Repositório RCAAP

Proposta de um catálogo de padrões aplicados ao processo de elicitação de requisitos para software de gestão comercial.

Esta pesquisa do campo da Engenharia de Software explora a aplicação do conceito de padrões no tratamento dos problemas da fase inicial da produção de software. Essa fase visa à compreensão do problema com objetivo de sugerir uma solução viável ao projeto. A área que estuda esses fenômenos é conhecida como Engenharia de Requisitos, e a fase que compreende o levantamento das necessidades dos usuários e dos sistemas denomina-se \"elicitação\". No desenvolvimento deste trabalho, é aplicada a pesquisa-ação como método de pesquisa. Foram selecionadas três empresas do ramo comercial em segmentos diferentes, através da técnica de observação e análise das atividades aplicadas na elicitação de requisitos, contidas no processo de construção de software nessas organizações. A abordagem teórica se limitou aos conceitos essenciais da Engenharia de Requisitos, com ênfase na fase de elicitação de requisitos, uma exploração sobre padrões, apresentando suas características e as diversas aplicações na padronização da solução geral para problemas complexos. Essencialmente, a pesquisa sugere um catálogo de padrões candidatos, aplicável ao processo de elicitação de requisitos. Cada padrão é extraído dos documentos de requisitos construídos com base em estudo de campo realizado. São organizados por tipo de requisitos e organizados em um gabarito proposto pelo pesquisador. Posteriormente, são relacionados de acordo com suas afinidades e preocupações, transformando-os dessa maneira em um catálogo de padrões devido a sua classificação e sumarização. Por fim, o pesquisador apresenta as conclusões e desenvolve as críticas acerca do catálogo de padrões, sugere melhorias, indica as limitações, e aponta as contribuições relativas à redução da complexidade na execução da atividade de elicitação de requisitos com a possibilidade de se antecipar ao problema que provavelmente o analista ou engenheiro de requisitos irá enfrentar.

Ano

2009

Creators

Kleber Rocha de Oliveira

Practical Pollution-Routing problem with time-dependent speeds: insights from São Paulo.

Vehicle routing problems (VRP) are one of the most studied problems in combinatorial optimization. In recent years, it has gained the attention of many researchers and business organizations not only in its classical application, but also because of the many environmental considerations that it is possible to consider. Objectives that aims to reduce fuel consumption or directly the emissions of CO2 and other greenhouse gases (GHG) have become widely adopted. Being so, many models that estimate emissions and fuel consumption have been proposed in the literature, accounting for different factors that affect fuel consumption in road transportation, such as payload, slope and travel speed. These comprehensive models, while providing very accurate results in modeling emissions and fuel consumption, are very dependent on numerous parameters and user inputs, many not easily retrievable by practitioners. In this way, a Practical Pollution-Routing Problem (PPRP) is a VRP that aims to reduce fuel consumption using simple and practical computations based on the Fuel Consumption Rate (FCR) of vehicles. Another important variant of the VRP that has also attracted recent attention is the time-dependent vehicle routing problem (TDVRP), in which the effects of congestion and travel speeds fluctuations during the day are taken into account when designing the delivery routes. A time-dependent approach to the PPRP, however, has not been found in the literature. Thus, our research addresses this gap and aims to propose a new variant of this problem called the Practical Pollution-Routing Problem with Time-Dependent speeds (PPRP-TD), as it has important value to practitioners interested in the reduction of fuel consumption and the hazardous effects caused by diesel trucks. We propose several instance problems based on real operations of a major retailer company that distributes in São Paulo, and also analyze the time dependent speeds of the São Paulo network. To solve both the PPRP and the PPRP-TD, we propose the GRASP-FESA solution method, which is an FCR-based Extended Savings Algorithm (FESA) combined with a Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) metaheuristic. In the case of the PPRP-TD, we also perform an extensive time-dependent scheduling for all given routes. The method is able to provide good results, although being computationally expensive in the case of large instances.

Ano

2019

Creators

Luiz Felipe de Oliveira Moura Santos

Sistemas especialistas modulados e abrangentes para a gestão de operações.

