Repositório RCAAP

Regina Leite Garcia por ela mesma: narrativas que produzem redes de aprendizagens, afetos e sensibilidades

Foi em uma tarde como tantas outras que recebemos para uma conversa, na sala 12.038 do bloco F da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a professora e pesquisadora Regina Leite Garcia. A iniciativa foi de uma nós, Nilda Alves, amiga e parceira intelectual de Regina há muitos anos. O propósito era realizar uma entrevista visando à produção de um vídeo em homenagem à professora convidada para ser apresentado por ocasião do recebimento do título, a ela concedido, de Professor Emérito na Universidade Federal Fluminense, em fevereiro de 2011.

Ano

2016

Creators

Soares, Maria da Conceição Silva Alves, Nilda

O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades

O texto é parte de duas pesquisas qualitativas que tratam do cotidiano do coordenador pedagógico e dos desafios enfrentados no decorrer de seu trabalho. Questões: O que é entendido como cotidiano escolar no entendimento do coordenador pedagógico? Como o coordenador pedagógico trabalha, de acordo com as suas atribuições, no cotidiano escolar? Quais são os desafios que o coordenador encontra em seu trabalho cotidiano? Objetivo: Apresentar diversidades, tensões e possibilidades existentes no cotidiano do coordenador pedagógico, analisando os depoimentos dos sujeitos no exercício de seus cotidianos. Nossos referenciais foram: André (2003) e Pais (2003) que tratam da organização do trabalho escolar e das “ritualidades” como conceitos de cotidiano. O coordenador enfrenta desafios vindos do cotidiano tendo em vista a falta de profissionais e ele necessita assumir tarefas que não são inerentes a sua atribuição. O coordenador, mesmo frente às dificuldades vindas da infraestrutura ele tenta manter a organização escolar.

Ano

2017

Creators

Oliveira, Jane Cordeiro de

Expediente

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Ano

2016

Creators

Gomes, Vanise dos Santos

Redes sociais: a interação para além da sala de aula

Este artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPG Educação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional.

Ano

2018

Creators

Vaz, Douglas Py Tortelli Noronha, Fabrícia Menezes dos Reis, Juliani Backes, Luciana

Entre o compromisso profissional e o envolvimento emocional na gestão escolar revelados pela Teoria das Representações Sociais

O objetivo principal deste trabalho é revelar o processo identitário de gestores escolares acerca do termo indutor ‘SER DIRETOR DE ESCOLA’ e suas expectativas quanto à função que exercem. O aporte teórico baseia-se na Teoria das Representações Sociais. Nossos dados demonstraram uma centralidade na representação identitária de gestores de escolas de alto IDEB empenhada no compromisso com a sociabilidade e, para os gestores, de escolas de baixo IDEB a importância da competência emocional na realização da função. Em relação às expectativas, para os gestores que atuam em escolas de alto IDEB o discurso do sujeito coletivo direciona para uma prática de interação com a comunidade do entorno. Enquanto que, para os gestores de escolas de baixo IDEB, o discurso do sujeito coletivo informa uma preocupação com a aprendizagem.

Ano

2017

Creators

Gonzaga, Luciano Luz Lannes, Denise Rocha Corrêa

O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma Escola Municipal na cidade de Salvador-BA. Tem por objetivo analisar as contribuições da oficina de capoeira no Programa Mais Educação na aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa apoiado no referencial metodológico em Pimenta (2014), Lakatos e Marconi (2009), Álvaro Pinto (1979), Manzo (1971). A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Paulo Freire (2014; 2007; 1997), Jaqueline Moll (2012), Chauí (2008), Hélio Campos (2001), Waldeloir Rego (1968). Os resultados evidenciam contribuições da oficina de capoeira para o desenvolvimento integral dos estudantes ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira tencionando o currículo escolar.

Ano

2018

Creators

Marques, Alexsandro da Silva Jesus, Maria Fátima Moreira de Soares, Emanoel Luís Roque

Apresentação

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Ano

2016

Creators

Gomes, Vanise

O cabelo de lelê: reflexões sobre educação, cultura e identidade

A partir da obra “Os cabelos de Lelê”, o presente trabalho busca refletir sobre os pressupostos educativos contidos na obra, focando-se no debate sobre a formação e descoberta de identidades e erotização infantil através do matrimônio. A ideia central é mostrar como as diferentes vontades de pedagogia funcionam na condução de sujeitos, utilizando-se do conceito foucaultiano de governamento, e, além disso, mostrar como essas diferentes vontades se articulam com a cultura contemporânea.

