Repositório RCAAP

ECO-Kanban: sistematização no reaproveitamento de resíduos industriais.

Alguns fatores influenciam a competitividade das organizações na atualidade, frente às empresas globais: a utilização de tecnologia de ponta, a difusão do conhecimento, a preocupação com questões ambientais, entre outros. Este último fator tem sido de grande interesse, devido a todas as mudanças que o mundo tem enfrentado. Para todas as empresas, a busca pela mudança de processos e pela extinção de atividades poluidoras não tem sido muito fácil. Uma das maiores dificuldades é inserir ações de reaproveitamento nas atividades do dia a dia da empresa, aproveitando práticas que vem sendo utilizadas com resultados positivos. Sistemas de administração da produção, ferramentas como kanban podem ser um dos exemplos destas práticas, ou seja, a sistematização das informações consideradas vitais para a empresa. Este trabalho tem o objetivo de propor um modelo de sistematização das informações sobre resíduos, através da utilização do kanban, como forma de auxiliar o reaproveitamento destes resíduos entre membros da cadeia produtiva. A metodologia proposta é tanto experimental, do modelo em teste, uma vez que o modelo foi testado por quatro empresas, como observação participante e a abordagem é triangular, onde os aspectos qualitativos e quantitativos foram somados para buscar os dados necessários à concepção do modelo. Os resultados obtidos mostraram que quando a informação da quantidade e freqüência de geração do resíduo é sistematizada, ou seja, é disponibilizada pela empresa cliente de forma repetitiva e contínua, como parte integrante de todo o sistema de informação, outra empresa da cadeia não só reaproveita este resíduo como também providencia adequadamente os recursos necessários para a realização deste fluxo de reaproveitamento. A conclusão a que se chegou foi de que a informação sistematizada para ambas as empresas é importante, principalmente para o planejamento do reaproveitamento do resíduo, pois, quando a sua geração for inevitável, sua disposição precisará de todos os tipos de recursos para que seja feita adequadamente.

Ano

2010

Creators

Miroslava Hamzagic

Abordagens baseadas em processos de negócio para a especificação de requisitos de sistemas de informação empresariais.

O advento do BPM (Business Process Management) ofereceu uma nova abordagem para a melhoria do alinhamento estratégico entre negócio e TI nas organizações, através do desenvolvimento de EIS (Enterprise Information Systems) orientados a processos, que permitiu não somente derivar requisitos de software a partir dos modelos de processos de negócio como também obter sistemas flexíveis, capazes de se ajustar a mudanças na operação a partir do redesenho dos processos. Esta pesquisa explora a compreensão, tanto do ponto de vista teórico como prático, da aplicação de diferentes abordagens orientadas a processos de negócio para a especificação de requisitos de EIS. A pesquisa resultou no panorama do estado da arte da literatura no tema e na avaliação de casos reais de aplicação de BPM à Engenharia de Requisitos de EIS em organizações que reestruturaram seus processos de negócio e precisaram desenvolver ou ajustar seus sistemas de informação aos novos processos. A revisão sistemática de literatura revelou seis diferentes tipos de abordagens, com variação no grau de automação de desenvolvimento de software, sugerindo diversas estratégias para a adoção de EIS orientados a processos. O estudo de casos múltiplos explorou a influência de diferentes variáveis relacionadas às características das organizações, de seus processos de negócio e de seus EIS no sucesso da aplicação das diferentes abordagens orientadas a processos de negócio na derivação de requisitos. Os resultados da pesquisa podem fornecer os fundamentos para a formulação de um modelo de recomendação de tipo de abordagem, visando melhor alinhamento entre processos de negócio (business) e sistemas de informação (IT) e maior flexibilidade dos EIS para adaptação a mudanças na operação.

Ano

2018

Creators

Adriana Jacoto Unger

Necessidades do cliente do setor automobilístico: um estudo das percepções de agentes dos elos da cadeia automotiva.

