideração os diferentes perfis de empresa e as relações dessas empresas com seus clientes de projeto.
2014
José Henrique Dell'Osso Cordeiro