Repositório RCAAP

Proposta de um método de avaliação e gestão da base de fornecedores da cadeia têxtil com foco nas competências operacionais.

Este trabalho se propõe a desenvolver um método de avaliação da base de fornecedores da cadeia de suprimentos têxtil com foco na realização de uma auditoria das competências operacionais que avalie as práticas da organização auditada em relação aos objetivos de desempenho em qualidade, custo e entrega (QCE). O método proposto deve apoiar as etapas de qualificação, de tomada de decisão e de monitoramento no processo de avaliação da base de fornecedores. A abordagem proposta para a elaboração do método foi a de adotar as práticas promovidas pelo pensamento enxuto, devido às necessidades do setor têxtil no contexto atual. O método foi elaborado a partir de modelos de avaliação sistemática de competências sob a perspectiva do pensamento enxuto. O primeiro objetivo buscado neste trabalho foi verificar se a abordagem de verificar a adoção das práticas promovidas pelo pensamento enxuto pode ser estendida para o processo de avaliação das competências operacionais dos fornecedores em relação aos objetivos de QCE no contexto da cadeia têxtil. O segundo objetivo foi elaborar e testar um método de avaliação das competências operacionais dos fornecedores em relação aos objetivos de QCE baseado na abordagem do pensamento enxuto. O terceiro objetivo foi de explorar como o método proposto para avaliação de fornecedores pode ser utilizado para enriquecer as etapas de tomada de decisão e de monitoramento no processo de avaliação da base de fornecedores em uma organização. Para buscar estes objetivos foi realizada uma pesquisa de campo em organizações da cadeia têxtil brasileira. Os métodos de pesquisa aplicados foram a observação participante, que foi aplicado pelo pesquisador em 10 em organizações enquanto registrava as observações e levantava os dados necessários, a pesquisa quase-experimental e a aplicação do método proposto no direcionamento do monitoramento de fornecedores, ambos aplicados em 6 organizações onde o pesquisador realizou observações e entrevistas para coleta de dados. Também foram coletados dados referentes a estas 6 organizações numa organização compradora que é cliente das mesmas. Os dados coletados serviram para verificar a aderência desses fornecedores às práticas de produção enxuta, bem como a relação entre estas práticas e o desempenho histórico dos fornecedores. Da análise desses dados, resultaram recomendações para apoiar a tomada de decisão sobre a forma de tratar cada fornecedor a qual foi comparada com a que a organização compradora havia decidido. Os dados também foram utilizados para analisar cada fornecedor por meio de uma matriz que relaciona suas competências operacionais em termos de QCE com a importância que a organização compradora atribui a cada um desses objetivos. A conclusão da pesquisa é de que o método proposto é adequado para avaliar fornecedores na cadeia têxtil, porém revelou ter limitações para ser usado na avaliação de fornecedores posicionados em determinadas partes da cadeia. Também é mostrado que o método proposto pode ajudar a organização compradora a evitar decisões equivocadas na tomada de decisão e que pode ainda ajudar a refinar o monitoramento da base de fornecedores.

Ano

2015

Creators

Ricardo Patricio Kiste

Análise da organização do trabalho na pesquisa e desenvolvimento de inovações com foco nas qualificações dos profissionais: um estudo de múltiplos casos.

Esta tese analisa o processo de organização do trabalho de pesquisa e desenvolvimento de inovações, com foco nas competências requeridas dos diferentes profissionais envolvidos, tanto no ambiente interno como externo das organizações. Assim, o objetivo desta tese é analisar como a organização do trabalho de pesquisa e desenvolvimento de inovações se relaciona com as competências requeridas para realizar as atividades, exigindo, em muitos casos, que as empresas busquem as competências não desenvolvidas internamente, junto a empresas e instituições externas, para garantir o alcance de resultados. A metodologia adotada envolveu primeiramente a revisão da literatura nos temas de P&D de inovações, modelos de organização do trabalho, gestão de competências, aprendizagem organizacional, para entender a relação entre os construtos. Escolheu-se uma abordagem exploratória de natureza descritivo-qualitativa, com análise de múltiplos casos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas em profundidade, aplicadas de forma presencial, através de roteiro semi-estruturado, junto a diretores, gestores e coordenadores da área de inovação, que foram analisados através de cruzamento com a teoria. Para compor um quadro mais abrangente sobre a questão de pesquisa foi realizado um survey com profissionais da área de P&D de diferentes empresas através de questionário autoaplicado. Buscou-se analisar como as empresas procedem na combinação de diferentes competências para organizar o processo de P&D de inovações, um processo extremamente complexo e que envolve grandes investimentos por parte das empresas. Os resultados apontam que há vantagens e desvantagens em buscar competências externas através de parcerias, contratos, acordos de cooperação, com instituições públicas e privadas. A pesquisa também revelou que as parcerias ou acordos de cooperação variam entre os setores e entre as empresas, dependendo da cultura própria de cada organização; de forma geral as dificuldades são maiores nas parcerias com instituições públicas. Por fim, os resultados mostram que as competências requeridas na P&D de inovações podem mudar ao longo do tempo e por isso, as empresas não conseguem desenvolver todas as competências internamente ou acham mais oportuno buscar estas competências já desenvolvidas por outros atores do ambiente externo, complementando as competências internas de seus pesquisadores. Além disso, as empresas conseguem ganho de escala e redução de custos com pessoal e com a estrutura.