A existência de novas condições econômicas e de trabalho tem conduzido as empresas a uma modernização de técnicas e metodologias para a resolução de problemas em Engenharia de Produção. Embora seja rápido o surgimento de novas ferramentas de informática e haja uma grande preocupação, no sentido de empregar a informática como suporte à tomada de decisões, o que se tem notado é que a utilização dos computadores nas empresas não tem sido feita na plenitude de suas possibilidades, ou seja, os usuários (especialmente os engenheiros) fazem uso de programas especialistas para chegarem a decisões isoladas e, posteriormente, transferem os resultados obtidos para outros aplicativos e/ou realização das análises. Este trabalho desenvolveu estudos multidisciplinares que envolvem as novas ferramentas oferecidas pelos avanços da Informática e pelos modernos conceitos de administração e otimização de processos, estudados em Engenharia de Produção. Tais estudos foram direcionados para a obtenção de resultados práticos que possam ser rapidamente aplicados nas empresas brasileiras, ou seja, dentro do contexto financeiro-tecnológico nacional. Estas pesquisam procuraram documentar qual é o formato do sistema, para que sejam capazes de facilitar e automatizar o planejamento da produção de uma indústria ou de uma empresa de serviços. Pretendeu-se, assim, registrar os conceitos e filosofias necessários para se construir uma ferramenta para otimização de processos produtivos que resolva, ou atenue, eventuais problemas causados por restrições nadisponibilidade de recursos (equipamento, mão-de-obra, material e tempo) ou de outra natureza.

Ano

2000

Creators

Wagner Däumichen Barrella

Servitização no mercado brasileiro de livros didáticos: implicações organizacionais para as editoras.

Num mercado com crescente competição como o atual, é mister que as empresas façam mais por seus clientes, ou seja, que em essência lhes entreguem mais valor. Para empresas industriais em particular, uma das ações mais comuns é a integração de serviços aos produtos existentes, a fim de oferecer uma solução que atenda às necessidades do cliente. A servitização, termo cunhado para denominar esse modelo de negócios, demanda uma transição organizacional, afinal prestar serviços é diferente de fabricar produtos. Não obstante argumentos em favor, nem sempre a servitização é bem sucedida. Nesta pesquisa, foram examinados os efeitos organizacionais da servitização no mercado editorial brasileiro, mais precisamente no segmento de livros didáticos. O foco recaiu sobre as editoras que criam, produzem e comercializam os livros, bem como sua relação com um de seus maiores clientes: as escolas particulares de ensino fundamental e médio. Usualmente vistas como produtoras de um bem manufaturado o livro e historicamente estruturadas segundo a tradição taylorista, essas editoras têm se reformado na direção de uma organização voltada à criação de conteúdo didático e prestação de serviços às escolas e professores. O presente trabalho teve como objetivo descrever e explicar como têm ocorrido as mudanças organizacionais decorrentes da servitização. Por meio de um estudo de caso múltiplo, coletaram-se evidências empíricas dos obstáculos e/ou facilitadores nesse caminho. Os resultados mostraram evidências de mudanças organizacionais devido à servitização, com destaque para a introdução de novas estruturas organizacionais e políticas de recursos humanos, que possibilitaram um relacionamento mais próximo dos clientes e de suas necessidades. Contudo, ainda há trabalho a fazer, como enfrentar os desafios da crescente digitalização dos conteúdos didáticos e o uso da Internet na distribuição de conteúdos e no relacionamento com os clientes.

Ano

2012

Creators

Silas Costa Ferreira Júnior

Comunidades de prática: uma ferramenta de gestão de conhecimento em ambiente de projetos.

