Repositório RCAAP
Aprender por intermédio de discursos e imagens corporais: tensões contemporâneas
O artigo analisa, num primeiro movimento, práticas de controle e cuidado corporal. Num segundo movimento, foca em escritas que narram os que não reverberam, em seus corpos, os discursos corporais normativos associados às práticas de controle e cuidados corporais. Em ambos movimentos sobressai o quanto se aprende por intermédio de discursos e imagens que dizem de nós e dos outros, demarcando os efeitos das pedagogias culturais para a produção do que somos. As discussões são realizadas em torno de escritas que circulam em espaços da internet.
A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua
O presente artigo discorre sobre a necessidade e a importância que as teorias da educação assumem na formação do educador. É um estudo que e tem como objetivo demonstrar que sempre que estamos realizando uma tarefa pedagógica, cientes ou não estamos legitimando, ou defendendo, uma teoria. Desse modo não existe neutralidade no fazer pedagógico. Também pretendemos demonstrar que a Pedagogia dialética de Matriz Progressista freriana aponta para um horizonte de emancipação dos sujeitos envolvidos com uma educação que busca transformar a realidade. O estudo também apresenta os desafios dessa perspectiva no contexto da formação de professores no Brasil e Nicarágua sendo que são dois países marcados por relações de poder e de opressão.
2018
Pereira, Vilmar Alves Cerda Cerda, Cristian Danilo
Pós-modernidade na educação: o que é isso? Iniciando as discussões
O presente artigo visa apresentar uma leitura científica introdutória voltada para estudantes de graduação das licenciaturas, bem como profissionais da educação que queiram um estudo de caráter inicial acerca de uma importante vertente filosófica que atualmente se constitui como fundamental no campo educacional: a pós-modernidade. Para tal, realiza-se aqui um estudo de caráter teórico sob pesquisa bibliográfica interpretativa (GIL, 2002). É elaborado um apanhado teórico a respeito das possibilidades conceituais da pós-modernidade, com base em seus autores fundamentais. Posteriormente é realizada uma apropriação de tais conceitos para a lógica da educação, deixando reflexões e uma série de problematizações a respeito da pós-modernidade na educação, tanto do ponto de vista de vertentes que a apóiam, quanto de concepções que desconfiam de suas premissas. Desse modo, pretende-se cumprir o objetivo de fornecer sólido ponto de partido a respeito de uma discussão nebulosa mas fundamental.
Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría
A inquietação em torno da oferta de cursos técnicos na modalidade a distância nos move à investigação de como esses cursos permitem atender aqueles estudantes que escolhem essa modalidade como possibilidade de formação. Assim, realizamos uma pesquisa com os egressos do curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal Sul Rio-grandense – IFSul - Campus CAVG, ofertado no polo de Santo Antônio da Patrulha. A pesquisa foi operacionalizada com um formulário do google docs. Através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, foi possível conhecer o discurso dessa coletividade propiciando uma interlocução entre as vozes dos egressos e dos teóricos que fundamentaram o estudo. O discurso destacou a importância das aulas práticas para o aprendizado, bem como para a necessidade de ajustes e melhorias no projeto do curso.
2019
Hoffmann, Jéssica Fernanda Lemos Sainz, Ricardo Ourique do Nascimento, Cinara Krolow Bosenbecker, Veridiana
Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos
O objetivo do presente trabalho é apresentar o potencial dos grupos do Facebook como ferramentas possíveis e viáveis para procedimentos pedagógicos e desenvolvimento do trabalho docente, possibilitando a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma interativa entre professores e alunos. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou a análise de um grupo do site de rede social Facebook, entrevistas com professores e aplicação de um questionário on-line para os alunos. Concluiu-se que o Facebook é uma ferramenta inovadora, interessante e viável para a utilização no ambiente escolar, visto que os alunos e professores encontram-se conectados e fazem parte de tal site de rede social, sendo um meio com diversos recursos como cores, sons, imagens e outros artifícios que chamam a atenção e fazem parte da realidade dos jovens estudantes.
