RCAAP Repository
Modelagem para estudo do comportamento dos elos da cadeia de suprimentos.
Com a globalização e necessidade de aumento de competitividade, as empresas preocupam-se cada vez mais com seus desempenhos. Muito se discutiu sobre a necessidade de um relacionamento mais profundo entre os elos da cadeia de suprimentos para a melhoria global. A administração integrada de estoques surge como um dos pontos centrais desta visão, mas nem sempre é feita dentro das práticas defendidas. Assim, este trabalho procura verificar o comportamento dos estoques de matérias-primas através do uso de dinâmica de sistemas, utilizando-se uma empresa de manufatura pertencente às cadeias automobilística e eletro-eletrônica. O método de pesquisa foi hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e o procedimento foi o de estudo de caso único. As técnicas foram entrevistas semi-estruturadas e observação direta. Com a revisão bibliográfica e dados empíricos, criou-se um modelo que permite verificar a interação entre as diversas variáveis que afetam o comportamento do estoque e verificar seu desempenho através de medidas pré-estabelecidas.
2004
Roberto Ramos de Morais
Proposta de modelo de mapeamento e gestão por macroprocessos.
O presente trabalho de pesquisa é uma proposta de modelo de mapeamento e gestão por macroprocessos. Também explora as ligações entre estratégia em operações, gestão por macroprocessos e cultura organizacional. Após revisão da literatura sobre esses temas, é proposto um modelo para o mapeamento dos processos organizacionais incluindo os orientados ao cliente, os de apoio e os de gestão do sistema. Ao modelo é agregada uma componente de cultura organizacional, propondo-se uma metáfora para incentivar os participantes ao trabalho em equipe. O modelo é testado contra dois relevantes referenciais de gestão, sendo o primeiro de requisitos propostos pelas normas da família NBR ISO 9000" e o segundo de estado da arte da gestão para a excelência do desempenho e o aumento da competitividade". O modelo é aplicado em sete organizações dos setores industrial, de serviços e governamental. O pesquisador participa diretamente dos trabalhos de implementação do modelo. Com base nos resultados obtidos, é explorado o relacionamento entre as estratégias em operações, a cultura organizacional e a gestão por macroprocessos. Conclui-se que a existência de uma estratégia definida favorece, mas não impõe a adoção da gestão por macroprocessos. Por outro lado, a adoção da gestão por macroprocessos induz ao estabelecimento de uma estratégia ou permite sua expansão, ao mesmo tempo em que reforça a cultura organizacional para a qualidade
2004
Clovis Armando Alvarenga-Netto
Definição e estabelecimento de processos de fábrica de software em uma organização de TI do setor público.
Um crescente número de empresas produtoras de software tem adotado um modelo organizacional de Fábrica de Software (FS), que facilita a terceirização por intermédio da segmentação das atividades e adoção de um sistema de produção mais flexível, dinâmico e controlado. Uma FS pode atender a múltiplas demandas de natureza e escopos distintos com o intuito de prover as necessidades específicas de cada cliente. Em face da diversidade e complexidade deste contexto, uma das questões principais a resolver é como mapear todos os processos envolvidos, identificando claramente o que, quem e, sobretudo como cada trabalho deve ser executado e controlado, visando o alinhamento dos processos à estrutura organizacional e conceitual de FS com foco nos processos de integração, alinhamento e reuso. Este estudo tem como objetivo mapear, definir, reestruturar e estabelecer processos de Fábrica de Software, conduzidos pelo método de pesquisaação em uma organização produtora de software do setor público, considerando seu contexto operacional, técnico e cultura organizacional. O desenvolvimento, execução, acompanhamento e resultados são descritos pelos ciclos da pesquisa-ação envolvendo o estudo de estruturas organizacionais, metodologias de desenvolvimento de sistemas, e mudanças organizacionais. Para isso foram definidas uma Estrutura Organizacional de Referência de FS, uma Arquitetura de Definição de Processos para FS e uma Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas e Integração com foco organizacional, concebidos e desenvolvidos com base na literatura, experiência profissional e pesquisa empírica, que serviram como guia de condução da pesquisa-ação, culminando na associação do estudo empírico com o estudo teórico. As contribuições empíricas e teóricas geradas referem-se à melhoria dos processos organizacionais e operacionais de uma empresa de TI do setor público com base nos conceitos de FS.
Gráficos CUSUM e EWMA para monitorar dados de contagem com distribuição binominal negativa.
