Repositório RCAAP

Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior

Este estudo é o resultado de uma investigação realizada com estudantes de licenciaturas quando expostos ao conceito de Aprendizagem Criativa e a linguagem de programação em blocos. Objetivando conhecer as potencialidades apresentadas pelos acadêmicos quando desafiados a elaborar estratégias de ensino para sua execução interdisciplinar atentando para a valorização cultural, empregamos como metodologia uma oficina de AC e posteriormente uma capacitação para utilizar a plataforma Scratch. Por meio desta, elaboraram produtos constituídos de projetos e roteiros como Objetos de Aprendizagem. Fora do ambiente de sala de aula, a comunicação entre os estudantes e os professores foi estabelecida por meio do Moodle, bem como pelo site de rede social Facebook. Como resultado, os 28 projetos elaborados podem ser considerados espécies de indicadores da AC que sugerem metodologias de trabalho inovadoras para o campo do ensino e da aprendizagem.

Ano

2018

Creators

Rodeghiero, Carolina Campos Sperotto, Rosária Ilgenfritz Ávila, Christiano Martino Otero

Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil

Este artigo tem como objetivo problematizar a fragilidade da Educação a Distância nas instituições públicas de ensino superior e a relação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o enfraquecimento da construção de políticas públicas voltadas para a constituição de uma Educação a Distância pública que tenha como parâmetro o fortalecimento da modalidade em todos os níveis. Inicialmente discute-se como que, apesar de 10 anos de existência do sistema UAB, ainda prevalecem políticas emergenciais de oferta de EaD nas instituições públicas, que se consubstanciam no desenvolvimento de poucas políticas que institucionalizem a EaD. Em seguida, problematiza-se como o sistema UAB, ao direcionar todas as políticas para a formação de professores, acabou por fragilizar a modalidade de EaD nas instituições públicas. Por fim, chega-se à conclusão de que o sistema UAB, apesar de ter sido o fomentador da EaD, tornou-se também o obstáculo para que a EaD consiga se consolidar e ampliar os campos de atuação.

Ano

2018

Creators

Arruda, Eucidio Pimenta

Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância

Este artigo explora metodologias de pesquisa sobre tutoria online. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo é mapear as metodologias utilizadas nas pesquisas empíricas no Brasil sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância. A revisão de literatura detectou que a ampla maioria das pesquisas tem abordagem qualitativa, em detrimento de análises quantitativas e estatísticas. Em relação aos objetivos, há um equilíbrio entre pesquisas exploratórias e descritivas, com ausência de pesquisas explicativas. Como instrumento de coleta de dados, predominam amplamente os questionários, seguidos de entrevistas. Os sujeitos das pesquisas são primordialmente os próprios tutores, com poucos casos de triangulação de fontes. As amostras das pesquisas variam bastantes, desde um grupo de seis tutores até um conjunto de 153 alunos e 20 tutores. Como estratégias de análise e interpretação de dados, predominam análise de conteúdo e análise do discurso. Identifica-se também um baixo uso de softwares para tratamento de dados, sejam qualitativos ou quantitativos. Gráficos e tabelas são utilizados com frequência para apresentar os resultados das pesquisas. O artigo conclui que é necessário desenvolver linhas de pesquisa que envolvam abordagem quantitativas em língua portuguesa sobre tutoria online, incluindo a utilização de softwares para análise de dados. Mostrou-se também necessário desenvolver pesquisas que tenham objetivos explicativos, assim como incluir nas pesquisas outras fontes além dos próprios tutores, como alunos e coordenadores. Por fim, é também importante incorporar outros referenciais teóricos para a análise de dados, além da análise de conteúdo.