Ano

2014

Creators

Rosalina Alves Simões de Mesquita

Proposta de modelo e implementação de um sistema de apoio à decisão em pequenas indústrias.

O trabalho apresenta o sistema de apoio à decisão - SAD, projetado especificamente para pequenas indústrias. A pesquisa concentrou-se em parte no estudo das disciplinas envolvidas no tema análise econômico-financeira de empresas, de forma a recuperar as teorias e conceitos mais pertinentes, para, numa segunda etapa, aplicá-las ao projeto e implementação de um sistema de apoio às decisões de pequenas indústrias. O sistema de apoio à decisão - SAD foi concebido em parceria com 107 empresas de São Paulo, com o objetivo de realizar, de forma acurada e rápida, várias análises de apoio à tomada de decisões, entre as quais destacam-se as seguintes: análise das relações custo - volume - lucro (CVL); análise por taxa-alvo de retorno; cálculo de preços (orçamentos); análise econômica de seleção de produtos e de terceirizações de produtos, subconjuntos e operações. Além de específicas análises de administração financeira, outras relativas ao planejamento da produção são também colocadas à disposição pelo SAD, como é o caso do planejamento de materiais e de subconjuntos - MRP-I, do planejamento de capacidade para operações e máquinas - CRP, e do diagrama De-Para para apoiar arranjo físico, entre outras. O sistema tem oferecido apoio a uma série de tomadas de decisões em pequenas indústrias do Estado de São Paulo, com efetiva melhoria dos seus resultados econômico-financeiros.

Ano

1998

Creators

Reinaldo Pacheco da Costa

Proposta de modelo do processo de avaliação de desempenho de redes de manufatura em empresas multinacionais.

Este é um estudo no campo teórico da Gestão de Operações Internacionais - IOM (International Operations Management), visto que a globalização dos negócios enseja e justifica pesquisas na gestão de seus sistemas produtivos crescentemente globalizados. Interesse especial recai sobre a teoria das Redes Internacionais de Manufatura - IMN (International Manufacturing Network). Uma IMN é um sistema coordenado de fábricas interdependentes, dispersas pelo mundo, interno a empresas multinacionais e sob controle direto de seus gestores. Seus elementos organizacionais são a Configuração, composta da dispersão geográfica e do papel estratégico de cada fábrica; e a Coordenação, composta da governança e dos processos operacionais da IMN. Uma das lacunas de pesquisa em IMNs trata do constructo \"avaliação de desempenho\". Apesar de ela ser um processo de feedback que é central à coordenação e ao gerenciamento estratégico de IMNs, pouco tem sido investigado sobre suas características, propósitos e efeitos. Isto é, as pesquisas têm investigado apenas o desempenho (resultado) em si, e não como ele é apurado e avaliado. Ademais, IMNs evoluem, na sua missão e características organizacionais, para cumprir estratégias que são dinâmicas por natureza. Logo, supõe-se que mecanismos de coordenação, como a avaliação de desempenho, por alinhamento interno, devam evoluir junto. A maior contribuição e deliverable desta tese foi propor um modelo que descreva e explique como avaliar o desempenho de IMNs. Baseado nos campos de IOM e Desempenho Organizacional, sua montagem combinou os elementos organizacionais de IMNs com as condições necessárias e suficientes à existência da avaliação de desempenho em uma organização. Desse modo, o modelo do processo de avaliação de desempenho de IMNs buscou incluir e lidar com complexos aspectos das organizações, que advêm tanto da sua busca por soluções gerenciais transnacionais quanto das suas condições competitivas. O modelo do processo foi então verificado empiricamente quanto a sua congruência e utilidade. Dada a prevalência de análises contextuais, o método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso. O trabalho de campo ocorreu em três multinacionais brasileiras, escolhidas para maior riqueza de dados, entre outros critérios, por terem diferentes tipos de IMN e serem de diferentes indústrias. Os dados, tanto qualitativos quanto quantitativos, foram coletados por levantamento documental e entrevistas em cada empresa-caso, sendo então analisados longitudinal e transversalmente. Como resultado, as evidências sugerem que o modelo do processo aqui proposto é uma ferramenta congruente e útil para descrever e explicar como ocorre a avaliação de desempenho de uma IMN. Ademais, a avaliação de desempenho parece ser mais importante e estruturada em multinacionais cuja IMN tem coordenação de viés global (gerenciamento centralizado) bem como a estratégia de manufatura tende a produção \"enraizada\" (interna), trazendo assim mais contribuição à coordenação e ao gerenciamento estratégico da IMN. O modelo do processo e os descriptive insights gerados nesta tese ensejam pesquisas futuras tais como um survey amplo para levantar como as multinacionais de diversos setores e países têm avaliado o desempenho de suas IMNs, ou uma pesquisa-ação que prescreva a implantação de completa avaliação de desempenho, alinhada a um tipo particular de IMN. Para a prática, os resultados podem encorajar gestores a revisar e incrementar a avaliação de desempenho de suas IMNs, para tirar maior proveito desse processo gerencial.

