Repositório RCAAP
Mobilidade de trabalhadores qualificados e a inovação regional no Brasil.
O entendimento dos fatores locacionais que afetam a inovação ajuda a compreender a localização das atividades inovativas, dentre os quais há a mobilidade de trabalhadores qualificados (trabalhadores com Ensino Superior ou em ocupações técnicas e científicas). Em razão de o conhecimento estar atrelado às pessoas, a transferência desses trabalhadores para outras regiões impacta nas possibilidades e oportunidades de se compartilhar conhecimento. Assim, o objetivo desta tese é avaliar se a mobilidade de trabalhadores qualificados influencia os resultados da inovação no nível regional. A partir dos microdados da Relação Anual de Informações Sociais Identificada (RAIS ID), foi analisada a mobilidade dos trabalhadores formais entre as microrregiões brasileiras em todo o país entre os anos de 2003 e 2008. Os microdados foram inseridos em um banco de dados relacional (PostgreSQL), o que permitiu a criação de indicadores de mobilidade de trabalhadores, construídos para três recortes de trabalhadores: totais, com Ensino Superior e em ocupações técnicas e científicas. Foram calculadas as mobilidades para todas as atividades econômicas e para atividades econômicas selecionadas (Agricultura, Indústria Extrativa e de Transformação), gerando indicadores, a fim de mapear a mobilidade de trabalhadores no Brasil; em seguida, foram realizadas estimações econométricas baseadas na função produção do conhecimento. Entre os principais resultados, observa-se que, em todas as atividades econômicas e ao serem excluídos movimentos de trabalhadores intrarregiões metropolitanas, a entrada de trabalhadores nas microrregiões é benéfica para a inovação. Já para a perda e para a mobilidade bruta de trabalhadores, verifica-se o efeito dos benefícios gerados pela circulação de conhecimento nesses ambientes. Ao se analisar a mobilidade nas atividades econômicas selecionadas, constata-se a importância da mobilidade de trabalhadores qualificados para a inovação, cujo benefício está relacionado com a importância do conhecimento para as atividades inovativas e com a sua exploração nas atividades econômicas selecionadas. O desenvolvimento de capacidades de absorção em determinadas áreas facilita a assimilação e a acumulação de conhecimentos que podem ser derivados da circulação de novos trabalhadores em uma região.
Electricity generation in Brazil: social, economic, and environmental perspectives through statistical and optimization models.
Depletion of fossil fuels, deforestation, climate change, industrialization of developing countries, population growth, interactions between society and energy vectors, and governments efforts to guarantee affordable electricity prices to their populations are some of the factors that have motivated studies focused on the expansion of energy systems. These systems present complex factors and processes such as obtention of primary energy sources, energy conversion processes, market regulation, consumers behavior, infrastructure costs, generation costs, and supply and demand uncertainties. Under this context, statistical and optimization-based techniques have enabled researchers to better comprehend the role that energy plays on society, economy, and environment. Taking Brazil as a case study, this thesis investigates alternatives for energy use expansion, particularly in the power sector. Risks related to generation and transmission costs are studied under the light of portfolio theory. Through a new modelling framework that integrates an agent-based model with a portfolio theory-based model, impacts of second-generation ethanol production and land use constraints for biomass cultivation are assessed with respect to bioelectricity generation. Moreover, a statistical analysis based on K-means algorithm and hypothesis testing is conducted to investigate relations between sugarcane expansion, which is the main source for bioelectricity generation in Brazil, and human development. Also, a hierarchical multi-period and multiregion optimization modelling framework capable of dealing with uncertainties on renewable generation and cost minimization is applied. Results point that the expansion of bioelectricity is preferred among other thermopower sources; however, limited availability of sugarcane bagasse may reduce its expansion, mainly under a scenario where second-generation ethanol is produced in scale. From the socioeconomic perspective, it is evidenced that sugarcane investors express preference to locate their mills where human development is higher but benefits from sugarcane activities to local population is unclear. Finally, it is shown that the use of renewable technologies in the power sector is beneficial for both the environment and economical spheres; however, emissions reduction targets will not be achieved without new policies to accelerate their expansion.
Governança e inovação tecnológica em APLs: um estudo de caso no APL calçadista de Birigüi (SP) - (1990-2000).