Ano

2018

Creators

Mattar, Joao Rodrigues, Lucilene Marques Martins Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa Graciani, Juliana Santos

Redes de cooperação na EAD – compartilhando soluções e cursos online

A pesquisa analisa uma proposta teórica que permite articular políticas e programas de EaD da educação profissional, com as soluções técnicas inovadoras de gestão educacional na EaD. Dois fundamentos devem balizar a adoção das tecnologias digitais e dos recursos educacionais. O primeiro, voltado à produção e reuso de materiais como Recursos Educacionais Abertos (REA). A segunda para o uso de suportes educacionais flexíveis, baseados em software livre. O estudo propõe uma solução teórica que aproxima tecnologias educacionais com estratégias políticas de educação, através de plataformas digitais e repositórios educacionais. Modelos integrados podem amparar estratégias políticas que alinhem gestão e modelos pedagógicos com recursos educacionais abertos.

Ano

2018

Creators

Ribeiro, Luis Otoni Meireles

E-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implicações na constituição da identidade docente

Com os processos de formação e aprendizagem da docência de futuras pedagogas originou-se a seguinte problemática: De que forma a oficina Arte-educação e Educação Ambiental pode contribuir nas concepções de meio ambiente de futuras pedagogas do município de Ipirá, Bahia? A proposta da oficina seguiu os princípios da Pesquisa-Ação Participativa (PIMENTA, 2006; BRANDÃO, 2007). Para tal, nos pautamos nas concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental apresentadas por Reigota (2009) e Medida (1997). A análise dos primeiros achados empíricos leva-nos a afirmar que se faz urgente a amplitude das abordagens que abarquem os aspectos históricos, culturais, políticos e supere a dicotomia homem x natureza.

Ano

2019

Creators

Oliveira Miranda, Eduardo Silva Moreira, Jefferson da de Paula Silva, Maria Cecília

A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying

O artigo propõe analisar a atividade de docentes de direitos humanos em escolas de Caruaru/PE na promoção de educação em e para os Direitos Humanos (DH), no fortalecimento do combate ao racismo e à LGBTfobia via uma prática pedagógica antibullying. Utiliza-se a Análise de Conteúdo e as técnicas: conversas informais, observação e entrevistas semiestruturadas. O objetivo geral foi investigar como duas escolas de Referências do Ensino Médio promovem uma educação em e para os DH. Como resultado, compreende-se que os docentes promoviam timidamente uma prática pedagógica que problematizava as subalternidades interseccionais - os marcadores sociais da diferença. Entretanto, suas ações contra o bullying misógino, LGBTfóbico e racista nas escolas ainda é frágil e sem uma formação profissional tanto inicial e como continuada. Assim, faz-se urgente uma profissionalização do professor do componente curricular de DH.

Ano

2019

Creators

de Miranda, Marcelo Henrique Gonçalves Lima, Larissa Suellen Gomes Andrade de

Se não se sabe como alguém vai aprender, como avaliar na educação infantil?

Em tempos de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que interfere diretamente no tripé Currículo, Formação Docente e Avaliação, o presente artigo problematiza os procedimentos avaliativos para além de uma lógica classificatória. Como campo problemático questiona como estabelecer, previamente, critérios avaliativos para a Educação Infantil, se nunca se sabe de antemão como alguém vai aprender? Como intercessores teóricos mobiliza os estudos de Carvalho (2009; 2012); Deleuze (2003; 2007); Esteban; Lacerda (2012); Kohan (2005); Lopes (2015); Sousa (1997; 2014). Metodologicamente, organiza uma problematização documental, a partir das legislações educacionais para a Educação Infantil e da BNCC. Considera o acompanhamento de registros de outras escritas possíveis dos processos aprendentes, apostando em processos de avaliação para além da lógica quantificável e dicotômica que predomina na Educação.