Gráficos de controle têm sido amplamente utilizados na manufatura para melhoria de processos. Diversas abordagens tem sido propostas para melhorar o desempenho dos gráficos existentes na literatura. Além disso, o uso de gráficos de controle tem se estendido para outras áreas, tais como, economia, finanças, medicina, etc. O objetivo deste trabalho é comparar o gráfico CUSUM com o gráfico EWMA para monitoramento do número diário de internações hospitalares. Para tanto, utilizou-se uma série histórica de internações devido a doenças respiratórias para a população acima de 65 anos. Um modelo linear foi ajustado considerando que o número de internações segue uma distribuição Binomial Negativa. São simulados diversos cenários de mudança no número médio de internações e utilizando diferentes estatísticas baseadas em transformações, é feita uma comparação entre estes gráficos. Verifica-se que o gráfico EWMA com limite de controle assintótico possui desempenho muito similar ao gráfico CUSUM. Já o EWMA implementado com limite de controle exato apresenta melhor desempenho em relação ao gráfico CUSUM quando se atribui pesos menores aos dados atuais.
Inovação como uma nova função organizacional: caracterização a partir da experiência de empresas industriais de grande porte no Brasil.
Nas últimas décadas é notória a crescente importância que vem sendo dada ao desenvolvimento de inovações por parte de empresas, principalmente nos setores industriais. Entretanto, diferentemente de situações em que a inovação ocorre de maneira fortuita e eventual, desafios especiais se reservam às organizações que se engajam na geração de inovações de forma sistemática. Nesta linha, um conjunto de iniciativas empresariais parece apontar na direção de um aglutinamento de atividades relacionadas à gestão da inovação em grupos dedicados: Diretoria de Inovação Tecnológica, Comitê de Inovação, Núcleo de Gestão da Inovação, Gerência de Planejamento Estratégico e Inovação, etc. são alguns dos nomes de instâncias da organização que tem assumido a responsabilidade se debruçar sobre esta questão. Tomando como conceito de função organizacional a existência de um grupo identificável e com uma missão específica na organização, alguns estudos tem afirmado que a inovação surge como uma nova função organizacional das empresas. Neste contexto nasce a questão central deste trabalho: o que caracteriza a função organizacional inovação, considerando as iniciativas de diferentes empresas industriais de grande porte engajadas na sistematização da inovação no Brasil? Partindo da contextualização geral e importância da temática da inovação nos sistemas produtivos, o estudo recorre a três desdobramentos da literatura de inovação como bases teóricas. Parte-se da conceituação e dimensões da inovação, discutem-se as diferentes perspectivas para o processo de se gerar inovações e, finalmente, busca-se dar um panorama das abordagens gerenciais que visam sistematizar a prática da inovação nas organizações. Na sequência, são apresentadas ainda considerações da literatura quanto à definição e caracterização de funções organizacionais. A estratégia metodológica adotada é o estudo de casos múltiplos, com lógica predominantemente indutiva. O recorte do estudo está em organizações industriais de grande porte atuantes no Brasil e, neste contexto, são abordadas as experiências de quinze empresas na constituição de grupos dedicados de inovação. O estudo destes casos revela um conjunto de características para a função inovação que surge nestas empresas, dividas em seis perspectivas: propósito geral da função inovação, origens dos grupos, legitimidade e norteamento da função, pessoas, atribuições da função inovação e perspectivas futuras. Ao final são apresentadas as principais implicações da pesquisa, limitações e sugestões para trabalhos futuros.
Entrepreneurship education through the lenses of entrepreneurial competences, intention, and confidence.
Currently organizations face big challenges in the development of innovations, and in this context, the connections between innovation and entrepreneurship is increasingly relevant, since entrepreneurship is recognized as a great innovation propeller. In this scenario, it is relevant to conduct studies on emerging small organizations, or even on individual units of large organizations, since these organizations are recognized as more agile and radical in the development of innovations.Entrepreneurship is recognized by politician and economists as a promoter of economic growth, supported by investors and governments. Entrepreneurship is also recognized as an economic catalyst, a job creator, and a promoter of technological progress. However, entrepreneurship is also recognized as an area of study that demands extensive research, with focus on the development and consolidation of practices and frameworks. Different gaps of knowledge have been identified, including the current state of the art of entrepreneurship education, the role and the outcomes of educational entrepreneurship initiatives, as well as the best practices for teachingentrepreneurship. Moreover, there is the need to consolidate the ties between entrepreneurship education and entrepreneurial behavior and intention, considering the resulting acquired competences.This research contributes to the academic body of knowledge about entrepreneurship education with the development, application and validation of conceptual frameworks and practical approaches, capable to identify, measure, analyze and evaluate the effectiveness of entrepreneurship educational initiatives, considering the evolution over time of entrepreneurial competences, intention, and confidence.In order to achieve the objectives of this research some initiatives where conducted resulting in six academic papers, evidencing a broad interest in understanding the entrepreneurship education, the ways of teaching entrepreneurship and how to increase the positive outcomes of entrepreneurship education. Specific results include the development of a list of entrepreneurial competences, a list of criteria to compare different initiatives of entrepreneurship courses, and ways to evaluate the outcomes of entrepreneurship education, resulting in different proposals for the effective evaluation of courses that teach the futures entrepreneurs.
