Repositório RCAAP

Seleção de fornecedores de serviço de transporte utilizando leilão combinatório de compras: adaptação e aplicação do algoritmo Iterative Deepening Search A* (IDA*).

A seleção de fornecedores de transporte é um desafio cada vez maior. O crescimento da rede de clientes a ser coberta demanda uma alocação eficiente em termos de custo não suprida por mecanismos tradicionais de negociação. Neste âmbito, o leilão combinatório torna-se uma alternativa de negociação ao permitir capturar sinergias entre os trajetos que devem ser atendidos. Em conseqüência disso, diminui-se o custo de transporte do fornecedor que se reflete nos menores preços de suas propostas e finalmente no custo total de compra do serviço. Por outro lado, esta decisão envolve fatores além do custo total; a mensuração destes torna-se importante para identificar fornecedores que melhor se ajustam aos requerimentos do comprador. No entanto, é fundamental escolher um método adequado para sua avaliação porque este influência a decisão final. Este problema de compra de serviços de transporte é conhecido na literatura como Winner Determination Problem (WDP) que, devido a sua complexidade, possui uma resolução limitada. Após revisão teórica, foi observado que os estudos relacionados à área de transporte focalizavam o desenvolvimento de modelos matemáticos que fossem representativos da realidade. Alguns destes modelos abordam a utilização de múltiplos critérios atribuindo um coeficiente que pondera cada critério. Evidenciou-se a necessidade do desenvolvimento de um algoritmo alternativo que além de facilitar sinergias entre trajetos, fosse abrangente o suficiente para tratar múltiplos critérios em instâncias compatíveis com problemas reais. Logo, com o intuito de contribuir com a literatura foi adaptado um algoritmo matemático otimizante ao problema de compras de fornecedores de transporte com base no algoritmo de Sandholm (2002). Este algoritmo aplica leilão combinatório de compras, apoiando-se na teoria da análise de decisão para mensurar critérios relevantes do comprador. Inicialmente, o algoritmo minimiza o custo total do comprador designando combinações de trajetos e fornecedores; depois é modificado para o tratamento multi-critério. Os resultados obtidos foram comparados com o software comercial CPLEX.

Ano

2011

Creators

Catalina Higuita Salazar

Uma contribuição para o entendimento do papel da ensinagem na preservação do conhecimento em ambientes de fábrica de software.

O encadeamento de conceitos representados por conhecimento, sua gestão e, contida nesta, sua preservação representa um tema instigante, visto que, por questões de competitividade mercadológica, tem sido transformado em recurso estratégico e, tornado corporativo, um ativo indispensável à produtividade. Quando pensado no ramo da produção de software, com a necessária adequação de escalabilidade a um tipo diferenciado de manufatura, alicerçada em produção criativa em uma extensão maior do que o percebido por outros ramos, e que necessita da engenharia e sua padronização para romper fronteiras do amadorismo, torna-se mais instigante ainda, a ponto de ser tomado como tema para uma pesquisa. Este trabalho procura abranger questões de importância para organizações, principalmente as que caracterizam-se como empresas voltadas à fabricação de software, trabalhando suas definições e as de seus processos produtivos e focando os papéis que desempenham o conhecimento e o duo-processo ensinagem-aprendizagem para suas administrações, visando permitir estruturação e gestão de saberes, competências e habilidades. A pesquisa buscou a observância de um modelo conceitual, extraído de literatura formal e experiência docente, e a verificação de sua aplicabilidade e aderência em ambientes reais de produção de software sob conceito de fábrica. Foram selecionadas algumas empresas detentoras de certificações de qualidade, que lhes garante respeito a padrões e formalismos, para experimentar o modelo que propõe servir a iniciativas de preservação do conhecimento.

Ano

2006

Creators

André Luiz Presende Trindade

Desempenho de equipes virtuais no multisourcing de serviços de tecnologia da informação.

No setor da terceirização de serviços de Tecnologia da Informação (TI), uma estratégia global emergente é o multisourcing, que busca a combinação na provisão de serviços de TI a partir do melhor conjunto de fornecedores ao redor do globo. No campo operacional do multisourcing, a cooperação precisa ser desenvolvida entre as equipes de serviço que, além de fronteiras organizacionais, frequentemente estão distribuídas através de fronteiras geográficas, culturais e temporais. Dadas as complexidades do ambiente em que essas equipes virtuais atuam, parte do sucesso do multisourcing pode ser colocado em risco caso os desafios enfrentados por tais equipes não sejam gerenciados adequadamente. A constituição da base de fornecimento do multisourcing parece ser um dos elementos críticos a serem considerados nessa questão, já que suas características podem afetar a estruturação das equipes virtuais e, por conseguinte, o desempenho das mesmas. O objetivo deste trabalho é abordar a questão do desempenho das equipes virtuais no contexto do multisourcing de serviços de TI. Busca, portanto, analisar o impacto que determinados elementos estruturais das equipes virtuais, relacionados com as características da base de fornecimento do multisourcing, apresentam sobre o desempenho dessas equipes. Para essa finalidade, foi desenvolvido um modelo teórico relacionando as variáveis de interesse e o mesmo foi avaliado com base nos dados coletados a partir de um survey com profissionais de prestação de serviços de TI. O método de análise estatística utilizado é a modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais. Os resultados do modelo estatístico sugerem que a variedade de práticas de trabalho apresenta influências significativas para o desempenho das equipes estudadas e que a influência do tamanho e distribuição da equipe podem ser minimizadas caso os membros das equipes possuam elevada experiência prévia com o desenvolvimento de trabalho em contextos virtuais. Esses resultados também foram extrapolados para uma análise acerca da importância das características da base de fornecimento para o sucesso do multisourcing de serviços de TI. Implicações para teoria e prática são discutidas.