Ano

2017

Creators

Silas Costa Ferreira Junior

Implantação de sistemas de programação detalhada da produção: levantamento das práticas de programação da produção na indústria.

Devido à grande pressão pela redução de estoques e prazos de entrega, concomitantemente com o aumento da variedade de produtos, o planejamento e controle da produção tem se tornado cada vez mais complexo e desafiador. Basicamente, essa atividade das empresas objetiva planejar e controlar o uso dos recursos produtivos, visando atender à demanda dos clientes. Tradicionalmente, a literatura tem abordado os sistemas MRP, KANBAN, OPT, mas um novo conjunto de soluções de sistemas de programação finita vem sendo crescentemente tratado. As empresas, na busca de aprimoramento para a atividade de PCP estão à procura de ferramentas de programação finita, também conhecidas como Advanced Planning and Scheduling (APS), a fim de melhorar o processo de gerenciamento de pedidos, incluindo quesitos como a determinação de prazos de entrega na etapa de negociação dos pedidos, programação efetiva dos pedidos firmes e controle da produção. Esta dissertação pretende verificar as necessidades e dificuldades da programação detalhada da produção, as barreiras de implantação e os benefícios dos APS. O método utilizado foi o levantamento survey nas empresas filiadas à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Os resultados obtidos mostram que a programação detalhada da produção é uma atividade complexa para a maioria das empresas com estratégia de produção contra pedido (MTO), que estão direcionadas para aumento de desempenho estratégico. A grande maioria das empresas ainda utiliza o modelo de planejamento MRP, porém elas possuem objetivos que podem ser mais facilmente alcançados com o uso de sistemas APS. O aspecto financeiro ainda é limitador para aquisição de sistemas e falta de capacitação.

Ano

2010

Creators

Edivaldo Giacon

A gestão do desenvolvimento de produto via APQP na indústria automobilística.

O processo de desenvolvimento de produto (PDP) é reconhecido por influenciar diretamente a competitividade das empresas. O sucesso do desenvolvimento pode contribuir, entre outros resultados, no aumento da participação de mercado, conquista de novos clientes, redução de custos e melhora da qualidade. O PDP realizado entre montadora de veículos e fornecedor requer atenção especial no que diz respeito à gestão do processo e à interação entre as empresas. Isso porque, em muitos casos, fornecedores detêm o conhecimento tecnológico do produto e processo de produção do mesmo e a montadora detém o conhecimento das necessidades de performance do projeto. Dentro destas duas instituições, montadora e fornecedor, ocorre um movimento que envolve competências, responsabilidades e a atuação de diversas áreas funcionais. Todo este processo requer integração, comunicação e estrutura, para que possa ocorrer de maneira organizada. Montadoras americanas desenvolveram uma metodologia que busca suprir algumas das necessidades de integração no PDP, o Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP). O objetivo deste trabalho é discutir esta metodologia, identificando condições em que o APQP contribui para a gestão do processo de desenvolvimento do produto. Este trabalho foi desenvolvido por meio de estudos de casos da indústria automotiva, entre os quais dois estudos com maior profundidade. Em um segundo momento, foi pesquisado um grupo maior, de 20 fornecedores de um mesmo projeto, para avaliar se as conclusões obtidas nos dois casos mais aprofundados eram representativas para um grupo amplo. Nos casos estudados, foi possível identificar que atrasos por parte da montadora dificultam a gestão do processo. O fornecedor, ao trabalhar próximo do cliente, obtém informações que possibilitam administrar atrasos e prazos comprimidos, muitas vezes antecipando-se a formalizações da montadora. Isso tem custos adicionais, mas revela que o APQP pode contribuir positivamente na interação, fornecendo subsídios para um alinhamento constante. Porém, não impede que falhas internas na montadora sejam evitadas.

Ano

2010

Creators

Juliana Rossi Pereira Rocha

Programação da descarga de navios graneleiros de carvão: um estudo de caso na Companhia Siderúrgica do Pecém.