2018
Bredow, Valdirene Hessler Zamperetti, Maristani Polidori
Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhas
O presente artigo abre uma discussão em torno do ensino escolar e do saber cotidiano apreendido e exercitado nos espaços de vivências das crianças ribeirinhas amazônicas. O percurso objetivou apresentar um panorama de como as crianças ribeirinhas estão rodeadas por conhecimento científico nas atividades de subsistência que realizam com os pais e que fazem parte do currículo escolar, mas que não é ressignificado dentro do espaço educacional porque não reflete a união dos dois saberes e nem é feito o caminho pelo qual o conhecimento percorre. Neste movimento abre-se reflexão sobre uma proposta de ensino através da interdisciplinaridade, com diálogos entre professores-professores e professores-estudantes que possibilita um saber abrangente e integral. O embasamento teórico que sustenta esta discussão se apoia em: Andrade (2013); Kaercher (2014); Pontuschka, Paganelli, Cacete (2007) e Castrogiovanni (2003) os quais apresentam posicionamentos em torno do saber construído na prática e no fazer cotidiano. Tal premissa abre possibilidades de integração com o saber apreendido dentro da escola e leva os estudantes a reflexão ampla de conceitos científicos, conduzindo-os a uma formação integral. Os caminhos metodológicos se prenderam em descrever as relações vividas nos caminhos da escola, no meio da mata e na beira do rio, pois nesse espaço de vida se constrói e se desenvolve o estudante de escola ribeirinha.
2018
Cordovil, Ronara Viana Da Costa, Paula Naranjo Lobo, Huanderson Barroso de Souza, José Camilo Ramos
Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD
O trabalho de conclusão de curso (TCC) na educação a distância (EaD) é resultado da parceria entre orientando e orientador. Essa interação configura-se na temática desse trabalho, chamando a atenção para o trabalho interativo do orientador. No momento da escrita, o orientando busca apoio e segurança em seu orientador, mas há poucas pesquisas se dedicando a essa relação. Buscamos na literatura, as principais características do trabalho interativo empregadas na orientação de TCC. Analisamos 25 trabalhos, categorizamos as caraterísticas por sua incidência e elencamos as dificuldades que fragilizam a relação afetiva entre orientador-orientando. Nota-se que o orientador precisa entregar um pouco de si ao trabalho. O envolvimento com o aluno, bem como sua dedicação e responsabilidade podem facilitar o relacionamento, e conduzir o percurso de forma dialógica e democrática.
2018
Melo, Keite Silva de Campos, Gilda Helena Bernardino de
As TIC’s na Educação Infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola
A revolução tecnológica a cada dia aumenta e transforma de forma significativa diversos setores da sociedade: econômicos, culturais, sociais e educacionais. Os meios tecnológicos, através da informática, se fazem presentes na sociedade moderna. As crianças pequenas não estão alheias a esta gama de informações que são disponibilizadas pelas TIC. As tecnologias promovem mudanças expressivas em toda a sociedade, e, consequentemente na educação, na qual devem estar presentes, pois instituem novas formas de comunicação e estimulam as já existentes. Neste contexto, este artigo, elaborado a partir da pesquisa de mestrado da autora, visa trazer uma contribuição para o campo educacional e analisar o interesse educativo do uso das TIC na Educação Infantil. Com isso busca-se lançar um olhar sobre as contribuições do grupo “Turminha Legal” no Facebook, para ligar família-escola em torno dos conteúdos escolares. Os resultados obtidos pelo presente estudo corroboram a importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar, e, consequentemente na educação infantil.
2019
Costa, Luciano Andreatta da Steyer, Silvana Castilhos Ramos, Maria Altina Silva
Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)
Neste artigo, apresentamos um sistema de gestão e planejamento para as disciplinas dos cursos na modalidade a Distância (Made). Trata-se de um sistema de informações que atua como ferramenta de apoio na elaboração e no planejamento da Matriz de Design Educacional das disciplinas a distância. Ele possibilita a seus usuários (alunos, professores e gestores) sistematizar os processos educacional, gerenciar os trabalhos acadêmicos e organizar o fluxo de mensagens entre os sujeitos envolvidos nas disciplinas. Como base teóricas, estudamos os modelos pedagógicos de Behar (2009); a metodologia colaborativa de Joye e Young (2013); o Design instrucional de Filatro (2003); a Engenharia Pedagógica de Paquette (2002) e a Engenharia de Requisitos de Pressman (2010). Para o desenvolvimento do sistema, foram realizadas reuniões periódicas com a equipe de desenvolvimento.
