Repositório RCAAP

Identificação de requisitos básicos de sistemas de medição de desempenho e avaliações de casos de um sistema computacional de suporte

Apresenta um levantamento abrangente de novas considerações sobre Sistemas de Medição de Desempenho (SMD) e o novo panorama ambiental que envolve as empresas e impacta suas formas de avaliação de desempenho. Compila, a partir desses estudos, os principais requisitos de SMDs em uma tabela e propõe um modelo conceitual para sistema de medição de desempenho. Identifica, também, um sistema computacional para suportar o processo de gestão estratégica de desempenho em empresas. Analisa a satisfação desse sistema computacional estudado em relação aos principais requisitos levantados e compilados. As análises em relação a essa satisfação são feitas segundo a percepção do autor desse trabalho, treinado nesta ferramenta, e de profissionais de empresas que utilizam o sistema avaliado. A percepção desses profissionais é obtida por meio da realização de entrevistas em uma pesquisa de campo, guiadas por um questionário.

Ano

2003

Creators

Kleber Francisco Esposto

Gestão estratégica do conhecimento: estudo exploratório em empresas instaladas nos parques tecnológicos do estado de São Paulo

Este trabalho tem como principal objetivo evidenciar e analisar o relacionamento entre os elementos que constituem a gestão estratégica do conhecimento: os fatores inerentes a gestão do conhecimento e as dimensões estratégicas organizacionais que apóiam esta gestão; no contexto das empresas residentes em parques tecnológicos do estado de São Paulo, apresentando mecanismos que sejam capazes de direcionar ao estabelecimento de posições de vantagem competitiva a situação peculiar destas empresas. Com intuito de atingir o objetivo proposto foi realizada uma ampla revisão bibliográfica que abrangeu muitos estudos sobre o processo de gestão do conhecimento e administração estratégica, buscou-se com isso: identificar os principais fatores do processo de gestão do conhecimento, por meio de atributos que os qualificassem e identificar as dimensões estratégicas que de alguma forma estavam relacionadas a gestão do conhecimento. Com isso, foi possível analisar a relação entre os fatores supracitados no contexto organizacional das empresas instaladas no: Parque Científico e Tecnológico de Campinas - Ciatec e o Parque Tecnológico de São Carlos - ParqTec. A pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, por realizar descrições categóricas da situação, visando descobrir as relações existentes entre os elementos componentes da mesma, e por explorar um assunto pouco abordado. Para a pesquisa empírica, aplicou-se na coleta de dados um questionário fechado, por meio de correio eletrônico aos dirigentes das empresas, o questionário empregava a escala Likert e visou mensurar a percepção dos dirigentes em relação aos elementos da gestão estratégica do conhecimento. Com base nesses resultados foi possível realizar: a análise descritiva, a análise de correspondência, o teste binomial e o diagrama de correlação que permitiu avaliar a associação entre as variáveis investigadas. De modo geral, observou-se nos resultados que o comportamento dos parques em relação ao processo de gestão do conhecimento difere de forma significativa, demonstrando que aspectos como: a influência do ambiente, diferentes estilos de administração e distintos tamanhos de equipes de trabalho, entre outros, influenciam fortemente no gerenciamento das empresas. No que concernem as estratégias empregadas pelas empresas que subsidiam a gestão do conhecimento, uma maior proximidade de comportamentos foi verificada, indicando que elementos como: a equivalência na área de atuação das empresas e necessidades parecidas de mão-de-obra qualificada, requer estratégias similares. E por fim, a análise do relacionamento entre os fatores que caracterizam a gestão do conhecimento e as dimensões estratégicas expressou que esta relação gestão do conhecimento e dimensões estratégicas estava mais estruturada nas empresas instaladas no Parque Científico e Tecnológico de Campinas, apesar de tratar-se de uma infra-estrutura recente de incorporação de empresas.