Este estudo teve como objetivo principal pesquisar as visões das necessidades do cliente no setor automobilístico através da medição da qualidade percebida. O estudo concentrou-se em concessionárias de veículos automotivos, considerando a influência da montadora. Para que os objetivos propostos pudessem ser alcançados tornou-se necessário mesclar estratégias de pesquisa quantitativas e qualitativas. Para tanto se optou por um estudo exploratório com clientes das concessionárias e entrevistas individuais pautadas em um roteiro de questões abertas para as entrevistas com a montadora e alta administração das concessionárias. Adotou-se a Técnica do Incidente Crítico para elaboração dos questionários de satisfação os quais foram aplicados a clientes, vendedores e gerentes das concessionárias e diretoria e gerência da montadora. Realizaram-se também entrevistas individuais com a alta administração das concessionárias e da montadora a fim de identificar os aspectos de maior relevância e as ferramentas adotadas na identificação e manutenção da qualidade percebida quanto aos serviços de vendas prestados pelas concessionárias. Os resultados permitiram identificar que cada uma das partes pesquisadas entende a qualidade percebida em relação ao serviço de vendas de maneira distinta. Para o cliente a dimensão da qualidade de maior importância é a Competência, enquanto que os vendedores e gerentes das concessionárias acreditam ser a Confiabilidade e a montadora entende que para cliente o mais importante é a Cortesia. Este estudo identificou também que o aspecto avaliador mais mencionado tanto pela montadora quanto pelas concessionárias foi o Atendimento. A análise comparativa entre o aspecto avaliador priorizado e a dimensão da qualidade de maior correlação com a satisfação geral obteve resultados distintos entre a montadora e as concessionárias. Para a montadora, devido à discordância entre os dois entrevistados, não foi possível realizar a análise comparativa, já para as concessionárias, a análise comparativa ocorreu entre o aspecto Atendimento e a dimensão Competência.

Ano

2007

Creators

Veridiana Rotondaro Pereira

Relações usuário-produtor e aprendizado inovativo em sistemas locais de produção: uma análise de interações na indústria de máquinas para calçados e seus usuários.

Este trabalho analisa a competitividade das empresas de bens de capital para calçados a partir das interações usuário-produtor nos dois principais sistemas locais de produção de calçados no Brasil, o Vale dos Sinos (RS) e Franca (SP). Desse modo são caracterizadas as formas de aprendizado a partir das relações entre as empresas de máquinas e os seus usuários da cadeia de calçados e os efeitos dessas interações para a organização e o desenvolvimento das empresas de bens de capital. Para realizar esse levantamento, a pesquisa contou com duas estratégias complementares, a análise de informações secundárias e a realização de uma pesquisa empírica junto aos produtores de máquinas. As empresas de bens de capital para calçados são caracterizadas pela variedade tecnológica de produtos fabricados sob encomenda e pela flexibilidade no atendimento de diferentes tipos de usuários com distintas especializações produtivas. Adicionalmente, os fluxos de informação com os usuários, produtores de calçados, têm contribuído para o desenvolvimento tecnológico das máquinas. Todavia, percebe-se que os segmentos fabricantes de máquinas customizadas apresentam uma tendência a acumular, relativamente, mais competências tecnológicas que as empresas de máquinas commoditizadas. O resultado mostra que o processo de aprendizado resultante das interações entre produtores de máquinas e seus usuários pode variar em função das características competitivas dos segmentos de máquinas, das estruturas de oferta e das flutuações no ambiente macroeconômico. Além disso, fica claro que os sistemas locais de produção exercem importante papel ao acentuar as formas de articulação local e a integração entre os sistemas de produção e de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de capacitações internas às empresas de máquinas.

Ano

2007

Creators

Andrea de Oliveira Silva

Fatores facilitadores e inibidores na implementação de gestão do conhecimento em uma associação de profissionais: o caso SAE Brasil.

O objetivo central desta pesquisa é identificar quais fatores auxiliam e quais dificultam a implementação de Gestão do Conhecimento em uma associação sem fins lucrativos de profissionais em torno de um tema específico - a SAE Brasil (Society of Automotive Engineers - capítulo Brasil), uma associação com enfoque no tema Engenharia da Mobilidade. Este trabalho também examina quais modelos, fatores, mecanismos e resultados podem ser generalizados e estendidos a outras associações. Na revisão bibliográfica, busca-se aliar uma análise detalhada de dois processos centrais de Gestão do Conhecimento - criação e transmissão de conhecimentos - com uma análise de um modelo de implementação de Gestão do Conhecimento, que se utiliza destes processos. A partir de considerações sobre estes modelos, o presente trabalho sugere uma complementação ao modelo encontrado na literatura, propondo um roteiro de implementação de Gestão do Conhecimento que inclua análises tanto sobre fatores motivadores e facilitadores quanto sobre fatores desmotivadores e inibidores para geração de conhecimento. Há também uma breve análise de diferenças entre empresas mercantis e organizações sem fins lucrativos, ponto importante e complementar para este trabalho. A metodologia aplicada foi a de pesquisação, com a participação integral do autor no Comitê do Conhecimento da SAE Brasil. A partir das análises do caso estudado, utilizando roteiro de implementação construído neste trabalho, são apresentadas conclusões sobre implementação de Gestão do Conhecimento que são extensivas a outras associações de perfil semelhante.