De acordo com Babu et al. (2015), o carvão mineral é um importante recurso natural devido à sua aplicação em várias atividades econômicas, como geração de energia, produção de aço, fabricação de cimento e produção de combustível líquido. Em função do custo e da baixa qualidade do carvão brasileiro (não coqueificável, na maioria das reservas, com elevado teor de cinzas e baixo poder calorífico), como apontado por Süffert (1997), as empresas brasileiras dos setores siderúrgico e termoelétrico necessitam importar este insumo, por via marítima. O desafio no planejamento da logística de suprimento desta matéria prima é garantir o abastecimento ao mínimo custo de estoque e de espera dos navios. A garantia de abastecimento passa por uma programação adequada da chegada e descarga dos navios. Quando a descarga de navios é uma operação gargalo, é necessário maior cuidado com a programação de recebimento, de maneira com que não haja atrasos, que causem a falta de produto, nem em muita antecipação, que podem significar excessivos tempo de fila para recebimento do material por falta de área para estocagem. Com o objetivo de se programar adequadamente a chegada de navios, de forma a evitar filas muito grandes e desabastecimento foi proposto um modelo de programação de chegada de navios, com base nos dados do complexo de Pecém. Este modelo proposto utilizou um buffer de tempo pré-determinado, que foi testado e validado através de simulação, com objetivo de minimizar os atrasos, de forma que possam ser absorvidos por um estoque de segurança, e as antecipações, de forma que não haja risco de falta de área de estocagem.

Ano

2018

Creators

Carlos Henrique Azevedo Duarte

Análise exploratória do desenvolvimento de novos produtos e produção em empresas do segmento automotivo que adotam a estratégia modular.

O objetivo deste trabalho de pesquisa é realizar uma análise exploratória do desenvolvimento de novos produtos e produção em empresas do segmento automotivo que adotam a estratégia modular. A estratégia para a indústria automotiva é uma forma de simplificar a gestão de um produto, considerado complexo, num ambiente de intensa competição, inovação tecnológica e redução do ciclo de vida do produto. Na verdade, é um conjunto de conceitos que leva a novas formas de organizar o desenvolvimento do produto e a produção, possibilitando a transferência de atividades de projeto do produto e produção na cadeia produtiva. Para o delineamento da pesquisa foi utilizado o estudo de caso na análise de duas montadoras de veículos comerciais que produzem produtos semelhantes (caminhões e chassis de ônibus). Uma das montadoras opera com o sistema de consórcio modular e a outra, embora mais convencional, aplica o conceito de modularidade na linha de montagem final. O estudo de caso também foi utilizado na análise de dois fornecedores de primeiro nível, que fornecem motores para a montadora que opera o consórcio modular, sob a óptica do desenvolvimento de novos produtos e montagem do módulo no veículo. De uma forma ampla, a pesquisa revelou que os novos desenvolvimentos de produtos modulares influenciam o sistema produtivo existente e por outro lado, este também exerce influência no projeto do produto. Para minimizar as consequências as montadoras lançam medidas que integram os times de engenharia e fornecedores e adotam medidas para simulação do processo antes do início de produção.

Ano

2010

Creators

Edilson Alves Rodrigues

Flexibilidade, organização e trabalho operatório: elementos para análise da produção na indústria.

Mudanças no panorama econômico, social e político têm apontado novos critérios de competitividade e padrões de produção, com ênfase para a produção integrada e flexível. Flexibilidade não é uma necessidade universal dos sistemas de produção, sendo derivada das estratégias de negócios e de produção (relação produto-processo-mercado). É um conceito multidimensional, envolvendo variáveis intra e extrafirma, sendo avaliada pelos critérios de tempo, custo, qualidade e inovação. Na produção integrada e flexível, são potenciados as variabilidades, imprevistos e incidentes inerentes à produção material, o que restringe o espaço de soluções técnico-organizacionais com alto teor de prescrição do trabalho: a pronta intervenção operatória humana é que garante o andamento da produção, mesmo nos sistemas mais automatizados. Apesar disso, as abordagens organizacionais correntes atêm-se basicamente à discussão de estrutura e comportamento, desconsiderando o papel das atividades operatórias não previstas e as restrições que os projetos técnico-organizacionais colocam a elas. Nesse sentido, é preciso incorporar instrumentos não prescritivos de análise do trabalho, posto que as necessidades de flexibilidade devem ser equacionadas e analisadas integradamente, envolvendo concepção, organização, gestão e trabalho real de operação dos sistemas de produção.

Ano

1991

Creators

Mario Sergio Salerno

A utilização do conceito de custos de transação na seleção de fornecedores de insumos produtivos na indústria farmacêutica.