2021
Diane Aparecida dos Reis Silva Farina
Modelo de negócio: uma proposta de visão integrada de processos logísticos em redes de restaurantes fast food.
A elevada competitividade nos diversos setores da economia brasileira também está presente no varejo de alimentação. Destaca-se a parcela composta por estabelecimentos dedicados ao fornecimento de lanches ou refeições rápidas, conhecidos como restaurantes fast food. Esse setor exibe a presença de redes internacionais, no formato de franquias, que tornam o mercado mais competitivo. Este trabalho está voltado para o segmento de redes de restaurantes fast food, estudando os relacionamentos envolvidos nas operações logísticas, dentro da cadeia de suprimentos. Para os diversos participantes dessa cadeia - organização detentora da franquia da rede, restaurantes, fornecedores, provedores de serviços logísticos e clientes - a logística, envolvendo atividades como compras, inventário e distribuição, tem uma função central e estratégica, influenciando de forma significativa os resultados de todas as partes. Um aspecto relevante é a política de terceirização (outsourcing) das atividades logísticas, cada vez mais presente em todo o mundo, que também se apresenta como alternativa neste segmento. Destaca-se a figura do operador logístico, um provedor de diversas funções logísticas, realizando-as de forma integrada. Em face deste contexto, o principal objetivo deste trabalho é a proposição de modelos de negócios que podem ser aplicados às redes de restaurantes fast food, onde são mostradas as diversas formas de relacionamentos entre os participantes, visando a obtenção de valor para o cliente. O modelo de negócio é a base para a definição da estratégia competitiva dos integrantes da cadeia de suprimentos, em busca de vantagem competitiva para o grupo. Uma pesquisa empírica (survey) foi realizada com redes de restaurantes fast food para permitir a visão da realidade empresarial e auxiliar no desenvolvimento dos modelos de negócios. Em seguida foram selecionados quatro casos - três redes e um operador logístico - para um estudo mais aprofundado e obtenção de insights que possibilitem compreender a estratégia competitiva destas redes.
Construir e compartilhar o conhecimento: a experiência da Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente.
A procura de novos modelos econômicos reacendeu a discussão em torno de conceitos de autogestão, de cooperação, de solidariedade, de inclusão social e digital. No Brasil, os Empreendimentos Econômicos Solidários surgem como uma opção de organização social do trabalho, de renda e um ambiente profícuo para a criação coletiva e compartilhamento do conhecimento. O propósito desta pesquisa é entender a construção e compartilhamento do conhecimento nos Empreendimentos Econômicos Solidários, mediante o conceito de Comunidade de Prática, aqui entendido como um elemento de aprendizagem coletiva dentro da organização social do trabalho. Para tal, adotamos a conceituação de Comunidade de Prática proposta por Wenger (2000), cujas características são: domínio (engajamento mútuo), a própria comunidade (empreendimento comum) e a prática (repertório compartilhado). Considerando que os princípios e os valores do Cooperativismo orientam os Empreendimentos Econômicos Solidários, os quais têm no formato de cooperativa, a sua maior expressão e referência, delineamos o escopo da investigação científica. Apresentamos o estudo de caso da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis - a CRUMA Cooperativa Reunidos pelo Meio Ambiente (Poá-SP), para exemplificar a relevância da construção e do compartilhamento do conhecimento de modo solidário nos processos associativos, com vistas a impulsionar um desenvolvimento efetivamente sustentado.
2007
Eni Leide Conceição Silva
Métodos quantitativos de avaliação de transbordamentos de conhecimento: uma aplicação ao sistema local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Campinas.