Este trabalho tem como objetivo explicar as relações entre Governança (G) e Inovação Tecnológica (T), que ocorrem na manufatura de produto, processo e gestão, nas firmas que operam em Arranjos Produtivos Locais - APLs (A). O foco do estudo dá-se nas firmas que operam no APL Calçadista de Birigüi (SP), ao longo dos anos 1990. De acordo com a literatura especializada, tal relação, pode ser governada por soluções de mercado, de uma firma ou por cooperação. Todavia, apesar dessa relação ser discutida na literatura de APLs a partir do início dos anos 1990, ainda se apresenta muito básica, isto é, existe escassez de estudos que abordem de forma direta a questão, particularmente, em APLs que não integram cadeias produtivas globais. Assim, investigar as formas pelas quais as estruturas de governança (EG) se manifestam na difusão tecnológica que as firmas contratam, se torna relevante. Para esse fim o trabalho envolveu inicialmente, a elaboração de um modelo, cuja construção se deu a partir da revisão de teorias na literatura existente. O modelo propõe um conjunto de relações, nas quais se concebe a (T) nas firmas de APLs, sendo desencadeada por distintos fatores de influência (FI), os quais representam as formas pelas quais as (EG) se manifestam. A verificação empírica do modelo deu-se através de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, pelo método \"estudo de caso\", junto a empresas e lideranças do APL de Birigüi (SP), em que foi feita a identificação da (T) a partir de (FI). Observou-se, aderência do modelo proposto, qual seja, uma vez que as firmas tomaram as decisões da (T) a partir de (FI), então, na origem dos (FI) identificaram-se as (EG), revelando quais foram as formas atuantes, que no APL de Birigüi (SP), ao longo dos anos 1990, governaram através de diferentes mecanismos de coordenação as relações interfirmas no processo de (T). A partir dessa revelação, criaram-se condições para explicar a relação entre \"G\", \"T\" e \"A\", ficando mais claras as soluções da (T) impostas de forma hierárquica, as criadas nas bases (cooperação), as desenvolvidas pela empresa líder, ou as soluções de mercado. Por fim, o estudo propõe pensar-se a (T) nas firmas de APLs a partir de (FI), pois é a partir deles que as (EG) se manifestam.
Capacitação das operações internas para a customização em massa: estudos de casos nas indústrias brasileiras.
A Customização em Massa é uma estratégia de negócios relativamente recente que foi idealizada em meados dos anos oitenta, emergiu no meio empresarial em meados dos anos noventa, e, desde então tem sido adotada por muitas empresas devido ao diferencial competitivo que propicia. O objetivo desta estratégia é atender os desejos individuais dos clientes em grande escala e com maior lucratividade para a empresa. A adoção bem sucedida da Customização em Massa exige profundas alterações em áreas críticas das empresas. O objetivo do presente trabalho é, num primeiro momento, avaliar quais são essas áreas críticas que necessitam mudanças, e num segundo momento, quais são os elementos capacitadores necessários. O trabalho apresenta um modelo conceitual de definições sobre capacitação organizacional, competência funcional, técnicas operacionais e recursos organizacionais. Posteriormente verificou-se a influência destes elementos nos processos e como se dá a aplicação dos mesmos em diferentes setores industriais. A realização deste estudo baseou-se em cleta de dados por meio de questionários e na aplicação do método de estudo de caso em empresas de dois setores industriais, o automobilístico e o de alta tecnologia. A escolha destes setores justifica-se pelo fato deles se encontrarem, historicamente, na vanguarda da adoção das melhores práticas empresariais. Como resultado constatou-se que determinados elementos capacitam a empresa para a Customização em Massa em um setor mas não para outro, ou seja, não existe uma solução genérica para a capacitação organizacional em Customização em Massa. Observou-se também que a simples adoção dos elementos capacitadores não gera a competência funcional requerida em determinada área crítica para a geração desta capacitação organizacional; é também necessário que haja sinergia na aplicação destes elementos.
O papel da engenharia local dos fornecedores de autopeças e a integração com as montadoras no desenvolvimento de produtos.
Esta dissertação tem um caráter profundamente exploratório, buscando estabelecer hipóteses consistentes sobre o processo de transferência do desenvolvimento de alguns produtos da montadora para seus fornecedores, avaliando o aproveitamento e o aprimoramento das capacidades da engenharia nacional, assim como fatores que facilitam ou dificultam este movimento. Compõe-se de duas partes interligadas e complementares: uma revisão teórica e um estudo de campo. Para estabelecer a base teórica da investigação, foram levantados diversos estudos, em particular sobre montadoras e sobre fornecedores, sendo a seguir definido o problema a ser estudado. Considerando a complexidade do problema da pesquisa, situado em um universo dinâmico, com entrelaçamentos que dificultam identificar o foco de forma isolada, foram definidas as hipóteses preliminares, definindo-se também a adequação da utilização de dois procedimentos empíricos principais. Um procedimento foi o levantamento de fontes documentais do setor, trabalhando com dados qualitativos e quantitativos, inclusive estatísticos. O outro procedimento foi o estudo de múltiplos casos; foram estudados os casos de duas sistemistas, sendo um referente aos sistemas de distribuição eletro-eletrônicos (\"chicotes\") e outro ao painel completo de veículos, sendo que ambos se desdobram, internamente, em subcasos. Apresenta-se como vem ocorrendo o desenvolvimento de produtos na indústria automotiva, suas fases e desafios. São abordadas algumas práticas de desenvolvimento de produtos mundiais e o papel dos fornecedores. É tratado o desenvolvimento de produtos na indústria automotiva brasileira, buscando compreender o do papel da engenharia dos fornecedores com presença local e suas relações, sempre que possível apresentando paralelos com a indústria global e suas dinâmicas de desenvolvimento. Os estudos de caso são utilizados para analisar algumas áreas em que os fornecedores locais têm competências e autonomia, do ponto de vista técnico, para proceder no desenvolvimento de novos produtos para as montadoras, tanto no Brasil como no exterior. São exploradas as relações entre as empresas, qual a participação da montadora, e quais razões têm favorecido, ou não, o papel local dos fornecedores. É apresentada também uma análise de diferenças e similaridades entre os casos. Os resultados levaram à reelaboração das hipóteses preliminares de forma mais consistente, e sinalizaram que, embora a utilização da engenharia nacional dos fornecedores venha aumentando, poderia ser melhor utilizada, dando ao Brasil um papel mais relevante frente a países de engenharia emergente. Contudo, os casos apontam que, ao contrário, essa competência da engenharia local tem sido utilizada fora do país, mas apenas pela presença de engenheiros brasileiros individualmente, levando seu potencial para desenvolver a engenharia de outros centros estrangeiros.