As drásticas reestruturações organizacionais originadas das transformações econômicas, sociais e políticas atuais, promoveram uma grande desintegração vertical das empresas industriais e o estabelecimento de uma rede de fornecedores com competências específicas para dar suporte às suas estratégias competitivas; a seleção e a contratação dos fornecedores adquiriu então um papel estratégico de compras na sua contribuição para a competitividade da empresa. A Teoria dos Custos de Transação serviu de base para o desenvolvimento de um quadro analítico, que foi complementado pelas abordagens teóricas da estratégia de compras e do processo de tomada de decisão na seleção dos fornecedores. Este quadro analítico foi utilizado e avaliado na investigação empírica fundamentada em múltiplos estudos de casos realizados em indústrias do setor industrial farmacêutico. Através de um questionário detalhado foram coletadas informações sobre os fatores utilizados pelas empresas na avaliação de seus potenciais fornecedores, o processo da tomada de decisão na seleção do fornecedor e no que este processo poderia contribuir estrategicamente para os diferenciais competitivos da empresa. A análise dos resultados obtidos permite concluir no âmbito das empresas pesquisadas, que os Custos de Transação podem ser utilizados na seleção de fornecedores de insumos farmacêuticos, pois os seus componentes permitem estabelecer uma diferenciação entre os fornecedores com relação aos custos envolvidos na sua contratação; contribuem para desenvolver diferenciais competitivos da empresa e aperfeiçoam o processo de tomada de decisão com relação aos fatores tradicionais: preço, prazo e quantidade.

Ano

2001

Creators

Germano Manuel Correia

A organização do trabalho para o desenvolvimento de recursos imateriais em equipes de saúde da família: um estudo de caso no município de Caraguatatuba.

Em organizações que operam segundo a lógica de serviço há uma mudança estratégica, com o deslocamento da produção de um produto para um valor. Seguindo esta dinâmica, surgiram na Saúde Pública propostas de modelos de atenção alternativos ao hegemônico, centrado em procedimentos e equipamentos. O presente estudo analisou o modelo da Estratégia de Saúde da Família, cuja proposta centra-se nas necessidades do usuário e no vínculo usuário-equipe multiprofissional, tendo como objetivo investigar como a organização e as condições do trabalho influenciam na utilização de recursos imateriais pelas equipes. Consistiu em um estudo de caso realizado junto a oito equipes de saúde da família do município de Caraguatatuba/SP. A metodologia compreendeu observação direta e realização de grupos focais com os profissionais das equipes. A análise abrangeu a categorização dos temas mais relevantes, em especial aqueles que se relacionavam ao uso e desenvolvimento dos recursos imateriais. Os resultados indicaram que, embora os profissionais valorizassem os aspectos relacionais, o processo de trabalho das equipes encontrava-se centrado na produção de procedimentos e informações quantitativos dos atendimentos, não incorporadas às práticas do cuidado. Os recursos imateriais, bem como seus resultados, não encontravam uma forma sistematizada de avaliação. E, dessa forma, enfrentavam desafios para serem apropriados e desenvolvidos como conhecimento pela organização.

Ano

2015

Creators

Edivaldo Alberto Bolsam Alves

Proposta de modelo multicritérios para análise de investimentos em refinarias de petróleo no Brasil.

O processo de tomada de decisão que envolve a priorização e a seleção de projetos de investimentos na indústria do petróleo está longe de ser uma tarefa trivial. Ao mesmo tempo em que a empresa deve buscar relações favoráveis entre risco e retorno econômico-financeiro também deve se alinhar cada vez mais aos princípios do desenvolvimento sustentável em seus negócios. Em se tratando do caso da indústria petrolífera brasileira, formada essencialmente por um monopólio estatal, esta tarefa se torna ainda mais difícil, já que uma série de interesses públicos relacionados ao investimento também devem ser considerados. Sendo assim, o objetivo principal desta pesquisa foi o desenvolvimento e a aplicação de um modelo original de análise usando múltiplos critérios que auxiliasse na priorização e na seleção de projetos de investimentos nas refinarias de petróleo brasileiras. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa quantitativa com o uso de diversos artefatos de matemática aplicada capazes de lidar adequadamente com as avaliações muitas vezes incompletas e subjetivas que caracterizam o problema da análise de investimentos em refinarias de petróleo. Ao final do trabalho, conseguiu-se obter um modelo suficientemente simples, ao ponto de ser facilmente implementado em uma planilha eletrônica, robusto, ao ser capaz de lidar de maneira bastante adequada com as principais peculiaridades que envolvem o setor do refino de petróleo no Brasil e flexível, de maneira que os critérios de análise e as alternativas de decisão pudessem ser facilmente adicionados, removidos ou alterados de acordo com as necessidades específicas exigidas para cada caso.

Ano

2015

Creators

Eduardo Hauy Junior

Integração do pensamento sistêmico em projetos Seis Sigma.

