RCAAP Repository

Didática no ensino superior: possibilidades e práticas

Este artigo visa discutir a questão da didática no Ensino Superior mediante uma reflexão sobre a relação ensino-aprendizagem. Desse modo, destacamos, através de uma pesquisa estritamente teórica, os principais desafios que são postos à didática dentro das Instituições de Ensino Superior na atualidade, levando em consideração a significância dos fundamentos didáticos para o exercício da prática docente. Para tanto, daremos ênfase às pesquisas desenvolvidas no Brasil pelos seguintes autores: Pimenta (2015), Anastasiou (2010), Candau (2012), Franco (2013) e Libâneo (2012), dentre outros. Portanto, a partir desse estudo esperamos reforçar, por meio de apontamentos teóricos, a importância da Didática no espaço do Ensino Superior, estacando a necessidade de saberes pedagógicos para uma transformação da prática docente.

Year

2019

Creators

Fernandes, Antônio Batista Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos

“As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA

Este texto problematiza as relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil no interior baiano, buscando compreender como estas relações organizam a referida disciplina e se constituem neste nível de ensino. Para isso, dialogamos com o conceito de gênero a partir dos Estudos Feministas, priorizando as produções de segunda onda, buscando ainda relacionar educação, cultura e gênero. A pesquisa que gerou este artigo constituiu-se em uma abordagem qualitativa realizada na cidade de Amargosa/BA. Realizamos entrevistas com 10 (dez) participantes, a saber, professores/as da Educação Infantil e estagiários/as do nível de ensino supracitado, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Compreendemos assim que as aulas de Educação Física na Educação Infantil são organizadas com base na separação de meninos e meninas.

Year

2018

Creators

Nunes, Daniela Souza Dornelles, Priscila Gomes

Paisagens biopolíticas: a produção da saúde, beleza e potência corporal dos sujeitos fumantes e não fumantes

Este artigo tem por objetivo analisar algumas das pedagogias culturais relacionadas ao controle do tabagismo no Brasil e fora dele. Entende-se que, por meio das paisagens urbanas, as campanhas de combate ao fumo instituem saberes e pautam comportamentos considerados mais adequados quando avaliados pelos preceitos da saúde, operando sobre a população em espaços não formais. Nesta direção, as paisagens urbanas podem ser pensadas como pedagogias culturais já que funcionam como tecnologias biopolíticas que produzem sujeitos engajados no que se refere ao controle e à manutenção de seus corpos e saúde. Nesta direção, a beleza e a potência física estão diretamente associadas à saúde.

Year

2017

Creators

Darsie, Camilo Hillesheim, Betina Weber, Douglas Luís

Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea

Teorizações como as produzidas nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos Foucaultianos tem nos permitido compreender que as educabilidades contemporâneas são balizadas pelos ideais de governo presentes na nossa sociedade. Deste modo, nos valendo da articulação entre estas teorizações, objetivamos, neste texto, problematizar as pedagogias culturais como constituidoras dos sujeitos contemporâneos a partir do ethos do neoliberalismo. Para isso selecionamos como artefato cultural peças publicitárias veiculadas na Revista Veja durante os meses de junho e julho de 2017. A partir da análise percebemos que os anúncios analisados constituem exemplos de como os processos de educabilidade atuam na produção de subjetividades, regulando novas demandas de investimento no capital humano e exigindo que os sujeitos tornem-se empreendedores de si por meio de práticas permanentes de formação e aprendizado.

Year

2017

Creators

de Andrade, Paula Deporte da Silva, Mozart Linhares

Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas

O artigo analisa, num primeiro movimento, práticas de controle e cuidado corporal. Num segundo movimento, foca em escritas que narram os que não reverberam, em seus corpos, os discursos corporais normativos associados às práticas de controle e cuidados corporais. Em ambos movimentos sobressai o quanto se aprende por intermédio de discursos e imagens que dizem de nós e dos outros, demarcando os efeitos das pedagogias culturais para a produção do que somos. As discussões são realizadas em torno de escritas que circulam em espaços da internet.