Ano

2019

Creators

Santiago Zouain, Ana Cláudia Ferreira Rodrigues Gomes, Larissa

Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura

Na atual configuração cultural, em que a mídia e o consumo ocupam centralidade nos processos de constituição de identidades e subjetividades, as escolas se deparam com desafios e dilemas que requerem repensar a formação docente. Partindo desse pressuposto, este artigo focaliza a articulação entre mídias e educação, problematizando o princípio da interatividade como característica distintiva dos modos de ser, viver e aprender que se engendram na atualidade. Apresenta reflexões desencadeadas no desenvolvimento de uma disciplina ofertada a cursos de Licenciatura, problematizando a abordagem teórico-metodológica que compõem sua proposta curricular e a análise de experiências pedagógicas desenvolvidas em quatro semestres letivos. Por fim, sinaliza alguns saberes docentes relacionados aos processos de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura.

Ano

2018

Creators

Esperança, Joice Araújo Oliveira, Marcio Vieira

Proposições, tensões e estratégias de mudanças para a formação e valorização dos professores: o PNE em discussão

Ao partir do pressuposto de que as políticas educacionais se referem aos resultados de um processo histórico, que envolve aspectos políticos, sociais e econômicos, este texto tem como objetivo central contribuir para uma reflexão sobre os esquemas de orientação e de organização, que instituem e são instituídos pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelas narrativas referentes às Conferências Nacionais de Educação, que fazem parte do processo educacional brasileiro. O texto se fundamenta na análise documental e de conteúdo, e propõe relacionar as proposições das Conferências com as metas e estratégias do PNE. Os resultados traduzem tensões e estratégias de mudanças (ou até de retrocessos), identificando elementos das subjetividades da mudança, e anunciando, também, as subjetividades em mudança do cenário em crise em que vivemos.

Ano

2018

Creators

Abdalla, Maria de Fátima Barbosa

A perspectiva da profissionalização e/ou desprofissionalização docente na formação continuada de professores

Este estudo pretende contribuir com o campo da formação de professores, delimitando como objeto de estudo a política de formação continuada de professores e suas implicações na constituição do trabalho docente, considerando a lógica das ações do neoliberalismo e seus reflexos no cotidiano escolar. Objetiva compreender a política de formação continuada de professores em rede pública de ensino e suas possíveis implicações na profissionalização docente, baseados em dados obtidos a partir de entrevistas com os profissionais envolvidos numa política de formação continuada em escolas da rede pública municipal de Sorriso-MT. Constatamos a perspectiva de fortalecimento do trabalho docente está presente, porém também se encontram marcas do gerencialismo que podem contribuir para a desprofissionalização docente.

Ano

2018

Creators

Silva, Edna Coimbra da Feldkercher, Nadiane

Novos cenários e velhos debates no campo da política de formação de professores no Brasil

O presente artigo, por meio de estudo bibliográfico e documental tem por objetivo propor uma reflexão sobre as reformas empreendidas no campo da formação docente no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) promulgada no ano de 1996 até os dias atuais, com o Plano Nacional de Educação (PNE) e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores em nível superior e formação continuada (DCNs) e seus possíveis impactos na implementação de políticas para formação docente nos diversos níveis e modalidades de ensino. No estudo foi perceptível que as novas políticas de formação de professores apresentam alguns avanços para a consolidação das políticas de educação no país. No que diz respeito à formação e profissionalização docente, existem lacunas a serem (re)pensadas frente ao prescrito e a materialidade no contexto de prática.

Ano

2018

Creators

Soares, Sebastiao Silva

A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense

O presente artigo trata das Representações Sociais de professores sobre a identidade docente na EJA no contexto da Amazônia paraense, com objetivo de analisar as representações que apontam para afirmações e ou rupturas de identidades docente nessa modalidade de ensino. No campo da identidade docente na EJA, dialogamos com Dubar (1997), Nóvoa (1992), Freire (1997), Arroyo (2001), Haddad (2002). Os pressupostos metodológicos estão apoiados na abordagem processual de Jodelet (2001). O corpus foi constituído pelo discurso de 30 professores da EJA, analisados a partir elementos constitutivos das RS: sujeitos, contextos e atitudes, gerados na dinâmica identitária dos atos atribuídos e de pertença. Os resultados demonstraram que na necessidade de reinventar a prática docente na EJA, os professores (re)significam as representações sobre sua identidade profissional.