Ano

2007

Creators

Claudia Andressa Cruz

Método de mapeamento de tecnologia considerando a estratégia technology push e adoção de parcerias

A literatura sobre métodos de mapeamento de tecnologia tem como foco a aplicação em empresas que orientam a inovação para mercados e produtos previamente determinados, adotando a estratégia market pull de integração tecnologia-produto. Organizações de pesquisa, como institutos e laboratórios independentes, também necessitam de métodos similares, entretanto, nelas predomina-se a estratégia technology push, com inovações orientadas por descobertas científicas. Aplicações de métodos de mapeamento para esse tipo de estratégia são pouco analisadas pela literatura. Os métodos atualmente existentes carecem ainda da sistematização na incorporação de parcerias no processo de inovação, conforme tendência ditada pelo paradigma da inovação aberta. Revisões de literatura sustentam as duas afirmativas, evidenciando a lacuna na teoria. Empregou-se uma pesquisa-ação, realizada durante um ano junto a um laboratório de pesquisas, pertencente a um instituto de pesquisa brasileiro com cerca de 40 anos. O resultado da tese se constitui em um método de mapeamento de tecnologia, considerando a adoção de parcerias e específico para a estratégia technology push de integração. Identificado como MTP, o método preenche as lacunas apresentadas. Seus diferenciais são a inicialização a partir de uma idéia ou oportunidade de tecnologia, um processo para escolha de mercados potenciais e uma sistemática para identificação e planejamento de parcerias. O método foi avaliado sobre dois aspectos: o diferencial e ineditismo frente aos métodos propostos na literatura, e em relação à percepção de usuários sobre a sua viabilidade de aplicação na organização estudada. A primeira avaliação foi realizada através de uma revisão bibliográfica final para a comparação teórica do método com similares disponíveis na literatura. A segunda avaliação foi realizada junto a um grupo de onze pesquisadores pertencentes à organização, que responderam a um questionário previamente estruturado com questões sobre a viabilidade de operacionalização do método. Os resultados das análises indicam o caráter inédito do MTP e a possibilidade de aplicação na organização. Sugerem-se aplicações do método em mais organizações no sentido de aprimorá-lo e validá-lo, possibilitando sua ampla utilização por organizações que apresentem uma estratégia technology push de integração tecnologia-produto e adotem parcerias.

Ano

2010

Creators

Mauro Caetano de Souza

Estilos gerenciais do dirigente e estágios de desenvolvimento da pequena empresa: proposição de um modelo baseado nas funções e nos papéis do administrador e no setor metal-mecânico de Araraquara, Matão e São Carlos-SP

O objetivo principal deste trabalho é caracterizar um modelo descritivo de estilos gerenciais do empresário de pequena empresa, coerentes com os estágios de seu desenvolvimento organizacional e baseados nas funções e nos papéis do administrador. O tema da pesquisa é o trabalho do administrador, sobre o qual foi realizada uma revisão na literatura, encontrando-se duas grandes abordagens: a do processo e a dos papéis. O questionamento central da pesquisa é se essas duas abordagens seriam adequadas para explicar os estilos gerenciais do dirigente da pequena empresa. Para responder esse questionamento, realizou-se um trabalho de campo dividido em duas fases. A primeira, classificada como descritiva, almejando mapear e descrever as principais características organizacionais e demográficas de 52 pequenas empresas do setor metal-mecânico instaladas na cidade de São Carlos-SP. A segunda, classificada como exploratória, utiliza técnicas estatísticas multivariadas - Análise de Agrupamento, Análise Fatorial e Análise de Correspondência - e foi realizada em 71 empresas instaladas nas cidades de São Carlos, Araraquara, Matão, Américo Brasiliense e Sertãozinho, todas do estado de São Paulo. Como resultado, constata-se que as duas abordagens são úteis para descrever o trabalho do dirigente da pequena empresa. Identificam-se, nas relações entre as duas abordagens, cinco conjuntos de posicionamento dos dirigentes: estruturação, público externo, equipe, oportunidades e recursos e ideias. Percebendo-se que os dirigentes valorizam diferentes posicionamentos, conforme o estágio da empresa, entende-se que os posicionamentos mais valorizados descreveriam os estilos gerenciais do dirigente para aquele estágio. Assim, apresentam-se três descrições de estilos gerenciais. Uma para todos os estágios, outra para as empresas dos estágios um e dois, e a última para as ) empresas o estágio três. Essas descrições são relativas às pequenas empresas do setor metal-mecânico; por isso, as generalizações são limitadas às empresas do setor.