Ano

2007

Creators

Adilson Castro de Souza Rocha

Determinantes do consumo cultural no Brasil: a localidade importa?

O consumo cultural e seus determinantes são amplamente tratados na literatura, sendo o local onde os indivíduos residem um dos seus principais fatores. No entanto, apesar de se saber que o consumo ocorre principalmente em áreas urbanas e que cidades maiores apresentam maior probabilidade e intensidade de consumo, as razões ainda são pouco exploradas. Esse trabalho trata das relações entre localidade, consumo cultural e seus determinantes. A característica urbana do consumo cultural é usualmente justificada pela ampla oferta cultural nesses lugares, mas evidências empíricas contrariam essa justificativa. Diniz e Machado (2011) e Almeida, Lima e Gatto (2020) encontraram que a oferta cultural reduz ou não impacta os gastos familiares com cultura. e sugerem que isso pode ser uma consequência das políticas públicas de incentivo ao consumo cultural: essas localidades teriam mais atividades culturais gratuitas. No entanto, as bases de dados utilizadas por esses autores (Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) 2002-2003 e 2008-2009), não continham informações que possibilitassem a verificação. A POF 2017-2018, no entanto, apresenta dados de despesas não monetárias, sendo possível analisar o impacto da oferta cultural incluindo o acesso gratuito à cultura. Os primeiros resultados encontrados indicaram que a oferta não impacta o consumo cultural nas Regiões Metropolitanas (RMs) brasileiras. Como, então, a localidade impacta o consumo cultural? Para responder a essa pergunta foram analisados os determinantes do consumo nas capitais brasileiras. Primeiro, foi verificado se o tamanho da cidade impacta na probabilidade de consumo e os resultados encontrados apontam para um aumento da probabilidade de consumir cultura em cidades maiores. Em segundo lugar, foi analisado o comportamento dos determinantes do consumo cultural em cidades de diferentes tamanhos. Como resultado, encontrou-se que alguns determinantes impactam de forma diferente o consumo, dependendo do tamanho da cidade. A oferta cultural também tem influência diferente sobre o consumo doméstico e o consumo externo de cultura. As diferenças e similaridades dos determinantes do consumo encontradas possibilitam a melhoria de políticas públicas para a cultura, evitando a ampliação das desigualdades no acesso a bens e serviços culturais, além de orientarem de forma mais precisa agentes privados e gestores culturais.

Ano

2021

Creators

Mariana Fraga Castellani

Adoção, seleção e implementação de um ERP livre.

Na década de 90, os Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) alcançaram larga utilização, principalmente em empresas de grande porte, devido ao seu elevado custo. Em contrapartida, o interesse por sistemas livres data dos primeiros softwares desenvolvidos para computadores na década de 60 e 70 até os dias atuais com sistemas empresariais como os sistemas ERP. O problema desta pesquisa encontra-se em como adotar, selecionar e implementar um ERP livre. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender e avaliar o processo de adoção, seleção e implementação de ERP livre. Para esta finalidade, o trabalho é dividido em duas partes: a parte inicial, baseada na pesquisa bibliográfica, apresenta como 3 capítulos iniciais a Introdução, Fundamentação Teórica e Metodologia. A parte final que apresenta a contribuição desta pesquisa, composta dos capítulos Modelo Inicial, Trabalho de Campo, Modelo Final e Conclusão. As contribuições do trabalho iniciam-se com a proposição pelo autor de um modelo inicial de ciclo de vida de ERP abrangendo estes processos considerando não haver distinções entre o modelo para um ERP proprietário ou livre. Refina-se este modelo inicial através da aplicação do método de pesquisa-ação em um trabalho de campo com a implantação de um ERP livre em uma organização brasileira. Como resultado deste trabalho obteve-se um modelo final de ciclo de vida de ERP independente do mesmo ser desenvolvido na forma de software livre ou proprietário. Identificaram-se também as diferenças nos processos de adoção, seleção e implementação entre ERP proprietário e livre. Encontraram-se conclusões que suportam as empresas a considerar ou não a inclusão do ERP livre nos processos de adoção, seleção e implementação.

Ano

2008

Creators

Juliano Correa

Aplicação de métodos computacionais multidisciplinares de engenharia para otimização de carteiras de investimentos.