Ano

2014

Creators

Hugo Martinelli Watanuki

Heurística para o problema estocástico de programação de máquina única com minimização de earliness e tardiness.

O presente trabalho aborda o problema de determinação de datas de entrega e o sequenciamento de tarefas com tempos de processamento estocásticos. O ambiente considerado constitui em uma máquina simples e tarefas com custos individuais e distintos de adiantamento e atraso de entrega (earliness e tardiness ou simplesmente E/T). O objetivo é determinar a sequência e as datas de entrega ótimas que simultaneamente minimizam o custo total esperado de E/T. Para a determinação de sequências candidatas, são apresentadas diversas heurísticas construtivas com tempo de execução polinomial baseadas em um método de inserção de tarefas. Considerando tarefas com distribuição normal, experimentos computacionais comprovam a eficácia dos algoritmos para problemas de menor porte, os quais fornecem soluções ótimas em 99,85% dos casos avaliados. Quando aplicadas a um conjunto com uma maior quantidade de tarefas, as heurísticas apresentaram resultados melhores do que o algoritmo disponível na literatura em mais de 80% dos casos. Consideradas tarefas com distribuição lognormal, obteve-se um percentual de otimalidade entre 93,87% e 96,45%, a depender da heurística aplicada. Demonstra-se ainda para o caso com distribuição normal que os métodos propostos são assintoticamente ótimos e, portanto, são indicados para a resolução de problemas de grande porte.

Ano

2014

Creators

Rafael de Freitas Lemos

Fatores determinantes para a tradução da estratégia em ações e resultados: a disciplina da execução.

O objetivo primordial desta tese foi identificar os fatores determinantes para a tradução da estratégia em ações e resultados uma nova competência organizacional denominada de disciplina da execução da estratégia. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma extensa revisão da literatura pertinente às áreas de conhecimento vinculadas ao tema da tese, bem como uma pesquisa de campo junto a empresas envolvidas em processos de modelagem e ação estratégica, com estratégias de pesquisa de caráter quantitativo. Os principais resultados encontrados mostram um conjunto de 23 construtos, agrupados em cinco fatores-chave para o processo de execução da estratégia, que têm impacto significativo na melhoria de resultados em duas categorias: financeira e processos. Como resultado combinado da pesquisa teórica e empírica propõe-se um modelo, denominado de modelo da cadeia de valor da disciplina da execução da estratégia, para orientar e guiar as organizações em seus esforços e iniciativas em busca do sucesso na execução de suas estratégias.

Análise do problema de controle de estoques dinâmico para demanda não estacionária e lead-time positivo.

O problema de controle de estoques com demanda não estacionária e lead-time positivo tem se tornado cada vez mais relevante em virtude da crescente tendência de redução do ciclo de vida dos produtos e internacionalização das cadeias de suprimentos. Embora haja uma solução exata para a minimização do custo esperado da política de estoques para este cenário, baseado no método de programação dinâmica, o custo computacional deste método ainda é considerado elevado. Este trabalho detalha e avalia através de simulação o método exato e duas aproximações para a minimização do custo esperado da política de estoques, em termos do desempenho em custo e eficiência computacional. Os resultados experimentais permitem a análise dos métodos disponíveis. Enquanto a abordagem heurística de Bollapragada e Morton, que utiliza o nivelamento da demanda não estacionária, perde desempenho de custo com o aumento do lead-time, a nova heurística proposta, que aproxima os parâmetros da política ótima por valores limitantes, produz resultados sucessivamente melhores com o aumento do lead-time.

Ano

2014

Creators

Leonardo Gurgel Cálipo

Manutenção de sistemas produtivos: um estudo sobre a gestão da disponibilidade de equipamentos.