Ano

2010

Creators

Jair de Oliveira

Fatores críticos de sucesso na gestão de projetos colaborativos de desenvolvimento de máquinas agrícolas: um estudo de caso

Os projetos de desenvolvimento realizados em colaboração são fundamentais para que as empresas de máquinas agrícolas consigam aumentar o grau de inovação em produtos, permitindo-as acompanhar os novos desafios de um mercado mais competitivo. Há na literatura vários trabalhos que identificam fatores críticos de sucesso (FCS) para projetos colaborativos, porém, não há muitos estudos sobre a verificação desses fatores no Brasil, em especial na indústria de máquinas agrícolas (IMA). Este trabalho tem como objetivo verificar se os FCS identificados na literatura poderiam ser empregados nesse contexto. Empreendeu-se uma revisão bibliográfica para identificar os fatores críticos de sucesso em projetos colaborativos de desenvolvimento de produtos e uma revisão sobre indústria de máquinas agrícolas (IMA), de forma a entender as especificidades desse setor no Brasil. Em seguida, realizou-se um levantamento em uma empresa do setor, com nível de maturidade elevado em desenvolvimento de produto, medido conforme Simões (2007), para verificar se os FCS identificados poderiam ser utilizados em levantamentos no setor e verificar se não havia outros fatores a serem considerados, específicos para o segmento e região. Utilizou-se o método do estudo de caso único, do tipo incorporado. A unidade de análise é constituída por projetos do tipo colaborativo, realizados com sucesso pela empresa. Foram analisados dois projetos de produtos inovadores, com diferentes tipos de parceiro: um com um cliente e outro com um fornecedor. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e o instrumento de pesquisa é um roteiro. As instalações da empresa foram visitadas com o objetivo de conhecer os projetos analisados. Como resultado afirma-se que há fatores descritos na literatura que podem não ser críticos; indica-se a existência de novos FCS e reforça-se a importância dos fatores ligados à garantia de igualdade e fatores universais de sucesso. A contribuição do trabalho é uma lista de fatores críticos de sucesso que podem servir como passo inicial para levantamentos gerais de campo no setor industrial estudado.

Ano

2008

Creators

Euclides Reame Júnior

Gestão estratégica da comunicação na pequena empresa: estudo comparativo de casos de empresas hoteleiras da região central do Estado de São Paulo

O principal objetivo desta pesquisa é propor ações de aperfeiçoamento da gestão da comunicação organizacional na pequena empresa, visando maior eficácia estratégica. Como objetivos secundários, pretende-se: identificar as características do processo estratégico nas empresas estudadas; identificar a prática da gestão da comunicação organizacional nas empresas e seu uso no nível estratégico; analisar a influência das particularidades do setor de serviços (hoteleiro) nas características do processo estratégico e nas práticas de comunicação organizacional e analisar a influência das especificidades organizacionais da pequena empresa, nas características do processo estratégico e nas práticas de comunicação organizacional. O tema da pesquisa é gestão estratégica da comunicação organizacional, entendida como responsável por orientar toda a comunicação que é gerada na organização, como fator estratégico para o desenvolvimento organizacional. Com relação aos métodos da pesquisa, optou-se por realizá-la em duas fases. A primeira, quantitativa, teve como objetivo principal atualizar o mapeamento de todas as empresas hoteleiras da região central do Estado de São Paulo, além de analisar as principais características dessas empresas e de seus dirigentes. Na segunda fase, uma pesquisa qualitativa realizada em seis empresas, foi usado o método comparativo de casos. Para a coleta de dados, optou-se pelo uso de entrevistas e de aplicação de questionário com questões abertas e fechadas, além da observação livre. Como resultado, foram propostas nove recomendações para a melhoria da gestão estratégica da comunicação nas pequenas empresas, como unir o engajamento dos colaboradores e a construção de imagem institucional forte aos objetivos organizacionais.