Este trabalho apresenta uma nova metodologia para otimizar carteiras de ativos financeiros. A metodologia proposta, baseada em interpoladores universais tais quais as Redes Neurais Artificiais e a Krigagem, permite aproximar a superfície de risco e consequentemente a solução do problema de otimização associado a ela de forma generalizada e aplicável a qualquer medida de risco disponível na literatura. Além disto, a metodologia sugerida permite que sejam relaxadas hipóteses restritivas inerentes às metodologias existentes, simplificando o problema de otimização e permitindo que sejam estimados os erros na aproximação da superfície de risco. Ilustrativamente, aplica-se a metodologia proposta ao problema de composição de carteiras com a Variância (controle), o Valor-em-Risco (VaR) e o Valor-em-Risco Condicional (CVaR) como funções objetivo. Os resultados são comparados àqueles obtidos pelos modelos de Markowitz e Rockafellar, respectivamente.

Ano

2015

Creators

Marcelo Rosario da Barrosa

Classificação e processo de implantação de fábrica de aprendizagem voltada para aspectos da Indústria 4.0: Estudo de caso Fábrica do Futuro 4.0 USP.

Com o advento da Internet às indústrias, um novo cenário industrial conhecido como Indústria 4.0 ou Internet Industrial entra na agenda de pesquisa com potencial de ser entendido como uma nova revolução industrial. Impactos são tidos como certos no projeto, manufatura e na função do produto. Produtos inteligentes, dotados de identificação individualizada e cuja introdução envolve a geração, armazenamento, recuperação e uso de dados sobre os mesmos, estarão completamente integrados aos recursos de produção, levando ao estabelecimento dos cyber-physical production systems - CPPS, ou sistemas de produção físico-cibernéticos. A transição para o cenário industrial descrito demanda por qualificação dos profissionais envolvidos, por meio de estratégias adequadas de promoção do aprendizado. A demanda por estratégias adequadas de promoção do aprendizado remete a outro tema atual na agenda de pesquisa, que é relacionado ao momento de transição da educação profissional de engenheiros na direção da introdução de inovações focadas em maior exposição dos alunos a atividades práticas, o mais próximo possível da realidade das indústrias. Dentre as inovações as Fábricas de Aprendizagem, conceito que de forma sucinta é definido a partir das duas palavras do termo, fábrica e aprendizagem, e que trata de instalações dotadas de elementos de ambos, destacam-se ao endereçar problemas de falta de habilidades práticas entre engenheiros recém formados, com eficácia comprovada e documentação de casos bem-sucedidos de implantação na América do Norte e Europa. Lacunas foram por esta dissertação de mestrado consideradas além das já abordadas demanda por qualificação de profissionais envolvidos com a Indústria 4.0, e do cenário de introdução de inovações na formação de engenheiros. Foram também consideradas a demanda por análise conjunta da literatura relacionada a abordagem sistêmica para desenvolvimento de Fábricas de Aprendizagem, e de classificação das mesmas, assim como chamada por documentação de casos práticos de implantação. Esta dissertação de mestrado se insere, então, nas duas agendas de pesquisa mencionadas, ao realizar um estudo de caso de implantação de uma Fábrica de Aprendizagem, uma das inovações na formação de engenheiros, dedicada ao novo cenário industrial da Indústria 4.0. Três questões de pesquisa foram consideradas e estabeleceram um roteiro de classificação, descrição do processo de implantação e proposição de recomendações, roteiro este tomado como base para o estudo. Partindo de uma revisão de literatura focada na exposição de características industriais se tornando realidade nas indústrias e no histórico de inovações na formação de engenheiros que deu origem ao conceito de Fábricas de Aprendizagem, foram estabelecidos os padrões de referência para a condução da pesquisa. O estudo de caso fez uso de três fontes de dados (entrevistas, análise de documentos e observação de eventos) e traz como resultados a exposição da classificação alcançada e a descrição do processo de implantação, em comparação aos padrões resultantes da revisão de literatura, complementados por recomendações direcionadas à aderência aos mesmos. Como resultados adicionais podem também serem citados a proposta de análise conjunta dos requisitos envolvidos com a abordagem sistêmica de implantação identificada na literatura, assim como o questionário de pesquisa derivado do mesmo. A expectativa é de que os resultados contribuam com gestores, docentes e pesquisadores de instituições de ensino perseguindo inovações na formação de engenheiros e que estejam voltados para o desenvolvimento e implantação de instalações de Fábricas de Aprendizagem derivadas e/ou adaptadas a partir do modelo original.