Ano

2018

Creators

Neves, Joana d'Arc Vasconcelos Costa, Norma Cristina Vieira Costa, Nivia Maria Vieira

O programa institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid e a valorização da formação docente na UFRN/campus central

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência – PIBID, foi instituido com a finalidade de fomentar a Iniciação a Docência dos licenciados das Instituições Federais de Educação Superior, permitindo a esses, uma inserção na prática educativa de modo crítico-reflexivo. Neste sentido, propomos neste artigo, apresentar o PIBID/UFRN de forma sistemática e refletir acerca de sua contribuição para a valorização da formação docente. Para realizarmos esse exercício de reflexividade, nos reportamos a uma investigação de cunho bibliográfico e documental, que contemplou desde a legislação do PIBID e PIBID/UFRN, nos permitindo dessa forma uma aproximação das suas perspectivas de ação, e também a autores como Boventura Santos (2005); Novoa (2009), Morin (2004) Candau (2013), que nos deram um respaldo teórico para pensar a relevância do PIBID/UFRN na valorização dos licenciandos. Deste modo, podemos apontar brevemente a relevência do programa por possibilitar aos licenciandos a inserção na docência de forma crítica-reflexiva, através de uma tateamento da prática, além da pertinência da formação que é realizada dentro da profissão, aproximando os licenciandos das realidades diversas do contexto da escola publica, ampliando seus pontos de vista e conscientizando-os para a busca de uma educação democrática e de qualidade.

Ano

2018

Creators

Morais, Erivania Melo de Melo, Elda Silva do Nascimento

A respeito de girassóis: a questão conceitual do trabalho docente no âmbito da formação de professores em curso de pós-graduação lato sensu

O presente artigo tem como objetivo tecer considerações a respeito da questão conceitual do trabalho docente no âmbito da formação de professores. Para tanto, procuramos destacar as percepções de alunos de um curso de formação de professores, em nível de especialização lato sensu ofertado por uma universidade pública localizada na cidade de Londrina. As análises das expressões dos colaboradores foram realizadas, tendo como parâmetro autores que tratam da temática, sob a vertente do materialismo dialético. O percurso metodológico da investigação apoiou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa com auxilio de questionário com questão aberta. As análises resultantes indicam que os colaboradores possuem concepções críticas a respeito do trabalho docente e que a formação vivenciada no curso lato sensu foi fator decisivo para que houvesse tal despertamento.

Ano

2018

Creators

Santos, Adriana Regina de Jesus Oliveira, Claudia Chueire de

Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia

Questões integrantes dos debates a respeito da formação inicial para a docência na Educação Infantil constituem o foco de reflexão deste artigo. Desenvolvida a partir de estudo mais amplo sobre a formação inicial de professores, a pesquisa, com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com procedimento de levantamento bibliográfico. Como resultados, evidenciam-se fragilidades da formação inicial, sobretudo quando focalizada a docência para a Educação Infantil em aspectos que envolvem políticas públicas dirigidas a esse campo de trabalho. Com isso, ressaltam-se reivindicações de fortalecimento dos processos formativos, na interação entre as instituições e os sujeitos envolvidos nesse contexto, no horizonte de fomentar avanços nas políticas públicas que sustentam o trabalho educativo desenvolvido na primeira etapa da Educação Básica.

Ano

2019

Creators

Côco, Valdete Vieira, Maria Nilceia de Andrade Giesen, Karina de Fátima

O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio

A alfabetização e seus resultados, no Brasil, historicamente desafia as políticas públicas de formação de professores. Embora as ações desencadeadas por essas políticas e seus respectivos programas sejam marcadas por certo distanciamento entre os propósitos legislativos e as condições reais de implementação, tornam-se cada vez mais necessárias. Dentre as políticas recentes, serve de exemplo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado para a formação continuada de alfabetizadores. Nessa perspectiva, neste artigo analisam-se, a partir das determinações do PNAIC, as estratégias de acompanhamento de processos e resultados, especificamente as formas de monitoramento propostas. A análise ratifica como desafios: o uso do princípio da performatividade, os resultados das avaliações externas como critério de acompanhamento das ações e a efetividade desses resultados no contexto do cotidiano escolar.