Ano

2008

Creators

Suzana Xavier Ribeiro

Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)

O objetivo principal da pesquisa foi propor medidas de aperfeiçoamento dos procedimentos de gestão estratégica da informação na pequena empresa, compatíveis com suas especificidades. Para avaliar as dificuldades e possibilidades das pequenas empresas no uso desses procedimentos, foi utilizado o artifício de compará-los aos procedimentos utilizados pela média e grande empresa. A gestão estratégica da informação vem se tornando cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. Porém, nas pequenas empresas isso é realizado de uma maneira peculiar devido às suas especificidades, que apresentam diferenças significativas em sua forma organizacional. Os métodos de pesquisa foram delineados para duas fases: na primeira fase foi quantitativa, tendo como objetivo principal atualizar o mapeamento das empresas hoteleiras da região central do estado de São Paulo, além de compreender as principais características dessas empresas e de seus dirigentes. Na segunda, optou-se pelo emprego do método comparativo de casos e pela pesquisa qualitativa; para a coleta de dados fez-se uso de entrevistas, além da observação livre. Entre os principais resultados, constatou-se que as empresas estudadas se apóiam em fontes de informações informais para tomada de decisão. Foi possível afirmar que no primeiro momento do processo estratégico as informações informais e pessoais são mais valorizadas, mas ao passo em que uma estratégia se estabelece todos os procedimentos da GEI facilitam a continuidade do que foi estabelecido. A GEI foi identificada como consciente e compartilhada nas grandes empresas, enquanto que nas pequenas é inconsciente e centralizada.

Ano

2008

Creators

Aline Grasiele Cardoso de Brito

O uso de geotecnologias na gestão agrícola: um estudo aplicado ao processo de inspeção na citricultura

A presente dissertação constitui-se num estudo de caso que versa acerca da utilização da tecnologia GIS (Geographic Information System) no processo de inspeção agrícola. A pesquisa teve o caráter exploratório com metodologia qualitativa, tendo como técnicas de pesquisa a revisão bibliográfica, a fim de identificar os conceitos atinentes ao tema, análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observação de campo. O significativo e constante crescimento da citricultura paulista no cenário mundial do agronegócio reforça a necessidade de se criar mecanismos para controle e desenvolvimento da atividade. Dessa forma, o referido estudo apresenta a compreensão e análise da utilização de uma tecnologia baseada em sistema de informação geográfica (software livre), desenvolvido por um centro nacional de pesquisa agropecuária, aplicada ao processo de inspeção citrícola de um instituto de pesquisa em citros, localizado na cidade de Araraquara, no Estado de São Paulo.

Ano

2008

Creators

Márcio Rodrigo de Gonçalves Monzane

Aplicação de modelos de redes neurais na elaboração e análise de cenários macroeconômicos

Este estudo versa sobre uma investigação de viabilidade da utilização de redes neurais auto-organizadas na classificação e exploração de dados macroeconômicos. Para tanto, foi elaborado um método no qual foram empregadas topologias neurais auto-organizadas, procurando assim explorar as características de melhor desempenho de cada um dos modelos, sob um enfoque seqüencial e com o intuito de se adquirir conhecimento intermediário em cada uma de suas fases, diminuindo o impacto da complexidade tanto no tempo requerido para realização da tarefa quanto na análise dos resultados. Os próprios resultados obtidos sugerem que a utilização de redes neurais artificiais auto-organizadas na aquisição de conhecimento sobre bases de dados aplicáveis às Ciências Econômicas apresenta desempenho análogo aos modelos paramétricos tradicionalmente empregados na construção de cenários com tais informações.