Lei de inovação e pesquisa acadêmica: o caso PEA.
O objetivo do trabalho é analisar o modelo brasileiro de inovação, buscando estabelecer a ligação entre a teoria, a prática e as intervenções no processo empreendidas pelo poder público, a partir das políticas adotadas. Da relação dialética entre a teoria de C,T&I e as práticas acadêmicas de pesquisa, pretende-se aprofundar os conhecimentos acerca da coerência ou não entre o modelo pretendido (teoria/abstração subjacente à política) e o modelo apropriado pela comunidade científica (teoria/abstração subjacente às práticas de pesquisa acadêmica). Em termos operacionais, a abordagem teórica (perspectiva analítica) do tema desenha-se sobre os paradigmas da ciência, tecnologia e inovação: linear, sistêmico e complexo. O foco normativo recai sobre o marco legal da Lei de Inovação n. 10.973 e os possíveis impactos de sua adoção no meio acadêmico. Interessa-nos principalmente examinar o eixo de flexibilização das atividades dos pesquisadores, mobilidade e relações de trabalho nas universidades públicas. Do ponto de vista da práxis acadêmica, elegeu-se como objeto de estudo o Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (PEA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Neste sentido, a partir da pesquisa de campo, foram analisados os condicionantes institucionais relativos à USP e a organização do trabalho de pesquisa. No estudo de caso buscou-se estabelecer a visão de mundo dos pesquisadores, modelos mentais e objetivos de pesquisa que deles derivam. A partir daí estabeleceram-se as relações entre prática, teoria, e políticas. Na fronteira teórica mundial relativa à C,T&I há indícios de instauração do paradigma complexo, no qual a sustentabilidade, a inovação sustentável e a inteligência distribuída têm papel preponderante. As políticas públicas brasileiras relativas à C,T&I evidenciam alinhamento ao paradigma sistêmico competitivo, com foco em P&D nas empresas. Do ponto de vista institucional, pode-se afirmar que está em curso na USP um processo de transição conduzido principalmente no meso-nível dos processos administrativos. Com referência à práxis acadêmica de pesquisa observada no PEA, há indícios de transição ao paradigma complexo. Conclui-se que no momento não há evolução harmoniosa dos sistemas de C,T&I devido à falta de alinhamento entre teoria, prática e políticas.
2007
Elisabeth Adriana Dudziak
Estudo comparativo de modelos de estoques num ambiente com previsibilidade variável de demanda.
O objetivo deste trabalho é comparar o desempenho de modelos de estoque em uma grande diversidade de situações de demanda e custos. Os modelos de estoque comparados são os tradicionais Reposição do Máximo, Reposição da Base e Lote Fixo, com políticas de revisões periódicas e contínuas, e um modelo derivado da lógica dos sistemas Material Requirements Planning (MRP), aqui denominado Cálculo de Necessidades, que utiliza previsões de demanda para o dimensionamento dos pedidos de reposição de estoque. As séries temporais de demanda, por seu lado, são geradas a partir de tendências e sazonalidades definidas, sobre as quais se acrescenta o componente irregular aleatório. Numa primeira etapa, simulação e busca em vizinhança são utilizadas na seleção do melhor modelo de previsão de demanda, a cada série temporal, para gerar as previsões do modelo Cálculo de Necessidades. Suavização Exponencial Simples, o Método Linear de Holt, Suavização Exponencial Simples com Sazonalidade e o Método de Tendência e Sazonalidade de Holt-Winters são os modelos de previsão utilizados nesta seleção. Numa segunda etapa, simulação e busca em vizinhança são também utilizadas para a otimização dos parâmetros dos sete modelos de estoque para cada série temporal. A soma dos custos médios de Pedido, de Armazenagem e de Falta é utilizada como variável de medição do desempenho dos modelos. Os resultados mostram um desempenho superior do modelo de Cálculo de Necessidades, em quase todos os ambientes testados, secundado pelo modelo contínuo de Reposição do Máximo. Mostram, ainda, um desempenho fraco do modelo contínuo de Reposição da Base, fundamento do conhecido modelo kanban, o que contraria sua forte recomendação como modelo robusto. Este trabalho tem como principal contribuição a evidência da superioridade do modelo de Cálculo de Necessidades sobre os modelos tradicionais nas condições da pesquisa efetuada.