No ambiente de projetos, a Gestão do Conhecimento CG é cada vez mais importante para ganhar competitividade. Atualmente, não é suficiente trabalhar só com o conhecimento explícito dos projetos cuja principal ferramenta de gestão é o sistema de lições aprendidas, pois o conhecimento é socialmente construído e muito desse conhecimento não é registrado. Por isso, torna-se necessário o uso de outras ferramentas de GC que trabalhem com aquele conhecimento gerado nas interrelações sociais, o conhecimento tácito. Nesse sentido, a CoP se caracteriza por ser uma ferramenta de GC que não apenas permite, como também aproveita o conhecimento tácito das pessoas, oferecendo um ambiente propício para o surgimento de dinâmicas sociais que favoreçam a troca de conhecimento (tácito e explícito). Entretanto, a Comunidade de Prática CoP é ainda pouco estudada no ambiente de projetos. Em consequência, essa pesquisa analisa as CoPs como ferramenta de GC em tal ambiente. Essa ferramenta está formada por três elementos estruturais (domínio, comunidade e prática) cuja dinâmica permite a transferência de conhecimento. A tese analisa as características desses elementos estruturais no ambiente de projetos, e as relações entre novato e especialista que surgem dentro da CoP, no intuito de entender melhor a utilidade e os benefícios que esta ferramenta oferece à GC no ambiente de projetos. Na pesquisa empírica, o objeto de estudo foram CoPs desenvolvidas em empresas que trabalham com projetos. O trabalho está organizado em duas etapas: na primeira, foi utilizado o método de entrevistas em profundidade e, na segunda, o método de estudo de caso. As informações foram coletadas a partir de entrevistas junto aos líderes das CoPs, líderes de equipes de projetos e pessoal de GC das empresas sob estudo. Também foram aplicados questionários online direcionados aos membros especialistas e a outros membros da CoP. Os resultados finais demonstram que dentro do ambiente de projetos o elemento da CoP com maior desenvolvimento corresponde ao domínio, uma vez que é o primeiro a aparecer e é o elemento mais gerenciável, já os outros elementos (comunidade e prática) dependem da interação entre os membros. Essa interação requer tempo, um recurso especialmente escasso no ambiente de projetos, portanto, estes elementos costumam ficar menos desenvolvidos. A CoP contribui com a aproximação entre novatos e especialistas no sentido de facilitar a troca de conhecimentos; por essa razão, foi observado que os novatos participam mais e se beneficiam da comunidade porque localizam e contatam diretamente os especialistas; dessa forma, os novatos reduzem seu tempo de aprendizagem. Já os especialistas participam menos, beneficiando-se da CoP pela rede de contatos que ela oferece. Observou-se que o maior ganho da utilização de CoPs, no ambiente de projetos, é a redução de tempo no planejamento dos projetos. Isso ocorre devido à troca de conhecimento mais rápida, bem como à aplicação de outras ferramentas de GC, como lições aprendidas e mentoring que são facilitadas ao serem inseridas na dinâmica da CoP.

Ano

2014

Creators

Ana Daneida Villanueva Llapa de Cardenas

Planejamento tático da produção agroindustrial com fluxo divergente e produção em dois estágios.

O planejamento tático da produção é importante para as organizações pois permite um correto dimensionamento dos recursos produtivos, para garantir um atendimento adequado da demanda, e influencia nas decisões de produção em médio prazo buscando soluções que colaborem positivamente no resultado operacional. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo de planejamento agregado da produção para aplicação na indústria da carne suína que contemple simultaneamente as atividades finais da produção agropecuária e o ambiente de produção da indústria frigorífica. O modelo proposto contempla um sistema produtivo em dois estágios onde o primeiro estágio apresenta um fluxo divergente de produção envolvendo coprodução e o segundo estágio consiste em uma linha de montagem. O sistema apresentado é composto por uma sequência de rotinas de programação, utilizadas para a geração dos dados de entrada e um modelo matemático baseado em programação linear inteira mista cuja função objetivo é maximizar a margem global. As rotinas para geração de dados de entradas foram programadas em Visual Basic For Application e chamadas de Programa de Geração de Padrões. O modelo de programação matemática foi implementado no software LINGO e suas interfaces com as planilhas do Microsoft Excel. A aplicação do modelo para verificação utilizou dados adaptados de uma empresa envolvida no setor e os resultados obtidos permitiram testar a consistência do modelo para a situação específica. A análise dos resultados demonstrou que o modelo gera soluções que estão alinhadas com os objetivos da organização e responde adequadamente a variações nos dados de entrada.

Ano

2014

Creators

Olinto Rodrigues de Arruda Junior

Contribuições para um modelo de gestão da água para a produção de bens e serviços a partir do conceito de pegada hídrica.