Ano

2003

Creators

Maurílio Benite

Investigação do processo de desenvolvimento de software a partir da modelagem organizacional, enfatizando regras do negócio

A preocupação da engenharia de software esteve por muito tempo relacionada a aspectos da funcionalidade do sistema, ou seja, com \"o que\" e \"como\" fazer e não com o \"por que\" fazer. Tais aspectos, envolvidos nos processos existentes, buscam a definição das propriedades desejadas, em lugar de observarem a informação de uma forma mais ampla, começando com as necessidades do próprio negócio, ou dos objetivos dos sistemas nele embutidos. As técnicas de análise estruturadas, diagrama de fluxo de dados e modelagem entidade e relacionamento modelam importantes conceitos para o desenvolvimento de sistemas, mas não buscam por soluções alternativas inovadoras aos problemas da organização. É comum encontrar situações onde o sistema não satisfaz às reais necessidades do negócio, embora esteja tecnicamente correto. O entendimento dos aspectos sociais, organizacionais, técnicos, jurídicos e econômicos é essencial para a realização de um bom trabalho de engenharia de requisitos. Nesse sentido, a modelagem organizacional facilita a compreensão do ambiente empresarial e é reconhecida como uma atividade valiosa pela engenharia de requisitos. O modelo organizacional representa o \"mundo\" onde se aplicam as regras do negócio. O entendimento das regras do negócio é muito importante para a organização ser flexível em um ambiente de crescente competitividade. Com a necessidade de se ter a modelagem dos aspectos relativos à organização para que o sistema atenda as suas reais necessidades, o presente trabalho tem como objetivo investigar o processo de desenvolvimento de software buscando conhecer técnicas ou métodos que atendem aos requisitos organizacionais, enfatizando o uso de regras do negócio com a finalidade de obter a especificação de requisitos.

Ano

2001

Creators

Silvia Inês Dallavalle de Pádua

Cultura organizacional como um diferencial competitivo para a gestão da produção: um estudo de caso

O principal objetivo dessa dissertação trabalho é ressaltar a importância do estudo sobre cultura organizacional na competitividade das organizações, conhecer como a cultura organizacional se desenvolve e se estabelece, identificar os tipos de cultura e os valores de uma organização que tornam-se um diferencial competitivo na gestão da produção. Para alicerçar essa análise na primeira parte desse trabalho faz-se uma revisão bibliográfica da evolução da cultura, de suas facetas e da evolução do conceito. Na segunda parte iniciou-se um trabalho mais empírico e mensurável, relacionando os elementos da cultura à gestão da produção, à área de recursos humanos como mediador da cultura organizacional e à estratégia a ser utilizada para atingir as medidas de desempenho. Para avaliar a influência da cultura organizacional na competitividade realizou-se um estudo de caso predominantemente qualitativo, que buscou identificar e validar as dimensões da cultura, relacionando-a com o desempenho organizacional. Para tanto foram realizadas entrevistas diretas com os responsáveis pelas áreas de gestão da produção, recursos humanos e com alguns funcionários da linha produtiva. Observou-se a importância de estudar e aprender a reconhecer a cultura organizacional, pois a compreensão de seus elementos tornou viável o relacionamento das formas de gestão e variáveis subjetivas como: eficiência, qualidade, motivação, com variáveis objetivas e quantificáveis: como produtividade,lucro, satisfação do trabalhador. Assim, estudar a cultura organizacional demonstrou o desafio a ser considerado e uma deficiência a ser suprida na gestão da produção. Observou-se que a cultura organizacional permeava a organização como um todo; envolvia estruturas, sistemas, estratégias, habilidades, estilos administrativos e os objetivos que a guiava.

Ano

2003

Creators

Luciana Helena Crnkovic

PONet: um protótipo de ambiente para ensino de engenharia a distância

O uso de novas tecnologias, do computador e da internet na educação viabiliza o estudo de uma nova maneira de transmissão de conhecimento. Um novo modelo de ensino-aprendizagem está se impondo no mundo inteiro. Ele é conhecido como Educação a Distância que se propõe em estender os sistemas educativos formais nos seus diferentes níveis aos setores da população que não possuem acesso aos mesmos. Com a necessidade desenvolveu-se uma pesquisa com o objetivo de criar uma ferramenta de ensino a distância (protótipo) para ensinar engenharia, mas poderia ser utilizada por cursos de qualquer área. Como exemplo e caso prático, utilizou-se uma disciplina na área de Engenharia de Produção \"Técnicas de Seqüenciamento e Programação de Operações em Máquinas\" para auxiliar no aprendizado e na aplicação das técnicas de programação da produção podendo ser aplicado na área acadêmica ou nas indústrias surgindo assim o PONet.