Dinâmica dos arranjos produtivos locais: um estudo de caso em Santa Gertrudes, a nova capital da cerâmica brasileira.
O objetivo deste trabalho é compreender a interação entre concentração geográfica de empresas, competitividade e tecnologia em Santa Gertrudes, pólo produtor de cerâmica de revestimento no estado de São Paulo. Utiliza-se o conceito de Arranjo Produtivo Local - APL, definido como concentração geográfica de empresas em determinado setor, inclusive fornecedores de insumos e serviços e que apresenta grau variável de interação entre os agentes. É apresentado modelo para explicar o surgimento e desenvolvimento dos APL's, procurando validá-lo ao APL de Santa Gertrudes. A principal hipótese do modelo é de que uma inovação revolucionária no processo, combinada às condições locais específicas, pode originar novo APL. Após seu nascimento, o APL apresenta ciclo que passa pelas fases embrionária, crescimento, maturidade e pós-maturidade ou declínio, cada uma com padrões competitivos distintos. A principal contribuição dessa tese foi a constatação de que o APL de Santa Gertrudes teve trajetória evolutiva bastante ajustada às previsões do modelo, de acordo com a dinâmica das inovações no processo produtivo. No momento, o APL está atravessando o turning point da fase de crescimento para a fase de maturidade. A origem do agrupamento, no início dos anos 70, é creditada à adoção de paradigma de produção alternativo - a moagem via seca - que em condições locais específicas, como oferta de matéria-prima e capacitação em setor correlato - cerâmica vermelha - criou economias de escala extraordinárias e permitiu às empresas de Santa Gertrudes competirem com estratégia de baixos custos. No final dos anos 80, uma série de inovações reforçou as economias de escalas, iniciando a fase de crescimento. Atualmente, observa-se que o APL atingiu o limite da competição por custos e está entrando em uma fase de maturidade. Nessa nova fase, as empresas do APL necessitam de outras capacitações para esse novo padrão competitivo.
2003
Solange Aparecida Machado
O desenvolvimento de uma metodologia para gestão do conhecimento em uma empresa de construção civil.
O conhecimento tem se tornado um ativo de grande importância para as organizações modernas, por ser a principal matéria-prima com a qual todas trabalham, sendo assim mais valioso e poderoso que qualquer outro ativo físico ou financeiro. Esta pesquisa aborda os principais conceitos utilizados em organizações que buscam, a partir de sua experiência e especialização, os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de novos projetos, serviços e produtos. É apresentada a maneira pela qual os processos de criação, registro e disseminação do conhecimento se tornaram fatores críticos para a sobrevivência das grandes corporações, bem como o papel que as tecnologias de informação têm exercido na gestão adequada do conhecimento. O trabalho tem a intenção de transmitir uma experiência prática de um projeto de gestão do conhecimento, desenvolvido e gerenciado pelo autor, aos demais interessados pelo assunto. É descrita a metodologia de trabalho utilizada para a gestão do conhecimento em uma empresa brasileira de construção civil, que contou com o envolvimento das áreas de recursos humanos, de tecnologia de informação e de engenharia.
2002
José Renato Sátiro Santiago Junior
O setor do vestuário: uma análise sobre as possibilidades estratégicas das empresas do vestuário no Brasil.
O trabalho apresenta uma visão da estrutura do setor do vestuário sob o ponto da cadeia e de suas principais variáveis estratégicas. Foram estudados as atividades realizadas ao longo da cadeia e a distribuição dessas atividades entre as empresas que a compõe, identificando as principais fontes de valor para cada tipo de negócio. A base de informações levantada para essa análise inclui um panorama geral do setor do vestuário, a avaliação das principais atividades de manufatura e desenvolvimento de produto e a configuração da cadeia segundo a visão de diversos autores. A partir dessa visão, foram realizados seis estudos de casos, em empresas pequenas ou médias que estabelecem ligação entre a manufatura e o varejo. Esses casos forneceram informações sobre suas formas de inserção no mercado e a interação com seus fornecedores e clientes. As informações extraídas do estudo de casos foram aliadas às que podem ser coletadas por outras fontes, como a observação empírica e artigos publicados. O resultado foi o desenho de um quadro com as formas de inserção no mercado visíveis, a partir de três dimensões: a posição na cadeia, a presença ou ausência de marca própria, e a capacitação em design. Durante o trabalho é feita uma análise da dinâmica da trajetória dos casos, do que cada empresa avalia como fonte de valor ao seu negócio e quais foram as bases de tomada de decisão durante suas trajetórias. A partir dessa visão, a reflexão final identifica possíveis tendências para o setor, dentro de forças que parecem atuar no sentido de uma maior especialização das empresas do setor em atividades da cadeia, e traça algumas hipóteses sobre a evolução da configuração atual do setor no país.