O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver e propor um modelo para integrar o Pensamento Sistêmico a partir da Dinâmica de Sistemas Qualitativa nas etapas Definir e Medir do DMAIC em projetos Seis Sigma que apresentem complexidade dinâmica. Esse modelo foi denominado DUMAIC, pois propõe a introdução da fase Understand Entender, nas etapas do DMAIC. Para o alcance desse objetivo, a metodologia de pesquisa escolhida foi a Pesquisa Ação. A aplicação do modelo deu-se em uma empresa de grande porte, uma empresa de médio porte e em um hospital. O trabalho desenvolveu-se baseado em entrevistas e reuniões com os participantes das equipes Seis Sigma para a explicitação dos modelos mentais a respeito dos problemas e posterior construção em grupo dos modelos dinâmicos qualitativos dos projetos. O resultado mais significativo obtido foi comum a todos os projetos: a descoberta de modo compartilhado pelos integrantes das equipes, ao longo da construção dos modelos qualitativos, de relacionamentos não óbvios entre variáveis causais, responsáveis pela dinâmica nos sistemas. Desse resultado, outros foram gerados, entre eles: a identificação de variáveis comuns a dois projetos Seis Sigma que seriam tratadas separadamente de modo não sistêmico; a descoberta de que as fronteiras entre departamentos dificultavam a análise de um problema, onde causa e efeito estavam distantes no tempo e espaço; a percepção de que o arquétipo Shifting the Burden ou Transferência de Responsabilidade dita muitas vezes o comportamento das equipes e que, quando descoberto, é possível sair em busca da solução fundamental.

Ano

2009

Creators

Leila Keiko Canegusuco Jansen

Modelo de integração entre o projeto executivo e o planejamento operacional em empreendimentos de edificações comerciais.

Esta pesquisa apresenta um modelo de integração entre o projeto executivo e o planejamento operacional de empreendimentos comerciais, aplicado em 8 empresas (2 construtoras, 1 incorporadora, 3 consultorias de gerenciamentos de projetos, 1 empreiteiro e 1 empresa de projetos). A contribuição do modelo beneficia o processo de integração em 6 processos do planejamento de um projeto, a saber: (a) na criação da EAP (estrutura analítica do projeto); (b) na definição de atividade; (c) no seqüenciamento de atividades; (d) na estimativa de recursos da atividade; (e) na estimativa de duração da atividade e (f) no desenvolvimento do cronograma. Entre as principais conclusões, percebemos que a aplicação do modelo é possível pelo aumento da rapidez na preparação do cronograma do projeto e na simulação de tomada de decisões operacionais, mas desde que às empresas do setor consolidem as práticas de coordenar, projetar e gerenciar de forma simultânea e consistente; criando seu próprio banco de dados de tecnologias construtivas, integrado aos sistemas informatizados de projetos e de gerenciamento.

Ano

2008

Creators

Fernanda Maria Pinto Freitas Ramos Ferreira

Modelos de negócio alinhados aos princípios da economia circular e sustentabilidade: estudo de múltiplos casos.

Conforme vem adaptando suas atividades a hábitos mais sustentáveis, a sociedade tem absorvido lições aprendidas com o ecossistema natural. A economia circular, um modelo econômico que segue o modelo de circulação energética da ecologia, é um conceito que emerge e se destaca dentre tantos outros conceitos no espectro das ciências ambientais, da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável. Em oposição ao modelo linear tradicional praticado hoje, a economia circular vem sendo utilizada com o objetivo de enfrentar o desafio da escassez de recursos e eliminação de resíduos em uma abordagem vantajosa para todos, com perspectiva econômica e de valor. Como forma de auxiliar a promover essa mudança de paradigma, o surgimento de novos modelos de negócio representa um dos pilares necessários para essa transição. Ambos os termos economia circular e modelos de negócio são considerados atualmente temas de interesse crescente, tanto para a academia quanto a prática. Nesse contexto, a dissertação tem como objetivo investigar modelos de negócio alinhados aos conceitos de economia circular e sustentabilidade, de forma a entender quais são os principais blocos construtores que compõem esses modelos, os principais desafios enfrentados e benefícios obtidos. A abordagem metodológica utilizada baseia-se no estudo de múltiplos casos, desenvolvido em seis organizações de diferentes setores e tamanhos. Esta dissertação contribui para a literatura na intersecção dos temas economia circular, sustentabilidade e modelos de negócio. Os principais resultados ligados ao modelo de negócio apontam para proximidade no relacionamento com o cliente e estabelecimento de parcerias estratégicas alinhadas. Nota-se um espaço crescente para proposição de valores ligados a aspectos de sustentabilidade e economia circular, principalmente acompanhada de comunicação alinhada. Investimentos nesse sentido são vistos como um investimento a longo prazo, e empresas acreditam que o consumidor e o mercado passarão a perceber mais fortemente esses valores. As principais motivações abrangem redução dos impactos ambientais gerados em comparação a negócios convencionais e criação de impacto social positivo, principalmente através da conscientização de consumidores e usuários. Destaque também para a representatividade do uso de matéria prima reutilizada ou reciclada, e preocupação com fases do ciclo de vida. Diversas formas de contribuição para o desenvolvimento sustentável foram identificadas; e forças externas como questões regulatórias e políticas públicas foram destacadas por parte das empresas.