Ano

2003

Creators

Cibele Aparecida Rodrigues Barbosa

Método bivalorado para medições subjetivas

Contexto: devido à crescente necessidade de melhor conhecer os elementos organizacionais, as medições subjetivas estão ganhando um espaço cada vez maior. Problema: podemos avaliar o quão confiável em relação à realidade do atributo de um mensurando é uma amostra de dados obtidos por meio de medição subjetiva bivalorada? Hipóteses: Hipótese 1 - já existe um método científico que consiga realizar eficazmente a avaliação citada no problema; Hipótese 2 - caso a primeira hipótese não seja satisfeita, é possível criar um método que possa realizar eficazmente aquela avaliação. Objetivo: após confirmada a inexistência de um método consagrado cientificamente que consiga realizar a avaliação citada no problema, então, desenvolver um método que realize eficazmente aquela avaliação. Métodos: elaboração do embasamento teórico sobre os fundamentos da medição subjetiva; revisão bibliográfica sobre os métodos existentes que trabalham com medição subjetiva bivalorada; elaboração e validação de um método que solucione o problema proposto. Escopo e limitações: as publicações utilizadas para elaborar a fundamentação teórica sobre medição subjetiva e o novo método são multidisciplinares, porém o enfoque dado aos estudos foi para a gestão organizacional, com ênfase nos assuntos pertinentes à Engenharia de Produção e áreas afins. Resultados obtidos: (1) foram elaborados os postulados sobre medição subjetiva; (2) foram delineadas as principais fontes de erros de medição subjetiva baseada naqueles postulados; (3) não foi encontrado na literatura pertinente qualquer método científico ou expressão matemática que solucione o problema proposto; (4) foi elaborado um método para trabalhar com medição subjetiva bivalorada. Análise dos resultados: (1) os postulados elaborados serviram de base para o levantamento das principais fontes de erros de medições subjetivas; (2) o embasamento teórico serviu como fundamentação para a elaboração do método preliminar que utilizava a medição subjetiva bivalorada; (3) novos estudos permitiram um aperfeiçoamento do método preliminar, elaborando o novo método; (4) um estudo de caso mostrou a aplicabilidade do novo método. Conclusões: os estudos realizados permitiram comprovar a eficácia do método para medições subjetivas bivaloradas.

Ano

2010

Creators

Carlos Alberto Ferreira Bispo

Uma avaliação da aplicação de sistemas de planejamento de processos (CAPP) na indústria de manufatura brasileira

A importância deste trabalho encontra suas fundamentações na atual relevância de pesquisas sobre avaliação de impacto de sistemas de informação e na importância dos sistemas CAPP para a indústria de manufatura. A necessidade de avaliar sistemas de informação surgiu de um fenômeno conhecido como paradoxo da produtividade (falta de evidência de retornos para altíssimos investimentos). Já o CAPP é um sistema fundamental na interface de Engenharias e Produções, sendo gerador de informações para toda a empresa. Para a obtenção este objetivo foram realizadas análises de dados colhidos em 11 casos investigados.

Ano

2001

Creators

Leonardo Charles Malafaia Paranaguá

Reflexões sobre a importância do sistema de custos baseado em atividades para sobrevivência e desenvolvimento da pequena e média empresa industrial brasileira

O trabalho apresenta reflexões sobre a importância de um sistema de custos baseado em atividades (ABC) para a sobrevivência e desenvolvimento de pequenas e médias empresas industriais brasileiras no ambiente competitivo atual. A pesquisa possui um caráter exploratório. Através da análise das características dessas empresas, sua estrutura gerencial e a sua escassez de recursos, e dos benefícios e restrições do ABC, que é um sistema de custos adotado cada vez mais pela empresas de grande porte mas com pouca divulgação entre as pequenas e médias; são realizadas reflexões sobre a importância de um sistema de custos mais adequado as mudanças ocorridas nos últimos anos como diminuição do ciclo de vida dos produtos, aumento da diversidade dos produtos e intensificação dos investimentos em tecnologia. Mudanças que proporcionaram o aumento dos custos indiretos, que é a categoria de custos causadora de distorções no sistema de custos tradicional.