Ano

2019

Creators

Marcelo Vinicius Di Favari Grotti

Análise em organizações para colaboração em sustentabilidade: um estudo de caso.

As organizações buscam ter um posicionamento e ser atuantes em relação ao tema Sustentabilidade, devido à urgência dos desafios que ainda devem ser enfrentados em relação ao aumento da demanda da sociedade e da degradação do meio ambiente. Este tema é atual e um assunto sistêmico que deve ser considerado por todos os setores de uma organização. Em paralelo, percebe-se uma mudança na maneira como as empresas estão se configurando, na forma de redes, como alternativa às transformações econômicas. Deste modo, observa-se que os projetos que tem por objetivo promover a Sustentabilidade podem ser realizados pela formação de redes entre as organizações. Os fatores motivadores deste trabalho se devem às observações de iniciativas existentes para a promoção da sustentabilidade com o envolvimento de instituições distintas e a carência de pesquisas considerando estes assuntos. O objetivo principal deste trabalho é avaliar o grau de maturidade das organizações que desejam trabalhar em forma de redes de empresas nos projetos de implantação da sustentabilidade. Para alcançar tal meta, foi realizado um estudo de caso em dois projetos que promoveram a sustentabilidade e foram concretizados com o envolvimento de organizações distintas. Os resultados obtidos permitem confirmar as proposições teóricas construídas pela pesquisadora, apontando a importância de se avaliar a maturidade das organizações que desejam trabalhar em forma de redes de empresas em projetos de aplicação da sustentabilidade.

Ano

2013

Creators

Cyntia Watanabe Rosa

Um estudo sobre a integração CMMI e desenvolvimento ágil.

É possível notar no trabalho diário das empresas que a pressão por diminuir o prazo de entrega dos softwares ainda é uma realidade. Neste contexto, empresas adotam técnicas de desenvolvimento ágil de software, implementando entregas constantes e estabelecendo ciclos iterativos e curtos no processo de desenvolvimento de software. Mas, se por um lado estas técnicas visam inovar e reduzir tempo de desenvolvimento, por outro, as empresas sentem-se pressionadas a adotar a forma tradicional de manter a qualidade de software. Neste ponto, o CMMI se apresenta como um modelo de maturidade de reconhecimento mundial e é classificado na abordagem tradicional por pregar grande formalismo e foco no processo. A abordagem ágil coloca que os indivíduos e suas interações têm maior importância que os processos e as ferramentas e que ser adaptável às mudanças é mais importante do que seguir a rigor o planejado. Ao integrar estes dois modelos de abordagens distintas espera-se que as práticas ágeis possam ajudar organizações maduras a se tornarem mais flexíveis. Com o intuito de averiguar esta integração, utilizou-se o método de pesquisa de estudo de caso, de modo a se aprofundar nas empresas que possuem certificação CMMI e decidiram adotar o modelo de desenvolvimento ágil. O objetivo é levantar como estas empresas resolveram os pontos de conflito da abordagem tradicional e ágil, de modo a se tornarem mais eficazes. O estudo ainda contém um quadro de integração CMMI versus desenvolvimento ágil de modo a elencar os pontos que merecem maior atenção e esforço de adaptação, visando a concretização da integração.

Ano

2013

Creators

Ana Paula Pereira de Moraes Ress

Os relacionamentos na cadeia de suprimento sob o paradigma da desintegração vertical de processos: um estudo de caso

Apresentada atualmente como fundamental para a vantagem competitiva das empresas, a desintegração vertical de processos é uma ação geral que, uma vez adotada, leva a novas formas de relacionamento com fornecedores. Estas novas formas de relacionamento de empresas com fornecedores fazem com que cadeias de suprimento passem a ser estruturadas por meio de vínculos de cooperação contratual, em contraposição à estruturação vertical por meio de vínculos de cooperação hegemônica. Nesta dissertação estabelecem-se primeiramente os conceitos de cadeia de suprimento e de desintegração vertical de processos; analisam-se em seguida as várias formas de relacionamento contratual que uma empresa pode estabelecer com fornecedores e daí deduzem-se critérios de escolha de fornecedores em coerência com o relacionamento que a empresa irá estabelecer com os fornecedores escolhidos. Para submeter a teste esta dedução, realizou-se uma pesquisa em duas empresas do ramo químico, por meio da qual se identificaram os critérios que estas empresas adotam para escolher fornecedores e estabelecer com eles vínculos de relacionamento contratual. Os resultados da pesquisa levam à conclusão de que as empresas pesquisadas estabelecem com seus fornecedores os relacionamentos mais adequados conforme as circunstâncias, mas não ‘o relacionamento ideal’. A dissertação se encerra com proposta de um programa de estudos transdisciplinares sobre a gestão de suprimentos em geral e os relacionamentos cliente-fornecedor em especial.