Ano

2018

Creators

Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral de Lucena, Magda Cristina Dias Abreu, Ana Claudia dos Santos

A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore

O objetivo deste artigo é apresentar a análise dos dados coletados em uma pesquisa de campo em que foi realizada a leitura do book app Meu Aplicativo de Folclore, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, por crianças entre 3 e 10 anos de idade no contexto familiar. A pesquisa busca compreender como as crianças interagem com as estruturas de leitura previstas em aplicativos literários (book apps), aqui apresentados como: (1) recursos de tela; (2) recursos de transição; (3) recursos de interação. Os resultados sugerem que as crianças têm preferência por obras com maior nível de interatividade e imersão, provavelmente devido a suas experiências prévias com jogos eletrônicos e outros tipos de aplicativos.

Ano

2018

Creators

Kirchof, Edgar Roberto Moro, Roberta Gerling

A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências

: O artigo teve como objetivo construir uma análsie do Programa de Residência pedagógica –RP para a formação de professores de forma a construir elementos para um projeto de resistência frente ao atual desenho do Estado e tomada de posição política junto ao movimento organizado de educadores.O texto está organizado em três eixos de discussão:1). Histórico da Residência na área da educação no Brasil; 2) Análise da proposta do edital CAPES 06/2018 e 3) princípios para a construção de uma proposta de RP que contemple uma proposta de projeto contra-hegemônico que, em síntese, aponta para uma formação de professores na perspectiva crítica-emancipadora sob a qual se defende, dentre outros aspectos, uma unidade teoria-prática, relação conteúdo-forma e um projeto global de formação articulando de forma adequada formação inicial e continuada.

Ano

2019

Creators

Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da

A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências

O artigo teve como objetivo construir uma análsie do Programa de Residência pedagógica –RP para a formação de professores de forma a construir elementos para um projeto de resistência frente ao atual desenho do Estado e tomada de posição política junto ao movimento organizado de educadores.O texto está organizado em três eixos de discussão:1). Histórico da Residência na área da educação no Brasil; 2) Análise da proposta do edital CAPES 06/2018 e 3) princípios para a construção de uma proposta de RP que contemple uma proposta de projeto contra-hegemônico que, em síntese, aponta para uma formação de professores na perspectiva crítica-emancipadora sob a qual se defende, dentre outros aspectos, uma unidade teoria-prática, relação conteúdo-forma e um projeto global de formação articulando de forma adequada formação inicial e continuada.

Ano

2018

Creators

Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da Cruz, Shirleide Pereira

A pesquisa na formação continuada de professores: desafios do programa de desenvolvimento educacional do Paraná

O objetivo deste trabalho é analisar a formação continuada, dos profissionais da educação básica do Estado do Paraná, no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), instituído como uma política de Estado. O PDE concebe no processo formativo, a “pesquisa e a produção do conhecimento” dos professores em articulação com os pesquisadores das universidades, superando modelos formativos tradicionais. Defende-se políticas públicas de pesquisa para a formação e trabalho dos profissionais da educação básica, como atividade necessária a produção do conhecimento pedagógico e exercício profissional crítico. A análise qualitativa expõe os avanços, contradições e desafios que apresenta o PDE para a materialização da pesquisa na escola. Ressalta-se que a pesquisa precisa ser pensada como uma política de formação e trabalho instituída e amparada no plano de carreira, com condições estruturais para ser desenvolvida.

Ano

2018

Creators

Fontana, Maria Iolanda