Year

2017

Creators

Camozzato, Viviane Castro

A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua

O presente artigo discorre sobre a necessidade e a importância que as teorias da educação assumem na formação do educador. É um estudo que e tem como objetivo demonstrar que sempre que estamos realizando uma tarefa pedagógica, cientes ou não estamos legitimando, ou defendendo, uma teoria. Desse modo não existe neutralidade no fazer pedagógico. Também pretendemos demonstrar que a Pedagogia dialética de Matriz Progressista freriana aponta para um horizonte de emancipação dos sujeitos envolvidos com uma educação que busca transformar a realidade. O estudo também apresenta os desafios dessa perspectiva no contexto da formação de professores no Brasil e Nicarágua sendo que são dois países marcados por relações de poder e de opressão.

Year

2018

Creators

Pereira, Vilmar Alves Cerda Cerda, Cristian Danilo

Pós-modernidade na educação: o que é isso? Iniciando as discussões

O presente artigo visa apresentar uma leitura científica introdutória voltada para estudantes de graduação das licenciaturas, bem como profissionais da educação que queiram um estudo de caráter inicial acerca de uma importante vertente filosófica que atualmente se constitui como fundamental no campo educacional: a pós-modernidade. Para tal, realiza-se aqui um estudo de caráter teórico sob pesquisa bibliográfica interpretativa (GIL, 2002). É elaborado um apanhado teórico a respeito das possibilidades conceituais da pós-modernidade, com base em seus autores fundamentais. Posteriormente é realizada uma apropriação de tais conceitos para a lógica da educação, deixando reflexões e uma série de problematizações a respeito da pós-modernidade na educação, tanto do ponto de vista de vertentes que a apóiam, quanto de concepções que desconfiam de suas premissas. Desse modo, pretende-se cumprir o objetivo de fornecer sólido ponto de partido a respeito de uma discussão nebulosa mas fundamental.

Year

2018

Creators

Ribeiro, Márden De Pádua

Expediente

No summary/description provided

Year

2017

Creators

Caetano, Marcio Rodrigo Vale

Apresentação

No summary/description provided

Year

2017

Creators

Mutz, Andresa Beck, Dinah Quesada

Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría

A inquietação em torno da oferta de cursos técnicos na modalidade a distância nos move à investigação de como esses cursos permitem atender aqueles estudantes que escolhem essa modalidade como possibilidade de formação. Assim, realizamos uma pesquisa com os egressos do curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal Sul Rio-grandense – IFSul - Campus CAVG, ofertado no polo de Santo Antônio da Patrulha. A pesquisa foi operacionalizada com um formulário do google docs. Através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, foi possível conhecer o discurso dessa coletividade propiciando uma interlocução entre as vozes dos egressos e dos teóricos que fundamentaram o estudo. O discurso destacou a importância das aulas práticas para o aprendizado, bem como para a necessidade de ajustes e melhorias no projeto do curso.

Year

2019

Creators

Hoffmann, Jéssica Fernanda Lemos Sainz, Ricardo Ourique do Nascimento, Cinara Krolow Bosenbecker, Veridiana

Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos

O objetivo do presente trabalho é apresentar o potencial dos grupos do Facebook como ferramentas possíveis e viáveis para procedimentos pedagógicos e desenvolvimento do trabalho docente, possibilitando a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma interativa entre professores e alunos. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou a análise de um grupo do site de rede social Facebook, entrevistas com professores e aplicação de um questionário on-line para os alunos. Concluiu-se que o Facebook é uma ferramenta inovadora, interessante e viável para a utilização no ambiente escolar, visto que os alunos e professores encontram-se conectados e fazem parte de tal site de rede social, sendo um meio com diversos recursos como cores, sons, imagens e outros artifícios que chamam a atenção e fazem parte da realidade dos jovens estudantes.

Year

2018

Creators

Bredow, Valdirene Hessler Zamperetti, Maristani Polidori

Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhas

O presente artigo abre uma discussão em torno do ensino escolar e do saber cotidiano apreendido e exercitado nos espaços de vivências das crianças ribeirinhas amazônicas. O percurso objetivou apresentar um panorama de como as crianças ribeirinhas estão rodeadas por conhecimento científico nas atividades de subsistência que realizam com os pais e que fazem parte do currículo escolar, mas que não é ressignificado dentro do espaço educacional porque não reflete a união dos dois saberes e nem é feito o caminho pelo qual o conhecimento percorre. Neste movimento abre-se reflexão sobre uma proposta de ensino através da interdisciplinaridade, com diálogos entre professores-professores e professores-estudantes que possibilita um saber abrangente e integral. O embasamento teórico que sustenta esta discussão se apoia em: Andrade (2013); Kaercher (2014); Pontuschka, Paganelli, Cacete (2007) e Castrogiovanni (2003) os quais apresentam posicionamentos em torno do saber construído na prática e no fazer cotidiano. Tal premissa abre possibilidades de integração com o saber apreendido dentro da escola e leva os estudantes a reflexão ampla de conceitos científicos, conduzindo-os a uma formação integral. Os caminhos metodológicos se prenderam em descrever as relações vividas nos caminhos da escola, no meio da mata e na beira do rio, pois nesse espaço de vida se constrói e se desenvolve o estudante de escola ribeirinha.