Uma análise da aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, enfatizando o CRM analítico

Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas que operam no comércio eletrônico é de garantir a fidelidade de seus clientes. Devido a este fato, as empresas têm se preocupado cada vez mais na utilização de uma ferramenta capaz de integrar os dados distribuídos em banco de dados operacionais, para transformar suas informações em diferencial competitivo. Desta forma, a aplicabilidade da ferramenta Data Warehouse no comércio eletrônico, juntamente com a estratégia do Customer Relationship Management (CRM), surge como um elemento central da empresa focada no cliente, pois é capaz de fornecer informações competitivas e essenciais aos responsáveis pelas decisões estratégicas. Assim, através da ferramenta Data Warehouse sustentada pela estratégia de CRM, toda a \"sequência de cliques\" realizada pelos clientes do comércio eletrônico é armazenada historicamente, possibilitando a retenção destes com a empresa. Portanto o objetivo do presente trabalho é analisar a aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, visando o CRM analítico. O trabalho contribui também para mostrar às empresas que a integração entre tecnologia de informação (Data Warehouse) e marketing (CRM) em um ambiente Web oferece diferentes oportunidades de coleta de dados a respeito dos clientes, promovendo desta forma a personalização de produtos e serviços, garantindo maior lealdade destes com a empresa e, conseqüentemente, maior lucratividade.

Ano

2001

Creators

Fabricia Vancim Frachone Neves

Estudo e sistematização da identificação do objeto de estudo de benchmarking

O benchmarking é um processo pelo qual a organização identifica as melhores práticas de um objeto de estudo selecionado, e faz a s melhorias necessárias para alcançá-las. A identificação do objeto é uma etapa fundamental para que se evite que recursos sejam alocados em projetos que pouca ou nenhuma vantagem competitiva tragam à organização. Esta dissertação apresenta uma sistematização da etapa de identificação do objeto de estudo de benchmarking que leve em consideração a importância das dimensões competitivas para os clientes, o seu desempenho frente à concorrência e o alinhamento entre os projetos de benchmarking e as prioridades estratégicas de melhoria de desempenho organizacional. A proposta é detalhada com a apresentação de algumas ferramentas que podem ser úteis durante esta etapa de planejamento do processo de benchmarking. Após a apresentação da sistemática, dois casos de aplicação da proposta são relatados e discutidos. Mesmo diante das limitações e dificuldades ocorridas, as empresas mostraram-se bastante satisfeitas com os resultados apresentados, e certas de que se projetos de benchmarking fossem implementados a partir dos objetos de estudo identificados, eles trariam considerável vantagem competitiva para a organização.

Ano

2001

Creators

Alexandre Meneses de Melo

A rentabilidade na cadeia de suprimentos vista estrategicamente a partir da margem de contribuição: o caso da indústria do álcool combustível no estado de São Paulo

O proálcool e especificamente a cadeia do álcool hidratado vivem atualmente um momento crucial. Recém saída de um período conturbado que, apesar de todas as regulamentações, pretensa proteção governamental, e até bom potencial mercadológico quase finaliza em morte precoce, tem sua redenção anunciada. A diferença fundamental é que na base da redenção anunciada está o elemento mais importante da cadeia: o consumidor final. Entendê-lo, decodificar suas necessidades e vontades é a chave da prosperidade. Este é o grande desafio desta cadeia como um bloco. Nenhum negócio prospera em mercados livres e desregulamentados sem o elemento rentabilidade presente. Numa cadeia dessa importância e envergadura, com seus vários elementos independentes, é de fundamental importância estratégica a visão da rentabilidade a partir da apropriação de margens de contribuição por seus elos independentes, em porções equilibradas do total agregado, que possibilitem vida saudável para todos. Esta visão estratégica, entretanto, vai muito além da disputa por preços e custos absolutos a serem cobertos. O cerne da questão está na criação de valor ao cliente, que pagará preços rentáveis, podendo ser maiores ou menores do que os obtidos em situação menos apropriada mercadologicamente. Este trabalho estuda a rentabilidade na cadeia de suprimento, num estudo de caso do álcool combustível no estado de São Paulo, vista estratégicamente a partir da margem de contribuição, como base de melhor entendimento de um caminho promissor do negócio.