Este trabalho traduz um estudo de casos, que procura pesquisar e sistematizar o conhecimento sobre a gestão do estado dos equipamentos para atender às suas funções produtivas, isto é, uma gestão orientada para resultados. A função manutenção tem sido considerada como aquela que agrega conhecimentos e atividades para assegurar a disponibilidade operacional dos sistemas produtivos, dentro de padrões de desempenho antecipadamente especificados, ao menor custo possível e atendendo a requisitos pertinentes de segurança. Nesse contexto, pretende-se caracterizar de que modo abordagens ou políticas, adotadas por empresas selecionadas, que requerem o exercício da função manutenção, se vinculam a indicadores de disponibilidade. Ao longo do trabalho, a disponibilidade é tratada como um \"indicador de resultado\" das atividades de manutenção. Transparece da literatura que a análise da tendência desse indicador deve orientar as tomadas de decisão referentes às ações sobre o equipamento. Desse modo, compete verificar se, e como, é feito o vínculo entre esse indicador e decisões relativas à manutenção, sem perder de vista a produtividade da empresa. Assim, descreve-se o contexto em que se inserem a manutenção e a disponibilidade e são identificados elementos que, interferindo na disponibilidade, permitem desdobrá-la e associá-la a uma estrutura analítica que auxilie o levantamento e encaminhamento de análises sobre os dados obtidos no campo, para melhor percepção do tratamento dado à disponibilidade. Para possibilitar o encaminhamento do estudo de casos e a definição das proposições de pesquisa, a função manutenção é associada a um processo, em que se usa o indicador de disponibilidade como feedback, para a otimização do próprio processo de operação da função manutenção, bem como da especificação dos recursos de entrada desse processo. Três proposições são estruturadas e verificadas em quatro empresas que tipificam dois grupos distintos de operações, focalizando o tratamento dado à disponibilidade, e, no seu âmbito, o tratamento de compromissos de gestão e do estudo do ciclo de vida do equipamento. Para possibilitar uma avaliação objetiva das variáveis das proposições da pesquisa, que são de natureza essencialmente qualitativa, encontrou-se, no Capability Maturity Model (CMM), um modelo conceitual que, por suas características evolutivas, forneceu inspiração para estruturar o necessário instrumento de avaliação. A conclusão da pesquisa revela que as proposições de estudo não se confirmaram de forma plena, apontando sensível diferença de seu atendimento quando se faz a comparação entre os dois grupos de empresas, deixando, assim, um espaço em aberto para novas pesquisas.

Ano

2003

Creators

José Carlos Vaz

Análise da matriz de geração de energia elétrica no Brasil: uma aplicação da teoria de portfólios.

Este trabalho aplica a teoria moderna de portfólios para a definição da participação de cada fonte de geração de energia elétrica, em cada região brasileira, para que a demanda por eletricidade do país prevista pela Empresa de Pesquisa Energética para o ano de 2024 seja atendida. As composições das fontes foram analisadas sob a perspectiva dos custos envolvidos no processo de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, levando em consideração restrições operacionais como potencial de geração das fontes, limites de intercâmbio entre regiões e limites mínimo e máximo de geração de cada fonte em cada região. O risco em relação ao custo foi avaliado sob a ótica do desvio padrão e do conditional value at risk, e as diferenças entre essas duas medidas de risco, quando aplicadas para definição de matrizes energéticas, foram estudadas. Os modelos desenvolvidos foram aplicados sob dois cenários diferentes, sendo um considerando condições normais para a quantidade de oferta de energia, e outro considerando um cenário de stress na oferta de energia da região sudeste/centro-oeste, deste modo a influência das restrições de transmissão na composição da matriz pôde ser avaliada. As soluções obtidas no modelo sob condições normais de oferta foram comparadas com a matriz projetada para o Brasil no Plano Decenal de Expansão de Energia 2024.

Ano

2017

Creators

Lucas Lyrio de Oliveira

Estratégia e estrutura em empresas de mobilidade urbana: o caso da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET).

O objetivo deste trabalho é investigar a dinâmica entre a estratégia e estrutura de empresas que prestam serviços relacionados à mobilidade urbana e transportes, ou seja, investigar as mudanças na estrutura organizacional em face de uma nova estratégia dessas empresas. Mais especificamente, a pergunta de pesquisa norteia a investigação sobre como a estrutura organizacional contribui para a operacionalização de uma nova estratégia organizacional voltada à mobilidade urbana. O caso analisado foi o da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo onde houve mudanças na estrutura organizacional em face de uma nova estratégia de operação por corredores de tráfego, a partir da gestão municipal iniciada em 2013. O método utilizado foi o estudo de caso único realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas. O referencial teórico utilizado foi o da sócio-tecnologia moderna de De Sitter et al. (1997) e, dentro desta teoria de projeto organizacional, utilizou-se especificamente os processos de Paralelização e Segmentação para o projeto da Estrutura de Produção. A Paralelização foi verificada dentro da Estrutura de Produção e, principalmente após a nova divisão espacial após 2013, permite que haja o tratamento integrado de um corredor de tráfego pela mesma Gerência de Engenharia de Tráfego (GET) ao longo de toda sua extensão. Dessa forma, a Paralelização permite a descentralização da operação por corredores de tráfego para essas GET, aumentando a flexibilidade e autonomia da estrutura para tratar as variâncias externas bem como diminuição da complexidade e das interfaces na gestão por corredores de tráfego. Em relação ao processo de Segmentação, esse não foi verificado na Estrutura de Produção da CET. Embora sendo uma etapa subsequente à Paralelização, esta ausência de Segmentação mantém interfaces internas as GET que, de certo modo, foram atenuadas com a nova reorganização espacial. No entanto, utiliza-se a Segmentação como forma de propor a alocação direta das atividades operacionais a estruturas similares aos grupos semi-autônomos, eliminando as subdivisões operacionais das GET denominados Departamentos de Engenharia de Tráfego, e, consequentemente, reduzir as interfaces e complexidade internas as GET para a gestão por corredores de tráfego. Em suma, a Paralelização e Segmentação foram úteis na análise e entendimento do caso e atingimento dos objetivos da pesquisa. Embora haja diferenças entre a Paralelização e Segmentação proposta pela literatura e a observada no caso, essas diferenças não inibem o potencial destes conceitos em criar uma estrutura descentralizada que possa ter ainda mais flexibilidade e autonomia para a gestão por corredores de tráfego em São Paulo.