Ano

2017

Creators

Mesquita de Lima Junior, Agnaldo Tauchen, Gionara

Sumário

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Ano

2017

Creators

Gomes, Vanise dos Santos

O professor “subversivo” e seu controle: poder docente no cinema sob a óptica dos Estudos Culturais

O presente artigo analisa a representação docente nos seguintes filmes: A Onda e Sociedade dos Poetas Mortos. Assim, observamos a figura do professor e a forma como ele atua em sala de aula como subversivas, seja quando encoraja a transgressão ou, ainda, quando suas ações demandam certo disciplinamento da instituição escolar. Justifica-se tal temática devido aos debates que ocorrem na contemporaneidade com relação ao papel do professor e os intentos que buscam controlar a prática docente. Essa tarefa situa-se a partir dos Estudos Culturais e dos estudos foucaultianos das relações de poder.

Ano

2017

Creators

Katz, Elvis Patrik Santos, Keli Avila dos Mutz, Andresa Silva da Costa

Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina

Este trabalho tem por objetivo problematizar uma seção de uma revista disponibilizada na WEB, que se destina ao público adolescente feminino – a Revista Todateen, mais especificamente a sessão “Toda Diva”. A proposta é a de discutir as questões apresentadas pela revista voltadas a ensinar procedimentos para diversos fins assim como a linguagem usada nessas informações que têm o público adolescente como leitores. Muito mais do que seduzir a consumidora ou induzi-la a obter determinado produto, a publicidade que ali se apresenta comporta um tipo de pedagogia e de currículo culturais. Estes, entre outras coisas, produzem valores e saberes; regulam condutas e modos de ser; re-produzem identidades e representações; constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade. Palavras-chave: feminilidade, pedagogia, publicidade.

Ano

2017

Creators

de Almeida, Saionara Vitória Quadrado, Raquel Pereira

O troca de estilos fabricando jovens incansáveis mutantes: uma análise com os estudos culturais

A partir dos trechos extraídos do programa de televisão Troca de Estilos e das contribuições dos Estudos Culturais em Educação sob a perspectiva teórica pós-estruturalista, buscamos analisar o exercício de pedagogias culturais que atuam educando mulheres, regulando suas condutas e operando sobre seus corpos por meio de discursos veiculados nesse artefato cultural. Finalizamos o artigo com reflexões e questionamentos que possibilitam repensar algumas “verdades” naturalizadas e que podem ser desconstruídas e/ou ressignificadas de modo a instigar os sujeitos a pensarem sobre as diferenças para além do corpo e do estilo vigente da moda.

Ano

2017

Creators

Zdradek, Ana Carolina Sampaio Beck, Dinah Quesada

O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidades

Este estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa e tem como propósito investigar os efeitos de sentidos em charges que representam o professor a partir de um confronto entre “o ontem e o hoje”. Para tanto, serão analisadas as imagens – forma singular de representação do gênero em estudo – buscando responder ao seguinte questionamento: como se dá a representação de sujeito professor instaurada a partir de charges brasileiras? Diante disso, buscou-se refletir acerca da representação da identidade do sujeito professor pelo suposto modo despretensioso que a charge conduz o seu discurso, atentando para o fato de que, revestidos pelo humor, tais imagens sedimentam e naturalizam práticas de depreciação e exclusão em relação às identidades sociais. Percebeu-se, então, que paira sobre o sujeito professor determinados estereótipos que marcam-no como vítima; como um ser fraco e passivo não só diante de todo o maquinário sistémico-social, mas também da sua própria identificação enquanto profissional docente.

Ano

2017

Creators

Oliveira, Ataualpa Luiz de Silva, Rhuan Jonathan da

Mídia, governamento e meio ambiente: provocações sobre Educação Ambiental

O presente artigo segue sua linha da análise a partir do conceito de governamento presente nos estudos de Michel Foucault (2008). Como material empírico utiliza três propagandas circulantes na televisão brasileira e internet no primeiro trimestre de 2016. Campanhas de conscientização a favor da diminuição ou eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Tais artefatos midiáticos como produtores de saberes que ensinam e educam certos modos de agir, representar e relacionar-se com o meio ambiente. As considerações deste artigo enxergam no uso da estatística, dos saberes produzidos nos artefatos midiáticos legitimados pelo discurso científico, técnicas de governamento que incidem nas condutas e sentidos tomados como indispensáveis para a manutenção e bem-estar da população.

Ano

2017

Creators

Silva, Lorena Santos da Henning, Paula Corrêa

O impacto da formação de mídias na educação dos professores da educação básica

O artigo discute o impacto da formação em mídias na educação e no fazer pedagógico dos professores que realizaram estudos sobre a temática nos Municípios de Herval/RS e Jaguarão/RS, através de um curso de especialização de mídias na educação, oferecido pelo Instituto Federal Sul Riograndense (IFSUL). Os dados foram coletados através da interação dos participantes com um questionário online e analisados a partir da perspectiva dos impactos que provocavam a estes docentes. Constatou-se que o curso contribuiu para ressignificar as práticas que o contexto educacional apresenta. Foi uma oportunidade para refletir sobre o processo desta integração, com práticas emancipatórias, desenvolvidas com os educandos, através das novas tecnologias da comunicação e informação.