Esta dissertação apresenta o conceito de pegada hídrica (water footprint). Entendido como um conceito de grande valia para o gerenciamento sustentável dos recursos hídricos, inicialmente buscou-se, por meio da realização de uma pesquisa bibliométrica, a identificação de uma publicação científica que versasse sobre um modelo estruturado de gestão da água para o setor produtivo elaborado a partir do conceito de pegada hídrica. Como não foi identificado nenhum estudo neste sentido, foi proposto o desenvolvimento de uma pesquisa que resultasse em um modelo estruturado de gestão da água a partir dos conceitos de pegada hídrica. Para isso, primeiramente foi feita uma pesquisa qualitativa e exploratória, através de entrevistas com especialistas no tema, com o objetivo de identificar suas contribuições para um modelo de gestão da água a partir das aplicabilidades do conceito de pegada hídrica. Através das contribuições fornecidas pelo painel de especialistas, bem como do entendimento do autor do conteúdo da pesquisa bibliográfica realizada, foi proposto um modelo de gestão da água para a produção de bens e serviços a partir do conceito de pegada hídrica, estruturado na forma do modelo de gestão PDCA (Plan-Do-Check-Action). Assim, acredita-se que o resultado final deste modelo possa ser aplicável a uma empresa real, pois este conta com elementos de gestão elaborados a partir de boas práticas empresariais de gestão da água, aprimorados através do conteúdo do referencial teórico e das contribuições vivenciadas pelos especialistas no conceito de pegada hídrica. Ele proporciona uma visão holística de todo o processo necessário para o gerenciamento sustentável dos recursos hídricos por uma organização e envolve a participação de diversas partes interessadas e a cadeia de suprimentos. Também, conta com uma forma inovadora e abrangente de contabilização do uso e consumo da água e descarte de efluentes, proporciona uma gestão de riscos adequada e pode servir como um dos subsídios necessários para a elaboração de estratégias operacionais e comerciais, contribuindo de maneira importante para o desenvolvimento sustentável de uma organização.

Ano

2014

Creators

Leonardo Costa

Gestão de estoques de peças de reposição: simulação e análise de modelos com dados empíricos.

Em diversos setores, em especial no automotivo, uma boa gestão dos estoques de peças de reposição tem impacto significativo na satisfação dos clientes e em sua fidelidade aos fabricantes. Neste trabalho foram estudadas diferentes políticas de gestão dos estoques de peças de reposição, para comparar seu desempenho e elaborar recomendações para seu uso. Foram comparados 17 conjuntos de políticas que envolvem diferentes abordagens no registro das demandas (dados individuais de cada pedido versus dados agregados em janelas de tempo semanais e mensais), modelos de previsão (média móvel, Croston modificado SBA) e diferentes formas de modelar a distribuição da demanda durante o Lead-time de ressuprimento (Normal, Gama, Binomial Negativa, composta Poisson-Normal, composta Poisson-Gama). Cada um desses 17 conjuntos de políticas foi simulado sob duas dinâmicas de reparametrização (mensal e semestral) e para quatro objetivos diferentes do nível de serviço (TFR: Target Fill Rate), totalizando 136 simulações para cada item do estoque (SKU). Foram considerados 10.032 SKU\'s de uma montadora de automóveis instalada no Brasil, com um histórico de seis anos de movimentação. Diferentes recomendações foram elaboradas conforme categorização dos itens já existente na literatura. Os resultados apontaram recomendações distintas para cada TFR, incluindo combinações de todas as alternativas estudadas, descartando apenas o uso das distribuições Normal, composta Poisson-Normal e composta Poisson-Gama. Sugere-se que as recomendações sirvam como guia para o uso desses modelos pelos praticantes.

Ano

2014

Creators

José Roberto do Rego

A influência das tensões ambidestras na arquitetura organizacional para inovação: estudo de casos em empresas brasileiras da indústria de transformação.

Na busca pela viabilidade do negócio, as empresas devem considerar e lidar com os cenários atuais e futuros. Para tanto, algumas procuram adquirir habilidades em extrair resultados de seus recursos atuais pelas inovações incrementais enquanto exploram simultaneamente novas competências para desenvolver inovações mais radicais que proporcionem perspectivas futuras de negócios, e por esta característica dual tais companhias são classificadas de organizações ambidestras. Contudo, o desafio de administrar simultaneamente as duas atividades geram paradoxos - as tensões ambidestras - que influenciam tanto as escolhas estratégicas de implementação quanto as mudanças na arquitetura organizacional para inovação. Logo, o propósito deste trabalho é investigar a influência destas tensões na arquitetura organizacional e identificar quais são os fatores que colaboram com as mudanças. Os resultados apontam que os fatores externos competição e especificidades do mercado são determinantes na adoção de estratégias ambidestras; já entre os fatores internos, o modelo de negócios, as crenças e a capacidade inovadora vigente são direcionadores na escolha da arquitetura organizacional para inovação. Além disso, as características das tensões ambidestras, a intensidade dessa dualidade e sua ortogonalidade estratégica em relação à atual capacidade inovadora também interferem nas mudanças da arquitetura organizacional. Esta tese propõe ainda um modelo vetorial para explicar as influências e os fenômenos analisados.