Ano

2017

Creators

Diego Honorato Clemente

Analytics: critical success factors on implementation in organizations.

Responsável pela recuperação de dados a partir de várias fontes, por analisar e dar apoio à decisão através de procedimentos computacionais e análises estatísticas, Analytics vem conquistando grande interesse da comunidade científica e também no atual mercado de negócios. Através da enorme oferta de ferramentas tecnológicas e do grande entusiasmo relacionado com a evolução das tecnologias da informação, a implementação de Analytics, na ausência de planejamento estruturado pode ocasionar baixo desempenho do projeto e agregar pouco valor ao negócio, apo ponto de trazer prejuízos para a organização. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores críticos deste tipo de implementação na literatura científica e analisar como estes se manifestam nas organizações. A pesquisa constrói um quadro teórico conceitual a partir da revisão de literatura do tema para a análise da evolução deste nas discussões acadêmicas, através da aplicação de análises bibliométricas. Fatores são selecionados com base na literatura, referentes ao sucesso da implementação de Analytics relacionados aos sistemas de apoio à decisão, sendo divididos em construtos de Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação. A pesquisa qualitativa, através do uso do método de estudo de caso, analisou quatro organizações de diferentes segmentos e projetos de implementação de soluções de Analytics. O trabalho conclui que há aderência aos fatores depreendidos da literatura e que haja reações distintas do alinhamento da Tecnologia da Informação com a estratégia do negócio de acordo com o tipo de solução implementada na organização.

Ano

2017

Creators

Leandro Rodrigues Sousa

Inserção de biogás no portfólio de produção do setor sucroalcooleiro: uma abordagem à luz de princípios de otimização robusta.

O setor sucroalcooleiro vem ganhando cada vez mais destaque no agronegócio brasileiro. O Produto Interno Bruto (PIB) do setor na safra de 2015 gerou mais de US$113 bilhões ao longo de toda cadeia produtiva (UNICA, 2016). Esse período de ascensão é acompanhado de novos desafios e oportunidades, o que torna o setor um tema fértil para a pesquisa acadêmica, teórica e aplicada. Dada à pluralidade do setor que hoje extravasa seu nicho tradicional, álcool e açúcar, e atua cada vez mais intensamente nos setores energéticos, eletricidade e combustíveis renováveis, faz-se necessário a incorporação da nova dinâmica de produção que esses produtos trazem à realidade administrativa do setor. Assim, além de discutir teoria e metodologia correlatas à modelagem matemática empregada no auxilio à gestão do setor, esse trabalho visa contribuir com a literatura, incorporando e discutindo as novas possibilidades produtivas que a produção de biogás trás ao mix de produção tradicional. As principais ferramentas utilizadas nessa análise são a teoria de portfólios e o arcabouço teórico da otimização robusta. A partir dessas técnicas construiu-se um modelo de otimização onde se busca a minimização do risco para um dado retorno, princípio da teoria de portfólios, avaliando o risco com o CVaR, uma medida de risco mais adequada do que a tradicional variância. Construído esse modelo, analisa-se o papel do biogás, um produto ainda pouco usual nas usinas brasileiras, no portfólio produtivo de uma usina hipotética. Com base nesse modelo implementou-se as técnicas de otimização robusta com o intuito de aferir se os resultados verificados no modelo determinístico se mantém no caso robusto.

Ano

2017

Creators

Raphael de Moraes Dutenkefer

Adoção da computação em nuvem: questões organizacionais e ambientais com o uso do modelo TAM-TOE em empresas de grande porte.