2007
Marília Piccinini da Carvalhinha
Modelos para priorização de campanhas de marketing de produtos bancários.
Com a forte competitividade característica do setor bancário e a crescente qualificação do mercado consumidor, as instituições financeiras vêm investindo grandes quantias em desenvolvimento de produtos, análise de mercado, posicionamento estratégico e marketing. Para garantir uma aplicação adequada dos seus recursos financeiros as políticas de desenvolvimento de produtos, análise de mercado, posicionamento estratégico e marketing devem estar alinhadas com os objetivos de longo prazo da instituição. Este trabalho apresenta um modelo de seleção de políticas de marketing para maximização do resultado de uma instituição financeira no longo prazo. São utilizadas ferramentas tradicionais da Engenharia de Produção como Pesquisa Operacional, Gestão Estratégica, Análise de Mercado e Modelos de Decisão para o desenvolvimento de um modelo que otimiza a alocação dos recursos de marketing da instituição em função do perfil de seus clientes, determinado pela carteira de produtos que eles possuem. Com base em dados históricos de vendas, a instituição avalia a intenção de compra dos diversos perfis de clientes para cada um de seus produtos. O modelo determina quais produtos, em cada período do horizonte de tempo em análise, melhor atendem às necessidades do mercado como um todo, fortalecendo o vínculo de relacionamento entre a instituição e seus clientes e, consequentemente, é capaz de maximizar os resultados do banco no longo prazo. A aplicação do modelo indica que a melhor política de marketing é promover produtos que apresentam resultado elevado, potencial
Um estudo sobre a reconfiguração da função compras em empresas do setor automotivo.
No decorrer dos anos 90, a função compras nas empresas do setor automotivo passou por uma significativa transformação. A área de compras, que estava tipicamente voltada para a atividade de aquisição, passou a fazer parte de um processo complexo e integrado, envolvendo, além da área de compras, outras áreas da organização (engenharia, qualidade, finanças, logística, marketing, entre outras) que exercem papel estratégico. Vários fatores contribuíram para essa transformação, destacando-se dentre eles: a influência das práticas da produção enxuta (lean production), as novas formas de relacionamento entre as empresas na cadeia de suprimentos, a evolução dos negócios pela Internet, o surgimento de fornecedores mais especializados em função dos avanços tecnológicos e a própria competição global, provocando uma reestruturação organizacional nas empresas. Neste cenário, o presente trabalho estuda a evolução da atividade de compras levando em conta a interdependência entre as dimensões produzir, comprar e fornecer, interdependência essa que, a partir de um determinado projeto de produto, afeta a forma como a área de compras se organiza e opera na empresa e junto à cadeia de suprimentos. Conceitos como sede de projeto, sede de produção, produção modular, desverticalização produtiva, just in time, entre outros, são tratados no presente trabalho como uma espécie de pano de fundo para a nova configuração de compras, analisada em duas montadoras, localizadas no ABC Paulista, que centralizam as compras de materiais produtivos para as demais plantas localizadas no Brasil. Como contribuição científica, o presente trabalho procura mostrar a configuração de compras de empresas que adotam práticas modernas tanto na gestão de suprimentos como no relacionamento com o fornecedor, analisando a nova forma de atuação de compras, cujas atividades vão além das negociações típicas de preço e prazo e requerem o aprimoramento do perfil e das qualificações dos compradores.
2004
José Carlos de Souza Lima
Monitoramento da satisfação de cliente em contexto business-to-business: um survey em empresas com certificado ISO 9001-2000 no Estado de São Paulo.
O objetivo deste trabalho é identificar como as empresas que operam no contexto business-to-business realizam o monitoramento da satisfação de seus clientes. O tema é bastante relevante no cenário atual, em que as empresas investem quantias significativas em diversos programas de melhoria e possuem grandes dificuldades para avaliar se tais programas impactam na satisfação de seus clientes e, por conseqüência, na sua fidelização. Para tanto, foi realizada uma avaliação de bibliografia disponível, principalmente aquelas provenientes das áreas de marketing e gestão de qualidade. A metodologia adotou elementos de pesquisa quantitativa e qualitativa, mesclando uma pesquisa quantitativa tipo survey com análise de múltiplos casos. O universo para coleta de dados da pesquisa quantitativa foi empresas com certificado ISO 9000 no estado de São Paulo, extraído da base de dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas, partindo-se do pressuposto que essas empresas monitoram a satisfação de seus clientes. A pesquisa qualitativa foi elaborada com base no estudo de múltiplos casos em cinco empresas selecionadas em função de alguns critérios obtidos da avaliação bibliográfica e respostas à pesquisa quantitativa. As conclusões deste estudo são: as empresas certificadas do estado de São Paulo que operam em contexto business-to-business utilizam a pesquisa de satisfação como forma de monitorar a satisfação de seus clientes; com base na revisão bibliográfica e estudos de múltiplos casos, é oferecido um modelo para monitoramento de satisfação de clientes.