Ano

2014

Creators

Chuan Teh Chang

Gestão de portfólio de patentes: caracterís­ticas e modelo para aplicação.

A propriedade intelectual, em especial as patentes, tornou-se uma questão importante para as gestões corporativa e tecnológica nas empresas. A quantidade de documentos de patentes que as empresas passaram a lidar aumentou substancialmente e de forma muito rápida nas últimas décadas, sendo a gestão do portfólio de patentes uma necessidade emergente dentro dessas corporações. O trabalho traz uma revisão sistemática da literatura sobre o que há em gestão de portfólio de patentes, organiza a evolução e as tendências na gestão desses portfólios, apresenta as motivações para patentear, as características específicas de gestão de patentes e os modelos de gestão de portfólios de patentes encontrados. A partir da revisão da literatura e a escassez de artigos científicos relacionados a gestão de portfólio de patentes, foi identificada uma oportunidade para propor um modelo para fazer a gestão de portfólio de patentes com suporte de uma teoria consolidada (gestão de portfólio de novos produtos), relacionando as motivações para patentear e as características específicas identificadas. O estudo pretende contribuir com a proposição de um modelo de gestão que possui ancoragem teórica e indica como as patentes são geridas dentro do portfólio. O modelo foi validado e refinado com base em testes feitos com dados coletados em estudos de casos. Os casos forneceram ainda informações para derivar sugestões de ações para empresas obterem melhores práticas na gestão de seus portfólios de patentes.

Ano

2018

Creators

Camila Kiyomi Conegundes de Jesus

Sistemas de medição e avaliação de desempenho organizacional: contribuição para gestão de metas globais a partir de performances individuais.

Propôs-se no presente trabalho um modelo estruturado para, partindo-se da missão e visão da organização, de seus objetivos estratégicos declarados bem como de suas estratégias, identificar quais os fatores críticos de sucesso e propor-se um sistema de indicadores de desempenho estrategicamente alinhado com seus objetivos. Para tanto, utilizou-se de uma série de conceitos, modelos e ferramentas disponíveis para medição e avaliação de desempenho a fim de se criar um modelo de gestão das contribuições individuais que pudesse confrontá-las com as metas globais, com o objetivo de subsidiar o gestor na tomada de decisão no que se refere ao direcionamento de ações e recursos, de forma a garantir metas globais, aproveitando-se também das diferenças ambientais e potencialidades individuais de cada uma das unidades contribuintes da organização avaliada.

Ano

2005

Creators

Marcos Pandolfi

A distribuição de automóveis novos em mudança? : estudo a partir de survey e pesquisa qualitativa em concessionárias.

Esse trabalho teve por objetivo analisar as mudanças que estão ocorrendo nos canais de distribuição de carros novos no Brasil, especificamente no que concerne à constituição de novos formatos de negócio no varejo de automóveis novos e à relação com as montadoras. O sistema de distribuição de carros novos baseado em redes de revendedores exclusivos e independentes de cada marca/montadora que integra em um só lugar as funções de vendas de carros novos, vendas de carros usados, distribuição de pecas de reposição, assistência técnica e reparo e financiamento entrou na pauta da indústria automotiva na última década, devido ao aumento da concorrência e à ineficiência do sistema em atender as expectativas dos consumidores em termos de qualidade de serviços e preços. No Brasil, várias discussões sobre uma reestruturação das redes de distribuição e do formato de negócio da revenda estão em andamento desde o início dos anos 2000. Este estudo, realizado através de entrevistas e de um survey em concessionárias, levantou que as concessionárias estão terceirizando parte dos seus serviços de assistência técnica e reparo e obtendo ganhos em termos de rapidez, qualidade dos serviços e redução de custos, bem como adotando algumas novas práticas de gestão e tecnologias da informação. Apurou-se também que montadoras estão aumentando o controle sobre a produção de serviços das concessionárias através de exigências de padronização de lojas e processos de atendimento.

Ano

2004

Creators

Márcia Mazzeo Grande

Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea.