A computação em nuvem é um modelo que catalisa mudanças marcantes na forma com que a Tecnologia da Informação é distribuída. Como benefícios, sobressai-se a viabilidade de acesso rápido, de qualquer lugar, a recursos disponibilizados como serviços e utilizados sob demanda, subsidiando a criação de novos modelos de negócios. Entretanto, com os ativos da TI externos à organização, aumenta-se o interesse por estudos sobre adoção. A literatura retrata a utilização de vários modelos de adoção, entre eles o TAM (Technology Acceptance Model) e o TOE (Technology-Organizational-enviroment framework). Uma pesquisa que utilizou a combinação TAM-TOE revelou bom grau de previsão da adoção pelo modelo, porém indicou a necessidade de estudos de casos para aprofundar o tema em outros contextos, ensejando a questão: como ocorre o processo de adoção da computação em nuvem em relação às questões organizacionais e ambientais? Foi realizada uma revisão sistemática da literatura para confirmar lacunas de pesquisa e estender o modelo TAM-TOE, destacando-se elementos da teoria institucional no processo de adoção. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e estruturada por meio de estudos de casos múltiplos, com unidade de análise definida pelo estudo do processo de adoção de um serviço de nuvem em empresa de grande porte caracterizada como suporte no modelo de grade estratégica da TI. Sete unidades foram analisadas abordando-se influência das pressões institucionais sobre a alta gestão, as avaliações dos serviços e os termos de licenciamento dos contratos. O estudo contribui para a elucidação de comportamentos diferenciados das pressões institucionais sobre a alta gestão na decisão de adoção, destacando-se os mecanismos coercitivos. Expõe situações onde a gestão dos serviços requer a participação da TI sob o modo tradicional e discute aspectos contratuais sobre o licenciamento de serviços. Por fim, apresenta-se uma reflexão sobre a utilização do modelo, do método e limitações da pesquisa, com a indicação de estudos futuros para aprofundar as contribuições indicadas em outros contextos.

Ano

2017

Creators

Nemer Alberto Zaguir

Avaliação do estado de colaboração logística entre indústria de bens de consumo e redes de varejo supermercadista.

É crescente a busca de parcerias entre as empresas de uma cadeia de suprimentos frente à concorrência, ao domínio de grandes empresas, à necessidade do aumento da eficiência logística e, ao mesmo tempo, à necessidade de redução dos custos logísticos. O estudo do relacionamento de parcerias pode traduzir no melhor entendimento das necessidades de cada participante dessa cadeia. Dessa forma, esta tese visa conhecer o estado de colaboração em logística na cadeia do varejo supermercadista no Brasil. Os objetivos são: (a) identificar e avaliar os principais elementos de colaboração existentes entre os parceiros indústria e varejo; (b) identificar quais elementos os parceiros consideram mais importantes para a construção do conceito de colaboração; (c) avaliar o efeito da colaboração na cadeia do varejo supermercadista, em especial no desempenho logístico e nos custos de transação. As teorias e conhecimentos relacionados à pesquisa são referentes a colaboração na cadeia de suprimentos, ao desempenho logístico e a economia dos custos de transação. A metodologia é composta por um estudo qualitativo e quantitativo. O estudo qualitativo, realizado em uma grande rede de varejo supermercadista, teve como objetivo conhecer e avaliar as operações logísticas e servir de entrada para a construção e análise da pesquisa quantitativa. Esta, realizada com uma amostra de 125 representantes da indústria, permitiu construir um modelo de colaboração que pudesse ser utilizado para avaliar os objetivos propostos e servir como ponto de partida para futuras pesquisas. Para tanto, análises estatísticas multivariadas foram utilizadas para testar empiricamente os resultados. Estes mostraram que os principais elementos que formam o conceito de colaboração, segundo os participantes, podem ser classificados em três fatores: fator de integração estratégica (composto pelos elementos de integração estratégica), fator de integração tática (composto pelos elementos ações conjuntas, compartilhamento de custos e ganhos logísticos, compartilhamento de informações logísticas e comerciais) e fator interpessoal de colaboração (composto pelos elementos interpessoais). Estes formam a base da parceria, são os que mais contribuem para uma maior intensidade de colaboração em relação aos demais e que influenciam na construção de um relacionamento sustentável. Por outro lado, a colaboração com base no compartilhamento dos custos e ganhos logísticos tem a menor intensidade e os elementos estratégicos de colaboração, apesar de serem importantes nesse processo, ainda são poucos explorados, tanto pelas empresas, quanto na literatura de colaboração logística na cadeia do varejo supermercadista. Além disso, os resultados mostraram que os participantes julgam como mais importantes, para o processo de colaboração, os elementos confiança, reciprocidade, interação entre as áreas funcionais, compartilhamento de informações e objetivos e metas conjuntas. Conclui-se que alguns desses elementos de colaboração tendem à parceria ou à integração e que outros tendem apenas ao estágio de coordenação das atividades logísticas na cadeia do varejo supermercadista. Alguns elementos de colaboração influenciam positivamente o desempenho logístico das indústrias, principalmente se tratando de desempenho logístico diferenciado (entregas urgentes e em períodos de demanda alta) e realizado por grandes empresas. O aumento de colaboração estratégica (relacionada aos elementos de integração estratégica) e de ações conjuntas (relacionada aos elementos de integração tática) contribui para a diminuição de incertezas entre os participantes e essas ações conjuntas contribuem para o aumento do investimento em ativos específicos.

Ano

2006

Creators

José Geraldo Vidal Vieira

Instrumento auxiliar à seleção de portfólio de projetos em Institutos Públicos.