Ano

2001

Creators

André Ambrosio Abramczuk

Tecnologia da informação na competitividade e gestão de lojas de departamentos de vestuário e moda.

O presente trabalho visa descrever, em termos de eficiência e de eficácia, a aplicação da Tecnologia da Informação (TI) em um segmento específico do varejo, as lojas de departamentos de vestuário e moda, com o objetivo de entender como e porque a TI tem contribuído para a competitividade neste segmento, sem abordar o aspecto financeiro. A metodologia de pesquisa utilizada envolveu um levantamento teórico seguido de dois estudos de caso, que envolveram uma rede de lojas de departamento de vestuário e moda e uma empresa implantadora de sistemas de informação neste segmento. A análise dos resultados envolveu o uso de um modelo de análise dos impactos da TI nas organizações, uma comparação ou ajustamento entre a teoria e as informações coletadas e o desenho de um quadro de referência das tecnologias utilizadas no setor. Como conclusão, temos que a TI contribui para a competitividade destas empresas por meio de absorção rápida do comportamento do cliente e das tendências da moda, de maneira a transformá-las em produtos atualizados e em sincronia com a demanda do mercado.

Ano

2006

Creators

Sergio Luiz dos Santos

Gerenciamento da capacidade produtiva de um sistema de educação a distância: coordenação das funções manutenção e gestão de contratos.

Nos tempos atuais, cada vez mais as organizações têm investido em equipamentos e infra-estrutura de educação a distância (EAD). Grande parte dos estudos até hoje realizados dizem respeito a aspectos pedagógicos relacionados a esse tipo de sistema produtivo. Contudo, há poucos estudos dedicados a sua gestão. Esta dissertação busca, por meio de uma pesquisa à literatura pertinente, seguida de uma pesquisa de campo, sistematizar o conhecimento sobre a gestão de um sistema de operações de EAD, buscando formas para otimizar sua disponibilidade operacional. Ao longo do trabalho, a disponibilidade é tratada com um indicador de resultado de duas diferentes funções da organização: função gestão de contratos e função manutenção. A primeira diz respeito ao acordo de nível de serviço (SLA) firmado entre a organização foco deste estudo e um fornecedor de serviços de telecomunicações. A segunda função compreende a forma como são adotadas abordagens ou políticas de manutenção para os equipamentos utilizados para a execução desse tipo de serviço. Assim, descreve-se o contexto em que se inserem a disponibilidade e as duas funções a ela relacionadas e buscam-se formas para coordenar essas funções com o objetivo de otimizar a disponibilidade operacional do sistema produtivo. Algumas proposições foram estruturadas e verificadas numa organização, através da metodologia científica pesquisa-ação. Um instrumento referencial foi elaborado para amparar a pesquisa de campo visando facilitar a verificação das proposições propostas, além de colaborar para melhor atingir os objetivos propostos. A conclusão da pesquisa revela que as proposições de estudo não se confirmaram de forma plena, apontando para um sensível distanciamento entre teoria e pratica organizacional, deixando, assim, espaço aberto para novos estudos.

Ano

2006

Creators

Fernando Tobal Berssaneti

Implementação de uma fábrica de aprendizagem com foco em indústria 4.0: estudo de caso Fábrica do Futuro USP

A Indústria 4.0 promete ganhos de eficiência e qualidade, redução de tempos de desenvolvimento de novos produtos, enquanto possibilita maior flexibilidade e geração de novos modelos de negócio. A chamada 4ª Revolução Industrial tem como base a combinação de tecnologias já existentes de maneira inovadora, e ainda se apresenta em fase de desenvolvimento. Essa transformação aumenta a complexidade das operações de produção e demanda ainda a capacitação de mão de obra, bem como a transferência de tecnologia para a indústria e a demonstração de seus potenciais de aplicação. Nesse sentido, as Fábricas de Aprendizagem se apresentam como ambientes propícios ao desenvolvimento de tecnologia, suas aplicações, e transferência para indústria, bem como para a capacitação de mão de obra para a Indústria 4.0. Contudo, as Fábricas de Aprendizagem ainda se localizam principalmente em países desenvolvidos, concentradas majoritariamente no continente europeu, carecendo assim de exemplos de sua aplicação em ambientes distintos. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a implementação de uma Fábrica de Aprendizagem com foco em Indústria 4.0, por meio de um estudo de caso na Fábrica do Futuro, localizada no Centro de Inovação da USP (InovaUSP). Os resultados obtidos indicam a possibilidade de implementação de uma Fábrica de Aprendizagem em fases, nas quais recursos humanos e financeiros, operação e aplicação de ensino evoluem gradativamente, e cada fase contribui para a viabilização da fase seguinte.