2007
Marcos Antonio de Oliveira
Produtividade da mão-de-obra em projetos de estruturas metálicas.
O objetivo desta pesquisa é apresentar uma análise crítica sobre a forma de gerenciamento da produtividade da mão-de-obra aplicada na execução de projetos de estruturas metálicas, especificamente na atividade de execução dos desenhos, por parte das áreas de projetos das empresas fabricantes de estruturas, definindo indicadores para a avaliação dessa produtividade que considerem os conceitos literários, os dados levantados e os fatores relevantes diagnosticados pela pesquisa de campo. A revisão da bibliografia envolve os conceitos relacionados com projetos, seu gerenciamento como um sistema produtivo, seus objetivos, estratégias competitivas e fatores críticos de sucesso. Apresenta, ainda, a conceituação de produtividade sob o enfoque tecnológico e sócio-econômico, bem como sua avaliação e indicadores. A pesquisa é classificada como exploratória. Sua abordagem é qualitativa e a metodologia usada é o estudo de caso múltiplo, envolvendo quatro empresas. A coleta de dados foi realizada através de entrevista, tendo como roteiro um questionário semiestruturado. A conclusão deste trabalho, restrita às limitações da metodologia, considera que as empresas estudadas elegem o fator crítico de sucesso em função de seus objetivos estratégicos, e conseqüente estratégia competitiva. O indicador de produtividade adotado monitora o principal fator crítico de sucesso: horas necessárias para a execução dos desenhos. É utilizado para acompanhar o desempenho da atividade, sendo o ponto de partida para a detecção de problemas e implementação de ações corretivas. Porém, essa ação é frágil e um tanto empírica, dependendo muito da experiência e percepção do gerente, visto que os indicadores usados não permitem rastrear e monitorar outros fatores que estão hierarquicamente abaixo do fator crítico de sucesso, mas que mesmo assim os afetam. Entre esses fatores complementares, destacam-se: experiência profissional dos funcionários, recursos de CAD atualizados, atualização dos funcionários com esses recursos e ampliação e uso de bibliotecas de desenhos. Um indicador parcial do recurso mão-de-obra e indicadores operacionais são apresentados e indicados por este trabalho.
2001
José Antonio Esquerdo Lopes
A adoção da metodologia seis sigma por pequenas e médias empresas brasileiras do setor de autopeças.
A metodologia Seis Sigma vem sendo disseminada entre as grandes empresas, principalmente multinacionais, porém o mesmo não vem ocorrendo com as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), em especial as nacionais. Dentre este universo de MPMEs brasileiras, as autopeças são um caso de particular interesse, pois as mesmas enfrentam sérios problemas de competitividade e raras buscam o Seis Sigma como solução, mesmo tendo a maioria já investido na implantação de programas da qualidade utilizando outras metodologias com elementos comuns ao Seis Sigma, como Sistemas de Gestão da Qualidade, TQM (Total Quality Management) e Manufatura Enxuta. Esta pesquisa, um estudo exploratório realizado por meio de um survey, objetivou então conhecer os fatores que influenciam a decisão de adoção ou não do Seis Sigma por MPMEs nacionais de autopeças, e os resultados levaram a concluir que estes seriam: a conscientização da Direção, a competência preexistente para condução de projetos, o volume de recursos disponíveis e a preexistência de uma cultura da qualidade. Com base nestas conclusões foram apresentadas sugestões que visam facilitar a adoção da metodologia por este importante conjunto de empresas nacionais, esperando com isso contribuir em sua busca por competitividade.
2007
Nasario de Sousa Filipe Duarte Junior
Uma proposta para integração de aspectos ambientais do ecodesign no processo de desenvolvimento de novos produtos.
O aumento das exigências ambientais pela sociedade, mercado e legislação vem forçando os acadêmicos a buscarem formas de reduzir os impactos ambientais do produto durante todo o seu ciclo de vida. A integração de ferramentas de ecodesign no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) visa melhorar os requisitos ambientais do produto sem comprometer o seu desempenho, custo e características. Apesar dessa tendência, as estruturas de PDP não incorporam práticas ambientais de forma adequada. Assim, esse trabalho objetiva integrar práticas de ecodesign em uma estrutura de PDP. Para atingir esse propósito foi empregada uma análise sistemática da literatura mesclando técnicas de análise bibliométrica e de redes sociais, diagramas, mapeamento de 154 métodos de ecodesign, análise das características e questões ambientais de 80 estruturas de PDP e sistematização de 365 aspectos ambientais no PDP. Os resultados demonstram que as estruturas de PDP não enfatizam as fases de pré-desenvolvimento e pós-desenvolvimento que têm importância para redução do impacto ambiental. Portanto, foi elaborada uma proposta detalhada de integração analisando as características e contribuição de cada aspecto ambiental para minimizar o impacto ambiental do produto e sua relação com a função de cada tarefa do PDP. Na avaliação da proposta, verificou-se que nas fases de projeto conceitual e projeto detalhado houve menor aceitação quanto ao momento da integração dos aspectos ambientais, devido à interface dessas fases. Já no planejamento estratégico de projetos, planejamento de projeto e projeto informacional ocorreu desvio padrão alto nas notas, indicando divergência de opinião dos especialistas sobre o tema. Conclui-se que esse trabalho engloba um conjunto de práticas de ecodesign para suportar a tomada de decisão no PDP com objetivo de reduzir o impacto ambiental do produto durante todo o ciclo de vida.