Year

2018

Creators

Cordovil, Ronara Viana Da Costa, Paula Naranjo Lobo, Huanderson Barroso de Souza, José Camilo Ramos

Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD

O trabalho de conclusão de curso (TCC) na educação a distância (EaD) é resultado da parceria entre orientando e orientador. Essa interação configura-se na temática desse trabalho, chamando a atenção para o trabalho interativo do orientador. No momento da escrita, o orientando busca apoio e segurança em seu orientador, mas há poucas pesquisas se dedicando a essa relação. Buscamos na literatura, as principais características do trabalho interativo empregadas na orientação de TCC. Analisamos 25 trabalhos, categorizamos as caraterísticas por sua incidência e elencamos as dificuldades que fragilizam a relação afetiva entre orientador-orientando. Nota-se que o orientador precisa entregar um pouco de si ao trabalho. O envolvimento com o aluno, bem como sua dedicação e responsabilidade podem facilitar o relacionamento, e conduzir o percurso de forma dialógica e democrática.

Year

2018

Creators

Melo, Keite Silva de Campos, Gilda Helena Bernardino de

As TIC’s na Educação Infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola

A revolução tecnológica a cada dia aumenta e transforma de forma significativa diversos setores da sociedade: econômicos, culturais, sociais e educacionais. Os meios tecnológicos, através da informática, se fazem presentes na sociedade moderna. As crianças pequenas não estão alheias a esta gama de informações que são disponibilizadas pelas TIC. As tecnologias promovem mudanças expressivas em toda a sociedade, e, consequentemente na educação, na qual devem estar presentes, pois instituem novas formas de comunicação e estimulam as já existentes. Neste contexto, este artigo, elaborado a partir da pesquisa de mestrado da autora, visa trazer uma contribuição para o campo educacional e analisar o interesse educativo do uso das TIC na Educação Infantil. Com isso busca-se lançar um olhar sobre as contribuições do grupo “Turminha Legal” no Facebook, para ligar família-escola em torno dos conteúdos escolares. Os resultados obtidos pelo presente estudo corroboram a importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar, e, consequentemente na educação infantil.

Year

2019

Creators

Costa, Luciano Andreatta da Steyer, Silvana Castilhos Ramos, Maria Altina Silva

Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)

Neste artigo, apresentamos um sistema de gestão e planejamento para as disciplinas dos cursos na modalidade a Distância (Made). Trata-se de um sistema de informações que atua como ferramenta de apoio na elaboração e no planejamento da Matriz de Design Educacional das disciplinas a distância. Ele possibilita a seus usuários (alunos, professores e gestores) sistematizar os processos educacional, gerenciar os trabalhos acadêmicos e organizar o fluxo de mensagens entre os sujeitos envolvidos nas disciplinas. Como base teóricas, estudamos os modelos pedagógicos de Behar (2009); a metodologia colaborativa de Joye e Young (2013); o Design instrucional de Filatro (2003); a Engenharia Pedagógica de Paquette (2002) e a Engenharia de Requisitos de Pressman (2010). Para o desenvolvimento do sistema, foram realizadas reuniões periódicas com a equipe de desenvolvimento.

Year

2018

Creators

de Lima Santiago, Livia Maria Liberato Arruda Hissa, Débora Ribeiro Joye, Cassandra

Narrativas, atividades e práticas na formação docente para a cultura digital

Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre as narrativas, as atividades propostas e as realizadas no Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. As análises aqui apresentadas referem-se a um estudo documental, a partir do qual se pôde fazer uma análise dos conteúdos de cada um dos módulos do curso, bem como das atividades propostas e realizadas pelos cursistas ao longo de sua trajetória de estudos. Os elementos que serão apresentados no trabalho possibilitam o debate sobre a necessidade de uma formação para além da tessitura tradicional do conhecimento, cujo alicerce se constitui sobre a palavra escrita; apontando para a necessidade de se consolidar um projeto educacional dialógico, reflexivo e crítico, que permita o encontro entre os professores como forma de alicerçar um movimento permanente em vista do conhecimento das múltiplas formas de escrita do mundo contemporâneo.