Ano

2020

Creators

Lorenna Fernandes Leal

Tipologia para centrais de operações e emergências em gerenciamento de desastres no Brasil.

O ciclo de gestão de desastres exige que as fases de preparação e resposta sejam planejadas e coordenadas de forma a garantir eficiência no atendimento humanitário. As centrais de operações e emergências são um dos instrumentos implementados que contribuem para a coordenação das ações de preparação e resposta, desde que consigam organizar a um rol de ações necessárias. Diversas são as centrais existentes no Brasil, esta tese teve o objetivo de desenvolver uma tipologia de centrais de operações e emergências (COE) apresentando as características e ações que são e devem ser realizadas por cada tipo. O resultado da tipologia apresentou cinco principais tipos de centrais: Central de Operações Públicas e Defesa Civil, Central de Operações de Defesa Civil, Central de Operações de Monitoramento, Central de Operações Temporária e Central de Operações de Empresa Geradora de Riscos. Foram apresentadas as diferenças entre os tipos de centrais comparando-as quanto a diferença entre as instituições com estabelecimentos permanentes e temporários, organizações privadas e públicas e as diferenças entre as instituições públicas que atuam com prestação de serviços públicos, somente defesa civil e somente monitoramento. Como etapas de pesquisa, foram analisadas a literatura sobre centrais de operações e emergências, a legislação brasileira sobre gestão de desastres (delimitado a legislação federal, estado de São Paulo e município de São Paulo) e realizadas visitas técnicas e entrevistas a dezessete instituições brasileiras localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. As contribuições desta tese para a literatura estão na determinação precisa de uma tipologia e os elementos caracterizadores de cada tipo. A contribuição para a legislação está no levantamento de obrigações e o desenvolvimento de relação de ações que precisam ser realizados na gestão da preparação e resposta aos desastres e o desenvolvimento de funções que podem ser realizadas pelas centrais. Para a prática, esta tese pode servir de referência para as centrais ora existentes, para que possam melhorar o atendimento humanitário prestado pela instituição, e para orientar a criação de novas centrais.

Ano

2020

Creators

Tábata Rejane Bertazzo

A integração de processos na cadeia de suprimentos e o desempenho no serviço ao cliente: um estudo na cadeia calçadista.

O processo de globalização e a revolução digital têm trazido novos desafios de competitividade às empresas. Um desses desafios é a mudança do foco da gestão organizacional para toda a cadeia na qual cada empresa se insere. A gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management) requer, entre outros aspectos, a integração dos \"processos-chave\" de negócios ao longo dessa cadeia. Este trabalho teve como objetivo identificar a relação entre a integração de processos ao longo da cadeia de suprimentos e seu desempenho no serviço prestado ao cliente (customer service). Para tanto, a abordagem utilizada para a pesquisa de campo foi do tipo exploratória, tendo como objeto de estudo a cadeia calçadista da cidade de Franca, a qual constitui-se em um exemplo consolidado e de resultados concretos já obtidos de uma cadeia setorial, além de inserida no mercado internacional pela sua forte tradição exportadora. As evidências obtidas permitiram concluir que o desempenho da cadeia calçadista de Franca no serviço ao cliente está relacionado diretamente a integração dos processos de atendimento de pedidos, gestão da demanda e desenvolvimento de produtos ao longo da cadeia, envolvendo não apenas a integração com clientes, mas também com os fornecedores críticos a montante da empresa focal da cadeia, no caso os fabricantes de calçados estabelecidos na cidade. Pode-se constatar ainda que esse desempenho está relacionado também a existência de competências internas nas organizações estudadas, nos processos identificados.

Ano

2006

Creators

Wilson de Castro Hilsdorf

Manutenção da capacidade inovadora na externalização do desenvolvimento de produtos: o caso da indústria automobilística.