Métodos tradicionais de seleção de portfólio de projetos tendem a privilegiar dimensões e aspectos mais relacionados ao lucro e/ou crescimento. Além dessas dimensões e aspectos, Institutos Públicos podem se orientar por aspectos de dimensões que, a exemplo da social, são menos passíveis de avaliação objetiva. Isso justifica a conveniência de instrumentos auxiliares aos processos de seleção de projetos organizados a partir de prioridades não coincidentes com aquelas que comumente orientam empresas privadas. A proposição desta tese foi sistematizar um instrumento auxiliar aos métodos de seleção de projetos de P&D em Institutos Públicos. Trata-se da sistematização de relações em algoritmo que possibilita e valoriza as manifestações de entendimentos orientados primordialmente por diferentes dimensões que fundamentam a missão institucional. O instrumento auxiliar proposto se revelou efetivo em atender as diversas dimensões que orientam um Instituto Público, e compatível com a dinâmica operacional de modelos tradicionais de seleção de projetos e de gestão de portfólio de projetos. Essa efetividade e a compatibilidade operacional foram verificadas com base em uma simulação de seleção realizada a partir de projetos já componentes do portfólio de um Instituto Público. O ranqueamento dos projetos resultou diferente daquele produzido em procedimento comumente utilizado pelo instituto. Conclui-se que, ainda que somente auxiliar aos modelos tradicionais de seleção de projetos, o instrumento proposto pode concorrer para processos de seleção que melhor considerem as múltiplas dimensões e diferentes perspectivas presentes na gestão de Institutos Públicos.

Ano

2013

Creators

Léo Teobaldo Kroth

Corrida maluca em territórios desconhecidos: como empreendedores gerenciam incertezas individuais e coletivas em ecossistemas empreendedores.

Esta tese investiga a ação empreendedora a partir de um ângulo pouco explorado na literatura: a gestão de incertezas interdependentes que afetam a ação empreendedora e de outras organizações que cocriam e codesenvolvem inovações. Pesquisas sobre ação empreendedora, planejamento, modelo de negócios e gestão de projetos sob incertezas focam no gerenciamento de incertezas presentes em um projeto de inovação ou que afetam uma empresa específica. Essas pesquisas não investigam casos nos quais as incertezas extrapolam o ciclo de vida de um projeto, ou seja, as incertezas que não podem ser equacionadas durante o processo de desenvolvimento do produto ou serviço, embora exerçam influência significativa no desempenho deles, no futuro. Essas pesquisas também não exploram conceitualmente e empiricamente as incertezas que afetam diversas organizações em um mesmo ecossistema. Para preencher essas lacunas, propomos uma abordagem alternativa para ecossistemas. Um ecossistema empreendedor pode ser descrito como uma rede interdependente de incertezas individuais (aquelas que afetam um ator específico) e coletivas (as que afetam um grupo de atores). A partir dessa proposição, a seguinte pergunta dirige este trabalho: como empreendedores gerenciam incertezas coletivas e individuais, presentes no ecossistema empreendedor, durante o advento de corridas tecnológicas? Nosso interesse é responder a essa pergunta em contextos envolvendo corridas tecnológicas, ou seja, situações em que diferentes ecossistemas disputam a liderança ou pioneirismo nas fases iniciais de uma nova trajetória tecnológica ou de um novo mercado nascido a partir de uma tecnologia. Para responder a essa pergunta, esta pesquisa constrói o seu quadro conceitual a partir de diferentes literaturas, tais como gestão estratégica com foco em ecossistemas, ação empreendedora, modelo de negócios, gestão de projetos sob incerteza e incertezas. Empregando uma abordagem de pesquisa empírica baseada em estudos de casos longitudinais e indutivos, investigamos seis ecossistemas empreendedores que nasceram para desenvolver e explorar comercialmente inovações radicais. A contribuição central desta tese é um framework que descreve como empreendedores, de forma proativa, gerenciam incertezas coletivas empregando os seguintes processos: conectando incertezas e mitigando e amplificando os efeitos da propagação de incertezas. Sugerimos que, se devidamente gerenciadas, as incertezas podem ser uma fonte de valor e vantagem competitiva para empresas empreendedoras e ecossistemas. Nesse sentido, foi desenvolvida uma abordagem holística e subjetiva de incerteza, oferecendo insights sobre a gestão de incertezas em ecossistemas. Espera-se que esta tese contribua para revigorar o debate sobre gestão de incertezas e estratégia, em empresas nascentes de base tecnológica.

Ano

2013

Creators

Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes

Gestão de portfólio de projetos de inovação: análise das práticas adotadas por empresas industriais de grande porte.