Esta dissertação tem por objetivos revisar alguns estudos quantitativos de transbordamentos de conhecimento e testar suas ferramentas num aglomerado brasileiro. Estes métodos são amplamente utilizados na literatura internacional e, após esta revisão, foi executada uma pesquisa no Sistema Local de Produção (SLP) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Campinas. A discussão sobre as características, qualidades e limitações destes cinco tipos de estudos (função produção de conhecimento, citação de patentes, mobilidade de trabalhadores qualificados, comércio de novos produtos e contatos informais) levou a opção de aplicar uma pesquisa baseada principalmente no método dos contatos informais e, de modo exploratório, numa variante da citação de patentes que usa as citações de artigos científicos como indicador primordial. O questionário foi respondido por profissionais da região que atuam em atividades de TIC. Entre os resultados da pesquisa alguns se sobressaem. Primeiro, há uma expressiva presença de transbordamentos de conhecimento na região de Campinas e esta é uma importante forma de obtenção de conhecimento por parte dos funcionários das empresas do ramo de TIC. Segundo, os funcionários com maiores capacitações e com maior experiência no setor tendem a obter conhecimento mais valioso de seus colegas. Terceiro, os funcionários de empresas multinacionais obtém menos conhecimento de seus contatos informais, pois têm acesso a outros meios para resolução de problemas dentro da própria firma, enquanto isso, os funcionários de empresas brasileiras tendem a recorrer a seus colegas para a resolução de problemas. Por fim, pela análise das citações de artigos científicos, foi possível evidenciar que o conhecimento está realmente concentrado uma vez que a grande maioria das citações são para trabalhos de autores vinculados a instituições de Campinas.
2008
Veneziano de Castro Araújo
Simulação de estratégias de reposição de estoques em uma cadeia de suprimentos com dois estágios.
Este estudo foca a gestão de estoques em cadeias de suprimentos. São construídos modelos de simulação para investigar diferentes estratégias de reposição de estoques em uma cadeia de suprimentos com dois estágios. São utilizadas técnicas de simulação por dinâmica de sistemas para o desenvolvimento dos modelos. Para tanto, analisa-se uma cadeia de suprimentos formada por dois agentes, um varejista e um fornecedor. Estes agentes devem tomar as decisões de reposição de estoques, definindo quantidades e momentos em que os materiais são adquiridos. Os objetivos principais do trabalho são: levantar na literatura quais são as principais estratégias para a gestão de estoques na cadeia de suprimentos, desenvolver modelos de simulação para as estratégias mais significativas, identificar qual das estratégias analisadas é a mais atraente para o fabricante, para o varejista e para a cadeia de suprimentos como um todo e ilustrar como a metodologia de simulação pode ser utilizada no estudo de estratégias de gestão de estoques. Três estratégias principais são identificadas na literatura e modeladas. Na primeira estratégia, os agentes tomam decisões independentemente e não compartilham informações. Na segunda estratégia, os agentes compartilham informações, mas as decisões continuam a ser tomadas independentemente. Na terceira estratégia, as decisões de reposição de estoques são tomadas pelo fornecedor, que tem acesso a todas as informações sobre venda e estoque no varejista. Observa-se que a amplificação na variação dos pedidos de um estágio para outro se reduz com o compartilhamento de informações e a centralização das decisões, sendo que esta última estratégia se mostra como a mais eficiente. O método utilizado demonstra-se bastante eficaz e pode ser usado para simular outras estratégias de reposição de estoque que não estão sendo analisadas no presente estudo.
2008
Milton Guilherme Forestieri Fernandes
Localização de depósitos de suprimentos de alívio para resposta a desastres através de programação linear estocástica e análise de decisão com múltiplos critérios.