Este trabalho aborda um problema ainda não explorado na literatura denominado 3L-FSMVRPTW (three-dimensional loading fleet sizing and mix vehicle routing problem with time windows), que compreende resolver simultaneamente o roteamento e carregamento tridimensional de veículos considerando frota heterogênea e janela de tempo. Foi desenvolvido um algoritmo específico para resolver o problema, denominado 3DC. Neste algoritmo foram introduzidas algumas inovações, entre elas, um novo operador de busca local (k-IntensiveSwap) e uma nova heurística de carregamento de contêiner. O algoritmo foi comparado aos melhores resultados disponíveis na literatura para problemas particulares ao apresentado. Houve bom desempenho no caso do CLP (container loading problem), bom resultado na redução do tamanho de frota no caso do 3L-VRP (threedimensional loading vehicle routing problem) e desempenho superior ao problema mais complexo estudado, o 3L-VRPTW (three-dimensional loading vehicle routing problem with time windows). Finalmente, apresentou-se um conjunto de avaliação, instâncias e soluções, para o problema completo com frota heterogênea e janela de tempo.

Ano

2008

Creators

Danilo da Silva Campos

Reuso sistematizado de software e linhas de produto de software no setor financeiro: estudos de caso no Brasil.

A engenharia de software tem buscado, nas últimas décadas, assemelhar-se a outras disciplinas de engenharia, introduzindo métodos, técnicas e ferramentas que possibilitem a melhoria da produtividade e qualidade no desenvolvimento de software em ordem de grandeza similar à alcançada pela indústria de manufatura. Uma das abordagens mais bem sucedidas neste sentido tem sido o emprego das práticas de reuso sistematizado de software, como o desenvolvimento baseado em componentes e, em especial, as linhas de produtos de software ou engenharia de família de produtos. No Brasil, um dos segmentos que mais produz e consome software é o setor financeiro, uma vez que todos os seus produtos e serviços são entregues através da tecnologia da informação. Por este motivo, torna-se fundamental a compreensão de como acontecem os processos de reuso de software neste segmento e como estes contribuem para o sucesso dos projetos. Esta pesquisa apresenta o mapeamento do cenário de reuso de software no setor financeiro no Brasil, baseado em estudos de caso conduzidos em cinco, dos dez maiores bancos instalados no país.

Ano

2008

Creators

Sheila dos Santos Reinehr

Decisão de mix de produtos: comparando a teoria das restrições, o custeio baseado em atividades e o modelo geral com a utilização de custos discricionários.

A determinação do mix de produtos deve considerar fatores internos e externos à empresa. Os externos referem-se principalmente aos preços de produtos, empresas competidoras, produtos substitutos, produtos complementares, canais de distribuição, fornecedores, clientes, localização industrial, impostos, taxas de juros dentre outros. Os fatores internos estão relacionados principalmente ao uso da capacidade industrial, à oferta (preços e quantidades) de matérias-primas, de recursos humanos, aos produtos conjuntos etc. Observe-se que os fatores externos causam impactos nos preços dos produtos finais e dos insumos, enquanto os internos influenciam principalmente o custo de produtos. Em suma, a determinação do mix de produtos influencia diretamente a competitividade empresarial. Na literatura especializada identificam-se vários métodos de custeio para medir adequadamente o custo do produto, tais como: custeio direto (variável); custeio por absorção, custeio pleno (full cost), e custeio por atividades (ABCActivity Based Costing). Estes métodos divergem em função da maneira com que são apropriados os fatores que compõem o custo dos produtos. A presente pesquisa mostra o mix de produtos, o uso da capacidade industrial e os métodos de custeios analisados conjuntamente por meio de programação matemática (programação Linear), com o objetivo de simular quantitativamente a eficiência de cada método. A tradução dos diferentes paradigmas em modelos matemáticos elimina a possibilidade dos autores refutarem métodos de custeio em função de suas tendências teóricas. Para demonstrar as limitações da Teoria das Restrições e do Modelo Geral de Kee e Schmidt foi realizada uma pesquisa bibliográfica que contempla as principais referências sobre os principais métodos de custeio e modelos de tomada de decisão aplicados à possibilidade dos autores refutarem métodos de custeio e modelos de tomada de decisão aplicados à seleção de mix de produtos. O modelo ABC revelou resultados mais consistentes para definição de mix de produtos quando da expansão ou redução de capacidade produtiva, ao se considerarem os custos discricionários.

Ano

2008

Creators

Ana Maria Nélo

Interações e transbordamentos de conhecimento: elementos dinamizadores de aprendizagem para PMEs.