Ano

2019

Creators

Lorena Gamboa Abadia

Políticas e programas para o setor aeroespacial no Brasil: uma análise comparada com o Canadá.

A estratégia da política pública de longo prazo para o setor aeroespacial compreende, historicamente, uma variável fundamental para organização e desenvolvimento dessas atividades em todos países que contam com esses segmentos industriais, inclusive o Brasil. A partir de meados dos anos 2000, a retomada das políticas industriais setoriais, como diretriz para o desenvolvimento econômico no Brasil, marcou um novo cenário em relação aos anos 90, com a implementação de estratégias baseadas nas características e nos desafios para as atividades. Essas novas diretrizes envolveram também o setor aeroespacial. O tema do presente trabalho é a estratégia para o Setor Aeroespacial Brasileiro, entendida como a apreciação das escolhas e objetivos da política industrial. O problema de pesquisa, por sua vez, consiste na análise comparada da estratégia brasileira e na formulação de considerações para uma avaliação abrangente da política, tendo como referência a experiência canadense. O objetivo do estudo é comparar a concepção estratégica para o setor aeroespacial estabelecido no Brasil pela Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) em 2008 em relação National Aerospace and Defence Framework (NADF), que foi instituída no Canadá, em 2005. A justificativa para escolha da referência canadense é fundada nas semelhanças em relação orientação da produção e características configuração setorial. Nesse contexto o estudo descreve a evolução e apresenta as especificidades do sistema de produção aeroespacial do Brasil e do Canadá; analisa as diretrizes políticas e estratégias para o setor, empreendidas pelos países, tendo como referência os objetivos de política setorial; e compara os programas e ações para o setor, desenvolvidos no contexto da PDP (Brasil) e da NADF (Canadá). Entre as constatações derivadas da análise podemos destacar as diferenças no conceito de autonomia associados à políticas empreendidas no Brasil e no Canadá; a participação das médias empresas e das subsidiárias estrangeiras no tecido produtivo; e a configuração da infraestrutura e serviços de apoio entre os países. Particularmente, em relação às políticas, há diferenças importantes em relação aos objetivos; requisitos e forma de seletividade das ações; e articulação dos instrumentos para consecução dos objetivos. Entre as considerações críticas para avaliação da política no Brasil, formuladas com base experiência canadense, destacam-se a ausência de um projeto integrado para o setor aeroespacial e definição de metas em relação às variáveis básicas de performance da atividade industrial; o foco excessivo nos produtos e a pouca ênfase nos processos de construção de competências para inserção nas cadeias internacionais de valor; e a visão limitada dos elementos institucionais necessários para viabilizar a produção aeroespacial no longo prazo.

Ano

2010

Creators

Mauro Catharino Vieira da Luz

A estratégia na relação como os fornecedores na indústria aeronáutica brasileira: o caso da Embraer.

Este trabalho aborda a estratégia na relação com os fornecedores em empresas de alta tecnologia e produtos complexos. Para tanto, foi tomado o caso da fabricação de aeronaves produzidas pela Embraer, que se destacou pela sua estratégia de parceria com seus fornecedores, principalmente na linha dos produtos das Famílias ERJ 145 e E-Jets. No entanto, na sua última linha de produtos, o que se percebe é uma estratégia diferenciada no seu modo de se relacionar com seus fornecedores, o que levou à questão da pesquisa. O presente trabalho discute as opções de relacionamento com fornecedores, do simples fornecimento ao compartilhamento de investimentos e riscos, e as racionalidades subjacentes. As técnicas utilizadas para elaborar o trabalho foram observação direta e pesquisa em dados secundários, revistas especializadas, web sites vinculados à indústria aeronáutica e associações, artigos acadêmicos e documentos da empresa. Além disso, foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas, com empregados e ex-empregados da empresa, inclusive diretores. Os resultados mostram que, apesar de as grandes empresas como Boeing e Airbus terem adotado o modelo de parceria de risco desenvolvido pela empresa em estudo, esta hoje adota um modelo híbrido, com foco em lições anteriormente aprendidas na relação com fornecedores.

Ano

2010

Creators

Vanessa de Lima Ferreira

Padrões de adoção de tecnologias de informação e comunicação em empresas brasileiras: uma análise dos gastos em TI, dos impactos de TI e de seus reflexos no desempenho organizacional.