Com o aumento do número de desastres e consequente incremento no número de pessoas vitimadas, a preparação para esses eventos é uma necessidade das sociedades modernas. Neste sentido, o planejamento das operações logísticas para atendimento as situações de emergências é uma atividade recente e pouco explorada na produção acadêmica. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma metodologia para definir locais para o pré-posicionamento de materiais utilizados no socorro a populações afetadas por desastres através de um modelo de otimização estocástica de dois estágios e análise de decisão multicritério e que considerem parâmetros quantitativos e qualitativos. Com base nos custos de transporte e do não atendimento a demanda, e utilizando informações como mapeamentos de riscos; custos de transporte; histórico de ocorrências de desastres; cobertura geográfica; compras de materiais; capacidades de depósitos e de transporte, um modelo estocástico de programação linear minimiza os custos operacionais para abastecimento às vítimas. Uma análise detalhada sobre como atribuir penalidades para demanda não atendida também é apresentada. Devido à incerteza quanto a severidade de um desastre e a influência da mídia nas fases pós-desastres estes parâmetros são representados na forma de cenários. O resultado do modelo estocástico mostra a quantidade de locais e quais localidades minimizam o custo operacional. Após a obtenção desse resultado, uma nova etapa é utilizada para decisão de escolha do local, com a aplicação de modelo de decisão multicritério que considere, além dos valores obtidos pela modelagem, critérios subjetivos característicos a operações humanitárias. Os resultados finais mostram que modelos estocásticos promovem resultados mais confiáveis que os determinísticos, especialmente, em situações nas quais materiais disponíveis não podem atender toda a demanda e que a consideração de critérios qualitativos e quantitativos proporciona uma decisão mais robusta em operações humanitárias.
Estudo de casos sobre o alinhamento entre as estratégias empresariais e de formação de preços.
O trabalho inicia apresentando a teoria econômica, incluindo as teorias empresariais e das estruturas de mercado e constrói um alinhamento entre estratégia de negócios e de formação de preços, explorando os principais conceitos derivados. Estes conceitos terão sua aplicabilidade verificada através de estudos de casos em empresas nacionais. Estes estudos exploram empresas de diferentes mercados com produtos ou serviços em diferentes estágios de ciclo de vida. As análises pretendem mostrar como alinhar as estratégias de negócio e competição das empresas e suas estratégias e táticas operacionais de formação de preços. Os resultados obtidos indicam que apesar das empresas procurarem alinhar seus objetivos estratégicos com os objetivos de formação de preço ainda há possíveis oportunidades no uso de técnicas e conceitos em dimensões estratégicas específicas de seu negócio, bem como oportunidades advindas da integração e estruturação destes processos.
2006
Fábio Luís Alves Pereira
Melhoria de processos em empresas do setor de varejo no Brasil: estudo de casos.
O mercado de varejo é reconhecidamente competitivo e dinâmico, exigindo excelência na operação para se obterem bons resultados. É necessário às empresas varejistas adaptar a gestão do negócio à realidade vivenciada, aperfeiçoando o desempenho de processos, com a finalidade de torná-los mais eficazes, eficientes e integrados. O campo acadêmico, por sua vez, vem apresentando número crescente de artigos publicados, relacionados à pesquisa empírica de gestão por processos, como melhoria contínua ou por ruptura, o que revela aumento no interesse pelo tema. Na literatura, há exemplos de melhoria de processos em diferentes setores econômicos como indústria, serviços, educação, saúde, finanças e governo. No entanto, poucos relatos do gênero existem aplicados a empresas de varejo, no Brasil, usando-se abordagem de processos. Nesse sentido, este trabalho procura contribuir para o desenvolvimento da teoria, podendo servir de base para futuras pesquisas em à melhoria de processos no varejo. A presente pesquisa estuda grandes empresas varejistas brasileiras que possuem área dedicada à melhoria de seus processos, e conseguiu identificar como aquelas organizações definem processos, efetuam seu mapeamento e selecionam aqueles destinados ao aprimoramento. Ademais, este estudo descreve como funciona o planejamento e a organização de atividades para que se efetue melhoria de processos; analisa como aquelas empresas atuam na implementação das melhorias, apontando dificuldades e fatores críticos de sucesso. Por fim, examina-se a maneira pela qual são empregados indicadores que permitam constatar a melhoria dos processos. A partir de estudo de casos, este trabalho propõe análise