Método de análise para adoção de computação em nuvem: estudo de casos em organizações de grande porte.
A Computação em Nuvem (CN) tem potencial para transformar grande parte do setor de Tecnologia da Informação (TI). Sua evolução ao longo dos últimos anos, certamente é tida como um dos maiores avanços na história da computação. Ela vem ganhando espaço significativo como um modelo bem sucedido ao prometer economia, facilidade de uso e maior flexibilidade no controle de como os recursos são usados, a qualquer momento e em qualquer lugar, para entregar a capacidade computacional desejada. A proposta de valor capturada pelo modelo da CN é que os recursos não ficam mais ociosos a maior parte do tempo, sendo agora quase totalmente utilizados (com menores custos unitários). Esta pesquisa tem por objetivo compreender como são tomadas as decisões para aquisição, contratação e operação dos serviços de CN em organizações de grande porte atuando no Brasil. Para alcançar este objetivo foi elaborado um Método de Análise para adoção da CN a partir de elementos extraídos da literatura. Fatores associados à adoção da CN como vantagens, desafios, riscos e barreiras e capacidades essenciais dos gestores para atingir objetivos de negócios (BOB), desempenhar a gestão da função TI (MNG), dispor dos atributos da qualidade dos serviços (QAS) e tomar decisões de arquitetura (ARC), consideradas essenciais para a operação das áreas de TI das organizações, estão entre estes elementos. O trabalho também investigou como a CN pode contribuir para o alinhamento estratégico da TI ao negócio destas organizações. A metodologia utilizada é o estudo de casos múltiplos, com a aplicação do Método de Análise em quatro organizações, onde foram entrevistados os principais executivos da área de TI capazes de influenciar decisões para adotar ou aprofundar a adoção da nuvem. Os resultados obtidos mostraram a viabilidade e a aplicabilidade do Método de Análise. Ao mapear os fatores associados à adoção, o processo de decisão pode ser mais bem compreendido, possibilitando às organizações melhor estruturar o processo de aprovação e de adoção propriamente dito. Também pôde ser observado nos casos estudados de que forma se deu a contribuição da adoção da nuvem para o alinhamento estratégico da TI ao negócio.
Técnicas de pesquisa operacional aplicadas ao problema de programação de cirurgias eletivas.
Atualmente, os hospitais se veem obrigados a melhorar sua produtividade. Os centros cirúrgicos, além de ser um dos setores com maiores custos, também é o que mais gera receita dentro de um hospital, dessa forma torna-se extremamente importante o gerenciamento eficiente desse setor. Os métodos de otimização para programação de cirurgias podem ser usados como ferramentas para reduzir filas e ociosidade nos centros cirúrgicos, aumentando sua produtividade. O Problema de Programação de Cirurgias Eletivas com Múltiplos Recursos e Múltiplas Etapas consiste em alocar os recursos às etapas do processo cirúrgico dos pacientes, considerando as diferentes necessidades e rotas de cada paciente e, então, programar essas etapas no tempo respeitando a disponibilidade dos recursos e a sequência das etapas do processo cirúrgico dos pacientes. Esse problema é classificado na literatura como NP-hard e pode ser descrito como um Job Shop Flexível com blocking e função objetivo de minimização do número de pacientes não atendidos e do instante de término da última etapa, o makespan. O Objetivo desse trabalho é propor um modelo matemático e uma heurística construtiva para a resolução desse problema. O modelo matemático Multi-Mode Blocking Job Shop (MMBJS) apresentado em Pham e Klikert (2008) é explorado e algumas melhorias são apontadas neste trabalho. Um modelo matemático de Programação Linear Inteira Mista alternativo é proposto, a fim de reduzir o esforço computacional, ajustar o cálculo do makespan e sugerir uma estratégia de priorização de pacientes. Testes computacionais foram realizados, afim de comparar o modelo MMJBS e o modelo proposto. Para instâncias em que todos os pacientes são atendidos, as soluções encontradas pelo CPLEX para ambos modelos são iguais, porém o tempo computacional necessário para encontrar uma solução ótima é em média 45% menor no modelo proposto. Também foram realizados testes computacionais com objetivo de observar o comportamento do modelo com diferentes configurações de recursos. Para instâncias com 15 pacientes, os testes apontam que o tempo computacional para encontrar a solução ótima é superior a 2h de processamento. Dessa forma, uma heurística construtiva é proposta, com objetivo de gerar soluções factíveis com pouco esforço computacional. A heurística proposta aloca cada etapa do tratamento de cada paciente aos recursos necessários, respeitando as janelas de disponibilidade dos recursos e buscando reduzir a folga no sistema. Um exemplo de aplicação da heurística construtiva é apresentado. As propostas para trabalhos futuros são apresentadas no capítulo final desta dissertação.