Ano

2018

Creators

Hammes, Lúcio Jorge Melgar Junior, Eduardo Garralaga

O conhecimento escolar como reimaginação da cultura: articulando diferenças a partir da escola

O conhecimento escolar como reimaginação da cultura constitui o objeto de estudo deste ensaio. Com ele busca-se articular o debate em torno do eixo: currículo, identidade e diversidade/diferença, entendendo a centralidade do conhecimento no jogo político na atualidade. A escola e o currículo, aqui, são entendidos como produtores de diferenças. O conceito de diferença é requerido como permanente mote de produção de subjetividades nos processos de enunciação da própria ação cultural (BHABHA, 2007). Assim, num primeiro momento conceitua-se o conhecimento escolar, entre o crítico e o pós-crítico, entendo que tais dimensões estão pautadas a partir da ideia da escola como produtora de diferença. Argumenta-se que o conhecimento escolar é (re)imaginação da cultura. No segundo momento, trabalha-se a partir da ideia de que a escola moderna está sob rasura e vem apresentando possibilidades analíticas importantes para repensarmos o papel do conhecimento num projeto de disputa de significação e hegemonias. À guisa de conclusão, assume-se que a reimaginação do conhecimento, e da própria escola, pode ser encarada como uma política de produção curricular.

Ano

2018

Creators

Borges, Luis Paulo Cruz

Pedagogias culturais no seriado Modern Family

Este artigo tem por objetivo analisar algumas pedagogias culturais produzidas pelo seriado norte-americano Modern Family, a partir das suas diferentes configurações familiares, das relações de parentesco que se estabelecem e das personagens que o compõem. Entende-se que as mídias possuem pedagogias culturais que contribuem para a produção de percepções e entendimentos sobre o significado de família, assim como educam os sujeitos, pois são capazes de produzir subjetividades e interferir no modo como as pessoas percebem a si e ao mundo. As pedagogias culturais de família presentes em Modern Family são produtoras de novas identidades de ser pai, mãe, filho ou filha, bem como de todo um conjunto de relações de parentesco que mobilizam os sujeitos na constituição de suas subjetividades.

Ano

2017

Creators

Kornatzki, Luciana Ribeiro, Paula Regina Costa

Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar

O presente texto sumariza um projeto intitulado “Educomunicação, ciência e outros saberes: um estudo do trabalho colaborativo em narrativas transmídias”, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos anos de 2015 e 2016, o projeto atuou em nove escolas públicas [piloto] de Mato Grosso – urbanas e rurais –, trabalhando a construção coletiva do conhecimento em três grandes áreas intrinsecamente relacionadas: história, criatividade e Educação Ambiental. Tendo como motor a narrativa transmídia, professoras(es) e estudantes construíram e compartilharam os conhecimentos produzidos, arquitetando comunidades de aprendizagens. As intervenções nas escolas coadunam com os métodos participativos de Paulo Freire, e as interpretações dos resultados caminharam num horizonte fenomenológico de Merleau-Ponty.

Ano

2017

Creators

Sato, Michèle Moreira, Benedito Dielcio Cury Luiz, Thiago

Cinema Brasileiro, Cultura e formação: Um encontro na sala universitária de cinema

Neste artigo, busco investigar relações entre o cinema brasileiro independente e a educação na atualidade. O objetivo é pensar em possibilidades para uma formação singular, aqui materializada na ideia de experiência estética, a partir de sessões alternativas de filmes nacionais. Para isso, invoco o conceito de cultura como encontro (DELEUZE, 1997), considerando a produção de sentido a partir da fruição de obras cinematográficas. Pensando em circuitos paralelos, que oferecem repertório fílmico diversificado e permitem encontros mais potentes, invisto em uma breve análise de salas universitárias de cinema. Daí advém matéria para uma experiência singular com a personagem Clara do filme brasileiro Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016), e os desdobramentos provocados por esse encontro.

Ano

2017

Creators

Langie, Cíntia Rodrigues, Carla Gonçalves

“Se inscreva no canal para mais vídeos como esse”: currículo cultural e subjetivações de gênero no YouTube

O artigo se propõe lançar olhar sobre os currículos que são produzidos a partir de artefatos culturais. Utilizamos como recorte um material audiovisual produzido por jovens de identidade sexuais e de gênero marginalizadas que dizem dessas identidades e marginalizações. Nesse sentido, analisamos os discursos sobre transexualidade que se constroem em um canal do site YouTube, o Canal das Bee. As análises utilizam-se dos estudos culturais e pós-estruturalistas do campo do currículo, que nos possibilitam lidar com os discursos, os artefatos culturais, a educação, os gêneros e as sexualidades como categorias históricas e sociais, constituídas nos jogos de poder e de linguagem. Pensamos o Canal enquanto um currículo que influencia as juventudes e discutimos as verdades construídas acerca da transexualidade e suas (des)subjetivações.

Ano

2017

Creators

dos Reis, Neilton Fonseca, Lana Claudia de Souza