qualitativa de três das maiores empresas do varejo brasileiro, no que toca à implementação de melhoria de processos. Foram utilizados métodos de natureza qualitativa na coleta e na análise de dados, a partir de múltiplas fontes de evidência: entrevistas semi-estruturadas com gestores e consultores das áreas concernidas, análise de documentos da empresa além de observação direta e participante da evolução do trabalho ao longo do período estudado. Dentro de suas limitações, este trabalho revela que, se as grandes empresas de varejo estudadas possuem área dedicada à melhoria contínua de processos, a cultura de processos é, entretanto, recente, seus conceitos sendo aplicados conforme a maturidade da empresa em conhecimentos de qualidade. São processos administrativos e de suporte aqueles geralmente selecionados para melhoria, não estando necessariamente alinhados a objetivos estratégicos da empresa, nem ainda relacionados diretamente ao modelo de negócio da organização ou ao cliente final, uma vez que a escolha depende do interesse da área patrocinadora do projeto de melhoria de processos. A área de Processos é reconhecida como responsável por estruturar processos, atuando de forma coordenada e disciplinada, valorizando planejamento antes de execução, sem perder foco no resultado final desejado, promovendo parcerias entre as áreas e sentimento de participação conjunta na implementação do novo processo. As empresas não possuem metodologia comum para melhoria de processos, sendo que cada qual faz adapta metodologias segundo a cultura e a realidade da empresa, somando-se ainda boas práticas de mercado e experiência da equipe. Dentro dos projetos de melhoria, os processos possuem donos formalmente atribuídos, responsáveis por sua execução, podendo ou não ser divulgados para todos os níveis hierárquicos da empresa. Além disso, as empresas vivenciam, cada uma a sua maneira, dificuldades (humanas; tempo e recursos financeiros; técnica, de tecnologia e metodologia; política e gestão) e fatores críticos de sucesso (apoio da alta gestão; alinhamento estratégico; avaliação de desempenho e efeito de demonstração; presença de liderança; uso efetivo de tecnologia de informação; comunicação e transferência de conhecimento; rigor na implementação de melhorias; gestão da mudança em recursos humanos; seleção criteriosa de colaboradores; e concorrência de mercado). Por fim, o uso de indicadores, quando acontece, tem por objetivo criar histórico de dados que permita analisar e avaliar o potencial de melhoria contínua daquele processo, não estando, uma vez mais, formalmente alinhado à perspectiva estratégica da empresa nem o cliente final. Apesar de relativamente bem encaminhadas, as empresas ainda possuem um caminho a percorrer para atingir maturidade na gestão por processos e buscar melhorar aqueles que agregam valor direto ao cliente final.
2011
Gabriel Bassetti Martinho
Aspectos distintivos de gestão de empreendimentos econômicos solidários: observação participante em cooperativas autogestionárias de catadores de materiais recicláveis.
A Economia Solidária (ES) é uma forma alternativa de pensar a atividade econômica em que valores como equidade, solidariedade e cooperação estão no centro das relações dos agentes. Os empreendimentos econômico-solidários trazem em seu cerne os valores preconizados pela ES e embrenham no desafio de construir uma forma diferenciada de produção e distribuição dos resultados do trabalho. Contudo, atuam em um mercado guiado pela racionalidade concorrencial e nesse contexto surge a indagação sobre como alinhar as necessidades de competitividade demandadas pelo mercado, com os princípios da organização econômico-solidária. Assim, o objetivo do trabalho é analisar a organização e a gestão de empreendimentos autogestionários, destacando as práticas distintivas, comparativamente aos modelos teóricos de organização e gestão, que permitem conciliar as demandas concorrenciais com os princípios solidários. Aplicando a metodologia de observação participante em três cooperativas de catadores de materiais recicláveis, o trabalho destaca, entre outras, três práticas distintivas centrais: a configuração coletiva do processo de tomada de decisão e gestão, que requer uma série de outras características, tais como, acesso à informação e conhecimento de causa; os critérios utilizados na tomada de decisão consideram os diversos objetivos dos interessados além do objetivo de desempenho econômico; e há a possibilidade de negociação sobre a produtividade do trabalho. Apresenta-se detalhadamente a organização das três cooperativas estudadas, descrevendo a configuração produtiva, a estrutura do processo decisório, o controle operacional e a distribuição das sobras.
2014
Henrique Pedrosa Chagas
O trabalho para a sustentabilidade: alinhando a estratégia com a operação através de tarefas sustentáveis.