As interações e transbordamentos de conhecimento (spillovers) são elementos essenciais nos processos de aprendizagem, geração de inovações e competitividade da empresa. Para as pequenas e médias empresas (PMEs), esses elementos adquirem importância devido às dificuldades competitivas que lhes são características. Surge então a necessidade de verificar como as PMEs aprendem e adquirem novas competências e novos conhecimentos e de conhecer quais os elementos relevantes para esses processos. O principal objetivo deste trabalho é descrever e analisar as interações e transbordamentos de conhecimentos chaves, que conduzem as PMEs a processos de aprendizagem. Para alcançar esse objetivo foram estudadas PMEs que participam e participaram de programas de apoio à competitividade. As atividades de inovação e exportação, atividades estratégicas para a competitividade de grandes empresas, transnacionais e cadeias globais, ajudaram na escolha dos programas de apoio investigados: incubadoras de base tecnológica e consórcios de exportação. Os objetivos desses programas que delimitaram o estudo foram aumentar a competitividade de empreendimentos inovadores para o desenvolvimento de produtos igualmente inovadores, no caso das incubadoras, e aumentar a competitividade das PMEs e sua participação em mercados externos, no caso dos consórcios de exportação. Dessa forma, a pesquisa foi delimitada as PMEs inseridas no CIETEC, a maior incubadora de base tecnológica do Brasil; as PMEs que participam do Programa Setorial Integrado . PSI, e dos consórcios de exportação, programas da APEX-Brasil. Foi feita ainda uma última delimitação, se escolheram dois casos representativos desses programas, em um mesmo setor e que já apresentassem resultados para análise, o PSI Calçados de Jaú e o consórcio de exportação APEMEBI-Brazon de Birigui. O estudo é uma abordagem qualitativa com aplicação direta de questionários desenvolvidos especialmente para cada tipo de empresa pesquisada, incubada e consorciada. Também foram realizadas entrevistas com diretores de entidades públicas e de apoio, pesquisadores e professores de universidades, centros de pesquisa e institutos de ensino. Os resultados do trabalho apontam que o CIETEC, o PSI Calçados e o consórcio de exportação promovem interações chaves para os processos de aprendizagem, geração e difusão de novos conhecimentos nas PMEs. No caso de empresas incubadas ressalta-se a importância da interação Universidade-Empresa para o desenvolvimento de produtos inovadores, e a capacitação tecnológica das PMEs. No caso do PSI e do consórcio de exportação, observa-se que as interações com clientes e fornecedores (principalmente internacionais) capacita tecnologicamente e prepara as PMEs para exportar. Os resultados da pesquisa também mostram que os transbordamentos de conhecimento são elementos essenciais, nos processos de aprendizagem das PMEs, devido a que possibilitam o acesso a conhecimentos externos. Finalmente, se conclui que os transbordamentos de conhecimento e as interações das PMEs com outros agentes podem ser definidos como elementos dinamizadores nos processos de aprendizagem dessas empresas, especialmente quando inseridos em ambientes nos quais há possibilidades aumentadas de inetrações e existem conhecimentos inerentes ao local.

Ano

2008

Creators

Alexandra Eugenia Arellano Guerrero

Viabilidade de projetos de investimento em equipamentos com tecnologia avançada de manufatura: estudo de múltiplos casos na siderurgia brasileira.

Esta tese busca, de início, pesquisar comparativamente, com a abrangência possível, os métodos e processos pelos quais as empresas componentes do setor siderúrgico nacional avaliam - sob o ponto de vista da viabililidade - a tomada de suas decisões relativamente a seus peculiares e vultosos investimentos em equipamentos de tecnologia avançada de manufatura. Revisita primária e metodologicamente amplo repertório de métodos de avaliação consagrados pela prática e pela literatura, tendo como cenário o setor em referência representado pelas várias modalidades industriais que o suportam. A pesquisa é realizada com base no estudo de múltiplos casos realizados em grandes empresas siderúrgicas, a partir de visitas a suas instalações e entrevistas com seus especialistas de análise de viabilidade de projetos de investimento. Ao final, oferece modelo de avaliação a ser adotado complementarmente aos critérios utilizados pelo setor em referência, a partir das observações e discussões efetuadas em campo.

Ano

2008

Creators

Carlos Shinoda

Implantação de sistema BPMS para a gestão por processos: uma análise crítica.