Empresas que se propõem a inovar de modo sistemático, além dos desafios da gestão individual dos projetos, precisam lidar com a gestão agregada dos projetos, ou seja, precisam lidar com a gestão de portfólios de projetos de inovação. O principal desafio da gestão de portfólio é a etapa de seleção de projetos, na qual a empresa precisa decidir, entre uma cesta de possibilidades, quais ideias receberão recursos e serão incluídas no portfólio de projetos da empresa para serem desenvolvidas. Além disso, há necessidade de balanceamento do portfólio, ou seja, qual grupo (ou portfólio) de projetos melhor adere aos interesses da organização. Em um esforço para evidenciar as diferenças entre portfólios de projetos de inovação e portfólios de projetos convencionais diversos autores se dedicaram a caracterizar e desenvolver abordagens gerenciais para estes. Entre as principais diferenças entre projetos convencionais e projetos de inovação está o nível de incerteza inerente aos projetos, o que dificulta a utilização de ferramentas tradicionais de valoração financeira. A presente pesquisa pretende contribuir com a compreensão da especificidade da gestão de portfólio de projetos de inovação, destacando o impacto da incerteza na avaliação e gestão desse portfólio. A literatura aponta questões sobre seleção e balanceamento, mas pouco diz sobre os problemas de considerar projetos de natureza distinta no mesmo portfólio. Nesse sentido, essa pesquisa buscou compreender a segmentação de um portfólio geral em portfólios específicos; captar quais as ferramentas utilizadas para gestão de portfólio de projetos de inovação; bem como analisar as lacunas existentes entre os problemas derivados da incerteza dos projetos previstos pela literatura e os encontrados para a gestão desse processo. A pesquisa foi conduzida por uma abordagem predominantemente indutiva, por meio de três fases distintas, porém complementares: (i) estudo do tipo levantamento, (ii) estudo de casos múltiplos; (iii) estudo de caso profundo. Os resultados sugerem que a separação do portfólio de projetos de inovação segundo o grau de incerteza dos projetos traz benefícios para gestão desse processo, especialmente no tocante a proteção de inovações de maior ruptura. Em relação às ferramentas utilizadas pelas empresas, contrariamente ao que sugere a literatura, as mais utilizadas são as ferramentas financeiras, inclusive para projetos de inovação radical e para as fases de balanceamento do portfólio. Isso sugere desconhecimento dos gestores acerca das práticas mais adequadas para gestão desse processo. Adicionalmente, verificou-se que aspectos que não estão diretamente ligados ao processo de gestão de portfólio de inovação tem grande influência sobre os resultados desse, como o sistema de recompensas das áreas.

Ano

2016

Creators

Débora Oliveira da Silva

Utilizando a inteligência competitiva para interpretar o ambiente: um estudo baseado nos recursos das empresas.

Nos últimos dez anos as empresas têm cada vez mais investido na aquisição de equipamentos para aumentar a capacidade de captura e armazenamento de dados com o objetivo de garantir um desempenho superior ao dos concorrentes. Por outro lado, diversas empresas conseguem desempenho superior sem a realização de investimentos pesados em TI. Esta tese tem como objetivo investigar como as empresas, a partir de práticas de inteligência competitiva, conseguem criar e sustentar uma vantagem competitiva no mercado em que atua. Para isso, foram realizados oito estudos de caso em diferentes indústrias, foram entrevistadas pessoas desde analistas até vice-presidentes de multinacionais com atuação global. O trabalho utilizou como suporte a visão baseada em recursos, ferramentas de análise estratégica e a inteligência competitiva. Como resultados foi possível identificar que apenas o investimento em ativos computacionais não é suficiente para se ter práticas de inteligência competitiva, por outro lado, as empresas que conseguiram desenvolver tais práticas conseguiram criar uma vantagem competitiva no mercado.

Ano

2019

Creators

George Felipe Bond Jäger

Competências dos gerentes de projetos: revisão de literatura, análise de oportunidades de emprego e estudos de casos.

O presente trabalho teve como objetivo investigar as competências individuais dos gerentes de projetos. A abordagem metodológica utilizada combinou revisão sistemática de literatura, análise de oportunidades de emprego e estudos de casos. Ao final foi feita uma análise da perspectiva da literatura, dos profissionais das organizações e das demandas das empresas. A primeira etapa da pesquisa consistiu em uma revisão sistemática de literatura, adotando métodos de bibliometria e de análise de conteúdo. A base de dados da ISI Web of Knowledge (Web of Science) foi selecionada para compor a amostra. A segunda etapa foi composta pela análise das competências dos gerentes de projetos no processo de seleção, para tanto foram selecionados cinco websites brasileiros de recrutamento e seleção de colaboradores. Por último, para os estudos de casos, duas empresas foram selecionadas para identificar seu método de seleção e desenvolvimento de competências dos seus colaboradores. Por meio dos resultados da revisão de literatura foi possível identificar quatro categorias de competências: contextuais, gerenciais, técnicas e comportamentais. Além disso, a revisão sistemática de literatura permitiu identificar os principais autores do tema e os principais periódicos. Pela análise das vagas de emprego conseguiu-se identificar os pontos em comum existentes nas descrições das vagas de emprego e, em conjunto com a revisão de literatura, foi possível apontar o perfil de gerente de projetos esperado pelas organizações brasileiras: profissional formado, com experiência em projetos, com know-how técnico do tipo de projeto, com conhecimento da língua inglesa, líder, com habilidade de se comunicar, desenvolver novos negócios, planejar o projeto e se relacionar com o cliente. Os estudos de caso permitiram identificar que as organizações desenvolvem seu próprio modelo de competências ou realizam o desenvolvimento de maneira ad-hoc. Pela análise dos dados, foi possível concluir que existem competências, como ética e conhecimentos jurídicos, que são apontadas na teoria, mas na prática não são exigidas explicitamente.