As mudanças na sociedade, após o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), são objeto de estudo em diversas áreas. Sob o ponto de vista das organizações, essas tecnologias possuem um importante papel para as empresas que buscam se manter competitivas em um mercado globalizado. Após revisão do problema apontado pelo paradoxo da produtividade, este estudo buscou avaliar os padrões de adoção de TICs nas empresas brasileiras e fornecer informações sobre como gastos feitos em tecnologias podem ser importantes para as empresas alcançarem alterações significativas em suas medidas de desempenho. A concepção das variáveis remete à utilização de cálculo de uma proxy para gasto em TI; à aplicação da Teoria de Resposta ao Item não paramétrica (TRIN) no questionário de uma pesquisa; e à elaboração de uma metodologia para categorizar uma questão aberta. A partir de uma análise de agrupamentos, foi possível a criação de grupos de empresas de comportamento semelhante. No grupo 1, estão empresas que, em geral, não realizaram gasto em TI, possuem foco no fornecedor externo, poucos ativos e usam software pacote, além de praticamente não possuírem área de TI e não desenvolverem ou introduzirem software. As empresas no grupo 2 apresentaram gasto em TI, presença de ativos de TI e, embora possuam fornecedor externo e utilizem software pacote, contam com uma área de TI, desenvolveram e introduziram software. No grupo 3, as empresas realizaram gastos e possuem características de gestão medianos; a maioria possui área de TI e utiliza software de código aberto. Já no grupo 4, as empresas apresentaram gastos medianos, não possuem fornecedor externo, apresentaram boa presença de ativos e área de TI e utilizam software desenvolvidos por elas próprias. Assim, empresas que apresentam gastos em TI estão em um momento de adoção de TIC relativamente superior às que não apresentaram esse tipo de gasto. Para se avaliar a associação entre os impactos de TI e o desempenho organizacional, foram utilizadas análises de correspondência e, além da associação entre os tipos de impactos e algumas medidas de desempenho, as empresas que obtiveram mais itens de impacto de TI tendem a alcançar também mais alterações nas medidas de desempenho organizacional. Os desdobramentos deste estudo direcionam para a criação de uma tipologia das empresas nacionais na área de TI e 7 dos fatores para a adoção e o uso de TI. A identificação de fatores que influenciam o desempenho pode fornecer subsídios importantes para o desenho de ações de políticas públicas voltadas ao apoio e ao suporte de atividades inovadoras das firmas brasileiras para aumento da competitividade nos diversos setores econômicos e, consequentemente, para sua capacidade de inovação.

Ano

2013

Creators

Emerson Gomes dos Santos

Dimensão local da inovação no Brasil: determinantes e efeitos de proximidade.

Este trabalho tem por objetivo analisar os determinantes locais da inovação no Brasil e avaliar sua dinâmica espacial. Especificamente, avalia-se como a P&D das empresas locais, a pesquisa universitária da região, o nível de adensamento urbano e a relativa especialização ou diversificação do sistema produtivo local afetam a inovação regional. Para isso, foi realizada uma Análise Exploratória de Dados Espaciais e a estimação de um modelo econométrico utilizando como medida do resultado de inovação o número de patentes por habitante das microrregiões. É possível notar que a inovação está desigualmente distribuída pelo espaço geográfico e se concentra especialmente nas Regiões Sul e Sudeste, onde se encontram os principais clusters inovativos. O modelo empírico adotado se baseia na Função de Produção de Conhecimento aplicada às regiões e é estimado por meio de um Tobit Espacial Autorregressivo (SAR-Tobit). O uso de um modelo SAR-Tobit permite lidar de modo mais adequado com um grande número de regiões sem patentes, além disso, foram feitos diversos testes adicionais que buscam assegurar a qualidade dos resultados inferenciais. A estimação do modelo desse trabalho indica que maiores níveis regionais de P&D industrial e da pesquisa universitária implicam em maior inovação, medida pelas patentes. Ao mesmo tempo, as regiões adensadas e diversificadas tendem a apresentar um melhor desempenho inovativo, o que aponta para existência de vantagens de caráter jacobiano no país. Por fim, a inovação local é afetada positivamente pela proximidade de microrregiões mais inovadoras, o que corrobora a existência de transbordamentos de conhecimento inter-regionais da inovação.

Ano

2013

Creators

Veneziano de Castro Araújo

Control chart for monitoring the ratio of two Poisson rates.

In this study we are concerning in monitoring the ratio p of two Poisson rates by the control chart. Let X and Y be two independent Poisson random variables with means ?1 and ?2 = ?1/p respectively. The study considers that only individual observations Xi and Yi are available at each sampling time i. The performance in detecting shifts on the ratio p by several statistics, some based on normalized transformations are evaluated by an extensive simulation study. Two types of control charts, Shewhart and EWMA are considered. The one-sided control limit with UCL is applied so that we are focusing on detecting when the ratio p shifted to higher rate in this dissertation. Our focus is on monitoring the ratio p and not on the inference of means of ?1 and ?2. The results pointed out that EWMA control chart is better alternative. Some guidelines indicating which statistics yield best performance are proposed for the practitioners. In general, the combination of statistics W0 and Z4** are recommended once EWMA control chart is applied. In case the difference between ?1 and ?2 is small, the statistic W*4 could be used instead of W0. Numerical example illustrates an application.

Ano

2019

Creators

Tsubasa Yamauchi