2018
de Lima Santiago, Livia Maria Liberato Arruda Hissa, Débora Ribeiro Joye, Cassandra
Narrativas, atividades e práticas na formação docente para a cultura digital
Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre as narrativas, as atividades propostas e as realizadas no Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. As análises aqui apresentadas referem-se a um estudo documental, a partir do qual se pôde fazer uma análise dos conteúdos de cada um dos módulos do curso, bem como das atividades propostas e realizadas pelos cursistas ao longo de sua trajetória de estudos. Os elementos que serão apresentados no trabalho possibilitam o debate sobre a necessidade de uma formação para além da tessitura tradicional do conhecimento, cujo alicerce se constitui sobre a palavra escrita; apontando para a necessidade de se consolidar um projeto educacional dialógico, reflexivo e crítico, que permita o encontro entre os professores como forma de alicerçar um movimento permanente em vista do conhecimento das múltiplas formas de escrita do mundo contemporâneo.
2018
Lostada, Lauro Roberto Cruz, Dulce Márcia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e trabalho docente: desafio pedagógico
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os desafios pedagógicos frente às tecnologias de informação e comunicação. Também apresenta como objetivos específicos situar o leitor nas mudanças organizacionais da sociedade, da educação e das tecnologias, fazendo uma análise sobre a mediação pedagógica e o uso das tecnologias; por fim, verificar os impactos da informatização das escolas. A metodologia utilizada nesse artigo foi a bibliográfica e empírica. A educação na forma institucionalizada assumiu grandes responsabilidades com o tempo, que além de ser a responsável por transmitir os conhecimentos produzidos socialmente, elas têm uma responsabilidade social profunda. Educadores precisam, para garantir que essa educação atenda as exigências de qualidade vigente, compreender seu contexto histórico-social, econômico e ideológico; aos professores entender sua responsabilidade como mediador pedagógico, ter bem estabelecido suas metodologias no uso das tecnologias de informação e comunicação, além de discutir a importãncia da formação continuada para o processo educacional. Assim, as discussões realizadas neste trabalho estão embasadas em Frigotto (2006), Moran (2015), Lima e Moura (2015), Heller (2004), Meirieu (2005), Moran, Macetto, e Behens (2007), entre outros.
2019
Garcia Pires, Pierre André Silva, Liziany Lopes da
Desafios da prática docente universitária na educação à distância
O artigo busca compreender a prática pedagógica de professores recém-doutores durante suas primeiras experiências na educação a distância, tendo como foco principal a formação docente no contexto universitário. Buscamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos investigados analisando suas narrativas escritas após as primeiras experiências na docência na EaD. Os estudos sobre narrativas (auto)biográficas balizam metodologicamente a coleta e análise de dados. Ao revisitarem suas trajetórias de inserção na EaD, os sujeitos têm a oportunidade de construírem e reconstruírem seus saberes sobre a docência no contexto universitário. Sabemos que as tecnologias têm favorecido novas concepções sobre o que é ensinar, foco da Didática. Os resultados apontam a necessidade e a urgência de formação docente no que se refere à educação a distância universitária.
2018
Starling Bosco, Cláudia de Oliveira Santos, Marilza Minoru Torisu, Edmilson
Projeto Histórias de vida: desenvolvendo pesquisa acadêmica na graduação EAD e o processo de formação e (re)conhecimento da docência
Este texto aborda, em um primeiro momento, aspectos da educação a distância no Brasil a partir de dados estatísticos que demonstram algumas das especificidades da oferta de cursos de graduação nesta modalidade de ensino. Posteriormente, apresentamos elementos específicos dos documentos institucionais a respeito da formação dos estudantes em uma IES da região metropolitana de Porto Alegre, a sua relação com a educação a distância, dando destaque ao que é dito nos textos a respeito da pesquisa enquanto componente indissociável da formação profissional. Finalizamos com a apresentação de um projeto de pesquisa desenvolvido especificamente para atender as necessidades formativas dos estudantes da modalidade de ensino em questão.
Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo
Este artigo analisou as dificuldades enfrentadas por professores de diversos estados do Brasil, que atuam no ambiente hospitalar, quando do processo de ensino e aprendizagem destes em uma formação continuada Online. O aporte teórico apoia-se nas literaturas sobre Educação Online, Formação de Professores e Educação não Formal em ambiente hospitalar. Esta é uma pesquisa qualitativa que analisou 178 respostas de professores sobre as dificuldades encontradas durante a participação de um curso de extensão a distância. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo e com o auxílio do software Atlas Ti. Os resultados revelaram que a falta de tempo para realizar a formação, deve-se ao excesso de atividades docentes, assim como a dificuldade para interagir como aluno Online são implicações vivenciadas neste processo formativo.
2018
Ferreira, Jacques de Lima Corrêa, Ygor Behrens, Marilda Aparecida
Ninguém nasce Inês Brasil, torna-se Inês Brasil: artefato cultural, pânico moral e “ideologia de gênero” em Campo Grande (MS)
Este artigo problematiza algumas críticas feitas às contribuições científicas da teoria feminista para o campo da educação. O referencial teórico utilizado é o pós-estruturalista. Os argumentos são construídos a partir da análise do artefato cultural Inês Brasil, especialmente os memes que envolvem essa web-celebridade, assim como da experiência em torno da aprovação da Lei da Mordaça na cidade de Campo Grande (MS). Os resultados da análise apontam para a necessidade de compreensão da produção das diferenças como enfrentamento do pânico moral em torno do que vem sendo chamado de “ideologia de gênero”.
Forge of empires: criação de ambientes online para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e para a compreensão da evidência histórica e de anacronismos
Atualmente, os alunos jogam com muita frequência videojogos baseados na História, no entanto, fazem-no sem entenderem que estes apresentam repetidamente anacronismos, erros históricos. Com base neste pressuposto, esta pesquisa, em curso, de cariz qualitativo -Design Based Research-, tem o objetivo de avaliar o impacto do videojogo Forge of Empires no desenvolvimento de competências de aprendizagem, na motivação para a aprendizagem da História e para a compreensão de evidências históricas de estudantes do Ensino Fundamental. Esperamos, assim, que este recurso tecnológico, enquadrado num ambiente online, ubíquo e híbrido de aprendizagem, possa ter efeitos positivos não só nos seus índices de motivação para a aprendizagem da disciplina, mas que contribua também para a compreensão dos anacronismos presentes nos jogos e para o desenvolvimento de competências de aprendizagem nucleares, como a iniciativa ou a autonomia.
2018
Trindade, Sara Dias Moreira, José António
Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital
Este texto resulta de uma pesquisa de maior amplitude em que se buscaram os entendimentos e percepções dos sujeitos da formação sobre os elementos sócio-históricos da formação on-line (mediação, interação e interatividade) à luz dos processos formativos típicos da cultura digital. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e multirreferencial. Os sujeitos investigados foram os alunos, tutores e professores de cursos on-line no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Utilizou-se de análise documental, observação direta, questionários e entrevistas. Os achados da pesquisa apontam que os elementos sócio-históricos são interdependentes e mantenedores das relações didático-pedagógicas promotoras de situações de aprendizagens. Evidencia também que, na cultura digital, a formação on-line decorre da mescla e de hibridizações de práticas que catalisam as ações que ocorrem em ‘espaços’ on-line e presencial.
2018
Silva, Danilo Garcia da Alonso, Katia Morosov
Projetos de aprendizagem gamificados: uma metodologia inventiva para a educação na cultura híbrida e multimodal
O artigo resulta de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa CNPq e busca responder à seguinte questão de pesquisa: como a gamificação, aliada a elementos do método cartográfico de pesquisa-intervenção e, dos projetos de aprendizagem pode contribuir para o desenvolvimento de metodologias inventivas, considerando a educação na cultura híbrida e multimodal? O objetivo foi compreender o potencial da gamificação, do método cartográfico de pesquisa-intervenção e dos projetos de aprendizagem para o desenvolvimento de metodologias inventivas. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva e fez uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção. Utilizou observação participante, diário de bordo e registros em diferentes formatos. Entre os principais resultados estão: a criação de situações de aprendizagem; aprofundamento conceitual e; o desenho da Metodologia de Projetos de Aprendizagem Gamificados.