Com a introdução de políticas estratégicas de sustentabilidade corporativas esperase que as empresas aprimorem várias questões, dentre as quais, aquelas relacionadas ao trabalho, propiciando maior bem estar para seus trabalhadores. Dentro do contexto da engenharia da produção foi buscado conectar a temática da sustentabilidade com a temática do trabalho, esta última contemplada pela disciplina da ergonomia. Através de estudos de caso desenvolvidos em quatro empresas consideradas de referência em sustentabilidade analisou-se como a introdução da temática da sustentabilidade influenciou as questões relacionadas ao trabalho, desde a divulgação no externo e no interno da organização, passando pela análise dos meios organizacionais de desdobramento, até a fase de projeto de trabalho. Esta última fase é o instante em que se prescreve o trabalho na organização. Espera-se que a empresa engajada na sustentabilidade dedique uma posição de relevância ao trabalhador e ao seu bem-estar nesta fase. Os estudos de caso foram essenciais para confirmar sete proposições as quais permitiram confirmar a tese de doutorado, a saber, \"Embora sejam divulgadas como incluídas, não existem evidências explicitas de que mudanças no trabalho sejam consideradas durante a introdução de políticas de sustentabilidade\". A partir desse resultado de pesquisa, são discutidas as contribuições que podem ser proporcionadas pela disciplina de ergonomia nas empresas para aumentar a efetividade da introdução das questões de trabalho em suas políticas de sustentabilidade sistêmicas, permitindo um alinhamento entre o que é divulgado e o que realmente é introduzido nas organizações.
Gestão por processos em uma empresa de pesquisa e desenvolvimento: objetivo estratégico de um modelo de gestão
Esta dissertação tem por objetivo avaliar a gestão por processos em uma empresa de pesquisa e desenvolvimento como um dos objetivos estratégicos de seu modelo de gestão, bem como identificar seu nível de evolução e características em relação a uma empresa orientada por processos. O presente estudo de caso foi realizado no Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária CNPDIA, uma das quarenta unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, instituição de pesquisa e desenvolvimento vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, uma das maiores instituições de pesquisa do mundo tropical, presente em quase todos os Estados da Federação, nas mais diferentes condições ecológicas, contribuindo para o sucesso do agronegócio e do desenvolvimento sustentável. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a importância da gestão por processos dentro de uma visão estratégica, as principais diferenças entre uma empresa estruturada por função e estruturada por processos e também as principais dificuldades de uma transição para processos. Por meio da análise de documentos e relatórios apresentados pela empresa, entrevistas relacionadas ao tema com gerentes e funcionários da empresa, e estudo do Modelo de Gestão Estratégica MGE adotado, no qual insere-se a gestão por processos como um de seus objetivos estratégicos e confrontando com a teoria, este estudo de caso avaliou como a empresa está se estruturando para atender às necessidades e desafios apresentados nesse contexto de mudanças, os quais forçam as organizações a reavaliarem e readequarem seus modelos de gestão e suas estruturas organizacionais para conseguirem manterem-se vivas nesse ambiente competitivo. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram que a unidade, apesar de apresentar vários indicativos de mudança de estrutura organizacional para modelos mais flexíveis, está passando por uma fase de transição, caracterizando um aprendizado para todos os envolvidos e, principalmente, que as resistências apresentadas a esse novo modelo de gestão proposto estão sendo reduzidas por conseqüência da internalização dos conceitos e do maior conhecimento, por parte dos executivos e funcionários, sobre a abordagem de processos.
2004
Odemilson Fernando Sentanin
Novos métodos heurísticos para a programação de operações no-wait flow shop com critério de minimização do tempo total de fluxo
Este trabalho apresenta o problema de programação de operações em máquinas no ambiente no-wait flow shop com critério de minimização do tempo total de fluxo (total flowtime). Aplicações para o problema no-wait flow shop podem ser encontradas em muitas indústrias. Por exemplo, em indústrias de metais, o metal aquecido deve seguir por uma série de operações antes de ser resfriado, com a finalidade de prevenir defeitos na sua composição. Um segundo exemplo é a indústria de plásticos que requer uma série de processos, um imediatamente após o outro, a fim de prevenir a degradação. Situações similares também são encontradas em outros processos industriais, como químicos e farmacêuticos. Neste trabalho, são propostos e avaliados novos métodos heurísticos para o problema, tão bons quanto os já existentes na literatura. Os métodos são avaliados através de um grande número de problemas de vários tamanhos. Os resultados da experimentação computacional também são analisados.