Mello, Adriana Marotti de - Manutenção da Capacidade Inovadora na Externalização do Desenvolvimento de Produtos: O Caso da Indústria Automobilística. 2006. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2006. Com o objetivo de diversificar o portfolio de produtos e reduzir prazos e custos de desenvolvimento, cada vez mais as empresas externalizam o Desenvolvimento de Produtos (DP) para fornecedores. Se por um lado, o maior envolvimento de fornecedores garante acesso a novas tecnologias, por outro lado pode no longo prazo impactar negativamente na capacidade inovadora da empresa, através da dependência do conhecimento de seus fornecedores. Então, como poderia uma empresa manter sua capacidade inovadora mesmo com a externalização do DP? Este trabalho tem como objetivo discutir essa questão, analisando quais seriam as variáveis mais relevantes que interfeririam na manutenção da Capacidade Inovadora da empresa, quando esta externaliza o Desenvolvimento de Produtos. Através de pesquisa bibliográfica e empírica, conclui-se que a manutenção da Capacidade Inovadora, quando da externalização do DP, poderia ser afetada pela manutenção docontrole sobre Conhecimento de arquitetura do produto, pela Trajetória da Empresa, pela Estrutura de Poder na Cadeia de Suprimentos e pela Estratégia de Produto. Foi realizado um estudo de múltiplos caso sobre o processo de desenvolvimento de um veículo popular no Brasil em comparação com outros projetos desenvolvidos pela mesma empresa, especificamente sobre o desenvolvimento dos módulos cockpit e bancos. Dados forma obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas com executivos e engenheiros das áreas de Engenharia e Suprimentos da montadora e de seus fornecedores. A estratégia de envolvimento de fornecedores no seu desenvolvimento foi estudada em detalhes. A principal conclusão deste trabalho é que dentro da atual configuração da arquitetura de produto e da estrutura da indústria automobilística, é a montadora que ainda possui a Capacidade Inovadora no mercado de automóveis e como a influência de cada variável identificada explicaria este fato.

Ano

2006

Creators

Adriana Marotti de Mello

O trabalho em produção contínua: uma abordagem ergonômica na indústria do petróleo.

Esta dissertação apresenta um estudo ergonômico sobre o trabalho de operadores de processo de plataformas marítimas de produção de petróleo. As primeiras investigações sobre as atuais práticas e produtos finais de projetos de sistemas produtivos de grande porte resultaram em indícios de um ambiente de produção com aspectos operacionais não equilibrados e desintegrados. A partir destes indícios, foi realizada uma revisão bibliográfica que destacou as considerações e limitações de aspectos relacionados à Ergonomia em assuntos como gestão de projetos, projetos de engenharia, de sistemas produtivos e de arranjo físico. A revisão relativa à Ergonomia destacou seus conceitos básicos, a Ergonomia de Concepção e estudos relacionados ao trabalho de operadores de produção contínua, tendo o objetivo de indicar possibilidades de atuações desta ciência em projetos de plantas produtivas. Desta forma, a pesquisa de campo desenvolvida procurou destacar aspectos operacionais como dificuldades e constrangimentos enfrentados pelos operadores. Tais aspectos foram investigados com o objetivo de ressaltar os desequilíbrios presentes nesta situação de trabalho e as estratégias desenvolvidas por estes operadores para manterem o funcionamento satisfatório da unidade produtiva, atendendo aos objetivos da organização empresarial em que se inserem.

Ano

2006

Creators

Luciano do Valle Garotti

Qualidade de serviços nas organizações do terceiro setor .

Esta Dissertação discute a qualidade de serviços nas organizações do terceiro setor. Sendo o tema ainda pouco trabalhado pela Engenharia de Produção no Brasil, é realizada uma pesquisa exploratória, utilizando a metodologia de estudo de caso. Através de revisão da literatura e de pesquisa de campo efetuada em organizações selecionadas, são estudados os aspectos organizacionais e administrativos do terceiro setor, verificando as particularidades existentes na aplicação do conceito de qualidade de serviços (expectativas X percepção dos clientes) naquelas instituições. Conclui-se que esta não pode ser conduzida da mesma forma que nas empresas de mercado. Devem ser observadas três características típicas das organizações do terceiro setor: não apresentam um único cliente, mas diversos stakeholders representando este papel; cada um destes atores possui distintas expectativas com relação à instituição e apresenta diferentes critérios de avaliação da qualidade de seus serviços; e, em função de valores como justiça e solidariedade, fundamentais neste tipo de organização, o processo de prestação de serviços assume especial relevância, sendo muitas vezes mais importante do que os resultados obtidos.

Ano

2001

Creators

Cristiano Rocha Heckert