Sistemas BPMS surgiram com o objetivo de suportar o modus operandi da gestão por processos nas organizações. Tais sistemas possuem diversas premissas que envolvem a grande interação de usuários de negócio na sua implantação e operação, amparadas por evoluções tecnológicas que permitem a redução drástica de programação e integração com sistemas legados, além do fácil desenvolvimento de indicadores e alteração de regras de negócio. Existem poucos estudos que focam na implantação de sistemas BPMS e avaliação de tais fatores. Esta dissertação buscou através da realização de levantamento bibliográfico e da condução de pesquisa de campo ampliar o conhecimento acerca do tema. A implantação de um sistema BPMS foi realizada através da aplicação de uma pesquisa-ação, o que permitiu a interação e avaliação do tema frente a pontos considerados pela literatura, assim como a descoberta de possíveis fatores a serem considerados. Os resultados obtidos revelam que as proposições não se confirmaram totalmente, o que aponta para um possível distanciamento entre a teoria e a prática. Da mesma forma aponta uma tendência da redução de programação e maior envolvimento de usuários de negócio na implantação e operação de tais sistemas.

Ano

2011

Creators

André Ramos Carrara

Dimensionamento e sequenciamento de lotes de produção na indústria de bens de consumo de higiene pessoal.

O presente trabalho trata do problema integrado de dimensionamento e sequenciamento de lotes de produção. O processo de dimensionar e sequenciar lotes de produção consiste em determinar quanto produzir de cada produto e a sequência de produção desses lotes em cada máquina a cada período a fim de atender a uma demanda prevista sob as condições e capacidades operacionais existentes. O caso estudado nesse trabalho aborda o cenário de uma empresa de grande porte da indústria de bens de consumo de higiene pessoal, um mercado bastante concorrido no qual o bom nível de serviço de atendimento e a gestão de custos mostram-se essenciais na competição pelos clientes. Nessa empresa, existe um ambiente operacional complexo, composto por máquinas distintas em paralelo com capacidade limitada de produção cujos tempos de preparação (setup) são dependentes da sequência de produção, além de uma restrição de capacidade de armazenagem dos produtos fabricados, característica não encontrada na literatura existente. Os clientes permitem que ocorram atrasos de atendimento da demanda, porém isso é extremamente indesejável. Esse tipo de problema é NP-difícil, sendo geralmente tratado na literatura por heurísticas. Nesse trabalho, elaboramos nove diferentes estratégias de resolução baseadas na heurística relax-and-fix. O objetivo é, não somente resolver um problema real complexo, como também avaliar se o modo de articionamento e a sequência de resolução dos subproblemas influencia no desempenho da heurística. Os testes computacionais foram conduzidos em instâncias geradas aleatoriamente e em casos reais. Os resultados mostraram um bom desempenho e robustez da abordagem proposta. Técnicas alternativas foram aplicadas na estratégia com os melhores resultados para potencializar seu desempenho.

Ano

2011

Creators

Márcio Seiti Kawamura

Problema de roteamento de veículos com frota mista, janelas de tempo e custos escalonados.

O tema de roteamento de veículos é de grande importância na literatura e tem sido amplamente estudada pela sua importância para muitas indústrias. Com a evolução na literatura, mais características foram adicionadas para torná-lo mais próximo de situações reais. Alinhado com esta tendência, este trabalho aborda o problema de roteamento de veículos quando há a terceirização da frota que realiza as entregas. Uma forma de cobrança do frete é por meio de custos escalonados, que são calculados de acordo com o tipo de veículo e a distância percorrida, com valores fixos para cada faixa de distância. Embora seja uma forma comum de trabalho na indústria, nenhum trabalho focado nesta característica foi encontrado na literatura. Este problema é o problema de roteamento de veículos com frota mista, janelas de tempo e custos escalonados (FSMVRPTWSC). Ao abordar este problema, este trabalho apresenta um modelo de programação linear inteira mista que é avaliado em um cenário real da indústria. Além disso, três heurísticas de inserção sequencial são propostas para lidar com problemas maiores. Estes métodos são examinados por meio de testes computacionais em 168 problemas de referência gerados para este problema. Os experimentos numéricos mostram que os métodos são robustos e eficientes, apresentando um bom desempenho em conjuntos de problemas com diversas características.

Ano

2013

Creators

João Luiz Veiga Manguino