Ano

2015

Creators

João Walter Saunders Pachêco do Vale

Inovação e território: análise dos fatores locacionais que afetam a inovação no Brasil.

O objetivo deste trabalho é avaliar como fatores territoriais influenciam a capacidade de inovação das empresas brasileiras. Em especial, analisa-se como os transbordamentos de conhecimentos, a aglomeração urbana e econômica, o capital humano e a estrutura produtiva local afetam o grau de novidade da inovação que é introduzida pelas empresas no Brasil. Diferencia-se o grau de novidade da inovação por empresas que não geraram inovações, empresas que introduziram inovações para a firma, para o mercado nacional e para o mundo. A discussão sobre o território e a inovação até a década de 90 esteve bastante concentrada nos países desenvolvidos. Entretanto, nas últimas décadas atenção também tem sido dada a países em desenvolvimento. No Brasil, os estudos sobre o tema têm sido direcionados a compreender como as atividades inovativas estão distribuídas nas regiões, sua heterogeneidade e quais fatores podem influenciar essa distribuição. No entanto, estudos que relacionem diretamente a inovação no nível da firma e a geografia ainda são escassos. É essa lacuna que o presente trabalho procura preencher, ao observar diretamente o efeito dos fatores sobre o grau de novidade da inovação que as empresas brasileiras introduzem, utilizando os microdados da PINTEC. Para isso, foi realizada a estimação de um modelo econométrico, baseado na Função de Produção do Conhecimento que permitiu avaliar a relação entre o grau de novidade da inovação e fatores selecionados em dois níveis, o da firma e o do território. Os resultados mostram que os fatores territoriais geram diferenciais inovativos as empresas, mesmo em países em desenvolvimento, como o Brasil, em que a maior parte da inovação gerada é nova para a firma. Em particular, a aglomeração econômica e o capital humano local apresentam um papel importante para se chegar à inovação de mais alto grau de novidade, como para o mundo. Ou seja, empresas localizadas em regiões mais aglomeradas economicamente e com maior participação da mão de obra empregada qualificada tendem a introduzir inovações com mais alto grau de novidade, especialmente inovações para o mercado nacional. Ao mesmo tempo, variáveis no nível da firma, como os gastos em atividades de inovação, o tamanho da firma e a sua produtividade, impactam positivamente a capacidade de inovação das empresas. Além disso, firmas que colaboram com outros agentes ou possuem capital estrangeiro tendem a introduzir inovações com mais ato grau de novidade. Por fim, o grau de novidade da inovação das empresas que recebem financiamento público como fonte de dispêndios inovativos tende a ser mais alto do que de empresas que não recebem financiamento público.

Ano

2016

Creators

Suelene Mascarini de Souza Romero

Identificação de fatores que impactam a inovação em empresas têxteis brasileiras.

De modo a enfrentar os atuais desafios da competitividade, as organizações têm cada vez mais percebido a importância de agregar valor através da diferenciação de seus produtos e serviços. O caminho trilhado para promover esta mudança de posicionamento baseia-se na indução, desenvolvimento e difusão de inovações de caráter tecnológico, organizacional e de modelos de negócios. Este cenário pode ser ainda mais crítico em setores tradicionalmente não intensivos em inovações e que enfrentam a concorrência por preços de produtos estrangeiros. A indústria têxtil brasileira é um exemplo destes setores em dificuldades e tem se movimentado ou sido alvo de ações por parte de organismos públicos com o foco no desenvolvimento de inovações. Nos últimos anos muitos estudos foram publicados na tentativa de entender os fatores e variáveis que conduzem a inovações com resultados positivos para as empresas. Com o objetivo de contribuir com esses estudos, esta dissertação analisa as relações entre fatores organizacionais, tecnológicos e práticas estratégicas de inovação com o desempenho inovativo das empresas têxteis brasileiras. Para avaliar as proposições estabelecidas, esta pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, com um levantamento (survey) junto a 51 (cinquenta e uma) empresas. Para a coleta de dados, foi elaborado um instrumento de pesquisa (questionário) com base em literatura que embasa o tema. Os resultados apontam significância estatística para variáveis que impactam positivamente as empresas têxteis brasileiras: porte por número de funcionários, envolvimento de parceiros externos, ambiente de estímulo à inventividade, foco em requisitos do mercado, rápidos ciclos de desenvolvimento de produtos, obtenção e uso de novas tecnologias. A conclusão revela que as proposições da pesquisa se confirmaram parcialmente, mas não foram encontradas equações explicativas que levassem ao desempenho inovativo sob os cinco aspectos medidos: evolução de market-share; atendimento de necessidades de clientes; faturamento por novos produtos ou processos; produtos e processos sustentáveis; e oferta de preços competitivos.

Ano

2011

Creators

Felipe Bussinger Lopes