2019
Hanna Pamplona Hortencio
A abordagem \"ecossistema\" em teoria organizacional: fundamentos e contribuições.
Este trabalho teve por objetivo avançar no entendimento acerca do constructo \"ecossistema\" quando aplicado na área da teoria organizacional, especificamente dentro do campo da gestão da inovação. A investigação desse termo foi considerada importante por despertar o interesse tanto da comunidade científica quanto dos empreendedores. Após uma revisão de literatura com as principais publicações sobre esse tema, percebeu-se que essa abordagem utilizava conceitos de outras teorias, principalmente da teoria de sistemas, cadeia de valor e teoria de rede. A partir dessa constatação, o estudo chegou a seguinte questão de pesquisa: \"Como a abordagem de Ecossistema explica - de maneira original em relação à cadeia de valor e a teoria de rede - a atividade empreendedora de base tecnológica em sua fase nascente?\". Dessa discussão, intuiu-se que a lógica de ecossistema propiciava maiores benefícios em momentos de instabilidade de um empreendimento, onde o caminho a ser perseguido era incerto. Essa característica, se confirmada seria de particular proveito para os empreendimentos inseridos nos chamados mercados dinâmicos, que são ambientes constantemente envoltos em incertezas. A fim de testar essa hipótese, foram formuladas quatro proposições: (P1) A lógica de ecossistema tem boa aderência em empreendimentos nascentes, pois ela consegue adaptar-se às mudanças que não foram previstas no escopo inicial do planejamento; (P2) A cadeia de valor, pelo fato de não considerar atores complementadores perde capacidade de avaliar um empreendimento em fase inicial; (P3) A cadeia de valor, por se tratar de uma ferramenta de análise de melhoria contínua, tem dificuldades para lidar com mudanças disruptivas, que altere seu estado estável; (P4) O mapeamento de uma rede pode ser difícil e custoso, dificultando sua execução prática. A investigação dessas proposições foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro empresas nascentes de base tecnológica. Em relação à proposição (P1), concluímos que além da adaptação esperada da abordagem ecossistema perante as mudanças ocorridas na trajetória planejada do empreendimento, o ecossistema consegue ainda sugerir que metas concretas a serem perseguidas pelo empreendimento a fim de conseguir sobreviver e evoluir para os próximos estágios. A proposição (P2) também foi confirmada na pesquisa de campo, sugerindo que os atores complementadores são sim de relevância significante para que o cliente reconheça valor à oferta da firma focal. Além disso, esta pesquisa sugere ainda que de todos os complementos da sua oferta, devem ser monitorados com especial cuidado aqueles que estão na fronteira da inovação tecnológica. A proposição (P3) não pode ser verificada neste trabalho e a proposição (P4) precisa de maior verificação para uma conclusão segura. A pesquisa conclui com um posicionamento otimista em relação à abordagem \"ecossistema\", acreditando ser uma abordagem promissora para o gerenciamento de empreendimentos inseridos em ambientes de alta velocidade. Por se tratar de um estudo exploratório, sugere que as investigações não se encerrem neste trabalho, apresentando por fim alguns caminhos que podem ser aprofundados.
Estudo exploratório no desenvolvimento de novos produtos em empresas do segmento de aços planos do setor siderúrgico: uma abordagem no projeto do processo.
A demanda pela introdução de novos produtos tem sido intensificada no setor siderúrgico, justificando uma preocupação maior com a eficiência e a eficácia do Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), cujo desempenho depende de vários fatores relevantes citados na literatura. No caso da indústria siderúrgica, um fator relevante é o projeto do processo, não somente pela característica de ser um processo contínuo mas também por, geralmente, envolver investimentos significativos na preparação da produção. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise exploratória da fase de projeto do processo no desenvolvimento de novos produtos em duas unidades de análise do setor siderúrgico. Pretende-se, por meio da abordagem de estudo de caso, identificar práticas organizacionais, com base na literatura, focando na parte do desenvolvimento industrial e suas respectivas interfaces organizacionais, envolvendo as áreas de marketing, engenharia do produto e manufatura. Também é abordado a forma de integração dos times multidisciplinares, a tomada de decisão e os critérios utilizados para avaliação dos resultados do processo de desenvolvimento de produtos. O trabalho conclui que as empresas analisadas utilizam-se de práticas que estruturam o PDP e a integração interfuncional das áreas envolvidas é o que destaca-se como fator de sucesso na condução do desenvolvimento de novos produtos.