Ano

2006

Creators

Sérgio Ney Padilha Garcia

Gestão estratégica das informações internas na pequena empresa: estudo comparativo de casos em empresas do setor de serviços (hoteleiro) da região de Brotas-SP

Este trabalho teve por objetivo apresentar propostas de melhoria no gerenciamento da informação interna visando à administração estratégica das pequenas empresas. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre o processo de gestão da informação, as informações necessárias ao processo estratégico e as especificidades das pequenas empresas, o que permite definir as variáveis de pesquisa. No trabalho de campo foram estudadas quatro empresas hoteleiras de porte micro e pequeno, instaladas na cidade de Brotas/SP e uma média empresa sediada na cidade de Águas de São Pedro. A pesquisa de campo permitiu identificar as informações que são utilizadas para analisar os aspectos internos do hotel, como também a maneira que essas empresas coletam, processam e distribuem dados e informações aos tomadores de decisão. Verificou-se que os hotéis pesquisados apresentam mais facilidades do que dificuldades para o aprimoramento do processo de gestão estratégica da informação. Os dirigentes dos hotéis de pequeno porte não têm plena consciência dos benefícios que o gerenciamento da informação pode trazer. Alguns dados e informações relevantes para o hotel estão dispersos dentro da empresa e circulam de forma desestruturada, dificultando a recuperação pelos dirigentes na hora da tomada de decisão. Para melhoria do gerenciamento estratégico da informação foram apresentadas cinco propostas adequadas às especificidades da pequena empresa: conscientização dos dirigentes da relevância do processo de gerenciamento da informação; identificação das informações estratégicas a partir da compreensão do funcionamento do hotel; aperfeiçoamento dos instrumentos de coleta de dados; tratamento dos dados dispersos e ampliação da memória organizacional; exibição das informações em relatórios, formulários ou gráficos visualizados na tela do computador ou impressos em papel.

Ano

2004

Creators

Alexandre Farias Albuquerque

A gestão do conhecimento através do uso da metodologia Enterprise knowledge Development (EKD): proposição de um método de trabalho

Para atender às cambiantes exigências coletivas, numa sociedade cada vez mais complexa, a Administração Pública deve estar em permanente processo de aperfeiçoamento e modernização, sempre ocupada com a eficiência dos serviços que presta à sociedade, às empresas e aos cidadãos. A prestação de serviços Públicos é a razão de ser e condição de legitimidade de qualquer organização administrativa. Apesar da escassez de processos de qualidade e gerenciamento, cultura de atendimento, memória organizacional, na Administração Pública existe uma enorme riqueza de conhecimento tácito em verdadeiros portais humanos. Há um número de especialistas muito bem formados e com décadas de experiência, sendo um dos grandes desafios conseguir explicitar e compartilhar todo esse conhecimento. Neste sentido o presente trabalho tem como objetivo: Propor um método de trabalho que, utilizando como referencial os modelos da Enterprise Knowledge Development (EKD), desenvolva-os através das atividades da Gestão do Conhecimento, utilizando informações do setor de Alimentação Escolar do município de São Carlos, SP. Como um dos principais benefícios pretendidos com o método de trabalho pode-se citar o enriquecimento dos profissionais do setor que, dotados de novos conhecimentos e conhecimentos compartilhados, estejam aptos a disseminá-los e aplicá-los como forma de controle e produtividade.

Ano

2005

Creators

Ana Cristina Bragatto