Year

2018

Creators

Lostada, Lauro Roberto Cruz, Dulce Márcia

Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e trabalho docente: desafio pedagógico

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os desafios pedagógicos frente às tecnologias de informação e comunicação. Também apresenta como objetivos específicos situar o leitor nas mudanças organizacionais da sociedade, da educação e das tecnologias, fazendo uma análise sobre a mediação pedagógica e o uso das tecnologias; por fim, verificar os impactos da informatização das escolas. A metodologia utilizada nesse artigo foi a bibliográfica e empírica. A educação na forma institucionalizada assumiu grandes responsabilidades com o tempo, que além de ser a responsável por transmitir os conhecimentos produzidos socialmente, elas têm uma responsabilidade social profunda. Educadores precisam, para garantir que essa educação atenda as exigências de qualidade vigente, compreender seu contexto histórico-social, econômico e ideológico; aos professores entender sua responsabilidade como mediador pedagógico, ter bem estabelecido suas metodologias no uso das tecnologias de informação e comunicação, além de discutir a importãncia da formação continuada para o processo educacional. Assim, as discussões realizadas neste trabalho estão embasadas em Frigotto (2006), Moran (2015), Lima e Moura (2015), Heller (2004), Meirieu (2005), Moran, Macetto, e Behens (2007), entre outros.

Year

2019

Creators

Garcia Pires, Pierre André Silva, Liziany Lopes da

Desafios da prática docente universitária na educação à distância

O artigo busca compreender a prática pedagógica de professores recém-doutores durante suas primeiras experiências na educação a distância, tendo como foco principal a formação docente no contexto universitário. Buscamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos investigados analisando suas narrativas escritas após as primeiras experiências na docência na EaD. Os estudos sobre narrativas (auto)biográficas balizam metodologicamente a coleta e análise de dados. Ao revisitarem suas trajetórias de inserção na EaD, os sujeitos têm a oportunidade de construírem e reconstruírem seus saberes sobre a docência no contexto universitário. Sabemos que as tecnologias têm favorecido novas concepções sobre o que é ensinar, foco da Didática. Os resultados apontam a necessidade e a urgência de formação docente no que se refere à educação a distância universitária.

Year

2018

Creators

Starling Bosco, Cláudia de Oliveira Santos, Marilza Minoru Torisu, Edmilson

Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência

Este texto aborda, em um primeiro momento, aspectos da educação a distância no Brasil a partir de dados estatísticos que demonstram algumas das especificidades da oferta de cursos de graduação nesta modalidade de ensino. Posteriormente, apresentamos elementos específicos dos documentos institucionais a respeito da formação dos estudantes em uma IES da região metropolitana de Porto Alegre, a sua relação com a educação a distância, dando destaque ao que é dito nos textos a respeito da pesquisa enquanto componente indissociável da formação profissional. Finalizamos com a apresentação de um projeto de pesquisa desenvolvido especificamente para atender as necessidades formativas dos estudantes da modalidade de ensino em questão.

Year

2019

Creators

Simões, Rodrigo Lemos

Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo

Este artigo analisou as dificuldades enfrentadas por professores de diversos estados do Brasil, que atuam no ambiente hospitalar, quando do processo de ensino e aprendizagem destes em uma formação continuada Online. O aporte teórico apoia-se nas literaturas sobre Educação Online, Formação de Professores e Educação não Formal em ambiente hospitalar. Esta é uma pesquisa qualitativa que analisou 178 respostas de professores sobre as dificuldades encontradas durante a participação de um curso de extensão a distância. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo e com o auxílio do software Atlas Ti. Os resultados revelaram que a falta de tempo para realizar a formação, deve-se ao excesso de atividades docentes, assim como a dificuldade para interagir como aluno Online são implicações vivenciadas neste processo formativo.

Year

2018

Creators

Ferreira, Jacques de Lima Corrêa, Ygor Behrens, Marilda Aparecida