2006
Lucas Yamada Scardoelli
Tomada de decisão na pequena empresa: estudo multicaso sobre a utilização de ferramentas informatizadas de apoio à decisão
A presente dissertação tem como objetivo geral estudar de que forma as ferramentas ou sistemas informatizados de apoio à decisão podem auxiliar os tomadores de decisão da pequena empresa. A partir da revisão bibliográfica sobre o assunto e das inquietações do pesquisador, foram formuladas as variáveis e as questões desta pesquisa. No trabalho de campo foram estudadas três pequenas empresas da região de Ribeirão Preto, uma de cada segmento produtivo. Por meio do trabalho de campo, foi possível cruzar as informações obtidas na literatura com a realidade encontrada nas empresas pesquisadas, levantando informações sobre a utilização das ferramentas informatizadas de apoio à decisão nestas empresas. Ao longo deste estudo, procurou-se analisar os fatores que dificultam ou incrementam a utilização destas ferramentas nas pequenas empresas, respeitando as suas particularidades de gestão e o seu processo decisório. Após a condução do trabalho, pôde-se concluir que a utilização efetiva destas ferramentas está diretamente relacionada ao perfil e às habilidades de seus proprietários-administradores. Diante disso e dos dados apresentados ao longo desta pesquisa, foram apresentadas algumas propostas para a condução de projetos que visem à utilização de ferramentas de apoio à decisão na pequena empresa. Estas propostas baseiam-se na criação de ambientes de aprendizagem voltados à realidade das pequenas empresas, onde o proprietário-administrador possa adquirir conhecimentos necessários para manipular as ferramentas de apoio à decisão; e na necessidade de se reforçar e demonstrar a importância da tomada de decisões com base em informações relevantes e confiáveis
Empowerment e estágios evolutivos das áreas de gestão: estudo de casos em empresas manufatureiras
Empowerment é uma abordagem de projeto que objetiva a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários do empowerment através dos estágios evolutivos das áreas de gestão. Estudam-se as especificidades do empowerment em termos de suas dimensões, ciclo de implementação e tipologia. Analisa-se o desenvolvimento de empowerment através dos estágios evolutivos das áreas de gestão, configurações organizacionais, estratégias competitivas, gestão de recursos humanos e qualidade. Apresenta-se um estudo de casos em duas empresas manufatureiras do interior de São Paulo, a fim de analisar o grau de participação dos funcionários de acordo com o estágio evolutivo de suas áreas de gestão, configuração organizacional, estratégia competitiva, gestão de recursos humanos e gestão da qualidade da empresa. Nas conclusões, discutem-se os fatores favoráveis, as particularidades e limitações do empowerment com base nos estudos de casos.
2002
Claudia Heloisa Ribeiro Rodrigues
Tipologia e freqüência de métodos de ensino em disciplinas de formação profissionalizante em engenharia de produção
A globalização dos mercados trouxe, para o cenário brasileiro, impactos políticos, socioecônomicos e culturais enfatizando a figura de um homem, denominado cidadão do mundo. Devido às próprias limitações humanas, em um mundo em que as mudanças são constantes, esse cidadão tem como característica ser um eterno aprendiz. A universidade, locus de produção de identidade do país e cuja função social é formar indivíduos neste novo contexto global, se encontra em um dilema existencial: pesquisa e ensino; a superação dessa dicotomia poderá derivar de novas relações humanas na formação do sujeito-coletivo que constrói sua identidade através das possibilidades de diversidades do mundo que o circunda. Estando na aprendizagem, para a aquisição de conhecimentos ou o desenvolvimento de habilidades e atitudes pelas experiências educativas, o papel do docente como mediador em organizar estratégias (métodos e técnicas de ensino) para que o discente conheça e crie a cultura. O objetivo desta pesquisa é mapear a tipologia e freqüência de métodos de ensino em disciplinas de formação profissionalizante em engenharia de produção. Identificar, através de um estudo teórico e revisão bibliográfica, os tipos e métodos mais utilizados no ensino superior do curso de engenharia de produção, bem como as vantagens, limitações e habilidades desenvolvidas segundo a utilização adequada dessas técnicas. No estudo de caso, se analisam os métodos de ensino e as competências necessárias nas disciplinas profissionalizantes do curso de engenharia de produção mecânica da escola de engenharia de São Carlos cujos métodos de coleta foram através de questionário para os discentes e entrevistas junto aos docentes. Embora haja uma variedade de técnicas socializantes que deveriam atender aos objetivos específicos de cada disciplina, os avanços tornam-se despercebidos pela descrição da técnica. Ao menosprezar a conduta e observação docente (dimensão técnica/ética/política), durante o processo, o docente abdica de sua autoridade no processo de ensino/aprendizagem; as limitações, como a aula expositiva tradicional (centrando o conhecimento no professor), têm se tornado fonte de estagnação, desfavorecendo a amplitude do desenvolvimento do potencial humano e fazendo com que o discente não se torne co-autor de seu processo de aprender a aprender, pois limita sua fonte de investigação, criatividade e anseio de desafio.
2004
Nelma Salomé Silva de Oliveira